CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

206-A AUTOESTIMA

 

 

 

 

 

UMA AUTOESTIMA BÍBLICA

I Co 15.9-10
Muitos cristãos têm problemas com sua autoestima. Essa é uma arma terrível usada, preferencialmente, por Satanás. Uma autoestima baixa provoca em nós: Medo, Dúvida, Raiva, Sentimento (complexo) de inferioridade, Sentimento (complexo) de incapacidade
ELA NOS TRAZ AS SEGUINTES PERDAS:
Deixamos de usufruir da graça de Deus
Paralisa nosso potencial: Parábola dos Talentos
Destrói nossos sonhos: Os 12 espias
Destrói nossos relacionamentos: Com Deus e com as pessoas
Nosso objetivo é apresentar uma proposta de uma autoestima bíblica, sadia, e não a de estudar o problema de uma autoestima baixa.
UMA AUTOESTIMA BÍBLIA RECONHECE QUE O GRANDE DIFERENCIAL EM NOSSAS VIDAS É A GRAÇA DE DEUS (V 10). TAMBÉM RECONHECE QUE A GRAÇA NÃO ANULA A NOSSA COOPERAÇÃO COM O ESPÍRITO SANTO DE DEUS (V 10b), NOS JOGANDO NO OUTRO EXTREMO QUE É VIVER COMO SE NADA TIVÉSSEMOS RECEBIDOS DE DEUS (I Co 4.7b)
UMA AUTOESTIMA BÍBLICA:
I – NÃO PODE ANULAR A VIRTUDE CRISTÃ DA HUMILDADE
Como encontramos no verso 9 “pois eu sou o menor dos apóstolos”; Fp 2.3, 5; Rm 12.3
Mas, por outro lado, não pode dar lugar a atitudes de timidez, medo, desvirtuamento da humildade. Vejam:
Jacó diante do seu irmão Esaú Gn 32.11-21
Abraão diante dos egípcios Gn 12.10-13; e de Abimeleque Gn                                     20.1-2. Depois Isaque teve a mesma atitude Gn 26.6-7
Parece que o jovem pastor Timóteo estava com problemas nesta I Tm 4.12, 14
II – TAMBÉM NÃO PODE ANULAR A NOSSA VISÃO PRÓPRIA DE INDIGNIDADE E MISÉRIA ESPIRITUAL DIANTE DE DEUS
Estou falando da nossa condição espiritual em Cristo: “Não sou digno de ser chamado apóstolo” v 9b
Mais uma vez há atitudes positivas e negativas
NEGATIVAS: Moisés ante sua chamada; Gideão; Saul; Jeremias
POSITIVAS: O centurião de Cafarnaum Mt 8.8; A mulher Cananéia Mt 15.27; Paulo em I Tm 1.15;
Davi em II Sm 7.18-19
Conclusão
O grande desafio é manter o equilíbrio entre estas atitudes, evitando o conflito existente entre os crentes de Corinto (I Co 4.7)
Necessitamos tomar cuidado para que, mesmo consciente da graça de Deus, não conseguirmos “VIVER PELA GRAÇA” como Jacó em Gn 32.9-21
UMA AUTOESTIMA BÍBLIA RECONHECE QUE O GRANDE DIFERENCIAL EM NOSSAS VIDAS É A GRAÇA DE DEUS (V 10). TAMBÉM RECONHECE QUE A GRAÇA NÃO ANULA A NOSSA COOPERAÇÃO COM O ESPÍRITO SANTO DE DEUS (V 10b), NOS JOGANDO NO OUTRO EXTREMO QUE É VIVER COMO SE NADA TIVÉSSEMOS RECEBIDOS DE DEUS (I  Co4.7b) 
Verso para Memorizar: “Vocês... são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9, NVI).

Baixa autoestima é um mal moderno. Seus portadores frequentemente são levados ao aconselhamento ou ao consultório pastoral por esse mesmo motivo ou por problemas mais complexos, como abuso de drogas, depressão ou distúrbios alimentares.

Na existência diária, a baixa autoestima pode nunca chegar a proporções clínicas, mas quase invariavelmente prejudica os relacionamentos e o desempenho na maioria das áreas da vida.

Talvez o principal motivo de as pessoas sofrerem mais que nunca desse problema seja a mídia, que frequentemente retrata suas celebridades como maiores que a vida, deixando que os outros sintam sua própria pequenez em contraste com os ícones que desfilam diante deles.

A ideia de autoestima, como a Bíblia apresenta, tem uma perspectiva diferente. A psicologia convencional considera a autoestima como a avaliação que alguém faz de seus próprios atributos e características, a partir da observação que faz de si mesmo e do parecer de outras pessoas. A Bíblia oferece pelo menos dois componentes adicionais: Quem são os seres humanos por origem (Gn 1:26, 27) e o que Deus pensa sobre cada pessoa e o que lhe oferece (Jo 3:16). Quando somamos esses componentes, nossa compreensão sobre a autoestima pode mudar.



FONTE:
http://www.pastorgenevaldo.com.br
http://www.cpb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com