CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

327-O SIGNIFICADO DA PALAVRA SELÁ

                 CLIQUE NO VÍDEO PARA ASSISTÍ-LO

O que significa o termo ‘Selá’ que aparece em salmos?

A palavra Selá é uma palavra isolada que ocorre por setenta e uma vezes nos Salmos e por três vezes no livro de Habacuque (3:3,9,13); ‘O saltério menor’. Visto que todos estes Salmos, com exceção de salmos 41 e 81, mencionam a espécie de melodia no título, geralmente se concorda que Selá deve ter sido um sinal musical ou litúrgico, ainda que seu significado exato nos seja desconhecido. As principais sugestões são as seguintes.
1. Sela seria uma orientação musical dada aos cantores ou orquestra para ‘elevar’, isto é, ‘Cantar ou tocar forte’. Assim é que a Septuaginta traduz por diapsalma em cada instante, o que talvez indique um interlúdio musical e não doxológico.
2. Sela poderia ser também um sinal litúrgico, talvez para que fossem elevadas a voz ou as mãos em atitude de oração. Talvez tenha entrado em uso já no período do exílio, em conexão com os salmos usados na adoração pública para denotar aqueles lugares onde o sacerdote deveria pronunciar uma bênção. Alguns consideram que significa ‘elevar’ os olhos com o propósito de repetir o verso, ou seja, o equivalente antigo do moderno ‘da capo’. Outros, ainda, preferem derivá-lo de uma raiz aramaica’prostrar-se’, e assim interpretam-no como um sinal para que nesse ponto, o adorador se prostre.
3. Uma terceira explicação para o termo Sela: O Targum Aquila e a Vulgata latina traduzem Selá por frases que subentendem a
expressão ‘para sempre’, transformando-o numa expressão de adoração semelhante a ‘Amém’ e ‘Aleluia’ (Salmo 46.3) no fim da liturgia ou em pontos especificados no decorrer da mesma (Salmos 3,2,

Significado da palavra Selá
SELÁ???!!! O QUE SIGNIFICA "SELÁ" ?
A PALAVRA “SELÁ” NA BÍBLIA
• SALMOS 3:2,4,8
2 Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. Selá.
4 Com a minha voz clamei ao SENHOR, e ouviu-me desde o seu santo monte. Selá.
8 A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. Selá.

INTRODUÇÃO Quando fazemos a leitura do versículo, devemos ler também a palavra “Selá” ? Certa feita, um irmão, ao fazer a leitura em voz alta na igreja, leu inclusive a palavra em questão! Retomo a pergunta: tal palavra deve ser lida também, ou não? Qual é o seu significado?

II) SIGNIFICADO DA PALAVRA “SELÁ” (ou Selah)
1) O Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família, define assim tal palavra: “Termo que aparece 71 vezes nos Salmos e três vezes em Habacuque. Deve ser uma pausa musical ou uma instrução litúrgica, mas não se conhece o seu significado. (As versões mais recentes costumam suprimir a expressão.)”

2) O Dicionário da Bíblia de John D. Davis, por seu turno, define a palavra em apreço: “SELÁ, Elevação. Palavra que se encontra setenta e uma vezes nos salmos e também em Hc 3.9,13. Stainer oferece seis opiniões distintas quanto ao sentido:
(1) pausa;
(2) repetição semelhante a “da capo”;
(3) final de uma estrofe;
(4) toque com força (fortíssimo);
(5) curvatura do corpo em sinal de obediência; e
(6) repetição da sinfonia (“ritornello”).

Provavelmente significa uma pausa da orquestra ou mudança de piano para forte. 3) Por fim, outros estudiosos no assunto, definem “SELÁ”, como sendo:
• UMA PAUSA para que o nosso pensamento seja elevado a Deus.
• Um SUSPIRO pausado de ALEGRIA, quando alguém que amamos chega inesperadamente a nossa frente ou a nossa casa.
• Seria uma espécie de INTERJEIÇÃO DE ALEGRIA ou SATISFAÇÃO, ou ainda,
• o EXPRESSAR HARMONIOSO de todas as FIBRAS de um CORAÇÃO que ansiasse pelo auxílio de Deus e de repente SENTISSE a DOCE SERENIDADE da presença divina, como se conclui do SALMO 67:1:
“DEUS tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós ( Selá. )”

Em assim sendo, não seria o caso de se ler tal palavra, sobretudo em voz alta. O leitor, deveria sim, fazer uma PAUSA na leitura do texto bíblico, para expressar o sentimento de alegria, de satisfação, motivada pela doce presença divina.

Portanto, penso ser este o significado de palavra em apreço, ou seja, ELEVAÇÃO, PAUSA, etc.
Selá
Expressão hebraica transliterada, freqüentemente encontrada nos Salmos e que aparece também no capítulo 3 de Habacuque. Embora geralmente considerada ser um termo técnico, usado na música ou na recitação, desconhece-se seu significado exato. Alguns acham que significa “pausa, suspensão ou refreio”, quer do canto do salmo, para haver um interlúdio musical, quer tanto do canto como da música instrumental, para haver meditação silenciosa. De qualquer modo, a pausa, sem dúvida, era usada para tornar mais impressionante o fato ou o sentimento que se acabava de expressar, a fim de permitir a penetração do pleno impacto da última expressão. A Septuaginta grega verte Selá como di·á·psal·ma, definido como “interlúdio musical”. Selá sempre ocorre no fim duma cláusula e geralmente no fim duma estrofe, cada ocorrência constando num cântico que contém alguma espécie de orientação ou expressão musical. No Salmo 9:16 é acompanhada por “Higaiom”, ali entendido por alguns como associado com a música de harpa.
Selá, II
1. [hebr.: Shé·lahh, possivelmente: Míssil]. Filho de Arpaxade e neto de Sem, nascido em 2333 AEC e falecido em 1900 AEC, à idade de 433 anos. Selá e um dos seus filhos, Éber, fundaram cada um uma das 70 famílias pós-diluvianas; através de Éber seguiu a linhagem genealógica que passou de Sem para Abraão, e finalmente para Jesus. — Gên 10:22, 24; 11:12-15; 1Cr 1:18, 24; Lu 3:35.
2. [hebr.: She·láh, possivelmente: Petição]. Terceiro filho de Judá com sua esposa cananéia. (1Cr 2:3) Tamar devia ter sido dada a Selá em casamento levirato, mas não foi. (Gên 38:1-5, 11-14, 26).
FONTE:
http://novotempo.com
http://ailtonsilva2000.blogspot.com.br
http://jesuscristodenazare.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com