CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

UMA RESPOSTA AOS HEREGES, AOS FRACOS ESPIRITUAIS E AOS EXTREMISTAS RELIGIOSOS CRISTÃOS

Acesse nossos Sites e Curta a Nossa Página do facebook:
http://www.facebook.com/ProfMarcioDeMedeiros?ref=h
NOSSA NOVA PAGINA:
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Prof-Marcio-de-Medeiros/587441861298139
NOSSOS SITES:
http://profmarciodemedeiros.blogspot.com/
https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com/     
ALGUNS DE NOSSOS VIDEOS:
https://www.youtube.com/watch?v=f0vqXHcutbo
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vxBAQf2qA5o
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=HK26_Xwh9sE 

UMA RESPOSTA AOS HEREGES, AOS FRACOS ESPIRITUAIS E AOS EXTREMISTAS RELIGIOSOS CRISTÃOS

Este artigo não tem o intuito de ofender e nem de menosprezar nenhuma crença ou religião, e nem de faltar com respeito a nenhuma pessoa, apenas tem o objetivo de esclarecer, despertar, informar e estabelecer um diálogo inter-religioso pacífico, e dentro da Ética e da verdade.
   Vamos analisar alguns pontos que muitas pessoas erram dentro do meio evangélico e dentro de algum seguimento religioso de forma geral.São os seguintes:
1-O Nome de Deus
2-A transformação interior
3-O nome do Salvador
O nome do Eterno(Criador)
   Muitas pessoas dizem que o vocábulo Deus, veio do paganismo Greco -romano, significando assim “zeus”, e dizem que não podemos de nenhuma forma pronunciar. Sabemos que o Eterno, o Altíssimo, o Todo poderoso(não o do filme), O Criador, Ele sendo onisciente, onipresente e onipotente, Ele sabe muito bem quando nós estamos nos referindo a Ele. Se cremos que existe um Senhor Supremo Criador e Eterno Todo poderoso, cremos nessa tese supracitada.
   Sabemos que o nome do Eterno Criador, tem a sua origem no tetragrama Divino:YHVH.Por causa da reverente relutância dos judeus em pronunciar este nome , o mesmo perdeu a sua pronúncia.Sabemos que o mesmo está relacionado com o verbo Ser. Deus (O Criador),requer de seus filhos uma postura mais séria, requer um estudo mais profundo, correto, sadio e livre de distorções e extremismos, um estudo de sua Palavra, das Escrituras Sagradas, um estudo com oração e com o coração,  intimamente ligado ao eterno (Deus). Devemos conhecer mais e mais de Deus e não parar no tempo, achando que somos auto-suficientes e detentores das verdades absolutas e incontestáveis, como alguns grupos isolados que se acham os melhores e os únicos que vão para o céu e os únicos verdadeiros. Rever os nossos conceitos, as nossa ações, os nossos sonhos, projetos e ideais, bem como nossas crenças e valores, é um ato de sabedoria, de inteligencia, progresso e de amadurecimento espiritual. É costume dos sábios mudar de idéia. Mude de idéia e reveja os seus pensamentos, suas crenças, costumes, dogmas, achismos, etc.
       O diálogo é importante, e eu estou convidando aos que quiserem dialogar comigo, entrem no meu face, que tem o mesmo nome do meu  Blog.Temos um grupo e podem postar os seus comentários Lá no nosso grupo, o mesmo tem o mesmo nome do blog também!. A mudança, a transformação, começa nos nossos corações e nas nossas mentes. Queremos transformar o mundo e as pessoas e esquecemos que a transformação tem que ser primeiro em nós!!!. As pessoas, as coisas, objetos, ciências, e o ambiente seja ele religioso ou não, só pode ser mudado quando eu e você mudar, quando houver uma mudança generalizada em nosso corpo, alma, e espírito.
A TRANSFORMAÇÃO INTERIOR

      Em Rm 12, nos primeiros versículos, temos uma clara idéia do que estamos tratando neste artigo, no tocante a renovação e transformação interior.Para se falar em Deus e em sua Santa Palavra, devemos e podemos ser transformados antes, pelo seu Eterno poder e pela sua maravilhosa graça infinita.Basta você querer e buscar e também agir em prol disso. Você deve ter um forte esforço, um esforço diário e progressivo, para a busca da transformação interior!!!. A falta de Busca da transformação, resulta em heresias sem precedentes, em fraqueza espiritual, e em extremismo religioso desenfreado e altamente destrutivo!.Busque e ore para que a sua vida seja transformada, eu e voçê precisamos ser transformados a cada dia e aperfeiçoados dentro das Sagradas Escrituras.
       Fale sobre o Eterno (Deus) e sobre a sua  Santa Palavra , com o coração transformado e quebrantado, sensível ao toque e ao chamado do Espírito Santo de Deus. Deixe o Eterno falar ao seu coração e a sua mente.
     Quando damos ouvido à voz de Deus e nos reportamos à sua Palavra, ficamos mais fortes e bem nutridos, e aptos a falar e agir de forma mais inteligente e espiritual, livre de heresias, de falsas doutrinas, de má interpretação das Escrituras e de extremismos e achismos religiosos incoerentes e fora dos padrões Bíblicos. Quando ouvimos, obedecemos e praticamos a Palavra do Eterno com sabedoria, temos ótimos resultados. Reflita nisso e reveja os seus conceitos e crenças aprendidas de forma incorreta!!. Isto é um ato de sabedoria!!!.
O NOME DO NOSSO SALVADOR

Sabemos que muitos andam dizendo que até mesmo o nome Jesus, veio do paganismo Greco-romano, outra mentira deslavada!. Nao há provas concretas disto, isto é apenas mais uma dentre varias especulações e teses infundadas, desprovida de qualquer conteúdo seguro, coerente e convincente. Muitos fazem varias interpolações, dizendo que o nome de Salvador é YAOHOSHUA,YUHUSHUA,ETC.
      Existem estudiosos que refutam esta teoria e dizem que o nome do     Salvador não pode ser YAOHOSHUA, e SIM YESHUA.Vamos analisar o seguinte, o nome de uma pessoa é diferente em outro idioma, vemos que João em inglês é John (escrita e pronuncia diferente), Tiago em inglês é James, (grafia e pronuncia diferente), Pedro em inglês é Peter (Grafia e pronuncia diferente), e existem vários outros nomes que são desta forma, eles mudam totalmente ou parcialmente a sua grafia e pronuncia. Então por que seria diferente com  o nome do Salvador?.Não precisamos nos preocupar com essas coisas, pois, como já dissemos, o Eterno, o Salvador sabe quando nós estamos nos referindo à Ele.No nosso idioma à décadas atrás,  se escrevia farmácia com PH NO INICIO DA PALAVRA, e muitas transformações acontecem no idioma, na cultura, na religião, costumes etc, da vida de um povo e de uma nação.Portanto,podemos chamar o Salvador tanto de Yeshua, como de Jesus.Medite nisso.

Autor: Marcio de Medeiros











Uma resposta aos hereges, aos fracos na fé e aos extremistas religiosos-parte 02
YaHWeH - O Nome de Deus

[1] Entende-se que o NOME de Deus é YaHWeH (Sl 83:18 - Is 42:8 - Ex 6:3); quando Deus ordenou a Moisés que ordenasse a Faraó que libertasse o povo hebreu da escravidão no Egito (Ex 3:6-10), Moisés perguntou o nome de Deus e Deus disse "EU SOU O QUE SOU SOU" (Ex 3:13-15); no texto hebraico, temos Ehyeh Asher Ehyeh (אֶהְיֶה)(אֲשֶׁר)(אֶהְיֶה). 
Êxodo 3:13-15
13. Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? 14. Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU(EHYEH ASHER EHYEH - H1961). Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU (EHYEH - H1961) me enviou a vós. 15. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração.

[2] A passagem em Êxodo 6:3 diz que Deus havia se apresentado a Abraão, a Isaque e a Jacó como EL SHADDAY (Deus Poderoso), mas pelo seu NOME YaHWeH, Deus não havia sido perfeitamente conhecido, até então (Ex 6:3 - Gn 17:1); Deus (ELOHIM) revelou o seu NOME a Moisés, como sendo YaHWeH (Ex 6:2). 

Salmos 83:18
18. Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de Senhor (YHWH), és o Altíssimo (ELYON) sobre toda a terra.

Isaías 42:8
Eu sou o Senhor (YHWH); este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.

Êxodo 6:3
3. E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso (EL SHADDAY); mas pelo meu nome, o Senhor (YHWH), não lhes fui perfeitamente conhecido.


Gênesis 17:1
1. Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor (YHWH) a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso (EL SHADDAY), anda em minha presença e sê perfeito.


Êxodo 6:2
2. Falou mais Deus (ELOHIM) a Moisés, e disse: Eu sou o Senhor (YHWH).


ELOHIM (= DEUS) 

[1] Embora em Deuteronômio 6:4 e em outras passagens é dito que YaHWeH é o ÚNICO Deus (ELOHIM) (Dt 6:4 - Mc 12:29 - Tg 2:19 - Jo 17:3 - 1Co 8:4-6 - 1Tm 2:5), curiosamente, a palavra ELOHIM é plural.

Deuteronômio 6:4
4. Ouve, Israel, o SENHOR (YHWH) nosso Deus (ELOHIM) é o único SENHOR (ELOHIM).

Gn 1:26 façamos o homem (compare com Is 40:14)(Is 43:10,11)

Gn 3:22 eis que o homem se tornou como um de NÓS

Gn 11:7 vinde, desçamos e confundamos

Is 6:8 quem há de ir por NÓS? 

Gn 1:1 Criou DEUSES o céu e a terra (verbo singular + substantivo plural)

Dt 5:26 - Jr 23:36 ELOHIM hai (DEUSES vivo)

Sl 7:10 ELOHIM tzatik (DEUSES justo)


------------
A PALAVRA "DEUS" NÃO É SINÔNIMO DA PALAVRA "ZEUS"!
[1] Há pessoas que dizem que a palavra DEUS é sinônima da palavra ZEUS - eu discordo - mas tais pessoas não percebem que, de acordo com a TANAKH, podemos dizer que ZEUS, AFRODITE, POSSEIDOM, APOLO, etc,são ELOHIM! 
Êxodo: 20:3. 
3. Não terás outros ELOHIM diante de mim. 
[2] Entende-se que, PROVAVELMENTE, as palavras DEUS e ZEUS compartilhem a mesma origem no radical indo-europeu "DEI", mas, o fato de, provavelnente, a origem ser a mesma, NÃO significa que o SIGNIFICADO seja o mesmo! (Livro: O deus dos Indo-Europeus, Autor: João Evangelista Martins Terra, Capítulo: 11, Páginas: 291,292,297,298,302,306,309), 
[4] Veja que, em português, a palavra DEUS é um nome comum, enquanto que a palavra ZEUS é um nome próprio, por exemplo: "ZEUS era um DEUS dentre muitos DEUSES, na mitologia grega."

"ZEUS é um DEUS dentre muitos DEUSES, na mitologia grega"
zeus hu EL ekhad bein ELOHIM rabeem ba-mitologyia ha-yevanit (hebraico transliterado para o português)
(זאוס הוא אל אחד בין אֱלֹהִים רבים במיתולוגיה היוונית) (letras hebraicas)

-------------------

[1] A palavra portuguesa DEUS vem do latim DEUS, com o mesmo significado da palavra grega THEÓS (θεός); as palavras DEUS (no Latim) e ZEUS (da mitologia grega), provavelmente, vêm do Radical indo-europeu "DEI (iluminar)" (Livro: O deus dos Indo-Europeus, Autor: João Evangelista Martins Terra, Capítulo: 11, Páginas: 291,292,297,298,302,306,309), MAS a palavra THEÓS (θεός), provavelmente, vem do Radical indo-europeu "DHE (fundar)" (páginas 302,309); veja que as palavras gregas THEÓS (θεός) e ZEUS (Ζεύς), na Literatura do Grego ANTIGO, apareciam JUNTAS, no mesmo texto, PORÉM com significados diferentes, pois a palavra THEÓS (θεός) representava QUALQUER "ser considerado soberano/poderoso", ENQUANTO QUE a palavra ZEUS (Ζεύς) era o Nome Próprio de UM deus, dentre MUITOS deuses, da mitologia grega!

Deus (θεός) (relatado na Bíblia) NÃO é Zeus (Ζεύς)
[2] Embora as palavras DEUS (no Latim) e ZEUS (da mitologia grega), provavelmente, venham do Radical indo-europeu "DEI (iluminar)", isso NÃO significa que NÃO devemos usar a palavra "DEUS", pois a palavra DEUS representa QUALQUER "ser considerado soberano/poderoso", assim como, na TANAKH (Antigo testamento), a palavra "EL (אֵל)" se refere tanto ao CRIADOR quanto aos ÍDOLOS; de acordo com a História, "EL" era o Nome Próprio de um ÍDOLO babilônico-caldeu.  
(a) EL (אֵל), referindo-se aos ÍDOLOS (Ex 15:11 - Ex 34:14 - Dt 32:12 - Sl 44:20 - Sl 77:13 - Sl 81:9 - Sl 95:5 - Is 43:10 - Is 44:10 - Is 44:15 -Is 44:17 - Is 45:14 - Is 45:20 - Is 46:6 - Is 46:9 - Is 57:5 - Ez 28:2 - Dn 11:36 - Ml 2:11); 
(b) ELOAH (אֱלוֹהַּ), referindo-se aos ÍDOLOS (2Cr 32:15 - Dn 11:38 - Dn 11:39 - Hb 1:11); 

(c) ELOHIM (
אֱלֹהִים), referindo-se aos ÍDOLOS (Ex 20:3 - Dt 13:2 - Jz 16:23 - 2Rs 19:18 - Sl 82:6).
[3] A palavra THEÓS (θεός) designava (designa) QUALQUER "SER considerado SOBERANO/PODEROSO", ENQUANTO QUE a palavra ZEUS (Ζεύς) era (é), na mitologia grega, o Nome Próprio de UM "deus (theós/θεός)", dentre MUITOS "deuses (theoí/θεοί)" existentes, na mitologia grega.
 A palavra "el (אֵל) (H410)" tem o sentido de "ser supremo/poderoso"; a palavra "eloah (אֱלוֹהַּ) (H433)" é, provavelmente, a forma enfática (prolongada) da palavra "el (אֵל)"; o plural da palavra "eloah (אֱלוֹהַּ)" é  "elohim (אֱלֹהִים) (H430)"; As palavras "el (אֵל), eloah (אֱלוֹהַּ)" e "elohim (אֱלֹהִים)" NÃO são nomes próprios, NEM são termos exclusivos do Criador.

Deus (θεός) (relatado na Bíblia) NÃO é Zeus (Ζεύς)
[4] A palavra "Ζεύς" é escrita com a letra "ZETA (Ζ)", MAS a palavra "θεός" é escrita com a letra"THETA (θ)"! Veja que o genitivo de "Ζεύς" é "Διός", escrito com a letra "DELTA (Δ)", MAS a palavra "θεός (= Deus)" é escrita com a letra "THETA (θ)"!
A letra grega THETA (θ) tem o som do TH-inglês, como em "thunder, panther, thing", NÃO tem o som do T-português.
A letra grega DELTA (Δ) tem o som do TH-inglês, como em "mother, father, brother, leather"; NÃO tem o som do D-português.
A letra grega ZETA (Ζ) pode ter o som do Z-italiano (dz), como em "zero (dzero), mezzo (medzo)"; NÃO tem o som do D-português, NÃO tem o som do T-português, NÃO tem o som do TH-inglês 
[5] O fato de uma palavra ser parecida com outra palavra NÃO significa que tenham o mesmo significado; ZEUS relatado na mitologia grega NÃO é DEUS relatado na Escritura, assim como EXU da crença afro-brasileira NÃO é IEXU(A) relatado na Escritura; para quem não sabe, o nome do Salvador (Jesus) em siríaco (tipo de aramaico) é IEXU, de acordo com os manuscritos da PESHITTA (Bíblia em siríaco) e o nome do Salvador (Jesus) em hebraico é IÊXUA; embora a transliteração do nome do Salvador seja "Yeshu(a)" (com "y" e "sh"), sabemos que, de acordo com a forma escrita do português, a transliteração poderia ser feita com"i" e "x" (Iexu, Iêxua), ou com "i" e "ch" (Iechu, Iêchua), assim como a palavra hebraica SHIBOLET foi transliterada para o português com "x" (xibolete) (Jz 12:6) (veja a Academia Brasileira de Letras).

Deus (θεός) (relatado na Bíblia) NÃO é Zeus (Ζεύς)  
[6] Os gregos antigos eram politeístas, pois acreditavam em vários deuses (θεοί), tais como, Zeus, Afrodite, Poseidom, Hades, Cronos, etc;
[7] Nessa passagem em Atos 17:15, vemos que o apóstolo Paulo SABIA que a palavra THEOS (θεός)(= deus) se referia (se refere) a a QUALQUER "SER considerado SOBERANO/PODEROSO", pois o apóstolo Paulo disse que tal SER SOBERANO/PODEROSO, o qual eles (os gregos) NÃO conheciam, era (é) o Criador, o qual NÃO habita em templos feitos por mãos humanas (At 17:23-25).
[8] Na passagem em Atos 2, no relato do derramamento do Espírito Santos, houve um milagre de INTERPRETAÇÃO de línguas, em que até os cretenses (= povo de LÍNGUA GREGA) conseguia ouvir as Maravilhas do Criador, no próprio IDIOMA GREGO (At 2:11).  
PERGUNTA: Considerando que os cretenses (= povo de LÍNGUA GREGA) conseguiam ouvir as Maravilhas do Criador, no próprio IDIOMA GREGO (At 2:11), os cretenses ouviram (a) palavras hebraicas ou (b) palavras gregas? RESPOSTA: Obviamente, eles ouviram palavras gregas.
PERGUNTA: Quando o apóstolo Paulo esteve em cidades GREGAS, tais como, Corinto (At 18:1-18), Atenas (At 17:22-34), Bereia (At 17:10-13), Tessalônica (At 17:1-10), Filipos (At 16:23-26), Macedônia (At 16:9-40 - At 19:21), Trôade (At 16:9-12 - At 20:6-12), Paulo falava em língua GREGA ou em língua hebraica?



Declinações 
[9] As declinações das palavras NÃO representam a mudança da palavra (escrita e fala), com o passar do tempo, MAS sim representa a mudança da palavra, a fim de representar as funções da palavra, na frase, tais como, sujeito (nominativo), objeto direto (acusativo), objeto indireto (dativo), posse (genitivo), etc. 
Declinação da palavra ZEUS (da mitologia grega) 
 Declinação da palavra ZEUS, no Grego Antigo: [singular] Ζεύς (nominativo), Διός (genitivo), Διί (dativo), Δία (acusativo), Ζε (vocativo)
 Declinação da palavra ZEUS, no Grego Moderno: [singular] Δίας (nominativo), Δία (genitivo), Δία (acusativo), Δία (vocativo)
Declinação da palavra THEOS (DEUS) 
 Declinação da palavra THEOS (DEUS), no Grego Antigo:[singular] θεός (nominativo), θεο (genitivo), θε (dativo), θεόν (acusativo), θεέ (vocativo) // [plural] θεοί (nominativo), θεν (genitivo), θεος (dativo), θεούς (acusativo), θεοί (vocativo).  
 Declinação da palavra THEOS (DEUS), no Grego Moderno:[singular] θεός (nominativo), θεού (genitivo), θεό (acusativo), θεέ (vocativo) // [plural] θεοί (nominativo), θεών (genitivo), θεούς (acusativo), θεοί (vocativo).   
Declinação da palavra do Latim DEUS
 Declinação da palavra DEUS, no Latim: [singular] deus (nominativo), dei (genitivo), deo (dativo), deum (acusativo), deus (vocativo), deo (ablativo) // [plural] di/dei (nominativo), deorum/deum (genitivo), dis/deis (dativo), deos (acusativo), di/dei (vocativo), dis/deis (ablativo).


BAIXO RELEVO DE MITRA
SOLI INVICTO DEO ATIMETVS AVGG NN SER ACT PRAEDIORVM ROMANIANORVM
soli invicto deo atimetus augg(ustorum) nn(ostrorum) serv(us), act(or) praediorum romaniarorum
[10] A frase escrita nessa dedicatória significa: Ao deus sol invicto - Atimetus (nome do dedicador), servo de nossos imperadores, agente das propriedades de Romaniani 
Na história da humadidade, há relato de vários povos adorando ao SOL; a Escritura relata JUDEUS adorando ao SOL (Ez 8:16); os Romanos acreditavam em VÁRIOS DEUSES; o Baixo Relevo de Mitra, Deus Sol Invicto mostra que, na mitologia romana, o SOL também era considerado um deus, dentre muitos deuses.  

Declinação da palavra SOL (sol) 
  Declinação da palavra SOL, no Latim: [singular] sol (nominativo), solis (genitivo), soli (dativo), solem (acusativo), sole (ablativo) // [plural] soles (nominativo), solum (genitivo), solibus (dativo), soles (acusativo). 
Declinação da palavra do Latim DIES (a palavra do latim "dies" significa "dia", em português)
 Declinação da palavra do Latim DIES (que em português significa "dia"): [singular] dies (nominativo), diei/die (genitivo), diei/die (dativo), diem (acusativo), dies (vocativo), die (ablativo) // [plural] dies (nominativo), dierum (genitivo), diebus (dativo), dies (acusativo), dies (vocativo), diebus (ablativo).

Uns quatro anos antes do Concílio de Niceia, o imperador romano Constantino sido iniciado na ordem religiosa do Sol Invictus; havia dois cultos que consideravam o sol com único deus supremo: o culto ao Sol invictus e o culto a Mitra (Catholic Encyclopedia, New Edition, vol i, pag. 792; Ecclesiastical History, Bishop Louis Dupin, Paris, 1686, vol. i, pag. 598)     

DUMNEZEU (= DEUS em idioma Romeno)
[11] Na língua Romena, a palavra DEUS é "DUMNEZEU" e a palavra ZEUS (da mitologia grega) é "ZEUS"; o ROMENO é a língua falada, atualmente, no país europeu chamado Romênia e quem traduziu a Bíblia para a língua romena foi Dumitru Cornilescu (1891 - 1975) (Bíblia em Romeno)
A declinação da palavra romena "DUMNEZEU" é dumnezeu
 Declinação da palavra DUMNEZEU, no Romeno: [singular] Dumnezeu (nominativo/acusativo), lui Dumnezeu (dativo/genitivo), Dumnezeule (vocativo) // [plural] Dumnezei (nominativo/acusativo), dumnezeilor (dativo/genitivo), Dumnezeilor (vocativo). 


SENHOR - BAAL, ADONAY
Oséias 2:16
[12] A passagem em Oséias 2:16,17 diz que, Naquele Dia (ba-yom)(בַיּוֹם), Gômer (mulher de Oséias) (Os 1:2,3) chamará o Criador de "Meu Marido (Ish-i)(אִישִׁ֑י)" e NÃO chamará o Criador de "Meu Senhor (Baal-i)(בַּעְלִֽי)" (Os 2:16) e, Naquele Dia (ba-yom) (בַּיּ֣וֹם), o Criador destruirá as armas de guerra e dará segurança (Os 2:18); devemos nos lembrar de que a palavra ADONAY (אֲדֹנָי)(H136) também significa meu SENHOR, sendo usada referindo-se ao Criador. 

[13] O palavra BAAL pode ser substantivo (ba'al - H1168), significando "senhor", "dono" ou "marido".
(a) A palabra BAAL, geralmente, refere-se a ÍDOLOS (1Rs 18:18-22 - 1Rs 18:25,26 - 2Rs 10:18-28 - Jz 2:13)
(b) Em algumas passagens, a palavra BAAL significa, literalmente, "esposo/marido" de mulher (Gn 20:3 - Ex 21:22 - Dt 22:22 - Pv 12:4);
(c) A palavra BAAL também está presente em nomes de pessoas: BAAL (1Cr 8:30), Esh-BAAL (1Cr 8:33 - 1Cr 9:39), Meribe-BAAL (1Cr 8:34 - 1Cr 9:40);
(d) A palavra BAAL pode ser o verbo "desposar/casar-se (ba'al H1166 - בָּעַל)", ocorrendo nas seguintes passagens: Gn 20:3 - Dt 21:13 - Dt 22:22 - Dt 24:1 - 1Cr 4:22 - Pv 30:23 - Is 26:13 - Is 54:1 - Is 54:5 - Is 62:4 - Is 62:5 - Jr 3:14 - Jr 31:32 - Ml 2:11. Nas passagens em Isaías 54:5 e em Jeremias 31:32, o verbo BA'AL refere-se a DEUS; os principais manuscritos da TANAKH (= Antigo Testamento) são (a) oCódice Aleppo e (b) o Códice Leningrado; a palavra BAAL aparece na passagem, em Jeremias 31:32, no Códice Leningrado, mas não aparece no Códice Aleppo.
[14] No Novo Testamento (Brit Hadashah) traduzido em ARAMAICO, a palavra BAAL é usada, significando, literalmente, "esposo/marido" de mulher (Mc 10:12 - Lc 2:36 - Jo 4:12 - Rm 7:2 - 1Co 7:2 - Ef 5:22 - Tt 1:6 - 1Pe 3:1)
[15] No Hebraico Moderno, a palavra BAAL é usada na expressão BAAL RACHAMIM (Senhor das misericórdias), usada EM ORAÇÕES e EM CANÇÕES JUDAICAS (veja, no YouTube, a canção judaica chamada "Machnisei Rachamim") e o RETORNO AO JUDAÍSMO é chamado, pelos judeus, de BAAL TESHUVAH.
[16] No Hebraico Moderno, o verbo BAAL (a sílaba tônica é a última) NÃO é tão usado, sendo, às vezes, usado, significando "CRUZAR", referindo-se a animais. Exemplo:
(a) "O cachorro cruzou com a cadela" = "ha kelev ba'al et ha kalba". 
[17] No Hebraico Moderno, o substantivo BAAL (a sílaba tônica é a primeira) é usado com o sentido de "MARIDO/ESPOSO" ou "DONO"; muitas mulheres preferem NÃO chamar seus maridos de BAAL, mas muitam NÃO se importam com isso! Exemplos:
(a) "o meu marido = ba'al-i";
(b) "Quem é o seu marido = Mi ba'al-ikh?";
(c) "Ela tem um marido bonito = Yesh la ba'al khatikh";
(d) "O dono da casa não está aqui = Ba'al ha-bait lo nimtsa";
(e) "Ele é o dono deste cachorro = Hu ha-ba'al shel ha-khlev ha-zeh".


VITÓRIA, GLÓRIA, EVANGELHO, BÍBLIA, HADES

[18] Há quem diga que NÃO se pode usar as palavras VITÓRIA, GLÓRIA, EVANGELHO, BÍBLIA, HADES, etc, SÓ PORQUE tais palavras foram usadas para nomear ÍDOLOS ou usadas em referência a alguma idolatria, ou a alguma maldade, MAS, as palavras DEPENDEM do CONTEXTO.
1. O fato de o rei SALOMÃO (= PAZ) ter sido um péssimo exemplo (1Rs 11:4-8), NÃO significa que não possamos usar a palavra PAZ!
2. O fato de TAMUZ ser um nome de um ÍDOLO, o qual foi adorado por alguns JUDEUS (Ezequiel 8:1 – Ezequiel 8:14), NÃO significa que os JUDEUS estejam errados em usar um CALENDÁRIO que tenha um mês chamado TAMUZ, assim o fato de o nome de alguns meses se referirem a ídolos ou a pessoas, tais como, JANEIRO (homenagem ao deus Janus), MARÇO (homenagem ao deus Marte), JULHO (homenagem a Júlio César), AGOSTO (homenagem ao imperador romano Augusto), isso NÃO significa que nós estejamos idolatrando tais ídolos ou tais pessoas.
3. O fato de alguns JUDEUS terem adorado a um ÍDOLO chamado SOL (Ezequiel 8:16), NÃO significa que seja errado usar a palavra SOL/shemesh (שֶׁמֶשׁ), assim como, o fato de a palavra grega HADES, que literalmente significa NÃO VISTO, ser tanto o nome de “um deus da mitologia grega” quanto “o mundo invisível, na mitologia grega”, isso NÃO impede que tal palavra seja usada em OUTRO CONTEXTO.
4. O fato de alguns JUDEUS terem adorado a um ÍDOLO chamado RAINHA DOS CÉUS (Jeremias 7:17,18 – Jeremias 44:17-19 – Jeremias 44:25), NÃO significa que seja errado usar a palavra RAINHA/meleketh (מִלְכֹּת) e a palavra CÉU/shamayim (שָׁמַיִם). 
5. O fato de as palavras hebraicas para os planetas URANO e NETUNO serem respectivamente URANUS (אוּרָנוּס) e NEPTUN (נֶפְּטוּן) e do planeta anão PLUTÃO ser PLUTO (פְּלוּטוֹ), NÃO significa que estamos IDOLATRANDO! Tudo depende do CONTEXTO!
6. O fato de a palavra ELOHIM, de a palavra ELOAH e de apalavra EL também se referirem aos ÍDOLOS, NÂO significa que seja errado usar tais palavras, tanto que, na Escritura, ELOHIM, ELOAH e EL são usadas tanto referindo-se ao Criador, quanto aos ÍDOLOS.
(a) EL (אֵל), referindo-se aos ÍDOLOS (Ex 15:11 - Ex 34:14 - Dt 32:12 - Sl 44:20 - Sl 77:13 - Sl 81:9 - Sl 95:5 - Is 43:10 - Is 44:10 - Is 44:15 -Is 44:17 - Is 45:14 - Is 45:20 - Is 46:6 - Is 46:9 - Is 57:5 - Ez 28:2 - Dn 11:36 - Ml 2:11); 
(b) ELOAH (אֱלוֹהַּ), referindo-se aos ÍDOLOS (2Cr 32:15 - Dn 11:38 - Dn 11:39 - Hb 1:11); 
(c) ELOHIM (אֱלֹהִים), referindo-se aos ÍDOLOS (Ex 20:3 - Dt 13:2 - Jz 16:23 - 2Rs 19:18 - Sl 82:6).


HWWH (יְהֹוָה) - Jeová, Javé, Júpiter


HAYAH (הָיָה)(H1961) = ser

[20] Após o exílio babilônico, os judeus passaram a EVITAR de pronunciar o nome YHWH, a fim de EVITAR blasfemar o nome do Criador (Lv 24:16) (DAVIS, apud READ, 1958a); de acordo com Josefo, NÃO era permitido pronunciar o nome YHWH (Antiguidades II.12,4); de acordo com Filo, o nome YHWH era pronunciado no Santo dos Santos (Vit.Mos.,III.11); a Mishna Barachoth (IX.5) que o nome poderia ser usado em cumprimentos; de acordo com Maimonides (More, I.61), o nome YHWH poderia ser pronunciado somente no templo, pelos sacerdotes, enquanto pronunciavam a benção sacerdotal e pelo sumo sacerdote, no dia da expiação.
[21] Os judeus, em vez de lerem o nome YHWH, liam a palavra ADONAY (Senhor meu) (THOMPSON, 1992), ou liam a palavra ELOHIM (Poderoso/Deus), no lugar (BYINGTON, 1957).
[22] A maioria dos estudiosos concordam que a pronúncia mais provável do nome YHWH seja "Yahweh" (pronúncia em português: "iárrué") (FREEDMAN, 1986), baseando-se nas seguintes evidências:
(a) Clemente de Alexandria (início do 3o século) escrevia "Ιαουέ" (THOMPSON, 1992).
(b) Teodoreto (4o século) e Epifanius afirmaram que os Samaritanos pronunciavam "Ιαβέ", enquanto os judeus pronunciavam "Αϊά" (THOMPSON, 1992).
(c) Na inscrição amorita, temos o nome "yahwi" (THOMPSON, 1992).
(d) A forma verbal da "provável" raiz de "YHWH (hayah)", quando flexionada na 1a pessoa comum, do imperfeito QAL, resulta em "ehyeh" (THOMPSON, 1992) (leia a transcrição "ehyeh", no texto interlinear hebraico).

Prefixos e Sufixos
[1] O nome YHWH aparece reduzido, como prefixo ou como sufixo.
Prefixo YÔ, como no nome YÔkebed (Joquebede) (ABBA, 1961).
Prefixo YEHÔ, como no nome YEHÔshua (Josué) (ABBA, 1961).
Sufixo YAH, como no nome EliyYAH (Elias) (ABBA, 1961).
Sufixo YAHU, como no nome YirmeYAHU (Jeremias) (ABBA, 1961).
[23] Os papiros de Elefantina, no Egito (400 a.C.) apresentam, em aramaico YHW, que, segundo os estudiosos, teria, provavelmente, a pronúncia YAHU (FREEDMAN, 1986); alguns fragmentos gregos encontrados em Qumran indicam a pronúncia YAHÔ (PAYNE, 1998);

 Declinação da palavra Iuppiter (Júpiter), no Latim: [singular] Iuppiter (nominativo), Iovis (genitivo), Iovi (dativo), Iovem (acusativo), Iove (ablativo); lembrando que no Latim, a letra V tinha som de "u".
 Declinação da palavra ZEUS, no Grego Antigo: [singular] Ζεύς (nominativo), Διός (genitivo), Διί (dativo), Δία (acusativo), Ζε (vocativo)


O uso da palavra "elohim" para se referir a seres humanos ocorre em Êxodo 7:1, em Salmos 82:1, em Salmos 82:6, em Êxodo 21:6, em Êxodo 22:8,9 



ELOHIM
Jesus tinha acabado de clamar que era o Filho de Deus (João 10:25-30). Em retorno, os judeus incrédulos acusaram Jesus de blasfêmia, uma vez que Ele alegou ser Deus (versículo 33). Jesus então cita Salmo 82:6, lembrando os judeus de que a Lei refere-se a homens comuns - embora homens de autoridade e prestígio - como "deuses". O objetivo de Jesus é este: você me acusam de blasfêmia por causa do meu uso do título "Filho de Deus"; mas sua própria Escritura utiliza esse mesmo termo para líderes em geral. Se aqueles nomeados divinamente para ocupar uma posição de autoridade podem ser considerados "deuses", quanto mais deve ser assim considerado o Único a quem Deus escolheu e enviou (versículos 34-36)?

Em contraste, temos a mentira da serpente à Eva no jardim. A sua declaração: "Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal" (Gênesis 3:5) era uma meia-verdade. Seus olhos estavam abertos (versículo 7), mas eles não se tornaram como Deus. Na verdade, eles perderam autoridade, ao invés de ganhá-la. Satanás enganou Eva sobre sua capacidade de tornar-se como o único Deus e com isso fez com que Ela acreditasse em uma mentira.


Êxodo 7:1 - 1. Então disse o SENHOR (YHWH) a Moisés: Eis que te tenho posto por deus (ELOHIM) sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.

Salmos 82:1-8 - 1. Deus (ELOHIM) está na congregação dos PODEROSOS (EL); julga no meio dos DEUSES (ELOHIM).
2. Até quando julgareis injustamente, e aceitareis as pessoas dos ímpios? (Selá.)
3. Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado.
4. Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios.
5. Eles não conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam.
6. Eu disse: Vós sois DEUSES (ELOHIM), e todos vós filhos do Altíssimo (ELYION).
7. Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes.
8. Levanta-te, ó Deus (ELOHIM), julga a terra, pois tu possuis todas as nações.

Êxodo 21:6 - 6. Então seu senhor (ADON) o levará aos juízes (ELOHIM), e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.

Êxodo 22:8,9 - 8. Se o ladrão não for achado, então o dono da casa será levado diante dos JUÍZES (ELOHIM), a ver se não pôs a sua mão nos bens do seu próximo.
9. Sobre todo o negócio fraudulento, sobre boi, sobre jumento, sobre gado miúdo, sobre roupa, sobre toda a coisa perdida, de que alguém disser que é sua, a causa de ambos será levada perante os JUÍZES (ELOHIM); aquele a quem condenarem os JUÍZES (ELOHIM) pagará em dobro ao seu próximo.
Gênesis 3:5 - 5. Porque Deus (ELOHIM) sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus (ELOHIM), sabendo o bem e o mal.








YHWH (H3068) - YHWH
EL (H410) - Poderoso
ELOAH (H433) - Poderoso
ELOHIM (H430) - Poderosos
ELION (H5945) - Altíssimo
ADONAY (H136) - Senhor 
BAAL (H1168) – Senhor

Fonte:

 Qual o Nome Original do Salvador?
[1] O nome HEBRAICO de Jesus, o Salvador (Messias = Cristo = Ungido), é YESHUA, mas esse nome NÃO era um nome EXCLUSIVO do Salvador, pois o nome hebraico de Josué, filho de Num, servo de Moisés, no período pós-cativeiro babilônico, também era YESHUA (H3442 יֵשׁ֨וּעַ) (Neemias 8:17), MAS, no período pré-cativeiro babilônico, o nome hebraico de Josué, filho de Num, servo de Moisés, era YEHOSHUA (H3091 יְהוֹשֻׁעַ) (Josué 1:1).
[2] Não há nenhum documento bibliográfico que COMPROVE as pronúncias "Yahushua" e "Yaohushua".
(a) YESHUA (יֵשׁוּעַ) (H3443)  salvador (substantivo masculino singular) (Mt 1:21)
(b) YESHUA (יֵשׁוּעַ salvador (adjetivo masculino singular)
(c) YESHUAH (יְשׁוּעָה) (H3444)  salvação (adjetivo feminino singular) (Sl 118:15)(Lexicon, páginas 354, 358) 

Yeshua (H3442)(H3443) (יֵשׁוּעַ) 
Yehoshua (H3091) (יְהוֹשֻׁעַ)
Iesous (G2424) (ησος)

[3] Na Escritura, existem algumas pessoas com o nome Yehoshua (יְהוֹשׁוּעַ):
(a) Josué (Yehoshua), filho de Num, sucessor de Moisés (Js 1:1);
(b) Josué (Yehoshua), o bete-semita (1Sm 6:14);
(c) Josué (Yehoshua), um governador (2Rs 23:8);
(d) Josué (Yehoshua), sumo sacerdote, filho de Jozadaque (Ag 1:1 - Ag 1:12 - Ag 1:14 - Ag 2:2 - Ag 2:4)
[4] Na Escritura, existem algumas pessoas com o nome Yeshua (יֵשׁוּעַ):
(a) Josué (Yeshua), filho de Num, sucessor de Moisés (Ne 8:17);
(b) Jesua (Yeshua), sacerdote da nona ordem (1Cr 24:11);
(c) Jesua (Yeshua), um levita do tempo de Ezedequias (2Cr 31:11-15);
(d) Jesua (Yeshua), filho de Jozadaque (Ed 3:2 - Ed 3:8); 
(e) Jesua (Yeshua), um homem da casa de Paate-Moabe (Ne 7:11 - Ed 2:6);
(f) Jesua (Yeshua), um levita, filho de Azanias (Ne 10:9);
(g) Jesua (Yeshua), filho de Cadmiel (Ne 12:24);
(h) Jesua (Yeshua), uma aldeia ao sul de Judá (Ne 11:26).
[5] Na Escritura, existem algumas pessoas com o nome Iesous (G2424) (ησος):
(a) Jesus, o Barrabás (bar abba = filho do pai) (Mt 27:17);
(b) Josué, filho de Num, sucessor de Moisés (At 7:45 - Hb 4:8);
(c) Josué, filho de Eliézer (Lc 3:39);
(d) Jesus, discípulo do Salvador (Cl 4:11). 
(e) Bar-Jesus, um falso profeta (At 13:6)

A NECESSIDADE DA TRADUÇÃO
E DA ADAPTAÇÃO DE NOMES PRÓPRIOS

[6] PERGUNTAS REFLEXIVAS:
(A) Traduzir as Escrituras para outros idiomas é necessário! CONCORDA?
(B) Às vezes, na tradução, é necessário fazer ADAPTAÇÕES em nomes próprios! CONCORDA?
[7] Como sabemos, hoje em dia, o INGLÊS é o idioma universal; no INGLÊS, existem muitas palavras com o som chiado do SH, portanto, todos os falantes de outros idiomas precisam aprender a pronunciar o som chiado do SH; existem idiomas que NÃO possuem o som chiado do SH, tais como, o ESPANHOL (exceto o espanhol da Argentina), o FINLANDÊS e o GREGO (e o LATIM), MAS os falantes desses idiomas (espanhol, finlandês, grego, etc), embora NÃO tenham o som chiado de SH em suas línguas, a maioria, hoje em dia, consegue pronunciar o som chiado do SH, sem problemas, MAS, antigamente, alguns falantes de alguns idiomas tinham dificuldade em pronunciar o som chiado do SH.
[8] A passagem em Juízes 12:4-6 afirma que o povo de Efraim (efraimitas) NÃO conseguiam pronunciar o som chiado do SH, por isso, os efraimitas NÃO conseguiam pronunciar a palavra SHIBBOLET (שִׁבֹּ֜לֶת shibboleth G7641), MAS, em vez disso, pronunciavam, de forma ADAPTADA, SIBBOLET (סִבֹּ֗לֶת sibboleth G5451); o povo de Gileade (gileaditas) conseguia pronunciar o som chiado do SH, conseguindo pronunciar o nome SHIBBOLET (Jz 12:4-6). 


Transliteração e Adaptação do Nome Yeshua  
A SEPTUAGINTA - TARGUM HASHIVIM (תרגום השבעים)
[9] Quem adaptou o nome YESHUA para o grego "Ιησους (iesous)" foram TRADUTORES JUDEUS (yehudim), os quais traduziram o PENTATEUCO (TORAH) do hebraico para o GREGO antigo e essa tradução se chama SEPTUAGINTA ("תרגום השבעים" targum hashivim = tradução dos setenta); essa informação é confirmada no TALMUD (Talmud Babilônico: ordem MOED, tratado MEGILLA, página 9a-9b.) e também confirmada pelo HISTORIADOR JUDEU Flávio Josefo, na obra Antiguidades Judaicas, livro 12, capítulo 2, versículos 11-15. ANTIGUIDADES JUDAICAS (Flávio Josefo).
Veja a ocorrência da palavra Iesous (ιησους) no Pentateuco, na SEPTUAGINTA.
***A palavra TALMUD significa "estudo"; existem dois TALMUDs: o TALMUD de Jerusalém e o TALMUD Babilônico (Talmud Bavli); o TALMUD Babilônico é o mais importante; o TALMUD Babilônico é dividido em seis ORDENS (sedarim; singular: seder), a saber: Zeraim (sementes), Moed (Festival), Nashim (mulheres), Nezikin (Danos), Kodashin (utensílios sagrados), Tehorot (purezas); cada ordem é dividido em TRATADOS (masekhtot; singular: masekhet). 
[10] O nome Jesus, obviamente, NÃO é o nome ORIGINAL do Salvador; o nome ORIGINAL do Salvador, mais provavelmente, é YESHUA (em hebraico), MAS Jesus (relatado na Bíblia) e YESHUA é a mesma pessoa, pois os relatos são idênticos; nos manuscritos em siríaco (Bíblia PESHITTA), temos o nome YESHU; "siríaco" é um idioma parecido como o aramáico e o hebraico. 
[11] A palavra JESUS é, em parte, TRANSLITERAÇÂO e, em parte, uma ADAPTAÇÂO GRAMATICAL do nome YESHUA; veja:
  
TRANSLITERAÇÃO
A letra hebraica YOD + vogal TSERE (יֵ) foram transliteradas para as letras gregas IOTA + ETA (Ιη);
A letra hebraica SHIN (שׁ) foi transliterada para a letra grega SIGMA mediana (σ);
A letra hebraica WAW + vogal SHURUQ (וּ) foram transliteradas para as letras gregas OMICRON + Ypsilon (ου);
ADAPTAÇÃO GRAMATICAL
A letra hebraica AYIN + vogal PATACH (עַ) NÃO foi transliterada, MAS sim substituída pela letra grega SIGMA final (ς), PROVAVELMENTE, por questões gramaticais, pois o nome YESHUA é masculino e, no grego (e no latim), a terminação masculina termina em SIGMA final (ς), pois, no grego (e no latim), as palavras terminadas em som de "A", são femininas (exceto as palavras terminadas em "ma"); devemos saber que, embora no Hebraico Moderno, a letra hebraica "AYIN" não tenha som, no Hebraico ANTIGO, a letra hebraica AYIN tinha dois sons guturais, não existentes no grego, por isso NÃO seria possível a transliteração da letra AYIN; com relação à VOGAL PATACH, que tem o som de "a", a transliteração para o grego seria feita com a letra grega ALFA (α). 
[12] Na passagem em Neemias 11:26 (leia a passagem), na Bíblia em grego ATUAL (NÃO na SEPTUAGINTA), o nome do vilarejo chamado "YESHUA", ao sul de Judá, foi totalmente transliterado por "IESUA" (Ιησουα), SEM adaptação gramatical, TALVEZ, por não ter havido a necessidade de deixar o nome desse vilarejo como sendo "masculino" em grego.
Nas Bíblias, em português, a palavra Yeshua foi transliterada por "JESUA", nas seguintes passagens: (1Cr 24:11), (2Cr 31:11-15), (Ed 3:2 - Ed 3:8)(Ne 7:11 - Ed 2:6)(Ne 10:9)(Ne 12:24)(Ne 11:26).
[13] Em Grego MODERNO, o nome do Salvador foi adapatado para Ιησούς (nominativo), Ιησού (genitivo), Ιησού (acusativo), Ιησού (vocativo); geralmente, os gregos nativos de hoje, preferem chamar o Salvador de Χριστός (Cristo), em vez de Ιησούς (Jesus)! Uma pessoa grega só vai pronunciar Ιησουα (pronúncia: "iêssua"), se tal pessoa grega ler a passagem em Neemias 11:26, na Bíblia em Grego MODERNO!
(a) A transliteração 100% correta do nome (יֵשׁוּעַ), para o português seria "iêxua" ou "iêchua".
(b) A transliteração 100% correta do nome (יֵשׁוּעַ), para o grego seria "Ιησουα".
(c) A transliteração 100% correta do nome (יֵשׁוּעַ), para o latim seria "iesva", pois, no latim, a letra "v" tem som do "U-português"!
(d) A transliteração 100% correta do nome (יֵשׁוּעַ), para o italiano seria "iesciua".
(e) A transliteração 100% correta do nome (יֵשׁוּעַ), para o francês seria "ièchoua".
(f) A transliteração 100% correta do nome (יֵשׁוּעַ), para o alemão seria "jeschua", lembrando que, no alemão, a letre "J" tem som de "i".
(g) A transliteração 100% correta do nome (יֵשׁוּעַ), para o espanhol seria "iesua" ou "yesua", lembrando que, em espanhol, a letra "Y", em alguns países, tem um som chiado, como o "J" das palavras "jeans, jazz"!

A LETRA "J"
[14] A letra "J" surgiu no alfabeto do LATIM (idioma antigo), com as seguintes finalidades:
(a) para substituir "ii" por "j";
(b) para substituir o "i" do início de palavras por "j";
O "j minúsculo" apareceu pela primeira vez, por volta do ano 1200 d.C.
O "j minúsculo" desenvolveu-se, a partir do "i minúsculo".  
Pierre de la Ramée (1512 - 1572)(século XVI) NÃO foi o criador da letra "J", mas sim foi o principal DIVULGADOR
[15] A letra "J" tem o som de "i" nos seguintes idiomas: latim, alemão, albanês, húngaro, finlandês, estoniano, checo.
Em inglês, o "J" tem som chiado, como o "J" das palavras "calça Jeans" e "música Jazz".
Em português, em francês e em romenoo "J" tem som chiado, como em "janela".
Em espanhol, o "J" tem som aspirado, como um "R" da palavra "raposa", porém mais forte!
(Enciclopédia Delta Universal. Volume 8, páginas 403 e 4505)

[16] No hebraico, além de NÃO existir a letra 'J", também NÃO existem as letras Y, E, S, H, U, A, pois o "Y" é uma letra GREGA e as letras "E, S, H, U, A"  são letras ROMANAS!
Em alguns idiomas, tais como, o ALEMÃO e o FINLANDÊS, a letra "J" tem som de "i", ou seja, JESHUA em alemão é escrito JESUS, mas é pronunciado IÊZUS; YESHUA em finlandês é escrito JEESUS, mas é pronunciado IÊSSUS.
Primeiro, os judeus (yehudim) traduziram YEHUSHUA para o grego "Ιησους (iesous)" e, depois, a transliteração grega "Ιησους (iesous)" foi traduzida para o latim "IESVS". 
PERGUNTAS REFLEXIVAS:
(a) O hebraico moderno é igual ao hebraico Pós-Cativeiro Babilônico?
(b) O hebraico Pós-Cativeiro Babilônico era IGUAL ao hebraico Pré-Cativeiro Babilônico?
(c) Os hebreus Pós-Cativeiro Egípcio falavam IGUAL aos hebreus do Pré-Cativeiro Egípcio? 


 A Palavra "Jesus" Significa
"O Eterno é Cavalo ou Porco"?   
[17] Há quem diga que é errado chamar o SALVADOR de JESUS, dizendo que o correto é usar o nome HEBRAICO que é YESHUA! Há quem diga que o nome JESUS signifique "o Eterno é cavalo" ou "o Eterno é porco"!
[18] De fato, "cavalo" em HEBRAICO é a palavra "SUS (סוס)", MAS, nas palavras hebraicas, a seguir, embora contenham a sílaba "SUS (סוס)", tais palavras NÃO têm NADA a ver com "cavalo"! Da mesma forma, o nome JESUS NÃO tem NADA a ver com "cavalo".
לוקסוס (lukSUS) = luxo, extravagânciaהיסוס (hiSUS) = hesitaçãoביסוס (biSUS) = fundaçãoריסוס (riSUS) = aerossol, sprayתסוס (taSUS) = fermentado
[19] De fato, "suíno/porco" em LATIM é a palavra "SUS", MAS, nas palavras em latim, a seguir, embora contenham a sílaba "SUS", tais palavras NÃO têm NADA a ver com "suíno/porco"! Da mesma forma, o nome JESUS NÃO tem NADA a ver com "suíno/porco".
CelSUS (nome próprio em latim)
DrauSUS (nome próprio em latim)
curioSUS = curioso
periculoSUS = perigoso
pulSUS = pulsação
uSUS = uso
senSUS = sentimento
morSUS = mordida
[20] O primeiro "S" da palavra "JeSus" se refere à letra hebraica SHIN  (שׁ) do nome YeSHua (יֵשׁוּעַ), o primeiro "S" da palavra "JeSus" NÃO se refere à letra SAMEKH (ס) da palavra hebraica "SUS (סוס) (cavalo)". 
A primeira letra grega SIGMA (σ) da palavra grega "Ιησους (iesous)" refere-se à letra hebraica SHIN (שׁ) da palavra YESHUA (יֵשׁוּעַ); a primeira letra grega SIGMA (σ) da palavra grega "Ιησους (iesous)" NÃO se refere à letra hebraica SAMEKH (ס) da palavra hebraica SUS "SUS (סוס)(= cavalo)". 
[21] PERGUNTA REFLEXIVA: Por que será que os tradutores JUDEUS, em vez de fazerem uma transliteração total (Ιησουα), preferiram fazer, em parte, transliteração e, em parte, adaptação gramatical (Ιησους)? Seria com a intenção de manter o nome MASCULINO? Ou seria com uma intenção maldosa, sabendo que, SONORAMENTE, um falante da língua hebraica poderia ouvir "o Eterno é cavalo"? RESPOSTA: NÃO é possível saber se houve maldade, ou se houve apenas uma coincidência! 


 JESUS é TAMUZ, HÓRUS, ESUS, MITRA?
[22] JESUS (relatado na Bíblia) NÃO é TAMUZ, pois os relatos são diferentes; a Escritura relata JUDEUS adorando a TAMUZ (Ez 8:1 - Ez 8:14), JUDEUS adorando ao SOL (Ez 8:16) e JUDEUS adorando à RAINHA DOS CÉUS (Jr 7:17,18 - Jr 44:17-19 - Jr 44:25).
[23] JESUS (relatado na Bíblia) NÃO é HORUS (da mitologia egípcia), pois os relatos são diferentes.
[24] JESUS (relatado na Bíblia) NÃO é ESUS (da mitologia gaulesa), pois os relatos são diferentes; devemos perceber que, a transliteração do nome (יֵשׁוּעַ), de acordo com a Língua Portuguesa, seria "IÊXUA" ou "IÊCHUA", pois a transliteração "YESHUA" está, de acordo com a língua inglesa; embora o nome JESUS (relatado na Bíblia) seja semelhante ao nome ESUS (mitologia gaulesa), Jesus e Esus NÃO são o mesmo, ASSIM COMO, embora o nome IÊXUA (= YESHUA) seja semelhante ao nome EXU (mitologia iorubá, na África), sabemos que os dois NÃO são o mesmo; lembrando que, em português, a transliteração da letra hebraica SHIN para a letra portuguesa X é possível, como, por exemplo, a palavra XIBOLETE (שִׁבֹּ֜לֶת shibboleth G7641), que, de acordo com a Academia Brasileira de Letras, é transliterada com a letra "X" (veja a Academia Brasileira de Letras)
Embora, no Cincílio de Niceia, ocorrido no século quarto, tenha-se comentado sobre os deuses ESUS e KRISHNA, devemos nos lembrar que existem manuscritos gregos, datados do século segundo e terceiro que trazem o nome grego IESOUS CHIRSTOS. Portanto, vejo que é apenas uma questão de coincidência no SOM das palavras. 
[25] JESUS (relatado na Bíblia) NÃO é MITRA (da mitologia persa), pois os relatos são diferentes. 
[26] De acordo com o historiador JUDEU Flávio Josefo e, de acordo com o TALMUD (estudo JUDEU), os JUDEUS traduziram a TORAH para o grego; há quem diga que esse relato de Josefo e do Talmud é um relato forjado, MAS, sem levar em consideração à parte doutrinária do TALMUD, mas sim o relato histórico, COMO PROVAR que tal relato do Talmud foi forjado? COMO PROVAR que tal relato de Josefo foi forjado? Não se pode descartar a possibilidade de que tal relato tenha sido forjado, MAS COMO PROVAR?
Tal informação é relatada no Talmud Babilônico: ordem MOED, tratado MEGILLA, página 9a-9b. e também relatada pelo HISTORIADOR JUDEU Flávio Josefo, na obra Antiguidades Judaicas, livro 12, capítulo 2, versículos 11-15.

  
 JESUS É DEUS

[27] Embora NÃO exista NENHUMA passagem que afirme, palavra por palavra, que Jesus seja DEUS (Javé), também NÃO existe NENHUMA passagem que afirme, palavra por palavra, que Jesus NÃO seja DEUS (Javé); 

[28] Pelo fato de a Escritura afirmar que só há UM DEUS VERDADEIRO (Javé), há quem afirme que NÃO é possível considerar que o FILHO (Jesus) e o PAI sejam, os dois, UM SÓ DEUS, por não haver lógica, MAS devemos considerar que, no Antigo Testamento, o DEUS ÚNICO é expresso de forma PLURAL, pois a palavra ELOHIM é PLURAL e também há quatro passagens onde encontramos o PLURAL relacionado a Deus (Javé): FAÇAMOS o homem a nossa imagem (Gn 1:26), o homem se tornou com um de NÓS (Gn 3:22), DESÇAMOS e CONFUNDAMOS (Gn 11:7), quem irá por NÓS (Is 6:8).
PERGUNTA REFLEXIVA: Com quem Deus estava falando, quando disse FAÇAMOS, DESÇAMOS, CONFUNDAMOS? Deus estaria falando CONSIGO mesmo?
PERGUNTA REFLEXIVA: Deus é UM e PLURAL ao mesmo tempo?

RESPOSTA: De fato, a Escritura apresenta o DEUS ÚNICO de forma PLURAL e, provavelmente, a lógica disso esteja além da mente humana (Isaías 55:8,9).


1Coríntios 8:6 - João 17:3 - 1Timóteo 2:5 
[29] Embora existam três passagens que relatam DEUS e Jesus Cristo, separadamente (1Co 8:6 - Jo 17:3 - 1Tm 2:5), dando a entender que Jesus NÃO seja DEUS (Javé), devemos considerar que essas passagens NÃO afirmam, palavra por palavra, que Jesus NÃO seja DEUS; embora em quatro passagens, a palavra "elohim" seja usada, para se referir a seres humanos, com o sentindo de "autoridades" (Êx 7:1 - Sl 82:1 - Sl 82:6 - Êx 21:6 - Êx 22:8,9), percebe-se que existem passagens que mostram, de forma indireta, que Jesus seja o DEUS VERDADEIRO (Javé); veja, a seguir. 

1Coríntios 8:6 
 Embora a passagem em 1Coríntios 8:6 NÃO apresente Jesus como sendo Deus (1Co 8:6), a mesma passagem afirma (a) que Jesus Cristo é o ÚNICO SENHOR (1Co 8:6); Javé é Senhor (ADONE) dos Senhores (ADONIM) (Dt 10:17). TODAS as coisas e nós somos "feitos" para Deus PAI e TODAS as coisas e nós somos "feitos" por Jesus Cristo (1Co 8:6).Deuteronômio 10:17
17. Pois o Senhor (YHWH) vosso Deus (ELOHIM) é o Deus dos deuses, e o Senhor (ADONE) dos senhores (ADONIM), o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;

João 17:1-5  Embora a passagem em João 17:1-5 NÃO apresente Jesus como sendo Deus (João 1:3), a mesma passagem afirma (a) que Jesus Cristo existia, antes da fundação do mundo (Jo 17:5), (b) que, antes da fundação do mundo, Jesus Cristo era glorificado, mas ESVAZIOU-SE de sua glória, ao vir ao mundo, mas, após seu sacrifício, tornou-se glorificado novamente (Jo 17:5) e (c) que o Filho (Jesus) e o Pai são UM (João 17:21,22).

Filipenses 2:5-11 (Jesus é Igual a Deus)
[30] A passagem em Filipenses 2:5-11 diz que Jesus Cristo, existindo, em forma de Deus, não considerou como "roubo" o fato de ser IGUAL a Deus (Filipenses 2:6), mas ESVAZIOU-SE, a si mesmo, tornando-se servo, tornando-se SEMELHANTE aos homens (Fl 2:7), morrendo na cruz (Fl 2:8) e, por isso, Deus o EXALTOU e lhe concedeu o nome que está acima de todo nome (Fl 2:9), para que ao nome de Jesus TODO joelho se dobre, no céu, na terra, e debaixo da terra (Fl 2:10) e para que TODA língua o confesse que é SENHOR Jesus Cristo, para a glória de Deus Pai (Fl 2:11);
O compilado SIRÍACO (Peshitta) diz "enquanto estando em FORMA de Deus, NÃO se tornou ROUBO o considerar ser IGUAL a Deus"; o compilado GREGO diz "existindo em FORMA de Deus, NÃO considerou ROUBO o ser IGUAL a Deus"; COMENTÁRIO: O "SER IGUAL A DEUS" não se tornou ROUBO, não foi considerado ROUBO, porque o Messias é IGUAL a Deus.
(veja o Texto Interlinear de Filipenses 2:6, no compilado grego e no compilado siríaco da Peshitta)

João 10:33 - João 8:59
[31]  há duas passagens onde os judeus quiseram apedrejar a Jesus por entenderem que Jesus estava se considerando ser DEUS:
(a) Em João 10:30, Jesus afirmou: "EU E O PAI SOMOS UM"; os judeus entenderam que Jesus estava se considerando DEUS e, por isso, quiseram apedrejá-lo, por blasfêmia (João 10:33); após esse episódio, NÃO há relato de Jesus dizendo não ser DEUS!
(b) Em João 8:58, Jesus afirmou: "ANTES QUE ABRAÃO EXISTISSE, EU SOU";os judeus quiseram apedrejar a Jesus (João 8:59 - Êxodo 6:3).

PRIMOGÊNITO
[32] Jesus é chamado de PRIMOGÊNITO (prototokos - G4416) (Rm 8:29 - Hb 1:6 - Cl 1:15 - Cl 1:18 -  Ap 1:5), MAS, na Escritura, esse termo NÃO é utilizado APENAS para designar o PRIMEIRO FILHO nascido, mas TAMBÉM é usado com o sentido de MAIS DESTACADO, por exemplo, (a) Israel NÃO era a PRIMEIRA nação da terra, MAS, mesmo assim, é chamada de PRIMOGÊNITO (Êx 4:22), (b) Efraim, o segundo filho de José e Azenate é chamado de PRIMOGÊNITO (Jr 31:9), (c) Davi, o mais novo dos oito filhos de Jessé, é chamado de PRIMOGÊNITO (Sl 89:27).
[33] Entende-se que o Messias (= o Cristo = o Ungido) seja PRIMOGÊNITO com o sentido de MAIS DESTACADO, pois o Messias é chamado "Deus Forte, Pai da Eternidade" (Is 9:6), pois o Messias é ANTES de TODAS as coisas (Cl 1:17), pois "em Cristo habita TODA a plenitude DIVINA" (Cl 2:9).

Jesus Foi Gerado Pelo Espírito Santo 
[35] Jesus tinha a parte 100% humana (de Maria) e a parte 100% DIVINA (do Espírito Santo); é por isso que, de acordo com a passagem, em Mateus 1:18-25, entende-se que Jesus Cristo é DEUS (YaHWeH); Jesus Cristo veio do Pai e voltou para o Pai (João 16:27-31); o Espírito Santo, obviamente, é o Espírito de Deus, que é o Espírito de Cristo (Rm 8:9), ou seja, o Espírito Santo é o próprio Deus, pois Deus é Espírito (Jo 4:24 - At 5:3,4).

JESUS É JAVÉ (YaHWeH) 

Javé é Salvador, Jesus é Salvador
[34] Javé (Jeová) é ÚNICO SALVADOR (Is 43:10,11), DEUS é Salvador (Lc 1:47 - 1Tm 2:3 - Tt 2:10 - 1Tm 4:10 - Tt 1:3 - Jd 1:25 - Tt 3:4); Jesus é SALVADOR (At 4:11,12 – Mt 1:21 – Lc 2:11 - At 13:23 - Fl 3:20 - 2Tm 1:10 - 1Jo 4:14 - Jo 4:42 - 2Pe 2:20). 
Isaías 43:10,11 - 10. Vós sois as MINHAS TESTEMUNHAS, diz o Senhor (JAVÉ), e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus (EL) nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. 
11. Eu, eu sou o SENHOR, e FORA DE MIM NÃO HÁ SALVADOR. 

Atos 4:11-12 - 11. Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’. 
12. NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NENHUM OUTRO, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos".


Javé é Redentor, Jesus é Redentor
[35] Em Atos 20:28, afirma-se que DEUS comprou a igreja com o seu próprio SANGUE; conclui-se, com isso, que Jesus é Deus; Jesus é REDENTOR (Cl 1:14 - Ef 1:7 - Hb 9:11,12) e Javé (YaHWeH) é REDENTOR (Is 48:17). 
Isaías 48:17 - 17. Assim diz o Senhor (YaHWeH), o teu Redentor (gaal - H1350), o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu YAH, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar. 
(veja o Texto Interlinear de Atos 20:28, no compilado grego e no compilado siríaco da Peshitta)
Javé é SENHOR dos senhores, Jesus é o ÚNICO SENHOR
[1] Javé (YaHWeH) é SENHOR dos senhores (ADONE adonim) (Dt 10:17), Jesus é o ÚNICO SENHOR (1Co 8:6 - Ap 17:14)
Deuteronômio 10:17
17. Pois o Senhor (YHWH) vosso Deus (ELOHIM) é o Deus dos deuses, e o Senhor (ADONE) dos senhores (ADONIM), o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;


Javé é a Fonte de Água Viva, Jesus é a Fonte de Água Viva

[37] Javé (YaHWeH) é a FONTE de Água Viva (Jeremias 2:12,13), Jesus é a FONTE de Água Viva (1Coríntios 10:4 - João 7:37-39); o Espírito Santo é a ÁGUA VIVA (Jô 7:37-39 – 1Co 12:13)(Is 44:3 - Is 32:15 - Ez 39:29 -Jl 2:28,29).

Jeremias 2:12-13 - 12. Espantem-se diante disso, ó céus! Fiquem horrorizados e abismados", diz o Senhor (JAVÉ). 
13. "O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, A MIM, A FONTE DE ÁGUA VIVA; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água. 

1 Coríntios 10:4 - 4. e beberam da mesma bebida espiritual; pois BEBIAM DA ROCHA ESPIRITUAL que os acompanhava, e essa ROCHA ERA JEJUS.
João 7:37-39 - 37. No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: "Se alguém tem sede, VENHA A MIM E BEBA.
38. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". 
39. Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado. 
Javé é o Primeiro e o Último, Jesus é o Primeiro e o Último
[38] Javé (YaHWeH) é o PRIMEIRO e o ÚLTIMO (Isaías 44:6), Jesus Cristo é o PRIMEIRO e o ÚLTIMO (Apocalipse 1:17-18).
Isaías 44:6 - 6. Assim diz o Senhor (YHWH), Rei de Israel, e seu Redentor (GAAL - H1350), o Senhor (YHHW) dos Exércitos: Eu sou O PRIMEIRO, E EU SOU O ÚLTIMO, e fora de mim não há Deus. 
Apocalipse 1:17-18 - 17. E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; EU SOU O PRIMEIRO E O ÚLTIMO; 
18. E o que vivo e FUI MORTO, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.


Javé Existe Antes de Abraão, Jesus Existe Antes de Abraão

[39] Javé (YaHWeH) existe antes de Abraão (Êxodo 6:3), Jesus disse: "antes de Abraão existir, eu sou" e, com isso, os judeus quiseram apedrejar a Jesus (João 8:58,59). 

Êxodo 6:3 - 3. E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso (EL SHADDAY); mas pelo meu nome, o Senhor (YHWH), não lhes fui perfeitamente conhecido.
João 8:58-59 - 58. Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que ANTES QUE ABRAÃO EXISTISSE, EU SOU. 59. Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou. 
Testemunhas de Javé, Testemunhas de Jesus
[36] Javé (YaHWeH) disse a seus servos "VOCÊS SÃO MINHAS TESTEMUNHAS" (Isaías 43:10,12), Jesus disse a seus discípulos "VOCÊS SÃO MINHAS TESTEMUNHAS" (Atos 1:8,9).

Isaías 43:10-12 - 10. Vós sois as MINHAS TESTEMUNHAS, diz o Senhor (JAVÉ), e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus (EL) nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. 
11. Eu, eu sou o SENHOR, e FORA DE MIM NÃO HÁ SALVADOR. 
12. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as MINHAS TESTEMUNHAS, diz o SENHOR; eu sou Deus. 

Atos 1:8-9 - 8. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e SERÃO MINHAS TESTEMUNHAS em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". 
9. Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles.  



Jesus (Yeshua) na Peshitta é Mar-Yah (= YaHWeH)
[37] No compilado Siríaco (Peshitta), a palavra usada para “YaHWeH” é “Mar-Yah (= Senhor Yah)” (Mt 1:22 – Mt 2:15 – Mt 21:42 – Mt 22:44 – Mt 27:10 – Mc 12:29 – Lc 20:42); “Mar-Yah (= Senhor Yah)” é a mesma palavra usada para se referir a Jesus (Yeshua) (Filipenses 2:11).




Jesus é Adorado
[40] Jesus disse a Satanás que devemos adorar a Deus (Mt 4:10 - Lc 4:8); há passagens que descrevem Jesus sendo adorado por pessoas e, nessas passagens, Jesus não repreende tais pessoas, pelo fato de estarem adorando-o (Mt 8:2 - Mt 9:18 - Mt 15:25 - Jo 9:38)! TODO o joelho se dobrará diante de Jesus (Fp 2:10,11 – Is 45:22,23); Jesus deve ser glorificado (2Pedro 3:18), Deus deve ser glorificado (Judas 1:25); Jesus é Eterno e Criador (Cl 1:14,15,16,17,18 – Hb 1:1,2 – Jo 1:1-14);

Outras Passagens
[41] Veja outras passagens interessantes que precisam ser analizadas.
2Pedro 1:1 - Do Deus Nosso e Salvador Jesus Cristo 
(veja o Texto Interlinear de 2Pedro 1:1, no compilado grego e no compilado siríaco da Peshitta) 
Tito 2:13 - Do Grande Deus e Salvador Nosso Cristo Jesus
(veja o Texto Interlinear de Tito 2:13, no compilado grego e no compilado siríaco da Peshitta) 
(veja o Texto Interlinear de 1João 5:20, no compilado grego e no compilado siríaco da Peshitta
(veja o Texto Interlinear de Judas 1:4, no compilado grego e no compilado siríaco da Peshitta) 

  


Nascimento de Jesus
[42] Em Mateus 1:23, nos manuscritos gregos, temos a palavra "parthenos (G3933 - παρθένος)", que significa "virgem".
Em Mateus 1:23, nos manuscritos siríacos (PESHITTA), temos a palavra siríaca "btultha (ID3400 - ܒܬܘܠܬܐ)", que significa "virgem", equivalente à palavra hebraica "betulah (H1330 - בְּתוּלָה), que também significa "virgem". 
Em Isaías 7:14, nos manuscritos hebraicos, temos a palavra "almah (H5959 - עַלְמָה)", que significa "moça".
Em Isaías 7:14, nos manuscritos gregos (SEPTUAGINTA), temos a palavra "parthenos (παρθένος)", que significa "virgem".


Informações sobre Jesus Cristo
[43]  
NACIONALIDADE: De acordo com a Escritura, Jesus era JUDEU (Hb 7:14 - Mt 2:1 - Lc 2:4) (Leia o estudo sobre Nazaré)
ESTADO CIVIL: A Escritura NÃO informa se Jesus Cristo era casado ou solteiro;
O MESSIAS: Jesus é o Messias (= Cristo = Ungido)(Mt 16:15-17 - Jo 4:25,26 - Lc 4:18-21 - Is 61:1)
DIVINDADE: Jesus é Deus (1Jo 5:20 - At 20:28).



Novo Mandamento (João 13:34)
[44] Na passagem, em João 13:34, tanto no compilado siríaco (da Peshitta), quanto no compilado grego (Texto Crítico e Receptus), nos dois compilados, encontramos a expressão 'MANDAMENTO NOVO".

siríaco: "puqdana hadta (
ܦܘܩܕܢܐ ܚܕܬܐ)" = Mandamento Novo
grego: "entolen kainen (
ντολν καινν)" = Mandamento Novo[45] Em Levítico 19:18, é dito que "demevos amar ao próximo, assim como nós amamos a nós mesmos" (Lv 19:18 - Mt 22:39 - Mc 12:31 - Lc 10:27)(Mt 19:19 - Gl 5:14 - Tg 2:8 - Rm 13:9), mas, em João 13:34, é dito que "devemos amar ao próximo, assim como Jesus nos amou (Jo 13:34); entende-se que o AMOR que Cristo teve por nós é SUPERIOR ao "amor" que nós temos por nós mesmos!
(veja o Texto Interlinear de João 13:34, no compilado grego e no compilado siríaco da Peshitta) 
 Jesus Não Veio Para Destruir a Lei (Mateus 5:17)
[46] De acordo com a passagem, em Mateus 5:17, Jesus NÃO veio para afrouxar a LEI, NÃO veio para destruir a LEI, mas sim Jesus veio para COMPLETAR a LEI e, obviamente, Jesus veio para CUMPRIR (praticar) a LEI.  
(veja o Texto Interlinear de Mateus 5:17, no compilado grego e no compilado siríaco da Peshitta)


EM CONSTRUÇÃO


Jesus é o Messias


Isaías 53:1-12 (O Servo Sofredor) - Atos 8:27-35 
Na Bíblia judaica, em português, em que, em Isaías 53:4, temos a seguinte tradução:

Em Isaías 53:4 a Bíblia Hebraica em português propõe a seguinte tradução: “4. Na verdade, eram os nossos sofrimentos (DAS NAÇÕES) que (ISRAEL) suportava, e AS DORES QUE O OPRIMIAM, mas nós o considerávamos um ser aflito, golpeado e ferido por D’us”.

Em estudos judaicos, (a) ensina-se que é o próprio Povo de Israel quem leva as dores (nossas dores), mas, na verdade, os manuscritos dizem que é ELE quem levará as nossas dores (dores de Israel); veja que NÃO existem as palavras "DAS NAÇÕES" e "ISRAEL", NEM existe a expressão "AS DORES QUE O OPRIMIAM", nos manuscritos; curiosamente, antes da idade-média, os judeus interpretavam que o "servo sofredor" era o Messias, conforme afirma o TALMUD (estudo judaico) (Talmud Babilônico, Tratado San'hedrim, página 98a).

Isaías 53:4
4. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

ISAÍAS 53:4  
(אָכֵ֤ן) aken (H403) = certamente  
(חֳלָיֵ֙נוּ֙) khalayenu (H2483) = nossas-enfermidades  
(ה֣וּא) hu (H1931) = Ele  
(נָשָׂ֔א) nasa (H5375) = levou  
(וּמַכְאֹבֵ֖ינוּ) u-machoveinu (H4341) = nossas-dores  
(סְבָלָ֑ם) sevelem (H5445) = carregou  
(וַאֲנַ֣חְנוּ) va-anákhnu (H587) = e nós  
(חֲשַׁבְנֻ֔הוּ) khashavne-hu (H2803) = o consideramos  
(נָג֛וּעַ) nagu'a (H5060) = golpeado  
(מֻכֵּ֥ה) muke (H5221) = ferido (de)  
(אֱלֹהִ֖ים) Elohim (H430) = Deus  
(וּמְעֻנֶּֽה) u-mune (H6031) = e-oprimido  

Isaías 53:1-12
1. Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor? 
2. Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos. 
3. Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima. 
4. Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. 
5. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. 
6. Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. 
7. Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca. 
8. Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado. 
9. Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca.   
10. Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão. 
11. Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles. 
12. Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.


Atos 8:27-35
27. Ele se levantou e partiu. No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem viera a Jerusalém para adorar a Deus e, 
28. de volta para casa, sentado em sua carruagem, lia o livro do profeta Isaías. 
29. E o Espírito disse a Filipe: "Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a". 
30. Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: "O senhor entende o que está lendo? " 
31. Ele respondeu: "Como posso entender se alguém não me explicar? " Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado. 
32. O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: "Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca. 
33. Em sua humilhação foi privado de justiça. Quem pode falar dos seus descendentes? Pois a sua vida foi tirada da terra". 
34. O eunuco perguntou a Filipe: "Diga-me, por favor: de quem o profeta está falando? De si próprio ou de outro? " 
35. Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus.

Isaías 9:6 (Um Menino Nascerá) 
Na Bíblia judaica, em português, em que, em Isaías 9:6, temos a seguinte tradução: “6. Pois nasceu entre nós uma criança, um filho (de Achaz, da dinastia de David) nos foi dado. E sobre seus ombros estará a autoridade; POR ISSO O Maravilhoso Conselheiro, O D’us Todo-Poderoso e Pai eterno, alcunhou-o (a Hizikiáhu [Ezequias], o filho de Ahaz) de Sar-Shalom (‘Príncipe da Paz’)...”.
Em estudos judaicos, (a) ensina-se que esse menino (Is 9:6) seja o rei Ezequias, filho de Acaz, da dinastia de Davi, (b) ensina-se que o Deus Todo Poderoso e Pai Eterno chamou o menino de Príncipe da Paz, MAS isso NÃO está escrito nos manuscritos!
Mas, nos manuscritos, veja que NÃO existe expressão "POR ISSO" (usada na Bíblia judaica, em português), nem há artigo definido "O" (O Maravilhoso Conselheiro, O Deus Todo-Poderoso), como se houvesse uma outra pessoa, no texto! Na verdade, todas as características - maravilhoso, conselheiro, Deus poderoso, Pai Eterno e Príncipe da paz - pertencem à criança, a qual teria o governo sobre seus ombros. 
Isaías 9:6-9
6. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o  principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso,  Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. 7. Do aumento deste principado e da paz não  haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar  com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos  Exércitos fará isto. 8. O Senhor enviou uma palavra a Jacó, e ela  caiu em Israel. 9. E todo este povo o saberá, Efraim e os  moradores de Samaria, que em soberba e altivez de coração, dizem: 

ISAÍAS 9:6 
(כִּי) ki (H3588) = pois 
(יֶ֣לֶד) yeled (H3206) = (um) menino 
(יֻלַּד) yullad (H3205) = nascerá 
(לָ֗נוּ) lanu = a nós 
(בֵּ֚ן) ben (H1121) = (um) filho 
(נִתַּן) nittan (H5414) = será dado 
(לָ֔נוּ) lanu = a nós 
(וַתְּהִ֥י) wattahi (H1961) = estará 
(הַמִּשְׂרָ֖ה) hammishrah (H4951) = o governo 
(עַל) al (H5921) = sobre 
(שִׁכְמ֑וֹ) sikmo (H7926) = seus-ombros 
(וַיִּקְרָ֨א) vaikrá (H7121) = chamará 
(שְׁמ֜וֹ) shmo (H8034) = seu-nome 
(פֶּ֠לֶא) pele (H6382) = maravilhoso 
(יוֹעֵץ֙) yoets (H3289) = conselheiro 
(אֵ֣ל) el (H410) = Deus 
(גִּבּ֔וֹר) gibor (H1368) = poderoso 
(אֲבִיעַ֖ד) aviad (H5703) = pai eterno 
(שַׂר) sar (H8269) = príncipe (da) 
(שָׁלֽוֹם) shalom (H7965) paz  


-----------------------------------------------
Zacarias 9:9
9. Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.


Zacarias 12:4 - Zacarias 12:10 (diz o Senhor... ...olharão para mim, a quem traspassaram)

Isaías 40:3 (vós que clama no deserto, preparai o caminho do Senhor)

Salmo 19:14 (rocha minha e Redentor)

Ezequiel 44:1,2 (o Senhor Deus passou por ela, pela porta de Jerusalém)






EM CONSTRUÇÃO

Jesus Descumpriu a Lei?

Jesus Tocou no Leproso
Jesus NÃO enviou o leproso para fora do arraial (Nm 5:2), porque Jesus CUROU o leproso, imediatamente (Mt 8:3).  
A TORAH proibia tocar em um leproso, para que a pessoa sadia não se contaminasse (Levítico 5:3), mas Jesus o tocou, a fim de CURÁ-lo, imediatamente (Mt 8:3).  
Jesus NÃO pegou a lepra! Jesus CUROU o leproso, IMEDIATAMENTE! Tanto Jesus quanto o ex-leproso estavam LIMPOS!  
Jesus DESOBEDECERIA a TORAH, se ele (Jesus) tocasse o leproso, sem puder CURÁ-lo, imediatamente! 

Levítico: 5. 3. Se alguém, sem se aperceber tocar a imundícia de um homem, seja qual for a imundícia COM QUE ESTE SE TORNAR IMUNDO, quando o souber será culpado.  
Levítico: 13. 46. Por todos os dias em que a praga estiver nele, será imundo; imundo é; habitará só; a sua habitação será fora do arraial. 
Números: 5. 2. Ordena aos filhos de Israel que lancem para fora do arraial a todo leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todo o que está oriundo por ter tocado num morto;



A Tranfiguração 

Mateus 17:1-13

Mateus 17:9
9. E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a VISÃO, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos.

Marcos 9:1-13

Lucas 9:28-36


Fonte:
=================================================================

Uma resposta aos hereges, equivocados na fé e extremistas religioso-parte 03
                                                            

TESTEMUNHAS DE YEHOSHUA

Esequias Soares da Silva
( Revista Defesa da Fé:
 WWW.ICP.COM.BR) 


 

História e doutrina

Um novo movimento está surgindo entre o povo, denominado Igrejas de Deus das Testemunhas de Iehoshua, conhecido também por Testemunhas de Iehoshua. Fizemos um levantamento sobre esta nova seita, pesquisamos seu material (algumas apostilas) e entrevistamos, via telefone, o fundador da nova religião. O movimento foi fundado em 1987, em Curitiba, PR, por Ivo Santos de Camargo. O fundador não possui formação teológica formal. Diz que estudou hebraico durante dois anos, após a suposta revelação.Atualmente dirige a Igreja, segundo ele, com cerca de 100 membros. Afirma que seu movimento está do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte.

O fundador afirma nunca pertencer a uma igreja evangélica, mas diz haver visitado algumas delas. Diz que recebeu uma revelação de Deus sobre a pronúncia exata do tetragrama (nome divino, as quatro consoantes [YHWH] e que esse nome é o mesmo do Salvador. Segundo o fundador, o nome "Jesus" é uma abominação, é o paganismo do catolicismo romano. O nome que veio do céu, diz, é Iehoshua. Afirma ainda "ser filho direto da revelação", portanto sua ordenação é direta com Deus. É contra a todas as igrejas evangélicas, admite que a salvação depende do conhecimento e da revelação do nome Iehoshua, e mesmo assim, dentro de sua organização religiosa. 

Os adeptos do referido movimento, sob a orientação de seu fundador, negam a doutrina da Trindade, embora defenda a deidade absoluta de Jesus. É o sabelianismo modal, como a Igreja Local de Witness Lee e a Igreja Voz da Verdade, do conjunto musical de mesmo nome. São sabatistas, defendem a guarda do sábado, como os adventistas do sétimo dia. Defendem duas categorias de salvos, mais ou menos como as Testemunhas de Jeová: Os cristãos salvos vão para céu, exceto os judeus, assírios e egípcios, estes herdarão a terra. São exclusivistas como as demais seitas pseudo-cristãs.

Os adéptos da nova seita costumam visitar os templos evangélicos em grupos, para tumultuar o ambiente. Um membro do grupo pergunta ao pregador sobre Iehoshua e Jesus. É óbvio que dificilmente vai encontrar alguém que saiba hebraico, nem elas mesmas o sabem, são pedantes. Quando o pregador se embaraça os demais membros do grupo começam a gritar criando uma verdadeira balbúrdia no culto. São proselitistas. Estão preocupados em arrebanhar os cristãos evangélicos, pois são pescadores de aquários.

É uma seita inexpressiva e seus argumentos só podem convencer as pessoas mais simples e os incautos. Suas crenças são inconsistentes e de uma pobreza franciscana. É bom lembrar que C. T. Russell, fundador das Testemunhas de Jeová, começou com suas idéias subjetivas, posteriormente transformando suas ficções em "verdades", pelo processo de lavagem cerebral. Sua religião conta hoje com quase seis milhões de adeptos em todo o mundo. A Igreja do final do século passado e do início do século vinte subestimou o tal grupo. Com o trabalho ferrenho de casa em casa, aos poucos eles vão crescendo.
Se as igrejas da atualidade subestimarem a seita Testemunhas de Iehoshua, poderemos ter o mesmo problema no futuro, pois a mentira repetida vinte vezes se torna "verdade", como dizia Mussolini. Apesar das crenças dessas seitas serem ficções, doutrinas subjetivas, sem base bíblica, todavia elas estão fazendo proselitismo. O povo precisa saber que a crença delas é um combate contra o Cristianismo bíblico.

 

JESUS OU IEHOSHUA?

Origem do nome

O nome Jesus vem do hebraico (Yehoshua) — "Josué", que significa "Iavé é salvação". Josué era chamado de Oshea ben Num "Oséias filho de Num" (Nm 13.8; Dt 32.44). "Oshea" significa "salvação". Moisés mudou seu nome para Yehoshua ben Num "Josué filho de Num" (Nm 13.16).

A Septuaginta usou o nome (Iesus) para Yehoshua, portanto Iesus é a forma grega do nome Yehoshua, exceto I Cr 7.27, que transliterou por (Iousue) — "Josué". Depois do cativeiro de Babilônia, o nome Yehoshua era conhecido por (Yeshua). Em Neemias 8.17 Josué é chamado Yeshua ben Num. Yeshua é o nome hebraico para Jesus até hoje em Israel. Isso pode ser comprovado em qualquer exemplar do Novo Testamento hebraico.

O sumo sacerdote Josué, filho de Joazadaque, é chamado em hebraico simultaneamente de Yeshua (Ed 3.2, 8; 4.3; 5.2; Ne 7.7) e Yehoshua (Ag 1.1, 12, 14; 2.2, 4; Zc 3.1, 3, 6, 8, 9; 6.11). Embora nossas versões usem Jesua (Almeida Corrigida, Atualizada e Contemporânea) Jesuá (Revisada) Jeshua (Brasileira), contudo a Septuaginta não faz essa distinção — Usa Iesus para ambos. Iesus é o nome do Messias, o nosso Salvador, registrado no Novo Testamento, que chegou para nossa língua como Jesus.

 

O NOME YEHOSHUA

O que as Testemunhas de Jeová fazem com o nome "Jeová", assim o fazem as Testemunhas de Yehoshua com relação ao Deus-Pai e ao Deus-Filho. O fundador disse que recebeu uma revelação de que a pronúncia correta do tetragrama não é Jeová, Javé, Iahweh e nem Yehovah, mas Iehoshua. Agora procuram justificar esta "descoberta" em Êx 23.20, 21, que diz: "Eis que eu envio um Anjo diante de ti, para que te guarde neste caminho e te leve ao lugar que te tenho aparelhado. Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebelião; porque o meu nome está nele". Afirma que esse Anjo é Josué, com base na expressão: "o meu nome está nele". Como o nome "Josué" em hebraico é Yehoshua assim explica sua teoria.

Negando a doutrina bíblica da Trindade afirma que Iehoshua é o nome do Deus de Israel, revelado no Velho Testamento, e que esse nome é o mesmo do Messias, que deve ser invocado por "Iehoshua" e não por "Jesus". Segundo eles: "Jesus é o nome que os papas introduziram nas Sagradas Letras, blasfemando do nome que veio do céu". Em outra literatura diz: "No fim do III século da era cristã, quando o bispo Jerônimo traduziu as Escrituras para o latim, a língua oficial do império romano. Nesta ocasião o nome original IERROCHUA foi substituído pelo nome grego-romano (IESOUS)".

É pena que essas vítimas estejam tão mal-informadas. Há textos do Novo Testamento anterior a data apresentada pela seita, que mostram que a infirmação dessas vítimas não é verdadeira. Por exemplo: Os papiros 45, 46 e 47, conhecidos como Chester Beatty, que se encontram atualmente no museu Beatty, em Dublin, Irlanda, são do início do terceiro século, e trazem a forma abreviada de (Iesus) — IS ou IC. Da mesma forma os PapiriBodmeriani, 66, 75 e 76, que se encontra na Biblioteca Bodmer, em Geneve, Suiça. O papiro 75 contém os evangelhos de Lucas e João, é datado entre 175 e 225 AD. Esse argumento de que o nome Iesus é coisa de Jerônimo, no fim do século III não procede.

Ensinam que o Pai é Filho e o Filho é Pai: Doutrina sabelianista. Jesus disse: "E na vossa lei também está escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai, que me enviou" (Jo 8.17, 18). Essa passagen bíblica, por si só, destrói completamente o sabelianismo e qualquer doutrina unicista. Além disso, encontramos vezes, nios evangelhos, Jesus se dirigindo ao Pai como outra pessoa. Negam, como as Testemunhas de Jeová, a personalidade do Espírito Santo.

O primeiro problema dessa interpretação, para não dizer invenção, é que a pronúncia Yehoshua, não comporta no tetragrama. Diz o fundador do referido movimento: "Essa vocalização foi feita pelo ANJO, não por homens". Isso que a seita fez não é vocalização, pois as letras hebraicas (ayin) e (shin), que aparecem no nome Yehoshua são consoantes. O problema da pronúncia exata do tetragrama diz respeito meramente com as vogais, e o fundador acrescenta duas consoantes. As letras y (yiud), h (he) e w (vav) aparecem no nome Yehoshua, mas no tetragrama o he aparece duas vezes. O nome (Yehudah) "Judá" traz as quatro consoantes hdwhy, eliminando a letra dalet d fica o tetragrama hwhy. O nome "Judá", em hebraico, se aproxima mais do tetragrama que o nome de "IEHOSHUA". Nem com uma camisa-de-força seria possível ser essa a pronúncia exata do tetragrama, é impossível tal pronúncia. Yehoshua não é o nome do Deus de Israel e nem de seu Filho Jesus, mas o nome de dois personagens que são figuras de Cristo: Josué filho de Num e Josué filho de Jozadaque.

 

O misterioso anjo

Por que o referido Anjo deveria se Josué, segundo a seita? Alegam esses adeptos que isso é pelo fato de o texto afirmar: "o meu nome está nele". A Bíblia diz que Deus pôs o seu nome sobre os filhos de Israel (Nm 6.27); sobre o Templo de Jerusalém (II Cr 7.15); sobre a cidade Santa e assim por diante. Por que só nessa passagem os adeptos de Ivo dos Santos Camargo afirmam que esse Anjo é Josué? Assim, essa expressão "o meu nome está nele" não justitica a teoria das Testemunhas de Iehoshua.

O Anjo nesta passagem é um ser sobrenatural que haveria de proteger Israel até a total extinção dos amorreus, heteus, ferezeus, cananeus, heveus e jebuseus (Êx 23.23). A fortaleza dos jebuseus só foi conquistada por Davi, mais de 350 anos depois da morte de Josué (2 Sm 5.6-9). Logo esse anjo não pode ser Josué.

Deus se manifestou como anjo diversas vezes. Esse misterioso Anjo aparece a Agar, no relato do nascimento de Ismael (Gn 16.7-13). No v. 10 o Anjo diz: "Multiplicarei sobremaneira a tua semente". No v. 13 "E Ela chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és o Deus da vista". Quem falava com ela era Deus ou o Anjo? Da mesma forma, encontramos na teofania do sarçal ardente: "E apareceu-lhe o Anjo do Senhor em uma chama de fogo... e vendo o SENHOR que se virava... bradou Deus... Eu sou o Deus de teu pai... (Êx 3.2, 4, 6). Ora, quem apareceu a Moisés foi Deus ou o seu Anjo? Como se explica isso Esse Anjo, que além de apresentar atributos divinos, diz explicitamente que é Deus. Ele é o Messias pré-encarnado, portanto, o próprio Deus. É esse o significado de "o meu nome está nele". (Êx 23.21). O próprio Josué teve um encontro com esse Anjo (Js 5.13-15).

Assim fica claro que Yehoshua é um nome e o tetragrama é outro. O que nos espanta é o fato de alguém afirmar de maneira aleatória que "isso é aquilo" sem sustentação alguma baseado exclusivamente no subjetivismo e em cima disso criar uma religião. O pior de tudo isso é que ainda consegue adeptos!

 

Algumas supostas objeções

Questão da letra j. Diz o fundador das Testemunhas de Iehoshua que o nome correto de nosso Salvador não pode ser "Jesus" por não existe a letra j na língua hebraica. Esse argumento é de uma pobreza franciscana! É verdade que o j não existe no hebraico, grego e latim. No hebraico a letra y yud representante tanto o som vogal i como a consoante y. O mesmo acontecia com o latim com as letras i e u. O emprego das letras j e v para representar i e u consonânticos ocorreu na época do Renascimento, e difundido por Pierre de la Ramée. Por isso lemos Jerusalém, e não Yerushalayim; Jeremias, e não Yeremiahu; Jonas, e não Yonah; Joaquim, e nãoYehoiacin; e assim por diante. 

O número 666. 
Alegam que a expressão "Jesus Cristo Filho de Deus" equivale ao número 666, isso para consubstanciar sua teoria de que o nome "Jesus" é satânico. Antes de tudo, convém salientar que, com um pouco de criatividade, é possível tomar o nome de qualquer personagem e adaptar com seus títulos selecionados até que se chegue ao número 666. Isso é possível fazer com o nome do próprio líder do movimento Testemunhas de Iehoshua. Quando se quer rotular alguém de 666 há muitas maneiras de fazê-lo. Se não funcionar em caracteres latinos, pode-se usar caracteres hebraicos. Se um título não encaixar, substitui por outro, ou adiciona mais um adjetivo. Se mesmo assim não for possível, basta criar cálculos cabalísticos. Esse artifício das Testemunhas de Iehoshua só convence quem prefere trevas à luz.

Outro ponto importante é que não existe na Bíblia a expressão "Jesus Cristo Filho de Deus". Essa construção não é bíblica. A Bíblia ensina inúmeras vezes que Jesus é o Filho de Deus, mas não com essa construção. Colocar essa construção em latim para depois adaptar ao número 666 é um artifício maligno para atacar o cristianismo bíblico.

Nome não se traduz.
 É verdade que nome não se traduz, mas se translitera conforme a índole de cada língua. Os nomes Eva, David e outros que levam a letra w wav, "v" em hebraico aparecem como Eua, Dauid, nos textos gregos. No grego moderno a letra b beta b na antigüidade", hoje é v. Hoje se escreve Dabid para David e Eba para Eva. Há nomes que permanecem inalteráveis em outras línguas, mas não são todos. O nome "João", por exemplo é Yohanan, em hebraico; Ioannes, em grego; John, em inglês; Jean, em francês; Giovani, em italiano, Juan, em espanhol; Johannes, em alemão. Jacó, em hebraico é Yaakov; Iakobo (Tiago), em grego; Jacques, em francês; Giácomo, em italiano; Jacob, em inglês. Há nomes que mudam substancialmente de uma língua para outra. Eliazar, em hebraico, é Lázaro em grego. Elisabete é a forma hebraica do nome grego Isabel. O argumento, portanto, de o nome deve ser preservado na forma original, em todas as línguas é inconsistente, sem apoio bíblico.

Iesus. 
Alegam que o nome Iesus é uma zombaria do nome de Deus, pois sUs (sus) significa "cavalo" em hebraico. Esse argumento é um insulto à inteligência humana, porque Iesus é nome grego e sus é hebraico. O nomeIesus é a forma grega do nome hebraico Ieshua. Segundo O Novo Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, o "s" foi acrescido para facilitar a declinação: "Iesus é a forma gr. Do antigo nome judaico Yesua, forma esta que se obtém mediante a transcrição do heb., acrescentando-se um -s para facilitar a declinação". "Cavalo", em grego, é hyppos, e não sus. 

 

OS DISSIDENTES E SUAS CRENÇAS

Apesar de o movimento ser tão novo, já saiu outro grupo dele. Os dissidentes do movimento, que também se identificam como Testemunhas de Iehoshua, defendem os mesmos princípios do fundador, indo mais além: Negam a autoridade do evangelho de Mateus; ser Jesus o Filho de Deus, dizem que Jesus é filho de José e Maria, negando o nascimento virginal de Jesus, alegam que só após a ressurreição ele "tornou-se" Filho de Deus.

 

Filho de Deus

Os dissidentes das Testemunhas de Iehoshua catalogam todas as passagens bíblicas que revelam a linhagem humana de Jesus para questionar a sua filiação divina. Isso para consubstanciar a sua doutrina de que Jesus tornou-se Filho de Deus pela sua ressurreição, e citam para isso Romanos 1.4. Onde eles citam tais passagens, deveriam acrescentar as passagens bíblicas que provam ser Jesus o Filho de Deus, mesmo durante o seu ministério terreno, portanto, antes de sua morte e ressurreição, mas isso não o fazem.

A fé cristã nos obriga a crer que Jesus é o verdadeiro Deus e o verdadeiro homem. Jesus possuía duas naturezas: Humana e divina. A Bíblia está repleta de passagens que mostram o lado humano de Jesus, tanto nas características: Nasceu, cresceu, sentiu fome, sede, cansaço, sono etc., bem como a sua origem humana, traçada desde a genealogia. Isso, em nada neutraliza o lado divino e a sua filiação divina. Disse o apóstolo João: "Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus" (1 João 4.15). "Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?" (1 João 5.5). "Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê, mentiroso o fez; porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu"(1 João 5.10).

 

O evangelho de Mateus

Eles recusam o evangelho de Mateus chamando-o de "Evangelho Duvidoso", pois se diz que foi escrito originalmente escrito em hebraico e depois traduzido para o grego. Nessa tradução, segundo eles, o texto foi corrompido. Alegam que é o único dos evangelhos que tem o batismo em nome da Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo (Mateus 28.19); permissão para o divórcio (Mateus 19.9) salvação pelas obras (Mateus 25.34-36); substancia o papado (Mateus 16.16-19); considera o nascimento virginal de Jesus cumprimento de Isaías 7.14.

Só pelo fato de este grupo rejeitar o Evangelho de Mateus já tem o repúdio dos cristãos. Não é um grupo de pessoas obscuras e de conhecimento bíblico duvidoso que vai por em xeque uma obra que passou por escrutínio da mais alta erudição durante esses vinte séculos de cristianismo. Seus argumentos são artificiais e inconsistentes.

Ainda não está confirmado que Mateus escreveu o seu evangelho em hebraico ou aramaico. Apesar dos fortes testemunhos da patrística, desde o segundo século, contudo, nada há no conteúdo deste evangelho que confirme essa versão. Antes, o contrário, a expressão encontrada nele: "Que traduzido é: Deus conosco" (Mateus 1.23) mostra que não haveria necessidade de se traduzir o significado de "Emanuel", uma vez que o texto já está em hebraico. Outro ponto interessante, é que há duas formas gregas de se escrever o nome" Jerusalém": Jierosovluma, (Ierosolyma)  grega e jIerousalhv;m (Ierusalem) — hebraica. Mateus usa a forma grega, o que seria estranho para uma obra escrita originalmente em hebraico.

 

"Eis que uma virgem conceberá"

"Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel" (Isaías 7.14).

O substantivo hebraico para "virgem" usado nesta passagem é (almah). Isto tem dado espaço para intermináveis controvérsias, principalmente por eruditos judeus e por teólogos "cristãos" modernistas, na tentativa de neutralizar a doutrina do nascimento virginal de Jesus. Alguns afirmam que a palavra mais apropriada para "virgem" seria (b'tulah) e com isso querem dissociar Mateus 1.23 de Isaías 7.14. Nessa linha estão também os dissidentes iehoshuolitas.

A palavra b'tulah aparece 51 vezes no Velho Testamento hebraico e é traduzida 44 vezes por (parthenos), na Septuaginta. Ela pode se aplicar a uma mulher casada (Jl 1.8) o que não ocorre com o substantivo almah,que só se aplica a mulher solteira. W. E. Vine, com base em Joel 1.8, diz que b'tulah nos textos aramaicos tardios era aplicada a uma mulher casada. Isso, portanto, segundo Vine, traria muita confusão: "Não ficaríamos sabendo o que era exatamente o que tinha em mente. Estava se referindo a uma que era verdadeiramente virgem, ou uma que estava desposada, ou uma que já havia conhecido marido? À luz destas considerações, parece que a eleição da palavra almah foi deliberada. Parece que é a única palavra hebraica disponível que indicaria com clareza que aquela a que ele designa não estava casada".

O substantivo almah aparece 9 vezes no Velho Testamento hebraico (Gn 24.43; Êx 2.8; 1 Cr 15.20; Sl 46 (título, pois a palavra hebraica alamoth é plural de almah); 68.25; Pv 30.19; Ct 1.3; 6.8; Is 7.14). Em dois lugares a Septuaginta traduziu por parthenos, que significa "virgem" (Gn 24.43; Is 7.14). A mesma Rebeca que é chamada "virgem, [b'tulah, em hebraico] a quem varão não havia conhecido", no v. 16 desse mesmo capítulo, é chama de almah. A Septuaginta foi traduzida antes do nascimento de Jesus (285 a. C., segundo Josefo e a carta de Aristéia). Há muitas controvérsias quanto a essa data. Qualquer que seja, o certo é que foi antes do nascimento de Jesus. A tradução foi feita por rabinos, portanto, entendiam que almah em Isaías 7.14 se tratava de uma "virgem". Assim era o significado dessa palavra na época.

É muito suspeito que só depois do surgimento do cristianismo que os judeus procuraram reavaliar o significado dessa palavra. As versões gregas do Velho Testamento, que vieram após o cristianismo substituíramparthenos por neanis "jovem". Áquila era judeu e discípulo do rabino Akiva (morto em 132 AD). A outra versão é a de Teodócio, apóstata do cristianismo, que voltou ao judaísmo (final do segundo século AD); e finalmente a de Símaco, que era ebionita (seita judaica que negava a divindade de Cristo) preparada em 170 AD. 

Diz o Dr. Aage Bentzen, nada ortodoxo, contra a nossa linha conservadora, mas admite que parthenos veio dos próprios judeus: "Contra a Igreja os judeus sustentavam que Is 7.14 não fala de uma `virgem' (parthenos), mas de uma `mulher jovem' (neanis). Os cristãos respondiam acertadamente que a tradução parthenos provém de tradutores judeus". Até hoje, para fazer frente contra o nascimento virginal de Jesus, os judeus, em Israel usam almah para "senhorita". 

Há quem diga que o contexto do Velho Testamento não fornece luz suficiente para o significado de "virgem", contudo, muitos eruditos afirmam o contrário. Gerard Van Groningen cita cinco autoridades no assunto sobre a palavra ugarítica galmatu encontrada nos documentos de Ras Shamra. Uma dessas autoridades, H. Wolf, em sua obra Interpreting and Glory of the Messiah, p. 450, diz: "Nos três lugares onde glmt, o equivalente exato de almah, é usado, ele refere-se a uma jovem procurada para casamento".

Gerard Van Groningen apresenta a seguinte conclusão: "Um exame dos materiais disponíveis a estudiosos e peritos, como indicado acima, leva-nos à segura conclusão de que, com base no uso do termo tanto em hebraico quanto em ugarítico o termo almah deve ser traduzido por `virgem'. A Septuaginta dá pleno apoio a isto e o testemunho do Novo Testamento (Mt 1.23) dá a palavra final. Isaías disse e pretendeu dizer virgem".

 

A Trindade

Tanto as Testemunhas de Iehoshua como seus dissidentes, ambos negam a Trindade, como é característica das seitas. Segundo Jo 17.3, a doutrina de Deus é uma questão de vida ou morte. Jesus classificou o assunto como o primeiro de todos os mandamentos (Mc 12.29).

O nome "Deus" é polissêmico na Bíblia. Aparece com referência ao Pai sozinho, como Deus verdadeiro e absoluto (Fp 2.11), em Jo 1.1: "...e o Verbo estava com Deus..."; com referência ao Filho, como sendo Deus absoluto, com toda a sua plenitude (I Jo 5.20; Cl 2.9; e na terceira parte de Jo 1.1: "...e o Verbo era Deus". Da mesma forma com relação ao Espírito Santo (At 5.3-4); e muitas vezes esse termo "Deus" se aplica à Trindade (I Co 15.28; Mc 12.32). O mesmo acontece com o tegragrama hwhy (YHWH) "YAHWEH", ou "SENHOR", conforme nossas versões do Velho Testamento. Refere-se ao Pai (Sl 110.1), ao Filho (Jr 23.5-6), ao Espírito Santo (II Sm 23.2-3), e à Trindade (Dt 6.4; Sl 83.18).

A Bíblia ensina que cada uma destas pessoas é Deus absoluto em toda a sua plenitude. Contudo não ensina um triteísmo, pois enfatiza a existência de um só Deus. A Trindade, portanto, é a união de três Pessoas distintas em uma só Divindade, e não em uma só Pessoa, pois a unidade de Deus é composta e não absoluta.

Os dissidentes do movimento de Ivo dos Santos Camargo, além de negarem a Trindade, recusam aceitar a autoridade do evangelho de Mateus. A Trindade está em toda a Bíblia e não meramente em Mateus. Nenhum cristão está autorizado a rejeitar certos livros da Bíblia pelas suas peculiaridades. O fato de Mateus ser o único a registrar a fórmula batismal não significa que o texto seja espúrio, pois cada livro da Bíblia sem as suas peculiaridades. Marcos foi o único registrou o moço desnudo que fugiu por ocasião de prisão de Jesus (Marcos 14.51, 52). Lucas foi o único que registrou a origem de João Batista, a infância de Jesus, a parábola do filho pródigo, as passagens do Rico e Lázaro e do Bom Samaritano. João foi o único que registrou o milagre de Caná da Galiléia, transformando água em vinho, a ressurreição de Lázaro, o lava pés etc. Isso, por si só, destrói completamente o interpretação das Testemunhas de Iehoshua.

Quanto à salvação pelas obras, convém salientar que a passagem de Mateus 25.34-36 não diz respeito à salvação. O texto fala do julgamento das nações. O divórcio não é peculiaridade de Mateus, Paulo também admitia o divórcio em certas circunstâncias (I Co 7.10-15). O nascimento virginal de Jesus é também confirmado em Lucas 1.34 "Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão?"

 

Conclusão

Ultimamente tem havido inúmeras inovações no meio do povo de Deus. Tanto fora da Igreja como no seio dela surgem as heresias. O apóstolo Paulo disse que Deus permite que isso aconteça para provar os fiéis (1 Co 11.19). É verdade que cada ser humano tem a liberdade pensamento e de expressão. Tem o direito de expressar seus pensamentos por mais exóticos que sejam. Causa-nos estranheza o fato de esses agentes dessas idéias excêntricas encontrarem adeptos, acharem quem acredite nessas invenções.

Os fundadores de seitas costumam dizer que receberam revelação direta de Deus. Geralmente essas revelações contradizem a Bíblia. Seus adeptos, muitas vezes, deixam a Bíblia para seguirem seus líderes. Isso aconteceu com Joseph Smith Jr, fundador do mormonismo; William Miller, depois Ellen Gould White, com o adventismo do sétimo dia; Charles Taze Russell, fundador das Testemunhas de Jeová; etc., e agora Ivo dos Santos Camargo, com as Testemunhas de Iehoshua.

Todo líder que procura impor uma inovação com base em suas supostas revelações, como doutrina básica de sua religião, deve ser rejeitado. A dona Valnice Milhomens resolveu defender a guarda do sábado porque, segundo ela, recebeu essa "iluminação" quando estava visitando Israel. Agora se insurge contra a ortodoxia cristã. Ainda que, no seu caso, não seja propriamente uma inovação, mas um retrocesso, pois os adventistas do sétimo dia já vem defendendo essa doutrina desde os dias da Sra. Ellen Gould White.

O nosso alerta às igrejas se encontra no apóstolo Paulo: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem" (I Tm 4.16).

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com