CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

domingo, 21 de dezembro de 2014

690-DEUS É VINGATIVO? OU ELE É AMOR?.






Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor, e ele te livrará
(Pv 20:22)

Quem nunca pensou em fazer justiça com as próprias mãos? Todos já arquitetamos planos mirabolantes para praticar uma vingança. Salomão, a quem se atribui o livro de Provérbios, entendeu que somos seres imperfeitos e limitados e, portanto, não estamos qualificados para promover a reparação de algo que nos trouxe o mal.
Quando pensamos em vingança, e lemos que Deus afirmou que dele é esta tarefa, um nó se forma no pensamento. Deus se vinga? Sim, mas a vingança dele produz justiça reta. Aurélio define este vocábulo como causar a punição de; castigar, punir; lutar por; defender, sustentar; chegar à maturidade; conseguir, lograr.
Como seres criados, jamais chegaremos à maturidade desejada para defender ou punir na medida da ação divina. Precisamos atentar para o conselho de Salomão: Esperar pelo Senhor é a senha para lograr êxito e obter livramento sem causar outros problemas ou conflito afetivo que impede ou afeta o equilíbrio psicológico do indivíduo,  no conceito do dicionarista.
Minha é a vingança; eu recompensarei 
(Rm  12:19)
Tudo que vem de Deus é perfeito, mesmo que na dimensão física entendamos ser outra solução a melhor. Se fôssemos dotados da onisciência, teríamos recursos para praticar reparação de danos.
O dicionário Vine apresenta, no grego, o significado de vingança. Afirma que deriva do verbo ekdikeo, e significa aquilo que procede da justiça, ou que vindica o direito de uma pessoa. Ekdikeses, vingança, é ato de justiça divina. Portanto, não cabe ao homem essa tarefa que é de autoridade exclusiva de Deus.
Entretanto, o Senhor ordena que pratiquemos a justiça. Em que contexto? Nossas atitudes devem demonstrar o que é direito. Devem apontar para comportamentos pautados pela retidão.  A justiça de Deus deriva de seus atributos eternos, de sua própria natureza. Todavia, é comunicada aos que obedecem aos comandos divinos. A vontade revelada de Deus é base para a vingança praticada na terra.
Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor 
(Lv 19:18)

Moisés pronunciou este oráculo quando uma nova história para os hebreus estava prestes a ser idealizada. O Senhor deste povo forneceu o roteiro para promoção da paz: vingança e ira seriam excluídas na nova jornada. O Deus que havia libertado uma multidão como as estrelas do céu, com mão forte e poderosa, havia também reservado a vingança como esfera de seu cuidado.
Portanto, diz o Senhor, o Senhor dos Exércitos, o Poderoso de Israel: Ah! Tomarei satisfações aos meus adversários e vingar-me-ei dos meus inimigos. 
(Is 1:24)

O objetivo divino, ao formar uma nação que fosse luz para os povos, foi tornar a cidade habitada por ela como um centro de adoração. Foi torná-la uma cidade de justiça. Entretanto, a história que acompanhamos do povo escolhido revela desobediência ao mandamento divino. Vingança com as próprias mãos aconteceram e distorções do direito causaram revoltas, contendas. O furto de um par de chinelos era suficiente para condenar um pobre, mas o rico era justificado mediante suborno. A prática do direito longe da lei de Deus provoca a propagação do mal e promove vingança que gera injustiça. A guerra contra nossos inimigos é travada nas regiões celestes. Devemos praticar, somente, atos direcionados pelo Espírito Santo.
Sião será redimida pelo direito, e os que se arrependem, pela justiça 
(Is 1: 27)

Queremos, em nossa jornada vital, reparar os males com nossa inteligência. Nem sempre temos elementos suficientes para pontuar uma situação e trazer  à luz a resposta justa. Por isso, o arrependimento é condição necessária para recebermos direção que vem do alto.
Nossa humanidade se aflora diante de uma afronta. Perguntamos: Onde está Deus? Acaso ele não vê que estou sendo levado como ovelha para o matadouro injustamente? Isaías responde:
Mas os transgressores e os pecadores serão juntamente destruídos; e os que deixarem o Senhor perecerão.
(Is. 1:28)

Não nos resta alternativa. O comando é obedecer às palavras do sábio:Espera no Senhor e ele trará o livramento. Qual o conceito de espera no Senhor? É cruzarmos os braços e nos deleitar numa confortável poltrona? Não. É subirmos ao monte do Senhor, à Casa de Oração, para que ele ensine seus caminhos e possamos andar por suas veredas. Porque dele sai a lei, a justiça, a vingança (Is. 2: 3).
Isaias fala da vingança de Deus como ato redentor. Apontando para o Messias, ele escreve:
O Espírito do  Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a por em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus. (Is. 61:1-2)

O Espírito Santo é que revela o que devemos fazer para alcançar vitória diante do reino da maldade. Garantimos a presença viva do Consolador em nossos corações por meio da oração, jejum e leitura disciplinada da Palavra de Deus. Jesus é nossa justiça, nossa vingança. Recorramos a ele.
Fonte:

http://www.igrejamissionariabrasileira.org/eventos/txt/m_101.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com