CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

domingo, 11 de novembro de 2012

152- A VERDADE

"A Verdade vos Libertará"

(João 8:32)

O conceito da "verdade" vem desafiando a humanidade por milhares de anos. Filósofos da antiga Grécia debatiam a natureza da verdade. Eles discutiam se ela era real e absoluta, ou relativa e ilusória. Suas dúvidas podem ter sido refletidas numa questão de Pilatos: "Que é a verdade?" (João 18:38).
Hoje, a mesma pergunta surge continuamente em várias situações. É de vital importância que achamos a resposta para esta pergunta na área de religião. O que é verdadeiro? Posso conhecer a verdade?
Para ajudar-nos a responder a estas questões, vamos focalizar nossa atenção em um versículo do ensinamento de Jesus. Em João 8:32, ele disse: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará ." Considere as implicações desta afirmação.

"A Verdade"

Os humanos podem andar em dúvida e incerteza, mas Jesus é inequívoco. Ele fala sobre a verdade como algo exato e objetivo. Em outra parte ele nos fala que a verdade é a palavra de Deus revelada. Quando ele falou com seu Pai (João 17:17), ele disse: "tua palavra é a verdade". Quando Jesus falou sobre a verdade, ele não estava falando sobre uma vaga abstração resultante de um intenso pensamento humano, meditação, lógica ou de um debate. Ele não definiu a verdade em termos subjetivos como uma coisa qualquer que as pessoas escolheriam acreditar. Jesus definiu a verdade como um fato revelado e eterno! A palavra de Deus é verdadeira independentemente do fato de eu concordar com isso, de eu aceitar e obedecer, ou rejeitar e contestar.
Outros que escreveram o Novo Testamento fizeram similares afirmações sobre a palavra de Deus, achada nas Escrituras. Em 2 Timóteo 3:16-17, Paulo disse: "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." Paulo também disse que seu ensinamento não tinha palavras de sabedoria humana, e sim palavras reveladas pelo Espírito Santo (veja 1 Coríntios 2:9-13).
Deus revelou a verdade como certa e absoluta. Deus não nos deu meramente idéias subjetivas para serem moldadas de modo a se ajustarem às nossas situações. Ele não aprova distorções ou modificações das Escrituras para que se ajustem aos nossos caprichos. Deus certamente não nos deixou num mar de dúvidas onde nada podemos saber com certeza.
Devemos escolher como responder a esta revelação de Deus. Nós podemos obedecê-la ou rejeitá-la. Temos a liberdade de aceitar tudo o que Deus disse, ou somente as partes que nos interessam. Mas quando decidirmos como responder a ela, devemos lembrar de que nada o que fizermos irá mudar a veracidade de suas palavras. Aproximadamente três mil anos atrás o escritor de Salmos disse: "Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu" (Salmo 119:89).

"Conhecereis . . ."

Jesus não mostra a "verdade" como um objetivo ilusório e inatingível. Ele diz: "Conhecereis a verdade". Jesus plenamente ensinou que podemos e devemos conhecer a verdade. Podemos conhecer a verdade hoje do mesmo jeito que o povo de Beréia o fez no primeiro século: Eles procuraram por ela nas Escrituras (veja Atos 17:11). Podemos distinguir o certo do errado. Paulo instruiu os Tessalonicenses: "Julgai todas as cousas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal" (1 Tessalonicenses 5:21-22). Ainda hoje é verdade que a "lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos" (Salmo 119:105).
As pessoas que escreveram o Novo Testamento confidentemente declaram que é possível saber a verdade. Em Hebreus 10:26, o escritor fala das pessoas que tinham "recebido o pleno conhecimento da verdade". João falou com pessoas que receberam este conhecimento da verdade (1 João 2:21). Paulo condenou aqueles que estão "sempre aprendendo mas que jamais podem chegar ao conhecimento da verdade" (2 Timóteo 3:7). Por que receberam tão severa crítica? Porque eles fracassaram em aprender a verdade, resistindo assim a palavra de Deus. Eles não compreenderam a verdade porque assim não a quiseram (veja 2 Timóteo 3:8). Nós podemos saber a verdade.

". . . Vos Libertará"

Isto pode nos fazer pensar, talvéz até um ponto de medo, sobre a responsabilidade dada por Deus de conhecermos a verdade. Para prevenir que sejamos esmagados por esta provocante passagem, não devemos perder esta grande promessa anexada neste trecho. Jesus acrescentou: "A verdade vos libertará".
A liberdade é valorizada universalmente. Inúmeras pessoas têm sacrificado suas vidas esforçando-se para assegurarem sua própria liberdade política ou de outrem também. Verdadeiramente em todas as nações do mundo, o encarceramento é considerado como uma severa punição para aqueles que violam a lei. Tão valiosa quanto a liberdade pessoal e política, também é aquela que Jesus nos fala em João 8:32. Só que esta liberdade é até mais significativa. Nossos pecados nos levam a conseqüências de vínculos espirituais e mortais -- eterna separação de Deus. Jesus se ofereceu para nos libertar das conseqüências da nossa própria rebelião contra Deus!
Paulo nos lembrou deste benefício do evangelho em Romanos 1:16 ". . .é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego". Deus escolheu o uso de sua palavra, que é a verdadeira mensagem da Bíblia, para salvar-nos de nossos pecados.
Deus, contudo, não nos força a sermos libertos. Muitas pessoas são enganadas por Satanás e seus falsos mestres para que não possam discernir a liberdade do encarceramento (veja 2 Pedro 2:17-22). Infelizmente, muitas pessoas rejeitam a liberdade que Deus oferece e permanecem presas em seus próprios pecados. Jesus usou as palavras de um profeta do Velho Testamento, Isaías, para descrever a triste condição daqueles que não aceitam a liberdade divina: "Porque o coração deste povo está  endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados" (Mateus 13:15).
Muitas pessoas consideram a verdade incerta, mas Deus claramente revelou a verdade para que nós possamos conhecê-la. Muitas pessoas acreditam que os sentimentos subjetivos, aqueles que julgamos serem corretos, são os mesmos que os salvarão, mas Deus uniu a salvação com a sua objetiva verdade. Quando nós aprendemos e obedecemos a verdade revelada na palavra de Deus, podemos estar certos da nossa salvação. João nos falou do nosso relacionamento com Deus quando ele disse: "Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está  a verdade" (1 João 2:3-4).
Deus nos providenciou a confiança e a segurança para estarmos aptos a conhecer a verdade. O mesmo Deus que nos criou e nos deu a habilidade de nos comunicar, tem também a habilidade de transmitir sua vontade para conosco de modo que possamos entendê-la. Devemos humildemente aceitar a responsabilidade de estudar, entender e obedecer sua revelação.
Num mundo desordenado pela dúvida e pela confusão religiosa, nós podemos achar esperança nas palavras de Jesus: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."

A Verdade



AS AFIRMAÇÕES EXCLUSIVAS DO CRISTIANISMO
Is. 43:11 (NIV) "Eu sou o Senhor, e além de mim não há outro salvador."
Oséas 13:4 (KJV) "Eu o Senhor seu Deus... e você não deve conhecer outro deus além de mim: pois não há salvador além de mim."
João 14:6 (NIV) "Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim."
Mohammed, Buda, Krishna, e outros ensinaram um caminho para Deus, algumas verdades sobre Deus, e deram algumas instruções sobre Como Viver a Vida. Estas religiões, originalmente, não afirmavam ser exclusivamente verdadeiras, somente melhores do que as que estavam no mercado competitivo. O cristianismo, no entanto, é único. Ele afirma ser a verdade "revelada". Quando Deus Se expressou de uma vez por todas. Jesus Cristo é o que Deus queria dizer.
João 14:6 (Phi) "Eu mesmo sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém se aproxima do Pai, a não ser através de mim."
Atos 4:12 (NIV) "Salvação não é encontrada em ninguém mais, pois não há outro nome debaixo do céu dado aos homens pelo qual possamos ser salvos. "
A PARÁBOLA DAS VÁRIAS OPINIÕES SOBRE A PORTA
Imagine que você esteja preso dentro de um prédio grande, onde as pessoas estão discutindo e dando várias opiniões sobre se há uma porta e como sair dali. Alguns acreditam que em uma determinada parede há uma porta, outros que em uma outra parede, haja uma porta. Grupos são formados para encorajar a crença sobre em que possível parede esteja a porta. Um grupo alega que a saída é através de escadas que levam até o céu. Um outro alega que todos deveriam sair através de um túnel escuro indicado em mapas antigos, sagrados. Um dos grupos alega que qualquer parede terá um porta se você acreditar que há. (este grupo é famoso por seus membros terem grandes "galos na cabeça"). E ainda há um outro que alega que "a porta" e "lá fora" são estados de espírito. Algumas pessoas se cansaram de tanta tolice e desistiram de procurar a porta.
Aparece, então, um homem que diz: "Eu tenho boas notícias! Há uma saída, mas somente uma. É uma porta estreita e baixa. Vou lhes mostrar. Esqueçam suas idéias tolas, sofisticadas ou profundas e me sigam!" Mas os diversos grupos estão tão apaixonados por suas idéias que poucos prestam alguma atenção. O grupo da "porta fantasma" não acha que seja justo dizer que haja somente uma porta. O que acredita na "escada que vai até o céu" reclama que estas "boas novas" não têm sofisticação, nem apresenta apelo intelectual algum. Os "profundos" vão inspecionar a porta, checar os fatos sobre ela, até mesmo ficar "perto dela", mas nunca passam por ela. Eles se tornam experts em trivia sobre a porta. Os tipos "é só acreditar" estão sempre felizes em ouvir sobre uma nova porta e fortificados por esta notícia tentam ainda mais entrar por portas que não existem. Isso que dizer mais "galos" na cabeça. No fim, por várias razões, poucos conseguem sair pela porta revelada.
UM CAMINHO?
João 10:7, 9a-10 (NIV) Jesus disse novamente: "Eu lhes digo a verdade, eu sou o portão para as ovelhas. Todos os que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou o portão; quem entrar por mim, será salvo... O ladrão só veio para roubar e destruir, eu vim para que elas possam ter vida e vida por inteiro."
Atos 4:12 (Phi) "Em ninguém mais salvação pode ser achada. Porque em todo o mundo, nenhum outro nome foi dado aos homens mas este, é por este nome que nós devemos ser salvos!"
Muitos acham este aspecto do cristianismo ofensivo: "Quão arrogante! Que insulto para as outras grandes religiões do mundo!" Mas considere uma coisa: Se Deus alguma vez desejou expressar como Ele realmente é, não iria Ele se assegurar de mostrar: "Esta é ela - a versão verdadeira " para diferenciar Sua revelação das religiões contraditórias, criadas pelos homens? Se Deus realmente Se revelou, tal religião não se "apontaria" afirmando ser a única exclusivamente verdadeira? Alguns provavelmente se aborrecerão com isto, mas se houver qualquer verdade nesta afirmação, ela tem que ser desta forma.
DEUS DECIDE SE COMUNICAR COM O HOMEM
João 1:1-2,14 (Phi) No início, Deus se expressou. Esta expressão Pessoal, esta Palavra, estava com Deus, e era Deus, e ele existiu com Deus desde o início.... Então a Palavra de Deus se tornou um ser humano e viveu entre nós.
João 1:14b (NIV) Nós vimos sua glória, a glória do Único, que veio do Pai, cheio de graça e verdade.
1 Tim. 2:5-7 (Phi) Pois só há um Deus, e somente um único intermediário entre Deus e os homens, Cristo Jesus. Ele se deu como um resgate por todos os homens - um ato de redenção que sobrevive por todos os tempos como testemunho do que ele é... (Eu falo a verdade sóbria; Eu não minto)....
FATO OU FICÇÃO?
O cristianismo afirmou ser verdadeiro desde o começo. Estes eventos realmente aconteceram.
1 Cor 15:1-7 (NEB) E agora, meus irmãos, eu devo lembrá-los do Evangelho que eu preguei a vocês; o Evangelho que vocês receberam, no qual vocês se apoiam e que agora está trazendo à vocês salvação. Vocês ainda guardam o Evangelho que lhes preguei? Se não, sua conversão foi em vão. Em primeiro lugar e de suma importância, eu lhes passei os fatos que me foram compartilhados: que Cristo morreu por nossos pecados, de acordo com as Escrituras; que ele foi enterrado; que ele foi ressuscitado para a vida no terceiro dia, de acordo com as Escrituras; e que ele apareceu para Cefas, e depois para os Doze. Então ele apareceu para mais de 500 de nossos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda estão vivos hoje, embora alguns tenham morrido. Então ele apareceu para Tiago, e depois para todos os Apóstolos.
1 João 1:1-4 (Phi) Nós estamos escrevendo à vocês sobre algo que sempre existiu e que nós mesmos ouvimos e vimos com nossos próprios olhos: algo que tivemos a oportunidade de observar de perto e até mesmo de segurar com nossas próprias mãos, algo da Palavra da vida! Pois foi VIDA que apareceu à nós: nós vimos, somos testemunhas oculares do fato, e agora estamos escrevendo a vocês sobre isto. Era a própria vida de todas as épocas, a vida sempre existiu com o Pai, que na realidade se tornou visível em pessoa para nós. Nós repetimos, nós realmente vimos e ouvimos o que estamos agora escrevendo para vocês. Queremos que vocês estejam conosco nisto - na comunhão com o Pai, e Jesus Cristo seu Filho. Nós escrevemos e falamos a vocês sobre isto, para que nossa alegria possa ser completa.
Atos 3:15 (NIV) "Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. Nós somos testemunhas disto."
Atos 2:32 (NIV) "Deus ressuscitou Jesus para vida, e todos nós somos testemunhas do fato."
O EVANGELHO DA VERDADE
Atos 13:30-31 (NIV) "Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos, e por muitos dias ele foi visto por aqueles que viajaram com ele da Galiléia à Jerusalém. Eles são agora suas testemunhas para nosso povo."
Atos 10:39-42 (Phi) "Nós somos testemunhas oculares de tudo o que ele fez, tanto na Judéia quanto em Jerusalém, e eles o mataram, pendurando-o numa cruz. Mas no terceiro dia Deus ressuscitou este mesmo Jesus e deixou que ele fosse claramente visto, não por todas as pessoas, mas por testemunhas a quem Deus havia escolhido previamente. Nós somos estas testemunhas, nós que comemos e bebemos com ele depois que ele foi ressuscitado dos mortos! Além do mais, nós somos os homens a quem ele ordenou para pregar aos povos e solenemente testemunhar do fato que ele é o escolhido por Deus para ser o juiz tanto dos vivos quanto dos mortos."
2 Ped 1:16-19 (NIV) Não seguimos estórias inteligentemente inventadas quando lhes contamos sobre o poder e a volta do nosso Senhor Jesus Cristo, mas fomos testemunhas de sua majestade. Pois ele recebeu honra e glória de Deus o Pai quando a voz veio a ele da Glória Majestosa, dizendo: "este é meu Filho, a quem eu amo; com ele estou bem satisfeito." Nós mesmos ouvimos esta voz que veio do céu quando estávamos com ele na montanha sagrada. Nós temos a palavra dos profetas feitas ainda mais verdadeiras, e vocês farão bem em prestar atenção nisto, como a uma luz brilhando em um lugar escuro, até o raiar do dia e a estrela da manhã surja em seus corações.
2 Cor 4:2b-4 (Phi) Nós falamos a verdade clara e nós recomendamos a consciência de cada homem à vista de Deus. Se nosso evangelho é "velado", o véu deve estar nos olhos dos que estão espiritualmente morrendo. O deus deste mundo cegou suas mentes para que não acreditem e evitem que a luz do evangelho glorioso de Cristo, a imagem de Deus, brilhe neles.
A VERDADE NÃO TEM NADA A TEMER DO ESCUTÍNIO
1 Tess. 5:21 (NIV) Teste todas as coisas. Guarde as boas.
Atos 17:11 (NIV) Agora os bereanos eram de caráter mais nobre do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande entusiasmo e examinavam as Escrituras todos os dias para ver se o que Paulo dissera era verdade.
2 Cor 13:8 (NIV) Pois não podemos fazer nada contra a verdade, somente a favor dela.
TODA A VERDADE, E NADA ALÉM DA VERDADE
1 Tim. 4:1-2,6-7 (Phi) O Espírito de Deus especificamente nos diz que nos últimos dias haverá homens que abandonarão a fé verdadeira e se permitirão ser seduzidos por ensinamentos de demônios, ensinamentos dados por homens que são hipócritas mentirosos, cujas consciências estão tão mortas quanto carne murcha.... Você será um ministro fiel de Cristo Jesus se você lembrar aos membros de sua igreja estas coisas. Você se mostrará como um homem nutrido pela mensagem da fé verdadeira e do ensinamento firme que seguiu. Mas fique longe de todos estes contos de pessoas pagãs.
Uma mente aberta é uma pocilga de pensamentos, ou como costumamos dizer: "Mente vazia, oficina do diabo".
2 Cor 10:5 (NIV) Nós derrubamos argumentos e qualquer pretensão que se estabeleça contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo cada pensamento para fazê-lo obediente a Cristo.
Mat. 7:13-14 (NIV) "Entre pelo portão estreito. Pois largo é o portão e amplo o caminho que conduz a perdição, e muitos entram por ele. Mas pequeno é o portão e estreito o caminho que leva a vida, e somente alguns o encontram."
VERDADE COMO TRIVIA?
A.W. Tozer: "A Verdade nas Escrituras é mais que um fato. Um fato poder ser dividido, impessoal, frio e totalmente desassociado da vida. A Verdade, por outro lado, é agradável, viva e espiritual.... Em que ponto então, um fato teológico se torna para aquele que o ouve, uma verdade que traz vida? No ponto onde começa a obediência... A Verdade que não é experimentada, não é melhor do que o erro, e pode ser tão perigoso quanto ele. Os escribas que sentaram no lugar de Moisés não foram vítimas de erro; eles foram vítimas de seu próprio fracasso em experimentar a verdade que eles ensinavam."
A RESPONSABILIDADE DE CONHECER A VERDADE
Tiago 4:17b (Phi) Se um homem sabe o que é certo e fracassa em fazê-lo, seu fracasso é um grande pecado.
He. 10:26 (NIV) Se nós deliberadamente continuarmos a pecar depois que tivermos recebido o conhecimento da verdade, nenhum sacrifício é deixado, mas somente uma expectativa apavorante de julgamento e fogo devorador que consumirá os inimigos de Deus.
Fil. 3:16 (Phi) É importante que vamos adiante à luz de tal verdade como já aprendemos.
NÓS REALMENTE AMAMOS A VERDADE OU GOSTAMOS DE ESCOLHER AS PARTES QUE NOS AGRADAM?
A.W. Tozer: "Nós podemos ter uma visão correta da verdade, somente se ousarmos acreditar em tudo o que Deus diz sobre Si mesmo. É uma responsabilidade grave que um homem toma sobre si, quando ele procura editar da auto-revelação de Deus, algum aspecto que ele em sua ignorância acha desagradável."
2 Tess. 2:10b-12 (NIV) Eles perecem porque se recusaram amar a verdade e assim serem salvos. Por esta razão Deus envia um grande engano para que eles acreditem na mentira e para que todos sejam condenados, aqueles que não acreditaram na verdade, mas se deleitaram na maldade.
2 Tim. 4:2-5 (Phi) Pregue a palavra... Repreenda, corrija e encoraje, usando da maior paciência em seus ensinamento. Pois está chegando o tempo quando os homens não tolerarão ensinamento íntegro. Eles irão querer algo que os alegre, e terão professores que falarão aquilo que eles querem ouvir. Eles não mais escutarão a verdade, mas andarão atrás de mitos criados pelo homem. Por isso, mantenha sua mente sã e equilibrada, aceitando qualquer sofrimento que isto possa envolver. Continue firmemente pregando o evangelho....
O ESPÍRITO DA VERDADE
1 Jo. 2:20-21,24a,26-27 (TEB) Mas vocês tiveram o Espírito Santo derramado em vocês por Cristo, por isso, todos conhecem a verdade. Eu lhes escrevo, então, não porque não conhecem a verdade; pelo contrário, porque a conhecem e sabem que nenhuma mentira vem da verdade.... Estejam certos então, de manterem em seus corações a mensagem que vocês ouviram desde o começo... Eu escrevo isto por causa dos que estão tentando enganá-los. Mas, quanto à vocês, Cristo derramou seu Espírito em vocês.... Pois seu Espírito os ensina sobre todas as coisas e o que ele ensina é verdadeiro, não falso...
João 16:12-13 (NIV) "Eu [Jesus] tenho muito mais para dizer-lhes, mais do que vocês podem agora suportar. Mas quando ele, o Espírito da verdade vier, ele os guiará em toda a verdade."
VALE A PENA REPETIR A VERDADE
2 Ped. 1:12-15 (Jer) Esta é a razão de eu estar continuamente lembrando as mesmas verdades a vocês, embora vocês já a conheçam e firmemente se agarrem a ela. Estou certo que é meu dever, enquanto eu estiver nesta tenda, continuar animando-os com estes lembretes, uma vez que eu sei que a hora de tirar esta tenda se aproxima como Cristo Jesus já me havia dito. E eu tomarei grande cuidado para que depois de minha partida, vocês ainda tenham um meio de trazerem estas coisas à memória.
João 8:31b-32 (NIV) "Se vocês guardarem meus ensinamentos, vocês serão realmente meus discípulos. Então conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."
João 8:31b-32 (NEB) "Se vocês habitarem na revelação que eu trouxe, vocês serão realmente meus discípulos; vocês conhecerão a verdade, e a verdade vos libertará."

Fonte:
http://www.estudosdabiblia.net
http://www.acts17-11.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com