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quinta-feira, 11 de maio de 2023

884-A GRAÇA DE DEUS, E NÃO DE HOMENS!!

  










A GRAÇA DE DEUS E NÃO DE HOMENS

 

 

      Muitos tem confundido graça de Deus com a graça dos homens. A graça dos homens que eu me refiro, é esta graça barata que tem sido pregado em muitos púlpitos, é a graça que não requer do pecador arrependimento, confissão, reflexão, mudança de atitude, mudança de vida, santificação e regeneração. Vamos analisar alguns versículo sobre a graça:

 Efésios 2:8:

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.

1 Coríntios 1:3

Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

1 Timóteo 1:14

E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo.

Filipenses 1:2

Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo.

2 Coríntios 13:14

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amen. 

2 João 1:3

Graça, misericórdia, e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, seja convosco na verdade e amor.

João 1:16

E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.

2 Pedro 1:2

Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor;

Efésios 3:2

Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada;

 

Efésios 4:7

Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.

Tito 2:11

Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,

2 Timóteo 1:9

Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça, que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;

Romanos 11:5

Assim pois também agora neste tempo ficou um resto, segundo a eleição da graça.

1 Coríntios 1:4

Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo.

João 1:17

Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

2 Coríntios 6:1

E NÓS, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão;

2 Coríntios 4:15

Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus.

Romanos 11:6

Mas se é por graça, já não é pelas obras, de outra maneira, a graça já não é graça.

Efésios 3:7

Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder.

2 Pedro 3:18

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória assim agora, como no dia da eternidade. Amen.

 

Romanos 4:16

Porque é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da fé de Abraão, o qual é pai de todos nós,

Atos 15:11

Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.

Atos 20:32

Agora pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados.

Romanos 6:15

Pois quê? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.

 

https://bible.knowing-jesus.com/Portuguese/topics/A-Gra%C3%A7a-De-Deus

 

      A graça que muitos “pastores e pregadores” propagam é uma garça de homens, uma graça barata, fácil e que não requer nenhum esforço por parte do pecador. Na verdade é uma heresia do inferno, que vem assombrar muitos pregadores e ouvintes incautos e com a mente cauterizada. A graça de Deus não pode ser banalizada, minimizada, ignorada, e nem tão pouco barateada, como algo fácil da parte de Deus e que o pecador(a) possa se apoderar e desfrutar sem nenhum pré-requisito ou esforço. A graça de Deus é preciosa, generosa, amorosa, simples, mas, também é rigorosa em alguns pontos, se o Deus verdadeiro que concede a graça é rigoroso, e eu posso provar isto nas Escrituras.

      A graça de Deus deve ser estudada em seus detalhes, estamos na dispensação da graça, isto não quer dizer que podemos cometer pecados de forma deliberada, e viver uma vida descompromissada com a Palavra de Deus. O nosso viver, modo de falar e pensar deve ser de acordo com as Escrituras. A graça de Deus, e não de homens, é sublime e pode alcançar à todos, basta todos quererem aproveitar o lindo presente de Deus. A graça de Deus e não de homens, não é barata, custou um alto preço, sim, é verdade, Cristo morreu por nós, sem pecado, sem culpa, se dou voluntariamente por nós, para o perdão dos nossos pecados. E você o que acha disto?

     Podemos desfrutar da graça de Deus e não de homens de qualquer forma? A graça de Deus é depositada em vasos limpos, não em vasos sujos. Claro, se o pecador tem vários pecados, comete até crimes, mas, a partir do momento que ele confessa os seus pecados, se arrepende, clama pelo Eterno, as mãos do Senhor está estendida para o mesmo, bem como a sua maravilhosa graça está à disposição do pecador penitente. A graça de Deus é enorme, sublime e tem um preço de sangue valiosíssimo, portanto não pode e nem deve ser barateada, menosprezada e nem barateada. Veja:

Tito 2:11

“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,”

     Zele pela graça divina, tome posse da graça divina todos os dias, sim, porém, com um coração penitente, arrependido, contrito, quebrantado e com uma consciência pura e reflexiva. Faça um auto exame diário, avalie à você mesmo, e veja de que forma você está utilizando a graça de Deus. A dispensação da graça é uma dispensação em que podemos desfrutar do amor, das misericórdias de Deus, do perdão divino, podemos ainda desfrutar da comunhão com o salvador, da proteção, dos dons, dos talentos e de todas as ricas bênçãos espirituais que Cristo conquistou para mim e para você e para a humanidade. Somos desafiados todos os dias à desfrutar da graça de Deus e não de homens. A graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, é algo sério, deve ser respeitado, valorizado, e devemos desfrutar desta graça com respeito, amor, temor e consciência limpa, digna e tranquila, sabendo que é digno de receber a graça de Deus.

     Podemos enumerar uma lista enorme do que é a graça divina, e os benefícios proporcionados pela mesma, mas, vamos citar alguns:

 

1-A graça vem do Criador, portanto é maravilhosa e ponto.

2-A graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, é suficiente, não precisa acrescentar doutrinas de homens nelas.

3-A graça é estendida e oferecida à todos, basta todos quererem desfrutar da mesma.

4-A graça que deve ser pregada é a graça do Eterno Salvador, não a “graça de homens”.

5-A graça oferece o maior benefício, que é a oportunidade de salvação, basta você querer.

6-O primeiro passo para ser alcançado(a), e ser salvo(a) pela graça divina e não de homens, é ter fé.

7-A graça Deus é um lindo, maravilhoso e sublime presente de Deus para humanidade, e não deve ser barateada, ignorada, distorcida, adulterada e mal interpretada.

8-Não confunda dispensação da graça, com dispensação de bagunça, confusão, modismo religioso, entretenimento, palco, ou uma mera reunião social a ser assistida.

9-Deve-se ter a consciência que somos alvos pela graça, mediante a fé, não por nosso méritos ou esforços, Cristo morreu por nós.

10-Temos que ter a nossa consciência reflexiva, penitente, contrita, quebrantada e pura para com o Criador, tendo na mente e no coração que o Senhor, o Eterno requer isto de nós, como filhos de Deus, devemos obedece-lo, amá-lo e estar em sintonia com o seu Espírito e com a sua Palavra.

11-Será que você deve desfrutar da graça divina de qualquer forma? Pode ser alcançado(a) por esta graça e por consequência pode ser salvo(a) de qualquer maneira? Leia:

“25Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.

 

26Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados,

 

27mas tão somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus.

 

28Quem rejeitava a Lei de Moisés morria sem misericórdia pelo depoimento de duas ou três testemunhas.

 

29Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado e insultou o Espírito da graça?

 

30Pois conhecemos aquele que disse: "A mim pertence a vingança; eu retribuirei"; e outra vez: "O Senhor julgará o seu povo".

 

31Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!

 

32Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados, quando suportaram muita luta e muito sofrimento.

Hebreus 10.25-32

12-A graça requer esforço do pecador(a) sim, a fé é necessário e cobrado, sim, sem a fé em Cristo por exemplo, não há salvação, está escrito e de forma clara isto. Vamos ler as Escrituras:

Efésios 2:8:

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.

13-A fé e a graça devem andar “de mão dadas”, a nossa fé, a fé genuína é a fé bíblica, a fé dinâmica, abrangente, viva, eficaz, é a fé que está relacionada com fidelidade, dependência, confiança e obediência, pois, ter fé, até o diabo e seus demônios tem, e, já estão condenados. Eu preciso receber a graça desta forma, e ter esta consciência da necessidade da fé genuína que Deus quer. Vamos ler:

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

Efésios 2:8

 

   

 

14- O período da graça não é um período fácil, como muitos imaginam, pois, o dono da graça, é fogo consumidor também, está escrito, Ele é amor, mas, também é justiça. Leia atentamente:

“28Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor,

29pois o nosso "Deus é fogo consumidor!"

Hebreus 12.28,29

 

15-Os pregadores devem estudar mais sobre a graça, e como a mesma é desenvolvida no novo testamento. Deve-se atentar também como a graça divina, e não de homens, deve ser pregada, propagada nos púlpitos, livros, folhetos, nas mídias televisivas e sociais, e em quaisquer outros meios existentes ou que venham existir. Não comercialize a graça divina, não à menospreze, não à subestime e nem baratei a mesma, você não será inocente no último dia, no dia do juízo final. Pregue a graça da Bíblia, não a de homens.

 

 

Conclusão

      

 

    A graça de Deus e não de homens deve ser pregada, de forma sadia, bíblica, coerente e com a consciência limpa, não devemos levar o leitor ou ouvinte à pensar que a dispensação da graça é um período fácil e que a graça é barata, não, é preciosa, e portanto devemos nos chegar para bem próximo da mesma com uma mente, um coração e uma consciência pura, limpa, sensível ao toque do Espírito Santo, devemos ter um novo coração, um coração regenerado, moldado, aperfeiçoado e lapidado por Deus. Temos que ter em mente que como cristãos temos a graça de Deus, e devemos fazer bom uso da mesma, devemos desfrutar da graça de Deus e não de homens, com sabedoria, fé, comunhão e santidade, pois, sem santidade ninguém verá ao Senhor, está escrito. Que o Eterno te encha de graça e um forte abraço,

 

                 Márcio de Medeiros-11/05/2023

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Este estudo à seguir foi extraído de um site, e acrescenta um ótimo estudo sobre a graça divina, Leia com atenção:

A PALAVRA GRAÇA É UM TERMO PAGÃO DENTRO DAS ESCRITURAS?

 

 

 

Ao contrário do que muitos possam imaginar, a palavra Graça, NADA TEM A VER com "deusas", NADA TEM A VER com as filhas de Zeus; NADA TEM A VER com paganismo, conforme alguns afirmam!

 

E, para entendermos melhor a respeito desse assunto, faz-se necessário termos em mente o seguinte:

 

1 - Na mitologia grega, as deusas do encantamento, da beleza, da natureza, da criatividade humana, da fertilidade e, da dança, eram chamadas de: filhas de Zeus e Hera, as quais geralmente são apresentadas na figura de três irmãs nuas agarradas pelo ombro,mas segundo alguns autores, essas deusas nas primeiras representações plásticas, apareciam vestidas ;

 

 

 

2 - O nome de cada uma dessas deusas, variava de acordo com as regiões onde eram adoradas e, dentre esses nomes, os mais freqüente são:

 

a) Aglae, “Aglaia”, “Abigail” => cujo significado é:    a claridade; a brilhante;

 

b) Thalia, “Tália” =>  cujo significado é:  a verdejante; a que faz brotar flores;

 

c) Euphrosyna, “Eufrosina”   => cujo significado é:  o sentido da alegria.

 

 

Como podemos perceber, cada uma das deusas acima mencionada, personifica respectivamente, o esplendor, a alegria e, o desabrochar, tendo como imagem e/ou modelo, jovens de bela face, senhoras da fertilidade, do encantamento, da arte, da música, da beleza e da amizade. Tais atributos, referentes as deusas da “felicidade” (beleza, natureza, criatividade humana, fertilidade e dança), NO GREGO, são denominados de Cárites (do grego Χάριτες), cujo significado é: “Favor e generosidade”. Já, NO LATIM, Cárites, foi traduzido como GRAÇA.

 

Infelizmente, muitos por não se atentarem no que diz respeito a fatores/conceitos linguísticos, acabam ensinando errôneamente que, a palavra GRAÇA PERTENCE AO PAGANISMO GREGO, associando-a as TRÊS DEUSAS, filhas de Zeus e Hera! Mas diante de tal afirmação, fica-nos a seguinte pergunta: Como a palavra Graça pode pertencer ao paganismo grego, se nesse idioma tal palavra(Graça) NÃO EXISTE ? Nem mesmo no hebraico! Graça, é uma palavra latina, a qual foi traduzida do grego "Cárites."

 

Portanto, afirmar que a palavra Graça faz menção a deusas gregas, NÃO FAZ SENTIDO! Primeiro, porque a palavra Graça, não consta no vocabulário grego; muito menos no hebraico; Segundo, porque as três filhas de Zeus e Hera, associadas a beleza; fertilidade; arte; música..., NÃO se chamam Graça! Cada uma delas, conforme mostramos no início desse estudo, tem seu respectivo nome, a saber: Aglae; Thalia; Euphrosyna!

 

 

O VERDADEIRO SIGNIFICADO BÍBLICO DA PALAVRA GRAÇA

 

Como já falamos anteriormente, a palavra Graça é de origem latina, cuja grafia é: “GRATIA”. Essa palavra tem raiz na palavra grega: CHARIS, a qual tem por significado: Amor incondicional, Dom gratuito, Favor concedido a alguém, Generosidade incondicional.

 

No Dicionário Wycliffe, encontramos a seguinte definição para ao termo Graça: " o conceito de graça é multiforme e sujeito a desdobramentos nas Escrituras." Compreender isso é importante e, por que assim afirmamos? E, a resposta é: porque o conceito de Graça é multiforme, conforme esse mesmo Dionário afirma! Só para termos uma idéia, no Antigo Testamento, encontramos a palavra Hen, "favor", o qual de acordo com Wycliffe, significa favor imerecido de um superior a um subalterno. No Novo Testamento, encontramos a palavra Cháris, palavra essa que possui vários significados, dentre eles : para denotar aquilo que causava atração, quer seja na aparência, quer seja na fala. Mas, acerca desse assunto, abordaremos no decorrer desse nosso estudo!

 

O importante é sabermos o seguinte: Elohim demonstra Graça ao estender Seu favor, Sua misericórdia e, Seu amor, para suprir a necessidade do ser humano, o que descreve seu característica composta por Graça, por bondade e, generosidade, onde ELE, espontaneamente, dispõe-se a conceder Seu amor incondicional, à humanidade pecadora, afim de que esta humanidade, pela Graça seja salva.

 

Como podemos perceber, Graça é o elemento essencial da salvação!

 

Vejamos o uso da palavra CHARIS e, suas flexões nos textos abaixo:sendo seu uso variado, conforme pontuamos abaixo:

 

1 - No caso acusativo

 

a) CHARIS é usado para denotar aquilo que dá ou ocasiona prazer; deleite; ou produz consideração favorável; sendo aplicado, por exemplo, à beleza ou graciosidade da pessoa, conforme podemos observa no texto abaixo e, na palavra em destaque no texto em grego:

 

Lucas 2:40 " E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça ( χαρις ) de Elohim estava sobre ele."

 

 

 

b) CHARIS  é usado para denotar FAVOR/GENEROSIDADE, conforme podemos observar no texto abaixo e, na palavra em destaque no texto em grego:

 

2Cor 8:6 " De maneira que exortamos a Tito que, assim como antes tinha começado, assim também acabasse esta graça ( χαριν ) entre vós."

 

 

 

c) CHARIS é usado para denotar algo agradável, conforme podemos observar no texto abaixo e, na palavra em destaque no texto em grego:

 

Colossenses 4:6 " A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.

 

 

 

 

2 - no caso sujeito ou nominativo

 

a) por parte do doador, a disposição graciosa ou amigável da qual procede o ato de benevolência; graciosidade ; ternura; clemência; a boa vontade em geral, conforme podemos observar no texto abaixo e, na palavra em destaque no texto em grego:

 

Atos 7:10 " E livrou-o de todas as suas tribulações, e lhe deu graça ( χαριν ) e sabedoria ante Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador sobre o Egito e toda a sua casa."

 

 

 

 

 

b)  Favor "divino" ou Graça, conforme podemos observar no texto abaixo e, na palavra em destaque no texto em grego:

 

Atos 14:26 " E dali navegaram para Antioquia, de onde tinham sido encomendados à Graça ( χαριτι ) de Elohim para a obra que já havia cumprido."

 

 

 

c) Favor concedido; Sentimento de gratidão, também denotando: "Estar grato"

 

Rm 6:17 " Mas as graças ( χαρις ) de Elohim que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues."

 

 

 

Lucas 17:9 " Porventura dá graças ( χαριν ) ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não."

 

 

 

 

A PALAVRA GRAÇA NO ANTIGO TESTAMENTO

 

No Antigo Testamento, NÃO consta a presença da palavra Graça, logo o conceito de Amor incondicional; Dom gratuito; Favor imerecido; Generosidade, não é encontrado nos textos  hebraicos, do Antigo Testamento. E, nisso alguém pode se pergunta: Então que palavra é usada para denotar a bondade de Yah Elohim para com o homem? E, a resposta é: Encontramos no Antigo Testamento, as seguintes palavras:

 

a) HEN ( חן - pronunciamos: Chen) => substantivo masculino, o qual tem por significado: mercê; aceitação; benevolência; bondade.

 

No texto que se encontra em Gn 6:8, onde lemos o seguinte: " Noah, porém, achou Graça aos olhos de YHWH.", HEN é usado para denotar Mercê e, consideração, não merecidas diante de Elohim. Neste caso, a sociedade na época de Noah, não fazia por onde para merecer a benevolência do Altíssimo, pois como podemos observar nos versículos anteriores, é descrito que a maldade do homem havia se multiplicado na terra e, todo o desígno do coração deste homem, era mau.(Gn 6:5)

 

A sociedade da época de Noah, era constituída por homens maus, porém em meio a essa sociedade, havia um homem que se destacou por ser íntegro; justo e, por andar com Elohim(Gn 6:8-9). E, por assim ser, tal recebeu do Altíssimo, favor!

 

Percebam que, mesmo Noah habitando em meio a homens maus, este não se deixou corromper e, na sua Fidelidade para com aquilo que é bom aos olhos do Yah(Yh), dESTE recebeu graça, ou seja, recebeu benevolência, de modo a ser poupado juntamente com sua família, do dilúvio que Yah(Yh) enviou sobre toda a terra.

 

Um ponto importante, que convém mencionarmos é o seguinte: encontramos a palavra HEN em nomes próprios, como por exemplo, no nome israelita: Henadhadh, cujo significado é: benevolência de Hadade.

 

 

b) HANAN ( חנן - pronunciamos: Hanan) => verbo cujo significado denota: curvar-se ou inclinar-se em sinal de bondade para com alguém inferior; favorecer; conceder;; implorar ( pela súplica afim de obter favorecimento ); pedir; mostrar favor;  compaixão; agradar; ser generoso; ter piedade.

 

Como podemos perceber, o verbo HANAN, está relacionado a misericórdia, isto é, ser misericordioso; favorecer; ter misericórdia. Na literatura de sabedoria, este verbo é usado principalmente nas relações humanas, para indicar atos de benevolência para com alguém necessitado, conforme podemos observar no texto abaixo:

 

Jó 19:21 " Compadecei-vos ( חנני - pronunciamos: Hanuni) de mim, amigos meus, compadecei-vos ( חנני ) de mim, porque a mão de Eloah me tocou."

 

 

 

Provérbios 19:17  " YHWH empresta o que se compadece ( חונן - pronunciamos: Honen) do pobre, Ele lhe pagará o seu benefício."

 

 

 

 

Como podemos perceber, tanto o substantivo HEN, quanto o verbo HANAN, autoriza simetria com o conceito grego (χαρις) CHÁRIS, remetendo-nos ao seguinte significado: Favor e generosidade.

 

Assim sendo, o vocábulo HEN ( חן ) “Chen” e, o verbo  HANAN ( חנן )“chanan”, criaram situações e, atitudes que permitiram ao tradutor grego, aproximar o significado dessas palavras hebraicas, com o conceito grego “CHÁRIS”, conceito esse, relacionado a: Amor incondicional, Dom gratuito, Favor imerecido, generosidade incondicional.

 

Também encontramos no hebraico, a  palavra HESED, a qual está diretamente relacionada ao que se pode chamar de: “Amor incondicional, Dom gratuito, Favor imerecido, generosidade incondicional”, “GRAÇA.”

 

Juntamente com a palavra HESED, encontramos as palavras:  EMET, BERITH, as quais tem por significado: “FIDELIDADE e ALIANÇA”, respectivamente. Ambas palavras trazem consigo, elementos linguísticos, também relacionados ao “Amor incondicional, Dom gratuito, Favor imerecido, generosidade incondicional”. “GRAÇA”.

 

Outra palavra hebraica, com intenso significado, abraçada pela palavra “GRAÇA” é: RAHAMIN - pronunciamos: Rachamim, a qual tem por significado literal: ENTRANHAS, significado este, relacionado ao sentimento singular, maternal, visto que, RAHAMIN, denota as entranhas humanas, tais como as da mãe que vela pelo seu filho.

 

Portanto, assim como uma uma mãe se inclina para cuidar com amor e, benignidade, o que foi gerado em suas entranhas, do mesmo modo Yah(Yh) age para com seu povo. E, é esse cuidado, é esse amor, estabelecido numa aliança de fidelidade, na qual Yah(Yh) é sempre fiel e verdadeiro, que encontramos a palavra Berith.

 

 

A PALAVRA GRAÇA NA SEPTUAGINTA

 

Como vimos acima, as Escrituras Hebraicas não possuem nenhum termo hebraico equivalente para expressar o conceito de Graça.

 

Na Septuaginta, uma antiga tradução das Escrituras do Antigo Testamento para a língua grega, o termo grego traduzido por “graça” é χαρις ( Charis). O sentido primário de χαρις ( Charis ) significa brilhar, reluzir. Como substantivo e adjetivo χαρις (Charis), Também foi usada para significar luz, estrela, fogo, sol, cristalino.

 

Os termos originais hebraicos, os quais que foram traduzidos na Septuaginta por χαρις [charis] são: o substantivo HEN ( חן ) “Chen” e o verbo é HANAN (חנן)“chanan” que debilitadamente se traduzem por “graça”, “favor” ou “misericórdia”.

 

 

 

GRAÇA NO NOVO TESTAMENTO

 

Nos Evangelhos, a palavra CHÁRIS , a qual tem por significado: “Amor incondicional, Dom gratuito, Favor imerecido, generosidade incondicional”, aparece poucas vezes.

 

=> MatitYahu(Mt) e Marcos, não  usam Charis, porque estão intimamente ligados à cultura hebraica e, focados no convencimento das lideranças religiosas de seu tempo e, na transformação das tradições rabínicas.

 

=> Já Lucas, faz uso da palavra CHÁRIS, para denotar Graciosidade, ou seja, algo que prendesse/despertasse a atenção das pessoas, conforme podemos observar no texto que se encontra em Lucas 4:22 , onde lemos o seguinte: " E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Não é este o filho de Yosef ?"

 

Cháris, conforme podemos observar no textgo em Lucas 4:22, descreve a forma como a mensagem transmitida pelo Ungido era recebida por aqueles que O ouvia a sua pregação, ou seja, tal mensagem era recebida como algo gracioso, algo que lhes chamava a atenção; que tornava a pregação do Ungido "atraente", diferente das que, provavelmente estavam acostumados a ouvir! Essa Graça/Graciosidade, notória nas palavras que saiam da boca do Ungido, é que atraia multidão e, tal graça não era provinha de homens, para que estes, não se gloriassem em si mesmos, ao contrário! Tal Graça provinha de Yah(Yh) Elohim, daí os feitos realizados pelo Ungido, Este atraibuia ao PAI que o enviara!

 

=> Já, Yohanan(João), usa Charis apenas no prólogo. Para este, a VIDA era e, é a própria PALAVRA e, a PALAVRA é o fio condutor da GRAÇA, tudo numa unidade cíclica.

 

Assim sendo, para Yohanan(João), a vida vem do ALTO, ou seja, provém de Elohim; logo, é um dom. E sendo um dom de Elohim, não é algo que se pode conquistar pelos próprios méritos, mas pela misericórdia de Elohim, autor da vida e da Graça.

 

=> Shaul faz uso da palavra CHÁRIS mais de cem vezes, no seu sentido mais literal, numa experiência profunda na vida do renascido. Para Shaul, Graça é o centro na vida do renascido e, a EMUNAH do renascido é, a Graça experimentada.

 

Shaul faz uso da palavra Graça para duas situações em especial:

 

1ª ) justificação (explicando a razão do pecado)

2ª ) acentuar o conceito de VIVER EM YESHUA.

 

Nesse sentido, merece destaque os seguintes textos:

 

Romanos 3:21-24  " Mas agora YHWH  mostrou-nos uma maneira diferente de ser justo aos seus olhos - não por obedecer à lei mas pela maneira prometida nas Qaotáv há muito tempo. Esta justiça de YHWH vem pela emunah em Yeshua, o Ungido a todos que crêem. E todos nós podemos ser salvos nesta mesma maneira, não importa quem somos ou o que fizemos, porque todos pecaram, tendo perdido o direito de acesso à glória de YHWH. E pela sua bondade, que não merecemos, nos declara inocentes da culpa, pela obra de Yeshua o Ungido, o qual nos liberta dos nossos pecados, sem nada pagarmos para beneficiar disso."

 

Romanos 8:1-2  " Portanto agora nenhuma condenação há para os que pertencem ao Ungido Yeshua. Porquanto a Lei do Ruach de vida, em Yeshua o Ungido me libertou da lei do pecado e da morte."

 

1 Coríntios 3:22-23 " Vocês tem Shaul, Apolo e Pedro para vos ajudarem. YHWH deu-vos o mundo inteiro para usarem dele; vocês estão acima da vida e da própria morte; ele deu-vos o presente, e todo o futuro. Tudo é vosso, e vós do Mashiach(Ungido) e, Mashiach de Elohim."

 

2 Coríntios 5:17-19 " Assim que, se alguém está em Yeshua, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Elohim, que nos reconciliou consigo mesmo por Yeshua, o Ungido, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Elohim estava em Yeshua, reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação."

 

 

CONFERINDO A GRAÇA NO NOVO TESTAMENTO

 

2 Timóteo 1:2  " A Timóteo, meu filho amado, graça (Charis) , misericórdia e paz, da parte de Elohim Pai e, do Mashiach Yeshua, nosso Adon. "

 

2 Timóteo 1:3 " Dou graças( Charin) a Elohim, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia."

 

2 Timóteo 1:9  " Que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça ( Charin ) que nos foi dada no Mashiach Yeshua, antes dos tempos eternos."

 

2 Timóteo 2:1  "Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça ( Chariti ) que está em Mashiach Yeshua."

 

2 Timóteo 4:22  " YHWH seja com o teu Ruach. A graça  ( Charis ) seja convosco."

 

Tito 1:4 " A Tito, verdadeiro filho, segundo a emunah comum, graça ( Charis ) e paz, da parte de Elohim Pai e, do Mashiach Yeshua, nosso Salvador. "

 

Tito 2:11  " Porquanto a graça ( Charis ) de Elohim se manifestou verdadeira a todos os homens."

 

Tito 3:7  " A fim de que, justificados por graça ( Charitis), nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna."

 

Tito 3:15  " Todos os que se acham comigo te saúdam; saúda quantos nos amam na emunah. A graça ( Charis ) seja com todos vós."

 

Filemom 1:3  " Graça ( Charis ) e paz a vós outros, da parte de Elohim, nosso Pai, e do Adon Yeshua ha Mashiach."

 

Filemom 1:7  " Porque temos grande gozo e, consolação do teu amor, porque por ti, ó irmão, as entranhas ( Charan ) dos santos foram recreadas."

 

Filemom 1: 25  "A graça ( Charis ) do Adon Yeshua ha Mashiach, seja com o vosso Ruach."

 

Hebreus 2:9  " Vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Yeshua, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça ( Chariti ) de Elohim, provasse a morte por todo homem."

 

Hebreus 4:16 " Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça ( Charitos ), a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça ( Charin ) para socorro em ocasião oportuna."

 

Hebreus 10:29  " De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Elohim, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Ruach da graça ( Charitos )? "

 

Hebreus 12:15  " Atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça (Charitos) de Elohim; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados."

 

Hebreus 12:28  " Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça ( Charin), pela qual sirvamos a Elohim de modo agradável, com reverência e santo temor."

 

Hebreus 13:9  " Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça ( Chariti) e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocuparam."

 

 

A Graça de Yah(Yh) Elohim está estendido a todos, sem exceção! E, através dela, Yah(Yh) nos revela o Seu favor, o Seu amor e, o Seu cuidado para conosco, graça essa eficaz e, redentora, por produzir na vida dos que depositam nEle confiança, a salvação! É essa graça que nos torna gratos por tudo o que Yah(Yh) nos tem concedido! A graça de Yah(Yh) Elohim é eficaz na medida em que, produz salvação na vida daqueles que depositam sua emunah na morte de Yeshua e, no sangue que ELE derramou no Madeiro para remissão de seus pecados.

 

Romanos 10:9 "Se com a tua boca confessares que Yeshua ha Mashiach é melech (Rei) e, no teu coração creres que YHWH o ressuscitou dos mortos, serás salvo."

 

A graça eficaz é conhecida por experiência no momento em que Yah(Yh) Elohim, através do Ruach Kadosh, opera de forma irresistível na mente e no coração de uma pessoa, de modo que o indivíduo escolha livremente receber Yeshua e, crer no nome daquEle que O enviou, como sendo o seu Salvador, o seu Redentor!

 

Assim sendo, conforme nos é ensinado em 2Tm 1:9, os crentes em Yeshua são chamados, não segundo suas obras de esforço próprio, mas conforme a “determinação e graça” de Elohim.

 

2 Timóteo 1:9 " Foi YHWH quem nos salvou e nos escolheu para uma vida pura. Não porque o merecêssemos, mas por sua vontade e misericórdia, que manifestou através de Yeshua o Ungido e, segundo um plano estabelecido já antes da criação do mundo."

 

O emissário Shaul é um exemplo clássico da chamada eficaz de Elohim. Ele foi chamado, não por sua vontade, mas “pela vontade de Elohim.” (1Co 1.1).

 

Somos gratos a Yah por tudo o que Ele tem nos concedido.

 

 

Sites consultados:

https://www.oholyao-em-queimados-rj.com.br/estudos-escriturais/o-verdadeiro-significado-da-palavra-gra%C3%A7a/

https://bible.knowing-jesus.com/Portuguese/topics/A-Gra%C3%A7a-De-Deus

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