CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

279-A ORIGEM DA LUA DE MEL

Lua de mel

lua de mel (pré-AO 1990: lua-de-mel) é o período de celebração privada que sucede ao casamento, por parte do marido e da esposa.
Há diversas versões sobre como se originou a lua de mel. Uma delas é de que na Roma Antiga, o povo espalhava gotas de mel na soleira da casa dos recém-casados. Outra afirma que entre os povos germânicos, era costume casar na lua nova, e os noivos levavam uma mistura de água e mel, denominada hidromel, para beber ao luar.
A que reponta mais a antiguidade é de dois mil anos antes de cristo, na Babilônia, o pai da noiva oferecia ao genro hidromel, para ser consumida nos 30 dias imediatos ao casamento, quando os noivos comemoravam, só entre eles, a união matrimonial. Na época, a contagem dos dias era feita pelo calendário lunar, razão pela qual esse período de comemoração ficou conhecido como "lua de mel".
Existia a tradição de que os casais recém-casados deveriam consumir esta bebida durante o primeiro ciclo lunar após as bodas para nascer um filho varão. Daí surgiu a tradição atual da lua de mel.

               História

Uma das primeiras referências a uma lua de mel está em Deuteronômio 24:5: "Se um homem tiver se casado recentemente, não será enviado à guerra, nem assumirá nenhum compromisso público. Durante um ano estará livre para ficar em casa e fazer feliz à mulher com quem se casou."
Originalmente "lua de mel" simplesmente descreveu o período logo após o casamento quando as coisas estão na sua fase mais encantadora. Presume-se que ela dure em torno de um mês. O primeiro prazo para isto em Inglês foi hony moone, que foi registrado já em 1546.
Na cultura Ocidental, o costume de um casal recém-casado sair de férias juntos originou-se no início do século 19 na Grã-Bretanha, um conceito emprestado da elite indiana, no subcontinente indiano. Casais da alta classe teriam um "tour de noiva", por vezes acompanhados por amigos ou familiares, para visitar parentes que não puderam comparecer ao casamento. A prática logo se espalhou para o continente europeu e era conhecido como voyage à la façon anglaise (viagem em estilo Inglês) na França a partir da década de 1820 em.
Lua de mel no sentido moderno (ou seja, uma simples viagem de férias empreendida pelo casal) generalizou-se durante a Belle Époque, como um dos primeiros exemplos de turismo de massa moderno. Isso aconteceu apesar da desaprovação inicial por um parecer médico contemporâneo (que se preocupou com a saúde frágil das mulheres) e por guias savoir vivre (que lamentou a atenção do público atraído pelo que foi assumida como a iniciação sexual da mulher). Os destinos de lua de mel mais populares na época eram a Riviera Francesa e Itália, em particular os seus balneários e cidades românticas como Roma, Verona e Veneza. Normalmente lua de mel começaria na noite em que eram casados, com o casal saindo no meio da recepção para pegar um trem ou navio atrasado. No entanto, no século 21, muitos casais não saem até 1 a 3 dias após a cerimônia e recepção, a fim de amarrar as pontas soltas com o local de recepção e / ou simplesmente desfrutar da recepção em sua plenitude e ter uma noite relaxante, depois de se recuperar, antes de empreender uma longa viagem.
Uma pesquisa recente pelo conselho de casamento da América afirmou, que em média, casais em lua de mel têm relações sexuais duas vezes durante uma lua de mel.

               Etimologia

O Dicionário Aurélio da língua portuguesa não oferece nenhuma etimologia, mas dá exemplos que remontam ao século 16.
A lua de mel também pode ser os primeiros momentos que um par de recém-casado passam juntos, ou o primeiro feriado que passam juntos para celebrar seu casamento.
"O primeiro mês após o casamento, quando não há nada mas ternura e prazer" (Samuel Johnson). Originalmente não ter nenhuma referência ao período de um mês, mas comparando a afeição mútua de duas pessoas recém-casadas para a mudança da lua o que não é completamente rápido do que ele começa a desvanecer-se, agora, normalmente, o feriado que passam juntos por um casal recém-casado, antes de se estabelecerem em casa.
Uma das citações mais recentes no Dicionário Oxford de Inglês indica que, enquanto lua de mel hoje tem um sentido positivo, a palavra era originalmente uma referência para o declínio inevitável do amor como uma fase da lua. Esta, a referência primeira conhecida literária para a lua de mel, foi escrito em 1552, em Abecedarium Richard Huloet do Anglico Latinum. Huloet escreve:
Hony mone, um termo aplicado a proverbialmente como ser recém-casados, que não vai cair na primeira, mas th'one ama o outro no início excessivamente, a probabilidade de sua exceadinge amar parecendo aswage, vós, que o tempo vulgar as pessoas chamam o mone Hony.
-Abcedarium Anglico-Latinum pro Tyrunculis de 1552
Em muitas partes da Europa era tradicional para fornecer um casal recém-casado com hidromel o suficiente para um mês, garantindo a felicidade ea fertilidade. A partir desta prática temos lua de mel ou, como dizem os franceses, lune de miel [lit. "Lua de mel"]. Dado que esta etimologia não aparece nos trabalhos habituais acadêmicos sobre etimologia, esta alegação é geralmente descartada como uma etimologia falsa.
Há muitos calques da lua de mel palavra do Inglês para outras línguas. Os traduz forma francesa como "lua de mel" (lune de miel), assim como o espanhol (luna de miel), Português (lua de mel) e Italiano (luna di miele) equivalentes. A palavra galesa para lua de mel é mis mel, que se traduz como "mel mês" e, similarmente, o ucraniano (Медовий місяць), polonês (miesiąc miodowy), russo (Медовый месяц), árabe (شهر العسل Shahr el 'Assal), grego ( μήνας μέλιτος του) e hebraico (ירח דבש yerach d'vash) versões. (Curiosamente, Yerach é usado para o mês, ao invés do Chodesh mais comum Yerach está relacionada com a Yare'ach palavra para lua e as duas palavras estão escritas da mesma forma:. ירח.) A palavra persa é ماه عسل Asal e mah que tem tanto as traduções "lua de mel" e "mel mês" (mah em persa significa tanto a lua e mês). O mesmo se aplica à ay palavra no equivalente turco, balayı. No idioma húngaro é chamado de "semana mel" (mézeshetek). Da mesma forma, a palavra tâmil para lua de mel é "Thaen Nilavu", significando Thaen-mel e nilavu-moon.
A organização de todos os detalhes de um casamento não é tarefa fácil. Geralmente são gastos meses ou até mesmo anos para que o grande dia saia perfeitamente como o sonhado pelos noivos. E, depois da cerimônia, troca de alianças e recepção, os recém-casados só pensam em uma coisa: aproveitar bastante sua Lua-de-Mel, para que os primeiros momentos a dois sejam inesquecíveis.
A Lua-de-Mel não é um simples passeio de férias, mas sim a primeira e a mais importante viagem romântica que um casal faz, marcando o início de uma nova etapa em suas vidas. É a primeira oportunidade onde marido e mulher deixam suas rotinas para desfrutarem essa experiência que tem data para começar, mas não tem para terminar. É por esse motivo que um ditado conhecido vem sendo adaptado para os dias de hoje: Quem casa, viaja!!!
A origem da expressão Lua-de-Mel tem várias versões. A mais conhecida diz que o termo surgiu com antigas tribos germânicas que se casavam e, durante um mês inteiro, na lua nova, tomavam uma mistura bem doce feita com mel para terem sorte.
Outra versão afirma que em Roma Antiga, após o casório, o homem tinha que capturar a amada e levá-la para um lugar secreto, onde o pai da noiva não pudesse encontrá-los. O casal obrigatoriamente tinha que ficar escondido durante quatro luaus, que duravam cerca de um mês. Nesse período eles bebiam uma mistura afrodisíaca, adocicada com muito mel, até que a mulher se rendesse ao seu novo parceiro.
Se foram os romanos ou germânicos os inventores do termo, não faz muita diferença. O que interessa é que a Lua-de-Mel faz parte do sonho de qualquer casal que busca momentos e lugares sublimes para viverem seu grande amor. Apesar da afirmação de que casais apaixonados transformam qualquer lugar nada especial em um destino romântico, na prática, não é bem assim. A escolha pode nem sempre ser tão fácil quanto se imagina, principalmente pela diversidade de regiões paradisíacas existentes no Brasil.
Fora isso, a preferência geral continua sendo lugares calmos e prazerosos como serras, estâncias hidrominerais, ilhas e praias. Nenhum casal, depois de toda a correria da organização do matrimônio, tem disposição para fazer viagens a lugares onde o movimento é intenso como o das metrópoles, ou calmos e ermos a ponto de não se ter nada para fazer. O ideal é procurar um cantinho onde possam descansar e onde a intimidade seja favorecida para a adaptação de ambos à vida em comum.
Antigamente era comum a Lua-de-Mel ser presenteada pelos pais do noivo. Nos dias de hoje, para tentar facilitar e baratear a viagem de núpcias, muitos casais optam pela “lista de Lua-de-Mel”. Os convidados então podem presenteá-los pagando uma parte da viagem ao invés de dar presentes que muitas vezes podem não ter tanta utilidade.
E para que sua Lua-de-Mel seja perfeita, o BrasilViagem.com selecionou alguns destinos pra lá de românticos, com suas opções de hospedagem que fazem de tudo para homenagear os novos casais.
Fonte: www.brasilviagem.com
Origem da Lua de Mel
Há duas versões sobre a origem da expressão Lua de Mel, não sei qual é a verdadeira. Se alguém souber por favor nos informe.
Na época não se tratava de uma linda noite de amor após a união do casal como acontece hoje, mas sim da captura de uma mulher por um homem apaixonado. E muitas vezes contra a vontade da futura noiva. Depois de capturar a moça, o noivo a escondia por um mês, de uma lua cheia a outra, em um lugar afastado. Durante este período, bebiam uma mistura afrodisíaca, adocicada com muito mel, até que ela se rendesse aos braços apaixonados do futuro noivo. Daí o nome "lua-de-mel".
A outra diz que a lua-de-mel tem origem em Roma: os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos, para que estes tivessem uma “vida doce”.
Bom, com certeza nossa Lua-de-Mel não será um rapto contra a minha vontade, mas espero sim que seja um belo rapto à felicidade.

POR QUE LUA DE MEL?
HÁ VÁRIAS VERSÕES,TODAS CONVERGINDO PARA A MESMA RAIZ.
HÁ 4000 ANOS,NA BABILONIA,NO PRIMEIRO MÊS DO CASAMENTO ,O PAI DA NOIVA TINHA QUE OFERECER AO GENRO UMA BEBIDA ALCOOLICA FERMENTADA NO MEL.
COMO OS BABILONIOS,E QUASE TODOS OS POVOS ANTIGOS,CONTAVAM O TEMPO PELO CALENDARIO LUNAR(UM MÊS,UMA LUA)FICOU A EXPRESSÃO LUA DE MEL.
A VERSÃO GERMANICA É UMA VARIAÇÃO SOBRE O MESMO TEMA;SÓ QUE LÁ,A BEBIDA É CHAMADA HIDROMEL;NA VERSÃO IRLANDESA,A BEBIDA CHAMAVA-SE MEAD;ERA COMPOSTA DE ÁGUA,MEL,MALTE,LEVEDO,ENTRE OUTROS INGREDIENTES;COMO A FESTA DE BODAS DURAVA QUASE UM MÊS,OU ,UMA LUA,EIS AÍ,A LUA DE MEL,EM INGLÊS,HONEYMOON.
JÁ OS PERSAS JURAVAM QUE,NO CASAMENTO,A PRIMEIRA LUA,ERA DE MEL;DA SEGUNDA,EM DIANTE ERA DE ABSINTO,UMA BEBIDA ALUCINÓGENA,MUITO AMARGA. PROVAVELMENTE, PARA QUANDO O PRÍNCIPE COMEÇASSE A VIRAR SAPO.
TAÍ A EXPLICAÇÃO.NOTEM QUE OS POVOS DE LINGUA INGLESA,COSTUMAM CHAMAR SEUS COMPANHEIROS DE HONEY.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org
http://www.portalsaofrancisco.com.br
http://vilamulher.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com