CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

238-O CRISTÃO E A MENTIRA


O cristão e o dia da mentira
 
O que o mundo diz sobre a mentira está na coleção de frases e ditados populares. São eles:   “A mentira corre mais que a verdade.” “A mentira é o autor de toda a maldade.” “A mentira tem pernas curtas.” “A mentira corre, mas a verdade a apanha.” “O ‘quase’ e o ‘talvez’ encobrem muita mentira.” “A mentira é como uma bola de neve; quanto mais rola, mais engrossa.” “Às vezes são precisas muitas mentiras para sustentar uma.” “A mentira só é vício quando faz mal; se faz bem, é uma grande virtude.” “A mentira é tanto mais saborosa, quanto mais verdadeira se afigura.” “Após uma mentira, vem outra ainda maior.”  “Dura a mentira enquanto não chega a verdade.” “A mentira é o degrau de todos os vícios.” “Uma mentira descobre outra.” “A mentira, só aos mentirosos prejudica.” “A mentira não tem pés, mas anda veloz.” “Língua comprida, mentira maior.” “A corda da mentira é muito curta.” “A mentira é como a desgraça, nunca vem só.” “A mentira é o tempero da verdade.” “A mentira dá flores, mas não frutos.” 

Na bíblia a mentira é assim descrita: “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e é o pai da mentira .”  - João – 8:44 ; “Não dirás falso testemunho contra o teu proximo”. ÊXODO 20:16; “O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos.” Salmo 101:7 ; “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite.” Provérbios 12:22; “Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros”. Efésios 4: 25; “não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;”; Colossenses 3: 9-10; “Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.” Tiago 3:14 e por fim “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira. “ Apocalípse 22:15.

Portanto, a designação de Dia da mentira não deve ser considerado um estímulo ao cristão para mentir, pois a Bíblia nos desautoriza quanto a essa prática. Talvez a única contribuição deste dia para o cristão é que nos faz lembrar o que a Palavra de Deus fala sobre o assunto. Irmãos o nosso compromisso é com a verdade. "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia" . (Provérbios 28:13). 
A mentira é outro dos pecados mais generalizados de nossa sociedade, a tal ponto que a consciência de muitos cristãos têm se tornado insensível e debilitada com relação ao pecado da mentira. Existem muitas pessoas crentes que crêem "que não se pode viver sem uma mentirinha".
A mentira é covardia para não enfrentar a realidade. O homem se justifica ao mentir; considera que as mentiras são "piedosas" ou "por necessidade" ou ainda para evitar problemas maiores. São justificativas ilusórias e sem fundamentos, pois a falsidade e mentira são imorais e contrárias à conduta que Deus requer do homem.
Que é a Mentira?
Mentira: É uma manifestação contrária à verdade, cuja essência é o engano, e cuja gravidade se mede segundo o egoísmo ou a maldade que encerra. Está proibida pelo decálogo (10 mandamentos) divino (Ex 20:16), e um dos efeitos da conversão ao cristianismo é deixar de mentir (Ef 4:25).
A mentira direta, como a de Ananias e Safira (At 5:4), não é a única forma de mentira. Em algumas ocasiões se trata de meias verdades (que é uma "mentira inteira"), como Abraão disse de sua esposa Sara a Abimeleque: "É minha irmã." (Gn 20:2,12). O propósito é sempre enganar.
Pode ser também uma resposta evasiva, como a que Caim disse a Deus (Gn 4:9); um silêncio como o de Judas quando o Senhor o acusou indiretamente na última ceia (Jo 13:21-30), ou toda uma vida enganosa. "Se dissermos que mantemos comunhão com Ele, e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade" (I Jo 1:6).
A mentira não é um "pecadinho", isto não existe: Os mentirosos irão para o lago de fogo (Ap 21:8).
Hipocrisia: Pretensão ou fingimento de ser o que não é. Hipócrita é uma transcrição do vocábulo grego "hypochrités", que significa ator ou protagonista no teatro grego. Os atores gregos usavam máscaras de acordo com o papel que representavam.
É daí que o termo hipócrita chegou a designar a pessoa que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência.
Deus proíbe e condena a mentira e a falsidade
·         Não devemos enganar, mentir, nem jurar falsamente (Lv 19:11,12); Mt 5:33-37)
·         Deus destruirá o mentiroso (Sl 5:6)
·         Deus aborrece a mentira (Pv 6:16-19; 12:22)
·         Pesos e medidas falsas são abominação ao Senhor (Pv 20:10)
·         As mentiras corrompem o homem (Mt 15:18-20; Mc 7:21-23)
·         Manifesta a relação filial entre o homem e Satanás (Jo 8:43-47)
·         O engano é parte integral da profunda degradação do homem (Rm 1:28-32; sl 58:3; 62:4; Pv 26:24-28; Jr 9:3-6)
·         Devemos rejeitar a mentira (Ef 4:22-25; Cl 3:9; I Pe 2:1)
·         O engano faz a vida infeliz, mas Deus promete bênçãos e dias bons aos homem que fala a verdade (I Pe 3:10; Sl 34:12,13)
·         Deus condena a hipocrisia (Mt 6:2, 16-18; 15:6-8; 22:18; 23:27-28; Rm 12:9; I Tm 1:5-6; Tt 1:16; Tg 3:14; I Pe 1:22; 2:1-2)
·         Deus rejeita a religiosidade (Tg 1:26)
Cristo é o nosso exemplo de verdade
·         Não houve engano na Sua boca (Is 53:9; I Pe 2:21,22)
·         Veio ao mundo para ser testemunha da verdade (Jo 18:37)
·         Estamos "no verdadeiro" (I Jo 5:20)
Cristo, o Senhor, nos ordena a ser absolutamente verazes; "seja a tua palavra sim, sim e não, não" (Mt 5:37). Está preparando para si uma igreja sem mancha e sem ruga ( Ef 5:27), e como discípulos seus e parte do seu corpo, devemos ser absolutamente verazes, francos, sinceros, honestos, honrados; ainda quando tenhamos de sofrer por Sua vontade (1Pe 4:15-19; 3:17; Pv 19:22).
O povo de Deus aborrece a mentira (Sl 119:104, 128,163; Pv 30:8) e rejeita os que a praticam (Sl 40:4; 101:7; 144:11; Ef 5:11), orando para ser guardado da mentira (Sl 119:29; Pv 13:5).
O dano que faz a mentira e o engano.
A mentira anestesia a consciência do mentiroso; torna-o insensível à verdade; a verdade não penetra para uma transformação. A mentira vicia com mais facilidade, já que uma mentira conduz a outra.
A falsidade e a mentira são muito prejudiciais ao relacionamento entre os discípulos de Cristo. Cria a desconfiança, o receio, a incredulidade, a suspeita. Destrói o ambiente de fé, de amor, de compreensão e estimula o ciúme. O senhor nos ordena a rejeitar a mentira em todas as suas formas: falso testemunho, engano, hipocrisia, fingimento, exagero, calúnia, desonestidade, não cumprir os tratos injustificadamente, fraude, falsificação em todas as áreas de nossa vida: lar, trabalho, comércio, igreja, autoridades, colégio, amizades, etc.
A sociedade assentada sobre a mentira e a falsidade está destinada a desmoronar. É preciso edificar uma estrutura moral de veracidade em todas as ordens e escalas da vida: nos governantes e nos governados, nos pais e nos filhos, nos patrões e empregados, nos mestres e nos alunos, nos comerciantes, nos profissionais, nos clientes.
Como se libertar e corrigir-se.
Arrepender-se: mudar de atitude e de mentalidade em relação à mentira e à falsidade. Rejeitar a mentira, eliminá-la da vida. Determinar obedecer a Deus em tudo e viver sempre na verdade. Disciplinar-se até cultivar uma nova atitude baseada na veracidade.
Confessar o pecado: (Pv 28:13-14; 1 Jo 1:9; 2:1) toda a mentira é pecado e deve ser completamente confessada, esclarecendo-se a verdade com Deus e com a pessoa enganada. Quando a mentira constitui um vício arraigado à maneira de viver, deve ser confessada a um irmão maduro, responsável, procurando uma ampla orientação (Tg 5:16).
Exortação (Tg 5:19-20: Gl 6:1-2; Ef4:25) como este pecado afeta as relações entre os irmãos, somos responsáveis uns diante dos outros para corrigir, admoestar, ensinar, etc.

O CRISTÃO E A MENTIRA



Quem nunca mentiu? Desde que nascemos temos a tendência a mentir e enganar as pessoas ao nosso redor para obter algum benefício. A mentira está presente na mais diversa situação. Da criança que mente visando obter dinheiro pra comprar doces ao empresário que mente para vender seu produto. E muitos são sustentados por ela. Não são poucas as Organizações e empresas que são erguidas e sustentadas com propagandas mentirosas, os relacionamentos amorosos e de amizade totalmente falsos, a religiosidade hipócrita e a inversão de valores. Em nossa sociedade muitos são os que estão vivendo no engano.
Os cristãos, entretanto, devem viver na verdade, pois Deus condena a mentira de forma muito vigorosa (Ex 20: 16; Lv 19: 16; Jó 27:4; Sl 58:3; Sl 64: 3-5; Sl 119: 104 128,163; Pv 2: 12,13; Pv 4: 24;Pv 6:12; Pv 12: 22-23; Pv13:5; 25:18;26:28; Is 37:7;Mt 5:37; Rm3:7;1 Tm 1:9;2Tm 3:1; Ef 4:25;1 Pe 2:1,Ap 21:27;22:15).
Diante desta situação fica uma pergunta: Qual a melhor forma de combater o desejo de praticar a mentira? Quatro são as atitudes que podem nos ajudar.
Primeiramente devemos perguntar a nós mesmos se a mentira compensa. Se pensarmos somente no plano terreno em alguns casos pode-se concluir que a mentira compensa, pois muitas pessoas ficam ricas, bonitas, poderosas, felizes e tranquilas usando de mentiras. No entanto, logo tudo acaba e o destino delas é triste. O que anda fora dos caminhos do Senhor não será recompensado por Deus, mas “como não tem juízo e confia na mentira, a própria mentira será a sua recompensa” (Jó 15: 31, NTLH).
A segunda atitude que devemos ter é encarar mentira como uma arma das pessoas que fazem o mal (Sl 58:3) e não dos que procuram fazer o bem. O diabo mentiu pra enganar a Eva e tentou o Senhor Jesus com toda forma de engano (Mt 4: 1-11).Ele é o pai da mentira (Jo 8 :44).Os cristãos, por outro lado são o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5: 13-16) e não precisam deste artifício pra conseguir nada. O profeta Isaías registra: “Ai dos que chamam de mau aquilo que é bom e que chamam de bom aquilo que é mau; que fazem a luz virar escuridão e a escuridão virar luz; que fazem o amargo ficar doce e o que é doce ficar amargo!” (Is 5: 20, NTLH)
E aqui deve ser feito um alerta para os irmãos que vem sendo seduzidos por falsos profetas, que profetizam algumas mentiras, mas por que acertam uma ou outra coisa ainda são honrados com profetas de Deus. E também dos profetas que vivem o oposto do que pregam, mentindo pra si mesmo e pra igreja, mas incapazes de escapar dos olhos de Deus. Afastem-se destes pregadores e não confiem neles. O profeta Miquéias fala destes profetas e de como são sedutores. “O profeta que essa gente prefere é aquele que anda pregando mentiras e falsidades, prometendo vinho e cerveja para todos.” (Mq 2: 11,NTLH). O povo queria um profeta que lhes contassem mentiras e lhes prometessem vinho e cerveja, pois isto era o que desejavam. Será que as vezes estamos dando ouvidos a falsos profetas só por que eles prometem enganosamente satisfazer nossos desejos e cobiças? Se estivermos, paremos o mais rápido possível.
Outra atitude é meditar em quais as consequencias produzidas pela mentira ainda que nenhum ser humano saiba. Em Provérbios (12: 17, NTLH) diz: “Quando a verdade é dita, a justiça é feita; mas a mentira produz a injustiça” Essa sempre será a consequencia terrena da mentira. Ainda que ninguém a descubra, ela sempre será um ato de injustiça pra quem está sendo enganado.
Por fim, devemos responder a pergunta feita no início. Quem nunca mentiu?  Há sim alguém que nunca mentiu: o Senhor Jesus Cristo. No livro de João (14:6) está escrito que Ele é o caminho, a verdade e a vida. E na primeira carta do apóstolo Pedro (2: 21-22 ,NTLH) diz que Cristo sofreu por nós e nos deixou o exemplo, para que seguíssemos os seus passos. “Ele não cometeu nenhum pecado, e nunca disse uma só mentira” Siga o exemplo de Jesus, não minta mais.
A pessoa que vive mentindo pode até enganar os outros e muitas vezes enganar a si mesma, mas assim como é curta nossa vida nesta terra, por mais longevidade que tenhamos, assim também é com a mentira. Um dia todo mentiroso terá que comparecer diante de Deus, que é a Verdade incontestável e terá de prestar conta dos seus atos. O livro de Provérbios diz: “A mentira tem vida curta, mas a verdade vive para sempre” (Pv 12: 19, NTLH).
A Paz de Cristo a todos!


FONTE:
http://www.soucristao.com.br
http://Deusmudasuavida.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com