CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

176-A VOZ DE DEUS

A Voz que Ouvimos
Todos nós ouvimos vozes. Não estou falando de um louco que imagina conversas, nem da noção de alguma voz sobrenatural que sussurra mensagens ao subcon-sciente. Ouvimos vozes quando damos atenção à influência de pessoas e idéias.
Davi escreveu: “Há no coração do ímpio a voz da transgressão; não há temor de Deus diante de seus olhos. Porque a transgressão o lisonjeia a seus olhos e lhe diz que a sua iniqüidade não há de ser descoberta, nem detestada” (Salmo 36:1-2). O triste fato é que muitos de nós ouvimos a voz da transgressão. Ela oferece o atraente fruto proibido, e promete a liberdade para pecar sem conseqüência. Apesar das abundantes advertências contra o pecado, ela tenta nos convencer que nosso caso será diferente. Nosso pecado não será descoberto e, afinal de contas, não é nada tão grave. Deus não nos castigará por alguns prazeres “inocentes” na vida. Ela pode até tentar nos convencer que o pecado trará benefícios, que seja a melhor escolha para nosso bem (cf. Gênesis 3:4-6). A voz da transgressão nos engana!
Provérbios capítulo 8 fala de uma outra voz que nos chama. A sabedoria é personificada neste capítulo, e ela levanta a sua voz e chama as pessoas a escutarem: “A vós outros, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens.... Ouvi, pois falarei coisas excelentes; os meus lábios proferirão coisas retas. Porque a minha boca proclamará a verdade; os meus lábios abominam a impiedade.... Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado” (Provérbios 8:4,6,7,19). A sabedoria se baseia no temor do Senhor (Provérbios 8:13). Como já observamos em Salmo 36:1, o ímpio foge deste temor e recusa ouvir a voz da sabedoria. “O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Provérbios 1:7).
Para muitas pessoas, a busca da sabedoria de Deus parece uma tarefa chata e tediosa, enquanto os prazeres da carne e as atrações do mundo parecem interessantes e agradáveis. Decidimos ouvir uma voz e rejeitar a outra. Não se engane: a sua decisão terá implicações eternas!.
Como ouvir Deus falar ?
Texto: Lucas 8:4-15
Introdução: Uma das reivindicações básicas do Cristianismo  é que Deus fala com as pessoas. Através de toda a Bíblia encontramos a frase "E disse Deus...".  Rapidamente você percebe a idéia de que Deus realmente fala às pessoas. Deus deseja ter um relacionamento com você. Ele quer ter um relacionamento com você. Porém, não há relacionamento sem comunicação. Deus quer falar conosco.
Esta noite vamos falar sobre: “Aprendendo a ouvir a voz de Deus.” Nada é mais importante do que você entender o que Deus deseja falar com você e que realmente você pode ouvi-Lo.  Jesus disse aqui”: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” (Lucas 8.8)    Prepare seu ouvido!
Há vezes quando Deus fala comigo e eu sei exatamente quem é que está colocando aquela idéia em minha mente. Eu sei de onde aquela impressão está vindo.  O que faz a diferença? A diferença é atitude.
Ilustração: Às vezes quando atentemos o telefone celular a ligação não está clara, tem muito chiado, porém, se você dá uns passos para o lado o sinal melhora, a ligação fica clara. Nesta parábola Jesus ensina que há quatro tipos de atitudes que podemos ter ao ouvir sua Palavra, e essas atitudes determinarão se vamos entender ou não aquilo que foi dito.
Então, Ele diz: Havia um fazendeiro que saiu para semear e na medida em que ele saiu lançando a semente, sua semente se espalhou por quatro diferentes tipos de solo.
Naqueles dias, o fazendeiro tinha na cintura uma sacola cheia de sementes e, na medida em que ele andava pelo do campo, ele jogava as sementes, espalhando-as. Obviamente algumas sementes caiam em solos bons e outras não.
Tema: Se queremos ouvir Deus falando precisamos desenvolver uma atitude correta.
Tese: Quatro maneiras de ouvirmos a voz de Deus:

A primeira maneira de ouvirmos a voz de Deus é...
1.    Estar desejoso de ouvir a voz de Deus
a.    Eu tenho que querer ouvir de Deus, ser desejoso, ser receptivo. Eu tenho que estar pronto e desejando ouvir Deus.
b.    Este é o primeiro tipo de solo.(Luc. 8:5) e (Luc. 8:12).
i.    Em todos os campos existia o lugar por onde o fazendeiro anda (o caminho). Na medida em que ele lançou as sementes, algumas delas caíram no caminho.
ii.    Existem características desse caminho que impedia a semente de germinar:
(1)    Era um solo endurecido por causa do tráfego constante de pessoas que passavam por ele e por isso não era fértil.
(2)    Existem pessoas assim, elas não estão abertas nem mesmo para a possibilidade de que Deus possa lhes falar.
(3)    Deus quer falar conosco, mas Ele não tem uma chance porque nossas mentes estão fechadas, nossos corações endurecidos.
c.    Infelizmente algumas mentes estão fechadas para Deus, por isso, eu quero algumas atitudes que causam  uma mente fechada?
i.    Orgulho - O orgulho nos leva a ter uma mente fechada. Quando eu penso: Eu não preciso de Deus. Eu não preciso ouvir a Deus. Eu posso tomar esta decisão por mim mesmo.
ii.    Medo - Algumas vezes nós estamos com medo do que Deus vai nos dizer. E se eu orar ou abrir a minha mente para Deus e Ele me disser alguma coisa que eu não queira fazer?
iii.    Ressentimento - Todas as vezes que somos feridos e mantemos as lembranças dolorosas, isto faz com que fechemos nossas mentes para Deus.

A segunda maneira de ouvirmos a voz de Deus é...
2.    Devemos estar atentos para o que é falado.
a.    Uma das razões porque não conseguimos ouvir a voz de Deus é porque sempre estamos com pressa. Os paulistanos vivem com pressa. Nós estamos numa sociedade apressada que está sempre correndo.
b.    Este é o segundo tipo de solo (Lucas 8:6) e (Lucas 8:13)
i.    Da mesma maneira que o solo endurecido representa a mente fechada, o solo rochoso representa a mente distraída.
ii.    Algumas vezes nós ouvimos a voz de Deus e até nos sentimos tocados e pensamos:  Vou fazer isso ou aquilo!.  Mas aquela decisão fica apenas no antusiasmo,  não dura.
iii.    Logo algo mais interessante aparece e nos esquecemos da decisão tomada. Nunca permitimos que a decisão tomada se aprofunde  em nossos corações.
iv.    Eu já pastoreio essa igreja a oito anos e tive a oportunidade de ver pessoas que tem começam a vida cristã de maneira impressionante. Estão entusiasmadas e cheias de alegria. Hoje você não as encontra em lugar algum.
c.    Deus não pode falar com você à menos que você diminua o ritmo.

A terceira maneira de ouvirmos a voz de Deus é...
3.    Eliminar as preocupações
a.    Muitas vezes perdemos a oportunidade de ouvir a voz de Deus porque nossas mentes estão inundadas de outros pensamentos. Nossas mentes estão cheias de preocupações da vida diária, cheias de preocupações, cheias de planos, cheias de ambições e etc.
b.    Muitas vezes Deus tem desejado falar com você e o que Ele recebe é um sinal de ocupado.  Nem a mensagem para deixar uma mensagem na caixa de mensagens Ele ouve.
c.    Este é o terceiro tipo de solo (Lucas 8:7) e (Lucas 8:14)
i.    O solo com espinhos representa uma mente preocupada. A semente brota e cresce, mas é sufocada pelos espinhos antes que possa produzir fruto.
ii.    Jesus diz que as distrações são como um tipo de espinhos. Ele nos dá três exemplos.
(1)    Primeiro, as preocupações podem desviar você de ouvir Deus falar.
(2)    Segundo, as Riquezas podem ser espinhos em sua vida. Você pode estar tão ocupado ganhando dinheiro que você não tem tempo para Deus.
(3)    Terceiro,  os prazeres. Não há nada de errado com os prazeres. Deus quer que você aproveite a vida, mas precisamos ficar atentos para não nos envolvermos apenas com os prazeres a tal ponto de nos esquecermos de Deus.
iii.    Há muitos tipos de espinhos diferentes. Você pode fazer a sua própria lista de coisas que tendem a deixar Deus de fora de sua vida.
iv.    Um espinho é qualquer coisa que me distrai, prejudicando meu tempo com Deus.

a quarta maneira de ouvirmos a voz de Deus é...
4.    Esteja pronto para oooperar com o que Deus diz
a.    A maior parte de nós quer que Deus nos  fale e depois iremos decidir se vamos ou não obedecer.
b.    O  quarto tipo de solo representa um coração desejoso de fazer o que quer. (v.15)
c.    Se você quer aprender a ouvir a voz de Deus você precisa: ter o desejo de ouvir, estar atento ao que Ele falar, encontrar tempo para ouvir Deus, eliminar as distrações e por fim, cooperar com o que Ele diz.
d.    Por isso quero dar três características da vida de uma pessoa que vai ouvir Deus falando.
i.    Disponibilidade - Marcos 1:32-34, relata que ao final da tarde vieram a Jesus:  “todos”os enfermos da cidade (note que ele estava em Cafarnaum a cidade mais importante de toda província da Galiléia, não podemos nem imaginar o número de enfermos). também diz o texto que toda cidade veio se reunir à porta de onde estava Jesus.
ii.    Disposição  - Uma das razões pelas quais Jesus era a pessoa que melhor ouvia a voz de Deus era porque Ele estava disposto a agradar a Deus e não a ele mesmo (João 5:30)
iii.    Humildade - Esta é uma virtude divina, a Bíblia em (Salmo 138:6)

5.    Concluindo esta mensagem eu pergunto:
a.    Você gostaria de fazer com que sua vida valha a pena?  Você gostaria de ter uma vida produtiva, realizada, satisfatória?  Pratique o que a Palavra de Deus manda.
b.    Temos estudado durante estes domingos “Como Ouvir a Voz de Deus” e vimos nesta parábola que existem quatro atitudes mentais que nos impedem de ouvir com clareza o que Deus está dizendo, será que uma delas representa a sua?
c.    Será que um destes solos representa a sua vida?
i.    Você tem um coração muito endurecido para ouvir a voz Deus?
ii.    Você anda tão distraído que não consegue ouvir a voz de Deus?
iii.    Você tem se preocupado com tantas coisas que não tem tempo para ouvir a Deus?
iv.    Ou será que você já está pronto para cooperar com o que Deus disser?
d.    O que você vai fazer como resultado da mensagem de hoje?
i.    A Bíblia diz: "Sede praticantes da palavra e não somente ouvintes." No momento em que você sai por aquela porta, há um pequeno pássaro que vai tentar roubar a semente do que foi semeada em sua mente,  esse pássaro é o Diabo.
ii.    Faça uma coisa como resultado da mensagem de hoje, do contrário esta mensagem e o tempo que você passou assentado nestes bancos  terá sido inútil.

Deus fala de varias maneiras!!

Você já parou para pensar no quanto Deus se interessa por você? No quanto ele deseja falar com você, a bíblia diz em Jó 33.14 que Ele fala de varias maneiras, mas, nós não lhe damos atenção. Mas então porque não conseguimos ouvir sua voz, porque não vemos o seu agir? Às vezes a resposta está diante de nós, mas, parecemos não enxergar. Talvez aconteça porque não entendemos a sua forma de falar conosco. Pensando nisso resolvi descrever algumas maneiras que Deus usa para nos responder. Vejamos:
Deus fala através das circunstancias!
“Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra.” Salmos 119:67
- O Senhor utiliza as circunstancias quando quer falar conosco. Um atraso para ir ao trabalho, um pneu furado, um objeto esquecido em casa que te faz voltar pra pegar, etc. Nós não vemos o que acontece neste meio tempo, mas tudo que acontece tem um porque, e Ele sabe o porquê dessas coisas. Conta o relato de um homem que comprou um par de sapatos novos para ir ao seu primeiro dia de trabalho, mas os mesmos causando um calo em seu pé, parou no meio do caminho para comprar um band aid e neste mesmo intervalo da compra, no qual reclamara o seu atraso, o avião atingiu a primeira torre gêmea, local onde começaria a trabalhar naquele dia. Deus falou através de um simples ferimento em seu pé, incrível não acha?
Deus fala através da dor!
“Os vergões das feridas purificam do mal, e os açoites, o mais íntimo do corpo.” Provérbios 20:30
Deus utiliza a dor para falar com você, às vezes estamos doentes, afastados do seu amor, do seu cuidado, então Deus permite a dor para que você corra para seus braços! Você já deve ter visto alguém que nunca fala de Deus e quando está passando por algum problema diz aquela velha frase: Ai meu Deus me ajuda! Rsrs, é certeza querer que Deus há ajude nesses momentos, Deus sabe disso, ele utiliza a dor para que você se chegue mais para Ele. Vejamos o exemplo de um pai que leva sua filha enferma ao pronto de socorro, o medico diz: precisa de uma injecção, e logo ficará boa. Sua filha olha pra você e diz: não pai, não deixa não, vai doer, ou ta doendo! O que você faz? É claro que você permitirá a injeção, porque você sabe que aquela dor da picadinha será para a sua cura, para o seu bem! E é assim que Deus trata conosco! Dizemos – Mas, Senhor está doendo, não agüento mais esta luta! Sabe o que Deus faz? Nada! Porque Ele sabe que irá curar-te!
Deus fala através da sua palavra!
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” 1 Timóteo 3:16-17
A palavra de Deus é o guia para tudo que imaginar. Deus fala com você sobre todos os assuntos da sua vida através dela, da sua Palavra! Pensa em namorar? Deus fala lá. Pensa como agir com seus pais? Deus tem resposta la. Não sabe o que fazer diante de um problema? Ele deixou escrito lá. A bíblia é o mapa para a vitoria, é o mapa do tesouro, e o mais incrível, não está escondido como a maioria deles, está ali, bem na sua frente só esperando que você seja mais um ganhador deste presente celestial!
Deus fala através da Pregação!
“(...) tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes.” 1 Tessalonicenses 2:13
Inúmeras vezes recebi a mensagem de Deus através de um pregador, às vezes convidamos um amigo para ir ao culto e a mensagem parece ser apenas para ele, quando termina o culto ele te diz: você falou da minha vida para o pregador foi? É assim mesmo, Deus escolheu homens e mulheres, até crianças para entregar sua mensagem, e de uma forma linda isso acontece ainda no nosso meio, em nossas igrejas, nas ruas, trens, nos ônibus...

Deus nos fala de varias formas, mas não estamos atentos para ouvir a sua voz! Que a partir de hoje, possamos aguçar os nossos ouvidos para ouvir a sua doce voz! E não pense que virá com voz de trovão, Ele pode aparecer a você como uma simples brisa suave, assim como fez com Elias. Esteja apenas sensível a sua voz e receba a mensagem que ele tem e preparou especialmente para você!
Aprendendo a ouvir a voz de Deus

Texto Base:

Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
1º Coríntios 14:33.


Estamos na era da comunicação e muitas vozes falam à nossa mente. Ë a voz do cônjuge, do rádio, televisão, a nossa voz,
voz de muitas pessoas, e a voz dos diabo. Isto torna difícil entender a voz de Deus.
Ø A voz de Deus não é SÓ UMA VOZ, ou seja, palavras como costumamos ouvir ocasionalmente, mas por vezes, a voz de
Deus é um conjunto de informações que o Senhor nos envia de formas diferentes.
Ministério Paulo Miranda
http://www.pastorpaulomiranda.com/site Fornecido por Joomla! Produzido em: 16 November, 2012, 19:19
COMO VIVER, COMO EXERCER NOSSO CHAMADO SEM OUVIR A VOZ DE DEUS?
Isso pode nos deixar um pouco confusos, mas:
“A VOZ DE DEUS NEM SEMPRE É A VOZ DE DEUS!”
- A VOZ DE DEUS vem de várias formas e não só como uma voz.
- Deus COMUNICA comigo seus propósitos.
- Se COMUNICAR é se EXPRESSAR de várias maneiras. Ex. como nos comunicamos com as outras pessoas? Pela
fala, olhar, gestos, expressões faciais, escrita, etc.
_________________________________________________________________________
COMO DEUS SE COMUNICOU COM ELIAS:
1o Re.19.9-13.
Elias sentia-se só e abandonado.
; Escondeu-se numa caverna.
 Ele está numa posição difícil, com medo, confuso e com depressão.
EXISTIA UM PROFETA MAIOR QUE ELIAS?
- Se tudo isso aconteceu com ele, não estamos isentos disso!
- Deus mandou ele sair da caverna!
- Veio um vento tão forte que quebrou a montanha. Imagine Elias no meio daquele poderoso vento! MAS DEUS NÃO
ESTAVA NO VENTO!
- Veio um terremoto, A montanha sacudiu e Elias estava lá. Que coisa tremenda e assustadora. Não temos terremotos
no Brasil e não podemos imaginar a intensidade de um terremoto. MAS DEUS NÃO ESTAVA NO TERREMOTO!
- Veio o fogo, grandes labaredas, o monte fumegou, MAS DEUS NÃO ESTAVA NO FOGO!.
- Veio então a CALMARIA. DEUS ESTAVA NA CALMARIA.
QUAL É O PONTO?
Ø Deus não está competindo com o diabo, com o terremoto, com a confusão!
Ministério Paulo Miranda
http://www.pastorpaulomiranda.com/site Fornecido por Joomla! Produzido em: 16 November, 2012, 19:19
Ø Depois que tudo fica calmo, Deus fala!
Ø Na calmaria Deus Falará conosco.

CREMOS QUE ELIAS ESPERAVA OUVIR DEUS NO TERREMOTO, NO VENTO OU NO FOGO.
DEUS NÃO FALA CONOSCO DO JEITO QUE AS VEZES ESPERAMOS.
EM NOSSA RAIVA, MUITAS VOZES APARECEM.
________________________________________________________________________________________
NOVE MANEIRAS DIFERENTES DE DEUS SE COMUNICAR CONOSCO.
Devem haver muitas outras, mas estas são as mais facilmente identificadas.
1) VOZ AUDÍVEL
- Jo.12.28 – “Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e
outra vez o glorificarei.”
- O povo não reconheceu a voz. Mas Jesus e João Batista reconheceram. Deus pode falar com voz audível. É como o som
de muitas água. Não é a maneira mais comum, não é a única. Não devemos limitar a Deus.
2) VOZ DO ESPÍRITO SANTO
- At.8.29. E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro
- O Espírito Santo falou com Felipe.
- É uma maneira comum.
- E Espírito fala ao meu espírito.
- Não há como descrever como isso acontece, como não podemos descrever a voz de uma pessoa.
- Não vem na mente, vem no coração.
3) SONHOS
- Mt.1.20. – “E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho
de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;”
- José, esposo de Maria foi avisado em sonhos. Moisés, etc...
Ministério Paulo Miranda
http://www.pastorpaulomiranda.com/site Fornecido por Joomla! Produzido em: 16 November, 2012, 19:19
- É uma maneira comum de Deus e comunicar.
- Muitos acham que todos os sonhos são de Deus e querem discerni-los. Isto é um problema.
- Há sonhos por causa da comida ou excesso de trabalho (Ec.5.3). Estômago cheio dá pesadelo.
- Deus evitará falar por sonhos se isso se tornar um vício e não nos disciplinarmos!
4) PELOS PROFETAS
- At. 11.27,28.
- Hoje acontece.
- Todos os itens acima pode ser A VOZ DE DEUS.
- Também aqui há o perigo de se achar que Deus só fala através do profeta.
- É LIMITAR A DEUS.
- Quando ficamos DEPENDENTES dos profetas corremos perigo.
5) A BÍBLIA
- 2o Pe.1.18-21.
- Ela é viva
- Tudo que imaginamos ser a voz de Deus deve ser consistente e confirmar com a Bíblia.
- A palavra mais certa é a palavra escrita de Deus.
- Não pode haver conflito!
- Mas aqui pode haver um perigo.
- Talvez aquilo que li não seja a palavra viva de Deus para mim hoje!
Exemplo. Uma pessoa pediu uma palavra pra Deus e abriu a bíblia em (MT 27:5) - E ele, atirando para o templo as
moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar. E tentou de novoL Lc.10.37 )- Vai, e faze da mesma maneira.
- A palavra é a verdade, mas não era a palavra viva de Deus para ele naquele momento!
6) PREGADOR ou pastor.
- Mt.3.1.
- O perigo é que as pessoas acham que esta é a única forma.
- Só o meu pastor da minha igreja pode ter a palavra de Deus.

Ministério Paulo Miranda
http://www.pastorpaulomiranda.com/site Fornecido por Joomla! Produzido em: 16 November, 2012, 19:19
7) CIRCUNSTÂNCIAS
- At. 10.31
- Um evento sobrenatural.
- Moisés e a sarça ardente.
8) OS ANJOS
- At.5.19,20
9) MULA
- 2o Pe. 2.16.
Ø COMO POSSO SABER SE TODAS ESSAS MANEIRAS É DEUS QUE ESTÁ FALANDO?
QUANDO TENHO CERTEZA!
O SENHOR VÁRIAS FORMAS.
PODERÁ LEVAR TEMPO.
O SONHO CONFIRMA COM A LEITURA BÍBLICA, QUE CONFIRMA COM A PALAVRA DO PROFETA, E COM UMA
CIRCUNSTÂNCIA,E TUDO ISSO CONFIRMA NO MEU CORAÇÃO.
A MEDIDA QUE A CONFIANÇA CRESCE, CRESCE TAMBÉM A FÉ.
SE HÁ CONFUSÃO ENTÃO NÃO É DEUS!!!
DEUS NÃO FICA FAZENDO JOGUINHO CONOSCO!!!
DEVEMOS RELAXAR E ESTAR ABERTOS PARA DEUS SE COMUNICAR CONOSCO.
MINHA CONFIANÇA NÃO DEVE ESTAR NA MINHA HABILIDADE DE SE COMUNICAR COM DEUS, MAS NA
HABILIDADE DE DEUS SE COMUNICAR COMIGO E ME FAZER ENTENDER.
MUITAS VEZES ELE USARÁ DUAS OU TRÊS FORMAS, CONFIRMANDO PARA QUE GANHEMOS CONFIANÇA.
FONTE:
http://www.estudosdabiblia.net
http://www.ibe.org.br
http://amoremissoes.blogspot.com.br
http://www.pastorpaulomiranda.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com