CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

545-EL SHADDAI







El Shaddai (em hebraico: אל שדי) é um dos nomes judaicos de Deus, com sua etimologia vindo da influência da religião ugarítica no judaísmo moderno. El Shaddai é convencionalmente traduzido como Deus Todo-Poderoso. Enquanto a tradução de El como "deus" na linguagem Ugarit/cananeia é simples, o significado literal de Shaddai é tema de debate.

Shaddai como um topônimo

O termo pode significar "Deus das planícies", referindo-se à divindade mesopotâmica montanha. O termo foi um dos nomes patriarcais para o deus tribal dos mesopotâmicos. Em Êxodo 6:3, El Shaddai é identificado explicitamente com o Deus de Abraão e com YHWH. O termo aparece principalmente na Torá. Isso também poderia se referir a permanência do acampamento israelita noMonte Sinai, onde Deus deu a Moisés os Dez Mandamentos.
Shaddai era uma cidade amorita do final da Idade do Bronze, nas margens do rio Eufrates, no norte da Síria. O sítio do monte de sua ruína é chamado Tel eth-Thadyen: "Thadyen" sendo a tradução árabe moderna do original semítico ocidental "Shaddai". Especula-se que El Shaddai era, portanto, o "Deus de Shaddai" e associado a tradição com Abraão e a inclusão das histórias de Abraão na Bíblia hebraica pode ter trazido o nome do norte com eles.

Qual o verdadeiro sentido de “Shaddai”?

Embora a tradução comum de "El Shaddai” seja “Deus Todo-Poderoso”, alguns lingüistas contestam tal fato alegando que, conforme o acádico, o correto seria “Deus da Estepe” (ver Bíblia de Jerusalém – p. 52). Há os que afirmam que “Shaddai” vem do hebraico “shad”, que significa, ao pé da letra, “seio, mama”. Neste caso, “El Shaddai” seria “o Deus que sustenta”, “o Deus que nutre”, “o Deus que satisfaz”. Há também aqueles que o façam derivar de uma raiz cujo sentido é “acumular benefícios ou vantagens”, remetendo à noção de um Deus que beneficia os patriarcas e pastores”. Existem ainda alguns que vêem em “Shaddai” o significado de “o Deus das Montanhas” (ver Bíblia Vida Nova – p. 20). Já o Dicionário Hebraico-Português, de Rifka Berezin, publicado pela Universidade de São Paulo, corrobora a idéia de que “Shaddai” significa realmente “Todo-Poderoso (Deus)”. Tal termo, no hebraico, é escrito com três letras: “shin” (transliterada por “sh”), “dalet” (transliterada por “d”) e “iud” ou “iod” (transliterada por “y” ou “i”). Ou seja: “Shadai” ou “Shaddai”.
SHADAI ou EL SHADDAY – aparece 48 vezes nas Escrituras hebraicas (31 em Jô, 9 no Pentateuco e 8 nos demais livros).

Sua etimologia indica que o nome pode derivar do acádio “SHADU”, “Rocha”, “Montanha” (Deus Das Montanhas), ou ainda ,” SHE-DAY”(aquele que é suficiente a si mesmo)

Mas estudos recentes demonstraram que “SHADU” = “MONTANHA” pode significar “seios”, “mamas” (em hebraico, shaddayim – Gn 49,25): por EL SHADDAI... benção das mamas e dos seios; Gn 17,2; 27,1s. 35,11; 49,25 – denominação de EL SHADDAI ligada à fecundidade.

Em nossas Bíblias tem o significado de ação de um SER FORTE.
Gênesis 17:1

     EL SHADAY é o Deus onipotente, aquele que realiza o impossível, é quem nos satisfaz e  é suficiente para nós.
      O nome de EL SHADAY está ligado a EL (ELOIM) com relação ao poder, mas EL-SHADAY é mais abrangente no sentido de que Deus tem tudo o que precisamos e não há impossíveis para Ele.

      A palavra SHADAY se relaciona a ‘campo’ que fala de abundância e sustento, mas também pode ser traduzida por ‘seio’ expressando como a mãe cuida e protege o filho. A mão é tudo o que o filho tem e  precisa, quando está em seus braços. Assim é Deus para conosco.
     EL SHADAY mostra que quando estamos com Deus temos tudo e sem Deus não temos nada (Salmo 91.1). “Se você perder tudo e te restar somente a oração, então você ficou simplesmente com tudo” porque “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13).
     Jó experimentou isso, ele perdeu tudo e todos, mas permaneceu crendo em EL-SHADAY e Deus lhe deu tudo em dobro. O nome EL SHADAY aparece 48 vezes na Bíblia e destes 30 estão no livro de Jó, “Senhor bem sei que tudo podes e nenhum dos Teus planos pode ser frustrado”  (Jó 42.2).
    Jesus também se revela como EL SHADAY, fazendo o impossível, curando, expulsando demônios e dizendo: “todo poder me é dado no céu e na terra” (Mateus 28.18).
Você crê em EL SHADAY na hora do impossível?
Creia que Jesus tem todo o poder!

Fonte:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com