CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

138-A ADORAÇÃO

ADORAÇÃO x ADORADORES



(João 4: 23) -  Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

 Jesus afirma com autoridade que o Pai procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade, porque Deus sempre quis do homem uma atitude de adoração verdadeira, voluntária, mas, verdadeira. Por isso nós que hoje nos levantamos como adoradores, se queremos adorar ao Senhor da maneira certa devemos antes entender o verdadeiro significado da adoração. Quero adorar o Senhor, mas, como adora-lo?

 ADORAR: No dicionário podemos encontrar algumas definições para a palavra adorar,como por exemplo: render culto, amar ao extremo, venerar  e gostar muitíssimo, reverenciar,  etc. No original grego encontramos a palavra PROSKUNEO, que tem como significado: prostrar-se, vergar-se, obedecer, mostrar reverência, homenagear, louvar, adorar.

Na adoração à Deus não existe uma fórmula exata de como fazer ou um modelo de adoração predefinido, a adoração é algo que deve ser feita com espontaneidade, voluntariedade, em espírito e em verdade como o próprio Jesus falou.
Aquela mulher Samaritana trouxe a Jesus uma pergunta muito difícil de ser respondida, pois, qualquer um que não fosse entendido diria que o modelo certo de adoração seria o da sua igreja. Aquela mulher sendo Samaritana sabia que os seus pais adoravam nos montes,  mas ela também sabia que Jesus era Judeu e que os Judeus adoravam em Jerusalém, no templo feito para adoração, porém Jesus conhece o verdadeiro significado da adoração e ao responder Ele nos dá uma lição, uma grande lição.
 Não existe lugar específico para adorar a Deus. Os Samaritanos subiam os montes para adorar, mas ao descer esqueciam todo o sentido da reverência e do verdadeiro amor ao Pai, enquanto que os Judeus iam ao templo para adorar, faziam longas viagens até Jerusalém no intuito de adorarem a Deus, mas, também não conseguiam entender o verdadeiro sentido da adoração. Jesus Responde: nem nos montes, nem em Jerusalém, mas, em espírito e em verdade.

LOUVAR:
Também, no dicionário encontramos algumas definições para o verbo louvar, como por exemplo: dirigir louvores, elogiar, exaltar, glorificar, bendizer...Do original grego EPAINOS, significa: aprovação, recomendação, homenagem, louvor. EPAINOS, não expressa somente louvor pelo que Deus faz por nós, mas também por quem Ele é, reconhecendo sua glória.

ADORAÇÃO x LOUVOR:
Como podemos perceber nas respectivas definições, a adoração não significa apenas louvor, nem louvor significa apenas adoração, mas, as duas atitudes podem conviver harmoniosamente. Na adoração louvamos a Deus, e, com o louvor também adoramos a Deus. No entanto, o louvor é algo que expressamos com nossa boca, elogiando a Deus, homenageando-o, proclamando seus feitos e a sua glória, agradecendo-o etc. Enquanto que a adoração é um conjunto de muitas atitudes. Adoramos a Deus com o louvor, mas também adoramos em uma oração, em um gesto de reverência, com um sentimento que só nós e Deus sabemos, (o amor a Ele), adoramos com sons audíveis e ou inaudíveis, descritíveis ou indescritíveis, com ou sem palavras; Adoramos em espírito, mas, também em verdade.
Alguns levitas, em seus grupos de louvor ou alguns dirigentes de cultos definem a adoração como o louvor, ou seja, o momento musical do culto, porém a verdadeira adoração não é apenas um momento musical ou um determinado culto, mas, uma vida. Verdadeiros adoradores têm uma vida de adoração a Deus.

De acordo com a palavra de Deus em João 4: 23,24; não é o lugar que faz a diferença na adoração, mas, a condição espiritual e racional do crente. Porém ainda existem muitas controvérsias sobre a adoração: se na igreja ou não, se ajoelhado ou não, se com música ou não...Também, de acordo com o próprio Jesus em Lucas 18:10-13, não são as muitas palavras que tocam o coração de Deus, mas uma verdadeira humilhação, um verdadeiro quebrantamento.

ADORAÇÃO x MÚSICA
Seria maravilhoso que não dependêssemos de música para adorarmos a Deus, porém algumas vezes algumas congregações tornam-se dependentes da música. Podemos adorar com música?, sim, podemos é bom adorarmos também com música, mas, isso não quer dizer que devamos nos tornar dependentes dela. A música é apenas um dos veículos da adoração, no entanto, enquanto o conjunto está tocando toda a congregação está eufórica, mas ao terminar a música a igreja fica em silêncio, mas parece um velório do que um culto, alguns até dormem, alguns músicos ou levitas estão eufóricos durante o louvor, gritando para os demais irmãos: adorem, adorem!, Porém quando param o louvor saem da igreja e vão conversar do lado de fora ou muitas vezes dentro da igreja faltando com a reverência devida a Deus. Reverencia é um dos fundamentos da adoração.

ADORAÇÃO x ORAÇÃO
Todo adorador verdadeiro precisa ter uma vida dedicada à oração e todo aquele que tem uma vida dedicada à oração, é, por conseqüência um adorador verdadeiro, pois a oração é “a mais alta atividade da qual o espírito humano é capaz”, e no modelo de oração que o próximo Jesus nos ensinou em Mateus 6:9-13, o princípio da nossa oração deve ser a adoração, ou seja, se orarmos assim como aprendemos com Jesus certamente adoraremos o Pai.( ...Pai nosso que estais no céu, santificado seja o teu nome..) seguindo esse modelo estaremos sempre adorando a Deus em nossa oração.

ATITUDES DE UM VERDADEIRO ADORADOR:
Um verdadeiro adorador é fiel a Deus em toda e qualquer circunstância:

Em alegria e agradecimento como Ana mãe de Samuel. 1 Samuel 2: 1-10
No perigo, como Hananias, Misael e Azarias (Sadraque, Mesaque e abede-Nego)
Daniel 3: 14-18
Nas perseguições, como Daniel. Daniel 6: 10
Na necessidade, como Habacuque. Habacuque 3: 17-19
Nas dificuldades, como Paulo. Romanos 8: 35-39


Para o verdadeiro adorador não existe lugar predeterminado para adorar, não existe circunstância, não existe momento, não existe condição, o verdadeiro adorador  tem sua vida em completa adoração a Deus, onde quer que esteja estará em adoração, na tempestade, no deserto, na dor, na angústia, na tribulação, na perseguição... Em quaisquer circunstância, estará permanentemente sendo fiel ao Senhor, seu coração jamais se apartará da  adoração a Deus. Não depende de instrumentos de sopro, de corda, de percussão, de teclas,... O verdadeiro adorador adora a Deus com o seu corpo com o seu coração, com o seu entendimento, com a sua alma... o verdadeiro adorador  não depende de música ou de uma multidão, mas adora até em silêncio, sozinho... O verdadeiro adorador adora em espírito e em verdade.
Deus procura adoradores assim.
Você é assim?
Está qualificado?
Quer se tornar um desses?
Ser transformado?
Então você precisa invocar o Senhor, ora a Ele e Ele te ouvirá, busca-O com todo teu coração e certamente o acharás. Jeremias 29:12,13.
Assim te tornarás um verdadeiro adorador.
Adoração cristocêntrica
Por John Winber


Eu me lembro da minha primeira visita a uma pequena reunião em Yorba Linda, Califórnia, que eventualmente tornou-se o alicerce do Movimento Vineyard. No início eu estava incomodado com a quantidade de músicas que aquelas pessoas cantavam. O que me deixava desconfortável não era apenas a quantidade de tempo que era dedicado ao louvor, mas também a linguagem íntima daquelas músicas. À medida que eu continuava freqüentando àquelas reuniões semana após semana, o Senhor me encheu de amor pela adoração e também de entendimento a respeito do seu valor.

Adoração íntima transformou minha vida como cristão. Como resultado, ela tornou-se parte fundamental de tudo que fazíamos e fazemos como igreja local. Além disso, o Movimento Vineyard tem feito da adoração sua mais alta prioridade.

Verdadeiros adoradores

Tornar-se um verdadeiro adorador é a tarefa maior que Deus nos deu nesta vida. Deus esta trazendo sua Igreja aos seus pés para ensiná-la como expressar numa linguagem íntima e amorosa, todo seu amor por ele, bem como sua gratidão por toda a benção e amor que recebe dele. Além disso, o Senhor está nos chamando para ir além daquilo que normalmente definimos como adoração, para vivermos um estilo de vida de adoração. A Palavra de Deus, nossa caminhada com Cristo e a ação da igreja em geral são expressões de adoração. Tudo necessariamente flui de um coração que é devotado a adorar o Senhor.

Expressões tradicionais de adoração vêm na forma de musicas cantadas e orações. Para alguns, é muito fácil incomodar-se com aquela pessoa sentada ao seu lado e cuja expressão de adoração torna-se mais exuberante e livre do que esta-se acostumado. Algumas pessoas são tentadas a pensar ´eu nunca vou aprender a ser expressivo com meu corpo e mãos´. Mas eu quero que você saiba que sim. Você vai aprender isso aqui ou lá - no céu - porque você está indo pra lá e é isso que todo mundo faz lá.

Adoração não é a respeito de personalidade, temperamento, limitações pessoais, costumes adquiridos na igreja ou conforto. É a respeito de Deus. Somos chamados para fazer isso para o benefício de Deus e não para o nosso. A ironia é que somos grandemente beneficiados quando nos damos em adoração a Deus. Fomos desenhados para adorar. É nossa identidade.

Em João 4.23, Jesus conversa com a mulher no tanque e ensina sobre o coração de Deus a respeito de adoração. Ele diz ´está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura´. Ele está e sempre esteve ativamente procurando adoradores desde que criou Adão e Eva.

O coração de sua mensagem é que Deus está chamando as pessoas para si mesmo, para adorá-lo. Isso não é nenhum tipo de ego mania, porque o velho e pobre Deus tem uma péssima auto-imagem. Ele não precisa ser bajulado pelas coisas amorosas que dizemos.

O oposto é verdade. Deus sabe que Ele é o maior bem em toda a eternidade. Aprender esta verdade e expressar isso para Ele nos atrai à fonte de toda benção que é o próprio Deus.

À medida que descobrimos e experimentamos a majestade de Deus, a realidade de sua presença em nossas vidas e também sua disponibilidade em nossos tempos de necessidade, seremos incapazes de deixar de adorá-lo. Adoração torna-se uma resposta natural e espontânea.

Nossos louvores entronizam Deus

Salmo 102.12 exalta Deus: ´Tu, porém Senhor, no trono reinarás para sempre´. Ao reconhecermos a grandeza de Deus e sua posição suprema sobre toda a criação nos tornamos conscientes de nossas próprias limitações. Esta descoberta nos leva a adoração. William Temple diz ´adorar é avivar a consciência pela santidade de Deus, alimentar a alma com a verdade de Deus, purificar a imaginação pela beleza de Deus, abrir o coração ao amor de Deus, devotar a vontade aos propósitos de Deus´. Você pode ver quão abrangente é a adoração?

É aí que Deus é entronizado por nossos louvores. O processo de entronizar é aquele em que nós prontamente admitimos que Ele é Deus e nós não somos. Nosso louvor nos lembra da santidade de Deus, Sua beleza e verdade. Nós exaltamos o Senhor ao Seu lugar em nossas vidas quando devotamos a nós mesmos à sua liderança e amor. Este exercício não é apenas um ritual da igreja, mas uma disciplina necessária e um privilégio. Nós somos transformados quando adoramos.

Eu amava cantar um pequeno coro de uma música que eu aprendi na igreja anos atrás quando eu me converti, chamada ´Volte os olhos pra Jesus´. Ela ilustra brilhantemente o poder de adorar ao Senhor e o impacto que isso causa em nossas vidas. ´Volte os olhos pra Jesus. Olhe atentamente para sua face gloriosa e as coisas desse mundo vão perder o seu valor, à luz de sua glória e graça´. Ver Jesus em sua perfeição, santidade e beleza tira o fôlego das motivações carnais. Nós podemos ficar preocupados com todos os tipos de preocupação, relacionamentos e distrações quando vamos adorar ao Senhor. Mas quando entramos num contato pessoal com o Autor da Vida, nossas perspectivas são renovadas.

J. I. Packer diz, ´adoração na Bíblia envolve louvá-Lo pelo que Ele é, agradecê-Lo pelo que Ele tem feito, desejar dar a Ele mais glória pelos atos de misericórdia. justiça e poder que Ele ainda vai fazer, confiar nele em tudo o que concerne sobre nosso futuro e o de outros´. Dr. Packer conseguiu reunir toda verdadeira essência da adoração. Conforme interagimos com Deus, nós nos encontraremos mais e mais satisfeitos nele e menos satisfeito com as coisas que nos atraíam e nos envolviam.

A importância da adoração no Céu.

Nós estamos em nosso caminho para o céu. Esta vida não é nosso destino final. Nós vivemos num casulo: nós ainda não emergimos como borboletas. A realidade é lá em cima. No entanto, Deus quer que comecemos nosso eterno relacionamento com Ele aqui nesta terra. Quando fazemos isso, nós trazemos outros para este relacionamento com Ele. É nisso que se resume a vida.

Deus está chamando e instruindo seu povo para adoração, adoração e adoração. Ele espera nossa adoração ansiosamente. Adorar com um pneu furado, adorar quando nós recebemos más notícias do banco, adorar em todo o tempo, porque é para isso que fomos feitos e é isso que faremos daqui pra frente. Este é apenas o ensaio, não a apresentação!

Mateus 6:5 diz ´Vocês devem orar assim: Pai nosso que está no céu, santificado seja o seu nome, venha o teu reino, seja feita a sua vontade aqui na terra como no céu´. Quando Jesus ensinou esta oração, Ele estava dizendo num sentido profético para orarmos para que o Pai cumprisse na terra o que Ele já estabeleceu no céu. É isso que estamos esperando como cristãos, nós estamos esperando que Jesus culmine o Reino, cumpra suas promessas e traga o céu para a terra.

Uma das formas que Deus está preparando para a igreja para a vinda de Jesus é através deste processo de ensiná-la a adorar. Há uma fome sem precedentes por expressões musicais novas de amor ao Senhor entre a maioria dos cristãos. Igrejas ao redor do mundo têm investido muito nos cultos dominicais devotados à adoração. Isto pode ser visto no crescimento do interesse por bandas de adoração ao vivo, assim como por sessões de adoração mais longas. Todos estes sinais traduzem uma antecipação maior pela vinda do Senhor. Nós conhecemos o Senhor agora através da nossa adoração, mas ansiamos por conhecê-Lo como Ele é e nós o conheceremos em sua vinda.

A vista lá de cima

O livro de Apocalipse nos dá pequenas amostras de como é a adoração no céu. Isso nos lidera a um profundo entendimento e apreciação da adoração desde que a vejamos em seu perfeito estado. Antes de mais nada, todos fizeram isso. Não havia expectadores. Mais pra frente, eles usaram suas vozes e corpos para expressar sua adoração a Deus. A adoração deles era sobre Deus e para Deus. Por último, adoração servia para preparar os crentes para reinar com Deus pela eternidade. Este princípios são para nosso benefício aqui na terra também. Nós podemos crescer em intimidade com nosso Pai celestial quando nos aproximamos em adoração hoje.

Apocalipse 4:8 diz ´Dia e noite, eles não param de dizer Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus Todo Poderoso, que era e é e há de vir, e enquanto as criaturas viventes dão glória, honra e graças àquele que se senta no trono e vive para sempre e sempre, os vinte e quatro anciãos caem diante daquele que se senta no trono adoram com suas vidas para sempre e sempre, e eles jogam suas coroas diante do trono e dizem: Você é digno, nosso Senhor e Deus, de receber glória e honra e poder, porque você criou todas as coisas, e por sua vontade elas foram criadas e existem´.

Eu amo estes anciãos. Não apenas incessantemente clamam ´Santo, Santo, Santo é o Senhor´, mas também não conseguem ficar em pé. Toda vez que a glória de Deus é revelada, bum! Estes homens vão pro chão!

Em Apocalipse 5:8 nós vemos a mesma resposta dos anciãos. Diz ´e quando Ele ( o Cordeiro) tomou o rolo, os quatro seres viventes e os vinte e quarto anciãos caíram diante do Cordeiro´. Eles foram para o chão novamente, em plena adoração. Verso 8 continua ´cada um tinha uma harpa e seguravam vasos cheios de incenso que são as orações dos santos. Enquanto cantavam um cântico novo: Você é digno de tomar o livro e abrir os selos, porque foi morto, e com seu sangue comprou homens para Deus, de toda tribo e língua e povos e nações. Você fez deles reino e sacerdotes para servir a Deus, eles reinarão sobre a terra´.

Não é suficiente apenas ter uma religião em sua vida. Quando nós somos consumidos pela adoração para nosso Criador, nós nos tornamos os homens e mulheres a quem Ele quer confiar o Seu reino. Deus está adquirindo homens para Ele mesmo, através dos quais o seu reinado será sentido e conhecido na terra. Ele está mexendo, estimulando, marcando, tocando, abençoando, curando e chamando as pessoas para si mesmo. Ele está formando e preparando cada um de nós para sermos pessoas que reinarão.

Apocalipse 7:9 diz: ´Depois disso, eu olhei e diante de mim estava uma grande multidão que não se podia contar, de toda nação, tribo, povos e línguas, em pé diante do trono, em frente ao Cordeiro. Eles vestiam roupas brancas e estavam segurando ramos de palmas em suas mãos e clamavam em alta voz: Salvação pertence a Deus, que se assenta no torno e ao Cordeiro´.

Esta é a imagem! Imagine milhões de pessoas gritando com toda a força em adoração a Deus. O texto continua, ´e todos os anjos estavam em pé ao redor do trono e ao redor dos anciãos e dos quatro seres viventes e se prostraram´.

Lá vão eles de novo. Este anciãos não conseguem ficar em pé diante de Deus enquanto estão adorando. Esta é a única resposta natural que eles conseguem dar a Deus. ´Eles se prostram com suas faces diante do trono e adoraram a Deus dizendo: Amém, louvor e glória e sabedoria e ações de graça e honra e poder e força sejam ao nosso Deus para sempre e sempre´;

Entendeu? Eles estão animados lá no céu porque eles estão diante de Deus, falando com Ele e sobre Ele, enquanto eles estão louvando e adorando. A última amostra de adoração tem haver com nosso entendimento do Reino de Deus no céu sendo trazido para frutificar o reino na terra.

Apocalipse 11:15 diz ´O sétimo anjo soou sua trombeta e houve altas vozes nos céu que diziam: O reino do mundo se tornou o reino do nosso Senhor´. Certamente Jesus sabia sobre isso quando nos encorajou a orar para que a vontade do Pai fosse feita na terra como é no céu. Entendeu? Quando você ora isso, você está orando em linha direta com o coração de Deus. Isto está diretamente no centro de sua vontade e da palavra profética de Jesus Cristo. É isto o que Ele está fazendo no mundo hoje, e disso que nós fazemos parte.

Adoração é fundamental em nosso andar com Cristo individualmente e corporativamente. Isto não serve apenas para transformar nossas vidas e perspectivas de quem Deus é e de quem nós realmente somos, mas também nos prepara para sermos reino de crentes que servirão a Deus em toda nossa capacidade de reger e reinar. Nada disso é completo sem o profundo senso de reverência e humildade que a adoração íntima ao nosso Pai e Seu Filho produz. Enquanto entramos num novo século, adoração precisa permanecer como nossa força motriz, por trás de toda esperança do cumprimento do Reino de Deus.

John Wimber é o fundador do Movimento Vineyard. Músico, pastor, conferencista e autor de vários livros, faleceu em 1997.

Este artigo é uma cortesia de www.doin-the-stuff.com. Visite para acessar mais contéudos de John Wimber em inglês

Traduzido por Erika Lucas

Que Deus nos abençoe

Adoração na Bíblia

 (porque não adorarãs a nenhum outro deus; pois o Senhor, cujo nome é Zeloso, é Deus zeloso), Êxodo 34:14
Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; adorai o Senhor vestidos de trajes santos. Salmos 29:2
Oh, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou. Salmos 95:6
Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Mateus 4:10
Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:24

Outros Versículos encontrados:

e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoração, a saber, a redenção do nosso corpo. Romanos 8:23
aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus. 2 Tessalonicenses 2:4

Fonte:
http://estudosbiblicos.spaceblog.com.
http://www.vidanovamusic.com
http://www.bibliaon.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com