CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

terça-feira, 18 de novembro de 2014

685-A PALAVRA AMÉM NAS ESCRITURAS.







se quiser, Acesse nossos Sites e Curta a Nossa Página do facebook:
NOSSA NOVA PAGINA:
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Prof-Marcio-de-Medeiros/587441861298139
NOSSOS SITES:
http://profmarciodemedeiros.blogspot.com/
http://profmarcio.ucoz.com/     
https://sites.google.com/site/profmarciodemedeiros/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
ALGUNS DE NOSSOS VIDEOS:
https://www.youtube.com/watch?v=f0vqXHcutbo
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vxBAQf2qA5o
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=HK26_Xwh9sE  



O SIGNIFICADO DO “AMÉM” 

            A palavra “Amém” é uma transliteração da palavra hebraica  “amen” que em suas diversas formas verbais, pode significar: sustentar, apoiar, ser leal, ou firme, estar seguro, e por fé em algo. A partícula cognata “amém” geralmente é traduzida por “verdadeiramente[1](Lc. 4:25; 9:27; 12:44; 21:3), certamente (Ap.1:7; 2Co.1:20 e assim seja (imperativo) ou assim diga o Senhor (1Rs.1:36) ou ainda assim faça o Senhor (Jr.28:6).  


O USO DO “AMÉM” NO ANTIGO TESTAMENTO 


  • A primeira coisa que devemos entender é que no VT o “amém” tem uso limitado
  e é encontrada apenas em 30 passagens (sozinha 25 - isto porque 5 vezes ele vem acompanhada); 

  • A segunda coisa que devemos compreender é que esta expressão é usada:  
a) 16 vezes como aceitação de uma expressão de maldição (Nm.5:22; Dt.27:15-26; Ne.5:13; Jr.11:5); aonde os sacerdotes pronunciaram uma formula de maldição em nome do Senhor e depois as pessoas envolvidas aceitaram as conseqüência com a palavra amém; 
b) 10 vezes como uma expressão de louvor ao Senhor, aonde a palavra amém é usada depois de uma formula baruch (louvor) pela pessoa que pronunciava a formula (Sl.41:13;72:19;89:52) e bem como por todos os que a ouviam (Sl.106:48; 1Cr.16:36: Ne.8:6); 
c) 2 vezes como concordância daquilo que foi dito (Jr.28:6; 1Rs.1:36) 
d) e uma vez como um atributo de Deus (Is.65:16) 

  • A terceira coisa que devemos entender é que no Velho Testamento: 
a) o “amém” nunca é usado para aceitar uma bênção  
b) o “amém” nunca é usado para encerrar uma oração 


O USO DO “AMÉM” NO NOVO TESTAMENTO 

           
  •  A primeira coisa que devemos entender é que segundo a estatística de Nestle/ Land, a apalavra “amém” no NT é usada 129 vezes. Noventa vezes, ela foi usada pelo próprio Jesus e freqüentemente Jesus começa uma sentença com o “Amém”e a usa para dar ênfase ao que estava dizendo. Exemplo: em verdade, em verdade vos digo; 

  •  A segunda coisa é que a expressão “Amém” é sempre usada simultaneamente com uma expressão de louvor ou afirmação de louvor e freqüentemente este amém é no final da expressão de louvor pela pessoa que expressa ( Rm.1:25;9:5;11:36; 16:27; Gl.1:5; Ef.3:21 ) e bem como por aqueles presentes que o ouvia ( 1Co.14:16; Ap.5:14; 7:12;19:4); portanto, o uso aqui é para concordância, onde um fala e os outros concordam(veja também apc. 22:20). 
  •   A terceira coisa que devemos entender é que a apalavra “amém” no NT, também é usado como um título para Jesus em Apc. 3:14 ou como um atributo de Deus. 
             
  • A quarta coisa que devemos compreender é que no NT o amém é usado para confirmação de uma formula de bênção. Ou seja, uma formula de benção ou saudação é freqüentemente confirmada com um amém no final pela pessoa que está dando a benção (Rm.15:33; Gl.6:18). 

  • Diante de tudo isso podemos conclui dizendo o seguinte:   
1) Podemos usar o amém de modo apropriado quando colocamos ao final de orações ou durante elas, para expressar a nossa concordância;

2) Nunca a amém é usado para pergunta e sim para afirmação ou concordância, apoiar; 
 
3) Nenhum dirigente pode usá-lo como um provocador de reações por partes dos fieis a dar uma resposta positiva ao que foi dito; 
 
4) Não podemos seguir as práticas litúrgicas das igrejas da moda, mas devemos seguir e adotar a maneira Bíblica de adorar a Deus que é espontaneamente e nunca forçado. Jesus disse:  Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus (Mateus 22:29)
           

Que Deus em Cristo nos abençoe e nos ajude a fazermos bom uso das escrituras.
Em Nome de Jesus. Amém! 






TEOLOGIA DO AMÉM
           
https://lh6.googleusercontent.com/-aUsgPy-Wo48/TW4uGtGtMZI/AAAAAAAAACQ/6himhK8U82g/s200/amem.jpgVivemos numa época marcada pelo secularismo e liberalismo, caracterizando a pós-modernidade; época esta de muitos desafios à fé cristã. Momento este em que as palavras parecem perder seu real valor. Tempos onde existe uma inversão de valores; confunde-se vocação com profissionalismo, emocionalismo com poder de Deus e crescimento com aprovação de Deus.
  Infelizmente, tais pensamentos têm chegado até mesmo em nossos arraiais eclesiásticos. Temos visto muitas vezes pessoas proferirem a palavra amém sem saber realmente seu significado e suas implicações. Às vezes em um testemunho ou ate mesmo durante as pregações vemos as pessoas dizendo amém no momento não apropriado. Observando estes acontecimentos faz-se jus resgatarmos o valor desta palavra que é de suma importância para uma vida piedosa com Deus.
Na Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia de Champlin, observamos o seguinte conceito: Amém é uma palavra de origem hebraica, cujo significado é “verdadeiro, digno de confiança, ser estabelecido, ser fiel, estar firme”. O Dicionário da Língua Portuguesa apresenta a seguinte definição: Amém é uma palavra de ordem litúrgica que indica perfeita concordância com um artigo de fé.
            Ao examinamos o uso da palavra amém no Antigo Testamento, descobrimos que o termo é usado basicamente de três maneiras. Um dos usos é a forma pela qual as pessoas “confirmam a validade de um juramento e declaram-se dispostos para enfrentar suas conseqüências”. Um dos exemplos são os doze juramentos de Dt  27:15-26. Neste texto, o povo está dizendo sim para Deus concordando com a bênção ou maldição que seriam lançadas ao povo de acordo com seu viver cotidiano em observância à suas leis.
            Um segundo sentido para a palavra amém está no contexto de louvor. Nos salmos as palavras amém foram usadas nas doxologias que concluem cada um dos primeiros hinos. Três delas usam o duplo amém. Vejamos: “Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, de eternidade a eternidade! Amém, amém”( Sl 41:13); “Bendito seja o seu glorioso nome para sempre; encha-se toda a terra de sua glória. Amém e amém” (Sl 72:19); “ Bendito seja o Senhor para a sempre! Amém e amém” (Sl 89:52). Em todas estas passagens as palavras Amém estão corroborando as verdades contidas nos versos. Quando Israel cantava estes cânticos, sempre enfatizavam a palavra amém. Em terceiro lugar pode ser usado para exprimir aquiescência à oração feita por outrem (I Rs 1:36).
            No Novo Testamento é empregado um vocábulo grego para indicar algo asseverativo como: “verdadeiramente, assim seja ou na verdade”. O uso mais esperado da palavra amém aparece na conclusão da maravilhosa doxologia de Paulo sobre a sabedoria de Deus em Rm 11:33-36: “... a Ele, pois, a glória eternamente. Amém!”. Novamente vemos a palavra amém reforçando todo o pensamento de Paulo em seu hino de louvor.
            Esta palavra foi proferida por Jesus nos Evangelhos cerca de 54 vezes, só no Evangelho de João aparece 25 vezes.
            Encontramos também a palavra amém de maneira proeminente no livro de Apocalipse. O amém é usado em passagens que concedem forte confirmação á verdade da volta do Senhor (1:7; 22:20); em contextos de louvor (1:6); e em passagens de adoração exuberante (5:14; 19:4). Em uma situação, o amém é usado como título do nosso Senhor Jesus em sua carta para a Igreja de Laodicéia: “Assim diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus”. Quando Jesus se apresenta como o Amém, Ele mostra a validade da mensagem cristã, a validade do pacto de Deus com os homens e a sua fidelidade ás promessas. Ele estava dizendo: “Assim diz aquele que É e será”.
            Robert G. Rayburn nos fornece a seguinte síntese: “Dizer amém para Deus implica uma submissão para aceitar a vontade de Deus e comprometer-se com o propósito dEle. Dizer amém, significa que estamos nos colocando a disposição de Deus como oferta máxima a Ele dedicada”.
Agora que conhecemos algumas implicações desta palavra, é de nossa responsabilidade assumirmos uma postura de adoradores conscientes diante de Deus. Não nos esqueçamos que na realidade, dizer amém é dizer sim para Deus e aceitarmos a sua vontade em nossas vidas. Deus espera de nós um culto racional (Rm 12); uma entrega consciente e um coração voluntário que venha contribuir para a expansão de seu Reino.
Glória Somente a Deus. . .
Fonte:

https://sites.google.com/site/ipbprom2/analisandoexpressaoamem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com