CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

terça-feira, 23 de setembro de 2014

677-SÓ OS LEVITAS SÃO MÚSICOS?!!!.VOCÊ É UM(A) LEVITA?.




Estudo Bíblico Só os Músicos São Levitas?


Há um enorme equívoco no meio evangélico que se enraizou na mente de alguns crentes, quando o músico, ou ministro de louvor é exclusivamentechamado de levita da casa de Deus. Assim como muitos erros de interpretação bíblica causaram enormes contradições pela falta de harmonização de textos com contextos, apesar do caso aqui exposto se tratar de contexto remoto, gramatical, histórico e cultural, a comparação feita especialmente do músico atual para com o levita da Bíblia é mais um exemplo disso.

Mas, quem eram, de fato, os levitas descritos na Bíblia? O que eles realmente faziam? Que ligações possuem os levitas das Escrituras com os “levitas” de nossos dias? Quais os equívocos causados quanto ao assunto em questão?

Os levitas eram os membros da tribo de Levi, terceiro filho do patriarca Jacó. Formavam uma tribo separada, sem território, sem herança terrena, sem recenseamento com as demais tribos, porque tinham a benção do alto privilégio de ter o Senhor como sua posse (Dt. 10.9). Era a tribo dos sacerdotes (cohanim), descendentes de Arão, por sua vez descendente de Levi (Ex. 29.44; Nm. 3.10). Isso quer dizer que todo sacerdote (cohen) era levita, mas nem todo levita era sacerdote (Nm. 3.6ss).  É claro que encontramos pequenos resquícios literários de sacerdotes que não eram levitas, principalmente na época dos juízes e no início da monarquia, mas isso é um outro assunto.

As funções dos levitas

O Dr. Henry Hampton Halley, no “Manual Bíblico de Halley” mostra que o ministério levítico era amplo em suas atividades, diferente em relação ao que se pensa em nossos dias. Os levitas tinham uma atividade honrosa que compreendia: o serviço no santuário (Nm 3.6; 1º Cr 15.2) o auxílio nos sacrifícios (Jr. 33.18,22), no transporte da Arca da Aliança, na responsabilidade para com o ensino da Lei (Dt 31.9; 22.10), na música (1ª Cr. 25.1) e, no uso da autoridade para abençoar. “Parece, portanto, que os deveres dos levitas incluíam tanto o serviço de Deus como um papel de relevância no governo civil”, conclui Dr. Halley (Manual Bíblico de Halley – p. 222, Ed. Vida – 9ª reimpressão 2011).

Davi foi o responsável por inseriu a música como parte integrante do culto, afinal, ele era músico e compositor desde a sua juventude (1º Sm.16.23). Atribuiu a alguns levitas a responsabilidade musical. No 1º livro das Crônicas capítulos 9.14-33; 23.1-32; 25.1-7, vemos diversas atribuições dos levitas. Havia então entre eles porteiros, guardas, padeiros, cantores, instrumentistas e até o tesoureiro era levita (1ª Cr. 26.20-28; 2º Cr. 5.13; 34.12).

Os levitas em nossos dias

Deixo bem claro que o ministério levítico descrito na Bíblia, teologicamente interpretado, não possui sequer nenhuma ligação com os chamados “levitascristãos” de nossos dias. A começar pela ampla organização ministerial, postura, atividade, contexto histórico, religioso e cultural, promessas bíblicas, seleção, critérios, períodos e épocas.

Mas, não poderia deixar de considerar a forma do uso atual, pois, se torna importante esclarecer aqui, que a verdade no que tange ao “levitismo evangélico”, ficou obscura por causa do erro interpretativo das Escrituras propagado pelos não estudantes da Bíblia. Ou seja, se queremos assim considerar o ministério levítico em nosso meio, á luz da Palavra de Deus, todos os que servem em qualquer ministério relacionado ao culto e ao templo, podem e devem ser chamados também de “levitas”.

A falsa ideia de que apenas músicos são levitas, mais uma vez considerando teologicamente o assunto no contexto atual, é totalmente contrária aos textos e relatos bíblicos. E mais, se torna um fato irônico chamar de levita aquelemúsico que, muitas vezes, exerce seu ministério na igreja tendo uma irreverência explícita no próprio culto, confundindo a adoração coletiva com seu show particular e, ignorando o conhecimento teológico e profundo da Palavra, o que o distancia mais ainda dos levitas bíblicos que possuíam grande sabedoria das Escrituras e extrema visão espiritual.

Concluo expressando o desejo de que os verdadeiros cristãos, que buscam para si a mesma nomeclatura do chamado levítico, possam exercer seus ministérios de uma forma em que suas ações possam refletir, pelo menos, uma expressiva parcela da responsabilidade, zelo, dedicação e compromisso dos levitas da Bíblia Sagrada.
Deus chama os Levitas de forma especial (Nm. 3.12-17), ( 1ª Cr. 15.2 )

Os Levitas são consagrados e purificados para que sejam separados por Deus (Nm. 8.6-14).

Em Nm. 8.19, Os Levitas são chamados a exercer o ministério de forma a quebrar as pragas do povo de Israel, quando eles se aproximavam do santuário de forma impura.

Apartir daqui nós começamos a identificar aquilo que os Levitas fariam, e para que foram chamados, mas o que levou Deus a escolherem eles foram a sua integridade a Deus, lá atrás quando da estatua do bezerro de ouro, eles se mantiveram íntegros e arrancaram as idolatrias do meio do povo (mataram aos idólatras), e desta maneira foram separados por Deus, eles agora tem um chamado para exercer um ministério no Tabernáculo do testemunho. E NÓS OS LEVITAS SOMOS DE DEUS ( Nm. 8.17).

Os Levitas na igreja tem que se guiar pela glória de Deus, da mesma maneira que a gloria do Senhor cobria o Tabernáculo em forma de uma nuvem, e quando a nuvem se deslocava os filhos de Israel, seguindo os sacerdotes e os Levitas, estabeleciam o arraial aonde a nuvem ( gloria de Deus ), parava, eram os Levitas que ao levantarem o acampamento, carregavam os utensílios do Tabernáculo, que eram consagrados e ninguém poderia toca-los a não ser os que foram separados para tal, do contrário morreriam. Hoje sabemos que a gloria do Senhor não está como uma nuvem se deslocando de um lado para outro, mas esta em nossas vidas, e para que saibamos aquilo que Deus quer fazer através de nós precisamos estar atento ao mover do Espírito Santo, para que saibamos o rumo a tomar.

Apartir deste período o povo de Israel teve muitas guerras e foram vitoriosos em algumas e derrotados em outras, assim como ficaram prisioneiros e escravizados, mas os povos que os prendiam sabiam do poder que havia na arca do testemunho, que ficava no Tabernáculo (1ª Sm Caps. 4,5 e 6), e os Levitas eram os que levavam a arca em meio as batalhas, até que um dia a Arca encontrou repouso em Jerusalém, foi ai que Davi separou os Levitas para o canto (1ª Cr 6.31-32, 15.1-15).

Nós podemos identificar que depois de um processo de amadurecimento dos Levitas, eles agora tem a função de cantores, músicos e maestros diante da Arca ( presença de Deus) . Da mesma maneira somos nós hoje, devemos passar por esse processo de amadurecimento, buscando em primeiro lugar, sermos santos, separados de coisas que nos afastam de Deus, e nos fazem impuros, e que venhamos sempre buscar em Deus capacitação para vencermos, todos estes obstáculos, pois Ele é quem nos escolhe, e somos Dele.

Tendo nossas vidas integras, separadas por Deus, agora temos o objetivo de levar, ou trazer a gloria do Senhor por intermédio de nossa santidade, nem que para isso venhamos enfrentar muitas guerras e batalhas espirituais, (pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes Ef. 6.12) e para que consigamos isto temos que ter uma vida de oração e consagração constantemente, sem dar vacilo ou desanimar.

Outra coisa importante é que para termos uma vida de santidade diante de Deus precisamos ter nossas vidas curadas livre de qualquer maldição, buscando quebra-las pela nossa sinceridade de coração para com Deus (Ex 32.39), e o nosso próximo ( pai, mãe, irmãos, primos, amigos e etcs... Mc 12.33) não devemos ter qualquer sentimento de mágoa, tristeza e Facção (Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má. Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz Tg 3.13-18) e é só através desta maneira que nós Levitas conseguiremos sermos separados de forma peculiar por Deus.

Os Levitas começaram a exercer o canto e a musica depois que a Arca repousou, ou a presença de Deus repousou, então se tivermos estas atitudes, nos deixando ser moldados por Deus e pelo seu Espírito Santo, a presença de Deus repousará sobre nossas vidas, e onde quer que estejamos ali Deus estará, podemos dizer que a presença de Deus tem que repousar em nossa vidas para que possamos ter liberdade de espírito, assim exercer o ministério para o qual fomos chamados na Sua casa.

O nosso momento de adoração não é somente quando estamos na igreja, mas no nosso lar, no trabalho, na escola onde quer que estejamos, porque a nossa atitude deve ser sempre de um adorador, pois a palavra diz que quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.(Fl 4.8) .
A importância e a grandeza desse sacerdócio no Antigo Testamento é tão elevada e significativa em sua essência,que são vários os textos que fazem menção a tão glorioso oficio.
O povo hebreu orientado,formado e capacitado por Deus para exercer,praticar a adoração a Jeová,foram ensinados pelo próprio Deus, a respeito do ofício Sacerdotal e Levítico. Em Números, nós vemos a disposição das tribos, o famoso recenseamento,e é claro, a função dos Levitas,vemos isto logo nos primeiros capítulos de Números(Nm 1.2).
Os escolhidos para a função,para o ministério levitico,foram os da tribo de Levi, por isso chamados Levitas,separados,santificados,para servir, ministrar as coisas sagradas no Tabernáculo e posteriormente no Templo.
I – O OFÍCIO:
Já que começamos em Números, encontramos no capítulo primeiro, a função do santo oficio dos Levitas(Nm 1.50,51): “em vez disso,designe os levitas como responsáveis pelo tabernáculo que guarda as tábuas da aliança, por todos os seus utensílios e por tudo o que pertence a ele. Eles transportarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; cuidarão dele e acamparão ao seu redor. sempre que o tabernáculo tiver que ser removido, os levitas o desmontarão e, sempre que tiver que ser armado, os levitas o farão. Qualquer pessoa não autorizada que se aproximar do tabernáculo terá que ser executada”.(NVI).
II – A CONSAGRAÇÃO DOS LEVITAS (Nm 8.5):
É tremendo todo o capitulo oito do referido livro de Números, encontramos Deus falando, instruindo o legislador Moisés, quanto a consagração e purificação do oficio Levítico em riqueza de detalhes:
1 – Separação – Nm 8.5:
Temos sempre claro que, os levitas foram especialmente por Deus separados, das demais tribos, até no recenseamento não foram contados(Nm 1.47). no capitulo oito de Números, o Senhor disse a Moisés(V6); “separe os levitas do mei dos Israelitas...”(NVI) isto mostra um exclusivismo tremendo por parte de Deus para com aqueles que são chamados para um santo ofício.
2 – Asperção com água da purificação –Nm 8.5-7:
Os levitas eram ajudantes diretos dos Sacerdotes, não é a toa que o processo de consagração, envolvendo purificação,diferem em alguns detalhes e em seus significados com os dos Sacerdotes. Nem todos tem notado que os sacerdotes eram ‘santificados’,enquanto os levitas foram ‘purificados’.
A purificação deu-se com a aspersão da água da purificação(v7).diferente dos Sacerdotes que eram ungidos e lavados.
3 – Rapagem de todo o corpo – Nm 8.7:
Logo que  água da purificação era aspergida,continuava o ritual com a rapagem de todo o corpo com navalha,isto simbolizando a purificação completa.
4 – Vestes lavadas – Nm 8.7:
Neste ritual sagrado,vemos as roupas dos levitas sendo lavadas, um outro diferencial com relação aos Sacerdotes que suas roupas eram trocadas, novas vestes. Segue-se todo o processo,com oferta de manjares, além de novilho para expiação do pecado.
5 - Imposição de mãos e oferta movida – Nm 8.9-13:
Os filhos de Israel, agora fazem imposição de mãos na tenda da congregação, e como havia a oferta em que os Sacerdotes movia em direção ao santuário, uma porção do sacrifício, a dedicação dos levitas estava agora bem simbolizada(v21).
E por fim os levitas foram exercer, ministrar na tenda da congregação, perante Arão e seus filhos(v22).
III – DETALHE –Todos os Sacerdotes eram Levitas:
Como já sabemos, os levitas eram os da tribo de Levi,terceiro filho do patriarca Jacó. A tribo de Levi era sacerdotal, porém nem todos eram Sacerdotes, mas todos os Sacerdotes erma Levitas, inclusive até a época dos Reis.
Quanto a idade para iniciação,alguns textos da Bíblia são curiosos, no capitulo quatro de Números,encontramos no versículo(3), que aos trinta anos para cima até aos cinqüenta anos de idade,estava estipulado o exercício levítico. Já no capitulo oito,no versículo(24), está de vinte e cinco para cima, para exercer no ministério da Tenda da Congregação, mais adiante Davi fixou em vinte, a idade para se iniciar este ofício.

IV – FUNÇÕES DOS LEVITAS:
Vemos que dentre muitas atribuições como as mostradas em Números, com relação a Tenda de Encontro, além da manutenção deste ‘santuário móvel’, dos utensílios, da montagem e desmontagem do mesmo,vamos destacar alguns aspectos do honrado oficio.
1 – Louvar:
Os Levitas eram os responsáveis direto por tão excelente atitude, a de louvar a Deus. no que diz respeito a organização e condução dos cânticos e instrumentação,fazendo uso de diversos instrumentos musicais disponíveis na sua época e cultura.
Na ocasião da dedicação do Templo(ICr 7.6),encontramos os levitas fazendo uso dos instrumentos musicais e entoando louvor. Outra passagem bastante esclarecedora está em (2Cr 8.14) também em (1Cr 16.4.5).
2 – Ensinar – (ICr 15.22 e 25.5-7):
É maravilhoso o que vemos nesse capitulo de Crônicas, o ensino da música, e porque não dizer,o aperfeiçoamento da arte de cantar, o versículo (22) do capitulo quinze diz: “Quenanias, o chefe dos Levitas, ficou encarregado dos cânticos; essa era sua responsabilidade, pois ele tinha competência para isso”(NVI) a (RC) traz: “porque era entendido nisso”.
Já no livro de Neemias, capitulo(8), na ocasião Esdras(escriba), ensina os filhos de Israel com relação a Léi, e diz o texto que quando Neemias, o Sacerdote Esdras e os levitas ensinavam ao povo, houve choro,foi comovente o entendimento dos preceitos do Senhor .
3 – Profetizar (ICr 25.1-5):
É muito apropiado esta passagem(ICr 25.1-5), pois vemos aqui a autoridade espiritual dos levitas, separados para o ministério de profetizar. E o curioso é que isto era feito ao som de Harpas, Liras e Címbalos.
4 – Santificar (2Cr 29.5;15.25-30):
Este ocorrido foi em uma situação muito gloriosa, na época do rei Ezequias, quando restabelecido o culto no Templo do Senhor. Os Sacerdotes e Levitas foram convocados,consagraram-se e consagraram o Templo, houve sacrifícios,holocaustos,ofertas,musica,canto,adoração e o detalhe: música alegre.
Para concluir,sabemos que para um andamento e manutenção desse oficio, de forma exclusiva, eram os levitas,como todos os que participavam do Ministério sacerdotal, a manutenção por meio dos dízimos e ofertas,além de serem concedidas 48 cidades, em volta delas uma faixa de terra para o sustento deles. (Ne.12.47; 10.37; 13.10-14; ICr 9.33; Lv 27.30; Nm 35.1-8; Dt 14.22-27).
Fonte:
http://estudosgospel.com.br/estudo-biblico-louvor-e-adoracao/so-os-musicos-sao-levitas.html
http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=2491
http://adoracaoeuncao.webnode.com.br/products/o-sacerdocio-levitico/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com