CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

397-O LIVRO DE JUDAS





CLIQUE NO VÍDEO PARA ASSISTÍ-LO
A carta de Judas
Carta inspirada das Escrituras Gregas Cristãs, escrita por Judas, irmão de Tiago, e portanto, evidentemente, também meio-irmão de Jesus Cristo. Dirigida “aos chamados que são amados em relação com Deus, o Pai, e preservados para Jesus Cristo”, esta carta geral, pelo visto, devia circular entre todos os cristãos.  Ju 1. Na época em que Judas escreveu esta carta, desenvolvera-se uma situação ameaçadora. Homens imorais, animalescos, tinham-se introduzido sorrateiramente entre os cristãos e ‘transformavam a benignidade imerecida de nosso Deus numa desculpa para conduta desenfreada’. Por este motivo, Judas não escreveu, como originalmente pretendera, a respeito da salvação que todos os cristãos chamados para o Reino celestial de Deus têm em comum. Em vez disso, dirigido pelo Espírito de Deus, ele forneceu exortações para ajudar concrentes a enfrentar com bom êxito as influências corrompedoras dentro da congregação. Judas admoestou-os a ‘travarem uma luta árdua pela fé’, por resistirem a pessoas imorais, por manterem a adoração pura e a conduta excelente, “orando com Espírito Santo”. (Ju 3, 4, 19-23) Usando exemplos tais como os anjos que pecaram, os habitantes de Sodoma e Gomorra, Caim, Balaão e Corá, Judas provou vigorosamente que o julgamento de Deus será executado em pessoas ímpias com a mesma certeza que foi sobre os anjos infiéis e os homens iníquos de tempos anteriores. Ele expôs também a baixeza daqueles que tentavam aviltar os cristãos.  Ju 5-16, 19.
Informações Ímpares. Embora a carta de Judas seja curta, ela contém informações não encontradas em outra parte na Bíblia. Somente ela menciona a disputa do arcanjo Miguel com o Diabo acerca do corpo de Moisés, e a profecia feita séculos antes por Enoque. (Ju 9, 14, 15) Não se sabe se Judas recebeu estas informações por revelação direta ou por transmissão fidedigna (quer oral, quer escrita). Neste último caso, isto talvez explique a presença de uma referência similar à profecia de Enoque no livro apócrifo de Enoque (que se pensa ter sido escrito provavelmente durante o segundo e o primeiro século dC). Uma fonte comum pode ter fornecido a base para a declaração feita tanto na carta inspirada como no livro apócrifo.
Lugar e Tempo da Escrita. É provável que Judas tenha escrito sua carta na Palestina, visto que não há registro de ele ter alguma vez saído daquele país. À base da evidência interna, pode-se chegar a uma data aproximada da carta. Não mencionar Judas a chegada de Céstio Galo contra Jerusalém (66 dC), nem a queda desta cidade diante dos romanos sob Tito (70 dC), sugere que ele a escreveu antes do ano 66 dC. Se mesmo só uma parte da profecia de Jesus a respeito da destruição de Jerusalém já se tivesse cumprido (Lu 19:43, 44), Judas, sem dúvida, teria incluído esta execução do julgamento divino como mais um exemplo de aviso. Visto que Judas parece ter citado a segunda carta de Pedro, a respeito de ridicularizadores aparecerem “no último tempo” (compare 2Pe 3:3 com Ju 18), pode-se inferir que ele escreveu sua carta mais tarde, por volta de 65 dC.
Autenticidade. O livro bíblico de Judas foi aceito como canônico pelos primeiros catalogadores da Bíblia. Entre estes, do primeiro ao quarto século dC, estavam Clemente de Alexandria, Tertuliano, Orígenes, Eusébio, Cirilo de Jerusalém, Atanásio, Epifânio, Gregório Nazianzeno, Filástrio, Jerônimo e Agostinho. A carta consta também no Fragmento Muratoriano (c. 170 dC).
DESTAQUES DE JUDAS
  Aviso conciso e poderoso contra os iníquos que querem infiltrar-se na congregação.   Foi provavelmente escrita por volta de 65 dC, mais de 30 anos depois da morte e ressurreição de Cristo.
Situação que exige perseverança cristã. (Vv 1-4)   Homens ímpios introduziram-se sorrateiramente na congregação e usam a benignidade imerecida de Deus como desculpa para conduta desenfreada.   Os cristãos precisam travar uma luta árdua pela fé.
Atitudes, conduta e pessoas contra que prevenir-se. (Vv 5-16)   Não se deve esquecer que os israelitas salvos do Egito, aos quais depois faltou fé, foram destruídos.   Anjos que abandonaram a sua posição correta foram punidos.   As crassamente imorais Sodoma e Gomorra sofreram o julgamento do fogo eterno.   Apesar destes exemplos, alguns se empenham em introduzir práticas similares na congregação.   Miguel não ultrajava, nem mesmo ao falar com o Diabo; mas esses homens ‘falam de modo ultrajante dos gloriosos’.   Seguem os maus exemplos de Caim, Balaão e Corá.   Constituem uma ameaça similar a rochedos sob a água; iguais a nuvens sem água e a árvores mortas, desarraigadas, eles não produzem nada proveitoso.   Enoque profetizou o julgamento de Deus contra tais pecadores ímpios.   Esses homens são resmungadores, queixosos de sua sorte na vida, egocêntricos, bem como lisonjeadores enganosos.
Como os cristãos podem resistir a esta má influência. (Vv 17-25)   Lembrar-se de que os apóstolos predisseram a presença de tais homens “no último tempo”.   Os cristãos devem destacar-se como diferentes deles, edificando-se sobre o alicerce da fé, orando com Espírito Santo, mantendo-se no amor de Deus e aguardando a expressão da misericórdia de Jesus.   Devem também ajudar outros, mostrando misericórdia para com os que têm dúvidas, salvando-os por arrebatá-los do fogo.

Há 6 JUDAS no Novo Testamento:
Quem escreveu a epístola de Judas? Quando?







      1. Judas escolhido e nomeado por Cristo para ser um dos 12 APÓSTOLOs Jo 14:22, também é chamado de “Lebeu Tadeu” (Mt 10:3), é irmão de um Tiago (At 1:13) (que não é apóstolo (nota Mt 4:21)). Este Judas não é irmão de Jesus porque todos os irmãos de Jesus não creram nEste durante Sua vida na terra (Mr 3:21; Jo 7:5), andaram enciúmados e antagonizando-O (Jo 7:3-8) e longe dEle (Mr 3:31-32), mas, após a ressurreição, Cristo apareceu a Seu irmão Tiago (1Co 15:7) e, somente então, ele e todos seus irmãos se arrependeram, creram, e ajuntaram-se aos discípulos (At 1:14). Portanto, os irmãos Tiago e Judas, mencionados em At 1:13, não são irmãos de Jesus.

      2. Judas o iscariote, escolhido e nomeado por Cristo para ser um dos 12 APÓSTOLOs Mt 10:4; Mr 3:19, depois O traiu Mt 26:14,25,47; 27:3; Mc 3:19; 14:10,43; Lc 22:3,47,48; Jo 6:71; 12:4; 13:2,26,29,30; 18:2,3,5; At 1:16; enforcou-se, caiu, e arrebentou na queda At 1:25.

      3. Judas irmão de Jesus Mt 13:55; Mr 6:3; At 1:13. Não é apóstolo, pelos motivos já citados. Escreveu a epístola de Judas, aproximadamente no ano 66, não é certo de onde. Ver nota preambular de Hebreus, em
http://br.geocities.com/lttanotada/hebreus.doc.

      4. Judas Galileu, um rebelde dos dias do alistamento At 5:37.

      5. Judas de Damasco, hospedador de Saulo enquanto cego At 9:11.

      6. Judas de Antioquia, enviado com Silas, pela assembléia local, para acompanhar Paulo e Barnabé At 15:22,27,32.
Judas (Jd)
Autor: Judas
Data: Cerca de 65—80 dC

Autor
O autor se identifica como Judas, “irmão de Tiago”, provavelmente o Tiago que era irmão de nosso Senhor e Líder da igreja de Jerusalém (At 15.13; 21.18; Gl 1.19; 2.12). Mc 6.3 menciona Judas como um irmão do Senhor.
DataAs considerações estabelecendo a data desta carta incluem se Judas é dependente de 2Pe, ou se 2Pe é dependente de Judas, ou se ambas as cartas foram tiradas de um terceiro documento, que circulou como uma advertência contra os falsos mestres. Como a maior parte de Judas tem paralelos com 2Pe, é provável que tenha sido antes de 65 dC. Se foi escrita depois de 2Pe, como muitos estudiosos acreditam, pode ter sido em 80 dC.
AntecedentesJudas mostrou urgência em seu propósito de advertir uma comunidade desconhecida de cristão contra os falso mestres. Como em 2Pe, esse falsos líderes são sensuais (vs 4,16,18), pervertem a verdade (4), e são destinados ao julgamento divino (14,15). Eles são chamados “adormecidos” no v.8 e são expostos por não ter o Espírito no v.19. A última referência insinua que os falsos mestres representavam a eles mesmos como aqueles que tinha o Espírito (Mt 7.22-23). Eles também podem ser os precursores dos heréticos gnósticos que reivindicavam espiritualidade no séc. II.
ObjetivoA carta começa e termina com uma afirmação de ação graciosa de Deus em nome dos crentes, ressaltando a preservação divina (vs 1,24).
Entretanto, os próprios cristãos devem “batalhar pela fé” (3). As responsabilidades dos cristão são mais desenvolvidas nos vs. 20-23 por uma série de exortações práticas. O balanço da carta expõe, especialmente levando em conta as analogias do AT, a presença secreta de falsos mestres dentro da comunidade, os quais buscam destruir a fé do povo de Deus.

Cristo ReveladoA atual atividade do Cristo Vivo é assumida. Judas é servo de Cristo, que conserva o seu povo (1), embora os falsos mestres o neguem (4). Os crentes aguardam a bênção futura da “misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna”(21).
O Espírito Santo em AçãoO ES faz com que a doutrina bíblica tome vida, de modo que a comunidade cristã seja edificada em sua “santíssima fé”, isto é, na doutrina apostólica (20). Isso se realiza através da oração “no ES” (20). Assim sendo, o Espírito é importante como aquele através do qual Deus preserva os seus do erro mundano (1,14). Em contrates, os falso mestre são desprovidos do Espírito (19), apesar de quaisquer reivindicações que possam fazer.
Esboço de Judas
Saudação 1-2
I. Advertência contra os falsos mestres dentro da comunidade 3-19

Motivo para a advertência 3-4
Lembrete do antigo povo ímpio 5-7
Caráter do julgamento dos falsos mestres 8-19

II. Exortações por perseverança 20-23
Manter a fé 20-21
Resgatar os enganados 22-23

Doxologia 24-25




FONTE:
http://www.fortalezaredes.com.br
http://www.vivos.com.br
BÍBLIA PLENITUDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com