CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

219-A EDIFICAÇÃO ESPIRITUAL

Romanos - 14:19
Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua.
I Corintios - 14:3
Mas quem profetiza o faz para a edificação, encorajamento e consolação dos homens.
I Corintios - 14:12
Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja.
I Corintios - 14:26
Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja.
I Pedro - 2:5
vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

A Edificação da Igreja

-Tema: COMUNHÃO igreja
I Pedro 2.1-10
-Introdução: Neste texto o apóstolo fala da edificação da obra de Deus onde nós somos as pedras vivas”(v.5).
Várias coisas são necessárias para fazer uma construção, vamos comparar a construção com a edificação da Igreja.
A obra tem 3 etapas: base, paredes e cobertura. Cada etapa tem 3 materiais básicos: ferragens, pedras e cimento; tijolos, areia e argila; e madeiras, telhas e pregos.
Como se edifica a Igreja?
Vamos comparar cada etapa e cada material com algo importante para a edificação da Igreja:

1ª etapa- BASE: v.1
Para a base é preciso fazer uma limpeza no terreno como diz o texto em (I Pedro 2.1 deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações ).
Pedras: ficam no profundo do chão para dar firmeza e suportar o peso da construção. JESUS é a Pedra que devemos nos sustentar. A Igreja deve ser Cristocêntrica, Jesus deve ser o centro de tudo na Igreja.
Ferragens: fazem a liga entre o cimento e as pedras para dar estabilidade e força a obra. Uma construção sem ferragens bem amarradas é fraca. A UNIÃO é o que dá força a Igreja e sustenta ela de pé.
Cimento: é o material que faz a compactação de tudo. Onde o cimento passa fica forte e firme. Ele é poroso, mas ao contato com a água se solidifica. O AMOR é o que faz a Igreja ser sólida e firme.Cada um de nós somos fracos como o pó do cimento, mas em contato com a água da Palavra de Deus somos amassados como uma massa e ficamos firmes.
A base não é parte mais difícil e menos visível da obra, mas é muito importante porque ela sustenta tudo, por isso a Igreja precisa ter JESUS, UNIÃO e AMOR.
2ª etapa- PAREDES: v.2
As paredes, é quando a construção começa a crescer. Depois de feita a base a construção rapidamente se evolui e ficamos animados. Para as paredes precisamos basicamente de:
Tijolos: os tijolos são blocos de barro que são colocados um sobre o outro. O barro é fraco, mas se bem amassado, preparado, seco e cozido fica forte. E juntos fazem grande diferença. Um tijolo sozinho não faz a construção. Quem escolhe onde colocar cada tijolo e em que posição intercalados é o pedreiro. Do mesmo modo nós devemos de HUMILDADE, porque somos frágeis como o barro, mas juntos somos preparados e colocados onde Deus quer nos usar.
Areia: A areia é algo que é retirado dos rios e vai para as construções, está na parede de nossas casas. Um grão de areia é muito pequeno, mas um caminhão faz um montão enorme. Assim deve ser a nossa , embora muitas vezes pequena ela opera milagres gigantescos.
Argila: é uma espécie de barro muito fino e limpo que faz a liga entre os materiais como areia e cimento. Através da argila, mateiais tão diferentes como a areia e o cimento são unidos para formar uma massa homogênea que cola os tijolos e faz o reboco. Assim deve ser o RESPEITO de um para com o outro na Igreja para entendermos as diferenças e aprender a ser mais carinhosos uns com os outros aprendendo a conviver juntos embora sejamos diferentes uns dos outros.
Levantadas as paredes, a construção está vistosa e dá ânimo de continuar, por isso precisamos sempre de HUMILDADE, FE e RESPEITO.
3ª fase- COBERTURA: v.10
A cobertura é a parte final da obra, quando está perto de ser um abrigo pronto para nos receber. Para a cobertura precisamos basicamente de:
Madeiras: As madeiras são apoiadas sobre as paredes e são montadas uma encaixando na outra para ficarem firmes e suportar o peso das telhas. As madeiras têm que ser boas e fortes, estar curadas e bem encaixadas para agüentar as tempestades que caem sobre as telhas aumentando o peso. Podemos comparar as madeiras com a necessidade de PERSEVERANÇA na Igreja. È preciso ser bem preparado e ajustado para agüentar as provações. Não e qualquer problemas que pode derrubar a comunidade, para isso deve estar bem interligada, um suportando o outro.
Pregos: eles se tornam invisíveis porque entram na madeira, mas são importantíssimos senão tudo ficaria solto e cairia. Os pregos, embora não vistos são os responsáveis por firmar tudo. Assim precisamos da BIBLIA, através da pregação da Palavra de Deus que nos faz ficar firmes e preparados.
Telhas: elas protegem contra o sol e a chuva, são montadas de forma inclinada como um quebra-cabeças uma sobre a outra para que não caiam e fique bem tampado. Se mal colocadas podem cair e fazer chover na casa. As telhas representam a FIDELIDADE da Igreja que não permite ter gretas que sejam como goteiras para perturbar nossa vida espiritual. Quem é fiel está bem protegido contra os perigos deste mundo, porque Deus é fiel.
Assim como o telhado deve ser bem montado a Igreja deve ser bem equipada com PERSEVERANÇA, BÍBLIA e FIDELIDADE.
Faça sua parte para edificar a Igreja!
-CONCLUSÃO: v.9
Quando a pessoa esquece Jesus, perde a união,o amor pela Igreja, não é humilde, não tem fé, não respeita os irmãos, não é perseverante,não lê a Bíblia e não é fiel, a Igreja deixa de ser edificada e é destruída.
Deus tem um propósito par nós como Igreja, devemos estar bem certos disso e para exercemos nosso papel no Reino de Deus sendo edificados por Ele como pedras vivas de uma Edificação muito superior que é a Casa de Deus. Cada um tem um papel importante e nenhum destes ingredientes pode faltar.
Por isso busque sempre a Jesus, estar unido na Igreja, AME a obra de Deus, seja humilde, tenha , respeite os irmãos em suas diferenças, seja perseverante, firme-se na Bíblia e seja fiel que a Igreja e sua vida serão edificados.

   EDIFICAÇÃO ESPIRITUAL

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha...” (Mt 7.24-27; Lc 6.47-49).
A edificação cristã sempre foi motivo de discussão nos evangelhos e nas cartas de Paulo, pois a estrutura espiritual do crente depende da aceitação e prática da palavra de Deus em seu coração. O texto escolhido para a meditação revela como se processa o amadurecimento espiritual daquele que guarda a sua palavra, bem como daqueles que não observam os mandamentos do Senhor. Jesus fez uma comparação de duas casas e seus alicerces com a finalidade de dar-nos uma importante lição.
I. As duas virtudes
Duas coisas são imprescindíveis para auxiliar o ser humano na construção do caráter, escutar e praticar.
a) Escutar, nem sempre guardamos o que escutamos durante a nossa vida, muitas coisas deixamos de guardar porque julgamos não serem importantes, ou simplesmente ouvimos ou nos tornamos ouvintes esquecidos (Ez 33.32).
b) Praticar, o exercício da palavra é um processo que resulta na edificação espiritual do cristão, o processo de amadurecimento e edificação vai acontecendo de acordo a prática da palavra de Deus.
Essas duas virtudes são fundamentais para quem quer construir um bom edifício espiritual, como também uma vida digna e privilegiada.
II. Os dois fundamentos
Jesus fez uma ilustração sobre dois fundamentos, à casa construída sobre a rocha e a outra sobre a areia, ambas as casas estavam em pé, talvez fosse de iguais feitios e não houvesse a possibilidade de conhecer qual delas estava bem alicerçada, porém seria revelada caso viesse a sofrer alguns detrimentos motivados por infiltração de água, terremotos e enchentes.

a)Uma casa sobre a rocha,
tudo que tem estrutura tem condições de prevalecer às dificuldades. Na vida enfrentamos vendavais e tempestades, porém suportamos e atravessamos, mas se não fosse à edificação sólida não teríamos condições de superá-las. Guardar a palavra de Deus é adquirir solidez, nada lhe abalará.
b) Uma casa sobre a areia não tem estruturas suficiente para suportar qualquer tempestade, logo serão abaladas e certamente será grande a ruína, isso tem acontecido com casa, prédios, bem como na vida espiritual, assim são aqueles que não praticam os mandamentos do Senhor.
Devemos ter muito cuidado com a aparência, há muitas casas bonitas, porém sem alicerces, quantas pessoas cristãs são julgadas firmes e não são, às vezes cantam, pregam bonito, se vestem como verdadeiros santos e encantam pessoas, mas são verdadeiras casas sem alicerces, qualquer vendaval racha paredes, e muitas delas não dão nem para usar escoras e maquiá-las.
“Não há paredes fortes com alicerces fracos”.
“Não há homem tão forte sendo fraco de caráter”.
“Quanto mais forte é um caráter, menos sujeito está à inconstância”. Stendhal
Saiba! Tudo o que se constrói na vida sem alicerces acaba em ruínas.
III. Características de pessoas que tem uma edificação sólida
1. Edifica os outros (Rm 14.19; 15.2; I Co 3.9; 14.12,26; Ef 2.20-22; 4.12;16,29).
2. Nada o abala (Rm 8.35-36), será como uma árvore plantada junto a ribeiro de água (Jr 17.8; Sl 1.3).
Amados (a), tanto na formação espiritual quanto no caráter devemos estar alicerçados em todos os princípios cristãos, na obediência a palavra de Deus e constante na fé, pois se guardarmos esses requisitos jamais seremos abalados. “Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis” I Pe 1.10.

FONTE:
http://www.bibliacomentada.com
http://www.esbocosermao.com
http://prelisclementino.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com