CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

74-O DIA DAS MAMÃES!!!












A origem do Dia das Mães

   CLIQUE NO VÍDEO PARA ASSISTÍ-LO

A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".
Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.
"Não criei o dia das mães para ter lucro"
O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.
Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.
Cravos: símbolo da maternidade
Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.
No Brasil
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

A origem do dia das Mães


A mais antiga celebração do Dia das Mães tem sua origem na Antiga Grécia, esta data era festejada com a chegada da primavera em um festival em honra a Rhea, esposa de Cronus e mãe de Zeus , considerada a mãe dos deuses.
Da mesma forma, evidencias de um festival de tres dias em meados de Março chamado HILÁRIA era celebrado em homenagem a deusa romana Magna Mater ou Grande Mae remonta a 250 a.C
No periodo em que o Cristianismo se espalhou pela Europa, a"Igreja Mãe" substituiu a tradição pagã de homenagear as deusas mitológicas pelo famoso dia das maes.
Bem mais tarde, no início do século XVII, a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Este dia ficou conhecido como o Domingo das Mães. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães e levavam um bolo, de presente para elas.
Em pouco tempo a comemoração se alastrou por todo o país e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de maio, o segundo domingo de maio.

No Brasil, o Dia das Mães foi introduzido pela Associação Cristã de Moços (ACM), em maio de 1918. A data passou a ser celebrada no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado, em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas. Em 1949, vários proprietários de lojas de São Paulo, lançaram uma grande campanha publicitária incentivando a compra de presentes para as mães e o hábito de presentear as mães ganhou impulso.

Dia das Mães sempre cai no segundo domingo de maio, e como tantos outros feriados enraizados nos festivais pagãos ( culto solar) , incluindo o Dia do Pai, normalmente cai no dia em homenagem ao mais celebrado deus dos pagaos - O Sol!

- lembrete - todos nós que estamos realmente vivendo separado do mundo e andando na verdade não devemos nos deixar se engajar em nenhuma das tradições e costumes do mundo.

Os pais não têm ensinado seus filhos os preceitos da lei que YAH nos ordenou. Eles educam-os com hábitos egoístas. Eles ensinam seus filhos a considerar aniversários e feriados como ocasiões em que esperam receber presentes, e acompanhar os hábitos e costumes do mundo. Nessas ocasiões, o que deveria servir para aumentar o conhecimento de YAH e despertar a gratidão de coração pela sua misericórdia e amor em preservar suas vidas por mais um ano, são transformadas em ocasiões para a auto-satisfação, para a gratificação e glorificação dos filhos e para aumentar a margem de lucros para aqueles que tem como objetivo LUCRAR a QUALQUER CUSTO.
Estamos no mês de MAIO, o "mês das mães". Ao aproxímar-se o segundo domingo de maio que é mundialmente considerado dia de comemoração a todas as mães. A Igreja Católica e as igrejas protestantes sempre festejam e comemoram esta data fazendo alguma homenagem especial para as mães de suas comunidades religiosas. Mas o mais interessante para nós como adventistas é que quando chega o Sábado que antecede o 2º domingo do mês de maio, todas as programações de muitas igrejas que professam o adventismo são voltadas para as mães também, assim como acontece com as igrejas protestantes.
No Sábado pela manhã, a partir das 9 horas o Programa da Escola Sabatina que é preparado pelas Instituições superiores traz preparada toda uma homenagem às mães, os hinos especiais falam sobre as mães e as orações também. Na 2ª Hora, no culto divino o pregador apresenta uma mensagem especial para as mães, à tarde no Programa dos Jovens, o tema central também são as mães ou/e o dia das mães.
Mas afinal qual será a origem do dia das mães? Temos acostumado por muito tempo, a seguir a maioria, a fazer algo porque todos os outros fazem e aparentemente não faz mal, "não tem nada haver" como dizem. Mas será realmente que "não tem haver" ou tem muito haver com nossa salvação? Nós como cristãos, ainda mais como adventistas que somos, devemos examinar as coisas antes de as colocá-las em prática na nossa vida. Não podemos ser simples marionetes manipuladas pelo impulso da maioria. A nossa salvação está em jogo e como diz a Sra. Ellen White: "Devemos examinar tudo por nós mesmos".
Leia a seguir uma pesquisa que fiz há alguns anos atrás e que ajudou a igreja local da qual faço parte entender o real significado do "dia das mães" e como agir nesta data.
DIA DAS MÃES? QUAL A SUA ORIGEM E OBJETIVO?
Será que como adventistas do sétimo dia devemos comemorar esta data? Leia com atenção!
2º DOMINGO DE MAIO
DIA DAS MÃES
“DEFINIÇÃO – Em numerosos países civilizados, o segundo domingo de maio é consagrado à comemoração do “Dia das Mães”, daquelas mulheres que, tendo dado vida a outros seres humanos, consagram sua própria existência a fazer a felicidade de seus filhos.
HISTÓRICO – O “Dia das Mães”, nasceu pequeno e, humilde, em 1907, numa cidadezinha do interior americano, chamado Grafton, no Estado de West Virginia, graças ao persistente esforço de uma moça do povo. Chamava-se ela Anne Jarvis e perdera sua mãe, a quem amava com profundo amor, a 9 de maio de 1906.
No ano seguinte, ao comemorar o primeiro aniversário da morte da mãe, portanto, em maio de 1907, Anne Jarvis lhe prestou sentida homenagem. Mas ficou, também, a pensar nas outras mães já falecidas, que nem sempre tinham um filho que pudesse visitar no cemitério.
Anne Jarvis tomou, então, a iniciativa de escrever uma carta ao governador de seu Estado, Sr. William Glassock, sugerindo que organizasse anualmente uma comemoração especial para as mães, mortas ou vivas.
O governador de West Virginia achou a idéia magnifica e baixou um decreto, já em 1910, instituindo oficialmente o “Dia das Mães” no território daquele Estado.
E como homenagem a Anne, que tinha levantado a maravilhosa idéia, determinou que as comemorações se dessem no segundo domingo do mês de maio, data mais próxima do falecimento da mãe de Anne. Por uma coincidência felicíssima, o mês de maio é, desde muitos séculos atrás, dedicado a Maria, “Mãe de Deus”. Nada mais justo e acertado, portanto, do que comemorar o “Dia das Mães” no mês de maio, o mês de Maria, a mãe por excelência.
Quatro anos depois, em 1914, a comemoração do Estado de West Virginia já se estendera pelo país todo, e eis que então o presidente da República Woodrow Wilson baixa um ato oficializando o “Dia das Mães” em todo território norte-americano.
Decorridos outros quatro anos, a comemoração chegou ao Brasil: em maio de 1918, pela primeira vez em nosso país, se festeja o “Dia das Mães”, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A iniciativa coube a um grupo de moças e senhoras patrocinado pela Associação Cristã de Moços (uma Associação da Igreja Católica) da capital gaúcha, que convidaram o distinto escritor Alvaro Moreyra (já falecido) para presidir à comemoração. A data passou a ser festejada em nosso país, mas sem nenhuma expressão. Somente no ano de 1932, por ocasião de um “Congresso Feminista” foi o assunto trazido à baila, cabendo à senhora Alice Tibiriçá, à frente de uma comissão de damas, dirigir-se ao então Presidente da República Getúlio Vargas, pedindo a oficialização do “Dia das Mães” no Brasil. O chefe do Governo concordou e baixou o Decreto lei n.º 21.366, de 5 de maio de 1932, determinando a comemoração oficial do “Dia das Mães” em nossa Pátria.
Mais cinco anos se passaram e, em 1947 o Cardeal Dom Jaime Câmara determinou que na arquidiocese do Rio de Janeiro, se incluísse oficialmente no calendário da Igreja Católica a comemoração do “Dia das Mães”, sempre no segundo domingo do mês de maio. Desde então tem sido dias emocionantes, tão caros ao coração de todas as criaturas humanas, o “Dia das Mães”. E como uma das melhores formas de mostrarmos nossa amizade ou consideração por uma pessoa é dar-lhe presentes, tornou-se um hábito – extremamente simpático – todos darem presentes a suas mães nesse dia.
Manda a verdade dizer que o comércio soube aproveitar bem a idéia de dar um presente às mães, e passou a fazer enorme publicidade em torno, com a força da publicidade ganha muito, naturalmente, o comercio lojista”. Fonte: Livro Didático Para Professores do Ensino Fundamental
Na realidade a comemoração do Dia das Mães não passa de uma comemoração pagã/católica criada nos EUA e firmada pela Igreja Católica mundialmente para homenagear as mães mortas e vivas, tendo como objetivo uma adoração disfarçada à Virgem Maria. Nós como reformistas não devemos copiar este exemplo católico, pois temos que nos manter separados de todos os costumes e práticas do mundo.

Fonte:

http://tempodofim2.tripod.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com