CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

789-AS 04 ÁREAS DA JANELA DA CONSCIÊNCIA HUMANA.


        Flores vermelhas nas janelas brancas Foto Premium
Resultado de imagem para AS 04 AREAS DA JANELA DE JOHARI
 Baseado em um estudo da “ janela de Johari”, eu gostaria de fazer algumas considerações no Âmbito espiritual. O estudo deles é interessante e no campo da psicologia tem uma aplicação prática. Este estudo de Johari é muito interessante e deve ser estudado com cautela, engloba comportamentos humanos, relações interpessoais, a consciência e a forma de agir e interagir com as pessoas e seus sentimentos. Abaixo deste artigo, tem um artigo extraído de um site que explica detalhadamente sobre esta famosa “janela de Johari”. Depois você pode conferir na íntegra.
        Mas, queremos dissertar neste presente artigo, sobre a consciência e as relações interpessoais com o próximo, e relações com o Eterno Deus. Existe as 04 áreas da “janela de Johari”: Área aberta, fechada ou secreta, cega ou encoberta e oculta. Todos nós estamos, ou já tivemos inseridos neste contexto destas 04 áreas desta janela. Será que conhecemos e somos conhecidos pelos nossos irmãos? (área aberta) Será que estamos ocultando um defeito, uma limitação dos irmãos, um medo, um trauma de infância, uma mágoa há muito tempo conosco, etc. Será que estamos nos escondendo, ou seja, escondendo aspecto de nossa personalidade? (área fechada ou secreta). Será que  estamos “enxergando” de fato, o que os outros acham e sabem sobre nós? Por exemplo, ás vezes, alguém está vendo um defeito em você, está sentindo que você está magoando este alguém, e você não percebe isto, e nem se esforça para perceber. Você pode: estar sendo rude, intolerante, cansativo, prolixo, sem amor e ferindo os sentimentos alheios, e nem percebe isto, nem percebe o que o outro está sentindo e está avaliando você. (Área cega ou encoberta).
       Existe a área do oculto e do inexplorado. São as coisas que nós não sabemos sobre nós mesmos, e nem os outros sabem (Área desconhecida). Temos força, temos dons, aptidões naturais, temos uma capacidade imensa de superação e de vencer obstáculos, mas não percebemos isto, não sabemos, e nem procuramos nos esforçar para conhecer. Você não sabe do seu potencial e nem os outros sabem, apenas o todo poderoso sabe. Para melhorar as 04 áreas desta janela de johari, que eu denomino janela da consciência no âmbito espiritual, precisamos conceder e receber feedbacks. Precisamos nos comunicar com outros, e pedir para os outros se comunicarem conosco. Precisamos conhecer e ser conhecidos, conhecer sobre nós mesmos também é fundamental, pois, muitos até morrem sem conhecer os seus reais potenciais, dons, habilidades e etc.
       Mas, resumindo, eu e você como cristãos, devemos utilizar as 04 áreas da “janela de Johari”, e procurar melhorar as relações interpessoais com o nosso próximo. Precisamos conhecer nós mesmos em todos os sentidos, e solicitar a opinião dos outros sobre nós. Temos que trabalhar estas 04 áreas da janela da consciência humana. No âmbito espiritual, devemos proceder desta forma para não ofender, magoar e deixa lacunas para má interpretações de nossas palavras e atitudes. Eu e você e o nosso próximo, somos extremamente importantes e valiosos para Deus, portanto, devemos dentro da medida do possível, identificar as nossas palavras e o nossos procedimentos para com o próximo, e avaliar a nossa própria personalidade e o nossos próprio caráter, e deixar os outros avaliarem e dá uma opinião, uma sugestão para possíveis melhorias. Temos que perceber o nosso comportamento e o comportamento do próximo, temos que receber e conceder feedback.
         O objetivo é estabelecer sólidas e duráveis relações interpessoais na igreja e fora dela. Também, temos como objetivo procurar não magoar, ofender e em fazer o próximo se sentir mal, às vezes não percebemos, e estamos reincidindo nos mesmos erros. Os outros percebem e você não.
          Acredito que para que tudo isto seja colocado em prática, precisamos dar ênfase ao versículo que fala sobre amizade, quando de fato temos amigos sinceros e somos amigos sinceros, as relações interpessoais e comportamentais ficam mais estreitas e melhores. Somos conhecidos dos outros, e conhecemos à respeito dos outros, e também conhecemos mais sobre a nossa personalidade e sobre o nossos caráter. Há um feedback dos dois lados. Quando existe uma verdadeira e sólida amizade, isto é possível, leia o versículo seguinte:
“Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão.”
                                                    Provérbios 18:24
      Conclusão, “a janela de Johari”, deve ser estudada e aplicada nas relações humanas, deve-se salientar nestas 04 áreas da referida janela, que o “eu” e os “outros”, estão em foco, devemos conhecer e ser conhecidos, devemos revelar e não esconder, os nossos sentimentos, limitações e fraquezas e solicitar ajuda, e identificar também a reação dos outros em relação ao nossos falar e proceder. Devemos solicitar ajuda ao Eterno, para conhecer mais e mais sobre nós mesmos, conhecer os nossos limites, dons, aptidões naturais e todo o nossos potencial, que não enxergamos em nós mesmos e nem os outros enxergam. Conheça mais sobre si mesmo, conheça mais sobre Deus. Conheça mais sobre o seu próximo, a opinião dele, etc. Deus te conhece por completo. Vamos ler as Escrituras:
“Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra."
                                                             Os 6.3
  Um forte abraço e que o Eterno te abençoe muito. Se você gostou, compartilhe por favor este artigo nos grupos do whatszap.
Acesse nossos Sites e Curta as Nossas Páginas do facebook:
NOSSAS PAGINAS DO FACEBOOK: https://www.facebook.com/MarciodeMedeirosLima/ https://www.facebook.com/Teologiaparatodoseparatodas/
https://www.facebook.com/Empregos-e-Concursos-P%C3%BAblico…/ https://www.facebook.com/Lindasimagens https://www.facebook.com/pages/EBD-PARA-TODOS/323393887845157
NOSSOS SITES: https://marciodemedeiros.blogspot.com http://canalportasabertas.blogspot.com.br/
 (Blog de reflexões e palavras positivas) http://profmarcio.ucoz.com/
(site de jogos, entretenimento e variedades) http://www.freeonlinegames.com/user/marcio%20de%20medeiros
(site de jogos) http://marciodemedeiros.meusjogosonline.com/
(site de jogos)
(site de jogos) https://sites.google.com/site/profmarciodemedeiros/ (Este é um site de cultura )
 http://prof-marcio-de medeiros.webnode.com/contate-nos/
(Site de estudos Bíblicos)
 Sites para subsidiar as EBDs: http://escolabiblicadominicalparatodos.blogspot.com.br/ http://escoladominicalparatodos.comunidades.net/ NOSSOS CANAIS DO YUTUB: https://www.youtube.com/channel/UCNKCGU1tT58tH57InCyEWVA http://www.youtube.com/channel/UCA7hG5n5Q0GJ-NZvXnHLrFg
https://www.youtube.com/channel/UC-XrvNr8dcREHcFHTpzpC8A https://www.youtube.com/channel/UCpDip68IaYCYRWj37g3_nkw meu ip



                                              By : Márcio de Medeiros



====================
A janela de johari: o que é?

A Janela de Johari é uma representação das dinâmicas das relações interpessoais e dos processos de aprendizagem em grupo e foi idealizada por Joseph Luft e Harry Ingham.
O termo janela alude à figura das janelas das casas, com o perímetro externo rígido e, no local onde se encaixariam os vidros, encontram-se as áreas separadas por divisões (caixilhos) que podem ser móveis. A palavra JOHARI é uma configuração dos nomes Joseph e Harry.
O comportamento de auto exposição e o de buscar feedback são ferramentas indispensáveis ao funcionamento da Janela de Johari, na qual pessoas e grupos são observados e observadores quanto a componentes comportamentais, tais como: pensamentos, impulsos, desejos, temores, fantasias, preconceitos, esperanças, sonhos, objetivos, formas de ser e de agir, etc.

Como ler ou compreender essa janela?

• Área aberta: onde se incluem todos os comportamentos sobre os quais o eu e os outros têm conhecimentos. São percepções mutuamente participadas (isto é, as pessoas veem um indivíduo do mesmo modo como ele vê), tais como características do modo de falar, da atitude geral, habilidades, etc.

• Área fechada ou secreta: onde estão os comportamentos que vemos em nós mesmos, mas que escondemos dos outros. EX.: “Eu sinto medo, mas eu luto para projetar a imagem de muita coragem pessoal”. Nesta área, as pessoas veem um “eu falso”, e o sujeito precisa estar sempre se cuidando para que elas não percebam o seu “eu real”.

• Área encoberta ou cega: onde estão os fatores e as características de comportamento que as outras pessoas percebem no indivíduo, mas que ele não consegue perceber. Ex.: “Os outros percebem o meu nervosismo, mas eu não vejo, não percebo que sou e estou nervoso”. Em outras palavras, outras pessoas conhecem peculiaridades nossas de que nós próprios não temos conhecimento.

• Área desconhecida: onde há fatores que não percebemos em nós mesmos nem as outras pessoas percebem. Constituem as memórias da infância, as potencialidades latentes e os aspectos escondidos da dinâmica interpessoal. Alguns desses componentes desconhecidos podem tornar-se conscientes com o aumento da abertura para auto exposição e para buscá-la de feedback.

A mudança em um dos quadrantes provoca uma modificação em todos os demais. O modelo de representação gráfica da Janela de Johari possibilita verificar as informações decorrentes de duas fontes – “eu” e os “outros”. Existem dois processos que regulam esse fluxo interpessoal quando determinado o tamanho de cada um dos quadrantes da janela:

• Busca de feedback: consiste em aceitarmos e incentivarmos a percepção dos outros sobre nós mesmos, para identificarmos como nossos comportamentos estão afetando os outros, vendo-nos por intermédio dos outros.

• Dar feedback ou auto exposição: consiste em darmos feedback aos outros, identificando, por meio de suas percepções e sentimentos, como o comportamento dos outros nos estão afetando.

Sites consultados:
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-janela-de-johari-o-que-e/35546
https://www.suabiblia.com/amizade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com