CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

195-A MORAL NA BÍBLIA

A MORAL NA BÍBLIA
A Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Já a palavra Ética é o domínio da Filosofia que procura determinar a finalidade da vida humana e os meios de alterá-la. Ética significa, etimologicamente, “costume, conjunto de atos que uma comunidade ou uma pessoa realizam porque os consideram válidos”. Num sentido mais específico, a Ética é uma disciplina filosófica que compreende todas as questões relativas às idéias morais e às normas de conduta humanas.

A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Enfim, Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbítrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apóia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.

- Imoral = o que é contrário à moral. Ex: a nudez do índio não é imoral, por causa do costume indígena, por causa da cultura.
- Moral cristã = costumes religiosos.
- Ética = costumes indicados pela razão humana ou valores descobertos pela razão humana.
Ex: o aborto = objeção da consciência. É capitulado em lei, mas é contra a moral cristã. É legal, porém é imoral.
Portanto, nem tudo o que é legal, é ÉTICO, é MORAL.
Quando falamos de moral, de ética, falamos de valores.
  A Moral e a Ética Cristã
       O que são valores? à Valor é um conjunto de qualidades que determina o mérito e a importância de um ser referente ao binômio BEM e MAL. Por exemplo: Caráter, Honra, Fidelidade, Idoneidade. Ex: Se quero fazer um contrato, procuro uma pessoa honesta. Se quero casar, procuro uma pessoa que seja fiel, que telha caráter. Nós nascemos com valores, com razão independentes do credo, religião, porque todos nós nascemos com uma lei eterna que sempre diz "Faça o bem e evite o mal" - este é o princípio da ética. E nós sabemos quando agimos corretamente porque essa lei está dentro de cada um de nós na faculdade que se chama CONSCIÊNCIA.
Se a Ética representa o costume ou conjunto de atos que uma comunidade ou uma pessoa realizam porque os consideram válidos, então a Ética Cristã responderá pelos costumes ou conjunto de atos praticados pelos cristãos. E se alguém se preocupa com os bons costumes, os cristãos deverão encontrar-se na primeira linha de ataque. Ataque àquilo que é mau e contrário aos costumes dos cristãos mais antigos. A palavra “ethos” aparece 12 vezes no Novo Testamento (Lucas 1:9; 2:42; 22:39; João 19:40; Atos 6:14; 15:1; 16:21; 21:21; 25:16: 26:3; 28:17; Hebreus 10:25) e significa estilo de vida, conduta, costume ou práticas. O plural “ethe” aparece em I Coríntios 15,33 quando se diz que “as más conversações corrompem os bons costumes”.
O cristão não vive de tradições!! Apóia-se na Bíblia, que é a sua regra de fé, busca a direção de Deus para a sua vida através da oração e comunhão com o Criador. A Bíblia é o Livro do Deus vivo e conseqüentemente um Livro vivo. Os seus textos, aparentemente conservadores, encerram mensagens vivas e atuais para a nossa vida. Há, porém, um aspecto que não se deve perder de vista; a maneira simples e piedosa de aceitação do Evangelho, o modo de proceder em cada situação e outras qualidades que foram transitando através dos tempos entre os filhos de Deus. São esses costumes que constituem a Ética Cristã. Se há costumes respeitados pelos cristãos que vêm desde épocas distantes, não há razão para serem postos de lado agora. Sim, se os cristãos do passado eram abençoados procedendo de certa maneira, devemos continuar com esses bons costumes nos dias de hoje.

Não podemos ser “pescadores de aquário”, como diz o bispo de Friburgo Dom Rafael Cifuentes. Eu preciso ser exemplo (“Sal da terra e luz do mundo”) perante minha família, meu ministério, minha Igreja sempre, em todo o lugar e a toda a hora!!! O que adianta eu ser uma pessoa na igreja, nos encontros e eventos e outra totalmente diferente com a minha namorada, com meus amigos... Mascarado não dá mais pra viver! Temos que fazer nossas escolhas, sair de cima dos muros da indecisão (Ap 3, 15-16)

Deus não quer homens e mulheres conformados com este mundo (Rm 12, 2); é preciso ir além e não tomar a forma dada por uma vida paganizada. Antes devemos, convertendo-nos para o Senhor, deixar renovar a nossa mente. Essa é a única maneira de discernir a vontade de Deus. Todo aquele que assume a Fé em Jesus, deve assumi-la incondicionalmente “Aquele que vive E crê em mim jamais morrerá” (Jo 11, 26) Se somos cristãos, devemos seguir o exemplo de Jesus. "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." (1Jo 2, 6) Não podemos apresentar um Jesus deformado, quando não aceitamos a renovação da nossa vida. Lembre-se sempre: O ouvido mais próximo de suas palavras, não é o do irmão, é o seu!!! . “Meu justo viverá pela fé, mas se voltar atrás não contará com a minha estima” (Hb 10, 38). Não podemos criar um novo catecismo, viver e pregar o nosso próprio Evangelho, anunciar um Cristo light. A oração deve orientar a nossa vida e devemos aproveitar dos nossos momentos de intimidade com Deus para pedir as diretrizes que nos vão conduzir. Quem reza e não ouve a Deus é como um cego diante de um imenso horizonte, só faz idéia por aquilo que lhe dizem e não pelo que de fato experimentou.

Assim, a Ética Cristã não exclui a razão, mas aplica-se à obediência a Cristo. Na sua essência é normativa, enquanto a Ética secular é descritiva. A Ética Cristã é também ensino, mandamento, diretriz, enquanto os costumes são variáveis e flexíveis. Os Dez Mandamentos constituem o primeiro tratado de ética dado pelo Senhor com o propósito de regular o comportamento humano no cumprimento dos seus deveres para com Deus, para com o próximo e para consigo próprio. A Ética Cristã é normativa porque se baseia em normas estabelecidas pelo Criador.

Há costumes dos povos que se desatualizam: as modas passam, e até outros aspectos que caem em desuso devido à sua pouca expressividade. Porém, as nossas reações, a maneira de proceder, o comportamento, a apresentação e muitos outros valores próprios de quem vai viver com Jesus por toda a Eternidade, não devem passar de moda. Os cristãos ficam abismados e indignados ao ver que essa sociedade de padrões morais supostamente flexíveis, a qual se recusa a aceitar parâmetros de certo e errado, tende a condenar veementemente os cristãos que desafiam as suas idéias. “O Deus de vocês só sabe condenar”, anunciou-me uma amiga minha – sem perceber ou talvez sem se importar com o aspecto de que ela mesma estava julgando o nosso amado Deus.

 Um cristão deverá ser diferente dos não-cristãos?? Sim. Refiro-me a ser diferente para melhor. Não a chamar a atenção imediata por vestir algo muito antigo ou extravagante, mas pela sua postura. O cristão deverá deixar uma boa impressão, o bom cheiro de Cristo, como a Bíblia refere. Não basta ser cristão; é preciso parecer também que o é. Não é suficiente ter uma boa moral; é necessário não deixar dúvidas a esse respeito. Como deverá ser a atitude de um católico face à guerra? E quanto à responsabilidade social? E o sexo? A Homossexualidade? Como deverá ser visto o controle de natalidade? Qual a posição de um cristão quanto à eutanásia, suicídio, pena capital e aborto? Ecologicamente como estamos? Como procedemos? Atendemos às normas sociais e às condutas bíblicas? E os reais valores?

Pela ginástica do raciocínio comum hoje, os escritores dizem que não podemos mais retomar aqueles valores ingênuos, pois os problemas da sociedade atual são por demais complexos e esmagadores. E quais são esses problemas? Gravidez na adolescência, disparada do número de divórcios, doenças sexualmente transmissíveis, pais ausentes, famílias criadas só pelo pai ou só pela mãe, vulgarização e exploração do sexo na mídia, conflitos raciais, violência nos meios de comunicação, violência das gangues, crianças que matam sem remorso... A lista assustadora parece não ter fim. Isso deixa os cristãos decepcionados e desconcertados, pois são exatamente os problemas que poderiam ser resolvidos – ou pelo menos atenuados – por meio do comprometimento com a moral bíblica. São problemas que se exacerbaram justamente quando a sociedade abandonou os valores cristãos. A coincidência é grande demais para não ser levada em consideração.

Para compreender o fervor moral dos cristãos, os não cristãos precisam entender que a nossa moral começa não por uma lista de mandamentos, mas pelo relacionamento com Deus. Em conseqüência de ter fé em Cristo e de conhecê-lo, é claro que tentamos segui-lo em nossos atos. As suas leis ajudam a segui-lo com maior fidelidade e de maneira mais inteligente. Elas dão uma referência objetiva quando somos assaltados por dúvidas ou desviados pelos desejos. Como nem sempre queremos obedecer a Deus, as suas leis morais evitam que vivamos segundo os caprichos dos sentimentos.

Em todos esses estágios da sociedade, há pessoa cuja religião é sincera e viva e cuja moral não é apenas uma máscara, mas procede do coração. Um ensinamento vital tanto da fé judaica quanto da religião cristã é que Deus conserva um “remanescente” de fiéis, testemunhando a sua santidade e a sua misericórdia. A partir do testemunho e das orações desse remanescente, pela misericórdia de Deus, vem novamente a renovação espiritual. As pessoas se voltam para Deus. A conduta delas muda, pois são transformadas no íntimo pelo Espírito Santo. A moral é incorporada, e a sociedade se renova porque as pessoas se renovam. Esse é o “reavivamento” que os cristãos esperam e pedem em oração – primeiro espiritual, depois inevitavelmente moral. Não podemos brincar se ser Igreja!
A BÍBLIA: O CÓDIGO DE ÉTICA DIVINO


INTRODUÇÃO
Ética é um aspecto da filosofia, que está dividida ou formada por alguns grupos. Política, Lógica, Gnosiologia, Estética, Metafísica e Ética que definimos,como: “Parte da filosofia que trata das questões e dos preceitos que se relacionam aos valores morais e à conduta humana. Conjunto de princípios, normas e regras que devem ser seguidos para que se estabeleça um comportamento moral exemplar”. (Aulete Dicionário Digital).

I – UM MUNDO SEM A ÉTICA BÍBLICA
Qualquer pessoa pode decidir entre o certo e o errado, seja para com os homens ou Deus, porém a Bíblia ensina como tomar decisões certas diante de ambos. Mas como tomar decisões certas, se hoje o moralmente certo é errado? Como acertar num mundo relativista, Onde as pessoas matam uns para salvar outros? A Bíblia, o Código de Ética Divina, ajuda-nos a tomarmos decisões morais acertadas.

Os valores do mundo corrompido sem Deus, são imorais, relativo e contrário aos princípios bíblicos. O desafio da igreja é grande em combate ao sistema mundano. A prostituição, o homossexualismo, a pornografia, o aborto,a corrupção, assolam a sociedade, desvirtuando-a, dos padrões morais estabelecidos pela Bíblia. O conceito da sociedade sobre namoro, casamento e sexo, revela o hedonismo (prazer imediato), é a influência do egoísmo ético. O índice de aborto é virulento, a cada ano os números aumentam. Uma pesquisa feita no Brasil, revela que 60% dos brasileiros são favoráveis ao aborto. “Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa sobre o juízo” (Tg 2.13).
A prostituição, que não é uma profissão, é uma prática pecaminosa, Deus proíbe com veemência, é grave pecado, é insanidade, loucura, estupidez e torpeza. “Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz fazem-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um {mesmo} espírito. Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo”. (1Co 6.15-18). Leia ainda (Pv 7.4-10, Dt 23.17, 1Co 6.16).
Poderíamos falar ainda de assuntos éticos que a Bíblia aborda com clareza como: A guerra, pois existem guerras justas e injustas. A família, que sofre com as enxurradas de ataques malignos. O sexo, que tem se tornado pervertido, fora do casamento ou no casamento dos ímpios, o sexo pervertido é de praxe. Mas no meio cristão, o diabo tem achado brecha para tornar o seu uso ilícito, antibíblico, antinatural, anticristão, anti-social e subumano. Demônios podem atuar no ser humano na área do sexo. “O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito de luxúria os engana, e eles se corrompem, apartando-se da sujeição do seu Deus”. (Oz. 4.12). “Não querem ordenar as suas ações, a fim de voltarem para o seu Deus; porque o espírito da prostituição está no meio deles, e não conhecem o SENHOR”. (Oz. 5.4).
Ainda sobre assuntos relacionados à moral, O suicídio é um mal que ceifa muitas almas, e não resolve os problemas de ninguém com o fim da vida. A eutanásia, defendida praticada em muitos lugares, é proibida pela Bíblia. Deus é o autor da vida, e só ele tem o direito de tirá-la. (Ex 20.13). As finanças particulares e individuas, tanto quanto as públicas, devem ser utilizadas de maneira correta, sensata e temente a Deus. Os vícios e os jogos, são prejudiciais em todos os Âmbitos. Porque não existe uma lei proibindo o cigarro e a bebido peremptoriamente? Os impostos da bebida e do cigarro geram um bom dinheiro ao governo, deve ser este o motivo. Poderíamos ainda abordar sobre a ética na política. É importante saber que a política exerce influência em todas as áreas da vida, portanto não faz sentido o crente dizer que não quer envolver-se com ela.
II – PRINCÍPIOS ÉTICOS DA BÍBLIA
A base da Ética Cristã é o decálogo, tanto no aspecto espiritual quanto moral. O apogeu da ética nos dez mandamentos é a ética cristã nos ensinos de Jesus. Lembram do Jovem rico? “E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna?” (Mt 19.16). Até o dia de hoje, as pessoas como o jovem rico, pensa que podem alcançar a salvação por seus próprios esforços. “QUE FAREI”. Jesus sabia que estava diante de um rapaz educado nas regras éticas judaicas, onde o exterior era mais importante que o interior, o ser e o sentir espiritualmente. “O formal mais importante que o real.” E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não {há} bom, senão um só {““ que é Deus ““.} Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos” (Mt 19.17).O jovem cumpria todos os mandamentos, Jesus sugeriu que ele vendesse tudo e o seguisse, e ele retirou-se triste. Ele não matava, não roubava não prostituía e etc.Mas à Luz da Ética Cristã,o que importa não é só o NÃO FAZER, mas praticar o que é justo e reto. “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado” (Tg 4.17).

No Antigo Testamento, “não matarás” (EX 20.13).Refere-se ao matar de modo premeditado, deliberado e doloso. “Na ética de Cristo, a prevenção é mais importante, a ira, a cólera e agressão verbal são pecados. “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. “Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raça, será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno” (Mt 5.21-22).O adultério no AT é condenado. Não adulterarás (Ex 20.14; Dt 5.18). Na ética de Cristo, ele condena não apenas os atos, mas também os pensamentos impuros, as fantasias sexuais o “adultério mental” “Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mt 5.28).
O Amor ao próximo no AT era entendido somente entre os judeus e suas famílias e as autoridades. O inimigo eram os gentios.“mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR” (Lv 19.18b). Mas os religiosos diziam: “Aborrecerás o teu inimigo.” Deus nunca ordenou isso. Na ética de Cristo.“Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos”( Mt 5.44-45).
III - A ÉTICA CRISTÃ É PARA TODAS AS FAMÍLIAS
A Bíblia enfatisa maior importância à virtude moral, do que às regras de condutas. Ele enfatiza sobre o homem justo e puro de coração que é bem aventurado. Os Frutos do Espírito Santo descritos em Gálatas, são as virtudes. “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” (Gl 5.22). Ensinar o menino no caminho em que se deve andar, é ensinar a ter virtude, ensinar a ser justo e íntegro e reto. Deus dá testemunho de quem possui essas virtudes. “E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do ma” (Jó 1.8).

1. A ética para os pais. A ética dos pais, embasada de autoridade no lar, gera segurança e garante a sólida formação do caráter dos filhos. A figura paterna está cada vez mais ausente da educação dos filhos. Seja pelo tempo, trabalho, ou pelo indiferentismo e desprezo familiar aplicado pelo sistema mundano. As pressões sociais e econômicas que levam os pais a confiarem a educação e criação dos filhos aos avós, creches, empregadas e babás eletrônicas, deixam os pais ausentes na formação dos filhos. A ausência da figura paterna, provocará num futuro próximo, a dissolução de milhões de famílias. Aos pais compete o ensino cristão aos filhos, a uma vida de limites, respeito e princípios bíblicos, para uma vida longa e abençoada.“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra” (Ef 6. 1-3).
2. A ética para os filhos. Os filhos precisam conhecer e obedecer limites. A honra que os filhos podem dar aos pais, é aceitando os limites impostos,e assimilando os valores ensinados pelos pais. Um lar onde os limites são aplicados e obedecidos justa e biblicamente, conforme a palavra de Deus, as crianças são realmente felizes e vivem alegres. “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe; Ata-os perpétuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida” (Pv 6.20-24).
No AT testamento, Deus estabeleceu um padrão ético para o seu povo, e fez recomendações aos pais para ensinarem seus filhos.“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas” (Dt 6.6-9). A falta de autoridade e ensino aos filhos, traz desordem e vexame no convívio social, gera indivíduos irresponsáveis, contraventores e despreparados para enfrentar a realidade da vida.
CONCLUSÃO
A palavra de Deus, é o princípio das leis estabelecidas por Deus. O padrão de moralidades, a formação do caráter, a virtude para a vida está imposta na Bíblia. O princípio da sabedoria é o temor a Deus, e o temor é desenvolvido na meditação e cumprimento da palavra de Deus. “Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos, Tenho observado os teus preceitos, e os teus testemunhos, porque todos os meus caminhos estão diante de ti” (Sal 119.15,168.

AUTOR: A Primeira Epístola aos Coríntios é um dos escritos clássicos do apóstolo Paulo; acima de tudo ela preserva para nós tanto a doutrina apostólica da Igreja Primitiva, como a doutrina cristã cristalina. Nesta epístola encontramos os problemas enfrentados pelos primeiros cristãos gentios, e como Paulo moveu-se, com um coração de pastor, para ajudar aquela comunidade cristã.
A CIDADE DE CORINTO: Corinto possuía dois grandes portos, agindo como ponte terrestre entre o fluxo do comércio marítimo do oriente com o ocidente. Por isso dispunha de todas as vantagens de um comércio fácil, com o acompanhamento do luxo, da vida fácil e dos vícios que geralmente surgem nesses casos. Foi por essa razão que o vocábulo “corintianizar”, ou seja, “viver como um Corinto”, chegou a entrar no idioma grego e, conseqüentemente, ser usado por todo o império romano. Esse termo indicava uma vida moralmente depravada, entregue à devassidão. No Antigo Testamento, vemos que Sodoma e Gomorra também eram cidades onde havia grande depravação e o termo sodomia era utilizado para classificar as pessoas que praticavam a impiedade.
A cidade se tornou conhecida por seus vícios de concupiscência e cobiça, promovida por seu comércio. Havia muitos cultos pagãos, que consistiam em muitas centenas de prostíbulos, promoviam a concupiscência, através de atos profanos com sacerdotisas prostitutas. O termo “corintianizar”, também incluía o sentido de iniciar-se em práticas imorais; também a “donzela coríntia”, que simbolizava essa iniciação; e ainda “enfermidade coríntia”, que indicava os resultados venéreos desses pecados de imoralidade.
A população coríntia era extremamente cosmopolita e sua vida religiosa refletia a grande mistura de povos e costumes, exibindo aspectos altamente sincretistas. Contava com diversos cultos misteriosos como da adoração imoral a Afrodite. Este último culto se caracterizava sobretudo pela imoralidade e pela prostituição religiosa. Um escritor da época revala que havia em Corinto, dedicadas a esse culto, cerca de uma mil prostitutas religiosas, que tinham por principais divindades a Mãe Suprema, Melcarte, Serápis, Ísis e Afrodite. Ora, isso atraía um grande número de peregrino - ainda mais com o fluxo que havia em seus portos -, vindos do exterior, com o propósito declarado de se dedicarem à adoração religiosa. E assim, viver como um coríntio passou a significar uma vida entregue ao deboche.
Os trechos de 1 Ts 4:3-7 e Rm 1:18-27, ambos escritos por Paulo enquanto estava morando em Corinto, revelam o ensinamento apostólico a respeito destas práticas pagãs.
A IGREJA EM CORINTO: Paulo foi o primeiro apóstolo cristão a chegar à Grécia. Chegou em Corinto proveniente de Atenas (At 18:1-18). Ficou em companhia de um casal de judeus, Áquila e Priscila, que eram cristãos e tinham vindo de Roma, em face da expulsão dos judeus da capital do império. A igreja de Corinto, por conseguinte, teve início na casa deles; e Silas e Timóteo não se demoraram de vir reunir-se a Paulo em Corinto, liberando o apóstolo para trabalhar em prol do Evangelho, com grande intensidade em Corinto.
Depois da partida do apóstolo Paulo, chegaram a Corinto outros mestre do evangelho, entre os quais se destacava um rabino judeu convertido, de nome Apolo. Priscila e Áquila instruíram-no com maior precisão acerca da doutrina de Cristo (cf. At 18:24 e ss.).
Todavia, depois do afastamento do apóstolo Paulo, a igreja de Corinto desceu de forma alarmante quanto ao seu nível moral e espiritual. Estouraram divisões amargas; permitiram os vícios mais baixos entre eles; abusaram da liberdade cristã; deixaram-se influenciar por mestres legalistas, que ensinavam de modo contrário a Paulo; corromperam as formas cristãs de adoração, agindo de forma ultrajante, até mesmo quando da participação da Ceia do Senhor, comendo e bebendo em excesso, e negligenciando os pobres da igreja, que ficavam famintos e esquecidos. Também surgiram falsas doutrinas entre eles, sendo tolerados os falsos mestres, sobretudo aqueles que pervertiam o ensino acerca da ressurreição. Esses se tornaram os graves vícios da igreja em Corinto, condições que impeliram o apóstolo a escrever esta e a Segunda epístola à comunidade de Coríntios.
ESBOÇO PARA ESTUDO
INTRODUÇÃO, saudações e ação de graças – (1:1-9): ao usar a expressão “chamado”, Paulo deixa bem claro, desde o começo, que o seu apostolado não era obra sua, como também não era idealização humana, e, sim, uma chamada divina. A defesa do seu ministério era necessária, desde o início, pois na igreja local de Corinto tinham surgido dúvidas quanto à autoridade apostólica de Paulo.
PROBLEMAS DE DIVISÃO E FALTA DE UNIDADE NA IGREJA (1:10 a 4:21):
1. As causas e conseqüências da divisão são:
Versículos chave: 1:28, 29 e 3:3
(  ) Exaltação do ego e posição do homem, em detrimento de Cristo (1:10-17).
(  ) As divisões surgem por causa das preferências da alma, onde reside o orgulho e a sabedoria humana. A sabedoria humana é uma “loucura” para Deus. A cruz é a sabedoria de Deus apresentada aos homens (1:18-25).
(  ) A comunidade cristã dos coríntios não fora chamada dentre os sábios (1:26-31).
(  ) Paulo lhes dera exemplo de conduta humilde (2:1-5).
(  ) As divisões, ciúmes e contendas que havia na comunidade era evidência de infantilidade espiritual dos crentes, e revelavam que eles eram carnais. Eles estavam seguindo a homens e sua sabedoria, e não a revelação de Deus (2:6 a 3:4).
(  ) Os apóstolos verdadeiros não são rivais, mas trabalharam na mesma lavoura, de onde todo o mérito é de Deus (3:5-23).
2. Como o verdadeiro apóstolo deve ser julgado:
(  ) O apóstolo Paulo fala que “não devemos ultrapassar o que está escrito”, porque esta atitude provoca preferência por parte das pessoas e, como conseqüência, a divisão no Corpo (4:1-21).

IMORALIDADE E OS PADRÕES MORAIS DO CRISTIANISMO (5:1 a 7:40):
            Versículos chave: 5:7 6:12. 
( ) Paulo condena a imoralidade grosseira e seus frutos: a soberba e jactância. Esses elementos na natureza humana constitui-se um velho fermento, que deve ser lançado fora. Não se deve comemorar a Festa com fermento. A vida cristã deve ser caracterizada por uma pureza real, tal como durante a semana da festividade dos Pães Asmos era ordenado remover de cada casa todo o vestígio de fermento (5:1-13).
(  ) Paulo censura os processos legais entre irmãos (6:1-8).
(  ) O padrão do reino de Deus exclui os que se “corintianizaram” (6:9-11).
(  ) A liberdade cristão deve ser vivida com equilíbrio e cada um deve manter-se puro, pois nossos corpos são membros de Cristo (6:12-20).
(  ) Orientação apostólica a respeito do casamento e celibato (7:1-40). O casamento é uma ordenança divina que, dentre outras coisas, protege os crentes contra a impureza. Paulo comenta que o casamento é uma fonte de prazer para o homem e a mulher (vss. 3-6, cf. Dt 24:5). O cristão deve esforçar-se para santificar o seu parceiro incrédulo; também deve levar em consideração a situação e santificação de seus filhos. O divórcio, quando uma das partes não é cristão, é permitido quando a parte incrédula não deseja mais viver com o cristão e por isso o(a) cristão não se deve auto-condenar pois: “... como sabes se salvarás teu marido? ou tua mulher?”. O divórcio entre cristãos não é concedido, foi permitido apenas por causa da dureza do coração humano e em casos de pecado grave(cf. Mt 19:6-9). A unidade é algo que deve ser buscado com grande esforço e dedicação. O celibato, ou ficar solteiro para servir ao Reino, é um dom de Deus (cf. Mt 19:10-12).
Todas as passagens da Bíblia sobre o episódio "Imoralidade sexual ".

1 Coríntios 6

12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.
13 Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém aniquilará, tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
14 Ora, Deus não somente ressuscitou ao Senhor, mas também nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? De modo nenhum.
16 Ou não sabeis que o que se une à meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque, como foi dito, os dois serão uma só carne.
17 Mas, o que se une ao Senhor é um só espírito com ele.
18 Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20 Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.


Fonte:
http://www.catequisar.com.br
http://www.reinonet.com.br
http://www.bibliaon.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com