CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

terça-feira, 8 de julho de 2014

662-JEOVÁ!!!,EXISTE ESTE NOME NA BÍBLIA?.ELOHIM,DEUS E ETC,EXISTE NA BÍBLIA?






Acesse nossos Sites e Curta a Nossa Página do facebook:
http://www.facebook.com/ProfMarcioDeMedeiros?ref=h
NOSSA NOVA PAGINA:
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Prof-Marcio-de-Medeiros/587441861298139
NOSSOS SITES:
http://profmarciodemedeiros.blogspot.com/
https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com/     
ALGUNS DE NOSSOS VIDEOS:
https://www.youtube.com/watch?v=f0vqXHcutbo
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vxBAQf2qA5o
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=HK26_Xwh9sE  


Deus ou Elohim ou YHVH! Qual o certo?



Antes de entrar em estudo quero deixar um parecer importantes para podermos pesquisar de forma correta a pronuncia correta do nome Deus.

Quando pesquisamos sobre o nome correto de Deus, porque alguns procuram alegar de que o nome não se muda, tem que escrever  e falar da forma como Deus se revelou qual seria seu Nome a Moisés.


 YHVH,  nome contestáveis por vários estudiosos, uns sobre a reformulação pentateuco, quando analisamos vem o questionamento de onde surgiu este nome?


Alguns se discutem YHVH quando transliterado pode pronunciar Javé ou Jeová, e não param e refleti de onde surgiu este nome? Será que estou sendo enganado? Traduções mais recentes não utilizam mais Jeová nem Javé  e  Sim só o "Senhor". 


YHVH = JAVÉ = JEOVÁ = Não  são o nome de Deus verdadeiro conforme a  Escritura Sagrada, pode ter sido acrescentado nas reformulações  do Rei Josias ou no tempo de Esdra e Neemias  depois do cativeiro babilônico, ou também pode terem colocado na Tetragrama YHWH é representado em letras gregas (
Levítico 3:12; 4:27). Já que o profeta Jeremias disse no seu livro de que o povo já na sabia o nome  de Deus (Antes do cativeiro babilônico). Jeremias 23:27.

Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração?
Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal.

Jeremias 23:26-27


Porque os judeus tem medo de pronunciar o Tetagrama, se Deus queria que seu nome fosse conhecido entre as nações.
Para alguns estudiosos da literatura judaica, o nome do Eterno era impronunciável, e segundo a explicação científica dos judeus, passaram a não pronunciar o nome do Eterno Todo Poderoso porque sentiam-se temerosos em transgredir o terceiro mandamento do Eterno no Decálogo:
"Não tomarás o nome de YHWH, teu Deus, em vão, pois YHWH não considerará impune aquele que tomar seu nome em vão." Êxodo 20:7
Assim, em determinado período, surgiu entre os judeus uma ideia supersticiosa, de que era errado até mesmo pronunciar o Tetragrama YHWH. Não se sabe exatamente em que se baseou a descontinuidade do uso deste nome. Alguns sustentam que o nome era considerado sagrado demais para ser proferido por lábios impuros. Mas uma pesquisa no Velho Testamento não revela nenhuma evidência de que quaisquer dos adoradores de YHWH alguma vez hesitassem em proferir o nome Dele.
Documentos hebraicos não-bíblicos, tais como as chamadas Cartas de Laquis (escritas em fragmentos de cerâmica encontradas em Tell ed-Duweir em 1935 e outras três em 1938), mostram que YHWH era usado na correspondência comum na Palestina na última parte do Século VII A.C. Em todas as cartas legíveis se encontram expressões como:
"Que יהוה [YHWH] faça que meu senhor ouça hoje mesmo notícias de paz." Provando que o Nome nunca foi esquecido. Lachish Ostracon IV, Ancient Near Eastern Texts, p. 322.5 .
Outro conceito sustenta que se pretendia impedir que povos não-judeus (gentios) conhecessem "O Nome" e possivelmente o usassem mal. Todavia, o antigo Testamento afirma que o próprio YHWH faria com que Seu nome "fosse declarado em toda a Terra", para ser conhecido até mesmo pelos seus adversários. (Êxodo 9:16; Isaías 64:2; Jonas 1:1,17) O Nome do Deus de Israel era conhecido e usado por nações pagãs (politeístas) tanto antes da Era Cristã como nos primeiros séculos dela.6 . "Como é impossível que YHWH minta, só quem mentiu foi o seu povo dizendo que esquecera a pronúncia!", dizem algumas seitas, como "Os testemunhas de Yahushua" (Ver artigo do nome original de Jesus /Yeshua - particularmente em [[Yeshua#O nome árabe|O nome árabe), autodenominados "Ohol ou Oholyao", e outras variantes recentes como "Os testemunhas (ou irmãos) deYaohushua". Acreditam nos conceitos cristãos, sendo cristãos em doutrina, diferindo apenas no uso do que acham ser o nome correto de Jesus como fonte de salvação da seita. Eles negam a lei judaica (Toráh) e as takanot (tradições) judaicas.
Já outros não-judeus (gentios) que desejem se agregar à crença à YHWH são orientados (pelo Judaísmo) de maneira bem diferente quanto ao trato com o nome do Deus YHWH ("Lei de Noé" Nº01: "Não cometer idolatria"), o que é interpretado principalmente como preservar o nome YHWH, assim como explicam, não tomando o nome em ocasiões ou cultos vãos.
Hebraico
Pronúncia
Letra
י
Yodh ou Yud
"Y"
ה
He ou Hêi
"H"
ו
Waw ou Vav
"V"
ה
He ou Hêi
"H"

Deus realmente disse a Moisés que seu nome era YHVH? Ou foi criado depois e posto  adulterando a Sagrada Escritura. Já que Deus quando se revelou a Moisés dizendo seu nome nunca disse que era  YHVH. E sim disse que era O único nome que Ele deu para Si foi "EU SOU"


Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês". Êxodo 3:14

And God said unto Moses, I AM THAT I AM: and he said, Thus shalt thou say unto the children of Israel, I AM hath sent me unto you. Êxodo 3:14  Versão King James

Vejamos na forma transliterada:
559 [e]   14
way·yō·mer   14
וַיֹּ֤אמֶר
   14
And said   14
Verb   14

430 [e]
’ĕ·lō·hîm
אֱלֹהִים֙
God
Noun

413 [e]
’el-
אֶל־
unto
Prep




 
 
4872 [e]
mō·šeh,
מֹשֶׁ֔ה
Moses
Noun

1961 [e]
’eh·yeh
אֶֽהְיֶ֖ה
I AM
Verb

834 [e]
’ă·šer
אֲשֶׁ֣ר
WHO
Prt




 
 
1961 [e]
’eh·yeh;
אֶֽהְיֶ֑ה
I AM
Verb




 
 
559 [e]
way·yō·mer,
וַיֹּ֗אמֶר
and he said
Verb

3541 [e]
kōh
כֹּ֤ה
Thus
Adv

559 [e]
ṯō·mar
תֹאמַר֙
shall you say
Verb

1121 [e]
liḇ·nê
לִבְנֵ֣י
to the sons
Noun




 
 
3478 [e]
yiś·rā·’êl,
יִשְׂרָאֵ֔ל
of Israel
Noun

1961 [e]
’eh·yeh
אֶֽהְיֶ֖ה
I AM
Verb

7971 [e]
šə·lā·ḥa·nî
שְׁלָחַ֥נִי
has sent me
Verb



.
 
 
413 [e]
’ă·lê·ḵem.
אֲלֵיכֶֽם׃
unto you
Prep
O Nome do Soberano Deus não pode ser adulterado

Deus se revela ao homem como Criador do céu e da terra e ordena que a terra produza toda erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra.

Deus cria da terra e das águas toda alma vivente ou seja toda espécie que vive nas águas como na terra.

Deus faz o homem do pó da terra e dar ao homem o domínio de governar sobre os peixes do mar,  sobre as aves dos céus,  sobre o gado,  sobre toda a terra e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

Podemos ver o Poder da criação de Deus em Gênesis 1.

 É importante sabermos que quando Deus se revelou ao homem, sobre a criação e de como o homem deveria caminhar; não existiam nessa época na escrita regras gramaticais que temos hoje na língua portuguesa.

 Deus quando se revela ao povo que eram os descendentes dos filhos de Jacó, chamados de hebreus; para que deixassem escrito sobre a criação de todas as coisas e que fossem importantes para que todas as gerações soubessem quem era Ele e o que representava para o povo hebreu.

 A escrita era através de consoantes.

 Deus se revela ao homem como o Poderoso, Soberano e Único que tem poder sobre todas as coisas, e pede ao povo hebreu obediência aos seus mandamentos para que os outros povos que não conhecem ainda a Deus possam ver que o Deus verdadeiro é o Deus de Israel.

 .. Não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens. Atos 17:29.

 Vamos ver a definição do nome Deus,  na língua Portuguesa:

 s.m. Ente infinito e existente por si mesmo; a causa necessária e fim último de tudo que existe.
Em teol. cristã, ente tríplice e uno, infinitamente perfeito, criador e regulador do universo.
Cada uma das pessoas da trindade cristã: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

 O homem tinha uma missão de povoar a terra, mas procurou fugir dos planos de Deus, então Deus confundiu as línguas e a partir daí surgiu todas as línguas diferentes que existem sobre a terra.

 Vamos guardar no coração que Deus conhece todas as línguas que existem sobre a humanidade porque foi Ele mesmo quem deu ao homem.

 Por isso cada linguagem diferente tem sua forma gramatical própria de falar e de escrever.

 Para falar com Deus não precisamos falar na linguagem dos hebreus, ou no grego, Deus conhece cada um de nós e a forma de linguagem que temos, porque Ele mesmo nos deu.

 Exemplos:

 - Deus (Português) = Elohim = Forte ou Poderoso ( Hebraico) = God (Inglês) = θεὸν ( theon)  ( Grego).

Podemos ver que em cada língua Deus é pronunciado na própria linguagem de cada povo.

 O importante é sabermos o que o Nome de Deus representa para nós como para os hebreus, gregos,  etc...

Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra, e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra. Gênesis 11:9

 O trabalho de Graf e de Wellhausem, apontando para o fato de que “o Pentateuco seria a compilação de quatro documentos diferentes quanto à idade e ao ambiente de origem, mas todas elas muito posteriores a Moises” (4).

 Seriam eles: “O Javista (J) – que desde o relato da criação usa o nome Iahweh, com o qual Deus se revelou a Moisés e a Eloista (E), que designa Deus pelo nome comum de Elohin; o Javista teria sido escrito no século IX em Judá, o Eloista um pouco mais tarde em Israel; depois da ruína do reino do Norte, os dois documentos teriam sido reunidos num só (JE); depois de Josias, o Deuteronômio (D) lhe teria sido acrescentado (JED); e, depois do Exílio, o código Sacerdotal (P), que continha sobretudo leis, com algumas narrações , teria somado a essa compilação, a qual serviu de arcabouço e de moldura (JEDP)”. (4)

A teoria JEDP sobre o Antigo Testamento.

A teoria baseia-se em grande parte no argumento de que Israel não possuía escrita, antes da monarquia, e que um Código Eloísta (E) e um Código Javista (j) baseavam-se em duas tradições orais a respeito de Deus ("E" indicava o nome de Eloim e "j" o nome de Jeová [Yahweh]). A esses foi acrescentado o Código Deuteronômico (D) (documentos atribuídos ao tempo de Josias) e o chamado Sacerdotal ("Priestly" em inglês, de onde se origina o "p") do judaísmo pós-exílico.
   
eloah: God, god
Original Word: אֱל֫וֹהַּ,
Part of Speech: Noun Masculine
Transliteration: eloah
Phonetic Spelling: ((shortened) >eloahh {el-o'-ah)
Short Definition: God

be·re·shit ba·ra e·lo·him et ha·sha·ma·yim ve·'et ha·'a·retz Genesis 1:1

O primeiro versículo da Bíblia é um testemunho da natureza triúna da Divindade, pois a palavra “Deus” traduz o substantivo hebraico Elohim. A palavra raiz “Eloh” significa literalmente “o Forte”,

Elohim é revelado como YHVH, que é Seu nome pessoal, e esse nome significa que Ele é o Deus que guarda alianças e se preocupa com Seu povo.

O Eterno é chamado “Elohim” quando é mencionado em relação com a Criação, e é chamado “Jehová” = YHVH [tetragrama] quando é mencionado em relação com o homem. Jehová é quem estabelece alianças com o homem, ainda que seja chamado de “Elohim” quando a Bíblia relata que Ele é o Criador do Universo. Elohim em hebraico significa “Eterno e Forte”.

Como já sabemos que os textos originais hebraicos não usavam vogais, usavam apenas letras consoantes, daí que o texto original hebraico chama-se consonantal, por isso este Nome aparece apenas com quatro consoantes (YHVH) (às vezes o estudante encontrará estas quatro letras transliteradas assim YHWH – isso por influência da teologia norte americana que usa W em lugar de V para representar a letra hebraica Vav). Estas quatro letras são conhecidas com o nome técnico de Tetragramaton ou simplesmente Tetragrama.

Podemos falar Deus na nossa própria língua que Ele nos ouve, e sempre nos ajudará em toda nossa vida, nos ama e quer ter comunhão conosco através do Senhor Jesus Cristo.

É importante sabermos que o novo testamento não foi inscrito em hebraico, mas no grego.

O Nome de Jesus veio do nome grego Ἰησοῦ = 
Iēsou = "Deus é salvação".
O Nome Cristo veio do nome grego Χριστοῦ = Christou = “O ungido”.

 Grego:

βιβλος γενεσεως ιησου χριστου υιου δαβιδ υιου αβρααμ
Mateus 1:1.
Português:

Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
Mateus 1:1.

Inglês:

The book of the generation of Jesus Christ, the son of David, the son of Abraham.
Mateus 1:1

Turco:

İbrahim oğlu, Davut oğlu İsa Mesihin soy kaydı şöyledir: İbrahim İshakın babasıydı, İshak Yakupun babasıydı, Yakup Yahuda ve kardeşlerinin babasıydı,
Mateus 1:1.

Como podemos ver cada nação tem sua própria forma de linguagem.

O importante é sabermos o que Jesus representa para nossa vida, e não se preocupar em querer falar em turco, grego , alemão,  hebraico, etc...



Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Filipenses 2:10-11

Fonte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com