CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

349-O LIVRO DE ESTER




CLIQUE NO VÍDEO PARA ASSISTÍ-LO

Livro de Ester




Autor: O Livro de Ester não revela especificamente o nome do seu autor. As tradições mais populares são Mordecai (um personagem importante no livro de Ester também conhecido por Mardoqueu), Esdras e Neemias (que teria bom conhecimento dos costumes persas).

Quando foi escrito: O Livro de Ester foi provavelmente escrito entre 460 e 350 AC.

Propósito: A finalidade do Livro de Ester é mostrar a providência de Deus, especialmente no que diz respeito ao seu povo escolhido, Israel. O Livro de Ester registra a instituição da Festa de Purim e a obrigação de sua observação permanente. Esse Livro era lido durante essa festa para comemorar a grande libertação da nação judaica causada por Deus através de Ester. Os judeus ainda hoje leem Ester durante Purim.

Versículos-chave: Ester 2:15: “Ester, filha de Abiail, tio de Mordecai, que a tomara por filha, quando lhe chegou a vez de ir ao rei, nada pediu além do que disse Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres. E Ester alcançou favor de todos quantos a viam.”

Ester 4:14: “Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?”

Ester 6:13: “Se Mordecai, perante o qual já começaste a cair, é da descendência dos judeus, não prevalecerás contra ele; antes, certamente, cairás diante dele.”

Ester 7:3: “Então, respondeu a rainha Ester e disse: Se perante ti, ó rei, achei favor, e se bem parecer ao rei, dê-se-me por minha petição a minha vida, e, pelo meu desejo, a vida do meu povo.”

Resumo: O livro de Ester pode ser dividido em três seções principais. Capítulos 1:1 - 2:18 - Ester substitui Vasti; 2:19 - 7:10 - Mardoqueu derrota Hamã; 8:1 - 10:03 - Israel sobrevive a tentativa de Hamã de destruí-los. A nobre Ester arriscou sua própria morte ao perceber o que estava em jogo. Ela fez de bom grado o que poderia ter sido uma manobra mortal e enfrentou o segundo no comando do reino do seu marido, Hamã. Ela provou ser uma sábia e muito digna adversária, ainda sim permanecendo humilde e respeitosa à posição de seu marido e rei.

Assim como na história de José em Gênesis 41:34-37, ambas as histórias envolvem monarcas estrangeiros que controlam o destino dos judeus. Ambas as narrativas mostram o heroísmo de indivíduos israelitas que fornecem os meios para a salvação do seu povo e nação. A mão de Deus é evidente na medida em que o que parece ser uma situação ruim é na verdade algo que está sob o controle total do Deus Todo-Poderoso que, em última instância, tem o bem do povo como Seu objetivo. No centro desta história encontra-se a divisão existente entre os judeus e os amalequitas, cujo início foi gravado como tendo começado no Livro do Êxodo. O objetivo de Hamã é o esforço final registrado no Antigo Testamento de completamente erradicar os judeus. Seus planos eventualmente acabam com sua própria morte e a elevação de seu inimigo Mordecai à sua própria posição, bem como a salvação dos judeus.

Festejar é um tema importante deste livro, há dez banquetes registrados e muitos dos eventos foram planejados, orquestrados ou expostos nestes banquetes. Embora o nome de Deus nunca seja diretamente mencionado neste livro, é evidente que os judeus de Susa buscaram a Sua intervenção ao jejuar e orar por três dias (Ester 4:16). Apesar do fato de que a lei que permite a sua destruição foi escrita de acordo com as leis dos medos e persas, tornando-a imutável, o caminho foi preparado para suas orações serem respondidas. Ester arriscou sua vida ao ir não uma, mas duas vezes diante do rei sem ser convidada (Ester 4:1-2; 8:3). Ela não ficou contente com a destruição de Hamã; sua intenção era salvar o seu povo. A instituição da Festa de Purim é escrita e preservada para que todos possam ver e ainda é observada hoje. O povo escolhido de Deus, sem qualquer menção direta ao Seu nome, foi concedido a suspensão da execução por meio da sabedoria e da humildade de Ester.

Prenúncios: Em Ester, damos uma olhada “por trás das cenas” da luta contínua de Satanás contra os propósitos de Deus e sobretudo contra o Seu Messias prometido. A entrada de Cristo na raça humana foi baseada na existência da raça judaica. Assim como Hamã conspirou contra os judeus a fim de destruí-los, dessa mesma forma Satanás tem se colocado contra Cristo e o povo de Deus. Tal como Hamã é derrotado na forca que ele construiu para Mardoqueu, assim também Cristo usa a mesma arma que o seu inimigo planejou para destruir a Ele e Sua semente espiritual. Pois a cruz, instrumento pela qual Satanás planejou destruir o Messias, foi o próprio meio através do qual Cristo “tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz” (Colossenses 2:14-15). Assim como Hamã foi morto na forca que ele construiu para Mardoqueu, o diabo foi esmagado pela cruz que ele ergueu para destruir Cristo.

Aplicação Prática: O Livro de Ester mostra a escolha que fazemos entre ver a mão de Deus em nossas circunstâncias na vida ou enxergar as coisas como uma mera coincidência. Deus é o Soberano do universo e podemos ter certeza de que Seus planos não serão movidos por ações de meros homens maus. Embora seu nome não seja diretamente mencionado, Seu cuidado providencial para o seu povo, tanto dos indivíduos como da nação, é evidente por toda parte. Por exemplo, não podemos deixar de ver a influência do Todo-Poderoso sobre a insônia oportuna do rei Xerxes. Através do exemplo de Mordecai e Ester, a linguagem silenciosa do amor que nosso Pai muitas vezes usa para comunicar-se diretamente ao nosso espírito é apresentada neste livro.

Ester provou ter um espírito piedoso e manso que também mostrou grande força e obediência voluntária. A humildade de Ester foi marcadamente diferente das pessoas ao seu redor, e isso a levou a ser elevada à posição de rainha. Ela nos mostra que permanecer respeitosa e humilde, mesmo em circunstâncias difíceis, se não humanamente impossíveis, muitas vezes nos posiciona para ser o vaso de bênção incalculável a nós mesmos e aos outros. Faríamos bem em imitar suas atitudes piedosas em todas as áreas da vida, mas especialmente nas dificuldades. Nem uma só vez há uma reclamação ou má atitude exposta na narração. Muitas vezes lemos que ela ganhou o “favor” daqueles ao seu redor. Esse favor foi o que no fim das contas salvou o seu povo. Podemos receber tal favor quando aceitamos a perseguição injusta e até mesmo seguimos o exemplo de Ester de manter uma atitude positiva, juntamente com humildade e a determinação para confiar em Deus. Quem sabe, mas e se Deus nos colocar em tal posição para um momento como este?.

Resumo do livro de Ester


O Rei Assuero reinou sobre 127 províncias, que se estende desde a Índia até a Etiópia, no 3º ano de seu reinado, fez um convite aos príncipes e servos para mostrar as riquezas da glória do seu reino. A Rainha Vasti fez um banquete para as mulheres, e o Rei deu ordem aos seus eunucos, dizendo que a introduzissem na sua presença, com a coroa real, para mostrar sua formosura, mas ela recusou ir, então o Rei se ascendeu em ira.
O Rei perguntou aos sábios, segundo a lei o que devia fazer a Rainha Vasti. Memucã então dá o conselho ao Rei, para decretar uma lei que Vasti não reine e que outra melhor companheira reine em seu lugar e que todas as mulheres dessem honra a seus maridos.
 Após se acalmar, Assuero ordena aos seus comissários em todas as províncias, para reunir as moças virgens e formosas em Susã, para ser sua esposa, no lugar de Vasti. Em Susã, Mardoqueu, um judeu foi transportado para Babilônia, e criou Ester, que foi levado por Hegai. Mardoqueu havia dito para Ester não declarar sua parentela. Ester foi levada ao Rei e ele o amou e colocou nela coroa e fez outra festa convidando os príncipes e servos.
Chega ao conhecimento de Mardoqueu que Bigtã e Teres indignados procuram por as mãos no Rei Assuero, então Ester em nome de Mardoqueu avisa o Rei. O negocio descoberto os dois eunucos foram enforcados numa forca e isso foi escrito no livro das crônicas.
O Rei engrandeceu a Hamã o colocando acima de todos os príncipes, porém Mardoqueu não se inclinava perante Hamã, que teve em pouco por a mão em nele, sendo que procurou destruir todos os judeus do reino.
Hamã pede ao Rei para publicar uma lei, para matar um povo que tinha leis diferentes, então o Rei entrega esse povo nas mãos de Hamã para ele fazer o que quiser. Quando Mardoqueu ficou sabendo, rasgou as suas vestes e vestiu panos de saco com cinza. Nas províncias, a palavra do Rei chegava entre os judeus e havia lá luto.
Ester fica sabendo por Mardoqueu do que havia acontecido e da oferta de prata de Hamã que daria ao Rei pelos judeus. Ester diz a Mardoqueu “ pra ajuntar todos os judeus que ele encontrar e jejuar por ela por três  dias, pois ela iria ao Rei. No 3º dia Ester vestiu as vestes reais e se colocou no pátio interior da casa do Real, defronte do aposento do Rei, ele estendeu o cetro de ouro.
Enquanto isso Hamã se exaltava mostrando sua glória e riqueza. Quando Hamã enfurecido com Mardoqueu conta pra sua família e amigos que lhe dão o conselho de construir uma forca de 50 côvados de altura para Mardoqueu. Fugiu o sono de Assuero, então mandou trazer o livro das crônicas. O rei ao ler, achou escrito que Mardoqueu havia dado a noticia de Bigtã e Teres queriam por as mãos nele e nada havia feito a ele.  
O Rei pergunta a Hamã, o que se faria ao homem que o Rei se agrada, Hamã se exalta achando que é com ele e diz para que “coloque a veste real, monte em um cavalo em que o Rei está acostumado a andar montado e ponha lhe a coroa real na sua cabeça e entregue a veste e o cavalo a um príncipe do Rei, e que pelas ruas da cidade e apregoe, diante dele: Assim o Rei fará ao homem cuja honra o Rei se agrada”. Então Assuero mandar Hamã fazer tudo o que havia dito ao judeu, Mardoqueu.
No banquete Ester faz sua petição ao Rei, dizendo “ache graças aos meus olhos e a petição minha e do meu povo, estamos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem e lançarem a perder”. Então Assuero diz: “Quem é esse, e onde está esse cujo coração instigou a fazer isso.” Ester então lhe diz que é Hamã. Após ordens do rei enforcaram Hamã, na forca que ele havia preparado pra Mardoqueu.
Ester deu a casa de Hamã, para Mardoqueu que recebeu o anel do rei, então Ester se lançou aos pés do rei e chorou, para que revogasse a maldade de Hamã, contra os judeus. Assuero diz: “escrevei aos judeus, em nome do Rei, e selai com o anel do Rei, para não se revogar, que o Rei, concedia aos judeus que se defendesse das forças que os assolarem”.
No dia dos inimigos dos judeus se assenhorearem, aconteceu o contrario, os judeus nas províncias se ajuntaram para por as mãos naqueles que procuravam seu mal, sendo que feriram, destruíram, mataram e aborreceram seus inimigos.
Mardoqueu escreveu a todos os judeus que se encarregassem de fazer tudo que havia escrito, e que se lembrassem do que foi o Purim, passando de geração a geração, sendo que confirmaram o dia do Purim com jejum e clamor..

Resumo do Livro de Ester

 

O livro conta a história de Ester, uma órfã judia criada por seu primo Mordecai. Veio pela provisão de Deus, tornar-se rainha da Pérsia. Esposa do rei Assuero ou Xerxes, o monarca persa.
Mordecai, sendo ele judeu, não prestava adoração a Hamã, primeiro ministro do rei, pois o povo só prestava adoração a Deus. Por isso, Hamã mentiu ao rei dizendo que todos os judeus no reino não obedeciam as leis. Então, o rei deu poder a ele para destruir o povo.
A rainha Ester viu aquilo e perguntou a Mordecai o que estava acontecendo. Ele deu a ela uma cópia do decreto do rei que contava a triste história. Depois acrescentou: E quem sabe se para tal conjuntura como esta é que foste elevada rainha? Ester 4:14.
Foi então que através da mão de Deus, a rainha Ester intercedeu pelos judeus e o povo é livrado. O rei faz um novo decreto para que o povo pudesse se defender com a ajuda dos governadores. O povo se defende e mata seus inimigos. O povo também passa a jejuar, orar e lamentar, deitando-se em pano de saco e cinza (Ester 4:1-3).
A Festa de Purim é comemorada até hoje pelo livramento de Deus aos judeus pelo decreto de Assuero, rei da Pérsia.
Esboço
Ester apresenta Jesus como nosso advogado.
Título: Chamado por causa da personagem principal
Autor: Desconhecido. Alguns acreditam que foi Esdras, mas provavelmente foi Mordecai. “Mordecai escreveu estas coisas e enviou cartas a todos os judeus que se achavam em todas as províncias do rei Assuero, aos de perto e aos de longe”. Ester 9:20.
Conteúdo Geral: Ester salva seu povo da morte.
Mensagem: Ocupa um lugar na Palavra de Deus por seu ensino velado, da providência protetora em conjunção com o povo de Deus e a certeza da retribuição que alcança seus inimigos.
Tema: Apesar do livro não mencionar o nome de Deus, nem tão pouco fazer referência sobre a lei ou a religião judaica, o livro apresenta abundantes sinais da mão de Deus operando e cuidando de seu povo. O tema gira em torno do livramento por Deus do povo judeu da ameaça da destruição.
Esfera de ação: Entre os capítulos 6 e 7 de Esdras antes destes partirem para Jerusalém. Mais ou menos 56 anos depois do primeiro retorno com Zorobabel em 536 a.C., que seria 480 a.C.



FONTE:
http://www.gotquestions.org
http://conectandoemdeus.blogspot.com.br
http://cursoteologico.quadrangularbarueri.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com