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quarta-feira, 24 de outubro de 2012

87-SIMBOLOGIA BÍBLICA

Simbologia BÍBLICA
Estaremos iniciando a seguir um estudo de EXTREMA necessidade, tal estudo evita erros doutrinários, idolatrias, acrescenta profundo conhecimento bíblico, e permite a interpretação de boa parte de APOCALIPSE.

BEM-VINDO A GLORIOSA SIMBOLOGIA BÍBLICA


Alguns dos símbolos que ora apresentamos, podem, depencontexto em que venha inserido, apresentarem dupla interpretação, portanto, como nunca , não despreze jamais o contexto do texto.

O EVANGELHO, conforme a visão de EZEQUIEL 1:1-14, e conforme o contexto histórico, pode ser visto da seguinte maneira.



MT – face de leão, objetivo: JUDEUS

MC – face de boi, objetivo : ROMANOS

LC - face de homem, objetivo : GREGOS

JO - face de águia, objetivo : IGREJA



MATEUS apresenta Yeshua como descendente de Judá, daí dizer que Ele é o Leão da tribo de Judá, visto também ser o leão símbolo estampado na bandeira desta tribo. Os Judeus jamais aceitariam um MESSIAS, que não fosse descendente desta tribo, cuja genealogia não passasse por DAVI. OBS.: O EVANGELHO DE MATEUS É O QUE MAIS CITAÇÃO POSSUI DO ANTIGO TESTAMENTO, provando assim, na pessoa do Senhor Yeshua, que as profecias estariam cumpridas.



MARCOS, visando alcançar o povo romano, no qual havia grande ideal de serviço ao Estado, apresenta Yeshua como o homem que não veio para ser servido, mas para servir (Mc. 10: 45). Como servo, em marcos não é apresentada genealogia.(face de boi).



LUCAS, visando alcançar os gregos, que pela Filosofia, buscavam o ideal do homem-perfeito, apresenta Yeshua como o Filho do Homem, e remonta sua genealogia até adão.(fica provado que Yeshua foi um homem perfeito).



JOÃO, escrito para a Igreja, apresenta Yeshua como o Filho de YHWH, o verbo ( palavra em ação / executor de YHWH). João não se preocupa em narrar milagres, visto que a Igreja de haMashiach não precisa de ouvi-los para ser edificada, é a águia ( espiritualidade).





Símbolos



ANJO : Mensageiro, ministrador ( Hb. 1:14) . As cartas de Apocalipse dizem de lideranças de homens constituídas por YHWH ( vide as cartas). O anjo referido em Ex. 23:20, e Ex. 33, é simplesmente Josué, substituto de Moisés.



Água = palavra - Gn. 1:2 / Dt. 8:15 / Jô.3:5, 4:14, 7:38 / Apoc. 22:17

Água = povos - Apoc. 17: 15

Areia = povos – Gn. 22:17 / Is. 10:22 / Os. 1:10

Árvores = homens – Jz. 9 / Sl. 1. / Jr. 17:8 / Mt. 7:17 / Lc. 6:43

Águias = espirituais – Mt.24:28 / Lc. 17:37

Animais = reinos – Dn.7 e 8 / Apoc.: 13:2

Anel = autoridade – Gn.: 41:42 / Éster 3:10 / Dn.:6:17 / Lc.: 15:22

Azeite = unção ( capacitação ). Ex.:30:25 / I Sm.: 16 / Mt.: 25:4

Balança = justiça / juízo – I Sm.:2:3 / Pv.: 11:1 / Dn.: 5:27

Castiçal = Igreja / palavra = lâmpada – Sl. 119:105 / Mt. 25 / Apoc. 1:20

Crianças / pequeninos = discípulos – Mt. 18: 3, 4 / Mt. 19:14

Carne = atitudes contrárias a palavra de haMashiach – Gl. 5:17

Cauda = traição / rebelião – Apoc. 12:4

Satan = dragão / serpente – Gn. 3:15 / Mc. 16:18 / Lc.10:19 / Ap.20:2

Estrela = posição espiritual [ anjo, homens, demônios] – Ap.1:20 / 12:4 / Mt.24:29

Espada = palavra – Mt.10:34 / Hb.4:12

Figueira = Israel – Jr. 8:13 / Hc.3:17

Figos = filhos de Israel – Jr. 24:1

Figueira, Videira , Oliveira = Trindade – Jz. 9 / Jo. 15: 1,2

Vide = eleitos – Is: 5: 1-7

Fogo = juízo ( aprovação / reprovação ) – Gn. 19:24 / Lv.9:24 / Dt. 4:24 / I Rs.18:38 / II Cr.7:1

Martelo = palavra – Jr. 23:29

Morte = separação, perda da comunhão – Gn. 2:17 / Is.59:1-2 / Mt.27:46 / Ap.1:18

Nu = Morte ( sem graça e comunhão) – Gn.3:7 / Ap.3:17 / Ap.16:15

Nuvem = presença de YHWH – Ex.13:21 / Nm.9:15 / Mt.17:5 / At.1:9

Pão = ( provisão / necessidade diária ) – Ex.16:4 / Ecl.11:1

Pó = pecado – Gn.3:14

Ponta / chifres = domínio / nações – Dn.7 / 8:3

Rede = palavra de YHWH ( mensagem ) – Mt. 13:47

Rocha / pedra = haMashiach – Dt.8:15 / Dn.2:35 / Mt.21:42 / At.4:11 / I Cor.10:4

Trovão = voz do Senhor – Sl.18:13 / Sl.29:3 / II Sm.22:14

Vaso = servo – Sl.31:12 / Jr.18:4 / I Ts.4:4 / II Tm.2:21 / I Pe.3:7

Véu = reverência / respeito / restrição / submissão – Gn.24:65 / Lv.16:2 / Mt.27:51 / I Cor.11:5, 6, 13.

Virgem = Igreja ( Mt.25 ) / Jerusalém ( Is.37:22 )



OBSERVAÇÃO: É bem possível, que quando em Is.7:14, o Senhor diz que a virgem daria à luz um filho, que os judeus apenas esperassem por um Messias nascido na cidade de Jerusalém e nada mais, contudo YHWH, que é transcendental, cumpriu esta promessa literalmente.





SIMBOLOGIA DAS CORES



As cores são muito diversas e podem apresentar muitos significados, porém são poucas as cores básicas com grandes sentidos.



BRANCA : De modo geral representa a paz, todavia na dispensação do anticristo, significará a FALSA PAZ, que somente a Igreja entenderá ( Ap.: 6:2 ).



VERMELHA : De modo geral, vitória pelo sangue do cordeiro, todavia na dispensação do anticristo, significará a guerra ( Ap. 6:4 ), derramamento de sangue.



PRETA : De um modo geral significa luto e morte, todavia, no reinado do anticristo significará FOME, que é sofrimento ( Ap.: 6:5,6) – ( Ap.: 9:6 ).



AMARELO : De modo geral representa riquezas ( minerais), em fim, a realeza; contudo, no reinado do anticristo, significará a própria morte ( Ap.6:8 ).



OBS.: O que é uma DISPENSAÇÃO ?



R: È um período de tempo ( histórico / espiritual ), em que YHWH trata com a humanidade, ou um povo, de uma determinada forma ou maneira.

Ex.: INOCÊNCIA / LEI / CONSCIÊNCIA / REIS / SACERDÓCIO ( SOB ROMA) / GRAÇA ( DISP. DA FÉ ) / REINO DO A.C. / MILÊNIO.



A BÍBLIA E A CIÊNCIA





1 – Esfericidade da terra . Is. 40:22

2 – As estrelas são incontáveis. Jr.33:22

3 – O Universo envelhecendo. Sl.102:25 – 27 /Hb.l:10,11

4 – Fogo no interior da terra. Jó 28:5

5 – O frio vem do norte. Jó 37:9

6 – O vento vem do sul. Jó 37:9

7 – A terra suspensa no espaça. Jó 26:7

8 - O ar tem peso. Jó 28:25

9 - O vento se movimenta em círculos. Ecl. 1:6



ANTROPOMORFISMO E ANTROPOPATISMO
É o ensino sobre YHWH, expresso em linguagem humana ( ISm.15:11 X ISm.15:29 ).



IRONIA: Eis que o homem é como um de nós – Gn.3:22







Títulos Jeovísticos ( YHVH – raiz do verbo SER, tradução : SENHOR... )...



- Jeová tsabaoth : Senhor dos exércitos – ISm. 17:47

- Jeová jirê : Senhor que provê – Gn. 22:14

- Jeová rafá : Senhor que cura – Ex.15:26

- Jeová nissi : Senhor nossa bandeira ( guia ) – Ex.17:15

- Jeová shalom : Senhor é paz – Jz.6:24

- Jeová tsidknu : Senhor justiça nossa – Jr.23:6

- Jeová shammá : Senhor está presente – Ez.48:35

- El / Ely / Eloi = YHWH

- El Shaddai = YHWH Todo Poderoso

- El Elyon = YHWH Altíssimo



YOSHUA HAMASHIHA = Yeshua O MESSIAS



Como interpretar a Bíblia


- A Bíblia é composta de contextos histórico, espirituais e proféticos.

- É composta de 66 ( sessenta e seis livros).

- Cada livro é subdividido em capítulos.

- Cada capítulo é subdividido em versículos



Para uma boa interpretação bíblica, é necessário NÃO fugir a seguinte regra básica:

Cada VERSÍCULO, só poderá ter sentido dentro de seu próprio CAPÍTULO, que por sua vez só tem sentido dentro do objetivo do seu próprio LIVRO, que em fim, somente terá sentido se concordar com o objetivo GERAL da ESCRITURA, ou seja, formar uma perfeita harmonia com os 66 (sessenta e seis ) livros restantes, pois de Gênesis a Apocalipse a Bíblia é CRISTOCÊNTRICA.



EXEGESE : É, buscar o sentido da palavra dentro do seu CONTEXTO.

Ex. vide sentido da palavra “salvo” em ATOS : 16: 23 – 34.



HERMENÊUTICA: É a arte da interpretação do texto.

Ex.: Mt.14:13-21 / Mc.6:30 –44 / Lc.9:10-17 / Jô.6:1- 14

1) Quem perguntou onde comprar pão ?

2) Quem tinha cinco pães e dois peixes ?

3) De que eram feitos esses pães ?



TEOFANIA : Estudo concernente às aparições de Yeshua no Antigo Testamento.

- Gn.22: 11,12 / 16:5 – 13 / 18:1 – 8 / Js.5: 13 – 15 / Jz.6:11 – 24.



ATENÇÃO: Todos os estudos contidos nesta apostila podem livremente se reproduzidos , é herança ao estudioso povo do Senhor.







NUMEROLOGIA BÍBLICA


Os números na Bíblia, falam tão profundamente quanto as palavras, e aqueles que atentarem para este fato descubrirão detalhes, que os levarão a altíssimas posições espirituais.

O NÚMERO 1 : Representa o absoluto, ou seja, NADA que YHWH organize, virá com duas lideranças, JAMAIS; pois aonde houver mais de UMA cabeça, nisto estará predito também uma divisão.

O número um também registra a exceção, quando trata-se de um fato, no qual claramente entendemos os propósitos de YHWH, por exemplo: quando YHWH permitiu que satanás tocasse na vida de JÓ. Este foi um fato singular, em que YHWH permitiu que o mal assolasse a vida de um homem que lhe era, em tudo, fiel. Este episódio NUNCA mais será repetido; e hoje vemos com muita clareza esta retórica ( Lc. 10:19).



O NÚMERO 2 : Representa apoio, confirmação, e testemunho. Yeshua enviou os discípulos de dois em dois, e todas as legislações sempre solicitaram duas testemunhas (Mc.6:7 / Mt.18:15 – 17). Também o dois representa uma situação confirmada por YHWH, na qual Ele tem pressa em realizar ( Gn.41:1 – 8, 25 – 36).



O NÚMERO 3 : representa uma operação da Suprema Trindade, ao mesmo tempo que denota domínio espiritual. Por exemplo, o número simbólico da Besta é 666 ( três vezes o seis) – Atos 10; 14 – 16.



O NÚMERO 4 : Reporta-nos aos pontos cardeais, prefigurando uma operação que abrangerá TODA a terra ( Ez. 1:5 / Ap.4:6 / Dn.7:3 ).



O NÚMERO 5 : Lembra-nos os dedos da mão do homem, prefigurando uma situação em que o livre arbítrio( decisão humana), será necessário( Mt.25:2 /Ap.9:1 – 5).



O NÚMERO 6 : É o número referente ao homem. YHWH criou o homem no sexto dia, deu-lhe seis dias para trabalhar. A Bíblia contém 66 livros , que é a revelação dada ao homem. OBS.: em Mt.6:6, encontramos o centro da vontade de YHWH.



O NÚMERO 7 : Representa a perfeição (ONISCIÊNCIA).

Além do número sete representar a onisciência divina, pode também, muitas vezes, estar relacionado com qualquer outro fato, que terá uma ação perfeita ( Js.6:4 / Sl.119:164 / Is.30:25,26).



O NÚMERO 8: Representa um novo marco, o início de uma nova influência.

Ex.: Profecia de I Reis 13 ( Josias, quase 300 anos ); começou a reinar com OITO anos (II Reis 22 ), e mandou restaurar o Templo. Ajuntou o povo e renovou o pacto do Senhor ( II Reis 23). Levantou-se contra fatos profanos ( II Reis 23 : 15 – 30 ) – Antes dele não houve rei semelhante que se convertesse ao Senhor de todo coração . DAVI foi o oitavo filho de Gesse ( I Sm. 16: 10 – 11), é considerado o precursor do Messias ( Mt.12:23).

Com Noé foram salvas oito almas, das quais reiniciou a raça humana (I Pe.1:20 / Gn. 6).

A Besta é o oitavo reino, e abrangerá toda terra , influenciando toda a história humana ( Ap.:17:11).



O NÚMERO 9: O nove pode representar o cumprimento de uma promessa ou aliança. ( Mc.15:34 – hora nona / Gn.17 – Abraão, 99 anos – Sara 90 anos / A mulher aguarda nove meses para dar a luz).



O NÚMERO 10: representa a TOTALIDADE, sendo uma operação concluída pelas mãos humanas ( lembrar dos dedos ). ( vide Mt. 25 , e Ap.12:3 ). Também abrange toda terra.



O NÚMERO 11 : Representa uma submissão involuntária.

Em Gn. 37, o sonho de José mostra que seus irmãos, mesmo contrariados, teriam que se curvarem perante ele( foi mostrado onze estrelas, e Benjamim ainda não nascera).

Em Ez.30:20 – 31:1, demonstra que YHWH imporia jugo sobre o Egito, fazendo-o cativo.

Em Dn. 7:8, YHWH submeterá o mundo ao reino do A.C. ( até a Igreja que não for levada) - Vide II Ts 2: 1 – 12 .



O NÚMERO 12: Representa a plenitude ( uma operação direta da divindade).

-YHWH dividiu Israel em 12 tribos.

-Yeshua escolheu 12 apóstolos.

-Na multiplicação dos pães sobejaram 12 cestos.

-Apocalipse fala de 12 portas e 12 fundamentos.



DETALHE : Quando o Senhor Yeshua diz que deveríamos perdoar 70 X 7 = 490, isto não é apenas um jogo ilógico de números, mas revela que, ao se cumprirem os 490 anos da semana profética de Daniel, Ele (Yeshua), virá sobre o Monte das Oliveiras e dará perdão a toda nação de Israel em apenas um dia.(Ez.36:16 – 37 / Zc.3:9 / Zc.14 / Rm.11:25 – 32
TIPOLOGIA

INTRODUÇÃO
 É de grande valor e necessidade, também uma bênção, quando podemos penetrar eultrapassar os limites de nossa mente e espírito, no grande palácio de Deus, econhecermos um pouco mais de sua ciência e filosofia, bem como, conhecer melhor do sábio construtor, através da revelação e iluminação do Espírito, como escreveuSão Paulo em Romanos 11 : 33 - 36, consequentemente, isto nos torna capacitadosante as descobertas dos mistérios do Reino de Deus.

O QUE É TIPOLOGIA ?
 É o estudo das figuras e símbolos da Bíblia, com os quais Deus procura mostrar, por meio de coisas terrestres as coisas espirituais. Visto a incapacidade da mentehumana de compreender as coisas divinas, nos mesmos termos encontramos no Antigo Testamento Deus falando das glórias celestiais através de coisas terrestres,ou sejam, TIPOS, ou o que revelam o ANTI-TIPO. Não se pode conhecer o ANTI-TIPO, sem antes conhecer o TIPO.

EXEMPLOS
TIPO

ANTI-TIPO
 Adão homem carnal Cristo homem espiritual  Enoque no carro de fogo O arrebatamento da IgrejaO Sacerdote Melquizedeque Cristo, o Sumo Sacerdote Davi rei de Judá Cristo, Rei dos reisManá no deserto Alimento espiritual  Libertação do Egito Libertação do mundoMarcha no deserto Nossa peregrinação na terra
ESTUDO TIPOLÓGICO DO TABERNÁCULO
TABERNÁCULO
 Êxodo 25 e 27 
 Deus mandou Moisés subir no monte Sinai e, lá ordenou-lhe que construí-se em santuário. Convém lembrar que Moisés ficou 40 dias e 40 noites para receber a planta do Tabernáculo. O Tabernáculo estava dividido internamente por umacortina que recebeu o nome de
Véu
. Esta cortina o fez em dois compartimento, o primeiro recebeu o nome de
 Lugar  Santo
 , o segundo compartimento era chamado de
 Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos.
 Havia também a parte externa do Tabernáculo e esta parte é conhecida como
 Pátioou Átrio.
 Para ajudar Moisés na construção do Tabernáculo, Deus escolheu dois homens, Besaleel para trabalhar com madeira, couro, prata, bronze, e na lapidação de pedras preciosas e Aoliabe para trabalhar com as cortinas, bordados, com linho ena confecção das roupas do Sumo Sacerdote e nas coberturas exteriores doTabernáculo.Significa lugar de habitação ou seja o lugar onde Deus iria se manifestar aoshomens.
NOMES DADOS AO TABERNÁCULO
SANTUÁRIO Lugar Santo Ex. 25 : 8HABITAÇÃO Morada Ex. 25 : 8TENDA Lugar móvel Ex. 40 : 2CASA DE DEUS Lugar de Deus Jz. 18 : 31SANTUÁRIO TERRESTRE Lugar de cerimônias Heb. 9 : 1
 
O TABERNÁCULO COMO TIPO DE CRISTO
 É o lugar onde Deus se encontra com o pecador Ex. 25 : 22 É o lugar onde Deus se revela ao pecador Ex. 29 : 43 É o lugar onde Deus habita com o pecador Ex. 25 : 8 É o lugar onde Deus fala com o pecador Ex. 29 : 45 É o lugar onde Deus recebe o pecador Lev. 1 : 4 É o lugar onde Deus perdoa o pecador Lev. 4 : 20 É o lugar onde Deus recebe a oferta do pecador Ex.23 : 15
O ATRIO
 Êxodo 27 : 9 - 19
Também conhecido como pátio. Esta área media aproximadamente 50 mts. decomprimento por aproximadamente 25 mts. de largura, contornada por uma cercade 2,5 mts. de altura com 60 colunas erguidas a cada 2,5 mts. Esta cerca eracoberta por cortinas de linho retorcido e com uma única entrada deaproximadamente 10 mts. com 4 colunas erguidas a cada 2,5 mts. e dentro desteespaço encontrava-se o Tabernáculo.

O SIGNIFICADO DO ATRIO
AS CORTINAS

 Essas cortinas eram confeccionadas em linho retorcido simbolizandoo sacrifício de Cristo no calvário para nos separar do mundo
A CERCA

 Esta cerca tinha aproximadamente 2,5 mts. de altura o que impedia avisão do externa
 
AS COLUNAS

 Estas colunas eram de metal para sustentação das cortinas simbolizando o juízo de Deus sobre seu filho
OS GANCHOS

 As cortinas não podiam firmar-se sem os ganchos. Da mesma forma ocristianismo jamais poderia existir sem a expiação e a redenção feita por Jesus.
A ENTRADA
 Êxodo 27 : 16 
 Havia uma única entrada para o Átrio de 10 mts. onde encontramos 4 colunas. Estaentrada tinha uma cobertura com as seguintes cortinas : Linho retorcido, Estofoazul, Púrpura e Carmezim. 
SIGNIFICADO DA ENTRADA
ÚNICA ENTRADA

 Jesus Cristo é o único meio de Salvação.
10 METROS
Simboliza entrada ampla para todos, onde não há dificuldades paraentrar.
4 COLUNAS
Simbolizam os 4 evangelhos.
LINHO RETORCIDO

Simbolizam o sofrimento de Cristo. Sua perfeição, pureza e santidade.
ESTOFO AZUL

 Representa a divindade de Cristo.
PÚRPURA

 Representa o Cristo e sua realeza como soberano Rei e Senhor.
CARMESIM

Tipifica o sangue de Cristo vertido no calvário e sua capacidade para salvar do poder do pecado pois Seu sangue nos purifica de todo o pecado
O ALTAR DE SACRIFÍCIO
 Êxodo 27 : 1 - 8
 Este era o primeiro móvel encontrado logo após a entrada para o Átrio, feito de
 
madeira de acácia revestida de bronze. As sua 4 pontas era feita em uma única peçae também recoberta de bronze, seus utensílios para recolher e espalhar as brasas ou seja as pás, as bacias, os garfos, os braseiros e os vasos foram feitos em bronze. Este móvel tinha 2,5 mts. de comprimento por 2,5 mts. de largura e 1,5 mts. dealtura, possuía uma grelha ou rede de bronze com 4 argolas e varais de madeira deacácia revestidos de bronze para poder transportá-lo.
 O SIGNIFICADO DO ALTAR DE SACRIFÍCIO
O altar de sacrifício era uma figura da cruz de Cristo, local onde animais eram sacrificados em favor dos homens. Local onde o pecador se aproximava de Deus.
MADEIRA DE ACÁCIA

Simboliza a origem humilde de Cristo, porém resistente.
BRONZE

Material resistente ao fogo, demonstrando que Jesus resistiu a justiça de Deus.
4 PONTAS DE BRONZE

 Representa poder e autoridade. Em Mateus 4:1-8 Jesusvence Satanás com autoridade e também um lugar de refúgio. I Reis 1:50-51.
OS 4 LADOS IGUAIS

Simboliza que no sacrifício de Cristo não há diferenciação.

ALTURA DE 1,5 MTS.

Todos podem Ter acesso ao Altar.

1
º
MÓVEL

 Para Ter um encontro com Deus, primeiro tem-se que passar por Cristo.
UTENSÍLIOS

Serviam para limpar o Altar ou seja melhorar o aspecto do Altar.Manter o fogo aceso espiritualmente.
AS BRASAS
 É o fogo consumidor, a manifestação de Deus. Símbolo do sacrifícioqueimado e aceito. Lv.9:23-24.
CINZAS

 Representa os pecados perdoados e consumidos pelo fogo espiritual.

 
OLAVATÓRIO DE BRONZE
 Êxodo 30: 17 - 21
Conhecida também como Pia de Bronze, era feita de bronze e foi usado espelhos demetal das mulheres, ficava no Átrio, entre o Altar de Sacrifício e o Tabernáculo. Pouco se sabe sobre seu formato, sabe-se apenas que era uma bacia, colocada sobre um pedestal também de bronze. Esta Pia só poderia ser usada pelo Sumo Sacerdote e os Sacerdotes quandoentrassem na Tenda, ou quando chegassem ao Altar para ministrar, na ocasião daconsagração deveriam tomar banho completo. Este ato impediria que elesmorressem em serviço. Não é estipulado um medida para este móvel, e não há indicação de argolas evarais para transporte e não era coberto durante o seu transporte.
O SIGNIFICADO DO LAVATÓRIO
ÁGUA
Simboliza a Palavra de Deus que nos purifica de todo o pecado.

BANHO COMPLETO

Simboliza e regeneração completa em Cristo. Heb. 12 ; 14
MÃO E PÉS

 Representa um trabalho sincero, limpo e um andar de acordo com a Palavra de Deus.
ESPELHOS

Tipifica a revelação de Deus para nós, mostra-nos as falhas e demonstraas virtudes.
SEM MEDIDA

 Representa a graça ilimitada, fonte de Palavra inesgotável.
NÃO ERA COBERTA

Simbolizando que a Palavra de Deus não é secreta mas estárevelada a todos.

APÓS O ALTAR 

 A Palavra de Deus só terá sentido quando o homem passar pelo
 
 Altar de Sacrifício que é Cristo
FORA DA TENDA

 Para Ter acesso ao conhecimento das coisas divinas, tem-se que passar pela lavagem da Palavra de Deus.

A TENDA
Êxodo 26 : 1 - 30
 Era como uma caixa de 15 mts. de comprimento, 5 mts de largura e 5 mts. de altura.Construída com 48 tábuas de 75 cms. Sendo 20 tábuas em cada lado e 8 nos fundos. Para cada tábua existiam 2 bases de prata, portanto 96 bases foram usadas em todoo Tabernáculo, ainda foram feitos 15 travessas de madeira e 1 travessão central  para fixação das tábuas, tanto as tábuas, as travessas e o travessão eram cobertosde ouro. A entrada possuía 5 colunas de madeira de acácia cobertas de ouro com 5 bases de prata e colchetes de ouro para fixação do cortinado de linho fino retorcido, azul, púrpura e carmesim.10 cortinas de linho fino retorcido, azul, púrpura e carmesim com querubinsbordados. Cada cortina tinha 14 mts. de comprimento por 2 mts. de largura, ligadasem grupos de 5 cortinas através de 50 colchetes de ouro11 cortinas de peles de cabras, com 15 mts. de comprimento por 2 mts. de largura,ligadas em grupos de 5 e 6 cortinas através de 50 colchetes de bronze sendo que a 6 
ª 
cortina pendia na frente da Tenda. 2 cortinados de peles de carneiro e peles deanimais marinho.
O SIGNIFICADO DA TENDA
LINHO FINO RETORCIDO

 Ficava debaixo de todas as outras cortinas ou seja era oteto da Tenda, representando a humanidade de Jesus, Sua pureza, perfeição e sofrimento.
 
AZUL
 Demonstrava um Cristo celestial, Sua natureza divina e a infinitude dasbênçãos celestiais.
PÚRPURA

 Representa a realeza de Cristo e seu Senhorio.
CARMESIM

Tipifica o sangue de Cristo vertido no calvário e sua capacidade para salvar do poder do pecado pois Seu sangue nos purifica de todo o pecado.
PELE DE CABRAS

 Animal utilizado para oferta pelo pecado, simbolizando a morteexpiatória de Cristo para remoção dos pecados.
PELES DE CARNEIROS

 Pintada de vermelho representa o cordeiro que foi levado aomatadouro. Não era vista por ninguém.
PELES DE ANIMAIS MARINHO

 Era a peça que ficava exteriormente, cobrindo asdemais. Não tinha beleza, era de cor acinzentada e escondia ainda a beleza doTabernáculo. Isaías 53:2-3. Era a cortina mais resistente aos intempéries.

CORTINAS

 Fala de proteção contra o sol, chuva e tempestade de areia. A proteçãodivina está relacionada ao poderio dos querubins ( anjos ), nos livra do poder do pecado e da ira futura.
A VISÃO EXTERNA

 Do lado de fora do Átrio não era possível ver a parte interior anão ser o lado externo da Tenda. Símbolo da aparência da Igreja.
OS QUERUBINS

 Representam a glória do Senhor dentro da Tenda, a visão das coisasespirituais.
OS COLCHETES

 Assim como os colchetes uniam as cortinas, fica aqui representado pelo Espírito Santo que faz a união entre Cristo e a Igreja, também demonstra aunião entre os cristãos.
O LUGAR SANTO

 No Lugar Santo o acesso era restrito, somente o Sumo Sacerdote e o Sacerdotetinham permissão para entrar, era um local de 10 mts. de comprimento, ao ladodireto de quem entrava, ficava a Mesa da Proposição ou dos Pães Asmos, do ladoesquerdo ficava o Castiçal de ouro também conhecido como Candelabro, ao centroe em frente à entrada do Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos ficava o Altar de Incenso.
O SIGNIFICADO DO LUGAR SANTO

ACESSO RESTRITO

Somente para os que passaram pelo sacrifício de Cristo e 
lavaram-se no Lavatório pela Palavra de Deus.
LOCAL DA MESA

 Representa o sustento espiritual.
LOCAL DO CASTIÇAL

 Representa a luz do Espírito Santo.
LOCAL DO INCENSÁRIO

Símbolo da adoração sincera, local onde Deus recebe asnossas orações.
A MESA
 Êxodo 25 : 23 - 30

Construída em madeira de acácia com 1 mt. de comprimento por 75 cms. de alturae 75 cms. de largura, toda recoberta com ouro puro, possuía ainda uma molduralateral na largura de uma mão e uma coroa de ouro em sua volta. Foram fixadas 4argolas próximas aos pés para colocação dos varais de transportes.Também foram feitos pratos para os pães asmos e as taças de ouro. Os pães eramcolocados nos pratos em duas pilhas de 6 pães cada uma.
O SIGNIFICADO DA MESA

A MESA

Tipifica Cristo que sustenta com alimentação espiritual.
MOLDURA
 Para evitar que os pães caíssem no chão.
PÃO DA PROPOSIÇÃO

 Pão da face ou da presença, o alimento espiritual, ( Eu sou o pão da vida ) é o alimento universal. Não havia outro tipo de alimentação e não podia ser comido fora da Tenda. Estes pães eram comidos no dia de Sábado o diado Senhor.
2 PILHAS DE PÃES
Simbolizam a união entre Cristo e a Igreja, também a união entreos irmãos.
 
O CASTIÇAL
 Êxodo 25 : 31 - 40
O Castiçal foi feito de ouro puro e não é mencionado seu tamanho, somente que pesava em torno de 44 Kgs., tinha uma base como sustento da coluna central, estacoluna tinha 6 hastes, sendo 3 de cada lado, contendo copos, maçãs e umas flores,em suas extremidades ficavam as lâmpadas em formas de amêndoas.O Sacerdote cuidava para que o Castiçal permanecesse sempre aceso ( Ex. 27:20 ),não podia deixar o azeite se acabar, portanto duas vezes ao dia ele provia o óleo ecuidava dos pavios com o espevitador de ouro.Suas hastes eram ocas para permitir que o azeite colocado na coluna central tivesseo mesmo nível em todas as hastes e assim todas as lâmpadas fossem acesas. Esteera o único meio de iluminação no Lugar Santo.
O SIGNIFICADO DO CASTIÇAL
O CASTIÇAL

 Representa a Igreja que brilha nas trevas. Cristo disse "vós sois a luzdo mundo" Mat. 5 : 14
SEM MEDIDA

 A luz gerada não tem limite.
COLUNA CENTRAL

 Representa Cristo por onde flui o Espírito Santo
HASTES LATERAIS

Simbolizam os Cristãos ligados a Cristo.
MAÇÃS

 Representam os frutos gerados através de nossas vidas.
FLORES

 Representam os dons espirituais que recebemos para usá-los na obra de Deus.
O AZEITE

Símbolo do Espírito Santo. Sal. 92 : 10 a azeitona era espremida paraque produzisse o azeite. Jesus Cristo passou por este processo para que hoje
 
 pudéssemos receber o Espírito Santo.
AS LÂMPADAS

 A sua uniformidade representa a união entre todos os membros docorpo de Cristo.
O FOGO

 Representa a luz que existe em cada um. Esta luz era igual em todas ashastes.
SEMPRE ACESO

 Era da responsabilidade do Sacerdote manter o fogo aceso, portanto nós também devemos manter em nossas vidas o Espírito Santo sempreatuante.
PAVIOS
Estavam sempre limpos para produzir um fogo perfeito, sem fumaça ou borrões.
ESPEVITADOR 

Símbolo do Espírito Santo que mantém os pavios em condições deestar acesos.
HASTES OCAS

 Em hipóteses alguma as hastes poderiam ficar obstruídas ou seja o Espírito Santo deve Ter livre acesso as nossas vidas.

O ALTAR DE INCENSO
 Êxodo 30 : 1 - 10
Conhecido também como Altar de Ouro, media 1/2 mt. de comprimento e 1/2 mt. delargura por 1 mt. de altura , foi feito em madeira de acácia e revestida em chapas deouro. O Altar tinha pontas de ouro e duas argolas também de ouro para colocar osvarais de transporte de madeira e revestido de ouro. Este Altar ficava em frente aentrada do Lugar santíssimo.Sobre o Altar queimava-se o Incenso Sagrado, Arão estava incumbido de queimar sobre ele todas as manhãs e a tarde quando fosse acender o castiçal com o fogo doAltar de Sacrifício. Deus não aceitava sobre ele incenso estranho, nem holocausto enem ofertas, pois o Incenso significa adoração e intercessão. O Incenso utilizadoneste Altar continha elementos raríssimo de ser encontrado e de preço elevado.
 
( Estoraque, Onicha, Galbano e Franquincenso ) Êxodo 30:34-38.Esta composição passava por um processo de secagem antes do uso e não podia ser utilizada para outra finalidade a não ser no Altar de Ouro.
O SIGNIFICADO DO ALTAR DE INCENSO
ALTAR 

L
ocal de adoração
INCENSO

Simboliza o cheiro agradável das orações realizadas e inspiradas pelo Espírito Santo.
TODAS AS MANHÃS

 Demonstra que todos os dias devemos chegar-se a Deus atravésda oração e adoração.
SOMENTE INCENSO

Significa que devemos reservar para Deus um momento deadoração
INCENSO RARO

 A Bíblia revela que Deus procura os verdadeiros adoradores que oadorem em espírito e em verdade.
ESTORAQUE
Substância tirada de uma árvore que existe nas montanhas de Gileade. Era uma substância que saía sem incisão. Símbolo da Oração, Adoração e Louvor espontâneo.
ONICHA

 Era extraído de um caranguejo que tem no fundo do Mar Vermelho. Averdadeira Adoração emana do profundo dos nossos corações.
GALBANO

 Era produzido de folhas de um arbusto da Síria, que esmagada produziauma seiva. Devemos oferecer uma Adoração com um coração quebrantado.

FRANQUINCENSO

 Era uma resina obtida de uma pequena árvore, por incisão, deonde saía lentamente durante a noite. Representa a fragância do sofrimento deCristo e do nosso esforço em adorá-lo.
 
O VÉU DO TABERNÁCULO
Êxodo 26 : 31 - 37 

O véu dividia a Tenda em dois compartimento, o Lugar Santo do Lugar Santíssimo,este véu também era conhecido como Grande Véu.

 A passagem por este Véu era proibida a não ser no dia da expiação do Povo de Israel.

O Véu era tão espesso etão fortemente costurado que precisaria 10 homens para poder rasgá-lo. Deus mandou fazer Véu de Estofo Azul, púrpura, carmesim e linho fino retorcidocom querubins bordados. Este Véu foi colocado sobre 4 colunas de madeira de acácia coberta de ouro cujasbases eram de prata e era ligado ao teto por colchetes de ouro.
O SIGNIFICADO DO VÉU
LINHO RETORCIDO

 Representando a humanidade de Jesus, sua pureza, perfeição e sofrimento
AZUL

 Demonstra um Cristo celestial, sua natureza divina e a infinitude das bêncãoscelestiais.
PÚRPURA

 Representa a realeza de Cristo e seu senhorio.
CARMESISM

Tipifica o sangue de Cristo vertido no calvário e sua capacidade para salvar do poder do pecado pois seu sangue nos purifica de todo o pecado.
ENTRADA PROIBIDA

Cristo abriu o caminho para o céu. Este véu fora rasgado por  Deus quando da crucificação de Jesus Cristo no calvário. Lucas 23: 45, Mateus 27 :50-51
O LUGAR SANTÍSSIMO
 No Lugar Santo ou Santo dos Santos o acesso era restrito, somente o SumoSacerdote tinha permissão para entrar uma única vez ao ano no dia da expiação,levando sangue do sacrifício e aspergindo-o sobre Propiciatório, era um local de 5mts. de comprimento, onde ficava a Arca da Aliança com a tampa chamada Propiciatório e seus Querubins de ouro, e dentro encontrava-se : O pote de Maná, As Tábuas da Lei e a Vara de Arão
 
.

A ARCA DA ALIANÇA
 Êxodo 25 : 10 - 16 
Conhecida também como Arca do Concerto, media 1,25 mts. de comprimento e 75cms. de altura e 75 cms de largura, foi feito de madeira da acácia e revestida emouro por dentro e por fora. A Arca possuía também 4 argolas de ouro para colocar os varais de transporte de madeira e revestido de ouro. Durante as mudanças a Arca ia adiante do povo.
O SIGNIFICADO DA ARCA DO CONCERTO 
REVESTIDA DE OURO

 Representa a glória de Deus sendo manifestada. Simbolizavatambém o Trono de Deus onde havemos de comparecer.

AS TÁBUAS DA LEI

 Neste lugar nunca mais se quebraram, demonstrando que Deusvela pela sua palavra.
O POTE DE MANÁ

Simboliza o alimento inesgotável que provem de Deus e não sedeteriora com o tempo.
A VARA DE ARÃO
Simboliza o ornamento de uma nova vida, e que jamais murchará.Tipifica também um ministério frutífero.
O PROPICIATÓRIO
 Êxodo 25 : 17 - 22
O Propiciatório como já mencionamos, era a tampa da Arca. Esta peça fora fabricada em ouro maciço batido em bigorna onde nas suas extremidades estavamdois Querubins com as suas asas por cima cobrindo assim o Propiciatório, estesestavam com as suas faces defronte porém voltadas para o Propiciatório. Uma vezao ano o Sumo Sacerdote aspergia com sangue do sacrifício o Propiciatório.
O SIGNIFICADO DO PROPICIATÓRIO
 





















TIPOLOGIA

INTRODUÇÃO
 É de grande valor e necessidade, também uma bênção, quando podemos penetrar eultrapassar os limites de nossa mente e espírito, no grande palácio de Deus, e conhecermos um pouco mais de sua ciência e filosofia, bem como, conhecer melhor do sábio construtor, através da revelação e iluminação do Espírito, como escreveu São Paulo em Romanos 11 : 33 - 36, consequentemente, isto nos torna capacitados ante as descobertas dos mistérios do Reino de Deus.

O QUE É TIPOLOGIA ?
 É o estudo das figuras e símbolos da Bíblia, com os quais Deus procura mostrar, por meio de coisas terrestres as coisas espirituais. Visto a incapacidade da mente humana de compreender as coisas divinas, nos mesmos termos encontramos no Antigo Testamento Deus falando das glórias celestiais através de coisas terrestres,ou sejam, TIPOS, ou o que revelam o ANTI-TIPO. Não se pode conhecer o ANTI-TIPO, sem antes conhecer o TIPO.

EXEMPLOS
TIPO

ANTI-TIPO
 Adão homem carnal Cristo homem espiritual  Enoque no carro de fogo O arrebatamento da Igreja O Sacerdote Melquizedeque- Cristo, o Sumo Sacerdote Davi rei de Judá Cristo, Rei dos reis Maná no deserto Alimento espiritual  Libertação do Egito Libertação do mundo Marcha no deserto Nossa peregrinação na terra
ESTUDO TIPOLÓGICO DO TABERNÁCULO
TABERNÁCULO
 
 Êxodo 25 e 27 
 Deus mandou Moisés subir no monte Sinai e, lá ordenou-lhe que construí-se em santuário. Convém lembrar que Moisés ficou 40 dias e 40 noites para receber a planta do Tabernáculo. O Tabernáculo estava dividido internamente por umacortina que recebeu o nome de
Véu
. Esta cortina o fez em dois compartimento, o primeiro recebeu o nome de
 Lugar  Santo
 , o segundo compartimento era chamado de
 Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos.
 Havia também a parte externa do Tabernáculo e esta parte é conhecida como
 Pátioou Átrio.
 Para ajudar Moisés na construção do Tabernáculo, Deus escolheu dois homens, Besaleel para trabalhar com madeira, couro, prata, bronze, e na lapidação de pedras preciosas e Aoliabe para trabalhar com as cortinas, bordados, com linho ena confecção das roupas do Sumo Sacerdote e nas coberturas exteriores doTabernáculo.Significa lugar de habitação ou seja o lugar onde Deus iria se manifestar aoshomens.
NOMES DADOS AO TABERNÁCULO
SANTUÁRIO Lugar Santo Ex. 25 : 8HABITAÇÃO Morada Ex. 25 : 8TENDA Lugar móvel Ex. 40 : 2CASA DE DEUS Lugar de Deus Jz. 18 : 31SANTUÁRIO TERRESTRE Lugar de cerimônias Heb. 9 : 1
 
O TABERNÁCULO COMO TIPO DE CRISTO
 É o lugar onde Deus se encontra com o pecador Ex. 25 : 22 É o lugar onde Deus se revela ao pecador Ex. 29 : 43 É o lugar onde Deus habita com o pecador Ex. 25 : 8 É o lugar onde Deus fala com o pecador Ex. 29 : 45 É o lugar onde Deus recebe o pecador Lev. 1 : 4 É o lugar onde Deus perdoa o pecador Lev. 4 : 20 É o lugar onde Deus recebe a oferta do pecador Ex.23 : 15
O ATRIO
 Êxodo 27 : 9 - 19
Também conhecido como pátio. Esta área media aproximadamente 50 mts. decomprimento por aproximadamente 25 mts. de largura, contornada por uma cercade 2,5 mts. de altura com 60 colunas erguidas a cada 2,5 mts. Esta cerca era coberta por cortinas de linho retorcido e com uma única entrada de aproximadamente 10 mts. com 4 colunas erguidas a cada 2,5 mts. e dentro deste espaço encontrava-se o Tabernáculo.

O SIGNIFICADO DO ATRIO
AS CORTINAS

 Essas cortinas eram confeccionadas em linho retorcido simbolizando o sacrifício de Cristo no calvário para nos separar do mundo
A CERCA

 Esta cerca tinha aproximadamente 2,5 mts. de altura o que impedia avisão do externa
 
AS COLUNAS

 Estas colunas eram de metal para sustentação das cortinas simbolizando o juízo de Deus sobre seu filho
OS GANCHOS

 As cortinas não podiam firmar-se sem os ganchos. Da mesma forma ocristianismo jamais poderia existir sem a expiação e a redenção feita por Jesus.
A ENTRADA
 Êxodo 27 : 16 
 Havia uma única entrada para o Átrio de 10 mts. onde encontramos 4 colunas. Estaentrada tinha uma cobertura com as seguintes cortinas : Linho retorcido, Estofoazul, Púrpura e Carmezim. 
SIGNIFICADO DA ENTRADA
ÚNICA ENTRADA

 Jesus Cristo é o único meio de Salvação.
10 METROS
Simboliza entrada ampla para todos, onde não há dificuldades paraentrar.
4 COLUNAS
Simbolizam os 4 evangelhos.
LINHO RETORCIDO

Simbolizam o sofrimento de Cristo. Sua perfeição, pureza e santidade.
ESTOFO AZUL

 Representa a divindade de Cristo.
PÚRPURA

 Representa o Cristo e sua realeza como soberano Rei e Senhor.
CARMESIM

Tipifica o sangue de Cristo vertido no calvário e sua capacidade para salvar do poder do pecado pois Seu sangue nos purifica de todo o pecado
O ALTAR DE SACRIFÍCIO
 Êxodo 27 : 1 - 8
 Este era o primeiro móvel encontrado logo após a entrada para o Átrio, feito de
 
madeira de acácia revestida de bronze. As sua 4 pontas era feita em uma única peçae também recoberta de bronze, seus utensílios para recolher e espalhar as brasas ou seja as pás, as bacias, os garfos, os braseiros e os vasos foram feitos em bronze. Este móvel tinha 2,5 mts. de comprimento por 2,5 mts. de largura e 1,5 mts. dealtura, possuía uma grelha ou rede de bronze com 4 argolas e varais de madeira deacácia revestidos de bronze para poder transportá-lo.
 O SIGNIFICADO DO ALTAR DE SACRIFÍCIO
O altar de sacrifício era uma figura da cruz de Cristo, local onde animais eram sacrificados em favor dos homens. Local onde o pecador se aproximava de Deus.
MADEIRA DE ACÁCIA

Simboliza a origem humilde de Cristo, porém resistente.
BRONZE

Material resistente ao fogo, demonstrando que Jesus resistiu a justiça de Deus.
4 PONTAS DE BRONZE

 Representa poder e autoridade. Em Mateus 4:1-8 Jesusvence Satanás com autoridade e também um lugar de refúgio. I Reis 1:50-51.
OS 4 LADOS IGUAIS

Simboliza que no sacrifício de Cristo não há diferenciação.

ALTURA DE 1,5 MTS.

Todos podem Ter acesso ao Altar.

1
º
MÓVEL

 Para Ter um encontro com Deus, primeiro tem-se que passar por Cristo.
UTENSÍLIOS

Serviam para limpar o Altar ou seja melhorar o aspecto do Altar.Manter o fogo aceso espiritualmente.
AS BRASAS
 É o fogo consumidor, a manifestação de Deus. Símbolo do sacrifícioqueimado e aceito. Lv.9:23-24.
CINZAS

 Representa os pecados perdoados e consumidos pelo fogo espiritual.

 
O LAVATÓRIO DE BRONZE
 Êxodo 30: 17 - 21
Conhecida também como Pia de Bronze, era feita de bronze e foi usado espelhos demetal das mulheres, ficava no Átrio, entre o Altar de Sacrifício e o Tabernáculo. Pouco se sabe sobre seu formato, sabe-se apenas que era uma bacia, colocada sobre um pedestal também de bronze. Esta Pia só poderia ser usada pelo Sumo Sacerdote e os Sacerdotes quandoentrassem na Tenda, ou quando chegassem ao Altar para ministrar, na ocasião daconsagração deveriam tomar banho completo. Este ato impediria que elesmorressem em serviço. Não é estipulado um medida para este móvel, e não há indicação de argolas evarais para transporte e não era coberto durante o seu transporte.
O SIGNIFICADO DO LAVATÓRIO
ÁGUA
Simboliza a Palavra de Deus que nos purifica de todo o pecado.

BANHO COMPLETO

Simboliza e regeneração completa em Cristo. Heb. 12 ; 14
MÃO E PÉS

 Representa um trabalho sincero, limpo e um andar de acordo com a Palavra de Deus.
ESPELHOS

Tipifica a revelação de Deus para nós, mostra-nos as falhas e demonstraas virtudes.
SEM MEDIDA

 Representa a graça ilimitada, fonte de Palavra inesgotável.
NÃO ERA COBERTA

Simbolizando que a Palavra de Deus não é secreta mas estárevelada a todos.

APÓS O ALTAR 

 A Palavra de Deus só terá sentido quando o homem passar pelo
 
 Altar de Sacrifício que é Cristo
FORA DA TENDA

 Para Ter acesso ao conhecimento das coisas divinas, tem-se que passar pela lavagem da Palavra de Deus.

A TENDA
Êxodo 26 : 1 - 30
 Era como uma caixa de 15 mts. de comprimento, 5 mts de largura e 5 mts. de altura.Construída com 48 tábuas de 75 cms. Sendo 20 tábuas em cada lado e 8 nos fundos. Para cada tábua existiam 2 bases de prata, portanto 96 bases foram usadas em todoo Tabernáculo, ainda foram feitos 15 travessas de madeira e 1 travessão central  para fixação das tábuas, tanto as tábuas, as travessas e o travessão eram cobertosde ouro. A entrada possuía 5 colunas de madeira de acácia cobertas de ouro com 5 bases de prata e colchetes de ouro para fixação do cortinado de linho fino retorcido, azul, púrpura e carmesim.10 cortinas de linho fino retorcido, azul, púrpura e carmesim com querubinsbordados. Cada cortina tinha 14 mts. de comprimento por 2 mts. de largura, ligadasem grupos de 5 cortinas através de 50 colchetes de ouro11 cortinas de peles de cabras, com 15 mts. de comprimento por 2 mts. de largura,ligadas em grupos de 5 e 6 cortinas através de 50 colchetes de bronze sendo que a 6 
ª 
cortina pendia na frente da Tenda. 2 cortinados de peles de carneiro e peles deanimais marinho.
O SIGNIFICADO DA TENDA
LINHO FINO RETORCIDO

 Ficava debaixo de todas as outras cortinas ou seja era oteto da Tenda, representando a humanidade de Jesus, Sua pureza, perfeição e sofrimento.
 
AZUL
 Demonstrava um Cristo celestial, Sua natureza divina e a infinitude dasbênçãos celestiais.
PÚRPURA

 Representa a realeza de Cristo e seu Senhorio.
CARMESIM

Tipifica o sangue de Cristo vertido no calvário e sua capacidade para salvar do poder do pecado pois Seu sangue nos purifica de todo o pecado.
PELE DE CABRAS

 Animal utilizado para oferta pelo pecado, simbolizando a morteexpiatória de Cristo para remoção dos pecados.
PELES DE CARNEIROS

 Pintada de vermelho representa o cordeiro que foi levado aomatadouro. Não era vista por ninguém.
PELES DE ANIMAIS MARINHO

 Era a peça que ficava exteriormente, cobrindo asdemais. Não tinha beleza, era de cor acinzentada e escondia ainda a beleza doTabernáculo. Isaías 53:2-3. Era a cortina mais resistente aos intempéries.

CORTINAS

 Fala de proteção contra o sol, chuva e tempestade de areia. A proteçãodivina está relacionada ao poderio dos querubins ( anjos ), nos livra do poder do pecado e da ira futura.
A VISÃO EXTERNA

 Do lado de fora do Átrio não era possível ver a parte interior anão ser o lado externo da Tenda. Símbolo da aparência da Igreja.
OS QUERUBINS

 Representam a glória do Senhor dentro da Tenda, a visão das coisasespirituais.
OS COLCHETES

 Assim como os colchetes uniam as cortinas, fica aqui representado pelo Espírito Santo que faz a união entre Cristo e a Igreja, também demonstra aunião entre os cristãos.
O LUGAR SANTO

 No Lugar Santo o acesso era restrito, somente o Sumo Sacerdote e o Sacerdotetinham permissão para entrar, era um local de 10 mts. de comprimento, ao ladodireto de quem entrava, ficava a Mesa da Proposição ou dos Pães Asmos, do ladoesquerdo ficava o Castiçal de ouro também conhecido como Candelabro, ao centroe em frente à entrada do Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos ficava o Altar de Incenso.
O SIGNIFICADO DO LUGAR SANTO

ACESSO RESTRITO

Somente para os que passaram pelo sacrifício de Cristo e
 
lavaram-se no Lavatório pela Palavra de Deus.
LOCAL DA MESA

 Representa o sustento espiritual.
LOCAL DO CASTIÇAL

 Representa a luz do Espírito Santo.
LOCAL DO INCENSÁRIO

Símbolo da adoração sincera, local onde Deus recebe asnossas orações.
A MESA
 Êxodo 25 : 23 - 30

Construída em madeira de acácia com 1 mt. de comprimento por 75 cms. de alturae 75 cms. de largura, toda recoberta com ouro puro, possuía ainda uma molduralateral na largura de uma mão e uma coroa de ouro em sua volta. Foram fixadas 4argolas próximas aos pés para colocação dos varais de transportes.Também foram feitos pratos para os pães asmos e as taças de ouro. Os pães eramcolocados nos pratos em duas pilhas de 6 pães cada uma.
O SIGNIFICADO DA MESA

A MESA

Tipifica Cristo que sustenta com alimentação espiritual.
MOLDURA
 Para evitar que os pães caíssem no chão.
PÃO DA PROPOSIÇÃO

 Pão da face ou da presença, o alimento espiritual, ( Eu sou o pão da vida ) é o alimento universal. Não havia outro tipo de alimentação e não podia ser comido fora da Tenda. Estes pães eram comidos no dia de Sábado o diado Senhor.
2 PILHAS DE PÃES
Simbolizam a união entre Cristo e a Igreja, também a união entreos irmãos.
 
O CASTIÇAL
 Êxodo 25 : 31 - 40
O Castiçal foi feito de ouro puro e não é mencionado seu tamanho, somente que pesava em torno de 44 Kgs., tinha uma base como sustento da coluna central, estacoluna tinha 6 hastes, sendo 3 de cada lado, contendo copos, maçãs e umas flores,em suas extremidades ficavam as lâmpadas em formas de amêndoas.O Sacerdote cuidava para que o Castiçal permanecesse sempre aceso ( Ex. 27:20 ),não podia deixar o azeite se acabar, portanto duas vezes ao dia ele provia o óleo ecuidava dos pavios com o espevitador de ouro.Suas hastes eram ocas para permitir que o azeite colocado na coluna central tivesseo mesmo nível em todas as hastes e assim todas as lâmpadas fossem acesas. Esteera o único meio de iluminação no Lugar Santo.
O SIGNIFICADO DO CASTIÇAL
O CASTIÇAL

 Representa a Igreja que brilha nas trevas. Cristo disse "vós sois a luzdo mundo" Mat. 5 : 14
SEM MEDIDA

 A luz gerada não tem limite.
COLUNA CENTRAL

 Representa Cristo por onde flui o Espírito Santo
HASTES LATERAIS

Simbolizam os Cristãos ligados a Cristo.
MAÇÃS

 Representam os frutos gerados através de nossas vidas.
FLORES

 Representam os dons espirituais que recebemos para usá-los na obra de Deus.
O AZEITE

Símbolo do Espírito Santo. Sal. 92 : 10 a azeitona era espremida paraque produzisse o azeite. Jesus Cristo passou por este processo para que hoje
 
 pudéssemos receber o Espírito Santo.
AS LÂMPADAS

 A sua uniformidade representa a união entre todos os membros docorpo de Cristo.
O FOGO

 Representa a luz que existe em cada um. Esta luz era igual em todas ashastes.
SEMPRE ACESO

 Era da responsabilidade do Sacerdote manter o fogo aceso, portanto nós também devemos manter em nossas vidas o Espírito Santo sempreatuante.
PAVIOS
Estavam sempre limpos para produzir um fogo perfeito, sem fumaça ou borrões.
ESPEVITADOR 

Símbolo do Espírito Santo que mantém os pavios em condições deestar acesos.
HASTES OCAS

 Em hipóteses alguma as hastes poderiam ficar obstruídas ou seja o Espírito Santo deve Ter livre acesso as nossas vidas.

O ALTAR DE INCENSO
 Êxodo 30 : 1 - 10
Conhecido também como Altar de Ouro, media 1/2 mt. de comprimento e 1/2 mt. delargura por 1 mt. de altura , foi feito em madeira de acácia e revestida em chapas deouro. O Altar tinha pontas de ouro e duas argolas também de ouro para colocar osvarais de transporte de madeira e revestido de ouro. Este Altar ficava em frente aentrada do Lugar santíssimo.Sobre o Altar queimava-se o Incenso Sagrado, Arão estava incumbido de queimar sobre ele todas as manhãs e a tarde quando fosse acender o castiçal com o fogo doAltar de Sacrifício. Deus não aceitava sobre ele incenso estranho, nem holocausto enem ofertas, pois o Incenso significa adoração e intercessão. O Incenso utilizadoneste Altar continha elementos raríssimo de ser encontrado e de preço elevado.
 
( Estoraque, Onicha, Galbano e Franquincenso ) Êxodo 30:34-38.Esta composição passava por um processo de secagem antes do uso e não podia ser utilizada para outra finalidade a não ser no Altar de Ouro.
O SIGNIFICADO DO ALTAR DE INCENSO
ALTAR 

L
ocal de adoração
INCENSO

Simboliza o cheiro agradável das orações realizadas e inspiradas pelo Espírito Santo.
TODAS AS MANHÃS

 Demonstra que todos os dias devemos chegar-se a Deus atravésda oração e adoração.
SOMENTE INCENSO

Significa que devemos reservar para Deus um momento deadoração
INCENSO RARO

 A Bíblia revela que Deus procura os verdadeiros adoradores que oadorem em espírito e em verdade.
ESTORAQUE
Substância tirada de uma árvore que existe nas montanhas de Gileade. Era uma substância que saía sem incisão. Símbolo da Oração, Adoração e Louvor espontâneo.
ONICHA

 Era extraído de um caranguejo que tem no fundo do Mar Vermelho. Averdadeira Adoração emana do profundo dos nossos corações.
GALBANO

 Era produzido de folhas de um arbusto da Síria, que esmagada produziauma seiva. Devemos oferecer uma Adoração com um coração quebrantado.

FRANQUINCENSO

 Era uma resina obtida de uma pequena árvore, por incisão, deonde saía lentamente durante a noite. Representa a fragância do sofrimento deCristo e do nosso esforço em adorá-lo.
 
O VÉU DO TABERNÁCULO
Êxodo 26 : 31 - 37 

O véu dividia a Tenda em dois compartimento, o Lugar Santo do Lugar Santíssimo,este véu também era conhecido como Grande Véu.

 A passagem por este Véu era proibida a não ser no dia da expiação do Povo de Israel.

O Véu era tão espesso etão fortemente costurado que precisaria 10 homens para poder rasgá-lo. Deus mandou fazer Véu de Estofo Azul, púrpura, carmesim e linho fino retorcidocom querubins bordados. Este Véu foi colocado sobre 4 colunas de madeira de acácia coberta de ouro cujasbases eram de prata e era ligado ao teto por colchetes de ouro.
O SIGNIFICADO DO VÉU
LINHO RETORCIDO

 Representando a humanidade de Jesus, sua pureza, perfeição e sofrimento
AZUL

 Demonstra um Cristo celestial, sua natureza divina e a infinitude das bêncãoscelestiais.
PÚRPURA

 Representa a realeza de Cristo e seu senhorio.
CARMESISM

Tipifica o sangue de Cristo vertido no calvário e sua capacidade para salvar do poder do pecado pois seu sangue nos purifica de todo o pecado.
ENTRADA PROIBIDA

Cristo abriu o caminho para o céu. Este véu fora rasgado por  Deus quando da crucificação de Jesus Cristo no calvário. Lucas 23: 45, Mateus 27 :50-51
O LUGAR SANTÍSSIMO
 No Lugar Santo ou Santo dos Santos o acesso era restrito, somente o SumoSacerdote tinha permissão para entrar uma única vez ao ano no dia da expiação,levando sangue do sacrifício e aspergindo-o sobre Propiciatório, era um local de 5mts. de comprimento, onde ficava a Arca da Aliança com a tampa chamada Propiciatório e seus Querubins de ouro, e dentro encontrava-se : O pote de Maná, As Tábuas da Lei e a Vara de Arão
 
.

A ARCA DA ALIANÇA
 Êxodo 25 : 10 - 16 
Conhecida também como Arca do Concerto, media 1,25 mts. de comprimento e 75cms. de altura e 75 cms de largura, foi feito de madeira da acácia e revestida emouro por dentro e por fora. A Arca possuía também 4 argolas de ouro para colocar os varais de transporte de madeira e revestido de ouro. Durante as mudanças a Arca ia adiante do povo.
O SIGNIFICADO DA ARCA DO CONCERTO 
REVESTIDA DE OURO

 Representa a glória de Deus sendo manifestada. Simbolizavatambém o Trono de Deus onde havemos de comparecer.

AS TÁBUAS DA LEI

 Neste lugar nunca mais se quebraram, demonstrando que Deusvela pela sua palavra.
O POTE DE MANÁ

Simboliza o alimento inesgotável que provem de Deus e não sedeteriora com o tempo.
A VARA DE ARÃO
Simboliza o ornamento de uma nova vida, e que jamais murchará.Tipifica também um ministério frutífero.
O PROPICIATÓRIO
 Êxodo 25 : 17 - 22
O Propiciatório como já mencionamos, era a tampa da Arca. Esta peça fora fabricada em ouro maciço batido em bigorna onde nas suas extremidades estavamdois Querubins com as suas asas por cima cobrindo assim o Propiciatório, estesestavam com as suas faces defronte porém voltadas para o Propiciatório. Uma vezao ano o Sumo Sacerdote aspergia com sangue do sacrifício o Propiciatório.
O SIGNIFICADO DO PROPICIATÓRIO
 
PROPICIATÓRIO

 Demonstrava que o lugar era propício ao homem que searrepende.
OURO MACIÇO

Tipifica a pureza e valor do sacrifício de Cristo. E representatambém a sua realeza.
QUERUBINS
 Representavam a presença de Deus.
ASPERSÃO

Simboliza o sangue de Jesus que foi aspergido uma única vez pelosnossos pecados.
Disse Jesus " Eu sou o caminho a Verdade e a Vida "O SACERDOTE
 Êxodo 28 : 1 - 43
 Deus nomeou Arão e seus filhos para servirem no sacerdócio onde Arão seriaconsagrado a Sumo Sacerdote e seus filhos a Sacerdotes. Os levitas, por seu zeloespiritual foram escolhidos para auxiliarem no sacerdócio mais especialmente nostransportes dos móveis e utensílios do Tabernáculo. As funções dos Sacerdotes eram servir como mediadores entre o povo e Deus,consultar a Deus sobre sua vontade, ser como mestres da lei e ministrar as coisas sagradas do Tabernáculo.

O Sumo Sacerdote era ainda mais importante pois somente ele podia entrar no Lugar Santíssimo. Somente ele usava o peitoral com osnomes das tribos e de consultar a Deus por meio de Urim e Tumim. Para ser consagrado ao Sacerdócio era necessário que o homem não tivessenenhum defeito físico, devia casar-se com uma mulher exemplar, não podiacontaminar-se com os costumes pagãos e nem tocar em cosias imundas.
O SIGNIFICADO DO SACERDOTE
SACERDOTE

 Representa que somos mediadores, intercessores, conhecedor davontade de Deus e transmissor da mesma.

SUMO SACERDOTE

 Representa Cristo, aquele que entrou uma vez, por todos nós.
NOMEADOS
O cristão é eleito pelo Senhor Jesus Cristo e consagrado ao serviço de Deus.
OS LEVITAS
Símbolo daqueles que são escolhidos para serviços especiais na obrade Deus.
URIM E TUMIM

 Representa a vontade de Deus, que deve ser levada sempre conosco.
 
DEFEITOS FÍSICOS

Símbolo do pecado que dificulta ao homem se aproximar de Deus
AS VESTES SACERDOTAIS E SEU SIGNIFICADO
 Êxodo 39 : 1 - 31

 Eram confeccionadas de linho fino e era obra primorosa. Todo Sacerdote deviausar.
TÚNICA BRANCA

 Era a primeira a ser colocada. Representando o dever de umavida santa e pura.
UM CINTO

 Este era amarrado sobre a Túnica. Representa o serviço realizado com sinceridade e pureza
UMA MITRA

 Era feita de linho fino e enrolado ao redor da cabeça de Arão em forma de um turbante, na parte da frente era colocada uma fita azul onde era fixadauma lâmina de ouro puro na qual foi gravada "Santidade ao Senhor" Significaobediência e assim refletir como a lâmina a glória de Deus.
O MANTO AZUL

 Era feito de estofo azul. Era uma só peça de cima abaixo. Em cimahavia uma abertura para a cabeça e que ia até abaixo dos joelhos, as orlas domanto eram adornadas com campainhas de ouro e romãs que se alternavam para sinalizar seus movimentos. Simbolizavam as coisas celestiais e de uma vida frutíferarepresentadas pelas romãs e de testemunhos de vida abundante e os dons espirituaisrepresentados pelas campainhas.
O ÉFODE

 Era a vestimenta exterior e sem manga, uma espécie de colete ligado por um cinto e ombreiras, feito de fios de ouro, estofo azul, púrpura, carmesim e linho fino. Duas pedras sardônicas eram colocadas sobre as ombreiras, cada pedra tinha gravado 6 nomes das tribos de Israel. Era uma vestimenta reluzente e gloriosa. Representa a natureza espiritual do cristão. Também representa as duas natureza deCristo.
O PEITORAL

Tinha aproximadamente 20 cms. e era ligado ao Éfode, era umaespécie de saco também feito de fios de ouro, estofo azul, púrpura, carmesim e linho fino, na frente havia 12 pedras em quatro fileiras e de diferentes valores, e em cada pedra estava gravado o nome de uma tribo, dentro fora colocado o Urim e o Tumimque significa Luzes e Perfeições que servia para consultar a Deus sobre suavontade. Este era colocado na frente do Éfode, seguro com correntes de ouro que pareciamcordas presas nos ombros por duas pedras de igual valor. Na parte inferior havia
 
duas argolas de ouro onde uma fita azul ligava o peitoral com duas outras argolasde ouro no próprio Éfode.Simboliza Israel e a Igreja que é conduzida pelo Senhor. Esta peça sustentada pelosombros, demonstra como Cristo conquistou a Igreja.Revela também a belezainigualável da Igreja apoiada no peito de Jesus ou seja no seu coração. Quandoestamos nesta condição podemos saber a vontade de Deus. Como salvos somostodos iguais porém com dons diferentes e uns mais próximos ao coração.
RESUMO DO ESTUDO DAS VESTES SACERDOTAIS 
TÚNICA DE LINHO O ImaculadoCINTO DE LINHO O ServoMANTO O CelestialÉFODE Cristo e sua glóriaAS PEDRAS NOS OMBROS Aquele que fortalecePEITORAL O AmorosoMITRA O ObedienteA LÂMINA DE OURO A Presença de Deus
PROPICIATÓRIO

 Demonstrava que o lugar era propício ao homem que se arrepende.
OURO MACIÇO

Tipifica a pureza e valor do sacrifício de Cristo. E representa também a sua realeza.
QUERUBINS
 Representavam a presença de Deus.

ASPERSÃO

Simboliza o sangue de Jesus que foi aspergido uma única vez pelos nossos pecados.
Disse Jesus " Eu sou o caminho a Verdade e a Vida "O SACERDOTE
 Êxodo 28 : 1 - 43
 Deus nomeou Arão e seus filhos para servirem no sacerdócio onde Arão seria consagrado a Sumo Sacerdote e seus filhos a Sacerdotes. Os levitas, por seu zelo espiritual foram escolhidos para auxiliarem no sacerdócio mais especialmente nos transportes dos móveis e utensílios do Tabernáculo. As funções dos Sacerdotes eram servir como mediadores entre o povo e Deus,consultar a Deus sobre sua vontade, ser como mestres da lei e ministrar as coisas sagradas do Tabernáculo.

O Sumo Sacerdote era ainda mais importante pois somente ele podia entrar no Lugar Santíssimo. Somente ele usava o peitoral com os nomes das tribos e de consultar a Deus por meio de Urim e Tumim. Para ser consagrado ao Sacerdócio era necessário que o homem não tivesse nenhum defeito físico, devia casar-se com uma mulher exemplar, não podia contaminar-se com os costumes pagãos e nem tocar em cosias imundas.
O SIGNIFICADO DO SACERDOTE
SACERDOTE

 Representa que somos mediadores, intercessores, conhecedor da vontade de Deus e transmissor da mesma.

SUMO SACERDOTE

 Representa Cristo, aquele que entrou uma vez, por todos nós.
NOMEADOS
O cristão é eleito pelo Senhor Jesus Cristo e consagrado ao serviço de Deus.
OS LEVITAS
Símbolo daqueles que são escolhidos para serviços especiais na obrade Deus.

URIM E TUMIM

 Representa a vontade de Deus, que deve ser levada sempre conosco.
 
DEFEITOS FÍSICOS

Símbolo do pecado que dificulta ao homem se aproximar de Deus
AS VESTES SACERDOTAIS E SEU SIGNIFICADO
 Êxodo 39 : 1 - 31

 Eram confeccionadas de linho fino e era obra primorosa. Todo Sacerdote devia usar.
TÚNICA BRANCA

 Era a primeira a ser colocada. Representando o dever de umavida santa e pura.
UM CINTO

 Este era amarrado sobre a Túnica. Representa o serviço realizado com sinceridade e pureza.

UMA MITRA

 Era feita de linho fino e enrolado ao redor da cabeça de Arão em forma de um turbante, na parte da frente era colocada uma fita azul onde era fixada uma lâmina de ouro puro na qual foi gravada "Santidade ao Senhor" Significa obediência e assim refletir como a lâmina a glória de Deus.
O MANTO AZUL

 Era feito de estofo azul. Era uma só peça de cima abaixo. Em cima havia uma abertura para a cabeça e que ia até abaixo dos joelhos, as orlas do manto eram adornadas com campainhas de ouro e romãs que se alternavam para sinalizar seus movimentos. Simbolizavam as coisas celestiais e de uma vida frutífera representadas pelas romãs e de testemunhos de vida abundante e os dons espirituais representados pelas campainhas.

 O ÉFODE

 Era a vestimenta exterior e sem manga, uma espécie de colete ligado por um cinto e ombreiras, feito de fios de ouro, estofo azul, púrpura, carmesim e linho fino. Duas pedras sardônicas eram colocadas sobre as ombreiras, cada pedra tinha gravado 6 nomes das tribos de Israel. Era uma vestimenta reluzente e gloriosa. Representa a natureza espiritual do cristão. Também representa as duas natureza deCristo.

O PEITORAL

Tinha aproximadamente 20 cms. e era ligado ao Éfode, era umaespécie de saco também feito de fios de ouro, estofo azul, púrpura, carmesim e linho fino, na frente havia 12 pedras em quatro fileiras e de diferentes valores, e em cada pedra estava gravado o nome de uma tribo, dentro fora colocado o Urim e o Tumim que significa Luzes e Perfeições que servia para consultar a Deus sobre sua vontade. Este era colocado na frente do Éfode, seguro com correntes de ouro que pareciam cordas presas nos ombros por duas pedras de igual valor. Na parte inferior havia duas argolas de ouro onde uma fita azul ligava o peitoral com duas outras argolas de ouro no próprio Éfode.Simboliza Israel e a Igreja que é conduzida pelo Senhor. Esta peça sustentada pelos ombros, demonstra como Cristo conquistou a Igreja.Revela também a beleza inigualável da Igreja apoiada no peito de Jesus ou seja no seu coração. Quando estamos nesta condição podemos saber a vontade de Deus. Como salvos somos todos iguais porém com dons diferentes e uns mais próximos ao coração.

RESUMO DO ESTUDO DAS VESTES SACERDOTAIS 
TÚNICA DE LINHO -O Imaculado
 CINTO DE LINHO- O Servo
MANTO- O Celestial ÉFODE- Cristo e sua glória –
AS PEDRAS NOS OMBROS- Aquele que fortalece
PEITORAL -O Amoroso
MITRA- O Obediente
A LÂMINA DE OURO -A Presença de Deus.



FONTE:
http://pt.scribd.com

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