CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

363-O LIVRO DE OBADIAS




CLIQUE NO VÍDEO PARA ASSISTÍ-LO
   
 Livro de Obadias

Autor: O primeiro versículo de Obadias identifica o seu autor como sendo o profeta Obadias.

Quando foi escrito: O Livro de Obadias foi provavelmente escrito entre 848 e 840 AC.

Propósito: Obadias, o menor livro do Antigo Testamento, tem apenas 21 versículos. Obadias é um profeta de Deus que usa esta oportunidade para condenar Edom pelos pecados contra Deus e Israel. Os edomitas são descendentes de Esaú e os israelitas são descendentes de seu irmão gêmeo, Jacó. A briga entre os irmãos tem afetado seus descendentes por mais de 1.000 anos. Esta divisão causou os edomitas a proibir que Israel atravessasse as suas terras durante o êxodo dos israelitas do Egito. Os pecados de orgulho por parte de Edom exigem agora uma forte palavra de julgamento do Senhor.

Versículos-chave: Obadias versículo 4: "Se te remontares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, de lá te derribarei, diz o SENHOR."

Obadias versículo 12: "Mas tu não devias ter olhado com prazer para o dia de teu irmão, o dia da sua calamidade; nem ter-te alegrado sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína; nem ter falado de boca cheia, no dia da angústia."

Obadias versículo 15: "Porque o Dia do SENHOR está prestes a vir sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu malfeito tornará sobre a tua cabeça."

Resumo: A mensagem de Obadias é definitiva e certa: o reino de Edom será destruído completamente. Edom tem sido arrogante, alegrando-se pelos infortúnios de Israel e quando os exércitos inimigos atacam Israel e os israelitas pedem por ajuda, os edomitas se recusam e escolhem lutar contra eles, não por eles. Esses pecados de orgulho não podem mais ser ignorados. O livro termina com a promessa de realização e libertação de Sião nos últimos dias, quando a terra será restaurada ao povo de Deus durante o Seu governo sobre eles.

Prenúncios: O versículo 21 do Livro de Obadias contém uma prefiguração de Cristo e Sua Igreja: "Salvadores hão de subir ao monte Sião, para julgarem o monte de Esaú; e o reino será do SENHOR." Estes "salvadores" são os apóstolos de Cristo, ministros da Palavra, e especialmente os pregadores do Evangelho nestes últimos dias. Eles são chamados de "salvadores" não por obterem a nossa salvação, mas por pregarem a salvação através do Evangelho de Cristo e por nos mostrarem o caminho para obter essa salvação. Eles, e a Palavra pregada por eles, são os meios pelos quais a boa notícia da salvação é entregue a todos os homens. Enquanto Cristo é o único Salvador que veio pagar pela salvação, e é dela o seu autor, os salvadores e libertadores do Evangelho vão estar cada vez mais evidentes na medida em que o final dos tempos se aproxima.

Aplicação Prática: Deus vai agir em nosso favor se permanecermos fiéis a Ele. Ao contrário de Edom, devemos estar dispostos a ajudar outras pessoas em momentos de necessidade. Orgulho é pecado. Devemos nos orgulhar apenas em Jesus Cristo e no que Ele fez por nós... e em nada mais.

Resumo do Livro do Profeta Obadias

 

O PROFETA
Muito embora a pesquisa histórica não tenha conseguido apresentar informações fidedignas sobre a pessoa e as atividades do profeta Obadias, tem-se como provável que este livro, o menor do Antigo Testamento, foi redigido em Judá; além disso, considera-se o séc. V a.C. como a época provável da sua redação.

O LIVRO E A SUA MENSAGEM
A profecia de Obadias (Ob) é uma diatribe apaixonada contra Edom, um anúncio do juízo e do castigo que haviam de cair sobre aquele povo por causa da violência com que se voltou contra o seu “irmão Jacó” (v. 10), contra a nação israelita. Edom, que, junto com outros povos, havia primeiramente se unido a Israel em uma aliança bélica contra a Babilônia, depois, traindo o acordo quando o exército de Nabucodonosor sitiou Jerusalém, passou para o lado dos vencedores, a fim de entrar para saquear a cidade e repartir com eles terras e despojos (vs. 11-14).
Esses fatos reavivaram a inimizade que desde há muito tempo havia entre os descendentes de Esaú e os de Jacó, isto é, entre Edom e Israel (Gn 25.30; 32.28; cf. 25.23); inimizade que se manifesta especialmente em alguns textos pertencentes aos períodos exílico e pós-exílico (cf. Sl 137.7; Is 34; Lm 4.21; Ez 25.12-14; 35).
Na primeira parte do livro (1-14), o pensamento de Obadias desenvolve-se paralelamente ao de certos vs. do cap. 49 de Jeremias: cf. Ob 1b-14 e Jr 49.14-16; Ob 5 e Jr 49.9; Ob 6 e Jr 49.10a. Em seguida, na segunda parte (vs. 15-18), o texto se orienta no sentido escatológico. O profeta contempla, então, a proximidade do “Dia do Senhor”, o dia do juízo que há de chegar a todas as nações, o dia em que o Senhor dará o pagamento que tiverem merecido as suas más ações (vs. 15-16). Israel, ao contrário, será restaurado; os que antes haviam sido cativos e oprimidos, agora possuirão a terra e farão parte do “reino” do Senhor (vs. 19-21).

ESBOçO:
1. Humilhação de Edom (1-14)
2. O Dia do Senhor e o juízo das nações (15-18)
3. A exaltação de Israel (19-21)




FONTE:
http://www.gotquestions.org
https://sites.google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com