CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

202-A DETERMINAÇÃO









A determinação é uma doutrina bíblica pouco usada nas igrejas, devido a falta de conhecimento e falta de ousadia para aplicá-la. A teologia da prosperidade é a que mais usa a determinação, porém, muitos teólogos da prosperidade apelam de forma a despertar muito mais o senso de ganância, do que a fé em busca da vitória em nome de Jesus. Determinar é marcar uma data, definir um tempo, ordenar, fixar um prazo, exigir. Mas exigir de quem? Para entender um pouco mais sobre a doutrina da determinação, vamos analisar duas passagens do Novo Testamento, em que Jesus Cristo operou milagres a partir da determinação.
A primeira referência está em Lucas 5:12-13, quando um homem leproso chega a Jesus e diz: “Senhor, se quiseres, podes purificar-me”. O tempo verbal aplicado indica que este homem não conhecia um direito dado a ele e a todos nós, de possuir o melhor dessa terra (Is 1:9). Estava ligado a uma fé limitadora que o trazia comodismo e aceitação ao problema. Ao falar, se quiseres, ele transferiu para Jesus a vontade de operar o milagre. A resposta de Jesus foi uma determinação: “Quero, fique limpo”. Jesus deixou claro a sua vontade e determinou com autoridade sobre a doença. O resultado foi um milagre instantâneo.
A outra referência que quero destacar está em três evangelhos: Mt 9:22; Mc 5:29 e Lc 8:48. Trata-se da cura da mulher que sofria de uma hemorragia fazia 12 anos. Neste caso, a vontade de receber a benção foi determinante da parte da mulher. Ela se dirigiu até Jesus, creu que Ele a curraria, tocou-lhe e recebeu o milagre instantâneo. A mulher enfrentou uma limitação imposta de que não teria a dignidade de aproximar de Jesus. Essa doença era considerada impura; tirava dela o direito de cidadania. Mas essa mulher não se limitou, creu, desafiou os inimigos, que nesse caso eram os homens que a impediam de chegar até a fonte da benção. A determinação dela foi a fonte motivadora para ser abençoada. Jesus lhe respondeu: “Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz”. A fé determinante é suficiente para a realização do milagre.
Em Mt 21:19, após pedir um fruto da figueira e esta não produziu, Jesus a amaldiçou de uma forma determinante: “Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente”. Observe que mais uma vez prevaleceu a determinação. A frase dita por Jesus foi enfática: nunca mais!
Com base na vida ministerial de Jesus e dos apóstolos da Igreja primitiva, podemos observar e crer que temos direito a bênção. Ainda em Mt 21, agora no versículo 22, Jesus orienta aos discípulos que testemunharam a morte da figueira, que: “tudo que pedirdes em oração, crendo, recebereis”. Quando aplicamos a fé determinante, a resposta é imediata.
Mas a quem determinaremos? Esta é a maior dúvida cristã. Muitos cristãos, orientados erroneamente, colocam Deus contra a parede e exigem Dele. É como se Deus estivesse retendo a benção do crente. Não é verdade. A vontade divina é que sejamos livres e libertos de todos os males (Mt 6:13). Deus é abençoador e nunca amaldiçoador aos que o temem. O apóstolo Paulo quando escreve aos Romanos ensina a determinação da fé. Ele diz: “E não vos conformeis com este século, mas transformais-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. E a perfeita vontade de Deus é não sejamos acomodados, mas que nos movamos contra as ciladas do inimigo. Não se conformar com essa situação é ter a certeza de que o quadro atual, lastimável ou deteriorante na vida de um crente, não é a vontade de Deus, e sim uma vontade do inimigo. Portanto, determinar ao diabo que saia de nós, ou que libere a nossa benção. A nossa ordem deve ser dada ao diabo, pois é ele quem traz e segura o mal em nós. Tipo assim: doença eu te repreendo em nome de Jesus! Saia de minha vida ou da vida dessa pessoa agora, em nome de Jesus! Não cabe a nós dar ordens a Deus, mas sim cumprir as Suas ordens. E a ordem divina na oração é que determinamos contra o mal. Devemos exigir; dar ordens; determinar ao inimigo que libere a nossa bênção.
O crente precisa saber que a vontade de Deus é a nossa libertação. Observe na Bíblia Sagrada quantas vezes Deus derrama benção sobre o seu povo. De Gêneses a Apocalipse são inúmeras bênçãos. Os teólogos da teologia da prosperidade numeram mais de 30 mil promessas de bênçãos dentro da Bíblia. Significa que Deus quer um povo livre e adorador. Um povo cheio do Espírito Santo e cheio de testemunhos de maravilhas.
Uma outra questão a ser observada é a conhecer a vontade de Deus e estar no plano de ser abençoado. O milagre vai acontecer na vida daqueles que tenham fé e seguem os caminhos do Pai, através do cumprimento da Palavra. Quando abrimos a Bíblia ou ouvimos uma leitura bíblica, precisamos tomar posse da Palavra revelada e praticá-la em nossa vida. Deus nos quer santo e reto. Assim, estaremos alcançando as suas promessas. Em Ex 15: 26 é o próprio Deus quem diz: “Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o Senhor, que te sara”. Jó 8:5-6diz: “Mas, se tu buscares a Deus e ao Todo-Poderoso pedires misericórdia, se fores puro e reto, ele, sem demora, despertará em teu favor e restaurará a justiça da tua morada”.
Quando cumprimos a Palavra de Deus; aplicamos uma vida reta conforme a vontade de Deus; estamos na posição de merecedores das bênçãos. Nesse caso, pode determinar que a benção será mesmo instantânea. Quando confessamos os nossos pecados, também estamos no ponto de determinar sobre a nossa vida; estaremos assim com autoridade celestial. O pecado nos tira o direito e nos limita diante do inimigo, mas quando o nosso pecado é confesso a Deus, em nome de Jesus Cristo o perdão é liberado, e junto com o perdão nos vem o direito de ser abençoado.
Quando observamos os atos dos apóstolos da Igreja primitiva, podemos crer que também usaram da doutrina da determinação para ministrar milagres. Paulo quando estava em missão em Icônio, atuou com autoridade. Isso é; com determinação. At 14:3 diz: Entretanto, demoraram-se ali muito tempo, falando ousadamente no Senhor, o qual confirmava a palavra da sua graça, concedendo que, por mão deles, se fizessem sinais e prodígios”.

O mesmo Paulo em Listra, determinou na vida de paralítico: “disse-lhe em alta voz: Apruma-te direito sobre os pés! Ele saltou e andava”. Ainda no livro de Atos, existem muitas revelações de milagres operados pelos primeiros apóstolos. Pedro, ao curar Enéias, usou da determinação e disse: Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma o teu leito. Ele, imediatamente, se levantou. (At 8:32-35).
Esteja debaixo da paz do Senhor, livra-te de todo pecado, adore ao Senhor, e determine contra O MAL.
[participa.jpg]


Pergunta: Existem no Brasil muitos pregadores do movimento da fé e da teologia da prosperidade; um deles(R.R.Soares)afirma que a bíblia foi mal traduzida em algumas partes, por exêmplo:no livro de João 14.13 onde diz:"E tudo quanto PEDIRDES em meu nome, eu o farei, para que o pai seja glorificado no filho".Neste verso o missionário (R.R.Soares), afirma que há um grave erro de tradução da bíblia; ele diz que a palavra `PEDIRDES` foi mal entendida pelos tradutores da bíblia, ele afirma em seu livro `COMO TOMAR POSSE DA BENÇÃO`(graça editorial), na Pág.19, que a palavra correta seria `EXIGIR a BENÇÂO` e não pedir a Deus. E agora eu pergunto, a bíblia está errada? Ou o missionário é que está fazendo uso de má fé? Podemos exigir nossa benção ou temos que pedí-la a Deus em nome de Jesus Cristo? Por favor me esclareçam essa questão, pois sou “bereano”, e não confio em ninguém que não suporte um confronto com a BÍBLIA!!!

Resposta:
Entre as heresias ensinadas pelos teólogos da prosperidade, a mais falaciosa é a doutrina da determinação. Esses pregadores ensinam que em João 14.13 onde aparece o termo pedir está mal traduzido, pois no grego significaria determinar. Isso é uma falácia de altíssimo grau! Vamos ver o que diz o texto em diferentes versões da Bíblia (TR):

E tudo quanto "pedirdes" em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. [ARC]

E tudo quanto "pedirdes" em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. [ACF]

Y todo lo que "pidiereis" al Padre en mi nombre, esto haré, para que el Padre sea glorificado en el Hijo [RV]

And whatsoever ye shall "ask" in My name, that will I do, that the Father may be glorified in the Son [KJV]

A palavra grega usada aí para pedir é aitew (aiteo),que segundo o Léxico de Strong significa : pedir, rogar, suplicar, desejar, requerer e não determinar.
 O termo grego para determinar é: paragellw (paraggello). Além disso, a doutrina da determinação fere a soberania de Deus. Deus é Senhor de todas as coisas. Nós estamos submissos à sua vontade e não ele à nossa. É muita pretensão determinar coisas como se Deus estivesse aos nossos préstimos. Isso é uma inversão de valores perniciosa e que tem conseguido inúmeros adeptos no meio evangélico brasileiro. Outro dia, um certo pregador televisivo encerrou sua oração da seguinte forma: “...é o que determinamos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” Isso é um absurdo! Onde estão frases do tipo: “humildemente pedimos” ou “reconhecemos que nada merecemos, mas te pedimos em nome de Jesus” ou simplesmente “ te pedimos...”? Eu respondo: Estão sendo banidas pelo falso evangelho conhecido como teologia da prosperidade. Nessas horas é que nos lembramos de alguns livretos ou folhetos de evangelismo que ilustram o homem não nascido de novo com o “Eu” no centro.

O apóstolo João, no verso 5.14, diz: “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve”. Aqui mais uma vez é usado o termo "aiteo", assim como em João14.13, mostrando que em nenhum momento Jesus ou os apóstolos ensinaram a determinação.

Deus disse: “O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo?” (ML1.6)

Onde já se viu um filho determinar o que quer que o pai faça? Ou, semelhantemente, um servo determinar algo ao seu senhor? O filho é submisso ao pai e o servo é submisso ao seu senhor. Se Deus é nosso Pai então devemos honrá-lo como tal. Se ele é nosso Senhor então a nossa postura deve ser de servos. Determinar algo para o “poder de Deus” entrar em ação e fazer como ensinam alguns pregadores da televisão é desonrar à Deus como Pai e não colocá-lo na posição de Senhor. Não deixemos nossos irmãos serem enganados por essa falsa doutrina que mancha a legitimidade da palavra de Deus.

Determinação: Um Ensinamento Bíblico Que Vai Mudar A Sua Vida


Escutamos diversas vezes coisas do gênero "sou bom, faço o bem, ando corretamente, mas levo esta vida complicada" e o pior é que muitos respondem "essa é a vontade de Deus...", mas será que Deus nos quer doentes, tristes, derrotados, na miséria?? Será que um pai quer isto para o seu filho?? Jesus disse em Mateus 7:11 que não: "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?."
Muita gente boa, sincera e honesta está sofrendo porque está lhe faltando é o entendimento prático da palavra de Deus ("O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos." Oséias 4:6).
O Evangelho encerra o poder de Deus e por isso não pode ser igualado às religiões porque é o poder de Deus em ação, curando, libertando, prosperando, dando felicidade plena e verdadeira a todas as pessoas, quer ela seja deste ou daquele credo religioso, ou isento de qualquer vínculo religioso.
Jesus Cristo, a Palavra de Deus, é superior a qualquer uma das religiões instituídas pelos homens.
O Evangelho serve para nos levantar e revestir-nos de santidade, através do conhecimento daquilo que todos nós já somos e já temos há mais de 2.000 anos através de Jesus Cristo.
O que é a determinação?
Ela está descrita em João 14:13, na seguinte promessa do Senhor Jesus: "E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho". Segundo os estudiosos do idioma grego, a palavra "pedirdes" está mal traduzida, deveria ter sido empregado o termo "determinardes".
Determinar é fixar, definir, estabelecer, ordenar, decretar, decidir uma situação desfavorável que você quer dar cabo.
Determinar é exigir de quem ?
Obviamente que não é de Deus, porque Ele já nos deu tudo o que diz respeito à vida e à piedade. Tudo já é nosso. E o desejo mais profundo do Pai e que nos saiamos bem em todas as áreas de nossas vidas.
Se você pede a cura a Deus está, no mínimo, 2008 anos atrasado, porque Jesus já levou na cruz do Calvário todas as nossas doenças e dores. O mesmo ocorre quando você fica pedindo a prosperidade, paz, equilíbrio familiar e sentimental, etc...TUDO ISTO, E MUITO MAIS, JESUS JÁ NOS CONCEDEU !
Portanto, determinar não é ordenar nada a Deus, porque Ele é o Senhor e já nos deu tudo, mas é exigir que o diabo tire de nós suas garras e desapareça de nossa vida, de nosso dinheiro, da nossa família, em O nome de Jesus!
A palavra que o diabo não tem nada de bom para nos dar, tampouco é nosso amigo, ele só vem para matar, roubar e destruir (João 10:10). Onde houver algum problema, pode existir uma ação maligna.
Para praticar a palavra de Deus e expulsar o mal é preciso dar a ordem em O nome de Jesus.
O nome de Jesus é o nome que é sobre todo e qualquer nome que há. "Mas (Jesus) esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai." Filipenses 2:7 a 11.
O próprio Senhor Jesus nos deu o exemplo determinando a cura da sogra de Pedro. "Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre, e rogaram-lhe por ela. E, inclinando-se para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou. E ela, levantando-se logo, servia-os." Marcos 1:29 a 31. Observe que nesta passagem Jesus dá uma bronca na febre (naquele mal que a afligia) e esta abandona a mulher. Logo após ela se levanta e segue vida normal.
Será que nós podemos fazer o mesmo que Jesus fazia?
Definitivamente sim: "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai." João 14:12
Determinar é ordenar ao mal que o está afligindo que saia da sua vida, em O nome de Jesus.
Quando agimos assim, descobrimos que esse é o modo eficaz de fazer o inimigo obedecer-nos e sair com o seu mal.
Quando ordenamos a saída do mal que nos está incomodando em O nome de Jesus, o poder de Deus entra em ação, realizamos aquilo que desejamos.
A determinação coloca o poder de Deus em ação, liquidando todo o incômodo de vem nos afligindo.

Parece simples e realmente é: ao agirmos por este método indicado na Palavra de Deus, não estamos somente obedecendo ao Senhor, mas também aprendemos, na prática, que essa estratégia realmente funciona.
Ao determinar você realiza a obra de Deus.
Agora que você sabe que é você quem determina, quem fixa os limites, quem diz o que terá ou não, pare de orar chorando, de se lamentar, suplicando que Deus, na Sua bondade, lembre-se de você.
Comece a se alegrar na presença do Altíssimo. Ore, sim, não para mendigar a bênção, mas para agradecer por ela, para dizer ao Senhor quão feliz você se encontra ao saber que tudo o que você determinar Ele mesmo fará por você.
Agora é como se Deus estivesse lhe mostrando as suas reais possibilidades nEle. É exatamente isto que Ele está fazendo. Você é de Deus, recriado em Cristo Jesus para o sucesso, para uma vida plena, para determinar o que quiser e vencer.
Confesse: Posso todas as coisas naquele que me fortalece (Fp 4.13). (*)
Determinar é um desafio para quem crê.
Se você determinar em o Nome de Jesus, você pode estar certo de que a sua ordem não falhará. As palavras de Jesus não poderão passar, ainda que o céu e a terra passem. Veja Mateus 24.35.
Quando agimos sobre a Palavra de Jesus, podemos ter certeza da vitória.
Por mais difícil e desanimadora que a situação possa parecer, usemos a nossa fé e soltemos a declaração do que cremos, determinando o que quisermos. Após termos determinado, podemos descansar, mesmo que os sintomas permaneçam e tudo pareça atestar que não conseguiremos. (*)
Um outro exemplo de pessoa que determinou
Na Bíblia encontramos inúmeros exemplos de pessoas que determinaram, se bem que talvez pouco conhecessem este termo, e foram bem sucedidas. Podemos destacar o caso do apóstolo Paulo na cidade de Listra: E estava assentado em Listra certo varão leso dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado. Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado. Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou (At 14.8-10).
Como podemos observar, Paulo não orou para que este cidadão fosse curado. Ele determinou a sua cura. (*)
Não perca mais tempo: de nada adianta crer em Jesus, conhecer a Palavra e não colocar a sua fé em ação.
Determine e vença!
São os meus votos.
Em Nome de Jesus


FONTE:
http://www.iemm.com.br
http://www.ministerioicas.com
http://www.webartigos.com

2 comentários:

GERALDO CARNEIRO FILHO disse...

Irmão em Cristo, Professor Marcio de Medeiros. A Paz do Senhor.

Louvo a Deus pelos excelentes materiais e assuntos abordados e postados neste "blog", rogando a Deus que permaneça derramando sobre a sua vida e a de todos os seus as mais ricas bênçãos dos altos céus.

Tomamos conhecimento deste seu "blog" por meio do seu comentário postado no "site" da ebdweb.com.br.

Pela graça de Deus, realizamos um trabalho de subsídios para a EBD, por meio do meu "blog".

Caso queira fazer uma "visita", ficaremos honrados.

O endereço eletrônico é:

pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com.br

Permaneça na paz do Senhor.

PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO

Márcio de Medeiros disse...

muito obrigado,e SE TIVER ESTUDOS ENVIE PARA MIM,PRETENDO FAZER UMA BIBLIOTECA EM MEU BLOG,PARA A GLORIA DE DEUS E A EDIFICAÇÃO DOS SANTOS DE DEUS!!!.SHALOM.ATT,

MARCIO DE MEDEIROS-PROF. DO SETEF

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com