CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

381-O LIVRO DE EFÉSIOS




CLIQUE NO VÍDEO PARA ASSISTÍ-LO

ESTUDO DA EPÍSTOLA DE PAULO AOS EFÉSIOS

AUTOR
Nesta carta a autoria paulina é bem explícita (1.1; 3.1). Muitos temas e expressões que são comuns em suas cartas anteriores são encontradas com frequência em Efésios. As semelhanças verbais com Colossences são surpreendentes.

A linguagem e o estilo de Efésios são certamente diferentes em alguns aspectos quando comparadas com outras cartas de Paulo. Ainda assim parecem-se tanto com Paulo que mesmo se a carta não tivesse seu nome, seria difícil imaginar que a igreja à creditasse a qualquer outra pessoa. As cartas aos Efésios e aos Colossences são muito parecidas.

A CIDADE DE ÉFESO
Éfeso era uma cidade portuária, tão importante quanto às cidades de Alexandria e Antioquia da Síria. Situava-se no extremo ocidente da Ásia Menor (atual Turquia) e era o porto mais importante no mar Egeu, na principal rota entre Roma e o Oriente. A igreja de Éfeso foi fundada pelo apóstolo Paulo no ano de 53 d.C. Em sua terceira viagem missionária, um ano mais tarde, Paulo lá permaneceu por três anos pregando e ensinando com muita eficiência (At 19.1-20). Pouco tempo depois, Paulo foi enviado como prisioneiro para Roma, onde recebeu a visita de vários irmãos, entre eles estava Tíquico, que será o responsável por levar essa carta às igrejas daquela região.

É provável que a carta não tenha sido escrita apenas para os cristãos da cidade de Éfeso. Muitas estudiosos acreditam que Efésios tenha sido escrita como uma carta geral às igrejas da região. Isso é coerente com o conteúdo abrangente da carta como um todo.


DATA
Essa é uma das quatro cartas que o apóstolo escreveu enquanto estava na prisão em Roma (59-62 d.C.). Com exceção de Filipenses, as demais foram escritas na mesma ocasião e enviadas pelo mesmo mensageiro, Tíquico (Efésios 6.21; Colossenses 4.7-9; Filemom 10-12).

INTRODUÇÃO
A carta aos Efésios tem duas características dignas de serem ressaltadas: primeiro, ela retrata a igreja do ponto de vista mais amplo do que qualquer outro livro da Bíblia. Quase cinquenta vezes a palavra "tudo" é usada, demonstrando o escopo universal da Igreja e seu valor no plano de Deus. Segundo, a carta usa a frase "em Cristo" trinta vezes. Com isto Paulo está enfatizando a posição do cristão como membro do corpo de Cristo, incluindo extensão de futuras heranças a serem compartilhadas em Cristo.

DOUTRINA
Quanto à profundidade e sublimidade da doutrina, Efésios supera as demais epístolas de Paulo. Tem sido chamada de "epístola do terceiro céu" do apóstolo, porque ele se eleva das profundezas da ruína até as alturas da redenção, porque aqui nos ordena Deus que subamos passo a passo até alcançarmos o ponto mais elevado possível para o homem alcançar, a própria presença de Deus. A epístola aos Efésios é uma grande exposição de uma doutrina fundamental da pregação de Paulo, a saber, a unidade do todo o universo em Cristo, a unidade do judeu e gentio em Seu Corpo, a Igreja, e o propósito de Deus nesse corpo para o tempo presente e para a eternidade. Nos ensina que a vocação santa exige uma conduta santa. Apela aos leitores a fim de que se elevem à mais alta dignidade da sua missão. Fazendo assim apresenta o quadro da Igreja como um só corpo, preparado desde a eternidade, a unir o judeu e o gentio. Esta igreja pelos séculos vindouros irá exibir ante o universo a plenitude da vida divina, vivendo a vida de Deus, expressando o caráter de Deus, usando a armadura de Deus, lutando nas batalhas de Deus, perdoando como Deus perdoa, e tudo isto, para que se cumpra a obra mais ampla pela qual Cristo há de ser centro do universo.

TEMA
O Evangelho das Regiões Celestiais. Devido a sua profundidade e sublimidade da doutrina, podemos dizer que “ao entrarmos nos portais da Carta aos Efésios, estaremos penetrando nas regiões celestiais, onde teremos uma visão dos propósitos divinos para a Igreja de Cristo na face da terra de uma maneira deslumbrante”.

Diferentemente de várias das outras cartas que Paulo escreveu, Efésios não lida com nenhum erro ou heresia em particular. Paulo escreveu para expandir os horizontes de seus leitores, a fim de melhor compreenderem as dimensões do propósito eterno de Deus e da sua graça, passando a valorizar os alvos sublimes que Ele estabeleceu para a igreja.


Mesmo assim, essa existência cristã é vivida na terra, onde a vida diária e pratica do crente continua a levar adiante os propósitos de Deus. O Senhor exaltado, deu dons aos membros da igreja, capacitando-os para auxiliar uns aos outros e assim promover a união e a maturidade (4:1-16). A união da igreja debaixo da supremacia de Cristo prenuncia a unificação de todas as coisas, celestiais e terrenas em Cristo (1:10). A nova vida de pureza e de sujeição mútua entra em nítido contraste com a antiga maneira da vida sem Cristo (4:17; 6:9). Os “fortes do Senhor” têm a vitória sobre o maligno no grande conflito espiritual, especialmente pelo poder da oração (6:10-20).

ESTRUTURA
Tal como a carta aos Colossenses, Efésios se divide em duas partes. Os capítulos de 1 a 3 são de natureza doutrinária e tratam dos privilégios espirituais da Igreja. Os capítulos de 4 a 6 são exortações e tratam das responsabilidades espirituais dos cristãos.

MENSAGEM
A carta começa com uma sequencia de declarações a respeito das bênçãos de Deus, incluindo um sem-número de expressões notáveis que ressaltam a sabedoria e presciência e os propósitos de Deus. Paulo deixa bem claro que fomos salvos não para gozarmos sozinhos desse maravilhoso beneficio, mas que isso nos faça responsáveis pela expansão do Reino de Deus, fazendo boas obras que sejam motivos de louvor e glória ao nosso Pai Celestial.

O ponto culminante do propósito de Deus, “na dispensação da plenitude dos tempos”, é fazer todas as coisa no universo convergirem em Cristo (1.10). É de crucial importância que os cristãos reconheçam esse fato. Paulo ora a favor do entendimento deles.

Após explicar os grandes alvos que Deus estabeleceu para a Igreja, ele começa a demonstrar os passos para que esses alvos fossem alcançados.
1-     Deus reconciliou consigo os indivíduos mediante sua graça (2.1-10).
2-     Deus rompeu as barreiras que havia entre os homens de diversos povos mediante a morte de Cristo (2.11-22). Mas Deus não fez apenas essa aproximação, fez algo mais belo, uniu esse indivíduos reconciliados num só corpo, a Igreja de Cristo. Esse é um “mistério” que não era plenamente conhecido antes de ser revelado ao apóstolo Paulo (3.1-6). A Igreja de Cristo é o lugar onde a separação entre povos, raças, culturas e etnias deixa de existir. Todos passam a ser membros do corpo de Cristo.

A Igreja é a nova humanidade de Deus, uma colônia onde o Senhor da história estabeleceu uma amostra da unidade e dignidade renovada da raça humana (1.10-14; 2.11-22; 3.6,9-11; 4.1). A Igreja é uma comunidade onde o poder de Deus de reconciliar as pessoas a si próprio é experimentado e compartilhado através de relacionamentos transformados.

EXORTAÇÕES

a)     UNIDADE – as exortações começam com um apelo a unidade externa alicerçada sobre a unidade espiritual já existente na Igreja. Essa unidade inclui certa diversidade de funções ministeriais que visam ao crescimento do corpo, a Igreja (4.1-16).
b)    CONDUTA – instruções sobre a santificação:
- Falem sempre a verdade.
- Mostrem-se justamente indignados com as injustiças do mundo.
- Não furtem.
- Evitem a linguagem obscena e o humor malicioso.

ARMADURA DE DEUS
No final da carta Paulo exorta aos irmãos a se revestirem da armadura espiritual provida por Deus para combaterem contra as forças do mal que dominam o mundo.

Ao falar da armadura espiritual, o apóstolo está orientando os crentes a enfrentar e vencer a batalha espiritual contra as hostes de Satanás. Aliás, nessa batalha nós já fomos declarados vencedores, pois Cristo é bem claro ao dizer que as portas do inferno não prevaleceram contra sua Igreja (Mt 16.18).

Nos primeiros textos percebemos que Efésios está dividido em duas partes: ensino doutrinário e exortação prática, para o andar digno da nossa chamada. A descrição da armadura, trata desses dois assuntos. Primeiramente, notemos as partes da armadura no que tange ao nosso caráter e andar:

CINTO - Verdade (sinceridade e integridade);
COURAÇA - Justiça (santificação);
CALÇADOS - prontos para pregar.

Verificamos agora as partes da armadura que estão associados com nosso fundamento na sólida doutrina:

ESCUDO - Fé;
CAPACETE - A esperança da salvação (sentido de garantia);
ESPADA - A Palavra de Deus.

Soldados temerosos, fugirão das flexas flamejantes, mas aqueles que permanecem firmes na fé, podem estar confiantes que seu escudo destruirá essas flexas malignas.

Paulo finaliza sua carta com duas instruções: primeiramente ele admoesta os efésios a orar sem cessar, e em segundo lugar ele os instrui que o consolo virá. Tíquico se tornou um exemplo desta necessidade constante de "consolar" um ao outro em nossa guerra espiritual (6.21,22)

RESUMO DE EFÉSIOS

Parte I
A Igreja e o plano de salvação.

Capítulo 1
1-     Saudação, 1-2.
2-     A origem da Igreja, 3-6.
3-     O Plano de Salvação.
(a)  Por meio da obra redentora de Cristo, 7-8.
(b) Seu alcance é universal, 9-10.
(c)  Garante uma rica herança espiritual, 11-14.
(d) Oração para que os crentes possam ser iluminados quanto às riquezas de suas provisões, 15-23.

Capítulo 2
As obras do plano de salvação
1-     O plano provê uma ressurreição espiritual longe do pecado e a exaltação do crente aos lugares celestiais, 1-6.
2-     Esta exaltação depende inteiramente da graça, e não das obras, 7-10.
3-     Inclui os gentios, que estavam apartados de Deus, mas o sangue de Jesus os aproximou, 11-13.
4-     Remove todas as barreiras entre judeus e gentios, e os une em um corpo para ser habitação do Espírito Santo, 14-22.

Capítulo 3
1-     Os mistérios do propósito divino são revelados a Paulo, e sua designação como apostolo dos gentios, 1-12.
2-     Segunda oração de Paulo pela plenitude espiritual da igreja e sua compreensão do amor incomparável de Cristo, 14-21.

PARTE II
Aplicação pratica dos ensinamentos.

Capitulo 4
1-     A unidade dos crentes, 1-21.
2-     Como deve andar o crente, 22-32.

Capítulo 5
1-     O crente deve viver em amor e pureza, 1-7.
2-     Viver na Luz, 8-14.
3-     Cheio do Espírito Santo
4-     Deveres dos esposos e das esposas, 22-23.

Capítulo 6
1-     Deveres dos filhos, dos pais, dos servos e dos senhores, 1-9.

A Luta espiritual:
a-     A fonte de Fortaleza, 10.
b-    A armadura de Deus e os inimigos, 11-18.

2-     Palavras finais e benção, 19-24.

Efésios (Ef)
Autor: Paulo
Data: Cerca de 60—61 dC

AntecedentesÉfeso era um importante porto da Ásia Menor, localizado perto da atual Izmir. Tratava-se de uma das sete igrejas a quem Jesus endereçou suas cartas em Ap 2-3, um fato relevante para estudar esta epístola, uma vez que ela circulou originalmente para quase o mesmo grupo de igrejas.
Embora Paulo já tivesse estado em Éfeso antes (At 18.21), ele foi ministrar lá pela primeira vez no inverno de 55 dC. Lá ele ministrou por dois anos inteiros (At 19.8-10), desenvolvendo um relacionamento tão profundo com os efésios que sua mensagem de despedida a eles é uma das passagens mais emocionantes da Bíblia (At 20.17-38).

Ocasião e DataEnquanto estava preso em Roma, Paulo escreveu Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom. Confinado e aguardando julgamento (3.1; 4.1; 6.20), o apóstolo escreve esta carta encíclica— para se lida por várias congregações. Efésios e, provavelmente, a mesma carta mencionada em Cl 4.16 como estando presente em Laodicéia ao mesmo tempo em que circulava.
ConteúdoA mensagem pulsante de Efésios é “para louvor de sua (Cristo) glória” (1.6,12,14). A palavra glória ocorre oito vezes e refere-se à grande excelência de Deus, sua sabedoria e seu poder. O objetivo magnífico está na publicação do compromisso de Jesus de construir uma igreja gloriosa, madura e de um ministério “sem mácula, nem ruga” (5.27).
Efésios revela o processo pelo qual Deus está trazendo a igreja para seu objetivo destinado em Cristo. Os passos básicos de amadurecimento são dados na direção do compromisso da igreja de lutar conta os poderes do mal: 1) antes da igreja ir para a guerra, ela deve andar; e 2) antes de andar, a igreja aprende onde ela está.
a carta divide-se em duas seções: 1) a oposição do crente, caps 1-3 e 2) a prática do crente caps. 4-6.

Cristo ReveladoEf foi chamado de “Os Alpes do NT”, “O grande Cânon da Escritura” e “O ápice real das Epístolas”, não somente por seu grande tema, mas devido à majestade do Cristo revelado aqui. Cap. 1: Ele é o redentor (1.7), aquele em quem e por quem a história será definitivamente consumida (1.10); e ele é o Senhor ressuscitado que não apenas ressuscitou dos mortos e do inferno, mas que reina como Rei, derramando sua vida através de seu corpo, a igreja— a expressão atual dele mesmo na Terra (1.15-23). Cap. 2: Ele é o pacificador que reconciliou o homem com Deus e que também torna possível a reconciliação entre os homens (2.11-18); e ele é a “principal pedra da esquina” do novo templo, que consiste de seu próprio povo sendo habitado pelo próprio Deus (2.19-22). Cap. 3: Ele é o tesouro em que são encontradas as riquezas inescrutáveis da vida (3.8); e ele é o que habita nos corações humanos, garantindo-nos o amor de Deus (3.17-19); e ele é o vencedor que acabou com a capacidade do inferno de manter a humanidade cativa (4.8-19). Cap. 5: Ele é o marido modelo, dando-se sem egoísmo para realçar sua noiva— sua igreja (5.25-27, 32). Cap.6: Ele é o Senhor, poderoso na batalha, o recurso de força para seu povo enquanto eles se armam para a batalha espiritual (6.10).
O Espírito Santo em AçãoComo com Cristo, o ES é revelado em um ministério bastante amplo e através do crente. Em 1.13, ele é o selador, autorizando o crente a representar Cristo; em 1.17 e 3.5, ele é o revelador, iluminando o coração para aprender o propósito de Deus; em 3.16, ele é o doador, a quem Cristo dá força; em 4.3, ele é o Espírito da unidade, desejando sustentar a ligação de paz no corpo de Cristo; em 4.30, ele é o Espírito de santidade, que pode se entristecer por insistência de ocupações carnais; em 5.18, ele é a fonte através da qual todos deve ser continuamente cheios; em 6.17-18. Ele é que dá a Palavra como espada para uma batalha e o assistente celeste que nos foi concedido para nos ajudar a orar e a intervir até que obtenhamos a vitória.
Esboço de Efésios
Saudação de abertura 1.1-2
I. A posição do crente em Cristo 1.3-14

Bênçãos de total redenção 1.3-8
Parceria no propósito de Deus 1.9-14

II. A oração do apóstolo por discernimento 1.15-23
Para corações que vêem com esperança 1.15-23
Para a experiência que compartilha da vitória de Cristo 1.19-21
A igreja: o copo de Cristo 1.22-23

III. O passado, presente e futuro do crente 2.1-22
A ordem passada dos mortos que vivem 2.1-3
A nova ordem da vida amorosa de Deus 2.4-10
A antiga separação e falta de esperança 2.11-12
A nova união e paz atual 2.13-18
A Igreja: Edifício de Cristo 2.19-22

IV. O ministério e mensagem do apóstolo 3.1-13
O ministério concedido a Paulo 3.1-7
O ministério que é dado a cada crente 3.8-13

V. A oração de poder do Apóstolo 3.14-21
Por força através do ES 3.14-16
Por fé e amor através da habitação de Cristo 3.17-19
A igreja e glória de Deus 3.20-21

VI. A responsabilidade do crente 4.1-16
Para alcançar a unidade com diligência 4.1-6
Para aceitar a graça e dons com humildade 4.7-11
Para crescer no ministério como parte do corpo 4.12-16

VII. O chamado do crente para a pureza 4.17-5.14
Ao recusar a falta de inclinação mundana 4.17-19
Ao tirar o velho e colocar o novo 4.20-32
Ao Brilhar como filhos da luz 5.8-14

VIII. A vocação do crente para a vida cheia do Espírito 5.15-6.9
Buscar a vontade e sabedoria de Deus 5.15-17
Manter a plenitude do Espírito através de louvor e humildade 5.18-21
Conduzir todos os relacionamentos de acordo com a ordem de Deus 5.22-6.9

IX. A vocação do crente para a batalha espiritual 6.10-20
A realidade da batalha invisível 6.10-12
Armadura para o guerreiro 6.13-17
A Ação envolvida na batalha 6.18-20

Observações finais 6.21-24


Fonte: Bíblia Plenitude
 



FONTES:
Bíblia de Estudo de Genebra – Editora Cultura Cristã
Bíblia de Estudos NVI –Editora Vida
Panorama do Novo Testamento – Editora Vida Nova
Bíblia Thompson - Editora Vida
Módulo de Teologia – FTB – Editora Betesda
Módulo de Teologia da ITQ - Editora Quadrangular
 www.vivos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com