CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

111-O AMOR

Amor ou Caridade? Qual tradução está correta?


586Acredito que todos já notaram que algumas traduções da Bíblia trazem a palavra caridade ao invés de amor em diversos versículos. Não há o que discutir que a palavra ‘amor’ é mais elegante e deixa o texto bíblico com um cunho poético. Perfeito então ótimo para usar no dia dos namorados, para fazer declarações de amor, usar no curso casados para sempre e por aí vai. Mas então porque algumas edições da Bíblia Sagrada trazem a expressão caridade?
Entre as grandes dificuldades encontradas para a tradução dos textos bíblicos, estão a dificuldade na associação de algumas palavras que não tem significado exato na língua em que se quer traduzir, ou mesmo por questão cultural em que uma figura de linguagem, que não tem o mesmo entendimento em culturas ou épocas distintas.
Por exemplo, eu moro em Goiás, se eu chamar uma moça (mulher) de ´rapariga,’ estou com sérios problemas por ter desrespeitado a mesma. Já no Rio Grande do Sul é normal usar a palavra ‘rapariga’ para se referir a uma menina ou moça. Então caso alguém esteja lendo o texto de um gaúcho para um goiano deve explicar que rapariga não é um xingamento e sim um mero substantivo comum, ou então eu mudaria de ‘rapariga’ para ‘moça’ ou ‘menina’, pois assim o texto teria o entendimento correto.
Com estas poucas palavras fica fácil entender a dificuldade das Sociedades Bíblicas do mundo todo em traduzir os textos bíblicos para os diversos povos e culturas pelo mundo. Voltando à nossa discussão sobre amor ou caridade, vamos à definição do dicionário:
Amor: Sentimento que induz a obter ou a conservar a pessoa ou a coisa pela qual se sente afeição. || Afeição forte por outra pessoa.
Caridade: Boa disposição do ânimo para com todas as criaturas. || Pena que se sente pelos sofrimentos alheios. || A palavra caridade também está relacionada com “fazer bem.”
Antes de comentar vamos à Bíblia em I Coríntios 13:04, nas edições: “Revista e Atualizada” e “Revista e Corrigida” ambas da Editora SBB.
Revista e Atualizada: “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,”
Revista e Corrigida: “A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece,”
Pela definição do dicionário, podemos aceitar facilmente que ambas as definições atendem à acepção expressiva do texto bíblico, ou seja, não interferem em sua significância, e\ou não traz duplo sentido ao texto.
Fazendo uma busca um pouco mais afundo trago vocês o mesmo verso, só que na Bíblica Vulgata:
1 Corinthians, Chapter 13:04: caritas patiens est benigna est caritas non aemulatur non agit perperam non inflatur
Mesmo com o versículo escrito em latim é possível ver a palavra ‘caritas’ (latim), e associar facilmente com ‘caridade’ (português do Brasil), vemos então que a uma das mais respeitadas e conceituadas traduções da Bíblia traz a palavra caridade neste versículo ao invés de amor.
Pessoalmente prefiro usar a palavra amor, por ser uma palavra de fácil entendimento e por trazer maior apelo emocional, e é tão bom ouvir sobre o amor não é? Por outro lado caridade é algo que expressa ação e não apenas sentimento, ou seja, amor é algo que sentimos enquanto caridade é algo que praticamos.
Do ponto de vista teológico digo que a tradução para caridade é mais adequada, pois o amor de Deus por nós foi representado pela ação, conforme João cap 03 vs. 16: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
E do mesmo modo só demonstramos que temos o amor que é um mandamento, através de ação. Quando transformamos amor em ação (caridade) cumprimos o ensinamento de Jesus em Mateus cap. 25 vs. 40 “Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizeste.

Os três tipos de amor segundo a lei de Deus

Existem três tipos de amor:

1- AMOR AGAPÉ

2- AMOR FILEO

3- AMOR EROS

Estes tipos de amor são bons no seu respectivo lugar, mas existe um tipo de amor que é o mais alto de todos - o amor que transforma problemas em vitórias - o amor Agape , que é o amor do mais alto grau que exite.

Sabe que DEUS venceu o diabo, não com luta física, à espada. Se Jesus quisesse soprava no diabo e ele desaparecia. No entanto Jesus venceu o diabo, amando o mundo. Jesus venceu com com a arma do amor.

O Amor é a maior força que existe no mundo. O Amor é mais poderoso que o ódio, vingança, etc... Se você quiser vingar-se em alguém ande em amor com essa pessoa e de certeza você vai vencer.

Este modo de agir é bem diferente do que estamos habituados a pensar e vêr, mas a maneira de Deus agir. Se nós quisermos ter uma vida de sucesso é assim que devemos fazer também.
AMOR-AGAPÉ

O AGAPÉ, é o amor de Deus. É incondicional, não está dependente de uma resposta positiva: Eu amo-te, se tu me amares também.

Não! O amor de Deus diz: Eu amo-te, mesmo que tu me rejeites, que fales mal de mim, que me persigas, que tu me faças mal.

Este amor diz: Eu amo aquela pessoa de qualquer geito, tal e qual como ela é. Eu amo aquela pessoa quer ela me tenha feito bem ou não quer ela me venha a fazer bem ou não.
É um amor que não é baseado nos sentimetos, nem em interesses pessoais. Veja que Jesus o amou a si, mesmo sem você O amar. Nós faziamos coisas desagradáveis aos seus olhos, porém, ele continuou a amar-nos esperando que um dia, nos reconciliassemos com Ele, e fizessemos a Sua Vontade.

O Amor Agapé considera uma pessoa valiosa e preciosa independente-mente, da sua maneira de ser, daquilo que ela é ou faz.

Conta-se de uma história que se passou durante a segunda Guerra Mundial. Aconteceu num Campo de Concentração "Nazi", que um prisioneiro fugiu. Quando as autoridades descobriram, forçaram os companheiros da cela a confessarem como ele tinha fugido. Mas, como ninguém ousava falar, então o oficial mandou fuzilar metade daqueles prisioneiros. A lista foi feita, e entre os condenados estava um homem, que costumava maltratar os cristãos que estavam com ele na mesma cela.

No dia seguinte, levaram todos os prisioneiros a assitir. Exclamou o oficial: "Assim acontecerá, a todos aqueles que tentarem fugir deste Campo...". Quando um destes cristãos que estava na mesma cela, o interrompeu dizendo: "Eu não fui condenado, mas se me é permitido, eu tomo o lugar daquele homem que sempre me criticou por eu ser crente ...".

Assim aconteceu há 2.000 anos atrás. Jesus não era condenado, nem tão pouco prisioneiro. Ele era livre, mas nós estavamos condenados. Ele tomou sobre si a nossa condenação e deu-nos a sua liberdade. Ele morreu em nosso lugar, desceu ao inferno no nosso lugar. Mas, ao ressuscitar Ele venceu o nosso opressor (o diabo). Hoje, todo aquele que recebe Jesus passa da condenação para a liberdade, da morte para a vida. Este é o Tipo de Amor de Deus.

O amor é muito paciente e bondoso, nunca é invejoso ou ciumento, nunca é presunçoso nem orgulhoso, nunca é arrogante, nem egoísta, nem tão pouco rude. O amor não exige que se faça o que ele quer. Não é irritadiço, nem melindroso. Não guarda rancor e difícilmente notará o mal que outros lhe fazem.

Nunca está satisfeito com a injustiça, mas se alegra quando a verdade triunfa. Se você amar alguém, será leal para com ele, custe o que custar. Sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele, e sempre se manterá em sua defesa.

AMOR FILEO

(O Amor Humano)

A pessoa retribui o amor na medida de amor que recebe. Muitas pessoas dizem: Eu amo-te se me deres um bom salário; Eu amo-te se me fizeres ... bons e grandes favores ...
As pessoas amam-se umas as outras de acordo com os favores que recebem dos outros. Por vezes dizem assim: "se alguém me fizer bem, eu gosto dele, se não não gosto dele"; sou simpático para quem for simpático primeiro para mim ..."

ALGUNS EXEMPLOS deste tipo de Amor

Mães - Segundo a opinião de muitos, o amor de mãe é o amor mais puro. No entanto, pode antes ser um amor bastante egoísta!

As mães protegem e decidem de tal modo a vida dos seus filhos, que mesmo que eles atinjam a maioridade continuam a ser os bebés da mãe quer tenham 5 meses, 5 anos ou 50 anos.Uma vez uma senhora pediu-me: " Pastor, ore pelo meu bebé, coitado! ". Logo pensei num bebé de colo! Quando ela trouxe o dito bebé, ele tinha só 27 anos ...

Famílias - Existe um amor mais profundo, mais compreensivo, que o amor normal, superficial que outras pessoas experimentam.

Entre casais, verificamos o seguinte: enquanto namoravam o coração deles batia, batia ... Depois casam: o coração ainda bate um bocado até que se habituam à ideia e deixa de bater. Passados uns anos, se as meias estiverem fora do sítio ou o arroz queimado, parece que o amor voou, fugiu naquele dia. O marido já não trata a sua esposa com muitos beijinhos; a esposa já não parece muito contente.

Muitas esposas quando estão zangadas com o marido dão-lhe o tratamento do silêncio. O marido pergunta-lhe qualquer coisa, fala com ela, e ela ... nada ... fica calada (amuada). Este tipo de amor chama-se FILEO.

AMOR-EROS

Está relacionado com a parte sensual e sexual.

Hoje em dia, quando se fala de amor, logo se pensa em sexo. Isto se deve ao facto de, nos últimos anos, os filmes retratarem o sexo como " fazer amor "

Bem, não há mal nenhum no sexo. Deus o criou para ser usado no contexto honesto o casamento Querido leitor, se você já conhece Jesus como seu melhor amigo, decerto que o quer agradar cada vez mais e melhor, seguindo os seus ensinamentos. Sabendo isso, quero mostrar-vos algumas áreasda nossa vida, em que cada um de nós tem sempre oportunidade de corrigir pela Palavra de Deus.


A Superioridade do Amor em Relação aos Outros Dons

I Coríntios 13.1-13


INTRODUÇÃO

O que é amor? Alguns o consideram uma emoção: O coração bate forte, as mãos ficam geladas – isso é amor! Outros dizem que o amor é um sentimento romântico, platônico, poético. Para outros o amor é uma atração ou um impulso passional. Uma paixão inflamada, indomável. Exemplo: "Eu matei por amor".

Hoje, com o desgaste da palavra amor, ela passou a significar uma atividade sexual antes do casamento, durante o casamento e fora do casamento. Esse amor tem trazido ódio, desgraças, divisões, lares arruinados e enfermidades.

O amor ágape é muito mais que emoção. É atitude, é ação. É amar o indigno. É amar até às últimas consequências. Cristo nos amou e a Si mesmo se deu por nós.

Quando Paulo escreveu para as igrejas de Éfeso, Filipos, Colossos e Tessalônica, ele agradeceu a Deus pelo amor existente entre aqueles irmãos. Mas, quando escreveu para Corinto, não o fez. Pelo contrário, ele agradeceu pelos dons. Corinto era uma igreja cheia de dons (1.7). Mas era uma igreja imatura e carnal (3.3). Paulo não agradece pelo amor, porque esta era a grande deficiência da igreja de Corinto. Quando lemos toda a carta descobrimos que eles não tinham amor. O amor deles era raso e inexpressivo.

E isso nos levou a 1 Coríntios 13, o grande capítulo do amor. Infelizmente, costumamos ler este capítulo sem considerar o contexto total da carta. Quando entendido dentro do contexto, vemos que 1 Coríntios 13 é antes uma condenação da carnalidade dos crentes de Corinto. Paulo diz que a vida comunitária sem o amor não é nada (1-3). A seguir ele descreve o que é amor, o que não é amor e o que o amor faz (4-7). Finalmente, Paulo descreve vividamente a natureza duradoura e eterna do amor (8-13).

1. A AUSÊNCIA DO AMOR – VS. 1-3

O amor é superior a todos os dons extraordinários. O amor é melhor do que o dom de línguas (v. 1). O amor é melhor do que o dom de profecia e conhecimento (v. 2). O amor é melhor do que o dom de milagres (v. 2). As maiores obras de caridade são de nenhum valor sem amor (v. 3). O amor é melhor por causa da sua excelência intrínseca e também por causa da sua perpetuidade.

Todos os dons mais dramáticos e mais maravilhosos que podemos imaginar são inúteis, se não há amor. O exercício mais generoso dos dons espirituais não pode compensar a falta de amor. Paulo menciona cinco dons espirituais: línguas, profecia, conhecimento, fé, contribuição sacrificial (dinheiro e vida). Mas ele diz que o exercício desses dons sem o amor não tem nenhum valor.

A igreja de Corinto estava cheia de rachaduras, de cisões, de divisões por causa dos dons: "Porque não sou mão, não sou do corpo". "Não podem os olhos dizer ã mão: Não precisamos de ti"; outros diziam: "Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo". Paulo disse que os dons não eram para divisão do corpo (12.25). Ali estava a igreja mais cheia de dons do Novo Testamento, mas também a igreja mais imatura e mais carnal, porque lhe faltava amor. A igreja buscava os dons do Espírito, mas não o fruto do Espírito.

Paulo faz três declarações duras acerca do cristão que não tem amor.

1.1. Sem amor, eu ofendo os outros – v. 1.

Em 1 Co 8.1 Paulo já havia ensinado que o amor edifica. Quando os dons são exercidos em amor eles edificam a igreja. Mas quando os dons não são usados com amor, magoamos as pessoas. Paulo expõe esse assunto por meio de uma referência indireta aos devotos dos cultos de mistérios gregos em Corinto, que adoravam Dionísio (deus de natureza) e Cibele (deusa dos animais selvagens). Nas ruas de Corinto ecoavam o toque dos gongos barulhentos e dos címbalos estridentes, instrumentos que caracterizavam esses adoradores. Esse som monótono e pesado incomodava as pessoas como o latido constante de um cão.

Igualmente desagradável são aqueles que usam o dom de falar em línguas sem a motivação controlada pelo amor. Não importa se as línguas são humanas ou angelicais, sem amor tornamo-nos desagradáveis e rudes.

www.MidiaGospel.Com.br Estudo Biblico Jesus DEUS.br / www.estudosgospel.com.br / www.estudosgospel.com.br
.
O homem que se deixa levar pelo falar, antes que pelo fazer, vem a ser nada mais que mero som. A melhor linguagem do céu ou da terra, sem amor, é apenas barulho.

1.2. Sem amor, eu nada sou – v. 2.

Os coríntios pensavam que os possuidores de certos dons eram pessoas extremamente importantes. Mas sem amor essas pessoas eram totalmente insignificantes. A ausência de amor faz com que o cristão perca o seu significado diante de Deus. Ele se transforma em uma nulidade, num zero. Deus não pode usar, para a Sua glória, um cristão sem amor.

1.3. Sem amor, eu não ganho nada – v. 3.

Do conhecimento e dos feitos poderosos, Paulo se volta para os atos de misericórdia e dedicação. Paulo agora menciona dois atos de sacrifício pessoal (contribuição sacrificial e martírio).

Será que tais atos não são inerentemente valiosos aos olhos de Deus? Não são meritórios. Tais atos podem ser motivados por uma teologia errada e por um propósito errado. Exemplo: os suicidas Talibã que jogaram os aviões nas torres gêmeas no dia 11/09/2001. Sem amor, todo o sacrifício se perde e nada se ganha.

2. AS VIRTUDES DO AMOR – VS. 4-8

Vejamos as virtudes do amor:
13.4 "O amor é paciente e benigno". O amor tem uma infinita capacidade de suportar. A palavra indica paciência com pessoas em vez de paciência com circunstâncias. Benigno: reage com bondade aos que o maltratam. Eles eram impacientes uns com os ou; "JS e indelicados em suas atitudes entre s>. Na verdade havia divisões e contendas entre eles (1.10-11; 6.7).

13.4 "O amor não arde em ciúmes, não se ufana e não se ensoberbece". O amor não se aborrece com o sucesso dos outros. Eles eram ciumentos e orgulhosos. Eles se ensoberbeciam (1.29; 3.21; 4.6,18-19; 5.2). Eles tinham inveja uns dos outros (3.3; 12.15,21).

13.5 "O amor não se conduz inconvenientemente, não procura os seus próprios interesses". O amor é a própria antítese do egoísmo. Os crentes de Corinto estavam fazendo pouco uns dos outros e usavam os dons para a sua própria glorificação. Na Ceia do Senhor uns comiam e bebiam; outros passavam fome (11.17-22).

13.5 "O amor não se exaspera e não se ressente do mal". O amor não é melindroso. Não está predisposto a ofender-se. O amor está sempre pronto para pensar o melhor das pessoas, e não lhes imputa o mal. Os crentes de Corinto estavam levando uns aos outros aos tribunais diante de juízes não-cristãos (6.5-7). Eram egoístas e carnais.

13.6 "O amor não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade". É tremendamente característico da natureza humana sentir prazer com os infortúnios dos outros. Grande parte das colunas de notícias dos nossos jornais é dada a relatar injustiças. O amor não se alegra com o mal de nenhuma espécie. Havia imoralidade na igreja, coisa que não acontecia nem entre os gentios (5.1). Pior: Eles se orgulhavam do próprio pecado em vez de lamentar (5.2).

13.7 "O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta". Além da imoralidade sexual muitos desses cristãos eram insensíveis para com os membros mais fracos do grupo. Usavam a liberdade para provocar escândalos (8.9). Na realidade alguns chegaram a praticar idolatria (10.14). Eles davam crédito à mentira, mesmo contra o seu pai espiritual, o apóstolo Paulo (4.3-5; 9.1-3).

CONCLUSÃO

Paulo encerra a exposição falando sobre A ETERNIDADE DO AMOR – vs. 8-13. Ele menciona os três dons que ocupam o alto da lista de prioridade dele: línguas, profecia e conhecimento. Cada um deles passará a ser irrelevante ou será absorvido na perfeição da eternidade (13.10).

Paulo ilustra esta verdade geral de duas maneiras diferentes: 1) Ele menciona o crescimento desde a infância até a maturidade – a diferença entre a infância e a maturidade; 2) ele contrasta o reflexo de uma pessoa no espelho com a visão dela mesma, face a face – a diferença entre se ver uma imagem obscura (espelho polido) e a imagem verdadeira.

Enquanto não virmos a Jesus como Ele é, teremos pouca maturidade. Enquanto não virmos a Jesus não veremos com total clareza as coisas de Deus! Enquanto vivemos nossas vidas nesta terra, a nossa visão das coisas é, na melhor das hipóteses, indistinta.

Todos os dons que temos são para esta vida. Mas o amor vai reinar no céu. Dentre as maiores virtudes: fé, esperança e amor, o amor é a maior de todas!

|  Autor: Josias Moura 



O AMOR NUNCA FALHA
Existe um ditado popular que diz: A UNIÃO FAZ A FORÇA. Nós, os cristãos, temos um pouco a trabalhar neste sentido - manter a UNIDADE do CORPO - A IGREJA. O próprio Senhor Jesus orou assim: - " Pai que eles SEJAM UM ... como nós."
Em João 13:34-35, Jesus não estava a dar uma sugestão aos seus discípulos, mas uma ordem.
João 13:34-35 - "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns outros."
Este é o maior mandamento, que Deus nos deu e suplanta todos os outros. Se você amar uma pessoa não lhe vai querer mal, mas só o seu bem.
Jesus ensinou que ao amarmo-nos uns aos outros, o mundo passa a ver que somos seguidores de Cristo.
O Poder de Deus só será manifesto onde e quando você Andar em Amor. E isto, é um modo de viver, no qual Deus, tem prazer completo.
Muitos cristãos são derrotados na vida, porque não sabem Andar em Amor. Hoje em dia, as pessoas chamam Amor, a qualquer sentimento mais forte do que o normal. Na verdade o Perfeito Amor é o Amor do Tipo de Deus.
No início da Igreja Primitiva - no tempo dos apóstolos - verificamos que um dos motivos porque ela crescia, era precisamente por causa da união,da comunhão saudável que existia entre os irmãos.
Lemos em Actos 2:46, 47, que enquanto a Igreja estava unida e fazendo a Palavra de Deus, o mundo ao seu redor, muito a admirava: E, perseverando unânimes, todos os dias, no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor, à igreja, aqueles que se haviam de salvar.
No Salmo 133, também podemos ver que Deus coloca a sua benção na união entre os irmãos.
Um dia, Deus falou-me que fé nunca funciona se não for misturado com amor. O mesmo acontece com um automóvel. Pode ser uma "bomba" de um carro; novinho em folha ... mas, se lhe faltar o combustível ... não o pode levar a parte nenhuma.
Fé é a mesma coisa. Fé é uma força que traz a si, tudo o que Jesus lhe promete. Fé é um escravo seu, que trabalha para si quando você aprende a funcionar com ele.
É muito importante que você saiba por exemplo que exercitar a Fé sem praticar o amor, não funciona! Podemos então dizer que o AMOR é necessário à Fé, assim como a gasolina (combustível) ao automóvel.
Neste breve estudo veremos: que existem Diferentes Formas de Amar; Amar é Perdoar; Amar é Não se Envolver em Contendas, Guerrinhas, Discuss_es; Amar é Não Julgar; Amar é Encobrir a Transgressão dos outros; Amar Falar Bem das Outras Pessoas; Amar é Manter a Unidade do Corpo.
Existem três tipos de amor:
1- AMOR AGAPÉ
2- AMOR FILEO
3- AMOR EROS
Estes tipos de amor são bons no seu respectivo lugar, mas existe um tipo de amor que é o mais alto de todos - o amor que transforma problemas em vitórias - o amor Agape , que é o amor do mais alto grau que existe.
Sabe que DEUS venceu o diabo, não com luta física, à espada. Se Jesus quisesse soprava no diabo e ele desaparecia. No entanto Jesus venceu o diabo, amando o mundo. Jesus venceu com a arma do amor.
O Amor é a maior força que existe no mundo. O Amor é mais poderoso que o ódio, vingança, etc... Se você quiser vingar-se em alguém ande em amor com essa pessoa e de certeza você vai vencer.
Este modo de agir é bem diferente do que estamos habituados a pensar e vêr, mas a maneira de Deus agir. Se nós quisermos ter uma vida de sucesso é assim que devemos fazer também.
AMOR AGAPÉ
O AGAPÉ, é o amor de Deus. É incondicional, não está dependente de uma resposta positiva: Eu amo-te, se tu me amares também.
Não! O amor de Deus diz: Eu amo-te, mesmo que tu me rejeites, que fales mal de mim, que me persigas, que tu me faças mal.
Este amor diz: Eu amo aquela pessoa de qualquer geito, tal e qual como ela é. Eu amo aquela pessoa quer ela me tenha feito bem ou não quer ela me venha a fazer bem ou não.
É um amor que não é baseado nos sentimentos, nem em interesses pessoais. Veja que Jesus o amou a si, mesmo sem você O amar. Nós faziamos coisas desagradáveis aos seus olhos, porém, ele continuou a amar-nos esperando que um dia, nos reconciliássemos com Ele, e fizessemos a Sua Vontade.
O Amor Agapé considera uma pessoa valiosa e preciosa independente-mente, da sua maneira de ser, daquilo que ela é ou faz.
Conta-se de uma história que se passou durante a segunda Guerra Mundial. Aconteceu num Campo de Concentração "Nazi", que um prisioneiro fugiu. Quando as autoridades descobriram, forçaram os companheiros da cela a confessarem como ele tinha fugido. Mas, como ninguém ousava falar, então o oficial mandou fuzilar metade daqueles prisioneiros. A lista foi feita, e entre os condenados estava um homem, que costumava maltratar os cristãos que estavam com ele na mesma cela.
No dia seguinte, levaram todos os prisioneiros a assitir. Exclamou o oficial: "Assim acontecerá, a todos aqueles que tentarem fugir deste Campo...". Quando um destes cristãos que estava na mesma cela, o interrompeu dizendo: "Eu não fui condenado, mas se me é permitido, eu tomo o lugar daquele homem que sempre me criticou por eu ser crente ...".
Assim aconteceu há 2.000 anos atrás. Jesus não era condenado, nem tão pouco prisioneiro. Ele era livre, mas nós estavamos condenados. Ele tomou sobre si a nossa condenação e deu-nos a sua liberdade. Ele morreu em nosso lugar, desceu ao inferno no nosso lugar. Mas, ao ressuscitar Ele venceu o nosso opressor (o diabo). Hoje, todo aquele que recebe Jesus passa da condenação para a liberdade, da morte para a vida. Este é o Tipo de Amor de Deus.
I Coríntios 13:1-7 - O amor é muito paciente e bondoso, nunca é invejoso ou ciumento, nunca é presunçoso nem orgulhoso, nunca é arrogante, nem egoísta, nem tão pouco rude. O amor não exige que se faça o que ele quer. Não é irritadiço, nem melindroso. Não guarda rancor e difícilmente notará o mal que outros lhe fazem.
Nunca está satisfeito com a injustiça, mas se alegra quando a verdade triunfa.
Se você amar alguém, será leal para com ele, custe o que custar. Sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele, e sempre se manterá em sua defesa.
(Bíblia Viva)
AMOR FILEO
(O Amor Humano)
A pessoa retribui o amor na medida de amor que recebe. Muitas pessoas dizem: Eu amo-te se me deres um bom salário; Eu amo-te se me fizeres ... bons e grandes favores ...
As pessoas amam-se umas as outras de acordo com os favores que recebem dos outros. Por vezes dizem assim: "se alguém me fizer bem, eu gosto dele, se não não gosto dele"; sou simpático para quem for simpático primeiro para mim ..."
ALGUNS EXEMPLOS deste tipo de Amor
Mães - Segundo a opinião de muitos, o amor de mãe é o amor mais puro. No entanto, pode antes ser um amor bastante egoísta!
As mães protegem e decidem de tal modo a vida dos seus filhos, que mesmo que eles atinjam a maioridade continuam a ser os bebés da mãe quer tenham 5 meses, 5 anos ou 50 anos.
Uma vez uma senhora pediu-me: " Pastor, ore pelo meu bebé, coitado! ". Logo pensei num bebé de colo! Quando ela trouxe o dito bebé, ele tinha só 27 anos ...
Famílias - Existe um amor mais profundo, mais compreensivo, que o amor normal, superficial que outras pessoas experimentam.
Entre casais, verificamos o seguinte: enquanto namoravam o coração deles batia, batia ... Depois casam: o coração ainda bate um bocado até que se habituam à ideia e deixa de bater. Passados uns anos, se as meias estiverem fora do sítio ou o arroz queimado, parece que o amor voou, fugiu naquele dia. O marido já não trata a sua esposa com muitos beijinhos; a esposa já não parece muito contente.
Muitas esposas quando est¦o zangadas com o marido d¦o-lhe o tratamento do silêncio. O marido pergunta-lhe qualquer coisa, fala com ela, e ela ... nada ... fica calada (amuada).
Este tipo de amor chama-se FILEU.
AMOR EROS
Está relacionado com a parte sensual e sexual.
Hoje em dia, quando se fala de amor, logo se pensa em sexo. Isto se deve ao facto de, nos últimos anos, os filmes retratarem o sexo como " fazer amor "
Bem, não há mal nenhum no sexo. Deus o criou para ser usado no contexto honesto o casamento
Querido leitor, se você já conhece Jesus como seu melhor amigo, decerto que o quer agradar cada vez mais e melhor, seguindo os seus ensinamentos. Sabendo isso, quero mostrar-vos algumas áreasda nossa vida, em que cada um de nós tem sempre oportunidade de corrigir pela Palavra de Deus.
AMAR É PERDOAR
Mateus 18:21-22 - Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas, até setenta vezes sete.
Há pessoas que dizem que é difícil perdoar. No entanto, creio que esta afirmação surge porque muita gente não sabe ao certo o que é perdoar.
Neste ensinamento de Jesus aprendemos que devemos perdoar setenta vezes sete. mas, então, o que é perdoar?
Perdoar não é um sentimen-to. Perdoar não é esquecer tudo, ou melhor, não é ter uma amenésia!
Perdoar é uma decisão. O que sente não interessa, porque a decisão de perdoar está no seu coração e você está livre.
Você pode perdoar e continuar a sentir-se incomodado, aborrecido com a pessoa, mas pela Palavra de Deus, podemos ver que perdoar é fácil: não é um sentimento, é uma decisão.
Há pessoas que se recusaram a perdoar a outros e acabaram doentes ou paralisadas, sem que nada funcionasse na sua vida.
Muitas doenças estão relacionadas com a falta de perdão.
Você tem que perdoar ao seu vizinho, ao colega, ao patrão, seja a quem fôr. Senão é você que vai ficar mal na vida, pois Deus também não lhe perdoará as suas ofensas.
Em Mateus 18:33-35, Jesus disse que se nós não perdoarmos do coração, cada um ao seu irmão, as suas ofensas, Deus também não nos perdoaria as nossas ofenças e até nos deixaria nas mãos dos atormentadores que são demónios.
Deus perdoou-nos as nossas maiores ofensas e nos deu salvação.
Nós não temos o direito de não perdoar aos outros.
Você também pode ter que acordar cedo para ir trabalhar e não lhe apetecer, mas você sabe que tem que ir, por isso, levanta-se não porque lhe apeteça, mas porque é uma obrigação.
Quando tiver que perdoar alguém faça-o quer sinta ou não. Diga a Deus:
- Oh Deus, eu perdôo aquela pessoa que me magoou e partir de agora não guardo nada no meu coração contra ela.
Mesmo que no dia seguinte você se sinta ainda magoado, o que interessa é a sua decisão feita na véspera e a pessoa está perdoada e o seu coração está limpo.
Se a outra pessoa não quiser perdoar o problema é dela, já não é seu.
A Bíblia conta-nos em Mateus 18:21-35, que um certo homem devia muito dinheiro ao rei, e quando foram fazer contas, o rei teve misericórdia, e perdoou-lhe toda a dívida.
Quando este homem saíu da presença do rei, foi ter com aqueles que lhe deviam pequenas quantias, e como não lhe podiam pagar, lançou-os na prisão. Quando o rei soube disto entregou este homem aos carrascos, confiscou todos os seus bens, e toda a sua família foi vendida como escravos, até que pagasse toda a dívida.
Mateus 18:34-35 - E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.
Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um, a seu irmão, as ofensas.
Algumas pessoas dizem: Eu perdôo, mas não posso esquecer. Mas, quando Deus lhe perdoa alguma falta, você fica como se nunca tivesse pecado. Ele não se lembra mais disso. Nós também temos que fazer o mesmo, i.é., perdoar e esquecer o mal que nos fizeram; é apagar de coração as ofensas cometidas contra si.
A razão de algumas pessoas sofrerem de artrite, úlceras no estômago e até esgotamentos cerebrais, noites sem dormir, etc, é porque elas se recusam a perdoar. E porque não perdoam, Deus também não lhes pode perdoar; por conseguinte, sofrem as maldições que o diabo lhes quiser pôr.
Se alguém o ofender perdoe-lhe nesse mesmo instante, não deixe passar um dia sem perdoar. Porquê? Porque está a dar lugar ao diabo, que virá a si com pensamentos errados acerca dessa pessoa. E à medida que o tempo passa, rancor começa brotar do seu coração e a sua comunhão com Deus fica cortada.
Quando Jesus ensinou que nos devemos perdoar 70 vezes 7, estava a dizer que, se fôr necessário devemos perdoar 490 vezes por dia, isto é perdoar sempre sem esmorecer, porque é assim que Deus faz também.
AMAR É
NÃO SE ENVOLVER
EM CONTENDAS, DISCUSSÕES E GUERRINHAS
Tiago 3:16 - Porque onde há inveja, e espírito faccioso, aí há perturbação e toda a obra perversa.
Nisto não opera a justiça de Deus. Toda a obra satânica existe, no meio destas coisas. Há pessoas que perderam a cura e outras bençãos por se envolverem em discussões e contendas.
Como vê, a Bíblia ensina que onde há inveja e espírito faccioso - DISCUSSÕES, GUERRINHAS, CONTENDAS, etc - aí há toda a obra satânica.
Se alguém estiver envolvido nestas coisas tem as portas da sua vida abertas ao diabo, que ao entrar o rouba, e causa o mal que ele quiser.
Discussões, Guerrinhas e Contendas, são a causa de algumas Igrejas sofrerem tais problemas, que chegam a fechar; são a causa de muitas famílias se desfazerem, muitos casamentos acabarem em divórcios, muitos filhos se desviarem por maus caminhos; muitos empregados serem mal remunerados, etc, etc.
II Timóteo 2:24-26 - E ao servo do Senhor não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;
Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se, porventura, Deus lhe dará entendimento, para conhe-cerem a verdade, e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele, estão presos.
Como se vê nesta passagem, as pessoas envolvidas em Contendas, estão amarradas por laços do diabo, que faz com elas o que ele (diabo) quer.
O meu conselho é: nunca se envolva em Contendas. E, se alguém o provocar, AFASTE-SE ou NÃO RESPONDA. Uma Discussão, precisa sempre, pelo menos de duas pessoas. Se você não participar, já não há discussão.
AMAR É... NÃO MANIPULAR
NÃO APONTAR DEDOS
NÃO FALAR VAIDADE
Isaías 58:9 - Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui: se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo e o falar vaidade.
Aqui, em Isaías 58:9, Deus diz que só irá responder às orações do povo se ele:
a) "TIRAR O JUGO DO MEIO DE SI" - parar de manipular outras pessoas, usando-se de influências, dinheiro, sexo, etc.
Deus não manipula ninguém. Só recebe Jesus quem quer, só segue os caminhos de Deus quem quer. Se Deus não manipula, logo, ninguém tem o direito de o fazer.
b) "DEIXAR O ESTENDER DO DEDO", é não apontar os defeitos das outras pessoas.
Ex.: "Ah, tu sabes que o Francisco fez isto ..."
As pessoas têm uma tendência para ver o mal dos outros, mas não se lembram que todos nós falhamos.
Mateus 7:1-5 - " Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque, com o juízo com que julgardes, sereis julgados, e, com a medida com que tiverdes medido, vos hão-de medir a vós
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Ou como dirás ao teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho; estando uma trave no teu?
Hiprócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão."
Se alguém apontar dedos aos defeitos de alguém, Jesus chama-o de HIPÓCRITA.
c) "DEIXAR DE FALAR VAIDADE", é deixar de se vangloriar, intitulando-se de "o maior", "o melhor", "a pessoa perfeita", etc.
Ex.: "Ah, eu é que percebo disto, não aquele, não há ninguém melhor que eu nestas coisas ...".
O amor é também encobrir a transgressão dos outros; Amar é Falar Palavras de Edificação com respeito às outras pessoas; Amar é Discernir o Corpo de Cristo, é guardar a unidade do Corpo de Cristo.
Andar em amor é a porta para um bom relaciona-mento com Deus, para que as suas bençãos fluam contínuamente sobre nós. Decida desde já andar em amor, custe o que custar.
AMAR É ENCOBRIR A TRANGRESSÃO DOS OUTROS
Provérbios 17:9 - "O que encobre a trangressão busca a amizade ..."
Em Gênesis 9:20-26, a Bíblia conta-nos que Noé despiu-se na sua tenda, embriagado, e que um dos seus filhos o viu, e contou a todos que o seu pai estava despido na sua tenda. Quando os outros filhos souberam, foram, sem olhar para ele, com a cara virada para trás, e taparam a nudez de seu pai.
Algumas pessoas descobrem as transgressões dos outros para que as suas próprias transgressões não sejam notadas. Mas, é cobrindo as falhas dos outros, que Deus vai cobrir também as nossas.
AMAR E FALAR PALAVRAS DE EDIFICAÇÃO COM RESPEITO ÀS OUTRAS PESSOAS
Efésios 4:29 - "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que fôr boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem".
Esteja sempre de acordo com Deus; olhe para as outras pessoas com Deus olha; fale das outras pessoas o que Deus fala. Encubra a transgressão, fale palavras de edificação com respeito às outras pessoas.
Filipenses 4:8 - "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, se há algum louvor, nisso pensai".
Todos juntos, somos como um corpo. Se você falar mal do seu irmão, está a falar mal de si mesmo.
" Antes de atirar barro, à casa do seu vizinho, lembre-se que vai sujar as suas mãos ".
Quando alguém fala mal de outra pessoa, esse mal, contamina-o primeiro a ele.
Mateus 15:11 - " O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem ".
Se deixar o Amor de Deus controlar as suas emoções e todo o seu ser, então clamará e Deus lhe responderá sempre.
Andar em amor, é a porta para um bom relacionamento com Deus, e para o poder de Deus na sua vida.
FAÇA O PROPÓSITO DE ANDAR SEMPRE EM AMOR.
Já preguei em muitas Igrejas, e achei curioso que em certas Igrejas as senhoras não podem usar brincos, nem podem cortar o cabelo ou pintar-se, caso contràrio são severamente criticadas. Mas nessas Igrejas se toma café, e não se opôem a que os irmãos bebam um pouco de vinho às refeições
Curiosamente noutros países e noutras Igrejas, eles condenam o tomar café e o beber qualquer tipo de bebida que tenha álcool. No entanto usa as roupas que quizerem, e não se opõem a que as senhoras se pintem.
Sinceramente eu penso que não temos nada que nos intrometer com o modo de vestir das pessoas, desde que se vistam com decência.
Isto tem muito com andar em amor porque quando alguém começa a apontar dedos, a criticar o modo de alguem se vestir, se usas brincos ou não etc , etc, já se está a saír do amor agape.
A minha opinião é que, desde que as pessoas não sirvam de escândalo, se deve deixar cada pessoa ser como ela é. É esse o Amor Agape
Deus fez as criaturas de modos diferentes. Deus fêz os povos com cores diferentes, com tipos de cabelo diferentes, com olhos de cores diferentes, com costumes diferentes e com modos de alimentação diferentes
Nós só temos que deixar os outros serem como eles são, e amá-los do geito como eles estão
Mat.7:1a5 - Não julgueis,para que não sejais julgados.
Porque,com o,juízo com que julgardes,sereis julgados,e com a medida com que tiverdes medido,vos hão-de medir a vós
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão,e não vês a trave que está no teu olho?
Ou como dirás ao teu irmão:Deixa-me tirar o argueiro do teu olho;estando uma trave no teu?.
Hoje podíamos ler assim: " Porque reparas tu no brinco do teu irmão e não reparas nos teus próprios defeitos? "
O que nós temos a ver com a maneira de vestir do outro, com a maneira de ele usar o cabelo, etc.? Nós só temos que deixar os outros serem como eles são e amá-los do geito como eles estão. Temos que andar em amor.
Há sempre a tendência para acharmos que estamos certos, e que os outros estão errados. Mas os outros também podem pensar o mesmo acerca de nós, acerca dos nossos costumes.
E é aqui que muito cristão é derrotado, fazendo comentários e críticas em relação aos outros.
Devemos fazer com Jesus, que nunca olha para os nossos defeitos mas para as nossas virtudes.
Ele olha para si e começa a pensar o que é que você será daqui a uns tempos, quando você estiver mais perfeito.É assim que devemos pensar das outras pessoas também.
Quando estivemos no Brasil, na Escola Bíblica do Betel, apareceu um homem completamente bêbado num dia em que eu estava a pregar (e como ali é uma Escola não se faz apelo à Salvação),ele chegou, mal-cheiroso e a primeira impressão humana que tive, foi pensar "Que vergonha". Á primeira reacção foi de mandá-lo embora, mas Deus lembrou-me o Seu Amor (Amor de Deus) e que havia qualquer motivo para o homem ali estar. Então tive paciência com o homem, não olhei para o seu estado, mas olhei para aquilo que Jesus queria fazer por ele e perguntei-lhe:
-" O quê que está aqui a fazer?"
E ele espondeu:
-" Estou muito bêbado."
Ao menos era honesto, pensei...
-" Mas o quê que está cá a fazer?"
-" Bem, eu quero ajuda...
Glória a Deus, ele foi ao sítio certo! Se você vir alguém de modo que você não compreenda, Glória a Deus, que ele veio para Jesus o endireitar. ALELUIA!
Áquele homem bêbado, expliquei-lhe o que é a salvação. Ele recebeu Jesus e logo a seguir até os olhos dele já brilhavam. Ficou sóbrio. Jesus tirou-lhe aquilo tudo.
A lição a tirar daqui é que não podemos olhar para aparência da pessoa; o que elas andam a fazer, só temos que olhar para elas com os olhos de Jeus e pensar:" olha que o homem maravilhoso que ele vai ser depois de entregar a vida a Jesus."
II Reis 6:11-14:
"Então se turbou com este incidente o coração do rei da Síria, e chamou os seus servos, e lhes disse:Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel?
E disse um dos seus servos:Não ó rei, meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas na tua câmara de dormir.
E ele disse: Vai, e vê onde ele está, para que envie e mande trazê-lo. E fizeram-lhe saber, dizendo: Eis que está em Dotan.
Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais vieram de noite e cercaram a cidade".
Quando você segue a Jesus e leva a Bíblia a sério, o diabo e as pessoas começam a ter medo de si.
Havia um pregador em Inglaterra que começou a orar pelo governo e a fé dele era de tal modo desenvolvida, que o governo já tinha medo das orações deste homem.
Foi como aconteceu com Eliseu e o rei Sírio. O rei enviou todo o exército para matar um só homem. Ele tinha medo deste homem de Deus com fé.
Por isso quando o diabo o atacar, e tudo parece pior, você ria-se do diabo e diga-lhe:"Se Deus é comigo ninguém pode ser contra mim".
Há tempos o diabo veio à minha cabeça e até me trouxe sonhos esquisitos, e fazia-me lembrar de fracassos antigos. Ao fim de 3 dias percebi que era o diabo a ver se me aborrecia ou enfraquecia a minha fé, querendo que eu olhasse para os fracassos passados.
Mas Deus me disse para eu lembrar ao diabo os sucessos que eu tinha tido contra ele, as vitórias que eu tinha ganho depois que eu entreguei a minha vida a Jesus.
Nesta história de reis o exército Sírio cercou a cidade onde o homem de Deus estava e o empregado de Eliseu, o Geazi, quando saíu de manhã cedo viu esse exército todo e temeu, porque a casa estava cercada (v.15).
Mas Eliseu sabia que o exército de Jesus, os anjos de Deus, os cavalos de fogo de Deus são mais numerosos e poderosos que o exército carnal aqui na terra (v.16).
O homem de Deus fez uma oração a Deus (v.18) e Deus o protegeu.
Mas quando eles chegaram ao Rei, este pensou destruí-los, pois os sírios sempre tentaram destruir o povo de Deus, ainda hoje ele quis matá-los (v.21).
Mas v.22;23 - eles em vez de matarem o inimigo, tratou-o bem.
É o mesmo que você no seu emprego: pagar um bom jantar a um colega que o tentou prejudicar.
É esquisito não é? É diferente.
Mat. 5:41-44
"E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e aborrecerás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo; Amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem".
Antes da Igreja começar, Deus visitou-me, falou-me quase audívelmente e disse-me 3 vezes:
- "Queres mesmo ter uma igreja grande, próspera, como me tens pedido?
Então anda em amor"...
E eu julgava que já andava em amor e numa fracção de segundos Deus mostrou-me como é que Ele via as asneiras que eu fazia, não para me condenar, mas para eu perceber que estava longe de andar em amor.
Deus falou-me duma maneira incrível, e isso ficou gravado no coração e com esta história do Eliseu, Deus me disse:
" O segredo do Eliseu ter tantos milagres na vida dele e ter a protecção incrível que Eu lhe dei, de Eu fazer grandes sinais e maravilhas pelas mãos do Eliseu, o segredo era andar em amor para com os seus inimigos. Então Eu pude dar ao Eliseu as minhas armas."
Deus disse-me:
" Mas se Eu te der a minha arma o meu poder e tu começares a dar tiros aos teus irmãos a destruir os meus filhos, Eu vou ter que te tirar a arma outra vez."
Muito cristão quer ter o poder de Deus, mas Deus não lhe pode dar já essa espingarda, como um pai não pode dar uma caçadeira a um miúdo de 5 anos, para ele não atirar às galinhas ou ao vizinho, pois ele não tem responsabilidade.
Há poder nas suas palavras!
Se Deus desse todo o poder que Ele tem para si, você falava uma palavra e isso acontecia instântaneamente, mas quando a conduzir o seu automóvel, alguém fizesse uma manobra que você não gostasse, você falava e podia matar o homem.
Por isso, Deus só vai dar mais e mais do Seu poder (a sua fé só vai operar mais e mais), quanto mais você andar em amor. Só assim Deus poderá confiar as armas poderosas que Ele tem.
Algumas pessoas cristãs, olham para mim e dizem que tudo o que eu falo acontece, mas não sabem o que é que eu tenho que fazer: TENHO QUE ANDAR EM AMOR.
Há pessoas que vêem à nossa igreja e têm uma chamada de Deus e são ou de uma outra igreja ou da nossa, e essas pessoas estão impacientes e já acham que deviam estar aqui ou ali, achando uma injustiça o Pastor não as ter posto numa posição mais proeminente, porque você já sabe tudo.
Deus diz que a promoção é de Deus.
Deus promove e não precisa de nenhum pastor para fazer isso. Só é preciso que você ande em amor; que deixe de falar mal de todo o mundo; deixe de pensar que todos estão errados e que você é que está certo.
Parábola do fariseu e do publicano: (Lucas 18:9)
"E disse, também, esta parábola, a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros".
Há pessoas a quem Deus quer ajudar, para você se corrigir e para que tenha o sucesso de Deus.
Pessoas que não só no coração, mas também com a boca criticam os outros, a vida e o lar e as finanças dos outros. Assim você está a basear a justiça na sua justiça carnal, mas você deve basear é a justiça na justiça de Deus no sangue de Jesus.
Eu digo a Deus muita vez:
"Obrigado, Senhor, porque as tuas misericórdias são muito grandes".
Você quer apontar os dedos, os defeitos dos outros, mas Deus assim naõ o pode ajudar, mas se você não apontar o dedo a ninguém, isso é andar em amor, é o Amor Agape, que não são beijinhos, nem sentimentos.
O amor do tipo de Deus, não tem a ver com sentimentos, mas com determinadas maneiras de proceder na vida.
O que é andar no amor do TIPO DE DEUS:
1 - Não apontar dedos. Não critique os outros, não julgue, deixa cada um ser como ele é. Se ele tem defeitos, ou está mal na vida, veja o lado positivo dessa pessoa e ore por ela.
2 - Não se envolva em contendas.
Tiago 3:16 - "Porque onde há inveja, e espírito faccioso, aí há perturbação e toda a obra perversa" (ou podíamos dizer que aí existe toda a obra satânica).
Andar em amor é você recusar-se a envolver-se em guerrinhas, discussões, contendas, desarmonias, porque assim você está a abrir a porta da sua vida para os demónios entrarem e fazerem o que quiserem.
Sarcasmos, mexericos (Mat. 7:1 "Não julgueis, para que não sejais julgados"). Se quiser falar mal de alguém faça como Jesus, que lavou os pés aos seus discípulos.
Conheço casos de irmãos, que no momento que perdoaram a pessoa que os feriu, nesse mesmo momento foram curados instântaneamente e outros foi gradual.
Uma vez no Norte, uma senhora cristã, estava paralisada com artrite: ía de mal a pior, e ninguém sabia porquê. Quando eu ia orar por ela, Deus disse-me:
" Diz a ela para que perdoe e Eu a curarei instântaneamente até".
Ela olhou para mim, muito espantada, quando eu lhe lhe disse que PERDOASSE.
Então a chorar decidiu perdoar todo o mal que lhe tinham feito.
E toda aquela paralisia parecia derreter-se à nossa frente...
Perdoar é uma decisão nobre e traz vitória para a sua vida.
Aos casais eu digo-vos que, se perdoem mùtuamente e que mantenham o vosso amor limpo, um diante do outro.
A Bíblia diz, para não deixarmos que a noite se ponha sem nós perdoarmos. Senão acumula-se azedume e o maor esfria.
O conselho de Jesus é perdoar e andar em amor, pois o amor é a coisa mais maravilhosa que existe.
I Cor. 13:4-7
"A caridade (podemos substituir a palavra caridade por amor) é sofredora; é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade; não se ensoberbece;
Não se porta com indecência; não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".
Você tem que pôr fé para viver isto, mas é quando você vai ter grandes vitórias.
Não há tempo para nos melindrarmos, nem nos enganarmos, porque o nosso tempo é apenas para ganhar as pessoas para Jesus.
O amor difìcilmente notará o erro dos outros, esse é o amor de Deus.O amor sempre defende as pessoas que ama, mesmo quando pensa que a outra pessoa está errada. E digo-lhe que Deus sempre o defende mesmo quando você está errado.
Eu li na Bíblia grandes histórias de homens de Deus e Deus mostrou-me que todos eles também falharam (Moisés, David), cometeram adultério, mataram, mas Deus é misericordioso e lhes perdoou.
Deus olhou para eles defendendo-os, e não vendo os erros; isto não é para defender o pecado, porque Deus não dá esses caminhos, mas é para tirar a lição de que o Amor de Deus sempre o defenderá a si, mesmo você estando errado, se andar em sinceridade.
É assim que você deve ser para os seus irmãos.
Nós devemos defender os nossos irmãos; defendermo-nos uns aos outros e protegermos os defeitos dos nossos amados irmãos, mesmo quando vemos ou pensamos que estamos errados.
Então, sim, teremos a protecção de Deus.
Andar em amor é a força maior que existe.
Deus não tem amor DEUS É AMOR.
Deus tem fé, mas Deus não fé.
Fé move montanhas, cura paralíticos, dá vista aos cegos, ouvido aos surdos, faz com que o mar se aquiete, resolve os maiores problemas, mas Deus não é fé, Deus é Amor.
Amor é a maior força de todas.
Quando você começar a andar mais e mais em amor, você vai ter mais e mais vitórias. Chegará o ponto em que você não faz nada e tudo acontece, porque Jesus é consigo.


FONTE:
http://www.igrejamana.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com