CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

sábado, 8 de dezembro de 2012

268-O CRISTÃO E A SAÚDE

O cristão deve se exercitar? O que a Bíblia diz sobre a saúde?



Pergunta: "O cristão deve se exercitar? O que a Bíblia diz sobre a saúde?"

Resposta:
1 Timóteo 4:8 nos informa: “Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser”. Note que este versículo não diz que o exercício não tem valor! Ele diz que o exercício tem algum valor, mas mantém as prioridades corretamente ao dizer que a piedade é de maior valor. O apóstolo Paulo também menciona o treinamento físico ao ilustrar a verdade espiritual. 1 Coríntios 9:24-27: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”. 2 Timóteo 2:5: “Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.” 2 Timóteo 4:7: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.”

Então, claramente não há nada de errado no fato de um cristão se exercitar. Na verdade, a Bíblia é clara ao dizer que nós devemos cuidar bem dos nossos corpos (1 Coríntios 6:19-20). Efésios 5:29 nos diz: “Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida...” A Bíblia também nos adverte contra a gula (Deuteronômio 21:20; Provérbios 23:2; 2 Pedro 1:5-7; 2 Timóteo 3:1-9; 2 Coríntios 10:5). Ao mesmo tempo, a Bíblia nos adverte contra a vaidade (1 Samuel 16:7; Provérbios 31:30; 1 Pedro 3:3-4). O que a Bíblia diz sobre a saúde? Seja saudável! Como alcançamos este objetivo? Ao fazermos exercícios não muito pesados e comendo moderadamente. Este é o padrão Bíblico para a saúde e para o exercício físico.
Saúde da Mulher : Porque Engordamos?

…..O que faz uma pessoa engordar é o fato de consumir mais calorias do que seu organismo precisa para funcionar e realizar os trabalhos do cotidiano.
…..Nesses casos, o organismo transforma o excedente em gordura, formando uma reserva de energia.
…..Essa capacidade de armazenar energia foi muito importante no desenvolvimento da espécie humana. Graças a ela, nossos ancestrais puderam sobreviver a longos períodos de carência de alimentos, mesmo tendo de realizar muito mais esforço físico do que nós, em tarefas como caçar, se locomover ou se defender dos inimigos. Com a fartura e as facilidades dos dias de hoje, no entanto, essa característica genética passou a levar ao aumento de peso e à obesidade.
…..O avançar da idade também exerce influência nesse processo. Com o passar dos anos, nosso organismo reduz a produção de vários hormônios, fazendo com que os músculos se transformem mais facilmente em gordura. Com menos músculos, o metabolismo desacelera e queima menos calorias.
…..Para evitar ou reverter o aumento de peso, o ideal é combinar uma alimentação equilibrada com atividade física.

Saúde.Estudo comprova: casamento feliz faz bem ao coração

 


Atualmente, com a facilidade de acesso às informações, seja secular ou teológica, estão se desfazendo as idéias infundadas que surgiram na Idade Média, quando os teólogos romanos tentaram vincular ao pensamento cristão a filosofia asceta.
Era a idéia distorcida que insinuava que tudo aquilo que produzisse prazer seria de origem diabólica, mas a Bíblia, palavra soberana de Deus, diz que “…é digno de honra o leito sem mácula” (Hb. 13:4). As aberrações eram as mais estúpidas que se possa imaginar. Alguns exemplos:
Ensinavam que os casais deveriam se abster do ato sexual em todos os dias santos.Ensinavam que o casal não podia ter relação sexual às quintas-feiras, por ser o dia que Cristo fora preso; na sexta-feira em honra à sua crucificação; aos sábados, em respeito à virgem Maria; aos domingos, por causa da ressurreição de Jesus e nas segundas-feiras, em respeito às almas dos falecidos; livres para o ato sexual apenas às terças e quartas-feiras.
Com a Reforma, os cristãos voltaram a estudar a Palavra de Deus, o que resultou na libertação destes conceitos distorcidos e danosos para vida do casal cristão

 À proporção que as pessoas foram estudando as doutrinas fundamentais, também tomaram consciência de que o sexo fora criado por Deus para a “satisfação e felicidade” do casal 1 Co. 7.1-5, até chegarem à compreensão de que o ato sexual também é uma expressão de louvor a Deus, partindo do princípio de que o casal cristão não deixa de ser templo do Espírito Santo neste momento de intimidade.
Qualquer pessoa que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos que, pela prática, têm suas faculdades morais exercitadas para distinguir entre o bem e o mal”. (Hb 5.13, 14)
O cristão é aquela pessoa que nasceu de novo e que agora está num processo crescente de vida espiritual. Tal crescimento pode ser atrofiado pela subnutrição como qualquer outro organismo vivo. Em outras palavras, come alimento desapropriado para a idade ou alimento pobre para o momento de sua vida. Neste sentido, pode estar atrasado em seu desenvolvimento espiritual.

O crescimento saudável necessita de condições favoráveis para produzir uma vida espiritual forte e vigorosa. Neste sentido, a falta de ensino adequado, a ausência da busca efetiva pelo alimento espiritual e o abandono de uma vida disciplinada de devoção atrofiará o crescimento cristão.

Quando a verdade não é proclamada em sua plenitude, certamente se produzirá um correspondente tipo imperfeito de cristão, a saber, os que não têm suas faculdades exercitadas para discernir o bem e o mal, pois não tem forças para tal prática.

É por isso que o escritor aos Hebreus afirma que há os que ainda são crianças, ou seja, inexperientes na palavra da justiça. Estes deveriam ser adultos, mas se atrofiaram no processo de crescimento pelo simples fato de ainda se manterem no leite. O alvo de todo o cristão é se tornar maduro e para isto precisa se alimentar do alimento certo.

Como está nossa geração de cristãos? Precisamos avaliar se nossas práticas são bíblicas ou antibíblicas. Necessitamos refletir se nossas ações podem ser justificadas á luz das verdades eternas.

As instruções alheias ás Escrituras Sagradas, bem como a condução de baixos padrões morais têm levado muitos cristãos a uma existência subdesenvolvida e subnutrida. Há crentes que passam da adolescência para a adulta num estado de crescimento suspenso.

Há algo que não podemos fazer: medir nosso nível de espiritualidade por nós mesmos, pois isto ofuscará a busca pelos lugares mais elevados. Isto se dá pela quase ausência de referenciais.

Outra coisa que temos que tomar atenção: não podemos imitar o mundo na busca pelo favor popular. Não devemos copiar o sistema na manipulação do sagrado, pois o resultado será a produção de poder barato que substitui o poder do Espírito Santo, como disse certo pregador, o vaga-lume toma o lugar da sarça ardente.

Deus está interessado na formação de santos, pessoas em crescimento espiritual sadio, suja vida e prática cristã falam tão alto quanto suas palavras. A igreja deve propor condições para o cristão cheguar em sua fase adulta.

Que possamos compreender que crescimento espiritual vem do alimento sólido que o próprio Deus provê: pregação da Palavra, ensino bíblico efetivo, profecia, meditação. Tal suprimento produzirá cristãos melhores, que buscam uma santidade real, que permanecem num estado de pureza de coração, que manifestam um amor impetuoso, que se separam deste sistema mundano pernicioso e que, finalmente, transbordam devoção à pessoa do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.

Ao nosso Deus toda adoração! Amém.


FONTE:
http://www.gotquestions.org
http://estudoscristaos.com
http://www.jornalpalavracrista.com.br
http://www.teologiabrasileira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com