CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

679-PASSEANDO NOS BRAÇOS DO ESPÍRITO SANTO






A doutrina do Espírito Santo ocupa lugar
central no movimento de renovação espiritual.
 
A preocupação deste estudo
 
será o de estudar o Espírito Santo
 
como pessoa.
Vários atributos definem uma pessoa, 
mas podemos destacar o intelecto,
 
a sensibilidade e a vontade. Deus subsiste
 
em três pessoas: Pai, Filho
 e Espírito Santo, Ef 4: 6. Portanto,
 
o Pai é pessoa, o Filho é pessoa
 
e o Espírito é pessoa.

Muito se tem ensinado sobre o Deus Pai e o Deus Filho, mas pouco se ensina sobre o Espírito Santo. Alguns grupos heréticos afirmam que o Espírito é meramente uma força ou influência impessoal, o que não é verdade. 

Para nos aprofundarmos nesta doutrina bíblica, estamos iniciando esta nova revista que trará estudos somente sobre o Espírito Santo. Vamos caminhar pelas páginas da Bíblia e aprender que não há nada que possa negar sua realidade.
Neste estudo, veremos que o Espírito Santo é uma pessoa e o estudaremos a partir dos traços característicos que assim o identificam.

I - SEU INTELECTO

A palavra intelecto está associada à inteligência. Uma pessoa inteligente é aquela que possui a capacidade de compreender ou habilidade para resolver situações problemáticas novas, mediante a reestruturação dos dados perceptivos; é a pessoa que raciocina bem. Encontramos na Bíblia diversas referências que deixam bem claro que o Espírito Santo possui inteligência.
a) Ele ensina e faz lembrar, Jo 14: 26 - Já no Antigo Testamento o Espírito cumpria a missão de ensinar, Ne 9: 20. Ninguém discorda de que Ele é mestre por excelência e nos faz lembrar de tudo o que Jesus ensinou.
b) Ele tem sabedoria e inteligência, Is 11: 2 - O profeta está falando do Messias que haveria de vir e seria poderosamente ungido pelo Espírito Santo, a fim de cumprir a vontade do Pai, Jo 1: 33, 34. Ele descreve a plenitude do Espírito na vida de Jesus. É o Espírito Santo quem anuncia a Cristo e nos guia a toda a verdade, Jo 16: 13-14.
c) Ele tem conhecimento e conselho, Is 11: 2 - Entre os 9 dons citados em 1Coríntios 12, está o do conhecimento (ciência) que é dado pelo Espírito Santo. Ele nos faz ver os mistérios de Deus, Rm 11: 33.
d) Ele revela, Ef 1: 17 - Ele é onisciente. Em 1Co 12: 8, Paulo fala sobre os dons de revelação: sabedoria, conhecimento e discernimento dos espíritos. O Espírito perscruta as profundezas de Deus, 1Co 2: 10.


II - SUA SENSIBILIDADE

É a habilidade de sentir as coisas ou a propriedade do organismo vivo de perceber as modificações do meio externo ou interno e de reagir a elas de maneira adequada. Sensibilidade refere-se aos sentimentos, às emoções, etc. O Espírito Santo sente e reage, assim como nós, quando nos emocionamos. Vejamos:
a) Amor, Rm 15: 30 - É o sentimento que predispõe alguém a desejar o bem-estar de outrem.
b) Alegria, At 2: 13 - Houve uma verdadeira alegria entre os crentes que receberam o Espírito Santo. Por que? Porque Ele estava presente trazendo alegria. É inconcebível que uma pessoa cheia do Espírito viva em tristeza.
c) Tristeza, Ef 4: 30 - O Espírito Santo  pode sentir intensa mágoa, assim como nós. O cristão pode entristecer o Espírito Santo quando não dá importância à sua presença, voz e orientação, Gl 5: 16-25.
d) Gemidos, Rm 8: 26 - Quando a Palavra diz que o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis, está mostrando que Ele intercede juntamente com o crente; Ele sente a nossa dor, geme e sofre conosco.
e) E ainda: Ele pode ser apagado, tentado e afrontado, At 5: 9; 1Ts 5: 19 e Hb 10: 29.

III - SUA VONTADE

Vontade é a capacidade de fazer escolhas e tomar decisões. O Espírito Santo tem vontade própria. Isto está evidenciado em suas atitudes, tanto no Antigo como no Novo Testamento:
a) No repartir os dons liberalmente, 1Co 12: 11 -“Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas cousas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.”
b) No permitir ou impedir, At 16: 7 - O Espírito tem a direção da vida do crente. Todo aquele que é guiado por Ele deve estar pronto para fazer a sua vontade. Ele pode permitir, assim como impedir, aquilo que desejamos fazer.
c) No convidar, Ap 22: 17 - Quando alguém realiza uma festa, convida a quem quer para participar. O Espírito convida o homem para aceitar Jesus, que disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”, Mt 11: 28.
d) No orientar, At 13: 2 - Quando há oração e consagração em busca da vontade de Deus, o Espírito Santo orienta.
Portanto, as evidências decorrentes dos ensinos bíblicos mostram que o Espírito Santo não é uma força impessoal. Ele é Deus, a terceira pessoa da trindade. Não há vida cristã abundante sem o auxílio do Espírito Santo. Ele torna a fé dinâmica e nos dá compreensão exata da vontade de Deus.

Nomes atribuídos ao Espírito Santo na Bíblia

·         Espírito, Ef 5: 18 e Mc 1: 10;
·         Espírito Santo, At 2: 4;
·         Espírito de vida, Rm 8: 2;
·         Espírito de graça, Hb 10: 29;
·         Espírito de adoção, Rm 8: 15;
·         Espírito da glória de Deus, 1Pe 4: 14;
·         Espírito de inteligência, Is 11: 2;
·         Espírito de santidade, Rm 1: 4;
·         Espírito Santo da promessa, Ef 1: 13;
·         Espírito de Jesus, At 16: 7;
·         Espírito de Deus. Gn 1: 2;
·         Espírito do nosso Deus, 1Co 6: 11
·         Espírito Eterno, Hb 9: 14;
·         Espírito de vosso Pai, Mt 10: 20;
·         Consolador, Jo 14: 16 e 15: 26;
·         Espírito de Verdade, Jo 16; 13;
·         Espírito de Jesus Cristo, Fp 1: 19;
·         Espírito do Senhor, Jz 14: 6 e Lc 4: 18;
·         Espírito de Sabedoria, Is 11: 2;
·         Bom Espírito, Sl 143: 10.
SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO
Água: (Ez 36.25-26; Is 44.3; Jo 3.5). O Espírito Santo é uma Cisterna de água viva. É a água que lava e purifica, santificando e saciando o pecador. É a água viva, porque se distingue da água natural, uma vez que esta pode ser detida, e contaminada por sua inertibilidade. Mas, o Espírito Santo, … a Água Viva, está sempre correndo e saltando, e por onde quer que passa, produz vida.
Óleo / Azeite: (Sl 45.7). Um símbolo freqüentemente usado para comparar o Espírito é o óleo (azeite). A sua utilização pelo povo Hebreu, na Antiga Aliança, dava consagração nos rituais que eram realizados. Por exemplo, a consagração dos Sacerdotes; dos objetos que faziam parte do Tabernáculo construído por Moisés, etc. Essa consagração, na verdade, nada mais é do que uma separação para o Serviço do Senhor que era feita simbolicamente através do óleo (azeite). O Espírito Santo, é o Óleo, que quer tornar sua vida consagrada (separada) e qualificada, para um ministério aprovado.
Fogo: (Ex 13.21; Is 4.4; Ml 3.2; Mt 3.11). O fogo nos traz em seu significado, uma idéia de purificação. É o fogo do Espírito que penetra no interior dos servos de Deus consumindo os pequenos resíduos, que se atrofiam diariamente na alma, como: tristeza, amargura de espírito, rancor, ódio, etc. Esse Fogo queima, e dá uma vida de vitória para os que recebem; faz do seu portador um vencedor sobre esses ressentimentos que provém de uma vida amarga. E produz uma vida de perfeito e agradável louvor ao Senhor.
Pomba: (Mt 3.16; 10.32). Pomba é a forma comparativa de qualificação que pode ser dado a uma pessoa ou um ser.
Pomba indica:

simplicidade,
doçura,
amabilidade,
paz,
pureza,
brandura,
sensibilidade.
Jesus advertiu os fariseu, há que não proferissem palavras de blasfêmias contra o Espírito Santo, devido a Sua Sensibilidade.
Selo: (Ef 1.13; 2Tm 2.19). O selo fala de possessão. Fala que o Senhor nos comprou com seu sangue e nos selou com o doce Espírito Santo. Então, somos propriedade exclusiva de Deus. Esse selo não tem que ver com o batismo no Espírito Santo, baseado no falar em línguas. Esse selo , indica a Sua atuação ( moradia ) na vida do homem que crê em Jesus. Também fala de uma garantia de herança celestial.
Vento: (Ez 37.7-10; Atos 2.2). O vento indica uma espontânea regeneração. Imagine uma árvore com muitas folhas, umas verdes e outras secas. Logo, um vento assoprando fortemente sobre ela. Você deve Ter concluído que …, você acertou ! Só restaram as folhas verdes (com vidas). As secas não possuíam mais em si nenhum valor para aquela árvore, então, o vento as deslocou daquela árvore. Assim também opera o Vento do Espírito, o vento Regenerador. O Seu assoprar sobre o homem (árvore), limpa-o, purifica-o, tira o que não presta, e o torna perfeito para Deus.

Gênesis 1.2 é a primeira referência ao Espírito Santo. Em toda a Escritura vemos sua pessoa é abundante. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade e possui todos os atributos divinos: Onipotência, (Rm 15.13) Onisciência, (Is 40.13,14) Onipresença, (Sl 139.7-10) Soberania,(Jo 3.8) Eternidade (Hb 9.14), etc. Ele é uma pessoa e não uma força ativa, energia ou influência, como desejam alguns. O Espírito Santo opera em todas as esferas: física, moral e espiritual.
1. O Espírito Santo tem personalidade
1.1 Ele possui intelecto, (1 Co 2.10-13) emoções, (Ef 4.30; Tg 4.5) e vontade. (1 Co 12.11) 1.2 Ele move pessoas (2 Cr 36.22; Ag 1.14) 1.3 Ele ensina e lembra (Jo 14.26) 1.4 Ele ordena. (At 8.29; 10.19,20; 13.2) 1.5 Ele testifica de Cristo. (Jo 15.26)
2. A operação do Espírito Santo na vida do pecador
2.1 Ele convence do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.7-11) 2.2 Ele opera a conversão(Jo 3.3.5; Rm 8.11)
3. Algumas ações do Espírito Santo na vida do crente:
3.1 É dado no ato da conversão (Pv 1.23; Ef 1.13). 3.2 Habita somente no crente. (Gl 4.6; Rm 5.5; 1Jo 3.24) O mundo não pode receber! (Jo 14.17) 3.3 Ele é o penhor (garantia) de nossa salvação. (2 Co 1.22; Ef 1.13,14) 3.4 Dá garantia de que somos filhos de Deus (Rm 8.16) 3.5 Não nos controla, mas guia-nos na verdade. (Jo 16.13; Rm 8.14; Gl 5.18) 3.6 Ele nos purifica (Rm 1.4; 1 Pe 1.2) 3.7 Ele nos santifica contra a natureza carnal (2Ts 2.13) 3.8Abre nosso entendimento para compreender as Escrituras (1 Co 2.10) 3.9 Ele intercede e ajuda em nossas fraquezas. (Rm 8.26) 3.10 Capacita o crente para a obra de Deus. (At 13.2-4) 3.11 Fortalece o crente transformando-o a cada dia. (Ef 3.16-17; 2 Co 3.18)
4. Alguns nomes do Espírito Santo
4.1 Espírito de Deus – Ele executa a vontade divina. (Jo 1.1-5; Gn 1; 2.1-3) 4.2 Espírito de Cristo – Ele glorificar o nome de Cristo. (Jo 16.14) 4.3 Consolador – Do grego “paracletos” – significa alguém chamado para ficar ao lado de outrem para ajudá-lo em qualquer eventualidade. (Jo 14.16,17; At 9.31) 4.4 Espírito da Verdade - (Jo 16.13). 4.5 Espírito de Sabedoria e de Revelação – (Is 11.2; Ef 1.17; At 6.10)
5. A operação do Espírito Santo na Igreja
5.1 Na obra missionária (At 13.1-4) 5.2 No ministério da pregação – É necessário unção do Espírito para pregar a Palavra afim de que a mensagem não seja vazia, insípida e sem poder. Pedro pregou em Jerusalém com poder e assim os judeus foram convictos e se arrependeram de haver rejeitado e crucificado Jesus o Messias (At 2.37-41; 4.33) 5.3 Ele fala à igreja – At 15.28. Em apocalipse aparece 7 vezes a expressão “quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (2.7; 11, 17, 29; 3.6, 13, 22);
6. Alguns símbolos do Espírito Santo:
6.1 Fogo (ardor) – Refere-se a limpeza, purificação, zelo ardente (Is 4.4; Mt 3.11,12 Jr 20.9) 6.2 Vento – Simboliza soberania e obra regeneradora. (Ez 37.9; Jo 3.8; At 2.2) 6.3 Água – Fonte de água viva que inunda nossas almas purificando, refrescando, saciando a sede, e tornando-nos frutíferos. (Ez 36.25-27; Jo 3.5; 4.14; 7.38,39) 6.4 Selo – Como propriedade de Deus temos que conservá-lo até a sua volta. (Ef 1.13; 4.30; 2 Co 1.22; 5.5) 6.5 Azeite – No AT era usado para ungir reis e sacerdotes em Israel. (Sl 133.2) Ser ungido significa ser revestido de autoridade de Deus para determinada tarefa espiritual ou secular. (Sl 45.7); No NT quando alguém está enfermo deve chamar os presbíteros para unção e oração. (Tg 5.14,15) 6.6 Pomba – Fala de brandura, amabilidade, doçura, simplicidade e paz. (Mt 3.16; 10.16)
            E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”(Efésios 5.18) 
A PESSOA DO ESPIRITO SANTO
Texto básico: João 14.16
Introdução
Pneumatologia é o estudo da doutrina bíblica sobre a pessoa do Espírito Santo. E se existe uma doutrina na Bíblia que precisamos estudar é esta! Há muitos estudos sobre a pessoa do Pai e do Filho, mas poucos estudos sobre a pessoa do Espírito. Desses poucos, a maioria é de natureza apologética, onde pessoas apenas usam os textos para defender ou atacar práticas espirituais.
Precisamos estudar a doutrina bíblica da pessoa e da obra do Espírito Santo por três motivos básicos: primeiro porque ela se encontra na Bíblia e deve ser conhecida e praticada; segundo porque é por intermédio do conhecimento, iluminação, enchimento e ação do Espírito que crescemos espiritualmente; e terceiro porque há muitos ensinos equivocados e confusos sobre esta doutrina.
Oremos e nos submetamos humildemente ao ensino da Palavra de Deus.

1. O Espírito Santo na trindade
Para conhecermos a pessoa do Espírito Santo começaremos pela Doutrina da Trindade. Há um único Deus verdadeiro que subsiste em três pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
Podemos resumir a doutrina: O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade, procedente do Pai e do Filho, da mesma substância e igual em poder e glória, e deve-se crer nEle, amá-Lo, obedecê-Lo e adorá-Lo, juntamente com o Pai e o Filho, por todos os séculos. (Mt 3.16-17; Mt 28.19; 2 Co 13.13; Jo 15.26; 16.13-14; 17.24).
No Antigo Testamento há várias referências ao Espírito Santo, principalmente naqueles textos que sugerem a doutrina da Trindade. No primeiro versículo da Bíblia (Gn 1.1), a palavra hebraica para "Deus" é usada no plural. Em Gênesis 1.2, o Espírito é expressamente mencionado.
Deus também se refere a Si mesmo no plural (Gn 1.26; 11.7) e, pelo menos, em um lugar as três pessoas da Trindade são mencionadas juntas (Is 48.16).
Vários dos títulos atribuídos ao Espírito Santo podem ser encontrados no Antigo Testamento (SI 51.11; Zc 12.10; Jó 33.4).
O Espírito aparece de forma ativa na obra da criação: a) Ele foi ativo na criação do universo – Gn 1.2; Is 40.12-13; Jó 26.13; b) Ele foi ativo na criação do homem – Jó 33.4; c) Ele está ativo na preservação da natureza – S1104.10-30; Is 40.7).
Dois aspectos importantes da identidade do Espírito Santo são a sua divindade e a sua personalidade.
2. A Divindade do Espírito Santo
Por divindade do Espírito Santo se entende que Ele é um com Deus, fazendo parte da Divindade, Co-igual, Co-eterno e consubstancial com o Pai e com o Filho. (Mt 28.19; Jo 14.16).
Podemos constatar sua divindade nos títulos e nomes que lhe são atribuídos: o Espírito de Deus (Gn 1.2); o Espírito do Senhor (Lc 4.18; At 5.9); o Espírito de nosso Deus (1 Co 6.11); o Espírito do Deus vivente (2 Co 3.3); o Espírito de Cristo (Rm 8.9); o Espírito de seu Filho (Gl 4.6); o Espírito de santidade (Rm 1.4); o Santo (1 Jo 2.20); o Espírito eterno (Hb 9.14); o Espírito da vida (Rm 8.2); o Espírito da Verdade (Jo 14.17); o Consolador (Jo 14.16).
No que se refere às obras divinas, devemos entendê-las didaticamente, da seguinte maneira:O Pai é a origem da qual elas começam; o Filho é o meio pelo qual elas acontecem, e o Espírito é o executivo pelo qual elas são realizadas ou aplicadas.
São atributos do Espírito Santo: eternidade (Hb 9.14), onipotência (Gn 1.1-2), onipresença (SI 139.7-8), onisciência (1 Co 2.10), soberania (Jo 3.8), santidade (Mt 28.19) e vida (Rm 8.2).
As obras de Deus são atribuídas também ao Espírito Santo: criação (Jó 33.4), inspiração das Escrituras (2 Pe 1.21), encarnação de Cristo (Mt 1.18) e ressurreição (Rm 8.11). Portanto, sem dúvida alguma o Espírito Santo é Deus.
3. A Personalidade do Espírito Santo
Personalidade significa o caráter do que é pessoal, a individualidade psicológica de uma pessoa que se manifesta em seu comportamento ou o conjunto dos traços físicos e morais pelos quais se determina a individualidade de uma pessoa.
O Espírito Santo é uma pessoa. A Bíblia demonstra isso de várias maneiras:
3.1. Argumentos gramaticais. Em João 14.16 lemos: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. A expressão "outro Consolador" indica que o Espírito Santo é alguém como Jesus, uma personalidade distinta do Pai e do Filho.
Apesar do substantivo "espírito", "pneuma" na língua grega, ser do gênero neutro, ele é sempre, ao se referir ao Espírito Santo, acompanhado por um pronome pessoal masculino: Jo 15.26; 16.7-8, 13-14.
3.2. Argumentos pessoais. A Bíblia sempre apresenta o Espírito Santo como uma pessoa, atribuindo-Lhe traços de personalidade: inteligência (1 Co 2.10-11; Rm 8.27), vontade (1 Co 12.11; At 13.1-3) e emoções ou sentimentos (Ef 4.30; Rm 15.30). Ele age como uma pessoa: fala (Ap 2.7), intercede (Rm 8.26), testemunha (Jo 15.26), ensina (Jo 16.12-14), chama e envia pessoas (At 20.28), convence (Jo 16. 8), guia e orienta (At 16.6-7).
Outras provas da personalidade do Espírito são que uma pessoa pode blasfemar (Mt 12.31), mentir (At 5.3), tentar (At 5.9), resistir (At 7.51) e obedecer ao Espírito (At 13.2-3).
4. A Obra do Espírito Santo
A posição mais aceita é aquela que classifica em obra geral à parte da redenção e obra específica na aplicação da redenção. Alguns chamam de o Espírito agindo na criação.
Entendemos, porém, que a obra do Espírito tem como marco divisor o cumprimento da promessa do derramar do Espírito – Atos 2. Podemos dividir a obra em Antes do Pentecostes (AP) e Depois do Pentecostes (DP). Observamos que antes do pentecostes o Espírito atuou na criação do universo e do homem (Gn 1.2, 26; Jó 26.13; 33.4; Is 40.12-13), e na sustentação e preservação da criação (SI 104.10-30; 139; Is 40.7).
Todos aqueles que foram salvos e viveram pela fé antes do Pentecostes, foram assistidos pelo Espírito Santo. Paulo cita em Romanos 4, que Abraão e Davi foram justificados pela fé. Seria impossível alguém ser justificado pela fé sem a ação do Espírito.
No Antigo Testamento, o Espírito Santo convencia (Gn 6.3), vivificava (SI 119.25), iluminava (S1119.27), conduzia a alma a Deus (SI 65.3-4), instruía (Ne 9.20) e sustentava o crente (SI 37.24). Ele Inspirou os profetas (Ez2.1-2), inspirou as Escrituras (2 Pe 1.21), concedeu dons aos crentes (Gn 41.38; Êx 31.2-5; Nm 11.25; 27.18; Jz 6.34) e capacitou os crentes para o serviço (Zc 4.6).
A obra principal do Espírito é promover a conversão dos pecadores, antes e depois do Pentecostes. Após o Pentecostes observamos que Ele também concede dons para que possamos servir ao reino.
Conclusão
Há três pessoas na trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Estas três pessoas são um só Deus, possuindo a mesma substância, iguais em poder e glória, mas distintas pelas suas características pessoais. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade. Ele não é uma criatura, uma força ou um poder impessoal. Ele é Deus (At 5.4).

Fonte:
http://www.iprb.org.br/estudos_biblicos/estudos_1-50/estudos_13.htm
http://www.blogdosemeador.com/discipulado/o-espirito-santo
http://josiasmoura.wordpress.com/2012/03/29/estudo-a-pessoa-do-esprito-santo-estudo-bblico-para-o-culto-de-doutrina-da-igreja-do-betel-brasileiro-geisel/

http://ejesus.com.br/conheca-o-deus-que-habita-no-homem-estudo-sobre-o-espirito-santo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com