CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

396-O LIVRO DE 3 JOÃO




CLIQUE NO VÍDEO PARA ASSISTÍ-LO
AUTOR
O autor é o apóstolo João. Nos primeiros versículos tanto de 2João quanto de 3João, o autor se identifica como “o presbítero”. Observem-se outras semelhanças: “amo na verdade” (v. 1 das duas cartas), “andando na verdade” (v. 4 das duas cartas) e os finais semelhantes.

DESTINATÁRIO
João escreveu esta carta a seu generoso e afetuoso amigo Gaio, o típico trabalhador cristão autentico, que dedicou seus bens e talentos ao Senhor. Sua casa estava sempre aberta para receber os irmãos de fé.

Não há como determinar com exatidão quem era Gaio. Há muitas pessoas com este nome mencionadas no Novo Testamento. Paulo menciona um Gaio na carta aos Romanos (16.23). Pode ser o mesmo citado na carta de João, mas isso não pode ser confirmado.

O nome Gaio também é citado em Atos 19.29; 20.4; I Coríntios 1.14.

As características de Gaio:
- Digno de carinho (1-2).
- Um cristão praticante, que anda na verdade (3-4).
- Hospitaleiro (5-6).

O lugar de residência do destinatário também é desconhecido, mas é provável que fosse na região em torno de Éfeso, onde João residia na época em que escreveu a epístola.

DATA
A carta foi provavelmente escrita perto da mesma data da primeira e segunda carta foram escritas (85-95 d.C.).

O PROPÓSITO
a)    Elogiar a hospitalidade de Gaio.
b)    Reclamar das atitudes de Diotrefes, um mestre local que se impunha como superior até mesmo ao apostolo João.
c)     Elogiar Demétrio, provável portador da Epístola. Demétrio levava de João uma recomendação, aparentemente estava mudando da igreja de Éfeso onde João era o líder, seguindo para a igreja onde Gaio se congregava. Mas, Demétrio também podia ser um dos pregadores itinerantes a quem Diotrefes costumava negar hospitalidade.

João comenta também que escreveu uma outra carta à igreja de Gaio.

CARACTERÍSTICAS E TEMAS
A Terceira Carta de João é caracterizada pela saudação, cumprimentos introdutórios e saudação final, como sendo sem dúvida uma carta. Mais especificamente uma carta de recomendação apresentando Demétrio ao destinatário da epístola, Gaio.

A importância da hospitalidade. Se por um lado os heréticos itinerantes estavam perturbando a fé dos cristãos, por outro lado os genuínos mestres da verdade estavam fazendo visitas às igrejas para fortalecer a fé dos crentes. Na carta anterior João proibiu a hospitalidade para os falsos mestres; nesta carta ele estimula os irmãos a hospedarem os pregadores da verdade. Mas existe um grave problema na igreja onde Gaio se congrega. Diotrefes, uma pessoa dominante que se opôe a autoridade do apóstolo. Ele além de não receber os missionários, proibiu os membros da igreja de recebê-los em suas casas, ameaçando afastar da comunidade quem fosse contrário à sua ordenança. João na carta estimula Gaio a continuar sendo um anfitrião dos irmãos missionários, bem como para repreender Diotrefes por sua conduta nada amorosa.

O PROBLEMA CRIADO POR DIOTREFES
O apóstolo apresenta o problema criado por Diotrefes. No caráter e na conduta ele era inteiramente diferente de Gaio. Gaio é descrito como alguém que anda na verdade, ama os irmãos, hospeda os estrangeiros. Diotrefes por outro lado, é visto como alguém que ama a si próprio mais que os outros, e que recusa acolhida aos evangelistas itinerantes e não permite que os outros o façam. João gostaria de visitá-los e então irá desmascarar Diotrefes que se nega a recebê-lo. Diotrefes se comporta como se fosse o dono da igreja. Age ditatorialmente e não respeita a autoridade de João.

COMENTÁRIO SOBRE DEMÉTRIO
O presbítero deixa de lado a sua descrição sobre os problemas causados por Diotrefes para dar uma palavra de conselho pessoal a Gaio, seguida de uma recomendação sobre Demétrio. Ele escreve nos versículos 11 e 12: “Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. Todos dão testemunho de Demétrio, até a própria verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro”. Exatamente como pensar em Diotrefes levou João a escrever a carta acerca de quem pratica o mal, a menção da prática do bem parece fazer-lhe lembrar de Demétrio, pois dele todos dão bom testemunho. De acordo com as tradições apostólicas, anos depois João nomeou Demétrio bispo de Filadélfia.

CONCLUSÃO
João diz que ainda tem muito o que escrever, mas prefere falar pessoalmente. “A paz seja contigo”, é uma apropriada oração para Gaio, que tinha a difícil missão de exercer liderança em uma igreja em que Diotrefes estava provocando discórdia.

ESBOÇO DE 3JOÃO
I.                   Saudação (1,2)
II.                 Elogio a Gaio (3-8)
III.              Condenação de Diotrefes (9.10)
IV.             Exortação a Gaio (11)
V.                Exemplo de Demétrio (12)
VI.             Conclusão (13,14)

 

Autor: O livro de 3 João não revela diretamente o nome de seu autor. A tradição desde os primeiros dias da igreja estabelece que o autor foi o apóstolo João. Tem havido várias conjeturas ao longo dos anos de que um outro discípulo de Cristo chamado João talvez tenha sido o responsável por esta carta. No entanto, todas as evidências apontam para o autor como sendo João, o discípulo amado, o qual também escreveu o Evangelho de João.

Quando foi escrito: O livro de 3 João possivelmente foi escrito por volta do mesmo tempo que as outras cartas de João, 1 e 2 João, provavelmente entre os anos 85-95 DC.

Propósito: O objetivo de João ao escrever esta terceira epístola é triplo. Primeiro, ele escreve para elogiar e incentivar seu amado colega de trabalho, Gaio, em seu ministério de hospitalidade aos mensageiros itinerantes que iam de um lugar a outro para pregar o Evangelho de Cristo. Segundo, ele indiretamente adverte e condena o comportamento de Diótrefes, líder ditatorial que tinha assumido uma das igrejas na província da Ásia, e cujo comportamento era diretamente contra a tudo o que o apóstolo e seu Evangelho representavam. Terceiro, ele louva o exemplo de Demétrio, discípulo sobre o qual relatava-se um bom testemunho.

Versículos-chave: 3 João 4: "Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade."

3 João 11: "Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus."

Resumo: João está escrevendo com sua habitual forte ênfase na verdade a esse muito amado irmão em Cristo, Gaio, um leigo de alguma riqueza e distinção em uma cidade perto de Éfeso. Ele muito elogia o cuidado e hospitalidade de Gaio com seus mensageiros, quer fossem conhecidos por ele ou não, e cuja missão era levar o Evangelho de um lugar para outro. João exorta-o a continuar a fazer o bem e a não imitar o mal, como no exemplo de Diótrefes. Este homem tinha assumido a liderança de uma igreja na Ásia e não só se recusara a reconhecer a autoridade de João como apóstolo, mas também a receber suas cartas e submeter-se às suas direções. Ele também circulou calúnias dolosas contra João e excomungou os membros que demonstraram apoio e hospitalidade aos mensageiros de João. Antes de concluir sua carta, João também elogia o exemplo de Demétrio, de quem havia ouvido excelentes relatórios.

Conexões: O conceito de oferecer hospitalidade aos estrangeiros tinha grande precedência no Antigo Testamento. Atos da hospitalidade em Israel incluíam a recepção humilde e graciosa de estrangeiros à casa para alojar, alimentar e proteger (Gênesis 18:2-8, 19:1-8; Jó 31:16-23, 31-32). Além disso, o ensino do Antigo Testamento retrata os israelitas como um povo alienado e muito dependente da hospitalidade de Deus (Salmo 39:12) e de Deus como Aquele que graciosamente atendia às suas necessidades, redimindo-os do Egito e providenciando-lhes alimentação e vestuário no deserto (Êxodo 16; Deuteronômio 8:2-5).

Aplicação Prática: João, como sempre, enfatiza a importância de andar na verdade do Evangelho. Hospitalidade, apoio e encorajamento para os nossos irmãos Cristãos são uns dos principais preceitos dos ensinamentos de Jesus e Gaio foi, obviamente, um excelente exemplo deste ministério. Devemos fazer o mesmo sempre que pudermos, acolhendo missionários, pregadores e estrangeiros visitantes (desde que tenhamos a certeza de que são verdadeiros seguidores) não só nas nossas igrejas, mas também nas nossas casas, oferecendo-lhes todo o apoio e incentivo de que precisam.

Também precisamos ter o cuidado de sempre seguir apenas o exemplo daqueles cujas palavras e ações estão de acordo com o Evangelho, e de estar em alerta para sermos capazes de detectar pessoas como Diótrefes, um líder cujo comportamento estava longe de ser parecido com o que Jesus ensinou.


FONTES:
Epístolas Gerais – Apostilha de Teologia do ITQ - Editora Quadrangular
Bíblia Thompson – Editora Vida
Estudo Panorâmico da Bíblia – Editora Vida
Bíblia de Estudo NVI –Editora  Vida
Panorama do Novo Testamento – Editora Vida Nova
Panorama do Novo Testamento – Apostilha da FTB - Editora Betesda
Bíblia de Estudo de Genebra – Editora Cultura Cristã
http://www.gotquestions.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com