CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

sábado, 9 de fevereiro de 2013

369-O LIVRO DE AGEU




CLIQUE NO VÍDEO PARA ASSISTÍ-LO
O Livro de Ageu é um dos livros proféticos do Antigo testamento da Bíblia[1][2].
Possui dois capítulos. Está entre os chamados Profetas Menores.
O Autor pode ser chamado "O Profeta do Templo", provavelmente tenha nascido durante os setenta anos de exílio na Babilônia. Deve ter regressado a Jerusalém com Zorobabel.
Pertence ao último período profético (profetismo posterior ao Exílio). Antes do Exílio a mensagem central era o anúncio do castigo, durante o Exílio havia uma mensagem consoladora, após o Exílio era o momento de promover a restauração[3].
Ageu, seu escritor, foi um profeta hebreu e contemporâneo de Esdras, Neemias e Zacarias. Sua mensagem foi de exortação e motivação a respeito da restauração de Jerusalém e seu Templo. Possui quatro principais mensagens de YHVH para os judeus que retornaram do exílio em Babilónia. São fortes repreensões devido ao descaso na reconstrução do Templo.
Escrito entre o final de agosto e meados de dezembro de 520 AC[3], cerca de 17 anos depois do retorno dos judeus do exílio, quando ainda não se completara a construção do Templo. O profeta Ageu, indicava que o povo estava se preocupando com as próprias vidas e esquecendo do principal - a casa de Deus . Este livro frisa a importância nas obras de Deus e que Ele deve estar sempre em primeiro lugar, na vida e nas obras das pessoas.
No ano 538 AC, quando os judeus voltaram do Exílio da Babilônia, a situação de Judá e de Jerusalém era deplorável: cada um procurando se defender sozinho, sem nenhum interesse em formar a unidade que lhes desse a característica de povo. Mesmo aqueles que voltaram do exílio estavam preocupados em construir a própria casa, plantar a sua roça, vender as suas mercadorias, mais do que restabelecer a dignidade nacional. Um leigo (Zorobabel) e um sacerdote (Josué) procuram reunir esse povo e reconstruir Jerusalém e o Templo, a fim de reestruturar o povo de Deus.
No ano 520 AC o profeta Ageu entra em cena para encorajar os compatriotas. Suas exortações têm como eixo o seguinte tema: se o Templo for reconstruído, tudo vai melhorar, pois Deus habitará de novo no meio deles e espalhará as suas bênçãos. Trata-se de um apelo veemente para tornar viva e fraterna a comunidade, que está ameaçada de total desintegração.
Entretanto, Ageu não se contenta em estimular o tempo presente, mas procura fazer com que todos vejam no futuro uma esperança maior para o povo de Deus, que retornará à sua grandeza anterior, tendo como chefe um descendente de David[4].
O Templo ganhará dimensões magníficas no tempo de Herodes, mas será deturpado e se tornará fonte de exploração. Jesus vai criticar essa degradação a que chegou o lugar de encontro com Deus e o símbolo da unidade do povo, e anunciará a substituição desse Templo por outro: o seu próprio corpo (Jo 2:21). Desse modo, torna-se presente um futuro maior do que o sonhado por Ageu: o verdadeiro Templo que dá vida e une o povo é o próprio Filho de Deus, que se fez homem, e que não é apenas descendente de David, mas também seu Senhor[5].

As quatro mensagens livro de Ageu

1.                      Aos que moram em grandes casas, ao passo que o Templo estava em ruínas. (1:1-15)
2.                      Proclamação de que YHVH encheria a sua casa de glória. (2:1-9)
3.                      O abandono da reconstrução do Templo tornou a todos impuros perante Deus. (2:10-19)
4.                      Mensagem a Zorobabel faria tremer os céus e a terra. (2:20-23).
Ageu (Ag)
Livro inspirado das Escrituras Hebraicas, alistado entre os chamados profetas menores. Consiste em quatro mensagens de Deus para os judeus que retornaram do exílio babilônico, instando com eles a concluir a reconstrução do templo em Jerusalém. Sendo também profético, o livro predisse coisas tais como o enchimento da casa de Deus de glória e a derrubada de reinos humanos. Ag.2:6,7,21,22.

Escritor e Canonicidade. O escritor foi Ageu, o profeta, que pessoalmente transmitiu cada mensagem encontrada no livro. (Ag.1:1; 2:1, 10, 20.) Ao passo que a maioria dos catálogos antigos das Escrituras não alistam nominalmente o livro de Ageu, este é evidentemente incluído em suas referências aos ‘doze Profetas Menores’, o número 12 ficando assim completo. Os judeus jamais questionaram o direito deste livro a um lugar entre as Escrituras Hebraicas, e a canonicidade do livro é definitivamente estabelecida pela citação de Ageu 2:6, que aparece em Hebreus 12:26. Veja Ag 2:21.

Estilo. A linguagem é simples e o seu significado é tornado plenamente claro. Suscitam-se às vezes perguntas que dão o que pensar. (Ag 1:4, 9; 2:3, 12, 13, 19) O livro de Ageu contém forte repreensão, encorajamento, e profecias que inspiram esperança.

Data e Circunstâncias. As quatro mensagens registradas por Ageu foram proferidas em Jerusalém dentro dum período de cerca de quatro meses, no segundo ano do rei persa Dario Histaspes (520 aC), o livro, pelo que parece, sendo terminado em 520 aC. (Ag 1:1; 2:1, 10, 20) Zacarias profetizava com o mesmo propósito durante a atividade profética de Ageu. Ed 5:1, 2; 6:14.

Mensagens de Benefício Duradouro. Entre outras coisas, o livro de Ageu suscita fé em Deus, essencial aos servos de Deus. Mostra que Deus está com o seu povo (Ag 1:13; 2:4, 5) e também insta com eles a colocarem em primeiro lugar na vida os interesses Dele. (Ag 1:2-8; Mt 6:33) O livro torna claro que uma adoração meramente formal não agrada a Deus (Ag 2:10-17; veja Is 29:13, 14; Mt 15:7-9), mas que as ações fiéis que se harmonizam com a vontade divina são as que resultam em bênção. (Ag 2:18, 19; veja Pr 10:22.) O escritor do livro bíblico de Hebreus aplica Ageu 2:6 como tendo um cumprimento maior em conexão com o Reino de Deus nas mãos de Jesus Cristo. He 12:26-29.

DESTAQUES DE AGEU

Quatro mensagens destinadas a motivar os judeus a prosseguir com a reconstrução do templo de Deus.
Escrito em Jerusalém 17 anos depois do retorno dos judeus do exílio, quando ainda não se completara a construção do templo.

Mensagem aos que moram em casas apaineladas, ao passo que a casa de Deus jaz em ruínas. (1:1-15)
Àqueles que acham que não é o tempo para se reconstruir o templo, Deus torna claro que o abandono desta obra resultou na retirada da sua bênção, de modo que as colheitas são escassas e os trabalhadores contratados recebem salário inadequado.
Zorobabel, Josué e os demais do povo reagem favoravelmente; promete-se-lhes que Deus estará com eles na reconstrução do templo; começa a obra do templo.

Proclamação de que Deus encherá a sua casa de glória. (2:1-9)
Aos olhos dos idosos que haviam visto a glória do templo de Salomão, o novo edifício parece como nada.
Deus exorta Zorobabel, Josué e os demais do povo a serem fortes, a não estar desanimados, a continuar com a obra, assegurando-lhes que a glória do reconstruído templo ultrapassará à do anterior.

Mostra-se às pessoas que o abandono da reconstrução do templo tornou tanto a elas como todo o seu trabalho impuros perante Deus. (2:10-19)
Sacerdotes respondem a perguntas, indicando que a santidade não pode ser transferida, mas que a impureza pode.
Deus incentiva as pessoas por informá-las de que, a partir do dia de se lançar o alicerce do templo Deus concederá sua bênção, não havendo mais colheitas escassas.

Mensagem a Zorobabel sobre Deus fazer tremer os céus e a terra. (2:20-23)
Quando Deus fizer tremer os céus e a terra, até mesmo derrubando o trono de reinos, os inimigos voltarão suas espadas uns contra os outros; assim, nenhum poder conseguirá impedir a reconstrução do templo.
Deus tornará Zorobabel igual ao seu próprio anel de chancela, garantindo assim que a posição dele será segura, não importa o que possa acontecer.


FONTE:
http://pt.wikipedia.org
http://www.montesiao.pro.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com