CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

sábado, 24 de novembro de 2012

209-O DINHEIRO E A BÍBLIA






Bíblia e o dinheiro


TÍTULO: Dinheiro! Na bíblia?

TEXTO: I Tm. 6:7-10

INTRODUÇÃO:

Nós meditaremos no que a bíblia ensina sobre dinheiro. E antes de entrarmos no assunto propriamente dito, quero afirmar dois fatos importantes.

1. Quando a bíblia ensina sobre dinheiro, fala de um assunto espiritual. È tão espiritual esse assunto que por várias vezes na igreja apostólica, o ato de contribuir naquela igreja estava ligado diretamente à ação do Espírito de Deus. Depois do Pentecostes (derramar do Espírito de Deus sobre a igreja), aprendemos com a experiência daquela igreja:

1.1 O Espírito Santo é Senhor dos nossos bens, At. 2:42-47.
1.2 O Espírito Santo realiza seu ministério independente do dinheiro, At. 3:1-10.
1.3 O Espírito Santo julga as nossas ofertas, At. 5:1-11.
1.4 O Espírito Santo não se vende, At. 8:18-25.

2. alguns pensamentos errados sobre dinheiro.

2.1 É pecado possuir dinheiro. Existem pessoas que pensam dessa maneira. Rejeitam-no por completo. Ensinam e afirmam que ele só serve de maldição. O dinheiro pode servir de bênção ou maldição, depende de quem faz bom ou mau uso dele. O dinheiro em si mesmo é neutro, não tem vida própria.
2.2 A verdadeira felicidade depende do dinheiro. É um grande engano pensar assim. O nosso Senhor e Salvador, Jesus diz em Lc. 12:15 que a vida do homem não consiste nos bens que possui. O dinheiro pode propiciar uma vida melhor (casa própria, veículo para conforto da família, plano de saúde, escola melhor para os filhos). Mas a verdadeira felicidade está em servir a Cristo.
2.3 Não existe valor maior nessa vida do que possuir dinheiro. Tem pessoas que estão dispostas a fazer de tudo por causa do dinheiro (seqüestram, matam, enganam, deixam-se corromper, pactuam com o inimigo de sua alma). E nós sabemos que o dinheiro não é tudo nessa vida. Existem outros valores mais importantes: Deus, família, vida, saúde. Pv.15:16; 16:8; 22:1; Ef.3:18.
2.4 O dinheiro é a raiz de todos os males. A bíblia não afirma isso. O que ela ensina é que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. I Tm.6:10

ELUCIDAÇÃO:

Diante do que acabamos de meditar. Veremos a seguir o que a palavra de Deus ensina sobre dinheiro.

TEMA: A bíblia e o dinheiro.

I – Devemos gastá-lo sabiamente. Is. 55:2; Pv. 27:23-24

1. Quantas pessoas que por não saberem fazer bom uso do seu dinheiro, perderam tudo. Exemplo do filho pródigo, Lc.15: 11-17.
2. Gastar dinheiro impensadamente é comprar alguma coisa apenas por desejo e não por necessidade. Eu tenho que aprender distinguir o que é desejo do que é realmente necessidade. Desejo muitas coisas, mas será que necessito de todas elas para viver? Exemplo: Desejo trocar de carro todo ano, mas será que é realmente necessário. Há três tipos de atitudes de pessoas quando querem comprar algum objeto: 1. Os racionais 2. Os resistentes 3. Os empolgados.

3. Precisamos seguir a direção do senhor em sua palavra para gastar o dinheiro que Deus nos concede.

II - Devemos prover o necessário para a família. I Tm.5:8; I Co.12:14.

1. Deus nos concede o privilégio de existirmos através do meio instituído por Ele, à família. E é através dos homens que o Senhor resolveu suprir as necessidades da família. I Tm. 5:8 diz que é mais do que um privilégio, é um dever cuidar da família.

2. Um dos maiores investimentos que podemos fazer nessa vida é e sempre será na família. I Co. 12:14 afirma que são os pais que devem entesourar para os filhos.

3. Pv. 23:22. Fala da responsabilidade dos filhos de cuidar dos pais na velhice.

III – Devemos trabalhar honestamente para ganharmos dinheiro. Gn. 2:15; 3:19; Pv. 13:11.

1. Deus instituiu o trabalho mesmo antes da existência do pecado para suprir as necessidades dos homens.

2. Cl. 3: 23-24 ensina que todo trabalho deve ser realizado com amor. Como se estivéssemos fazendo para o próprio Deus.

3. Pv.10:4; 22:29 aconselha-nos a trabalharmos com esforço e dedicação. Almejando sempre a excelência. (Aprimoramento, fazer o melhor).

4. Pv. 6:6-11; 26:13-15; II Ts. 3:10-12 diz que não devemos comer o pão da preguiça.

IV - Devemos usar o dinheiro que possuímos dentro dos recursos que temos, evitando obter dívidas maiores que o nosso orçamento mensal. Pv. 6:1-3; 22:26, 27; Rm. 13:7, 8.

1. Quando fazemos uma dívida, estamos nos colocando sob a autoridade de quem nos emprestou ou compramos. Adquirindo um controle sobre as nossas vidas que só a Deus pertence.

V - Devemos fazer bom uso do nosso dinheiro ajudando aos necessitados. Is. 58:7, 10; Mt. 6:2-4; Sl. 41:1-3; Mt. 25:31-46; Lc.10:25-37; At.20:35; Rm.12:20-21; Gl.6:9-10; Tg.2:14-17.

1. È um dever nosso socorrer os necessitados. Vivemos em um mundo egoísta e muitas vezes nos esquecemos do próximo. E uma das missões mais importantes da igreja é ajudar os que passam por dificuldades. Os órfãos, as viúvas, os idosos, os doentes, os que estão presos, os drogados. Quantas vezes você visitou um lar para idosos ou foi no hospital para levar um refrigério a pessoas que não conhecemos.

VI - Devemos ter grande temor, pois prestaremos contas a Deus de todo o dinheiro que nos foi confiado. II Co. 5:10; Tg. 5:1-4; Mt. 25:14-30.

1. Pv.15:3; Mc.12:41-44. O Senhor sabe o valor da nossa renda e o destino que lhe damos. Que possamos administrar nossa renda com temor e tremor diante do nosso Deus.

VII – Devemos saber que o dinheiro jamais deve assumir o altar que é devido a Deus em nossa vida. Mt. 6:24, 19-21, 33; Ef. 5:5; II Tm. 3:1-2.

1. Riquezas. Em Grego significa mamõn. Uma palavra de origem Aramaíca que servia para designar a soma dos bens terrenos: Posses e dinheiro. Jesus aqui está dando um nome pessoal a mamõn como se fosse um ídolo pagão. O que na prática tende a ser dependendo da nossa atitude a ele. Por isso o Senhor Jesus tratou de identificá-lo dessa maneira. Mostrando que o dinheiro pode tornar-se uma poderosa divindade de um paganismo materialista.

2. As características de quem se deixa dominar pelo dinheiro (mamõn).

2.1 Prefere as riquezas deste mundo às riquezas celestiais, Mc. 10:17-22.
2.2 Sua prioridade é: a família e os bens que possui. Menosprezando a dimensão espiritual, Lc. 12:16-21; Cl. 3:1-4.
2.3 Se torna egoísta e avarento. Lc. 16:19-21. E o exemplo de Judas que trocou Jesus o único salvador por dinheiro.

3. Mt. 4:10. Só Deus é digno de ser adorado.

VIII - Devemos usar nosso dinheiro para investir no Reino de Deus.

1. Nos dias de Moisés, Ex. 35:4, 5, 20-22; 36: 2-7.

2. Nos dias dos Reis, 2 Cr. Cap.29 e 30 no reinado de Ezequias após um grande avivamento, ele reorganiza o sacerdócio (2Cr. 31:2). Como conseqüência desse avivamento Israel voltou à prática do dízimo (cap. 31:5, 6, 12). Depois disso o Senhor concede vitória ao seu povo, (cap.32).

3. Nos dias dos profetas. Em especial no ministério do profeta Ageu, coube-lhe uma grande missão. Conclamar a nação à colocar o coração na obra de Deus. Eles estavam cuidando dos seus interesses pessoais e esquecendo-se do Senhor e de sua obra, Cap.1:2-11. O desafio do Senhor foi lançado e o povo reagiu em obediência, temor, Cap. 1:12-15. Como resultado recebeu a promessa da presença do Senhor, v.13. E passaram a investir na obra de Deus, v.14. Passou um mês o Senhor reanima Israel em face ao grande desafio de reconstruir o templo, Cap. 2:1-4. O Senhor mais uma vez faz promessas ao povo, 2:5-8. A sua presença no meio deles, suprir todas as necessidades e que haveria uma glória maior no segundo templo que o primeiro apesar de toda riqueza daquele construído por Salomão.

4. Nos dias de Cristo. Mt. 23:23; Lc. 18:9-14 Nestas referências o Senhor Jesus não condena o dízimo, mas a atitude hipócrita dos fariseus esquecendo-se do principal a fé, o amor e a misericórdia. Mt. 22:15-22, aqui aprendemos que Deus abomina qualquer tipo de sonegação a do imposto e do dízimo. Hb.7:1-10, O texto fala de Abraão entregando o dízimo a Melquizedeque, o qual representava o sacerdócio eterno de Cristo. A idéia é que Melquizedeque é o tipo de Cristo. Abraão o protótipo de crente, entregou o dízimo a esse sacerdote. Se ele recebeu o dízimo de Abraão porque era sacerdote de Deus, podemos concluir que Cristo é quem recebe os dízimos dos crentes. Temos que ter esta consciência de que ao devolvermos o dízimo, estamos fazendo ao próprio Senhor Jesus.

5. Nos dias apostólicos. I Co.16:1-4; 2 Co. 8:1-5. Temos nestes textos algumas lições prática sobre o dízimo. 1. O dízimo deve ser dado regularmente, (1 Co.16:2). 2. A entrega do dízimo é um privilégio de todos (I Co.16:2), “Cada um de vós”. 3. O dízimo é sagrado (I Co.16:2) “ponha de parte” Isso significa separação, consagração, 4. Temos o dever de entregar o máximo e não o mínimo do dízimo (I Co.16:2) “O que puder”. Não podemos interpretar no sentido do mínimo que pudermos dar. Sigamos o exemplo dos macedônios, (II Co. 8:3). 5. Devemos dar o dízimo conforme o que tivermos prosperado, (II Co. 16:2). 6. O dízimo é o reconhecimento da graça de Deus sobre nós, (II Co. 8:1, 2). 7. Devemos contribuir até com sacrifício, (II Co. 8:1, 2). 8. Devemos dar o dízimo voluntariamente, (II Co. 8:3). 9. Só seremos fiéis dizimistas se entregarmos, em primeiro lugar, tudo que somos ao Senhor, (II Co. 8:5).
O dízimo é um princípio de Deus que deve ser praticado em todas as épocas. Jesus veio para cumprir e aperfeiçoar a lei moral, Mt.3:15, 5:17,18. A lei que Jesus veio destruir foi a lei cerimonial, isto é a guarda do sábado, o sacerdócio, sacrifícios de animais, leis civis para Israel, etc. Quanto ao dízimo Jesus veio confirmar e ressaltar que deve ser praticado com amor, dedicação e fé.

CONCLUSÃO:

Em I Tm. 6:7-10 temos algumas verdades práticas para nossa vida diária.

1    V.7 O nosso objetivo principal deve ser o de servir somente a Deus. Pois, para a eternidade não levaremos nada de bens materiais.
2    V.8 O contentamento deve atingir a nossa vida independente dos bens que possuímos. Fl. 4:10-13.
3    V.9 Fujamos da tentação de ficarmos ricos a qualquer custo. O texto diz que os que dessa maneira procederem sofrerão angustias terríveis agora e se perderão para sempre.
4    V.10 O nosso amor e adoração devem ser devotados somente ao Deus único e verdadeiro.
MAMON – O DEUS DO DINHEIRO
1°- É pecado ser rico?
Não, os heróis da fé foram ricos Abraão, Davi, Salomão e Jô.

2°- Deus é rico ou pobre?
Deus é rico, ele é riquíssimo, dono do ouro e da prata.

3°- À vontade de Deus é que o homem seja rico ou pobre?
A dois tipos de vontade:
· Diretiva
· Permissiva

Deus permite que o homem fique pobre.

4°- E você depois de saber de tudo isso deseja ser rico ou pobre? Se você deseja ser rico, então leia I- Tm 6:7-11.

5°- Em que consiste a verdadeira riqueza? Será que está no dinheiro, saúde e fama?

6°- O conflito da fé: Porque os ímpios enriquecem tanto enquanto os justos ficam pobres?

“Ao contemplar a riqueza dos ímpios, azafe revela: Os meus pés quase se desviaram (sua mente ficou perturbada) Sl 73:2, 3”.
A) Azafe invejou os ricos (Vs3)
B) Ficou perturbado (Vs16)
C) Ficou desiludido com sua vida espiritual (Vs 13-14)
D) Seu coração azedou (Vs 21)

Quantos estão desiludidos, querem entregar seu cartão de membro, ele ficou com seu coração azedado, ele ficou doente.
Ex: Mais Azafe só compreendeu o fim deles quando entrou no templo de Deus. (Vs 17)

7°- Você é rico, pobre ou remediado? (Estou dizendo a verdadeira riqueza) ler II -Co 8:9
I- Quem era Mamon:
Disse Jesus em Mt 6:24 “ninguém pode servir a dois senhores... Não podeis servir a Deus e ao homem”.
A) O que Jesus quis dizer.
a. 1- Não queria dizer que o crente não pode ter bens materiais; mas sim que não podemos servir as riquezas como se estas fossem uns ídolos, mas deveríamos nos utilizar delas para adorar a Deus e amparar o mais carentes (I- Jô 3:17)

“O dinheiro é um excelente empregado, porém um péssimo patrão”.
a.2- O nome “Mamon” é proveniente de uma palavra aramaica que significa “riqueza” riqueza que se opõe a Deus.

a.3- Quem na verdade era Mamon?
È provavelmente fosse ele originário da mitologia caldaica. Alguns o identificam como o Senhor das riquezas e o Deus dos avarentos, mas Jesus nos adverte que não devemos servir as riquezas.

II- O que são as riquezas:
É definida pela economia como:
“Tudo o que satisfaz as necessidades no entanto devemos considerar o seguinte”:
a) Quem é superior: As riquezas ou aquele que nos enriquece?
Aquele que nos enriquece.

b) Quem nos enriquece?
Deus

c) A verdadeira riqueza consiste de bens materiais ou espirituais?
Espirituais.


OBS: Não devemos nos esquecer dos 3 princípios bíblicos básicos da mordomia cristã:

1°- Deus é dono de tudo.
2°- Cada um de nós somos administradores dos bens que Deus nos confiou.
3°- Um dia cada um de nós prestaremos conta de nossa administração a Deus.

III- Como se deve usar as riquezas:
(Citar a ilustração do empresário americano) Que pretendia doar 200 mil dólares a uma agência missionária, mas sua empresa pegou fogo, e ele rasgou o cheque e preencheu outro de um milhão de dólares: Deus acaba de me dar um reinado, nada é meu, tudo é dele...
a) Será que Deus vai precisar te dar este recado para você saber que tudo é dele e contribuir com a obra do senhor?
b) Como devemos contribuir?
Filantropia cristã

1°- Com dízimos e ofertas.
O dizimo não é apenas um ato de fé, mas sim um mandamento do Senhor: Ml 3:9, 10.
“Deus não precisa de nossos dízimos e ofertas, mas as almas que perecem dependem deles para sua salvação.”

2°- Nossa subsistência:
Você quer que seu dinheiro seja abençoado?
Seja fiel dizimista e bom administrador.
A fim de que o nosso dinheiro seja realmente abençoado, é necessário que além de sermos fieis dizimistas, sejamos bons administradores.
· Um mal administrador é um mal dizimista.
· Um bom administrador é um bom dizimista.

- Cuidado com os gastos exagerados.
- Deus tem compromisso com a nossa subsistência e não com os nossos caprichos luxuosos e super tolos.
- O crente que for sábio haverá de se afastar das armadilhas dos cartões de créditos, cheques especiais, agiotas e etc...
- Deus quer que todos os seus filhos tenham uma vida tranqüila e abençoada, peça-lhe que então lhe ajude a administrar bem os seus recursos.


Conclusão:
No mundo ser rico é ter muito dinheiro e bens materiais, na igreja algumas pessoas têm um conceito, embora espiritual, mas ainda errôneo de riqueza, pensão que ser rico é ter Jesus como salvador e ser prospero o material, mas a verdadeira riqueza consiste no crente em Jesus Cristo ter dinheiro ou não chorar ou sorrir, mas ser bem aventurado no Senhor, Mt 5:3-12.

Dinheiro na Bíblia


Mais vale o pouco que o justo tem, do que as riquezas de muitos ímpios. Salmos 37:16
De nada aproveitam as riquezas no dia da ira; porém a justiça livra da morte. Provérbios 11:4
E Jesus, vendo-o assim, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Lucas 18:24
Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê. Deuteronômio 8:18

Outros Versículos encontrados:

 idade de oito dias, todo varão dentre vós será circuncidado, por todas as vossas gerações, tanto o nascido em casa como o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua linhagem. Gênesis 17:12
Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; assim estará o meu pacto na vossa carne como pacto perpétuo. Gênesis 17:13
Logo tomou Abraão a seu filho Ismael, e a todos os nascidos na sua casa e a todos os comprados por seu dinheiro, todo varão entre os da casa de Abraão, e lhes circuncidou a carne do prepúcio, naquele mesmo dia, como Deus lhe ordenara. Gênesis 17:23
E todos os homens da sua casa, assim os nascidos em casa, como os comprados por dinheiro ao estrangeiro, foram circuncidados com ele. Gênesis 17:27
E comprou a parte do campo, em que estendera a sua tenda, dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de dinheiro. Gênesis 33:19
Então ordenou José que lhes enchessem de trigo os sacos, que lhes restituíssem o dinheiro a cada um no seu saco, e lhes dessem provisões para o caminho. E assim lhes foi feito. Gênesis 42:25
Quando um deles abriu o saco, para dar forragem ao seu jumento na estalagem, viu o seu dinheiro, pois estava na boca do saco. Gênesis 42:27
E disse a seus irmãos: Meu dinheiro foi-me devolvido; ei-lo aqui no saco. Então lhes desfaleceu o coração e, tremendo, viravam-se uns para os outros, dizendo: Que é isto que Deus nos tem feito? Gênesis 42:28
E aconteceu que, despejando eles os sacos, eis que o pacote de dinheiro de cada um estava no seu saco; quando eles e seu pai viram os seus pacotes de dinheiro, tiveram medo. Gênesis 42:35
levai em vossas mãos dinheiro em dobro; e o dinheiro que foi devolvido na boca dos vossos sacos, tornai a levá-lo em vossas mãos; bem pode ser que fosse engano. Gênesis 43:12
Tomaram, pois, os homens aquele presente, e dinheiro em dobro nas mãos, e a Benjamim; e, levantando-se desceram ao Egito e apresentaram-se diante de José. Gênesis 43:15
Então os homens tiveram medo, por terem sido levados à casa de José; e diziam: por causa do dinheiro que da outra vez foi devolvido nos nossos sacos que somos trazidos aqui, para nos criminar e cair sobre nós, para que nos tome por servos, tanto a nós como a nossos jumentos. Gênesis 43:18
e quando chegamos à estalagem, abrimos os nossos sacos, e eis que o dinheiro de cada um estava na boca do seu saco, nosso dinheiro por seu peso; e tornamos a trazê-lo em nossas mãos; Gênesis 43:21
também trouxemos outro dinheiro em nossas mãos, para comprar mantimento; não sabemos quem tenha posto o dinheiro em nossos sacos. Gênesis 43:22
Respondeu ele: Paz seja convosco, não temais; o vosso Deus, e o Deus de vosso pai, deu-vos um tesouro nos vossos sacos; o vosso dinheiro chegou-me às mãos. E trouxe-lhes fora Simeão. Gênesis 43:23
Depois José deu ordem ao despenseiro de sua casa, dizendo: Enche de mantimento os sacos dos homens, quanto puderem levar, e põe o dinheiro de cada um na boca do seu saco. Gênesis 44:1
E a minha taça de prata porãs na boca do saco do mais novo, com o dinheiro do seu trigo. Assim fez ele conforme a palavra que José havia dito. Gênesis 44:2
Eis que o dinheiro, que achamos nas bocas dos nossos sacos, to tornamos a trazer desde a terra de Canaã; como, pois, furtaríamos da casa do teu senhor prata ou ouro? Gênesis 44:8
Então José recolheu todo o dinheiro que se achou na terra do Egito, e na terra de Canaã, pelo trigo que compravam; e José trouxe o dinheiro à casa de Faraó. Gênesis 47:14
Quando se acabou o dinheiro na terra do Egito, e na terra de Canaã, vieram todos os egípcios a José, dizendo: Dà-nos pão; por que morreremos na tua presença? porquanto o dinheiro nos falta. Gênesis 47:15


fonte:
http://profrodrigochiappetta.blogspot.com.br
http://www.bibliaon.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com