CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

domingo, 9 de dezembro de 2012

276-OS BENEFÍCIOS DA SABEDORIA

Mensagem: A pessoa que teme a Deus tem d`Ele os princípios que norteiam sua vida para um viver de qualidade e de verdadeira alegria.
I.   INTRODUÇÃO
Recordando nós vimos que “A sabedoria divina é imprescindível para termos a perspectiva e a atitude correta diante da realidade do pecado e do sofrimento humano.
A pessoa que teme a Deus tem d`Ele os princípios que norteiam sua vida para um viver de qualidade e de verdadeira alegria.
II.    Quais são os benefícios da sabedoria divina?
1. A sabedoria produz graciosidade no comportamento, 8.1
Ec 8:1 “Quem é como o sábio? e quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e com ela a dureza do seu rosto se transforma”.
Quem realmente é sábio?
“Rosto reluzente” – Refere-se ao homem sábio que é gracioso em seu comportamento, e cuja delicadeza é vista em sua expressão facial. É o contraste de Dt 28.49,50 que fala de uma “… nação feroz de rosto, que não respeitará o velho, nem se apiedará do moço”, e
Daniel 8:23 Mas, no fim do seu reinado, quando acabarem os prevaricadores, se levantará um rei, feroz de semblante, e será entendido em adivinhações.   “…levantar-se-á um rei de duro semblante, mestre em astúcias”.
O sábio transmite graça, delicadeza e bondade.Atos 6:15 Então todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo. “…fitando os olhos em Estevão viram o seu rosto como se fosse rosto de anjo”. “Rosto de Anjo” descrição de uma pessoa que fica perto de Deus, e reflete algo da Sua Glória, como resultado de estar na Sua presença (H. Marshall).
O sábio é gracioso em seu comportamento, e sua delicadeza é vista em sua expressão facial.
2.  A sabedoria produz reconhecimento da autoridade, e obediência aos mandamentos 8.2-5
Ec 8.2 “Eu digo: Observa o mandamento do rei, e isso por causa do juramento a Deus”.
Ec 8.5 “Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo”.
A sabedoria leva a atentar para a autoridade dos governantes. Autoridade estas proveniente de Deus, o Senhor dos senhores, Rei dos Reis.
Rm 13.1  “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus…”
* Ec 8.3 – “não te apresses em deixar a presença dele”
“Sair da presença de alguém” – Significa falta de afeto, ou deslealdade.
* Ec 8.4 – Autoridade suprema – é a palavra do rei.
* Não vivemos mais na monarquia – mas ainda existem “autoridades”, na família, no estado, no mundo corporativo, na igreja, na comunidade etc. Submissão não é passividade cega, mas é o reconhecimento da autoridade, da liderança que Deus coloca sob a tua vida, e a cooperação e sujeição as autoridades e aos líderes naquilo que não viola o caráter de Deus e a dignidade humana.
* Ec 8.5 – A obediência livra do mal.
O sábio sabe do valor da autoridade, e como relacionar-se com ela sem submissão cega, e nem orgulho, ou rebeldia.
A sabedoria produz reconhecimento da autoridade, e obediência aos mandamentos, e isto é benção para a vida.
3. A sabedoria dá o discernimento do  tempo e o modo das realizações, 8.5,6; 9,10
Ec 8.5 “… o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo”.
Ec 8.6 “Porque para todo propósito há tempo e juízo…”.
“Todo propósito” – Atentar para os “tempos” e “modos”.
O homem sábio estará alerta para os tempos fixados por Deus e para os “modos apropriados”. Em Ester 7.1-4 temos exemplo da rainha Ester que faz no tempo certo um pedido ao rei Xerxes, em favor dela e do povo de Israel…
Pv 15.23  “O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra a seu tempo, quão boa é.”
Há necessidade de marcarem-se bem os “tempos” e os “modos”.
Ef 5.15-17 “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e, sim, como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade de Deus”.
Ec 9.10  “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” – Atire-se às tarefas da vida com grande energia e confiança.
“Te vier” – oportunidade.
“Mão” – força ou habilidade.
“A vida deve ser ativa, cheia de energia (conforme as tuas forças), projetos (idéias, planos), conhecimento, sabedoria (capacidade)”.
A sabedoria dá o discernimento do  tempo e o modo das realizações. (fim  da 1ª. parte … 17.05.2009)
(início da 2ª. parte + III. Conclusão desta mensagem, 07.06.2009)
4. A sabedoria dá à consciência de que há limites no saber e no poder, 8.6,7,10,11,14,16,17; 9:1,2,4-6A. Limites no saber:
Ec 8.17  “Então contemplei toda obra de Deus, e vi que o homem não pode compreender a obra que se faz debaixo do sol; pois por mais que o homem trabalhe para a descobrir, não a achará; embora o sábio queira conhecê-la, nem por isso a poderá compreender”.
8.9-11, as pessoas não entendem a demora no julgamento divino. Parece que Deus não reage diante do pecado, pecador.
Este foi o dilema de Asafe, Jó, Habacuque.
8.14 – perplexidade. Por vezes, a  retribuição e a recompensa estão totalmente invertidas.
8.16-17 – A vida é um enigma.
Investigou – experiência própria (sabedoria), observação (aplicando-se a conhecer)
Observou que os problemas do ser humano não lhe dão descanso, nem de dia nem de noite (2.23).
O trabalho duro (por mais que trabalhe), o esforço persistente (para descobrir), a perícia ou experiência, nada disto resolverá o mistério.
8.7 – A chave de perplexidade humana está na frustração e ignorância concernente ao futuro.
9.1,2 – Não se sabe que tratamento receberá o justo, neste mundo, quem pode predizer o que o futuro trará?
A justiça e sabedoria não oferecem garantia de vida fácil e tranqüila.
B. Limites no poder.
8.10, O versículo trata de uma injustiça: perversos (foram elogiados); justos (esquecidos).
8.8 – Limites
Ec 8.8 “Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para o reter; nem que tenha poder sobre o dia da morte; nem há licença em tempo de guerra; nem tampouco a impiedade livrará aquele que a ela está entregue”.
Nenhum ser humano pode “confinar” (prender) o espírito, a vida interior do homem, com suas aspirações, impulsos e convicções.  Nem tão pouco tem ele poder sobre o dia da morte.
* “Nem há altas nestas pelejas” – ‘Mislahat’ – “escapar”, “arma”, ou ‘salah’, “soltar”, “deixar ir”, etc.
* Morte – “todo homem deve avançar sozinho, para um combate solitário; e cada homem deverá cair, sucessivamente” (Wardlaw).
* “Perversidade” – escravo do pecado.
9.4-6 – amor, ódio, paixões (zelo / ciúme) – cessarão, juntamente com a vida terrena (não está aqui em foco o amor de Deus, que é eterno). Há aqui uma declaração forte mediante a morte tudo passa e para sempre.
Assim o sábio busca em Deus a superação de seus limites, no “saber” e no ‘”poder’.
5. A sabedoria dá a conhecer a perversidade do coração humano 8:10-12;9:3
Ec 8.11 “Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para praticar o mal”.
Quando não há disciplina, não há punição ao mal, a prática do mal aumenta. Pais, igrejas, empresas, governos etc., que não disciplinam, que não punem o mal, contrubuem para o crescimento da maldade. O sábio sabe que quando há impunidade, há crescimento da maldade!
Problema Humano – “coração”  corrupto na fonte.  Há o problema do coração humano…
Mc. 7:20-23  Jesus  “dizia: o que sai do homem, isso é o que contamina. Porque de dentro do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a blasfêmia, a soberba, a loucura: ora, todos estes males vê de dentro e contaminam o homem”.
Ec 8.12, A maldade do pecador pode ser grande, “cem vezes…”.
Ec 9:3 “Este é o mal que há em tudo quanto se faz debaixo do sol: que a todos sucede o mesmo. Também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade; há desvarios no seu coração durante a sua vida, e depois se vão aos mortos”.
“O coração do ser humano está cheio de maldades”. Coração, referência a natureza interior do homem.
O sábio sabe da perversidade do coração humano, da vitória sobre o pecado que há somente em Jesus Cristo.
1 Co 6:9-1  “Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,  nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.  E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus”.
6. A sabedoria leva a confiar e  a desfrutar com alegria as bênçãos de Deus 8.12,13,15; 9.1,7-9.
Ec 8.12, 13 “Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, porque temem diante dele; ao ímpio, porém, não irá bem, e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra; porque ele não teme diante de Deus”.
A maldade do pecador pode ser grande, mas o sábio (o justo, reto – aquele que teme a Deus) tem certeza e confiança na justiça, no julgamento de Deus.
Ec 8.13, o ímpio terá seu fim.
Ec 8.15  “Exalto, pois, a alegria, porquanto o homem nenhuma coisa melhor tem debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; porque isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da sua vida que Deus lhe dá debaixo do sol”.
O sábio valoriza o gozo e a alegria dada por Deus.
Ec 9:7-9 “ Vai, pois, come com alegria o teu pão .e bebe o teu vinho com coração contente; pois há muito que Deus se agrada das tuas obras.  Sejam sempre alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.  Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vida vã; porque este é o teu quinhão nesta vida, e do teu trabalho, que tu fazes debaixo do sol”.
Ec 7.9, o Filho de Deus, aquele que crê em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador (cf. Jo 1.12), e o teme, deve viver alegre e satisfeito.
A base da alegria é que Deus “se agrada das tuas obras” – Deus se agrada da sua vida, pois ele vive em conformidade com o caráter e a vontade de Deus, revelados na Bíblia – palavra de Deus, e sob a capacitação do Espírito Santo.
A alegria vem por causa da aceitação de Deus – aceito e amado por Deus..
Em Gênesis temos o exemplo de Abel e Caim… Caim se irritou pois Deus não se agradou da sua oferta…
Ec 8.8 – “Alvas as tuas vestes, e nunca te falte o óleo sobre a tua cabeça”.
“Alvas vestes” – santidade, santificação em Jesus Cristo…
“Óleo sobre a cabeça” – a unção do Espírito Santo…
Ec 9.9 – “Goza a vida com a mulher que amas…” – Companheirismo…
Demonstração  de afeto (que amas), a busca  ativa da alegria (goza a vida), o encorajamento diário (todos os dias de tua vida) em meio às responsabilidades e deveres da vida (pelo trabalho…).
O sábio desfruta da vida, dos dons / bênçãos divinas, como fruto do relacionamento e da sujeição a Deus em adoração – “Temor a Deus”.
A pessoa que teme a Deus tem d`Ele os princípios que norteiam sua vida para um viver de qualidade e de verdadeira alegria.
III.    Conclusão
Sabedoria é a habilidade de viver segundo os princípios divinos, segundo a perspectiva divina… Então, 
como me tornar sábio?
Jó 28.20-28  “Donde, pois, vem a sabedoria? Onde está o lugar do entendimento?  Está encoberta aos olhos de todo vivente, e oculta às aves do céu.  O Abadom e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos um rumor dela.   Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar.  Porque ele perscruta até as extremidades da terra, sim, ele vê tudo o que há debaixo do céu.  Quando regulou o peso do vento, e fixou a medida das águas;  quando prescreveu leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões;  então viu a sabedoria e a manifestou; estabeleceu-a, e também a esquadrinhou.  E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento.”
1 Co 1.30  Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
Ef 1.17 “… Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele”.
Tg 1.5,6 “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.  Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento.
Pv 2.6,7  “Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento;  ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; e escudo para os que caminham em integridade”.
Para obter a sabedoria se faz necessário “temer a Deus” – conhecer, amar, confiar, obedecer e servir a Deus. Só quem dedica sua vida, seu coração no “temor a Deus”, pode ter e Poe desfrutar dos benefícios da sabedoria.
Leitura Bíblica: Provérbios 3:1-12

Provérbios é um livro que te ensina a estar de bem com a vida. Ele fala de ética e de boa moral; dá instruções importantes para nos relacionarmos bem com o próximo, com os vizinhos e na vida comum do lar; oferece conselhos e alertas sobre como agir de maneira correta. Enfim, são conselhos que ajudam a renovar a vida.

Como você renova a sala de sua casa? Há, pelo menos, dois meios:
- Através de uma renovação radical, jogando fora tudo o que se tem na sala e comprando tudo novo.
- Através de uma renovação visual, mudando apenas os móveis de lugar.

Vamos trazer isto para a nossa vida:
renova-se a vida com MUDANÇAS e/ou REAJUSTES.

-
Mudança: fala daquilo que precisamos jogar fora e trazer algo novo: prisões do passado; sentimentos negativos como mágoas, rancores e ressentimentos; mentalidade mundanas; etc.
-
Reajustes: fala de arrumações e limpezas na vida colocando as coisas no seu devido lugar. Precisamos fazer uma arrumação de valores e tirarmos algumas "poeiras" que se espalham em nossa vida.

Pra vivermos bem a vida, a Bíblia nos ensina
cinco conselhos preciosos que produzem maravilhosos frutos no nosso viver:1º) Invista a sua vida em adquirir sabedoria. Versículos 1 e 2.

Como adquirimos sabedoria?
Pedindo a DeusEstudando a BíbliaRenovando a mente em Cristo - Aprendendo com as circunstâncias. Este é o maior investimento que alguém pode fazer em sua vida. A sabedoria que vem de Deus nos ajuda a caminharmos em pleno dia, ou seja, tendo uma melhor visão de vida. Os lucros da sabedoria são fantásticos.Benefícios da sabedoria:
- Aumentarão os teus dias: você administrará melhor o seu dia e a sua vida.
- Te acrescentarão anos de vida e paz: produzirá não só longevidade, mas também proporcionará mais tranqüilidade para viver, mesmo durante as tribulações.
2º) Busque fazer o bem e ser fielVersículos 3 e 4.

Esse deve ser o adorno de nossa vida. Um colar que precisa estar em nosso pescoço.
A prática do bem e da fidelidade precisa ser realizada com o coração. O amor deve ser a base, para que não seja uma prática forçada ou superficial. A Bíblia ensina que devemos fazer o bem a todos. Esta é a qualidade de um verdadeiro filho do bom Deus. E assim como Deus é fiel, eu preciso cultivar a fidelidade em meus relacionamentos.

Vamos aplicar este conselho em nossa família, no trabalho, com os amigos, na igreja, etc.
Benefícios da benignidade e da fidelidade:
E acharás graça diante de Deus e dos homens. Você encontrará favor de Deus e dos homens. Você terá uma
boa reputação (diante dos homens) e integridade (diante de Deus).3º) Cultive as quatro atitudes importante para com DeusVersículos 5 a 8.
-
Confia no Senhor de todo o seu coração (verso 5);;
-
Reconhece-O em todos os seus caminhos (verso 6)
-
Teme ao Senhor (verso 7);
-
Aparta-te do mal (verso 7).

Só confiamos em quem conhecemos. Quanto mais você conhece a Deus, mais você o ama e confia nele.
Uma das maiores dificuldades é reconhecermos Deus em todos os nossos caminhos. É fácil reconhecer Deus quando tudo vai bem, porém, é difícil quando as coisas vão mal. Precisamos aprender de que o Senhor está cuidando de nossa vida em qualquer circunstância. Mesmo quando não entendemos Seu plano para determinadas situações. Deus sabe o que faz!
Temer a Deus te ajudará a viver uma vida longe das coisas que podem te contaminar e comprometer seu relacionamento com o Senhor.
Afastar-se do mal e da aparência do mal te livrará de grandes problemas e graves conseqüências.
Benefícios destas quatro atitudes:
- Saúde para o corpo.
- Refrigério para os teus ossos (ou seja, alívio para os sofrimentos).
4º) Honre ao Senhor com a tua vida financeiraVersículos 9 e 10.

- Com os teus bens: está falando de ofertas.
- Com as primícias de tua renda: está falando de dízimos.

Quando aprendemos a honrar a Deus com nossas finanças, não só estamos obedecendo à Sua Palavra como estamos permitindo que Sua mão esteja sobre a nossa renda e trabalho. Ele abençoará as obras de nossas mãos, como nos ajudará nos momentos difíceis.
Benefícios de honrar a Deus com as finanças:
- Prosperidade de Deus. Veja o texto de
Deuteronômio 28:1,2 e 8 Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos:...
... O SENHOR determinará que a bênção esteja nos teus celeiros e em tudo o que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o SENHOR, teu Deus.
5º) Deixe-se ser disciplinado por DeusVersículos 11 e 12.

Eu sou pai e por amar meus três filhos e desejar o melhor para eles, eu os disciplino. Às vezes, preciso ser rígido, mas o propósito é o aprendizado para o bem. Quero que meus filhos tenham caráter, moral, respeito e educação. Quero prepará-los para a vida.
Deus faz o mesmo com Seus filhos. Por nos amar, o Senhor quer o nosso bem e tudo o que Ele realiza em nossa vida tem essa finalidade.
Nem sempre Deus passa a mão sobre a nossa cabeça. Nem sempre Ele diz: sim. Nem sempre Ele concorda conosco. Nem sempre fazemos a coisa certa. A disciplina de Deus é para o nosso crescimento como pessoas, cidadãos e cristãos.
Nunca fique triste com a disciplina de Deus. Esta é a grande prova que Ele te ama e deseja te conceder uma vida saudável, sólida e vitoriosa.

CONCLUSÃO:

Siga estes conselhos bíblicos e você estará construindo uma vida próspera e feliz!

Que Deus te abençoe!

Fonte:
www.novaalianca.com
http://vivacomsabedoria.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com