CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

domingo, 22 de dezembro de 2013

605-A PLENITUDE DOS TEMPOS DE GL 4.4







O que é 'plenitude dos tempos' em Gálatas 4,4?




Uma interpretação a partir do texto
“Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, enviou Deus o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a Lei” Gálatas 4,4

O versículo começa com a conjunção adversativa “porém”, que retoma os versículos anteriores 1,4; 3,1. 13. 26-28. O aoristo do indicativo “chegou” parece ser a construção gramatical mais correta, dando a idéia de uma ação realizada no passado como um evento único. Este é o momento a "plenitude do tempo" indicado pelo aoristo “chegou”.O verbo “chegar” é usado por Paulo para preanunciar a chegada daquilo que foi anunciado na escritura, isto é, a chegada do tempo novo, do tempo messiânico a chegada do Filho de Deus, Jesus. A expressão "plenitude do tempo": indica a chegada do tempo escatológico ou messiânico encerrando um longo período de séculos de espera da humanidade. (Mc 1,15; At 1,7; Rm 13,11; 1 Cor 10,11; 2 Cor 6,2; Ef 1,10; 1 Pd 1,20). O termo “plenitude” no versículo 4,4 mostra-nos o sentido de cumprimento. O significado teológico vem do contexto que envolve.

Texto paralelo de Ef 1,10
Um texto paralelo a este encontramos em Paulo aos Efésios 1,10, podendo nos ajudar a entender o significado de "plenitude do tempo". Paulo assim se expressa na carta aos Efésios: “para levar o tempo a sua plenitude” Nas duas expressões de Paulo em Gl 4,4 e Ef 1,10, encontramos uma diferença na tradução da palavra “tempo” vindo do grego como “cronos” e “kaipós” e com tradução no plural por “tempos” coincidem em seu significado: indicando a “plenitude do tempo”. A expressão de Gl 4,4 “plenitude do tempo” tem o significado: no "término do tempo” No tempo pré-estabelecido, Deus enviou o seu Filho Jesus Cristo, o verdadeiro "eschaton”, que emerge no meio da humanidade para trazer a liberdade; e a expressão “os tempos"são os momentos designados por Deus para completar seu plano salvífico, os quais se sucedendo um após outro completam a medida estabelecida por Deus e atinge a plenitude, a etapa prefixada, que é aquela de Cristo. Também olhando o significado em seu conjunto, o tempo “Cronos” se desenvolve e completa-se progressivamente até atingir a plenitude.

Sentido escatológico
0 sentido escatológico que envolve esta frase é muito forte e podemos interpretar da seguinte maneira: Deus Pai envia seu Filho Jesus para salvar a humanidade imersa no pecado. Com esta iniciativa de Deus o tempo atinge a plenitude. Não se olha a aspecto durativo do tempo, mas o conteúdo do tempo. Entendemos com isto que o tempo não é cancelado, mas sim se evidencia a idéia escatológica da Teologia Paulina. Deus irrompe diretamente na história da humanidade com o evento Jesus: O verdadeiro "eschaton”. Agindo desta maneira, realiza-se a ação escatológica com a humanidade. Seu plano completa uma nova etapa da história da humanidade dando inicio a etapa que chamamos o "último tempo". Do contexto podemos deduzir a mensagem deste versículo. Da literatura paulina, Ef 1,10 é a que mais ajuda na compreensão:
"para levar o tempo à sua plenitude: o projeto de Cristo recapitular todas as coisas, as que estão nos céus e as que estão na terra".

Olhando o Antigo Teatamento:
No Antigo Testamento o livro de Daniel (2,24-29) fala do segredo escatológico, isto é um anúncio misterioso de um acontecimento futuro estabelecido por Deus, cuja revelação é reservada somente a Ele:
-"Enquanto estavas sobre teu leito, ó rei, acorriam os pensamentos sobre o que deveria acontecer no futuro, e aquele que revela os mistérios te deu conhecer o que deve acontecer"(Dn 2.29);
Paulo precisa muito bem a expressão “o seu Filho”: entendendo como o Filho do Pai; “nascido de uma mulher nascido sob a Lei” : as duas expressões “nascido” e “uma mulher” e “nascido segundo a lei”referem-se (dependem) do verbo “ enviou”. Sendo provavelmente particípios conjuntos modais, circunstanciais, indicam realmente amaneira pela qual a obra de Deus realizou-se. Sendo sujeito “Deus” e o agente que realiza a obra de Deus “o filho Seu”.

Como resumo conclusivo podemos dizer:
A expressão “plenitude do tempo”sublinha o caráter histórico escatológico da encarnação, a qual acontece em um ponto preciso da história humana (o aoristo “chegou”) coloca em evidência seu valor messiânico; “enviou Deus”: significando verbalmente enviar expedir, e interpreta-se com a descrição da missão do Filho Jesus enviado pelo Pai. Um verbo de uso comum no helenismo e muito usado na LXX aparece no versículo G1 4,4 e 4,6; entretanto, no Novo Testamento seu uso é raro, somente o encontramos em Lucas e nos Atos dos Apóstolos. A expressão “plenitude do tempo” confirma a espera da humanidade pela sua salvação e a concretização desta obra pelo filho de Deus Jesus no momento designado por Deus.
Fonte:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com