CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

Funk Gospel- Novas 2016-2017

FUNK E NOVO SOM

funk gospel e infantil

MX GOSPEL

HINOS JUDAICOS E ROMANTICAS

FUNK GOSPEL- VARIOS

MUSICAS MESSIANICAS

MELODY E VARIAS

VIDEO DO POKEMON

ESTUDO-INFERNO

Jogos para voce

ORIENTE MÉDIO

TURMINHA DA GRAÇA E MIDINHO

OS TRAPALHOES E A PRINCESA XUXA

Os trapalhoes-vol. 2

PRIMEIRO EPISÓDIO DO CHAPOLIN

PRIMEIRO EPISÓDIO DO CHAVES

DE GRAÇA RECEBESTE, DE GRAÇA DAI!!!!.

DE GRAÇAS RECEBESTES,DE GRAÇA DAI-MT10.8

ESTUDO-Jo 3.16

ESTUDO SOBRE ADORAÇÃO

INFANTIL

HINOS JUDAICOS

FUNK GOSPEL E ROMANTICAS 03

JOGO DE PERGUNTAS BÍBLICAS

CLIQUE PARA RESPONDER AS PERGUNTAS Coloque este widget em seu blog

FUTEBOL COM CARROS

JOGO ATIRE NAS GARRAFAS

JOGO DA BALEIA

JOGO DA BALEIA

Jogo pac man

JOGO BASKET

JOGO blast

JOGO MAGNETO

JOGO DE CORRIDA

Corrida Bíblica–o game

JOGO DA VELHA 02

Mais Jogos no Jogalo.com JOGO DA VELHA 02

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

Noticias g1

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOVO SOM E DIVERSOS

funk gospel e musica judaica 02

ROMANTICASM JUDAICA E FUNK GOSPEL

RELÓGIO COM MENSAGEM

ROMANTICAS E FUNK GOSPEL

ROMANTICAS E FUNK GOSP. 02

ROMANTICAS GOSPEL

FUNK GOSPEL 25

FUNK GOSPEL 24

FUNK GOSPEL23

FUNK GOSPEL 22

FUNK GOSPEL 21

funk gospel 20

FUNK 19

/>

funk gospel 18

FUNK GOSPEL 16

FUNK GOSPEL 15

FUNK GOSPEL 14

GOSPEL FUNK 17

Prof. Marcio de Medeiros--ESTUDO SOBRE O INFERNO

NOTICIAS DE CONCURSOS

BEM ESTAR -GNT

FILME-A ÚILTIMA BATALHA

BATE PAPO CRISTÃO

Qual é a sua avaliação sobre este blog?

Formulario de autoresposta


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


NOVO SOM-ROMANTICAS

FUTEBOL 03

Placares oferecidos por futebol.com

FUTEBOL 04

Tabela futebol Brasileirão Serie A oferecida por Futebol.com

HOMENAGEM AO PROF. MARCIO DE MEDEIROS,FEITA PELOS SEMINARISTAS DO SETEF

HOMENAGEM AO PROF. MARCIO DE MEDEIROS,FEITA PELOS SEMINARISTAS DO SETEF-SEMINARIO TEOLÓGICO FILADÉLFIA-J. BOM PASTOR-BELFORD ROXO-RJ

CAIXA DE CURTI FANPAGE

CUMPRIMENTO AO VISITANTE

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

NOTÍCIAS RIO

REDECOL NOTICIAS




NOTICIAS

G1 NOTICIAS

G1 NOTICIAS

MENTE MILIONARIA

MENTE MILIONARIA-COMO SER BEM SUCEDIDO FINANCEIRAMENTE
CLIQUE E ASSISTA!!!!

PROP. DA PAGINA NO FACE04

BUSCA DE EMPREGOS

BATIDAO GOSPEL 10

FUNKS DIVERSOS 11

BATIDÃO GOSPEL12

FUNK GOSPEL 13

Batidao 09

BATIDAO 08

BATIDÃO 07

BATIDÃO GOSPEL 06

BATIDÃO GOSPEL 3

BATIDÃO GOSPEL 4

BATIDÃO GOSPEL 07

BATIDÃO GOSPEL

BATIDÃO GOSPEL 2

BATIDAO GOSPEL 05

PROPAGANDA DA PAG. DO FACE

SITE DE ENTRETENIMENTO

UTILITARIOS EM GERAL

CALENDARIO E JESUS

CALENDÁRIO E PAISAGEM

musicas do c.c e da harpa

PROPAGANDA DA PAG. DO FACE 03

BANNER DO SITE DE ENTRETENIMENTO

SITE DE ENTRETENIMENTO

MENSAGEM PARA VOÇÊ 2

SITE DE ENTRETENIMENTO

SITE DE ASSUNTOS BÍBLICOS

SITE DE CULTURA

DESENHO DA CRIAÇÃO E DE NOÉ

DESENHO SOBRE A CRIAÇÃO
CLIQUE NO VÍDEO PARA ASSISTÍ-LO
DESENHO SOBRE A CRIAÇÃO
CLIQUE NO VÍDEO PARA ASSISTÍ-LO
DESENHO SOBRE A ARCA DE NOÉ-CLIQUE E ASSISTA.

DESENHO SOBRE JOSUÉ

DESENHO SOBRE JOSUÉ-CLIQUE PARA ASSISTIR.

DESENHO SOBRE MOISÉS

DESENHO SOBRE MOISÉS-CLIQUE E ASSISTA.

DESENHO-O NASCIMENTO DE JESUS

O NASCIMENTO DE JESUS-CLIQUE PARA ASSSITIR

FILME-INFERNO EM CHAMAS

FILME O INFERNO EM CHAMAS

PROPAGANDA DA PAG. DO FACE 02

DA LINK SA PAG.DO FACE DO BLOG

AULA DE BIBLIOL.SETEF-07/05/13

AULA DE BIBLIOLOGIA-DATA:07/05/13- MINISTRADA DO SEMINARIO SETEF

Pag do facebook 02

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

208-O CONTROLE EMOCIONAL


 







O Controle Emocional é a habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adaptando-os conforme a situação e expressando-os de maneira saudável para si e para o grupo no qual está inserido. 
O equilíbrio entre razão e emoção é o caminho mais adequado. Os excessos costumam trazer consequências prejudiciais às pessoas. A razão excessiva faz com que o sujeito vivencie e expresse pouco suas emoções, absorvendo para si toda a carga emotiva. 
A pessoa mais sensível, que explicita seus sentimentos com facilidade, age por impulso e gera situações sociais desconfortáveis. O conhecimento das emoções e sentimentos do sujeito, bem como, dos limites suportados é um primeiro passo para a busca do equilíbrio emocional. 
Lidar com a emoção e a razão em proporções que levam o sujeito a colocar-se de modo saudável diante das circunstâncias vividas poderá trazer um modo de vida estruturado, adequado à sociedade e, principalmente, saudável para si mesmo. 
Uma pessoa que é tomada pelas emoções, agindo de modo impulsivo, geralmente, envolve-se em relacionamentos conflituosos, perde oportunidades de trabalho, arrepende-se de suas atitudes, gerando tumulto em sua vida e na dos próximos. 
Aprender a dominar nossas emoções é algo que precisa ser trabalhado dia a dia. Quantas vezes em sua vida você toma decisões equivocadas sem pensar, por pressões ou ansiedades? Quantas pessoas você feriu com palavras e atitudes nas mesmas circunstâncias emocionais cujas consequências dificilmente foram restauradas?
Emoções são forças poderosíssimas e muitas vezes determinantes de uma vida. Mas a bíblia nos ensina que quem deve controlar a nossa vida e nossas emoções é o Espírito Santo como diz em Gálatas 5:22 “Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”.
Mas o que realmente é a emoção? De acordo com a wikipédia emoção significa uma experiência subjetiva, associada ao temperamento, personalidade e motivação. A palavra em inglês ‘emotion’ deriva do francês émouvoir. Que é baseada do latim emovere, onde o ‘e- (variante de ex-) significa ‘fora’ e movere significa ‘movimento’.
Emoções positivas: Bondade, compaixão, misericórdia, amor e assim por diante, são boas emoções e nos afetam positivamente e também aos que nos rodeiam.
Emoções negativas: Ansiedade, depressão, ira, raiva, rancor, orgulho, culpa, solidão, são estados de espírito egoístas que não afetam apenas você, mas também as pessoas em torno de você e sua família, amigos e colegas de trabalho.
Baixa auto-estima, pecados não confessados, recordações, falta de perdão, problemas econômicos, familiares e de saúde são circunstâncias pela qual surgem esses sentimentos negativos.
A palavra de Deus fala da importância dos sentimentos humanos, mas no exorta a sabedoria e conhecimento para controlarmos nossas emoções. Deus prometeu dar-nos descanso, paz e liberdade por nossas cargas emocionais. Cristo promete descanso para aqueles que estão cansados e oprimidos (Mt 11.28). O Espírito Santo nos ajuda a controlar as emoções, cultivando os frutos do Espírito (Galatas 5:22-23).
Aprender a controlar as nossas emoções é algo que deve ser trabalhado em nossa vida todos os dias. Para alcançar esse objetivo, existem funfamentos que devem estar presentes:
Intimidade com Deus: A partir do momento em que abrimos o nosso coração e deixamos que o Pai nos conforte, nunca mais seremos o mesmo. Sua confiança é facilmente influenciada por Sua Palavra e pelo Seu Poder então já não importa mais o que está por vir, pois a sua confiança está que Ele fará a sua perfeita vontade em sua vida.
Domínio próprio: Deus nos deu um espírito de domínio próprio porque sabe que precisamos para poder viver em santidade e crescer espiritualmente (2Tm 1:7) “Porque Deus não nos deus o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”.
Para termos vitória sobre as emoções negativas e nos tornarmos cheios da alegria e da paz do Senhor, dependemos do Espírito Santo e de nosso domínio próprio.
Deus te chama para fazer mudanças em sua vida. Nem sempre a culpa é dos outros. Peça para ele te ajudar a identificar os problemas emocionais em sua vida e suas causas. Se pecar, confesse ao Senhor e receba o seu perdão! Se é rancor ou amargura, peça para que ele te ajude a perdoar! Se é ansiedade, confie que o Pai está no controle de sua vida!
Se você não está em comunhão com o Pai, diante a tanto bombardeio emocional, permita que hoje mesmo ele controle a sua vida.
Shalom
A Bíblia e as Emoções Humanas
(Gálatas 5; Colossenses 3; II Samuel 13)
Introdução: A Bíblia parece ser um bom lugar para aprendermos a respeito das emoções humanas? Considere Gálatas 5:22-23, que diz que “o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.” Quantos destes frutos são emoções ou estão intimamente ligados a emoções? Qualquer pessoa que já tenha lido o livro “Anatomia de uma Epidemia”, de Robert Whitaker tem sérias dúvidas a respeito de consultar a ciência para curar problemas emocionais ou mentais. Este livro descreve o fato de que nos Estados Unidos temos um enorme aumento no número de pessoas mentalmente incapacitadas, o qual se iniciou com o desenvolvimento de drogas para tratar problemas mentais. Sua tese é que usar as drogas atuais é como jogar pedras dentro de uma máquina sofisticada. As drogas simplesmente pioram o problema. Não estou qualificado para dizer se a ciência tem ou não as respostas, mas vamos pular para a nossa série de estudos e ver que respostas estão na Bíblia!
I.            O Teu Papel nas Emoções Positivas
A.            Leia Gálatas 5:16-17. Você sofre de conflitos emocionais? As tuas emoções às vezes ficam fora de controle ou não são o que você gostaria que fossem?
1.            Que tipo de conflito Paulo nos ensina que é a experiência de cada ser humano? (Paulo nos diz que nossa natureza pecaminosa quer fazer uma coisa e o Espírito Santo quer que façamos outra. Os dois estão em conflito e então nos encontramos fazendo o que não queremos fazer.)
2.            Qual é a chave para um viver correto? (Viver uma vida dirigida pelo Espírito Santo.)
B.            Leia Gálatas 5:19-21. Nesta lista daquilo que Paulo chama de “obras da carne” você encontra emoções? (Sim.)
1.            O que esta mistura sugere? (Sugere que as emoções negativas são parte da nossa natureza pecaminosa, natural. Nós as recebemos sem que tenhamos pedido! Segundo, sugere que as emoções negativas possuem algum tipo de ligação com as ações negativas.)
C.            Leia Gálatas 5:22-25. Nós discutimos na introdução que estes frutos são emoções ou estão intimamente ligados a emoções. Estas são emoções positivas, emoções que você gostaria que fizessem parte da tua vida?
1.            Como podemos obter estas emoções? Ou elas estão completamente fora do alcance do poder de escolha? (A escolha é um fator. Primeiro, existe o fator de escolhermos “viver pelo Espírito”. Segundo, Paulo nos diz que podemos “crucificar” a nossa natureza pecaminosa.)
2.            Quantos de vocês têm dificuldade em viver pelo Espírito e em crucificar a natureza pecaminosa? (Se você é como eu, a tua mão está levantada. Não tenho certeza de que o sucesso seja fácil, mas tenho certeza de que a Bíblia nos ensina que a escolha é um fator em nossas emoções humanas.)
D.            Leia Colossenses 3:5-10. Quantas emoções negativas encontramos listadas nestes versos? (Várias.)
1.            Que influência temos sobre estas emoções negativas? (Paulo nos fala para “abandonarmos” estas emoções.)
E.            Leia Colossenses 3:12-14. Novamente, vemos emoções positivas e a sugestão de que temos uma influência sobre as nossas emoções. Quais ações específicas estes versos sugerem que podemos tomar? (“Suportar” e “perdoar”.)
1.            Estas ações são escolhas?
2.            Note que o “amor” é um elo, que nos une em perfeita unidade. Podemos escolher amar? Ou esta é uma emoção incontrolável?
a.            Vamos assumir que você não ama alguém, mas quer agir como se amasse esta pessoa. Como você faria isto? (Você seria gentil com esta pessoa. Seria generoso. Trataria esta pessoa como gostaria de ser tratado. Isto parece com “suportar” e “perdoar”, não é?)
i.            Esta é uma prescrição bíblica para tratar problemas emocionais? (Se você é como eu, alguns de meus momentos mais felizes foram quando ajudei alguém e a pessoa apreciou meu gesto. Ser gentil e amável com os outros e como combustível de jato para as emoções positivas. Ser gentil e levar os outros em consideração é uma decisão. Isto não está fora da alçada do livre arbítrio.)
II.            Um Exemplo Bíblico
A.            Leia II Samuel 13:1-2. Amnom está sofrendo de um problema emocional? (Sim. Isto fez com que ele ficasse fisicamente doente.)
1.            Leia Levítico 18:11. O que este verso diz a respeito dos desejos de Amnom? (Que ele não poderia casar-se com Tamar.)
B.            Leia II Samuel 13:2-6. Amnom tem uma escolha a fazer aqui com relação a alimentar suas emoções negativas?
1.            Existe um paralelo aqui com a tua vida? Você luta com emoções negativas, as quais você alimenta através de escolhas erradas?
C.            Leia II Samuel 13:9-11. Até este ponto, que escolhas erradas Amnom fez? (Ele mentiu para levar Tamar até o seu quarto. Mandou todos saírem para ficar a sós com ela. Agora, parece estar forçando-a a fazer sexo com ele.)
D.            Leia II Samuel 13:12-14. Este pecado é um acidente? Amnom havia sido plenamente avertido acerca da natureza deste pecado? (Amnom atravessou todos os tipos de “sinais vermelhos” para chegar até este ponto tão baixo. Ele permitiu que suas emoções descontroladas se transformassem em um comportamento terrível.)
1.            Releia Colossenses 3:5. O que Amnom poderia ter feito, em vez do que fez? (Paulo diz que as emoções que nos levam a isto estão sujeitas à nossa escolha. Temos a capacidade de “fazer morrer” estas emoções.)
E.            Leia II Samuel 13:15. Amnom está sofrendo de problemas emocionais?
1.            Até que ponto podemos ver agora que estes problemas estão ligados às suas decisões erradas?
F.            Leia II Samuel 13:17-20. Tamar está sofrendo de problemas emocionais?
1.            Existe alguma coisa que ela poderia ter feito diferente para evitar seus problemas emocionais atuais? (Não.)
a.            O que as situações de Amnom e Tamar nos ensinam acerca das dificuldades emocionais? (Algumas são resultados de nossas escolhas erradas e algumas nos sobrevêm sem ser por nossa culpa.)
G.            Leia II Samuel 13:21-22. e II Samuel 13:28-29. Absalão está sofrendo de um problema emocional?
1.            É culpa dele?
2.            O que Absalão poderia ter feito para evitar que este problema emocional chegasse ao pondo do assassinato? (Gálatas 5:20 nos diz que o ódio é parte da nossa natureza pecaminosa e que viver pelo Espírito é uma cura para a nossa natureza pecaminosa.)
III.            Comentários de Jesus Sobre as Emoções
A.            Leia João 16:20. Em nosso estudo da Bíblia vimos uma ligação entre boas emoções e uma vida dirigida pelo Espírito Santo. O que este texto sugere a respeito desta ligação? (O mundo, o qual presume-se que não vive pelo Espírito, está se regozijando, enquanto que aqueles que são dirigidos pelo Espírito estão se lamentando.)
1.            Dê uma olhada no contexto de João 16:20. Que luz isto traz à afirmação de Jesus? (A razão para a lamentação é que Jesus em breve será preso e crucificado.)
a.            O que este texto sugere sobre as emoções cristãs e humanas? (Que circunstâncias fora do nosso controle nos levarão a nos lamentar – enquanto que o mundo se regozija no mal.)
B.            Leia João 16:21-22. Qual é a esperança final para as nossas dificuldades emocionais? (Elas são temporárias. Elas valem a pena, tendo em vista o fato que Jesus está voltando em breve para trazer alegria!)
C.            Leia Mateus 26:36-38. Que emoção Jesus está sofrendo?
1.            Quando consideramos que Jesus sofreu emoções negativas, o que deveríamos concluir acerca dos problemas emocionais e o pecado? (Dificuldades emocionais se parecem muito com muitas outras dificuldades. Em geral, viver uma vida dirigida pelo Espírito traz emoções positivas. Porém, vivemos em um mundo ímpio, com pessoas ímpias – e elas podem nos levar a sofrer emocionalmente. Nossos problemas, incluindo nossos problemas emocionais, não serão curados {completamente} até o retorno de Jesus.)
D.            Amigo, você vai decidir hoje melhorar a tua saúde emocional, pedindo ao Espírito Santo para que dirija a tua vida? Por que não pedir agora mesmo?

Fonte:
http://edificacaobiblica.blogspot.com.br
http://estudos.gospelmais.com.br
http://www.gobibletranslations.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS-PROF.DO SETEF,SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOÇÊ!!!.
TEMOS,1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS,FILMES,DESENHOS ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com