CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

quarta-feira, 27 de maio de 2015

714-VOCE SABE O QUE É PECADO?.PECADO É ALGO SUBJETIVO OU OBJETIVO?.











VOCE SABE O QUE É PECADO?.PECADO É ALGO SUBJETIVO OU OBJETIVO?.


Em primeiro lugar a palavra pecado nunca deveria ter existido, mas existe. Em Gênesis, no capítulo 1 e 2, temos a descrição da criação, que também incluí a criação do homem e da mulher, e uma breve descrição da vida deles sem o pecado no jardim do Éden. A Bíblia não nos diz quanto tempo Adão e Eva viveram sem saber o que era pecar. O fato é que, num determinado momento de suas vidas, pela desobediência a Deus, o pecado entrou na vida de Adão e Eva.
Para entendermos melhor o que significa pecado, vamos separá-lo em duas partes:
“Pecado original” é o nome dado a condição de pecadores que todos nós herdamos de Adão e Eva. O primeiro casal era o representante de toda a raça humana, por isso, todos que nascem herdam deles a condição de pecadores, pois eles pecaram. A Bíblia fala a respeito desse primeiro pecado que resultou na “contaminação” de todos os seres humanos:
“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm 5:12)
Do pecado original surgiram os “pecados atuais”. Eles são os pecados que cometemos no nosso dia a dia, no decorrer da nossa vida.
Pecado significa um desacordo com a lei de Deus. Quando alguém peca está ofendendo a Deus por desobedecer àquilo que Ele orienta como a vontade Dele. O pecado, em resumo, é desobedecer a vontade de Deus. Para ficar mais claro, a Bíblia dá alguns nomes interessantes para o ato de pecar:
Desobediência, transgressão (Quebra de uma ordem, de um dever ou de uma lei), iniquidade, mal, maldade, malignidade, perversidade, rebelião, rebeldia, engano, injustiça, erro, falta, impiedade, concupiscência (Forte e continuado desejo de fazer ou de ter o que Deus não quer que façamos ou tenhamos), depravação.
Todas as formas do pecado nos levam ao caminho oposto ao de Deus. O pecado nos separa de Deus e nos leva para longe Dele. Todo pecado gera conseqüências; a Bíblia diz que a conseqüência mais terrível do pecado é a morte (que significa a morte física e a separação total de Deus, que é o inferno) (Rm 6:23). O pecado tem o poder de nos levar ao inferno.

 

Versículos de Pecado


Pecado na Bíblia

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. 
Romanos 6:23
omos como o impuro - todos nós!
Todos os nossos atos de justiça
são como trapo imundo.
Murchamos como folhas,
e como o vento as nossas iniquidades
nos levam para longe. 
Isaías 64:6

pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, 
Romanos 3:23

Quem esconde os seus pecados
não prospera,
mas quem os confessa e os abandona
encontra misericórdia. 
Provérbios 28:13

Se você fizer o bem, não será aceito? Mas, se não o fizer, saiba que o pecado o ame­aça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo". 
Gênesis 4:7

"Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha 
Efésios 4:26

Então o chefe dos copeiros disse ao fa­raó: "Hoje me lembro de minhas faltas. 
Gênesis 41:9

Quem pode discernir os próprios erros?
Absolve-me dos que desconheço! 
Salmos 19:12

Diante disso, os supervisores e os sátrapas procuraram motivos para acusar Daniel em sua administração gover­namental, mas nada conseguiram. Não puderam achar nele falta alguma, pois ele era fiel; não era desonesto nem negligente. 
Daniel 6:4

"Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. 
Mateus 18:15

Mais uma vez, Pilatos saiu e disse aos judeus: "Vejam, eu o estou trazendo a vocês, para que saibam que não acho nele motivo algum de acusação". Quando Jesus veio para fora, usando a coroa de espinhos e a capa de púrpura, disse-lhes Pilatos: "Eis o homem!" Ao vê-lo, os chefes dos sacerdotes e os guardas gritaram: "Crucifica-o! Crucifica-o!"
Mas Pilatos respondeu: "Levem-no vocês e crucifiquem-no. Quanto a mim, não encontro base para acusá-lo". 
João 19:4-6

Portanto, não permitam que o pecado continue dominando o corpo mortal de vocês, fazendo que obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça. E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da Lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma! Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça? Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida. Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça. 
Romanos 6:12-18

Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado. Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo. 
Gálatas 6:1-2

Portanto, pensem nisto: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz comete pecado. 
Tiago 4:17

Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. 
Tiago 5:16

Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei. 
1 João 3:4


Outros Versículos encontrados:

Se você fizer o bem, não será aceito? Mas, se não o fizer, saiba que o pecado o ame­aça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo". 
Gênesis 4:7
Disse-lhe, pois, o Senhor: "As acusa­ções contra Sodoma e Gomorra são tantas e o seu pecado é tão grave 
Gênesis 18:20
Jacó ficou irado e queixou-se a Labão­: "Qual foi meu crime? Que pecado cometi para que você me persiga furiosamente? 
Gênesis 31:36
Agora perdoem ainda esta vez o meu pecado e orem ao Senhor, o seu Deus, para que leve esta praga mortal para longe de mim". 
Êxodo 10:17
Estará sobre a testa de Arão; assim ele levará a culpa de qualquer pecado que os israelitas cometerem em relação às coisas sagradas, ao fazerem todas as suas ofer­tas. Estará sempre sobre a testa de Arão, para que as ofertas sejam aceitas pelo Senhor. 
Êxodo 28:38
Mas queime a carne, o couro e o excremento do novilho fora do acampamento; é oferta pelo pecado. 
Êxodo 29:14
Sacrifique um novilho por dia como ofer­ta pelo pecado para fazer propiciação. Purifique o altar, fazendo propiciação por ele, e unja-o para consagrá-lo. 
Êxodo 29:36
Uma vez por ano, Arão fará propiciação sobre as pontas do altar. Essa propiciação anual será realizada com o sangue da oferta para propicia­ção pelo pecado, geração após geração. Esse altar é santíssimo ao Senhor". 
Êxodo 30:10
No dia seguinte Moisés disse ao povo: "Vocês cometeram um grande pecado. Mas agora subirei ao Senhor e talvez possa ofere­cer propiciação pelo pecado de vocês". 
Êxodo 32:30
Assim, Moisés voltou ao Senhor e disse: "Ah, que grande pecado cometeu este povo! Fizeram para si deuses de ouro. 
Êxodo 32:31
Mas agora, eu te rogo, perdoa-lhes o pecado; se não, risca-me do teu livro que escreveste". 
Êxodo 32:32
que mantém o seu amor a milhares
e perdoa a maldade,
a rebelião e o pecado.
Contudo, não deixa de punir o culpado;
castiga os filhos e os netos
pelo pecado de seus pais,
até a terceira e a quarta gerações". 
Êxodo 34:7
Então retirará toda a gordura do novilho da ofer­ta pelo pecado: a gordura que cobre as vís­ceras e está ligada a elas, 
Levítico 4:8
Quando tiver consciência do pecado que cometeu, a comunidade trará um novilho como oferta pelo pecado e o apresenta­rá diante da Tenda do Encontro. 
Levítico 4:14
e fará com este novilho como se faz com o novi­lho da oferta pelo pecado. Assim o sacerdote fará propiciação por eles, e serão perdoa­dos. 
Levítico 4:20
Depois levará o novilho para fora do acam­pamento e o queimará como queimou o primeiro. É oferta pelo pecado da comunidade. 
Levítico 4:21
Quando o conscientizarem do seu pecado, o líder trará como oferta um bode sem defeito.
Levítico 4:23
Po­rá a mão sobre a cabeça do bode, que será morto no local onde o holocausto é sacrificado, perante o Senhor. Esta é a oferta pelo pecado. 
Levítico 4:24
Então o sacerdote pegará com o dedo um pou­co do sangue da oferta pelo pecado e o porá nas pontas do altar dos holocaustos e derramará o restante do sangue na base do altar. 
Levítico 4:25
Queimará toda a gordura no altar, como queimou a gordura do sacrifício de comunhão. Assim o sacerdote fará propiciação pelo pecado do líder, e este será perdoado. 
Levítico 4:26
Quando o conscientiza­rem do seu pecado, trará como oferta pelo peca­do que cometeu uma cabra sem defeito. 
Levítico 4:28
Porá a mão sobre a cabeça do animal da oferta pelo pecado, que será morto no lugar dos holocaus­tos. 
Levítico 4:29
"Se trouxer uma ovelha como oferta pelo pecado, terá que ser sem defeito. 
Levítico 4:32
Porá a mão sobre a cabeça do animal, que será morto como oferta pelo pecado no lugar onde é sacri­ficado o holocausto. 
Levítico 4:33
Então o sacerdote pegará com o dedo um pouco do sangue da oferta pelo pecado e o porá nas pontas do altar dos holocaustos e derramará o restante do sangue na base do altar. 
Levítico 4:34
Retirará toda a gordura, como se retira a gordura do cordeiro do sacrifício de comu­nhão; o sacerdote a queimará no altar, em cima das ofertas dedicadas ao Senhor, prepara­das no fogo. Assim o sacerdote fará em favor do culpado propiciação pelo pecado cometido, e ele será perdoado. 
Levítico 4:35
e, pelo pecado que cometeu, trará ao Senhor uma ovelha ou uma cabra do rebanho como oferta de reparação; e em favor do culpado o sacerdote fará pro­piciação pelo pecado. 
Levítico 5:6
"Se não tiver recursos para oferecer uma ovelha, trará pela culpa do seu pecado duas rolinhas ou dois pombinhos ao Senhor: um como oferta pelo pecado e o outro como holo­causto. 
Levítico 5:7
Ele os trará ao sacerdote, que apresentará primeiro a oferta de sacrifício pelo pecado. Ele destroncará o pescoço da ave, sem arrancar-lhe a cabeça totalmente. 
Levítico 5:8
A seguir asper­girá no lado do altar o sangue da oferta pelo pecado e deixará escorrer o restante do sangue na base do altar. É oferta pelo pecado. 
Levítico 5:9







UM ESTUDO ACERCA DO PECADO – ESTUDO -TERMOS NAS LÍNGUAS ORIGINAIS E INTRODUÇÃO GERAL


Essa é uma série cujo propósito é estudar, com profundidade, os ensinamentos da Bíblia acerca do pecado, com uma ênfase especial na questão do chamado “pecado para a morte”.  

חַטָּא 
ἁμαρτία


O PECADO – ESTUDO 1

I. Termos Usados nas Línguas Originais.




A. Termos em Hebraico:

אֲשָׁמ  — asham = culpa.

חַטָּאת — hatta’h = pecado.

חַטָּאָה — hattaa’h = pecador.

חֹטֵא — hote’ = pecaminosa.

חַטָּאת — hatta’t = oferta pelo pecado.

שְׁגֶּה — sheggeh = extraviar-se, errar.

שֹׁגֵג — shogeg = pecado cometido por ignorância ou descuido.

שְׁרִרוּת  — sherirut = obstinação, dureza.

תַּהְפֻּכֹת  — tahepukot = perversidade, coisa perversa.

רְשָׁע  — resha` = perverso.

 רֶשַׁע — resha` = perversidade.

אָוֶן — aven = impiedade, iniqüidade. Esta palavra está muitas vezes associada à idolatria.

פֶשַׁע — pesha` = transgressão ou rebelião.

רָע  ra` = mal.



2. Temos em Grego:

ἀδικία  — adikía = injustiça, profunda violação da lei e da justiça.

ἁμαρτία — amartía = pecado como errar o alvo.

ἁμαρτάνω  — amartáno = pecar.

ἁμαρτωλὸς  — amartolòs = pecador, pecaminoso.

ἀναμάρτητος — anamártitos = sem pecado.

παραβαίνω — parabaíno = transgredir.

παραβάτην  — parabáten = transgressor.

παράβασις  — parábasis = transgressão.

παραπίπτω  parapípto = cair no sentido de “voltar para trás”.

πταίω  ptaío = cair.

σκάνδαλον  skándalon = escândalo.
σκανδαλίζω — skandalízo  = escandalizar no sentido de levar alguém a pecar.

II. Desenvolvimento da Doutrina[1]

A. Pecado como desobediência.

Uma definição razoável de “pecado”, baseada exclusivamente na Bíblia, pode se encontrada em 1 João 3:4. Pecado é a transgressão da lei. Mas como a ideia de Deus é tão essencial na Bíblia inteira nós podemos dizer que o pecado é a desobediência ou transgressão da lei de Deus. Neste estudo nós iremos ver que o pecado é primeiramente um ato, mas, como sabemos, esses atos trazem consequências não somente para quem os pratica, mas também para as pessoas ao redor de quem os pratica.

B. Efeitos na vida interior.

Na Bíblia nos encontramos uma ênfase crescente de que o ato pecaminoso não é um fato isolado em si mesmo, mas que o mesmo revela uma disposição perversa da parte daquele que o comete. Exemplo disto pode ser visto em

Gênesis 6:5

Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração.

C. O pecado envolve toda a humanidade.

A Bíblia também ensina que os atos de pecado que afetam tão profundamente a vida de um indivíduo acabam por transmitir tendências perversas aos descendentes deste mesmo indivíduo pecaminoso — ver

Salmos 51:5

Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.


Efésios 2:3

Entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
QuESTIONÁRIO
1. Que é o pecado, segundo as Escrituras?
Segundo as Escrituras o pecado:
É a transgressão da lei: I João 3:4
Se conhece, pela lei: Rom. 3:20; 7:7
Não é imputado, sem a lei: Rom. 4:15
Não é imputado, sem a lei: Rom. 5:13
Está morto, sem a lei: Rom. 7:8; Cor.15:56

2. Que aconteceria se a Lei de Deus tivesse sido abolida?
O pecado não mais existiria, a partir do fim da vigência da Lei. Jesus teria morrido em vão, pois se não há pecado não seria necessária Sua morte. Não haveria necessidade da Graça, pois não existiria pecador. Desnecessário seria se pregar o Evangelho, pois ninguém é pecador e não há de que se arrepender.

3. Por que Paulo considerou a Lei de Deus como Ministério de morte?
No Decálogo não existe nenhum mandamento que manda matar; pelo contrário, há um que proíbe. O fato é que uma outra lei, do livro, punia com morte os transgressores da Lei de Deus:
Ter outros deuses: Deut. 13:6,9
Idolatria: Deut. 17:3,5
Desrespeito ao nome de Deus: Lev. 24:16
Transgressão do Sábado: Núm. 15:32-36
Filhos desobedientes: Deut. 21:18-21
Assassinato: Lev. 24:17
Adultério: Deut. 22:23,24
Falso testemunho: Deut. 19:18,19
Em Cristo, o pecador não sofre a morte de imediato e tem a chance de se arrepender e ser salvo. Isto é a Graça!. Todavia não deve seguir pecando, ou seja, transgredindo. No N.T., a mesma Lei de Deus está em vigor e não é ministério de morte, pois ninguém é punido pelos homens com a morte, pelo pecado praticado.

4. Que passagem exemplifica bem a Lei, o pecado e a Graça?
João 8:1-10. A mulher adulterou, pecou, transgrediu a Lei de Deus. A outra lei mandava que fosse morta apedrejada. Veio Jesus, a Graça salvadora, a misericórdia e fez que todos se sentissem tão culpados quanto ela, pois também eram humanos e falhos. Jesus não a condenou à morte e lhe deu uma chance para mudar de vida e lhe recomendou: “Vai-te e não peques mais”, isto é, não voltes a adultera, não voltes a transgredir o Decálogo!

5. Existe distinção entre a Lei de Deus e as outras leis?
Sim. A Lei de Deus foi escrita pelo próprio Deus em duas tábuas de pedra e dura eternamente. Nada lhe foi acrescentada além das Dez Palavras (Deut. 5:22; Êxodo 31:18). Foi colocada dentro da Arca do concerto e hoje está escrita nas tábuas de nosso coração (Deut. 10:2; II Cor. 3:3; Jer. 31:33; Heb. 8:10). As outra leis, conhecidas como cerimoniais eram transitórias (embora nem todas); foram escritas por Moisés num livro, acrescentadas por causa da transgressão do Decálogo e colocadas ao lado da arca (Deut. 31:24-26; Gál.3:19) . Muitas cessaram na cruz (Efés. 2:15; Col. 2:14).

6. É possível que a Graça anule a Lei?
A Lei de Deus existe para identificar o pecado para revelar seus transgressores. A nossa fé não anula a Lei, antes a confirma. Só posso dizer que alguém está falhando, é transgressor ou pecador, se houver alguma lei sendo quebrantada. Como nós cremos que existe o pecado e pecadores, automaticamente confirma-mos a vigência da Lei de Deus (Rom. 3:31). Sem o pecado, para que a Graça?

7. Por que muitos condenam a Lei de Deus e se aferram ao dízimo?
É obvio que o dízimo é da lei e da lei de Moisés. Malaquias é constantemente citado nos púlpitos. Ninguém pode ser contra seus próprios interesses! Está no A.T., é lei de Moisés. E daí? Fica claro que o problema de muitos serem contra a Lei de Deus se resume numa coisa. No quarto mandamento! Se não houvesse ordem para santificar o Sábado no Decálogo, todos estariam defendendo a Lei de Deus. Este é o espinho!

Grande Abraço e que Deus possa abençoar a todos.

Fonte:
http://www.bibliaon.com/pecado/
http://www.esbocandoideias.com/2010/09/o-que-significa-pecado.html
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/02/um-estudo-acerca-do-pecado-estudo-1.html

http://jovemevangelho.blogspot.com.br/2012/02/estudo-biblico-resumido-lei-o-pecado-e.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com