CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

546-NÃO HÁ TESTEMUNHAS, SÓ TESTEMUNHOS

Não há testemunhas, só testemunhos

São muitos os exemplos de tradições machistas e patriarcais que aparecem nos livros da Bíblia, tanto na língua e nos costumes, como nas leis e no conteúdo da teologia. Um exemplo curioso é o que lemos no livro do Génesis (24,1-4), quando Abraão diz a um dos seus servos: "Põe a tua mão debaixo da minha coxa e jura por Yahvéh, o Deus do Céu e da Terra…" assim fazia Abraão os juramentos e todos os patriarcas da Bíblia. Mas o "coxa" é um eufemismo: onde os homens que eram empossados punham a mão era nos testículos. Agarrando os testículos de outro o compromisso ficava selado.

Também durante o império romano os homens estavam acostumados a levar a mão direita aos seus órgãos genitais, símbolo de masculinidade, virilidade e coragem, quando faziam uma promessa ou estabeleciam um contrato. Os orgãos produtores de sémen davam credibilidade à palavra empenhada.

Esta prática, entre muitas outras, reflecte a discriminação contra as mulheres: como elas não têm testículos, não podiam testemunhar, não podiam dar testemunho nem herdar em testamento.

 Na terra de Jesus, a mulher não contava para nada nos tribunais. Da cultura judaica à língua portuguesa, todas estas palavras - "testemunho", "testemunha”, testamento" - têm a mesma raiz (testículos) e provêm da mesma cultura patriarcal. Ainda hoje, nos melhores dicionários, não existe a palavra "testemunha" como que insinuando que uma mulher não o pode ser, que a sua palavra não vale nada, que seus juramentos são sempre questionáveis.

Durante séculos e em todos os países, as mulheres não tiveram direito à propriedade ou herança, não assinavam, não decidiam, não elegiam, não votavam. Tudo isto mudou, mas não sem grande esforço, luta, sofrimento e sangue.

 

Fonte:


http://memoriasfuturass.blogspot.com.br/2012/07/informacoes-complementares-entrevistan.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com