CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

307-VOCÊ MANIPULA OU É MANIPULADO?







                    CLIQUE NO VIDEO PARA ASSISTÍ-LO


"O ÚNICO QUE TEM PLENO DIREITO DE NOS MANIPULAR E NÃO FAZ,É O NOSSO DEUS E  SALVADOR YAHOSHUA(JESUS),TEMOS QUE SER NÃO MANIPULADOS,E SIM CONVENCIDOS PELA PALAVRA DE DEUS,E A MESMA DEVE SER NOSSA BÚSSULA,NOSSA MAIOR FONTE DE INSPIRAÇÃO,NOSSO MAIOR ANSEIO,NOSSO MELHOR LIVRO,NOSSO MAIOR MANUAL DE FÉ E PRATICA,E NOSSA CONDUTA CRISTÃ DEVE ESTÁ ALICERÇADA E PAUTAda nela e somente nela.a mídia manipula,quem não se apega a deus e aos seus eternos principios morais e espirituais"

                                        
                                                   Marcio de Medeiros-prof. do Setef

como  você é manipulado sem saber!!!
Introdução
Você é manipulado(a), isso é fato. Em diferentes graus e de diferentes formas a mídia está controlando seu modo de pensar, de agir e até mesmo de ser.
Como no Brasil (e em vários outros países), temos que lastimar o fato de que a maioria da população está inserida na classificação “alvo fácil da mídia”, os exemplos desse artigo podem até não ser completamente aplicáveis a você, mas saiba que se aplica à maioria do povo.
O controle da mídia
Não adianta teorizar demais. Vou resumir o fato da manipulação pegando alguns exemplos recentes e mostrando o “passo a passo” da manipulação que todos sofremos.
        I.    Uma criança morre. Apesar de que crianças morrem a cada hora no Brasil das formas mais cruéis e inimagináveis, nesse caso um ou outro ponto chama um pouco mais a atenção: é uma família de classe média e a menina é jogada do sexto andar de um prédio.
     II.    Agora entra o que chamo de “a isca”: As emissoras de TV e outros veículos de informação passam a notícia normalmente, como se fosse mais uma notícia como todas as outras tragédias. Com a tecnologia de hoje, os veículos de informação conseguem medir o grau de interesse do povo em determinado assunto. No caso dessa notícia, há uma pequena variação – nada alarmante – mostrando um pouco mais de interesse nessa notícia. O povo então é fisgado.
  III.    A notícia teria durado poucos dias (senão um só), mas uma emissora decide “investir” naquela notícia por causa do sutil aumento de interesse do povo, e solta uma notícia mais completa, dessa vez usando artifícios para mexer com as emoções do povo. Éalgo bem simples, se houve um pouco mais de interesse, então fica fácil aumentar mais ainda esse interesse despertando emoções no povo, como raiva, indignação, comoção etc (tragédias são ótimas iscas). Se essa tática dá certo, aí entra o que chamo de “avalanche”.
 IV.    Com os artifícios da emissora, o interesse do povo aumenta muito e, agora sim, de forma significante, fazendo com que todas as outras emissoras e veículos de informação também comecem a investir mais naquela notícia. Em questão de dias, será o assunto mais falado.
    V.    Para quem ainda não percebeu, a parte mais difícil da manipulação já aconteceu, que foi fisgar o povo. A partir de agora, os jornalistas, repórteres e empresas de comunicação, vão depositar todas suas fichas no caso e sugar cada gota de sangue, com notícias até mesmo inúteis, como “padrastro da prima do marido da irmã menina morta, toma banho nos alpes suíços”, mas que vão conseguir manter o povo com os olhos pregados na televisão, assistindo comerciais e recebendo “opiniões pré-fabricadas” direto na cabeça. O que o jornal insinuar, vira lei. Nesse momento o povo está praticamente escravizado.
 VI.    Durante semanas, os jornais vão focar somente nessa notícia e nos seus mais estúpidos detalhes, até que, quando detectarem o início de um desinteresse, vão jogar várias outras notícias de crianças mortas. Até mesmo se um pai der um puxão de orelha no filho em praça pública, será noticiado (coisa que antes nunca seria notícia). Qualquer coisa relacionada à maldade com crianças será mostrada como um grande furo de reportagem para aproveitar o sentimento que foi criado entre o povo – fabricado. Tudo isso se alternando com resquícios da já completamente devorada notícia da criança que caiu do sexto andar e o andamento do caso.
VII.    Agora o povo já está em frente ao tribunal fazendo um show. Éum circo de horrores onde inúmeros “juízes” já julgaram com “suas” (destaco as aspas) opiniões até a sexta geração dos réus.
VIII.    Algumas semanas depois, não se fala mais nisso. Passou. Notícias relativas a isso só aparecerão agora quando algo mais interessante ocorrer (antes se noticiava até os banhos dos réus que, continuam tomando banho, mas não é mais noticiado).
 IX.    A mídia agora precisa fisgar o povo novamente e, alguma isca vai funcionar e tudo vai recomeçar.
Isso ocorre com acidentes aéreos, assassinatos e várias outras notícias “trágicas” – minha aposta para a próxima carnificina é a advogada que foi morta e jogada junto com o carro num lago. Pense bem: você não tinha tanto interesse naquela notícia, esse interesse lhe foi imposto.
Porque isso ocorre? Ésimples. Não é por maldade, é por interesse. A mídia jamais conseguiria fazer isso sozinha, precisa da ajuda de suas vítimas. Precisa da falta de instrução, precisa da falta de cultura, da falta de identidade do povo. E isso em países como o Brasil é a coisa mais fácil de encontrar. A mídia e os políticos usam muito bem esse ponto fraco. Se uma emissora não destroça uma notícia como as outras emissoras estão fazendo, vai perder audiência. Se um político não explora a ignorância do povo, vai perder votos para os outros que o estão fazendo. Money, money, money.
Éum círculo vicioso que dificilmente vai ter fim.
Existem ainda “iscas” mais certeiras e premeditadas, como o carnaval, a copa do mundo etc. Com esses eventos já há um preparativo para fazer o povo comprar isso ou aquilo, fazer isso ou aquilo e vários “issos” e “aquilos” em diante.
A midia cria opiniões e, através dessas opiniões, domina o mundo.

Como nos deixamos manipular pela mídia o tempo todo

A palavra manipulação está associada a controlar direta ou indiretamente um objeto, animal ou pessoa, para atuar de uma determinada forma, de acordo com os desejos do agente manipulador; manipular é o ato de o sujeito fazer com que o outro faça algo sem raciocinar, sem senso crítico, dessa forma o manipulador pode conseguir que o manipulado faça coisas sem nem perceber que está sendo manipulado. Está intimamente ligada à sugestão psicológica.
A influência social é o ato de levar uma pessoa (ou um grupo de pessoas) a fazer algo que, a princípio, desconhecia e/ou não tinha em mente. Dependendo do nível cultural, emocional, interesses sociais, por exemplo, do manipulado, o manipulador pode incutir ideias e comportamentos na cabeça de pessoas sim, mentiras, crenças não verdadeiras, etc.
Sua importância para definir nosso comportamento está estimada entre 30 e 90%, dependendo da definição utilizada. Definindo, na maioria das vezes subconscientemente, por exemplo, que roupa vamos utilizar, quais comportamentos são adequados em determinado ambiente, o que devemos e não devemos fazer durante uma fase de desenvolvimento e, direta e indiretamente, influenciando as leis de uma nação, até mesmo as quedas da bolsa de valores.
A mídia tem um poder de manipulação que chega a assustar, por estar ligada a status, a gosto pessoal, à necessidade de consumo, aos desejos que temos e não conseguimos muitas vezes realizar. Através da mídia realizamos sonhos indiretamente, e nos influenciamos em todos os sentidos. Temos que cuidar muito com a mídia em si, pois ela sugere coisas, situações através de todos os nossos sentidos, e o principal deles é a visão. Imagens que vemos mexem com nossos sentidos e emoções e podem, sim, nos induzir a comprar, enfim a desejar ser e ter o que não podemos e não possuímos.
A manipulação da mídia muitas vezes pode mudar nosso comportamento, nos oferecer estímulos negativos e ou positivos. Muitos deles podem nos influenciar negativamente, mudando vários de nossos valores; os modismos incutidos em nossas cabeças pela mídia podem ser um mal em toda nossa vida pessoal, familiar e social.
Entretanto, a mídia pode também nos influenciar de forma positiva. Campanhas têm sido feitas em todos os meios de comunicação contra as drogas, a violência, por exemplo, mas na maioria das vezes nos induz a ter, ser e fazer o que não somos e não podemos ser. Temos que tomar muito cuidado com esse poder.
Quero trazer à consciência de todos os leitores que somos manipulados sim, o tempo todo, de alguma forma, nossa mente pode ser manipulada por uma situação, por pessoas que exercem de certa liderança e influência em nossas vidas, nós é que devemos ter saúde mental, e estarmos cientes que , essa manipulação muitas vezes é prejudicial, e nos tira de nosso foco que é o evangelho de Jesus , ser influenciados, de maneira positiva como pr exemplo, não usar drogas,respeitar pessoas, cultivas amizades,ter boa educação, cuidados com sua saúde, se importar com o outro, enfim viver de maneira ética coerentes com valores sociais, familiares, com sua fé, é bom , nos ajudará a viver melhor, a encontrar nossa tão sonhada felicidade. Muitas influências podem ser boas, sim, isso é um fato.
Porém quando esta influência foge, de padrões que você acredita, aprendeu vivenciou até então, e lhe causa em virtude disso angústias, seja por qualquer motivo até mesmo conflitando com sua fé, é melhor rever seu comportamento, seus atuais conceitos, e principalmente pessoas que convive.
Quando a influência é boa, nos sentimos livres, felizes, não prisioneiros, reféns ainda que seja de um consumismo, de moda por exemplo que parece ser bom, nada absolutamente nada que nos ocupa muito tempo, em que há uma investimento de energia psíquica, demasiada é bom para o ser humano.O bem estar , está ligado a saúde mental, devemos ser emocionalmente inteligentes para saber discernir, até mesmo o que ou quem pode nos influenciar.Para não errar na Bíblia tem um líder fantástico a quem com certeza podemos nos deixar influenciar sem medo.(Jesus Cristo)

Em nosso caso, a respeito dos manipuladores da fé e do evangelho, a preocupação é ainda muito maior, e temos que estar atentos porque a religião está intimamente ligada à necessidade emocional, a dificuldades de lidarmos com dores sentimentais, às frustrações, tristezas; ligada a crenças que temos, e, dependendo da situação emocional em que nos encontrarmos, podemos nos envolver com seitas e heresias e, através da sugestão e de fenômenos psicológicos, podem esses conceitos errôneos ser incutidos em nossas mentes, criando raízes difíceis de serem removidas.
Somos, na realidade, produto da nossa história emocional-psicológica e espiritual de sempre.
Infelizmente não podemos mais nos iludir e acreditar que só porque se dizem cristãos, seguem o exemplo de Cristo, “possuem bom caráter” acima de qualquer suspeita. Seria o certo, mas, não é o que tem acontecido, e para não piorar a situação, temos que abrir nossos olhos e nos darmos conta da existência de manipuladores da fé humana – os sofistas – que vivem assentados em pretensos e arrogantes conhecimentos religiosos para ditarem o que é certo ou errado, muitas vezes, diante de uma massa “ignorante”, (no sentido de falta de conhecimento bíblico) que só os busca para consolação e apoio espiritual.

Deus, em Sua infinita grandeza e inteligência, nos ensina, nos dá ordens expressas para tomarmos cuidados com esse tipo de gente, hipócritas, falsos profetas, anticristo, e nos ensina a corrermos atrás de conhecimento, quando diz que o povo sofre por falta de conhecimento: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”. Oseias 4.6.
A sede por saber do ser humano, de um modo geral, ainda não o lança às suas buscas próprias e sim àqueles indivíduos que, em marketing pessoal, ditado pela vaidade, se autointitulam condutores legítimos deste ou daquele saber, ou melhor, do poder de Deus. Muitas vezes não procuramos conhecer a Palavra de Deus e sim a conhecemos apenas pela informação de terceiros, não sabemos o que Deus, na verdade, diz, nos ensina, e sim o que terceiros dizem que Deus diz. Por isso que frequentemente somos manipulados, porque não buscamos avaliar o que é realmente a vontade de Deus através de Sua Palavra, a Bíblia Sagrada.
Como psicóloga e mulher de Deus, minha preocupação é o conhecimento que tenho do comportamento humano, sei da facilidade com que temos sido controlados por situações e pessoas que usam a Bíblia como forma de manipulação das massas, e isso é assustador. Nosso desejo de servir a Deus, de sair de nossa antiga vida que nos machucou, nos fez sofrer, para uma outra vida, com um Deus maravilhoso que nos resgatou e nos faz viver com amor e abundância, nos torna, sim, presas fáceis para esses manipuladores, que chamo de PSICOPATAS DA FÉ.
Líder religioso tem um grande poder nas mãos, a Palavra de Deus, que pode sim ser uma perigosa arma de domínio se não for ministrada, usada por um homem íntegro, de princípios definidos totalmente cristãos, e conhecedor da Palavra de Deus, desprovido infinitamente de EGO. Caso contrário, ele manipulará a Palavra de Deus, e colocará um jugo sobre nossos ombros que ficará muito difícil de carregar. Por isso muitos desistem, por acharem que não são merecedores da Graça de Deus, por não conseguirem um milagre, ou cumprir um voto, ou por não conseguirem prosperar financeiramente; se a bênção não chega é porque estamos em pecado. Isso é uma manipulação negativa, que se torna uma autossugestão negativa, causando inclusive problemas psicológicos como depressão, por exemplo, induzindo a pessoas até ao suicídio.
Muitos religiosos desconhecem, ou melhor, não se dão conta, e alguns até não se importam, com o quanto têm destruído a esperança de muitas pessoas com essa maneira mirabolante como pregam o evangelho, adicionando modismos que não são bíblicos, apenas manipulação de textos e versículos. Nós, profissionais da área médica e principalmente da psicológica, temos recebido em nossos consultórios pessoas machucadas, frustradas, com baixa autoestima, depressão, em decorrência da irresponsabilidade de profissionais da fé, manipuladores, que mais querem promoção pessoal, realização de seus desejos narcisistas do que ensinar a Palavra de Deus, discipular com amor suas ovelhas, como a Bíblia os ensina.
Psicopatas da fé são mestres da retórica, ensinando aos homens ávidos de liberação e poder a maneira de consegui-los. São os semeadores de ilusão, ainda que os seus discursos estejam cheios em uma grande e aparente lógica, podem não passar de versículos bíblicos usados de forma apenas motivacionais induzindo a sugestão psicológica, com intuito de conquistar o que desejam: fama, glória terrena, dinheiro, a busca da vantagem pessoal.
O objetivo dos manipuladores da fé não está na ação ética e ascética, no domínio de si mesmo, na justiça para com os outros, mas no engrandecimento ilimitado da própria personalidade, no prazer e no domínio violento dos homens, inclusive da sua própria consciência”, e isso é assustador.

Devemos estar sempre atentos para com os que se julgam sempre sabedores de tudo, onde a sua “missão” é a proteção destes ou daqueles valores, de saber ou de moral, pois aí, sem dúvida alguma, estará um tirano do comportamento alheio, do livre-arbítrio, do pensar humano. Esses normalmente nos induzem a sentimentos que vemos nas lutas extremistas, por exemplo, por posições, ideias caprichos e vaidades, onde prevalecerá o vale-tudo para a manutenção da “verdade” desses doentes da alma.
Caso você queira saber se o seu líder religioso é, de fato, um homem de bem ou um oportunista, ou um psicopata da fé, consulte 1 Coríntios 13, – um capítulo da Bíblia Sagrada que fala sobre o amor verdadeiro –, e é assim que seu líder deve ser, pensar e agir, com base nesse texto; se a vida dele se baseia nesses princípios do verdadeiro amor, descritos nesse capítulo, então pode sem medo se deixar influenciar por ele, pois é uma boa influência.
Mas, fique atento, o seu falar tem que ser coerente com seu andar. Quero dizer que o que ele fala tem que ser vivido na prática. Isso é ética cristã, cumprimento da Palavra. Se digo que tudo o que faço é por amor, o meu comportamento, a minha vida tem que ter essa comprovação, esses frutos (Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Mateus 7.16).
A mídia em nossas vidas: Informação ou manipulação ?

"A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa"
(George Orwell)

 o final de uma novela  paralisou o país, em um fenômeno sem precedentes, que levou até a presidente Dilma Rousseff a adiar comício por conta do último capítulo. Particularmente não assisto, mas não dá pra ignorar um fato como esse.
       O “The Washington Post”, um dos jornais norte-americanos mais respeitados e lidos em todo o mundo, relatou o poder de influencia das novelas na vida dos brasileiros, em seu  artigo “Brazil’s Novelas May Affect Viewers’Lifes” (Novelas do Brasil podem afetar as vidas dos telespectadores) .  Um dos trechos do artigo diz : “No Brazil, um país que, na média, assiste mais à televisão que qualquer outro país, exceto o Reino Unido, novelas tem um efeito mais duradouro ao influenciar escolhas no estilo de vida, dizem os pesquisadores. As novelas se tornaram uma parte muito importante na sociedade brasileira”.
      A população é facilmente influenciada pela mídia principalmente quando está relacionada a novelas. Nestas, heróis nacionais são criados – ficcionais ou não. Acaba uma novela e inicia outra e os modelos de comportamentos, beleza, moda e outros vão se alterando. Mudam os personagens, a trama e os assuntos abordados e a sociedade vai respondendo a este estímulo produzido. Os padrões difundidos são copiados e seguidos, porém, as pessoas não conseguem adaptá-los a uma vida real, o que gera ansiedade, angústia e frustração. 
       Assistir televisão, navegar na Internet, falar ao celular são coisas do cotidiano da maioria da população mundial. Somos, todos os dias, bombardeados por diversas mídias que, em comum, têm o objetivo de nos vender alguma coisa: uma ideia, um produto, um sonho, etc. E essa tecnologia influencia o tempo todo a sociedade e em consequência, a educação, tanto informal quanto formal.  Podemos afirmar que a vida e a interação humana são mediadas e controladas pelos meios de comunicação. E é neste ambiente de interação com o mundo e significação que desde pequena a criança é colocada à frente da televisão e esta então se apresenta como parte integrante da família por ser uma boa “babá eletrônica”. Como negar a influência da TV, presente na quase totalidade dos domicílios brasileiros, sobre as formações das identidades sociais ?
        Quando ouvimos falar que a mídia representa "o Quarto Poder" em uma nação, é preciso avaliar como isso é verdade e o quanto estamos sujeitos a ela e a todas as suas variáveis. A mídia influencia as pessoas no modo de agir, de pensar e até no modo de se vestir. Ela cria as demandas, orienta os costumes e hábitos da sociedade, além de definir estilos, bordões e discussões sociais. A mídia dita as regras, as tendências, os padrões de beleza, os ídolos a serem adorados e seguidos, impondo padrões de beleza cada vez mais inatingíveis. E impulsiona homens e mulheres em busca daquele corpinho que só o photoshop sabe produzir.
      A produção da indústria cultural  é direcionada para o retorno de lucros tendo como base padrões de imagem cultural preestabelecida e capazes de conquistar o interesse das massas sem trabalhar o caráter crítico do espectador. Os adolescentes são bombardeados com produções e marcas internacionais e as crianças estão à mercê dos desenhos infantis. Dessa forma, seria impossível a escola, ou os pais das crianças ignorarem os robôs que falam, as naves espaciais que a todos fascinam, a capacidade de voar e de se transformar, de transformas coisas, a magia, o poder e o terror trazido pelos monstros e vampiros; as lutas do bem contra o mal nos desenhos animados, a violência mostrada nos noticiários. Alguns dos programas de TV apresentam constantemente valores questionáveis. Essas mensagens irão determinar como nossos filhos serão? Irão determinar sua honestidade, solidariedade, respeito e outros valores? 
       Segundo Marilena Chauí : “A produção ideológica da ilusão social tem como finalidade fazer com que todas as classes sociais aceitem as condições em que vivem, julgando-as naturais, normais, corretas, justas, sem pretender transformá-las ou conhecê-las realmente, sem levar em conta que há uma contradição profunda entre as condições reais em que vivemos e as ideias”.
     Contudo, além de não podermos subestimar o poder da influência da mídia na vida das pessoas, também não podemos ignorar a importância desta caso seja utilizada de forma mais ética e consciente. Quero dizer que o poder que os veículos de comunicação têm para mobilizar as pessoas é muito grande e pode ser usado para o bem ou para o mal.  Campanhas de doação de sangue, de vacinação, de incentivo à reciclagem, para economizar água, pela paz, para ajudar pessoas, e muitas outras, quando divulgadas e incentivadas pela mídia ganham proporções enormes e trazem resultados muito além do esperado.
     Os meios de comunicação em massa devem contribuir para a valorização da diversidade cultural, a promoção dos direitos humanos, no combate a todo tipo de violência, no acesso à informação, entre outros. Esta deveria ser sua função primordial.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com