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quinta-feira, 9 de maio de 2013

427-LIÇÃO 12-ELISEU E A ESCOLA DOS PROFETAS





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LIÇÃO 12 – ELISEU E A ESCOLA DOS PROFETAS

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LIÇÃO 12 – ELISEU E A ESCOLA DOS PROFETAS


TEXTO ÁUREO
"Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros"
(2 Tm 2.1,2).


VERDADE PRÁTICA
A escola de profetas objetivava a transmissão dos valores morais e espirituais que Deus havia entregado a Israel através de sua Palavra.




INTRODUÇÃO


PARA VER MAIS FOTOS DA CIDADE DE BETEL 




RUÍNAS DE JERICÓ


MOSTEIRO DE SÃO GEORGE (JERICÓ)

SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS (JERICÓ)

CEMITÉRIO (JERICÓ)

A FONTE DE ÁGUAS AMARGAS QUE O PROFETA ELISEU JOGOU SAL E TORNOU-SE POTÁVEL (JERICÓ)

ÁRVORE QUE ZAQUEU SUBIU PARA VER JESUS PASSAR (JERICÓ)
PARA FAZER UM PASSEIO VIRTUAL EM JERICÓ CLIQUE AQUI E VEJA 104 FOTOS


Por diversas vezes, vemos a expressão "filhos dos profetas" aparecer nos livros de Reis. Os filhos, ou discípulos, dos profetas estavam radicados em Betel, Jericó e Gilgal (2 Rs 2.3,5,7,15; 4.38). O contexto dessas passagens não deixa dúvidas de que esta expressão pode ser entendida como sinônimo para escola de profetas.O fato serve para mostrar que a educação religiosa, ou formal, já recebia destaque no antigo Israel. Ressalvamos que as escolas de profetas não tinham como propósito ensinar a profetizar. Isso é uma atribuição divina. Todavia, eram um testemunho vivo de que o povo de Deus, em um passado tão distante, preocupava-se em passar às gerações mais novas sua herança cultural e espiritual. Por isso, vejamos nessa lição, a Escola de Profetas sob quatro perspectivas




I - A INSTITUIÇÃO DAS ESCOLAS DE PROFETAS


1. Noção de organização e forma. O texto de 2 Reis 6.1 mostra que essas Escolas de Profetas possuíam uma estrutura física. Eles viviam em comunidade e, portanto, careciam de espaço físico não somente para habitar, mas também onde pudessem ser instruídos: "Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face nos é estreito. Vamos, pois, até ao Jordão, e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar, para habitar ali". Observa-se nesse texto que a estrutura acabou ficando inadequada e um espaço maior foi reclamado. Para que se tenha uma educação de qualidade necessita-se de uma estrutura adequada. Não podemos educar sem primeiro estruturar!

2. Noção de organismo e função. As escolas de profetas estavam sob uma supervisão e, portanto, possuíam um líder espiritual que lhes dava orientação. Os estudiosos acreditam que as escolas de profetas surgiram com Samuel (1 Sm 10.5,10; 19.20) e, posteriormente, consolidaram-se com a monarquia nos ministérios de Elias e Eliseu. No texto de 2 Reis 6.1, verificamos que os discípulos dos profetas estavam sob a orientação de Eliseu e era com este profeta que buscavam instrução. Eliseu não era apenas um homem com dons sobrenaturais capaz de prever o futuro ou operar grandes milagres, mas também um profeta que possuía uma missão pedagógica.





II - OS OBJETIVOS DAS ESCOLAS DE PROFETAS

1. Treinamento. O texto de 2 Reis 2.15,16 mostra que fazia parte do treinamento das escolas dos profetas trabalhar sob as ordens do líder, obtendo assim permissão para a execução de cada tarefa. Em outras situações observamos que os filhos dos profetas, quando já treinados, podiam agir por conta própria em determinadas situações (1 Rs 20.35). Na igreja o discipulado ocorre quando aquele que foi ensinado compartilha com outro o seu aprendizado.

2. Encorajamento. Os expositores bíblicos observam que Eliseu não limitava o seu ministério à pregação itinerante e a operação de milagres, mas agia também como um supervisor das escolas de profetas. Ele fornecia instrução e encorajamento aos jovens que ali estavam. O contexto de 1 e 2 Reis não deixa dúvidas de que Elias e Eliseu muito preocuparam-se em transmitir às gerações mais novas o que haviam aprendido do Senhor. Nessas escolas, portanto, esses alunos eram encorajados a buscar uma melhor compreensão da Palavra de Deus.  Não há objetivo maior para um educador do que encorajar o educando a buscar a excelência no ensino.





III -  O CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE PROFETAS

1. A Escritura. Acompanhando o ministério de Elias, vemos que a Palavra de Deus fazia parte do conteúdo ensinado nas escolas de profetas. Dele, Eliseu recebeu essa herança. Quando se encontrava no monte Sinai, Elias queixou-se de que os israelitas haviam abandonado a aliança divina, destruído os locais do verdadeiro culto e matado os profetas do Senhor (1 Rs 19.10). A Palavra de Deus, em especial o livro de Deuteronômio, especificava que princípios e preceitos regiam a aliança de Jeová com o seu povo. A Palavra de Deus era e é essa aliança! Assim como Elias, Eliseu também estava familiarizado com as implicações do concerto divino. Era a Palavra de Deus que ele ensinava aos seus discípulos. É a Palavra de Deus que nós também devemos ensinar hoje.  

2. A experiência. Elias e Eliseu eram homens experientes e partilhavam com os outros o que haviam aprendido do Senhor (2 Rs 2.15, 19-22; 4.1-7, 42-44). No entanto, no contexto bíblico, a experiência não está acima da revelação divina conforme se encontra registrada na Bíblia. A Palavra de Deus é quem julga a experiência e não o contrário. Elias, por exemplo, afirmou que suas experiências tiveram como fundamento a Palavra de Deus (1 Rs 18.36). Os mais jovens devem ter a humildade de aprender com os mais experientes e os mais experientes não devem desprezar os saberes dos mais jovens. O aprendizado se dá através do processo de interação e a experiência faz parte desse processo.






IV -  A METODOLOGIA DA ESCOLA DE PROFETAS

1. Ensino através do exemplo. As Escolas de Profetas seguiam o idealismo hebreu concernente à educação. Havia uma relação entre professor e aluno na comunidade onde viviam. A educação acontecia também na sua forma oral e o exemplo era um desses métodos adotados no processo educativo. Não há como negar que Eliseu ensinava através do exemplo. Há vários relatos sobre os milagres de Eliseu, nos quais se percebe que o aprendizado acontecia através da observação das ações do profeta. Geazi, discípulo de Eliseu, sabia que seu mestre era um exemplo de honestidade. Em o Novo Testamento, Jesus Cristo colocou-se como o exemplo máximo a ser seguido e Paulo se pôs como um modelo a ser imitado (Mt 9.9; 1 Co 11.1).

2. Ensino através da Palavra. Eliseu não deixou nada escrito. O que sabemos dele é através do cronista sagrado. Mas esse fato não significa que o profeta não usasse a Palavra de Deus em sua vida devocional e também como instrumento de instrução nas Escolas de Profetas. A forma como Eliseu julgava o comportamento dos reis, aprovando-os, ou reprovando-os, não deixa dúvidas de que usava a Palavra de Deus escrita para discipular os alunos das Escolas de Profetas. Eliseu, por exemplo, mediu a iniquidade de Acabe através da piedade de Josafá. Acabe era um rei mau porque não andava conforme a Palavra de Deus, enquanto Josafá era estimado por fazer o caminho inverso.





CONCLUSÃO

Através do ministério de Eliseu, observamos que as Escolas de Profetas eram dedicadas ao ensino formal. Ali era ensinada a Palavra de Deus. Esse fato, por si só, é de grande relevância para nós, porque demonstra a preocupação do homem de Deus em passar a outros o conhecimento correto sobre o Deus único e verdadeiro. Os tempos mudam e a cultura também. Hoje, sabemos que a educação secular possui grande importância e, infelizmente para muitos, é a única forma de educação existente. Não podemos negligenciar a educação secular, mas não podemos de forma alguma perder de vista a dimensão espiritual do conhecimento divino, que se encontra na Bíblia Sagrada.







LIÇÃO 12 - ELISEU E A ESCOLA DE PROFETAS 
LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Elias e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja.
Comentário: Pr. José Gonçalves
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva

QUESTIONÁRIO

NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  

 
 
TEXTO ÁUREO 
"Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em CRISTO JESUS. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros" (2 Tm 2.1,2). 
 
 
VERDADE PRÁTICA 
A escola de profetas objetivava a transmissão dos valores morais e espirituais que DEUS havia entregado a Israel através de sua Palavra. 
 
 
LEITURA DIÁRIA 
Segunda - 2 Rs 6.1 Educação e instituição 
Terça - 2 Rs 6.3 Educação e função
Quarta - 1 Rs 9.1 Educação e treinamento
Quinta - 2 Rs 6.6 Educação e encorajamento
 Sexta - 2 Rs 4.36,37 Educação e experimento
Sábado - 2 Rs 5.26 Educação e exemplo
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 2 Reis 6.1-7
1 E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face nos é estreito. 2 Vamos, pois, até ao Jordão, e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar, para habitar ali. E disse ele: Ide. 3 E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei. 4 E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira. 5 E sucedeu que, derribando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou e disse: Ai! Meu senhor! Porque era emprestado. 6 E disse o homem de DEUS: Onde caiu? E, mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez nadar o ferro. 7 E disse: Levanta-o. Então, ele estendeu a sua mão e o tomou.
 
 
Meus comentários (Ev. Henrique)
Todos estavam unidos no trabalho do Senhor - eles queriam alargar o lugar de adoração a DEUS, a escola de profetas - eles queriam receber o profeta e acomodá-lo melhor - eles queriam maior intimidade com DEUS - queriam ser usados por DEUS como Elias e Eliseu. A visão do reino de DEUS deve estar sempre crescendo, deve ser mais ampla, olhando como DEUS olha. Há muito mais para fazer do que imaginamos ou pensamos.
Era tempo de avivamento ali - DEUS fêz grandes milagres através de Elias e agora fazia através de Eliseu - DEUS sempre tem um avivamento preparado em época de crise espiritual - A solução para esfriamento é aquecimento.
 
A escola de profetas - Com certeza se tratava de um lugar de muita adoração, oração, jejum, estudo da Palavra de DEUS, manifestações do ESPÍRITO SANTO e intercessão.
 
Samuel - Davi - Então enviou Saul mensageiros para trazerem a Davi, os quais viram uma congregação de profetas profetizando, onde estava Samuel que presidia sobre eles; e o ESPÍRITO de DEUS veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram. 1 Samuel 19:20
Saul -
Então chegarás ao outeiro de DEUS, onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando ali na cidade, encontrarás um grupo de profetas que descem do alto, e trazem diante de si saltérios, e tambores, e flautas, e harpas; e eles estarão profetizando.E o ESPÍRITO do SENHOR se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás um outro homem.
E, chegando eles ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o ESPÍRITO de DEUS se apoderou dele, e profetizou no meio deles. 1 Sm 10.5,10
Então foi para Naiote, em Ramá; e o mesmo ESPÍRITO de DEUS veio sobre ele, e ia profetizando, até chegar a Naiote, em Ramá. E ele também despiu as suas vestes, e profetizou diante de Samuel, e esteve nu por terra todo aquele dia e toda aquela noite; por isso se diz: Está também Saul entre os profetas? 1 Samuel 19:23,24
 
Elias - Eliseu - 2 Reis 6.1-7 (acima, na leitura)
 
No tempo em que a escola de profetas foi estabelecida, ao que parece, no tempo de Samuel, o senhor estava no governo de seu povo através de seu profeta, não havia rei em Israel – o governo era teocrático, ou seja, DEUS mesmo é que coordenava tudo, tendo como administrador o profeta Samuel. Depois surgiram novas escolas de profetas e no tempo de Elias e Eliseu peos menos 4 se destacam:
Gilgal - Betel - Jericó e Jordão.
 
Através de Moisés DEUS já havia ordenado aos pais que ensinassem a seus filhos a respeito de DEUS e de suas leis.
 
Dt 6.7 - E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Dt 11.19 - E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.
 
DEUS deveria ser mencionado e obedecido em todas as situações pelas quais passassem.
 
Todo o cuidado de DEUS para com seu povo e como o Mesmo DEUS os havia livrado do cativeiro egípcio deveria sempre ser lembrado pelos pais diante de seus filhos.
 
A mensagem de um redentor futuro e de que Este substituiria Moisés no cargo de profeta e legislador de Israel estava na primazia do ensino que os pais deveriam passar para seus filhos.
 
O melhor ensino é o audiovisual, portanto esse deveria ser o método utilizado (por isso tantos símbolos e rituais na religião hebraica).
 
A natureza, os animais e os homens eram provas mais do que consistentes da existência e cuidado desse DEUS para com seu povo.
 
Pelo que se deduz, a escola de profetas foi instituída para que jovens desejosos de se tornarem profetas como Samuel, ou quem sabe, até substituí-lo no futuro, fossem treinados e instruídos para esse tão importante ofício.
 
Cremos que esta escola ensinava principalmente o entendimento das escrituras, a oração intercessória, a total dependência das manifestações sobrenaturais de DEUS e a adoração legítima a DEUS.
 
Samuel vendo o péssimo exemplo dos filhos de Eli e dos seus próprios filhos (1Sm 8.1-3) já treinava futuros profetas e sacerdotes para um dia serem íntegros servos de DEUS.
 
1 Samuel 2:12 - Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao SENHOR.
 
Esses profetas deveriam buscar, não a sabedoria dos homens, mas a espiritual, provinda de DEUS, uma sabedoria de cima, do céu (Tg 1.5).
 
Os professores que mais se destacaram na direção dessa escola foram Samuel, Elias e Eliseu.
Os milagres eram a marca registrada desses mestres. DEUS os confirmava como instrutores dos profetas do porvir.
Eram homens respeitados e admirados por todos, inclusive por seus inimigos.
Cremos que antes de haverem tantas escolas, como havia no tempo de Elias e de Eliseu, existiram apenas duas escolas bem definidas, a de Ramá, residência de Samuel (1 Sm 8.4; 1 Sm 25.1) e a de Quiriate-Jearim (1 Sm 7.2 – arca 20 anos ali - 1 Cr 13.5), residência provisória da arca de DEUS.
 
1 Sm 25.1 - 1 E faleceu aSamuel, e todo os filhos de Israel se ajuntaram, e o prantearam, e o sepultaram na sua casa, em Ramá. E Davi se levantou e desceu ao deserto de Parã.
FALECEU SAMUEL. A morte de Samuel encerrou a carreira de um dos mais dedicados servos de DEUS. (1) Tinha zelo por DEUS e fez mais do que qualquer outra pessoa dos seus dias, para cumprir o que estava no coração de DEUS (2.35; 12.7-25; 15.10,11,35). Oferece um exemplo grandioso de integridade, de honestidade, de fidelidade e de ilibada moral (12.1-5). (2) Legou aos seus pósteros uma reputação que o coloca na categoria de um dos maiores servos de DEUS no AT. O próprio DEUS falou dele e de Moisés conjuntamente (Jr 15.1). Samuel e outros santos profetas (e não os reis) representam a liderança espiritual e moral mais elevada do antigo concerto.
 
A manutenção das escolas era dada pelos próprios profetas em seu trabalho agrícola, manual ou com a ajuda do povo em geral.
O trabalho manual sempre foi incentivado em Israel, até hoje em suas escolas se ensina algo teórico e algo prático. Assim todos ao se formarem têm duas profissões, uma intelectual e outra de habilidade manual. No Novo Testamento encontramos homens de DEUS trabalhando assim em serviços manuais, apesar de possuírem cultura e ensino superior.  Paulo e Áquila são bons exemplos disso.
 
Atos 18.3 ------------------- Paulo e Áquila com Priscila sua esposa faziam tendas.
DO MESMO OFÍCIO. Paulo exercia uma profissão além de pregar o evangelho. Ele fabricava tendas e ganhava a vida assim, enquanto viajava ou ficava hospedado com alguém (20.34; 1 Ts 2.9; 2 Ts 3.8). Fica claro, pelo exemplo de Paulo, que os pastores que precisam trabalhar para ajudar no sustento de si mesmo e de sua família não têm o seu ministério inferior ao dos outros. A vocação ministerial que incluir uma outra secular (uma profissão) tem precedente bíblico e até mesmo apostólico.
 
A lei e a Aliança de DEUS com Israel eram as principais matérias estudadas nessas escolas. Também a idoneidade, a honestidade, a vida exemplar dos servos de DEUS, a humildade, o zelo pelas coisas de DEUS, a integridade e a incorruptibilidade, por certos eram aterias aprendidas e colocadas em prática na vida desses servos de DEUS que muitas vezes perderam suas vidas por sua fidelidade a DEUS, como foi o caso dos profetas assassinados por Jezabel (1 Rs 18.4).
 
Cremos que na maior parte do tempo aqueles homens estavam prostrados diante de DEUS em oração. O ESPÍRITO SANTO não era derramado sobre todos como o é hoje, mas certamente sobre os estudantes daquelas escolas, ELE se manifestava todos os dias.
 
A palavra de DEUS lhes era revelada e a comunhão entre eles era notada. (2 Rs 2.5; 2 Rs 3.11).
 
A música era utilizada como um dos meios de atrair a presença de DEUS, a revelação de DEUS. Tanto as manifestações de DEUS na vida de Davi como de Eliseu comprovam isso.
 
1 Sm 16.23 - E sucedia que, quando o espírito mau da parte de DEUS vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.
 
2Rs 3.15 - Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do SENHOR.
 
Que pena que nossos professores de hoje desprezaram essas duas partes principais no ministério do ensino, além dos estudo das escrituras – a adoração legítima e a manifestação dos milagres de DEUS.
 
O ensino só passa a ser eficaz quando aquele que ensina pratica o que ensina e DEUS comprova seu ensino com suas manifestações sobrenaturais (Jo 7.46; ).
 
Jo 3.2 - Este foi ter de noite com JESUS, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de DEUS; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se DEUS não for com ele.
 
Atos 2.22 - Homens israelitas, escutai estas palavras: A JESUS Nazareno, homem aprovado por DEUS entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que DEUS por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;
 
O ensino de maior valor é dado pelo próprio DEUS - o pão que desce do céu, a revelação da palavra de DEUS; esse é o ensino que foi dado a Abraão, a Isaque, a Israel, a Moisés, a Samuel, a Davi, a Daniel, a Pedro, a João, a Tiago, a Paulo, a Timóteo, etc...
 
1 Jo 2.27 - E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.
 
INTERAÇÃO
Professor, já no Antigo Testamento podemos perceber que a educação religiosa tinha um lugar de destaque entre os israelitas. As Escolas de Profetas são uma prova desta verdade. Estas instituições não tinham como propósito ensinar os alunos a profetizarem. A profecia é um dom divino, por isso, somente o Senhor pode ensinar os seus servos quanto ao profetizar. Todavia, um dos objetivos era passar às gerações mais novas a herança cultural e espiritual da nação. Na lição de hoje, estudaremos acerca da Escola de Profetas sob quatro perspectivas: a instituição, os objetivos, o currículo e a metodologia. Boa aula!
 
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Compreender o real propósito das escolas de profetas. 
Saber a respeito do currículo da escola de profetas. 
Relacionar alguns dos métodos utilizados nas escolas de profetas 
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, reproduza o quadro abaixo no quadro de giz. Utilize-o na introdução da lição. Explique aos alunos que as Escolas de Profetas tinham como objetivo a transmissão dos valores morais e espirituais que DEUS havia entregado a Israel através de sua Palavra. Conclua afirmando que os autênticos cristãos empenham-se no estudo e no ensino das Sagradas Escrituras, pois o crente que não recebe instrução na Palavra está sujeito a ser levado por todo vento de apostasia (Ef 4.14).
 
ESCOLAS DE PROFETAS
OBJETIVOS - A transmissão dos valores morais e espirituais que DEUS havia entregado a Israel através de sua Palavra.
CURRÍCULO - Em especial o livro de Deuteronômio, pois especificava que princípios e preceitos regiam a aliança de Jeová com o seu povo; aprendizado prático.
METODOLOGIA - Ensino através do exemplo. 
 

RESUMO DA LIÇÃO 12- ELISEU E A ESCOLA DE PROFETAS 
I. A INSTITUIÇÃO DAS ESCOLAS DE PROFETAS 
1. Noção de organização e forma.
2. Noção de organismo e função.
II. OS OBJETIVOS DAS ESCOLAS DE PROFETAS   
1. Treinamento.
2. Encorajamento.
III.  O CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE PROFETAS  
1. A Escritura.
2. A experiência.
IV.  A METODOLOGIA DA ESCOLA DE PROFETAS  
1. Ensino através do exemplo.
2. Ensino através da Palavra.
 
SINÓPSE DO TÓPICO (1) - Eliseu não era apenas um homem com dons sobrenaturais, mas também um profeta que possuía uma missão pedagógica.  
SINÓPSE DO TÓPICO (3) - O currículo da Escola de Profetas era em especial o livro de Deuteronômio, pois especificava os princípios e preceitos que regiam a aliança de Jeová com o seu povo 
SINÓPSE DO TÓPICO (4) - As Escolas de Profetas seguiam o idealismo hebreu concernente à educação.  
SINÓPSE DO TÓPICO (2) - As Escolas de Profetas forneciam instrução e encorajamento aos alunos a fim de que eles buscassem uma melhor compreensão da Palavra de DEUS.   
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO - Subsídio Bibliográfico
"Escolas Hebraicas[...]        
Os profetas prestaram uma assistência à instrução religiosa do povo através de suas pregações públicas. As referências a um grupo de profeta em Ramá sob o comando de Samuel, e possivelmente em Gibeá, mesmo tendo sido chamadas de escolas de profetas não devem ser consideradas como as mais recentes escolas de escribas que caracterizavam o judaísmo.
Estas foram ocasionadas em sua maior parte pelo declínio do sacerdócio sob o comando de Eli e seus filhos, e novamente durante a  monarquia (1 Sm 10.5,10; 19.20), e também da necessidade que o povo tinha de receber a instrução religiosa.Estas associações de profetas não devem ser consideradas como monásticas, mas, na verdade, existiram com o propósito de trazer à tona uma maior influência religiosa sobre sua época.
Presume-se que, no tempo de Esdras, as instituições religiosas tenham sido um esforço escolástico entre os judeus (Ed 7.10). Associadas ao crescimento das sinagogas e outras instituições pós-exílicas, a educação primária, como um padrão de ensino, viria a tornar-se compulsória, conforme revelado no Talmude" (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 665).
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA 
LEBAR, Lois E. Educação que é Cristã. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
ZUCK, Roy B. Teologia do Antigo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. 
 
SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 53, p.42.
 
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 12- ELISEU E A ESCOLA DE PROFETAS 
Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
 
TEXTO ÁUREO 
1- Complete:
"Tu, pois, meu filho, fortifica-te na __________________________ que há em CRISTO JESUS. E o que de mim, entre muitas testemunhas, _______________________________, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também __________________________________________ os outros" (2 Tm 2.1,2). 
 
VERDADE PRÁTICA 
2- Complete:
A __________________________________ de profetas objetivava a transmissão dos valores ______________________________ e espirituais que DEUS havia entregado a Israel através de sua __________________________. 
 
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO 
3- Onde estavam radicados os profetas na época de Samuel e o como eram as escolas de profetas nessa época?
(    ) Em Betel, Jordão e Gilgal.
(    ) Em Betel, Jericó e Gilgal.
(    ) O fato serve para mostrar que a educação religiosa, ou formal, já recebia destaque no antigo Israel.
(    ) As escolas de profetas não tinham como propósito ensinar a profetizar. Isso é uma atribuição divina.
(    )  As escolas de profetas são um testemunho vivo de que o povo de DEUS, em um passado tão distante, preocupava-se em passar às gerações mais novas sua herança cultural e espiritual.
 
I. A INSTITUIÇÃO DAS ESCOLAS DE PROFETAS 
4- Como era a organização e forma das escolas de profetas?
(    ) O texto de 2 Reis 6.1 mostra que essas Escolas de Profetas só não possuíam uma estrutura física.
(    ) O texto de 2 Reis 6.1 mostra que essas Escolas de Profetas possuíam uma estrutura física.
(    ) Eles viviam em comunidade e, portanto, careciam de espaço físico não somente para habitar, mas também onde pudessem ser instruídos
(    ) Observa-se nesse texto que a estrutura acabou ficando inadequada e um espaço maior foi reclamado.
(    ) Para que se tenha uma educação de qualidade necessita-se de uma estrutura adequada. Não podemos educar sem primeiro estruturar!
 
5- Como era a noção de organismo e função nas escolas de profetas? 
(    ) As escolas de profetas estavam sob uma supervisão e, portanto, possuíam um líder espiritual que lhes dava orientação.
(    ) Os estudiosos acreditam que as escolas de profetas surgiram com Moisés e, posteriormente, consolidaram-se com a monarquia nos ministérios de Elias e Eliseu.
(    ) Os estudiosos acreditam que as escolas de profetas surgiram com Samuel e, posteriormente, consolidaram-se com a monarquia nos ministérios de Elias e Eliseu.
(    ) No texto de 2 Reis 6.1, verificamos que os discípulos dos profetas estavam sob a orientação de Eliseu e era com este profeta que buscavam instrução.
(    ) Eliseu não era apenas um homem com dons sobrenaturais capaz de prever o futuro ou operar grandes milagres, mas também um profeta que possuía uma missão pedagógica. 
 
II. OS OBJETIVOS DAS ESCOLAS DE PROFETAS   
6- Quais os dois principais objetivos das escolas de profetas?
(    ) Treinamento e disciplina.
(    ) Treinamento e milagres.
(    ) Treinamento e encorajamento.
 
7- Como era o treinamento nas escolas de profetas?
(    ) O texto de 2 Reis 2.15,16 mostra que fazia parte do treinamento das escolas dos profetas trabalhar sob as ordens do líder, obtendo assim permissão para a execução de cada tarefa.
(    ) Em outras situações observamos que os filhos dos profetas, quando já treinados, podiam agir por conta própria em determinadas situações.
(    ) Na igreja o discipulado ocorre quando aquele que foi ensinado compartilha com outro o seu aprendizado.
(    ) Na igreja o discipulado ocorre quando aquele que foi ensinado passa a ensinar e a pregar.
 
8- Como se dava o encorajamento nas escolas de profetas? 
(    ) Os expositores bíblicos observam que Eliseu não limitava o seu ministério à pregação itinerante e a operação de milagres, mas agia também como um supervisor das escolas de profetas.
(    ) Ele (Eliseu) fornecia instrução e encorajamento aos jovens que ali estavam.
(    ) O contexto de 1 e 2 Reis não deixa dúvidas de que Elias e Eliseu muito preocuparam-se em transmitir às gerações mais novas o que haviam aprendido do Senhor.
(    ) Nessas escolas, portanto, esses alunos eram encorajados a buscar uma melhor compreensão da Palavra de DEUS. 
(    ) Nessas escolas, portanto, esses alunos eram encorajados a escrever a Palavra de DEUS. 
(    ) Não há objetivo maior para um educador do que encorajar o educando a buscar a excelência no ensino. 
 
III.  O CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE PROFETAS  
9- Basicamente, qual era o currículo das escolas de profetas?
(    ) A Bíblia completa e a experiência.
(    ) A Escritura e a experiência.
(    ) A disciplina alimentar e a experiência.
 
10- Por que podemos deduzir que a escritura era ensinada nas escolas de profetas?
(    ) Acompanhando o ministério de Elias, vemos que a Palavra de DEUS fazia parte do conteúdo ensinado nas escolas de profetas. Dele, Eliseu recebeu essa herança.
(    ) Quando se encontrava no monte Sinai, Elias queixou-se de que os israelitas haviam abandonado a aliança divina, destruído os locais do verdadeiro culto e matado os profetas do Senhor.
(    ) A Palavra de DEUS, em especial o livro de Êxodo, especificava que princípios e preceitos regiam a aliança de DEUS com o seu povo.
(    ) A Palavra de DEUS, em especial o livro de Deuteronômio, especificava que princípios e preceitos regiam a aliança de Jeová com o seu povo.
(    ) A Palavra de DEUS era e é essa aliança!
(    ) Assim como Elias, Eliseu também estava familiarizado com as implicações do concerto divino.
(    ) Era a Palavra de DEUS que ele ensinava aos seus discípulos. É a Palavra de DEUS que nós também devemos ensinar hoje.  
 
11- Complete segundo a experiência como ensino nas escolas de profetas:
Elias e Eliseu eram homens ________________________________ e partilhavam com os outros o que haviam aprendido do Senhor (2 Rs 2.15, 19-22; 4.1-7, 42-44). No entanto, no contexto bíblico, a experiência não está acima da ____________________________________ divina conforme se encontra registrada na Bíblia. A Palavra de DEUS é quem ________________________________ a experiência e não o contrário. Elias, por exemplo, afirmou que suas experiências tiveram como fundamento a _______________________________ de DEUS (1 Rs 18.36). Os mais jovens devem ter a humildade de aprender com os mais experientes e os mais experientes não devem desprezar os saberes dos mais jovens. O aprendizado se dá através do processo de ____________________________________ e a experiência faz parte desse processo.
 
IV.  A METODOLOGIA DA ESCOLA DE PROFETAS  
12- Qual era a metodologia de ensino nas escolas de profetas?
(    ) Ensino através do exemplo e ensino através da Palavra.
(    ) Ensino através do testemunho e ensino através da experiência.
(    ) Ensino através da comunhão e ensino através da oração.
 
13- Como se detecta nas escolas de profetas o ensino através do exemplo?
(    ) As Escolas de Profetas seguiam o idealismo Egípcio concernente à educação.
(    ) As Escolas de Profetas seguiam o idealismo hebreu concernente à educação.
(    ) Havia uma relação entre professor e aluno na comunidade onde viviam.
(    ) A educação acontecia também na sua forma oral e o exemplo era um desses métodos adotados no processo educativo.
(    ) Não há como negar que Eliseu ensinava somente através da Palavra de DEUS.
(    ) Não há como negar que Eliseu ensinava através do exemplo.
(    ) Há vários relatos sobre os milagres de Eliseu, nos quais se percebe que o aprendizado acontecia através da observação das ações do profeta.
(    ) Geazi, discípulo de Eliseu, sabia que seu mestre era um exemplo de honestidade.
(    ) Em o Novo Testamento, JESUS CRISTO colocou-se como o exemplo máximo a ser seguido e Paulo se pôs como um modelo a ser imitado.
 
14- Como se detecta nas escolas de profetas o ensino através da Palavra?
(    ) Eliseu deixou pouca coisa escrita nos livros de 1 e de 2 Reis. Pouco sabemos a seu respeito.
(    ) Eliseu não deixou nada escrito. O que sabemos dele é através do cronista sagrado.
(    ) Mas esse fato não significa que o profeta não usasse a Palavra de DEUS em sua vida devocional e também como instrumento de instrução nas Escolas de Profetas.
(    ) A forma como Eliseu julgava o comportamento dos reis, aprovando-os, ou reprovando-os, não deixa dúvidas de que usava a Palavra de DEUS escrita para discipular os alunos das Escolas de Profetas.
(    ) Eliseu, por exemplo, mediu a iniquidade de Acabe através da piedade de Josafá.
(    ) Acabe era um rei mau porque não andava conforme a Palavra de DEUS, enquanto Josafá era estimado por fazer o caminho inverso. 
 
CONCLUSÃO 
15- Complete:
Através do ministério de _________________________________, observamos que as Escolas de Profetas eram dedicadas ao ____________________________ formal. Ali era ensinada a Palavra de DEUS. Esse fato, por si só, é de grande relevância para nós, porque demonstra a preocupação do homem de DEUS em passar a outros o ______________________________________ correto sobre o DEUS único e verdadeiro. Os tempos mudam e a cultura também. Hoje, sabemos que a __________________________________ secular possui grande importância e, infelizmente para muitos, é a única forma de educação existente. Não podemos negligenciar a educação secular, mas não podemos de forma alguma perder de vista a dimensão __________________________________ do conhecimento divino, que se encontra na Bíblia Sagrada. 
 
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm 
 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
SOARES, Esequias. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
SOARES, Esequias. Visão Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. 
William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA.
CHAMPLIN, R.N. O Novo e o Antigo Testamento Interpretado versículo por Versículo. 
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
AS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO - CPAD - Jéfferson Magno Costa
O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. Douglas
A ESPADA CORTANTE – VOLUME UM – CPAD – Orlando S. Boyer
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