CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

domingo, 3 de fevereiro de 2013

347-O LIVRO DE ESDRAS




CLIQUE NO VÍDEO PARA ASSISTÍ-LO

 

 

Resumo do Livro de Esdras

 

SITUAÇÃO HISTÓRICA

O rei persa Ciro, a quem Isaías se refere chamando-o de “pastor” e “ungido” do Senhor (Is 44.28; 45.1), promulgou no primeiro ano do seu reinado (538 a.C.) um decreto, pelo qual os judeus exilados na Babilônia ficavam livres para regressar à sua pátria, levando consigo a tarefa de construir “a Casa do Senhor, Deus de Israel... que habita em Jerusalém” (Ed 1.3). Quase cinqüenta anos haviam transcorrido desde o dia em que caldeus (ou “babilônios”) incendiaram o Templo, derrubaram os muros de Jerusalém e queimaram todos os seus palácios (2Cr 36.17-19). Naquela ocasião, a maioria dos que conseguiram se salvar foram levados cativos “para a Babilônia” (2Cr 36.20).
A partir do ponto, em que os livros dos Reis e das Crônicas encerram a sua narrativa, os livros de Esdras e Neemias retomam o fio da história de Israel. O seu aporte é de inestimável valor, em vista da escassa documentação disponível acerca do período seguinte ao decreto de Ciro. Foi nesse tempo que não somente muitos exilados regressaram a Jerusalém, mas também que ali restabeleceram o culto (Ed 3.1-7), iniciaram a reconstrução do Templo e a restauração dos muros da cidade (Ed 3.8-13; 6.13-15; Ne 2.11—7.4) e se dispuseram a criar uma nova comunidade nacional, autenticamente regida pela Lei de Deus (Ne 8—10).

CONTEúDO DO LIVRO
A primeira seção das duas em que se divide o livro de Esdras (caps. 1—6) oferece uma detalhada informação sobre o tempo que se seguiu ao retorno a Jerusalém dos exilados judeus. Sob a supervisão e direção de Sesbazar e Zorobabel, os repatriados levaram importantes riquezas (2.66-69) e, o que é mais significativo, “os utensílios da Casa do Senhor, os quais Nabucodonosor tinha trazido de Jerusalém” (1.7). Contudo, a alegria do regresso foi efêmera, pois não tardou muito a aparecerem os problemas e as dificuldades. Em certo momento, chegou a aumentar tanto o desânimo entre os trabalhadores, que até a reconstrução do Templo foi suspensa (4.24). Finalmente, a decisão pessoal de Zorobabel e a de outros responsáveis, unida à palavra profética de Ageu e Zacarias (5.1; cf. Ag 1.1,12-15; Zc 4.6-9) possibilitaram que no ano 516 a.C. se celebrasse a dedicação do santuário único de Jerusalém.
A segunda parte do livro (caps. 7—10) se refere à atividade desenvolvida pelo próprio Esdras, filho de Seraías, um sacerdote e escriba (cf. 7.6,10,21) e descendente de Arão pela linhagem de Zadoque, homem piedoso e letrado, que havia gozado de grande prestígio inclusive na corte real de Babilônia. Isso é demonstrado pela confiança que o rei Artaxerxes depositou nele ao comissioná-lo para visitar a Judéia e Jerusalém e transportar para lá os utensílios destinados ao serviço do Templo, além de ouro, prata, gado e provisões (7.10-28). E que o rei se sentiu identificado com a missão de Esdras fica claro pelo entusiasmo com que ordenou: “Tudo quanto se ordenar, segundo o mandado do Deus do céu, exatamente se faça” (7.23).
O cumprimento daquela missão representou para Esdras fazer frente a problemas difíceis. Provavelmente, o mais grave de todos tenha sido conduzir Israel a uma profunda reforma dos seus valores éticos e religiosos, com vistas a evitar que a sua fé em Deus se contaminasse com elementos estranhos e impuros. Para isso, Esdras teve de impor normas extremamente rigorosas e dramáticas, como, p. ex., a expulsão das mulheres estrangeiras casadas com judeus (9.1-2,12; 10.3-4,10-11).
O sacerdote Esdras reaparece nos caps. 8—10 do livro de Neemias. Aos ouvidos do povo, reunido “na praça, diante da Porta das Águas” (Ne 8.1), Esdras leu a Torah, a lei mosaica; e depois de terem escutado a leitura e de terem feito uma confissão geral de pecados, todos, representados oficialmente pelos sacerdotes e levitas (Ne 9.38), se comprometeram por escrito a guardar a Lei.

COMPOSIçãO DO LIVRO
O autor dispôs o texto de Esdras (Ed) baseando-se em diversos documentos, entre os quais estavam as “memórias” de Neemias, copeiro do rei da Pérsia (Ne 2.1). Em estilo autobiográfico, Neemias relata como Artaxerxes I o autorizou a ir a Jerusalém para dirigir os trabalhos de restauração dos muros (Ne 1—7 e 10—13) e como a obra foi realizada a passo acelerado, não obstante a pertinaz hostilidade de samaritanos, moabitas e outros habitantes da vizinhança. Neemias também se refere a uma segunda viagem à cidade, em cujo transcurso tomou severas medidas para corrigir a conduta irregular de muitos dos judeus residentes (Ne 13.4-29).
A documentação utilizada como fonte de informação era, em grande parte, contemporânea dos acontecimentos aos quais se referia. Havia nela textos oficiais: decretos (Ed 6.1-12), correspondência diplomática (Ed 5.6-17; 7.11-26), listas de repatriados (Ed 8.1-14) e um detalhado informe de Esdras relativo à sua missão (Ed 7.11—10.44; Ne 8.1—9.38). A diversidade de fontes documentais é seguramente a razão pela qual uma parte de Esdras fosse escrita em aramaico (4.8—6.18 e 7.12-26), e o restante do livro, em hebraico.

ESDRAS E NEEMIAS
Contudo, uma incógnita ainda insolúvel é a cronologia de Esdras e Neemias: qual dos dois foi o primeiro e qual veio depois. Como data comprovada, parte-se do ano 445 a.C., quando Neemias chegou a Jerusalém, ano este que corresponde ao vigésimo do reinado de Artaxerxes I (Ne 2.1). Contudo, está a ser determinado se Ed 7.7-8 se refere a esse mesmo monarca ou a Artaxerxes II. Na primeira suposição, haveria de se situar a visita de Esdras no ano de 485 a.C., data anterior à chegada de Neemias; no segundo caso, se trataria de ano de 398 a.C., isto é, um tempo depois.
As histórias que oferecem respectivamente os livros de Esdras e Neemias propõem a imagem de duas personalidades muito fortes, de dois homens muito diferentes, protagonistas da complicada época que se seguiu ao retorno do exílio babilônico. Um era sacerdote, o outro era leigo; ambos, se revelam animados por um mesmo sentido de dever e por um fervente desejo de levar os seus compatriotas a uma profunda restauração espiritual e material. Cada qual assume assim a sua própria e específica responsabilidade: Esdras, zeloso guardião da Lei, torna-se o grande reformador religioso do povo judeu; Neemias, unindo à fé a atividade, se ocupa com questões administrativas e em levar a bom termo a reedificação dos muros de Jerusalém.

ESBOçO:
1. Repatriação dos exilados e reconstrução do Templo de Jerusalém (1.1—6.22)
2. Missão de Esdras (7.1—10.44)

Esboço de Esdras:
Esdras apresenta Jesus como nosso restauradorTítulo: Chamado assim por causa do autor e personagem principal.Autor: Pelo fato de ser escrito na primeira pessoa, Esdras indica que ele foi o autor.Conteúdo Geral: Esdras conta a volta do cativeiro.Mensagem espiritual: O poder da palavra de Deus na vida humana.Tema: Restauração do povo, do culto da Deus, da lei e da reconstrução do templo.Esfera de ação: Desde a volta da Babilônia até o esclarecimento na Palestina, abrangendo um período de 79 anos. Mais ou menos de 536 a 457 a.C..

Livro de Esdras



livro de Esdras não revela especificamente o nome do seu autor. A tradição é que o profeta Esdras foi quem escreveu esse livro. É interessante notar que uma vez que Esdras entra em cena no capítulo 7, o autor do livro deixa de escrever na terceira pessoa e passa a escrever na primeira pessoa, dando credibilidade a Esdras como o provável autor.Quando foi escrito: O Livro de Esdras foi provavelmente escrito entre 460 e 440 AC.Propósito: O Livro de Esdras dedica-se a eventos que ocorreram na terra de Israel na época do retorno do cativeiro babilônico e nos anos seguintes, cobrindo um período de aproximadamente um século que começou em 538 AC. A ênfase em Esdras é na reconstrução do Templo. O livro contém registros genealógicos extensos, principalmente com o objetivo de estabelecer as reivindicações ao sacerdócio por parte dos descendentes de Arão.Versículos-chave: Esdras 3:11: “Cantavam alternadamente, louvando e rendendo graças ao SENHOR, com estas palavras: Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com altas vozes, louvando ao SENHOR por se terem lançado os alicerces da sua casa.”

Esdras 7:6: “Ele era escriba versado na Lei de Moisés, dada pelo SENHOR, Deus de Israel; e, segundo a boa mão do SENHOR, seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe concedeu tudo quanto lhe pedira.”
Resumo: O livro pode ser dividido da seguinte forma: Capítulos 1-6 – o primeiro retorno sob Zorobabel e a construção do Segundo Templo. Capítulos 7-10 - o ministério de Esdras. Já que bem mais de meio século tinha decorrido entre os capítulos 6 e 7, os personagens da primeira parte do livro já tinham morrido quando Esdras iniciou seu ministério em Jerusalém. Esdras é a única pessoa que se destaca nos livros de Esdras e Neemias. Ambos os livros acabam com orações de confissão (Esdras 9; Neemias 9) e uma posterior separação entre as pessoas e as práticas pecaminosas em que tinham caído. Algum conceito da natureza das mensagens encorajadoras de Ageu e Zacarias, que são apresentados nessa narrativa (Esdras 5:1), pode ser visto nos livros proféticos que levam seus nomes.

O Livro de Esdras abrange o período entre o retorno do cativeiro para reconstruir o Templo até o decreto de Artaxerxes, o evento mencionado no início do livro de Neemias. Ageu foi o principal profeta nos dias de Esdras e Zacarias foi o profeta nos dias de Neemias.
Prenúncios: Vemos no livro de Esdras uma continuação do tema bíblico do remanescente do povo de Deus. Sempre que desastre ou julgamento acontece, Deus sempre conserva para Si um grupo restante - Noé e sua família da destruição do dilúvio; a família de Ló de Sodoma e Gomorra; os 7,000 profetas reservados em Israel apesar da perseguição de Jezabel e Acabe. Quando os israelitas foram levados para o cativeiro no Egito, Deus resgatou o Seu remanescente e os levou para a Terra Prometida. Cerca de cinquenta mil pessoas retornam para a terra da Judeia em Esdras 2:64-67, no entanto, ao comparar-se com os números em Israel durante seus dias de prosperidade sob o rei Davi, seu comentário é: “pois somos os restantes que escaparam, como hoje se vê”. O tema de remanescente é levado para o Novo Testamento, onde Paulo nos diz que “Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça” (Romanos 11:5). Embora a maioria das pessoas dos dias de Jesus tenha-lhe rejeitado, restou um conjunto de pessoas a quem Deus tinha reservado e preservado em seu Filho e na aliança de Sua graça. Ao longo de todas as gerações desde Cristo, há o remanescente dos fiéis cujos pés encontram-se na estrada estreita que conduz à vida eterna (Mateus 7:13:14). Este remanescente será preservado pelo poder do Espírito Santo que os selou e que vai entregá-los com segurança no último dia (2 Coríntios 1:22, Efésios 4:30).Aplicação Prática: O Livro de Esdras é uma crônica de esperança e restauração. Para o Cristão cuja vida é marcada pelo pecado e rebelião contra Deus, existe grande esperança que o nosso é um Deus de perdão, um Deus que não vai nos virar as costas quando o buscamos em arrependimento e espírito quebrantado (1 João 1:9 ). O retorno dos israelitas a Jerusalém e a reconstrução do Templo se repetem na vida de cada Cristão que retorna do cativeiro do pecado e rebelião contra Deus e encontra nEle um lar amoroso onde somos bem-vindos. Não importa quanto tempo temos estado afastados, Ele está pronto para nos perdoar e nos receber de volta à sua família. Ele está disposto a nos mostrar como reconstruir nossas vidas e ressuscitar nossos corações, onde se encontra o templo do Espírito Santo. Tal como acontece com a reconstrução do templo de Jerusalém, Deus superintende os trabalhos de renovação e nova dedicação da nossa vida ao Seu serviço.

A oposição dos adversários de Deus à reconstrução do templo exibe um padrão que é típico do inimigo de nossas almas. Satanás usa aqueles que parecem estar em sintonia com os propósitos de Deus para nos enganar e tentar frustrar os Seus planos. Esdras 4:2 descreve o discurso enganoso dos que pretendem adorar a Cristo, mas cuja real intenção é derrubar e não construir. Devemos estar em guarda contra tais enganadores, responder a eles como os israelitas fizeram e recusar-nos a ser enganados por suas palavras suaves e falsas profissões de fé.


FONTE:
https://sites.google.com
http://cursoteologico.quadrangularbarueri.com.br
http://www.gotquestions.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com