CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

230--OS INIMIGOS DO CRISTÃO

OS INIMIGOS DO CRISTÃO.

          INTRODUÇÃO
          O cristão neste mundo tenebroso sofre várias perseguições e tribulações (Mt 13:38; II Tm 3:12). Mas, se o mesmo observar a Palavra de Deus, encontrará refrigério e solução para sua vida espiritual (Jo 16:33; Jo 15:19-21).
MATEUS 13:38 O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;
II TIMÓTEO 3:12 E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
JOÃO 16:33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
JOÃO 15:19-21 19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. 20 Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu SENHOR. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21 Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.
Quatro são os inimigos do cristão: 1) O mundo;  2) a carne; 3) o pecado e 4) satanás. Cada um tem sua ação, mas há armas e proteções espirituais para combater a cada um. Veremos a seguir:
           MUNDO
           Definição
JOÃO 16:33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
           O mundo não é a terra em si própria, mas o sistema mundial avesso a Deus. Liderado por Satanás que a Bíblia o define como príncipe deste mundo (Jo 14:30; Jo 16:11).
JOÃO 14:30 Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;
JOÃO 16:11 E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
           Conceitos
           A amizade do mundo é inimizade contra Deus (Tg 4:4).
TIAGO 4:4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
           O cristão não deve amar o mundo, pois tudo neste mundo é passageiro, temporário. Este sistema do mundo não pertence a Deus. Mas o que faz a vontade de Deus, que está dentro da Bíblia, permanece para sempre (I Jo 2:15-17).
I JOÃO 2:15-17 15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
          E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus (Rm 12:2). A dica ao cristão de como deve se portar* está no versículo anterior a este em Romanos 12:1 que diz: ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
           Não devemos como servos de Deus, servir a Deus e ao mundo, ou servimos um, ou servimos outro. Servir ao mundo, é andar conforme o curso deste mundo, conforme as vontades humanas, a moda e por ai vai, mas servir a Deus é andar conforme as ordenanças bíblicas (Mt 6:24a).
MATEUS 6:24a Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro... 
           Quem serve a Jesus não é deste mundo, mas cidadão do céu, está aqui de passagem para testemunhar e levar as Boas Novas aos demais (Jo 15:19; Jo 17:14).
JOÃO 15:19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
JOÃO 17:14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
           Somos libertos deste mundo. As Escrituras Sagradas ainda define como século mau: O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai, (Gl 1:4). Quem rege*, é satanás este mundo (Jo 12:31; Jo 14:30; II Co 4:4).
JOÃO 12:31 Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.
JOÃO 14:30 Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;
II CORÍNTIOS 4:4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
           O Reino de Jesus não é este mundo (Jo 18:36). Assim, também, o apóstolo Paulo disse que o mundo estava crucificado para ele (Gl 6:14).
JOÃO 18:36 Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
GÁLATAS 6:14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.
           A igreja e o mundo são distintos. Somos forasteiros e peregrinos (Hb 11:13; I Pe 2:11).
HEBREUS 11:13 Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
I PEDRO 2:11 Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma;
           CARNE
           Definição
           É a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, a qual continua após a conversão, inimigo mortal. A natureza humana deixada à vontade e dominada pelos seus desejos e impulsos (Gl 6:8). Quem vive conforme os desejos pecaminosos da carne não agradam a Deus (Rm 8:6-8, 13).
GÁLTAS 6:8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
ROMANOS 8:6-8, 13 6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. ... 13 Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
           Conceitos
Há obras da carne são citadas na Bíblia: 19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus (Gl 5:19-21).
           Há uma luta entre a carne e espírito (Gl 5:17). A carne para nada aproveita (Jo 6:63).
GÁLATAS 5:17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
JOÃO 6:63 O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.
           Toda carne é como a erva, é uma fragilidade da natureza transitória da vida humana, a carne é passageiro (Is 40:6-8). Mas a Palavra de Deus, permanece para sempre (I Pe 1:25).
ISAÍAS 40:6-8 6 Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. 7 Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do SENHOR. Na verdade o povo é erva. 8 Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.
I PEDRO 1:25 Mas a palavra do SENHOR permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.
           Deve o cristão vigiar e orar, pois a carne é fraca (Mt 26:41). Para nada aproveita diante de Deus a carne, como supracitado em João 6:63.
MATEUS 26:41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
           E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção (I Co 15:50). A luta do cristão não é carnal, mas as armas são espirituais (Rm 10:3-4; Ef 6:10-13).
ROMANOS 10:3-4 3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. 4 Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
EFÉSIOS 6:10-13 10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
           PECADO
           Definição
           É uma transgressão da lei divina; desobediência; iniquidade. Qualquer falta de conformidade com a lei de Deus ou qualquer transgressão da mesma. Pecado de omissão consiste em deixar de fazer o que a lei de Deus ordena; e pecado de comissão em fazer o que a lei proíbe.
           Conceitos
           O pecado jaz à porta (Gn 4:7). Cada qual, morrerá pelo seu pecado (Dt 24:16).
GÊNESIS 4:7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
DEUTERONÔMIO 24:16 Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado.
           BEM-AVENTURADO aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. (Sl 32:1).
          O pecado está sempre diante do pecador (Sl 51:3). Em pecado o ser humano é concebido  desde o ventre da mãe (Sl 51:5).
SALMOS 51:3, 5 3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. ... 5 Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
           Os insensatos zombam do pecado, mas entre os retos há benevolência (Pv 14:9). Há rebeldes que cometem pecado sobre pecado (Is 30:1).
ISAÍAS 30:1 AI dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que tomam conselho, mas não de mim; e que se cobrem, com uma cobertura, mas não do meu espírito, para acrescentarem pecado sobre pecado;
           Jesus veio para salvar a humanidade do pecado (Mt 1:21), Ele morreu pelos nossos pecados (I Co 15:3), pois aquele que comete pecado é escravo do pecado (Mt 8:34).
MATEUS 1:21 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
I CORÍNTIOS 15:3 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,
MATEUS 8:34 E eis que toda aquela cidade saiu ao encontro de Jesus e, vendo-o, rogaram-lhe que se retirasse dos seus termos.
           Toda humanidade pecou e peca (Rm 3:10, 23). O salário ou pagamento do pecado é a morte (Rm 6:23).
ROMANOS 3:10, 23 10 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer ... 23  Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
ROMANOS 6:23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
           O gozo do pecado é momentâneo (Hb 11:25). Quem é nascido de Deus não vive em pecado (I Jo 5:18).
HEBREUS 11:25 Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;
I JOÃO 5:18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.
           SATANÁS
           Definição
           Satanás significa "adversário" e diabo significa "enganador" (I Tm 4:1). Há outras definições citadas na Bíblia para satanás, bem como Belzebu (príncipe dos demônios), Belial (infiel) e por ai vai.
I TIMÓTEO 4:1 MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios.
          Conceitos
           Jesus ensinou sobre a existência de Satanás (Mt 13:39; Lc 11:18), veloz, rápido (Lc 10:18).
MATEUS 13:39 O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
LUCAS 10:18 E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.
LUCAS 11:18 E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu.
           O inimigo de nossas almas, satanás, é relatado como tentador (I Ts 3:5), príncipe deste mundo (Jo 12:31), deus deste século (II Co 4:4), Príncipe da potestade do ar (Ef 2:2), acusador (Ap 12:10), há outras nomeações, representações ou títulos.
I TESSALONICENSES 3:5 Portanto, não podendo eu também esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil.
JOÃO 12:31 Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.
II CORÍNTIOS 4:4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
EFÉSIOS 2:2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
APOCALIPSE 12:10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
           Ele é homicida e mentiroso (Jo 8:44), é um pecador contumaz (I Jo 3:8)
JOÃO 8:44 Vós pertenceis ao vosso pai, o diabo, e quereis executar o desejo dele. Ele foi homicida desde o principio, e não se firmou na verdade, pois não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, pois é mentiroso e pai da mentira).
I JOÃO 3:8 Quem comete pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o principio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo).
           Sede sóbrios, vigiai. O  vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como um leão, buscando a quem possa tragar (I Pe 5:8). É o adversário e inimigo do cristão.

          VOCABULÁRIO
Avesso: contrário; oposto; antagônico.
Distinto: diferente.
Portar: agir; proceder socialmente; comportamento.
Reger: reinar; guiar; governar; conduzir.


Fonte: 





http://rinaldoeapalavra.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com