CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

288-O EXTREMISMO RELIGIOSO CRISTÃO

O perigo do extremismo
Já está mais do que comprovado que todo tipo de extremismo, quer seja na política, na religião, nos conceitos, ou em qualquer área da vida é sempre perigoso. Quer dizer, tudo aquilo que foge à regra de um limite preestabelecido em qualquer sentido da vida torna-se motivo de sérios problemas. Por isso, a moderação, que é uma virtude que consiste em evitar qualquer excesso, é o ponto máximo de equilíbrio para romper todo extremismo, seja ele para a abertura, ou para o radicalismo.
Escrevendo aos Filipenses, o apóstolo Paulo exorta, dizendo que a moderação deles precisava ser conhecida entre todos os homens, 4: 5. Este termo tem, entre outros sentidos, o significado de autocontrole, ponderação. "A exortação parece combater posições obstinadas e demonstrações de severidade demasiada sobre qualquer coisa", (NT Interpretado, p. 61, vol. 5).
Então, partindo deste princípio, fica fácil assimilar a necessidade que todos temos de ter autocontrole em toda a nossa maneira de viver, procurando sempre ser ponderados em nossas atitudes diárias, para que o Corpo de Cristo - a Igreja - seja abençoada pelo Senhor.
 
Moderação e senso moral
A aplicação correta da razão para julgar cada caso em particular é o que chamamos de bom senso, ou, em último caso, senso moral. Fazer uso das nossas Normas com moderação e sabedoria é uma questão de discernimento, de julgamento. Ou seja, saber reconhecer intuitivamente e infalivelmente o que é bom para si mesmo, bem como o que não é recomendável, está ao alcance de qualquer cristão.
Vimos, no ponto anterior, que todo extremismo constitui-se, sem dúvida alguma, num perigo muito grande. E para fugir desse fantasma é preciso buscar nesse fator psicológico uma palavra de aconselhamento: um sinal de advertência ou de aprovação.
Quando Paulo diz, em 1Co 6: 12, que "todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas não me deixarei dominar por nenhuma delas", aprendemos que o senso moral pode nos ajudar a separar o certo do errado, o falso do verdadeiro, o que deve e o que não deve, o que convém ou não convém. A flexibilização das Normas não significa uma abertura doutrinária que venha ferir os princípios éticos morais no viver cristão. Não podemos, em hipótese alguma, nos deixar dominar pelos costumes do mundo, para não sofrer as consequências espirituais.
É por esta razão que precisamos nos encher do Espírito Santo, Ef 5: 18, para que todo o nosso ser (corpo, alma e espírito) sejam plenamente dominados por Deus. Somente ele, o Espírito Santo, pode nos capacitar a vencer a guerra contra o mundo, o pecado e o diabo.
 
Respeito e companheirismo cristão
Por fim, gostaria de falar um pouco sobre a questão do respeito mútuo e companheirismo cristão. Isto para não dizer que a vida cristã não teria sentido se não vivêssemos uns para os outros. Sim, foi o próprio Jesus quem disse que o amor ao próximo é o segundo maior de todos os mandamentos, Mt 22: 39.
Como já disse, a IPRB é uma Igreja que cresceu e alcançou amplas dimensões geográficas, espirituais e doutrinárias. Com isso, pessoas de diversos lugares e com conceitos diferentes foram salvas por Jesus. Hoje não somos mais uma Igreja em que apenas cinco ou dez pessoas pensam e decidem. Somos milhares, mas não somos massa. É preciso que haja respeito e companheirismo nas decisões, nas atitudes, nos compromissos, no viver diário e até mesmo na responsabilidade pessoal. Não é porque eu penso e faço de uma maneira que o meu irmão tem de pensar e fazer da mesma forma.
Ser companheiro não é apenas estar ao lado nas horas das necessidades, mas seria saber compreender uns aos outros, saber ceder quando pensamos que estamos com a razão, renunciar quando achamos que estamos certos. A propósito disso, Jesus é o nosso maior exemplo.
Encerrando, quero dizer que tenho orado pela IPRB, pois desejo que ela seja a Igreja do coração Deus. Uma igreja santa e irrepreensível, preparada e sem mácula para o encontro com o Senhor. Então, vamos fugir dos extremismos, evitando com isso as decepções e escândalos, fazendo uso de um raciocínio lógico e espiritual, considerando e amando o nosso próximo. Que Deus abençoe a todos, no nome de Jesus.

Ultimamente estamos vivendo uma onda de modismos espirituais que até parece uma brincadeirinha de criança. Mas é verdade. Existem até grupos de pessoas que se formam para expressar a sua fé dentro de sua moda.

Certa vez ouvi uma pessoa no rádio, que falava assim: Eu quero convidar os irmãos do “decantalabassi”, os irmãos “canelas de fogo”, os do “ministério do reteté” e os do “sapato de fogo” para participarem da nossa vigília...

Que coisa estranha! O que é isso?  Será que esses supostos ministérios são aprovados por Deus? Não seria um modismo apenas? Vejo que são irmãos que se juntaram porque tem algo em comum, que compartilham e gostam. É claro que todos nós queremos experimentar o poder de Deus em nossas vidas, mas devemos seguir o modelo bíblico sem exageros, meninices ou movimentos sem razão.

Certa vez eu recebi uma carta de uma irmã e ela me escrevia que eu deveria ter o “sapato de fogo” e que tudo ia ser modificado em minha vida. Mas modificar o que? Vi nela até boa intenção, mas não estava bem orientada biblicamente.

Se esses modismos fossem bíblicos eles teriam sido registrados na palavra de Deus, e então abriríamos o livro de Atos dos apóstolos e iríamos ler que o “ministério do reteté” estaria sendo dado aos discípulos, mas este “ministério” não é mencionado na bíblia. E como isso pega! Der repente quase todo mundo está nisso. Será que essas pessoas examinaram tudo e retiveram o bem? (1Ts. 5.21)

Deus quer que sejamos como os crentes de Beréia. Foram os mais nobres, não porque tinham o “sapato de fogo”, mas porque examinavam as escrituras para saber se as coisas eram realmente assim (Atos 17:11). Não estou dizendo que devemos extinguir o Espírito Santo, ou que devemos contê-lo sendo frios, não!  Devemos receber a plenitude do Espírito falando em línguas, profetizando, louvando, mas com muita decência e ordem para nossa edificação (1Co. 14.40)

Existe ainda algo que é triste, mas não posso deixar de falar, que é a questão das desigualdades, ou seja, se não faço o que determinado grupo faz posso ser considerado por eles como uma pessoa fria, fraca, carnal, mundana, só porque não faço o mesmo que eles fazem. Isso não é correto.

Queridos, não vamos aceitar as coisas sem que sejam examinadas cuidadosamente mediante o estudo pessoal das escrituras sagradas. Tudo isso que está acontecendo, ou algo novo e diferente que talvez venha acontecer e surgir nos próximos anos deve ser averiguado conforme a bíblia sagrada.

Vamos ser crentes maduros na fé e não levados por modismos e ventos de doutrinas que estão por ai. Que deus nos dê discernimento, para que sejamos crentes sábios e cheios do Espírito Santo.
Verdades
E-x-a-g-e-r-a-d-a-s 

Vitaminas são essenciais para a saúde. Uma dieta equilibrada normalmente nos fornece quantidades suficientes delas, mas algumas pessoas tomam cápsulas para garantir a ingestão adequada de diversas vitaminas. Mas, você sabia que quantidades excessivas de algumas vitaminas podem prejudicar a saúde? Se tomar mais de cinco vezes a quantidade certa de vitamina A, pode perder cabelos, sofrer dor de cabeça, ter visão embaçada e até danificar o fígado. Se tomar dosagens muito altas de vitamina B-6, pode ter dificuldade em andar. É verdade que vitaminas são boas, até necessárias, mas se exagerar esta verdade, pode se prejudicar.
Exercício físico faz bem, mas a pessoa que vai além dos limites pode sofrer problemas nos músculos, nas juntas, no coração, etc.
A comida é essencial para a vida, mas se comer mais do que deve, engorda. É importante controlar o apetite e limitar o que come, mas se limitar demais, sofrerá de má nutrição ou problemas como anorexia e bulimia.
A verdade é importantíssima, mas verdades exageradas se tornam perigosas. Quando se trata da saúde espiritual e do estudo da palavra de Deus, também precisamos ter cuidado para não exagerar uma verdade ao ponto de contradizer outra. Estudo desequilibrado traz prejuízos espirituais. Vamos considerar alguns exemplos.
Exageros em Relação à Salvação
A Bíblia claramente mostra que a salvação vem pela graça de Deus: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9). Obtemos o perdão dos nossos pecados “...segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós...” (Efésios 1:7-8). Infelizmente, muitos enfatizam esta verdade ao ponto de excluir a obediência do homem, negando o ensinamento do evangelho sobre a necessidade do batismo para remissão dos pecados (Atos 2:38; 22:16; 1 Pedro 3:21). Na época da Reforma Protestante, Martinho Lutero corretamente criticou a ênfase demasiada em obras de mérito, a venda de indulgências, etc. Mas ele exagerou tanto a verdade da salvação pela graça que enfrentou um problema insolúvel quando encarou a carta de Tiago, que ensina que a fé sem obras é morta e inútil. Lutero chamou esta carta uma “epístola de palha” e disse que não era da qualidade das Escrituras. Uma verdade exagerada leva ao ponto de rejeitar um livro da Bíblia!
Mas, há perigos no outro lado da mesma questão. Algumas pessoas reconhecem que o batismo é necessário para a salvação mas exageram este fato tanto que negam a necessidade dos pré-requisitos dados por Deus. Precisa ser batizado para ser salvo? Jesus disse que sim (Marcos 16:16); mas é necessário crer (Marcos 16:16) e se arrepender (Atos 2:38) antes de ser batizado. As igrejas que praticam o batismo de recém-nascidos elevam o batismo acima da fé e do arrependimento, batizando crianças ainda incapazes de tomar suas próprias decisões.
Considere mais um exemplo de exageros em relação à salvação. Paulo ensina que a graça de Deus é muito maior do que o pecado do homem: “...onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Romanos 5:20). Alguém poderia exagerar esta verdade, decidindo pecar mais e mais para receber mais graça de Deus. Paulo temia tal abuso quando perguntou: “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante?” E ele mesmo respondeu: “De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?” (Romanos 6:1-2). Paulo não queria pregar uma verdade exagerada.
Exageros em Relação à Liberdade em Cristo
A verdade nos liberta (João 8:32). Deus nos libertou das trevas (Colossenses 1:13-14) e das ordenanças dos homens (Colossenses 2:20-22). Mas esta liberdade não é a libertinagem. Ainda estamos sujeitos a limitações impostas por Deus para o nosso bem. Algumas pessoas justificam sua rebeldia contra as “regras” de Deus citando textos como 1 Coríntios 6:12 e 10:23 – “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam”. Dizem que a liberdade em Cristo deixa a consciência de cada um como a autoridade máxima. Por não estudar bem o contexto dessas afirmações de Paulo, não percebem o seu tom de ironia. Os mesmos capítulos não deixam sombra de dúvida. Há diversas coisas absolutamente (veja 6:15) ilícitas na palavra de Jesus, incluíndo a prostituição (6:13-20) e a idolatria (10:14,21). Em Cristo, temos a liberdade, mas não a libertinagem (1 Pedro 4:1-5).
A liberdade exagerada tenta esquecer da servidão. Todos nós (ênfase em todos) somos servos (escravos). Decidimos servir a Deus ou servir ao diabo. “Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?” (Romanos 6:16; veja 7:6). O que algumas pessoas oferecem como liberdade é, na verdade, a pior escravidão imaginável (leia com cuidado as palavras de 2 Pedro 2:17-22).
Exageros em Relação à Moda
Algumas igrejas têm listas de regras sobre vestimenta. Muitas proibem, por exemplo, que as mulheres usem calças compridas. Não é difícil entender como chegaram a fazer tais regras. Interpretações humanas de alguns textos, como Deuteronômio 22:5 (“A mulher não usará roupa de homem...”), levaram ao ponto de impor essas proibições. Mesmo quando todos reconhecem que calças compridas não são roupas exclusivamente masculinas (até o ponto que um homem usando certas calças seria considerado efeminado), as regras persistem.
Uma vez que entendemos que regras como essa são humanas e não bíblicas, enfrentamos alguns desafios. Algumas pessoas se acham livres de regras ao ponto de seguirem a moda mundana e adotarem costumes de roupas sensuais e indecentes. Paulo ensina as mulheres a se vestirem “em traje decente,...com modéstia e bom senso” (1 Timóteo 2:9). Certamente o comportamento e a vestimenta dos homens devem refletir as mesmas características de decência, modéstia e bom senso.
Roupas sensuais feitas para provocar pensamentos impuros nos outros não são adequadas para santas mulheres que esperam em Deus (1 Pedro 3:3-5). Mas até algumas mulheres cristãs se acham livres de regras e adotam a prática de usarem roupas indecentes. Qual o problema? Às vezes, pode ser a ingenuidade de uma pessoa que realmente não percebe o efeito de tal roupa. Nestes casos, cabe aos outros (especialmente os maridos, pais e irmãos) orientar as mulheres e moças sobre as suas roupas. As mulheres mais velhas, também, devem instruir as jovens a serem sensatas (Tito 2:3-5).
Mas nem todas as mulheres que usam roupas sensuais podem alegar ingenuidade. Muitas entendem bem o efeito de suas vestimentas, e sabem que provocam pensamentos impuros nos homens. Nestes casos, o problema é bem mais grave, pois as roupas indecentes manifestam um coração impuro e impiedoso. Ao invés de fazer regras sobre roupas, devemos trabalhar para purificar o coração (1 Pedro 3:4).

 FONTE:
http://www.iprb.org.br
http://sidneiemoura.blogspot.com.br
http://www.estudosdabiblia.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com