CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

terça-feira, 5 de novembro de 2013

551-O CORAÇÃO NA BÍBLIA











O CORAÇÃO
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida." (Provérbios 4: 23)
 

DEFINIÇÃO DE CORAÇÃO
 
O povo da atualidade geralmente considera que o cérebro é o centro diretor da atividade humana. A Bíblia, no entanto, refere-se ao coração como esse centro; “dele procedem as saídas da vida” (4.23; cf. Lc 6.45). Biblicamente, o coração pode ser considerado como algo que abarca a totalidade do nosso intelecto, emoção e volição (ver Mc 7.20-23).

 
1. O coração é o centro do intelecto. As pessoas sabem as coisas em seus corações (Dt 8.5), oram no coração (1Sm 1.12,13), meditam no coração (Sl 19.14), escondem a Palavra de Deus no coração (Sl 119.11), maquinam males no coração (Sl 140.2), guardam as palavras da sabedoria no coração (4.21), pensam no coração (Mc 2.8), duvidam no coração (Mc 11.23), conferem as coisas no coração (Lc 2.19), crêem no coração (Rm 10.9) e cantam no coração (Ef 5.19). Todas essas ações do coração são primordialmente fatos a envolver a mente.

 
2. O coração é o centro das emoções. A Bíblia fala a respeito do coração alegre (Êx 4.14), do coração amoroso (Dt 6.5), do coração medroso (Js 5.1), do coração corajoso (Sl 27.14), do coração arrependido (Sl 51.17), do coração ansioso (12.25), do coração irado (19.3), do coração avivado (Is 57.15), do coração angustiado (Jr 4.19; Rm 9.2), do coração gozoso (Jr 15.16), do coração pesaroso (Lm 2.18), do coração humilde (Mt 11.29), do coração ardente pela Palavra do Senhor (Lc 24.32) e do coração perturbado (Jo 14.1).Todas essas atitudes do coração são, antes de tudo, de natureza emocional.

 
3. Por fim, o coração é o centro da vontade humana. Lemos nas Escrituras a respeito do coração endurecido que se recusa a fazer o que Deus ordena (Êx 4.21), do coração submisso a Deus (Js 24.23), do coração que decide fazer algo para Deus (2Cr 6.7), do coração que se dedica a buscar o Senhor (1Cr 22.19), do coração que deseja receber as bênçãos do Senhor (Sl 21.1-3), do coração inclinado aos estatutos de Deus (Sl 119.36) e do coração que deseja fazer algo pelos outros (Rm 10.1). Todas essas atividades ocorrem na vontade humana.


A NATUREZA DO CORAÇÃO DISTANTE DE DEUS

 
Quando Adão e Eva deram ouvidos à tentação da serpente para que comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal, sua decisão afetou horrivelmente o coração humano, que ficou repleto de maldade. Desde então, segundo o testemunho de Jeremias: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jr 17.9).

Jesus confirmou a descrição de Jeremias, quando disse que o que contamina uma pessoa diante de Deus não é o descumprimento de uma lei cerimonial, mas, sim, a obediência às inclinações malignas alojadas no coração tais como “os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura” (Mc 7.21,22).

Jesus expôs a gravidade do pecado no coração ao declarar que o pecado da ira é igual ao assassinato (Mt 5.21,22), e que o pecado da concupiscência é tão grave como o próprio adultério (Mt 5.27,28; ver Êx 20.14 ; Mt 5.28).

 
Um coração entregue à prática da iniqüidade corre o grave risco de tornar-se endurecido. Quem se recusa continuamente a ouvir a palavra de Deus e a obedecer ao que Deus ordena e, em vez disso, segue os desejos pecaminosos do seu coração, verá que, depois, Deus endurecerá seu coração de tal modo que se tornará insensível para com a Palavra de Deus e os apelos do Espírito Santo (ver Êx 7.3 ; Hb 3.8 ). O principal exemplo bíblico desse fato é o coração de Faraó, na ocasião do êxodo (ver Êx 7.3, 13, 22-23; 8.15, 32; 9.12; 10.1; 11.10; 14.17).

Paulo viu o mesmo princípio geral em ação na sociedade ímpia da presente era (cf. Rm 1.24,26,28) e predisse que também ocorreria o mesmo fato nos dias do anticristo (2Ts 2.11,12). O livro aos Hebreus contém muitas advertências ao crente, no para que não endureça o seu coração (e.g., Hb 3.8-12), para uma exposição dos passos que levam ao endurecimento do coração). Todo aquele que persistir na rejeição da Palavra de Deus, terá por fim um coração endurecido.
 
O CORAÇÃO REGENERADO
 
A solução de Deus para o coração pecaminoso é a regeneração, que tem lugar em todo aquele que se arrepende dos seus pecados, volta-se para Deus, e pela fé aceita a Jesus como seu Salvador e Senhor pessoal.

 
1. A regeneração está ligada ao coração. Aquele que, de todo o coração, se arrepende e confessa que Jesus é Senhor (Rm 10.9), nasce de novo e recebe da parte de Deus um coração novo (cf. Sl 51.10; Ez 11.19).

 
2. No coração daquele que experimenta o nascimento espiritual, Deus cria o desejo de amá-lo e de obedecê-lo. Repetidas vezes, Deus realça diante do seu povo a necessidade do amor que provém do coração (ver Dt 4.29 ; 6.6 ). Tal amor e dedicação a Deus não podem estar separados da obediência à sua lei (cf. Sl 119.34,69,112). Jesus ensinou que o amor a Deus, de todo o coração, juntamente com o amor ao próximo, resume toda a lei de Deus (Mt 22.37-40).

 
3. O amor de todo o coração é o elemento essencial a uma vida de obediência. Repetidas vezes, o povo de Deus, no passado, procurou substituir o verdadeiro amor do coração pela observação de formalidades religiosas exteriores (tais como festas, ofertas e sacrifícios; ver Is 1.10-17; Nm 5.21-26; Dt 10.12 ). A observância exterior sem o desejo interior de servir a Deus é hipocrisia, e foi severamente condenada por nosso Senhor (ver Mt 23.13-28; ver Lc 21.1-4 ).

 
4. Muitos outros fatos espirituais têm lugar no coração da pessoa regenerada. Ela louva a Deus de todo o coração (Sl 9.1), medita no coração (Sl 19.14), clama a Deus do coração (Sl 84.2), busca a Deus de todo o coração (Sl 119.2, 10), oculta a Palavra de Deus no seu coração (Sl 119.11; ver Dt 6.6), confia no Senhor de todo o coração (3.5), experimenta o amor de Deus derramado em seu coração (Rm 5.5) e canta a Deus no seu coração (Ef 5.19; Cl 3.16).


A palavra “coração” na Bíblia




A palavra “coração” é uma das palavras mais frequentemente usadas na Bíblia. Na verdade, ela ocorre lá 876 vezes e eu gostaria, neste artigo, de dar uma olhada em algumas destas ocorrências.

1. A árvore e o fruto

Para começar, vamos até Mateus 12:33-35. Lá Jesus Cristo disse:

Mateus 12:33-35 
“Pelo fruto se conhece a árvore... Porque a boca fala a partir da abundância doCORAÇÃO. O bom homem tira boas coisas do bom tesouro de SEU CORAÇÃO, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más”.

Também Mateus 7:16-18 nos diz:
“Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.”

Um fruto sempre é o resultado da árvore que o dá. Nenhum fruto pode ser produzido sem uma árvore, e nenhum fruto pode ser diferente da árvore que o produz. O Senhor usa esta imagem aqui para nos dizer que o que o homem produz é o resultado e está em analogia direta com o tesouro que ele tem em seu coração. Um bom coração produz bom fruto, e um mau coração produz mau fruto. Conforme nos diz em Provérbios 4:23:

Provérbios 4:23 
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes"

Do coração estão as questões da vida, i.e., os resultados, o fruto que nós produzimos em nossas vidas. Portanto, o coração e o que está nele determina o fruto que surge dele.

2. A palavra e o fruto

Tendo visto que o resultado que nós produzimos em nossas vidas depende do tesouro mantido em nossos corações, e assumindo que todos nós de fato produzimos bons frutos, nós agora veremos um bom tesouro que é apropriado para este fruto. Para vê-lo nós iremos até Provérbios 4:20. Lá Deus, falando como um Pai, diz:

Provérbios 4:20-21 
“Filho meu, atenta para as minhas palavras: às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração.”

Nosso Pai nos chama para dar atenção às suas palavras; para inclinar nossos ouvidos para suas palavras e mantê-las no íntimo de nosso coração. Conforme vimos anteriormente, o tesouro que está em nossos corações determina o fruto que nós produzimos em nossas vidas. Isto é válido para a Palavra de Deus também. Ela também traz frutos quando ela é mantida em nosso coração. O tipo de fruto que ela traz nos é dado no versículo 21, onde lemos:

Provérbios 4:21-22 
Guarda-as[as palavras de Deus]no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para o seu corpo.

As palavras de Deus mantidas no coração são vida e saúde. Como Jesus disse em Mateus 4:4

Mateus 4:4 
“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus

É impossível para o homem viver sem a palavra de Deus. Ainda, para produzir bom fruto da Palavra, ele tem que manter esta Palavra em seu coração. Conforme Jesus diz novamente, explicando a parábola bastante conhecida do bom semeador.

Lucas 8:11-15 
"Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus; E os que estão juntos do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas creem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam; E a que caiu sobre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.”

Ela é a palavra de Deus ouvida e mantida com um nobre e bom coração que dá bons frutos, vida abundante, exatamente conforme Deus nos deseja que tenhamos (João 10:10).

3. Deus olha para o coração e quer o coração

Que o Senhor está interessado no coração é evidente em outras parte da Palavra também. Assim em l Samuel 16:7 nós lemos:

l Samuel 16:7 
“O SENHOR não vê como vê o homem; pois o homem vê o que está diante dos olhos,porém o SENHOR olha para o coração.

O Senhor está interessado no coração. Ele não se preocupa com as aparências externas, i.e., se nós parecemos ser “bons" e "divinos". Os fariseus eram dessa forma. Externamente eles pareciam ser divinos, mas internamente eles eram hipócritas! Conforme Jesus Cristo caracteristicamente disse a eles:

Lucas 16:15 
“E disse-lhes: vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações"

Deus conhece o nosso coração, e, conforme diz em Coríntios 4:5 diz, um dia virá quando o Senhor “trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígniosDOS CORAÇÕES. E então cada um receberá de Deus o louvor.” De forma contrária ao homem que cuida da parte externa, Deus cuida da parte interna, do coração. Essa é a razão porque em Provérbios 23:26 Ele nos chama:

Provérbios 23:26 
“Dá-me, filho meu, o TEU CORAÇÃO, e os teus olhos observem os meus caminhos"

Muitos estão prontos para fazer várias coisas em nome de Deus. Contudo, o queEle quer é simplesmente dar a Si o nosso coração. Ele não quer o fruto, os nossos atos primeiro, mas sim a árvore que faz o fruto. Se a árvore - nosso coração – é dada a Ele, então o fruto que será produzido será bom conforme ele venha de uma coração que é dado a Ele e é dirigido por Ele.

4. Com todo o seu coração”

Deus não está somente interessado em nosso coração, mas Ele também o quer completamente. Na verdade, começando a partir de Mateus 22:35-38, nós lemos:

Mateus 22:35-38 
“E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus DE TODO O TEU CORAÇÃO, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.”

Também em Deuteronômio 10:12 
“Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR teu Deus pede de ti, senão que temas o SENHOR teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e os ames, e sirvas ao SENHOR teu Deus COM TODO O TEU CORAÇÃO e com toda a tua alma”.

Deuteronômio 4:29 
“Então ali buscarás ao SENHOR teu Deus, e o acharás, quando o buscares de TODO O TEU CORAÇÃO E DE TODA A TUA ALMA”

Jeremias 29:13 
“E buscar-me-eis, e me achareis, QUANDO ME BUSCARDES COM TODO O VOSSO CORAÇÃO

João 2:12-13 
“Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim DE TODO O VOSSO CORAÇÃO... rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade".

Provérbios 3:1-6 
“Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz... Confia no Senhor DE TODO O TEU CORAÇÃO, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

Eu escolhi as passagens acima por causa de suas referências a “TODO o coração”. Deus quer TODO o nosso coração. Ele quer que nós O amemos com todo o nosso coração, que O busquemos com todo o nosso coração, que O sirvamos com todo o nosso coração, que acreditemos Nele com todo o nosso coração, que retornemos a Ele com todo o nosso coração. Como se diz em 2 Crônicas 6:14: O Senhor “guarda Tua aliança e a beneficência aos Teus servos QUE CAMINHAM PERANTI TI DE TODO O SEU CORAÇÃO”.

5. Pecado: Uma questão do coração

Conforme nós vimos até agora, Deus olha e está interessado no coração. Portanto, não há surpresa alguma que Ele também considere pecado uma questão do coração. Na verdade, em Mateus 5:27-28 nós lemos:

Mateus 5:27-28 
“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela”.

Esta passagem tem importunado muitos, e isto porque eles conectam o pecado a atos externos. Mas Deus não faz isto. Ele conecta o pecado com o coração, o ser interior de um homem, o lugar para onde Ele olha. Quando o mal se torna parte de nosso coração é pecado, independente de quando e se isso será manifestado com os atos externos1. Conforme os Salmos 66:18 nos dizem:

Salmos 66:18 
Se eu atender à iniquidade em meu coração, o Senhor não me ouvirá”.

E em Isaías 59:1-2 nós lemos:
“Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”.

O pecado rompe a nossa amizade com Deus, e conforme ele pode ser óbvio como visto acima, isto acontece ao mesmo tempo em que é concebido em nossos corações. Essa é a razão porque é tão necessário guardar nosso coração; pedir a Deus, conforme Davi o fez, limpá-lo de toda a iniquidade (Salmos 51:9-10, 139:23-24); checar e filtrar o que ocorreu dentro, certificar-se de que somente Aquele que reina lá é Deus e Sua Palavra.

6. Conclusão

Neste artigo nós examinamos algumas das passagens que se referem ao coração. Quando na Escritura há 876 referências à palavra “coração”, é óbvio que não é possível dentro de dez páginas cobrir o tópico completamente. Contudo, nós esperamos que o que nós vimos deixe clara a importância do coração e o peso que Deus dá a ele. Assim como nós vimos:

i) O coração, a parte mais íntima de nosso ser, é a árvore da qual o fruto que nós produzimos em nossa vida depende. Se o que nós temos em nosso coração é bom, então o fruto que nós produziremos também será bom, e assim também vice-versa.
ii) A fim de que o coração dê bons frutos é necessário que a Palavra de Deus esteja nele. As palavras de Deus, quando mantidas em nosso coração, são vida.
iii) Desde então o fruto que nós produzimos depende do tesouro que nós temos em nossos corações (Mateus 7:16-18), e, uma vez que o bom fruto é produzido somente por aqueles que mantêm a Palavra de Deus em seu coração (Lucas 8:15), nós podemos concluir que quando a Palavra de Deus nos diz que nós devemos guardar nossos corações sobre tudo o mais, isso não quer dizer que nós devemos guardar o mal tesouro que possa estar lá. Isto deveria ser tirado e em seu lugar nós deveríamos cuidar para sempre ter o bom tesouro que é capaz de dar bons frutos e vida: a Palavra de Deus.
iv) O coração é a parte para a qual Deus olha e que Ele quer que a demos para Ele.
v) Ele quer que nós O amemos com todo o nosso coração.
vi) Servi-Lo com todo o nosso coração.
vii) Buscá-lo com todo o nosso coração.
viii) Quando nós nos desviarmos de Seus caminhos, devemos retornar a Ele com todo o nosso coração.
ix) Acreditar nele com todo o nosso coração.
x) Finalmente nós vimos que o pecado é uma questão do coração e, portanto, como tal deve ser tratado.

Possamos nós, portanto, dar todo o nosso coração para o nosso Pai, conforme ele nos chama. Conforme o Senhor disse:

João 15:4-8 
“Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não está em mim, será lançado fora, como uma vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e asminhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que você deseja, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto”.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com