CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

domingo, 9 de março de 2014

630-SER SALVO DE QUE?, COMO SER SALVO?, E POR QUEM SOMOS SALVOS?





A Salvação
Salvação - externa e interna.

A Salvação é tanto objetiva (externa) como subjetiva (interna).
(a) A justiça, em primeiro lugar, é mudança de posição, mas é
acompanhada por mudança de condições. A justiça tanto é imputada com
também conferida.

(b) A adoção refere-se a conferir o privilégio da divina filiação; a
regeneração trata da vida interna que corresponde à nossa chamada e que nos
faz "participantes da natureza divina".

(c) A santificação é tanto externa como interna. De modo externo é
separação do pecado e dedicação a Deus; de modo interno é purificação do
pecado.
O aspecto externo da graça é provido pela obra expiatória de Cristo; o
aspecto interno é a operação do Espírito Santo
Ez 36.26,27; Sf 1; Jo 3.16,17; Rm 1.16-17; 1 Co 1.26-31; 1 Ts 1.6-10
Certa vez me defrontei com um jovem, na Filadélfia, que me perguntou: "Você está salvo?" Minha resposta foi: "Salvo do quê?" Mina pergunta pegou-o de  surpresa. Obviamente não tinha pensado muito profundamente sobre o significado da pergunta que estava fazendo às pessoas. Certamente eu não estava salvo das pessoas que me paravam na rua e me importunavam com a pergunta: "Você está salvo?"
A questão sobre estar salvo é  a suprema questão da Bíblia. O tema principal das Sagradas Escrituras é a salvação. Jesus, quando foi concebido no ventre de Maria, foi anunciado como o Salvador. Salvador e salvação caminham junto. O papel do Salvador é salvar.
Perguntamos novamente, salvos de quê? O significado bíblico de salvação é amplo e variado. Em sua forma mais simples, o verbo salvar significa "ser resgatado de uma situação perigosa ou ameaçadora". Quando Israel escapava das derrotas nas mãos de seus inimigos em batalhas, dizia-se que fora salvo. Quando as pessoas se recuperam de uma enfermidade grave, experimentam salvação. Quando a colheita é poupada das pragas e das secas, o resultados se chama salvação.
Usamos a palavra salvação de maneira semelhante. Dizendo que um boxeador foi "salvo pelo gongo" se o assalto termina antes que o juiz possa fazer a contagem que determina o nocaute. Salvação significa ser resgatado de alguma calamidade. Entretanto, a Bíblia também usa o termo salvação num sentido específico para referir-se à nossa redenção suprema do pecado e à nossa reconciliação com Deus. Neste sentido, somos salvos da pior de todas as calamidades - o juízo de Deus. A salvação suprema é concretizada por Cristo, o qual "nos livra da ira vindoura" (1 Ts 1.10).
A Bíblia anuncia claramente que haverá um dia de julgamento quando todos os seres humanos prestarão contas diante do tribunal de Deus. Para muitos, este "dia do Senhor" será um dia de trevas, sem luz alguma. Será o dia quando Deus derramará sua irá sobre o ímpio e impenitente. Será o holocausto supremo, a hora mais triste, a pior calamidade da história da humanidade. Salvação suprema significa ser poupado da ira divina que certamente virá sobre o mundo. Esta é a operação que Cristo realiza por seu povo como seu Salvador.
A Bíblia usa o termo salvação não só em muitos sentidos, mas também em muitos tempos verbais. O verbo salvar aparece em praticamente todos os tempos verbais possíveis da língua grega. Existe um sentido no qual nós fomos salvos (desde a fundação do mundo); estávamos sendo salvo (pela obra de Deus na História); somos salvos (por estarmos num estado justificado); estamos sendo salvos (sendo santificados ou sendo feitos santos); e seremos salvos (experiência da consumação da nossa redenção no céu). A Bíblia fala da salvação em termos de passado, presente e futuro.
Às vezes relacionamos a salvação presente em termos de justificação, a qual é presente. Ouras vezes vemos a justificação como um passo específico na ordem total ou plano da salvação.
Finalmente, é importante notar outro aspecto central no conceito bíblico de salvação. A salvação procede do Senhor. Salvação não é um empreendimento humano. Os seres humanos não podem salvar a si próprios.A salvação é uma obra divina; é concretizada e aplicada por Deus. A salvação pertence ao Senhor e provém do Senhor. É o Senhor quem nos salva da ira do Senhor.
Sumário
1.  O sentido geral de salvação é "ser regatado de uma situação ameaçadora".
2. A salvação suprema significa ser poupado da calamidade suprema da ira de Deus.
3. A Bíblia fala da salvação em vários tempos verbais, referindo-se à obra de redenção feita por Deus, no presente, no passado e no futuro.
4. A justificação ás vezes é usada como sinônimo de salvação; em outras ocasiões é vista como aspecto no esquema geral da salvação.
5. A salvação pertence ao Senhor e provém do Senhor.
Autor:  R. C. Sproul
Fonte: 2º Caderno Verdades Essenciais da Fé Cristã – R.C.Sproul. Editora Cultura Cristã.

OS TRÊS ASPECTOS DA SALVAÇÃO

1-    Justificação
2-    Regeneração
3-    Santificação

PRIMEIRO ASPECTO DA SALVAÇÃO: JUSTIFICAÇÃO

         A palavra justificar significa absorver, declarar justo. Nós diante de Deus ao invés de recebermos Dele a condenação. “Todos pecaram e distituídos estão da glória de Deus”. (Rm 3:23). Recebemos a absolvição.
 Deus nos aceita, e nós recebemos esta justificação pela fé. Não há nada que possamos fazer para que sejamos justificados. Dar esmolas, ajudar os pobres, abençoar orfanatos, asilos... Nenhuma dessas  obras poderão nos justificar.
Não somos considerados justos pelo que fazemos, e sim por aquilo que Deus fez por nós. Tudo vem do grande amor de Deus. Muito embora tenhamos um passado cheio de pecados, e no presente uma vida longe da perfeição, Deus por sua vontade perdoa todos os nossos pecados, e somos visto por Ele como justos. Na justificação Deus não só perdoa os nossos pecados, mas retira a condenação que deveríamos receber nos colocando na posição de justos.
Deus perdoa os nossos pecados apagando todo o nosso passado, e nos trata como que nada estivesse acontecido. Um criminoso ainda que absolvido depois de muitos anos, ainda é visto pela sociedade como aquele que no passado desrespeitou leis. Deus não, Ele não olha mais para as transgressões anteriores, Ele nos vê justificados.
Aos olhos divinos somos justificados.  O justo juiz não condena o réu, mas sim o absolve. Na justificação temos a chance de nos voltarmos para Deus recebendo a justificação pela fé.
       A fonte de justificação é a graça, ou seja, sem a graça não haveria justificação. Mas o que significa graça? Favor, ou disposição bondosa da parte de Deus, bondade genuína, e favor não recompensado, ou favor não merecido. O que Deus nos concede é por seu favor. De forma alguma poderemos pagar o que Ele fez por nós. Quando atuamos na obra de Deus, não significa que estamos pagando o que Ele faz por nós.
Quando trabalhamos na obra de Deus, estamos na verdade agradecendo a Deus o que Ele fez por nós. A Graça é a expressão do amor infinito de Deus por nós. Graça não significa que agora podemos fazer tudo errado porque estamos debaixo da graça.
Deus não desiste de nos penalizar por estarmos debaixo da graça. A graça não nos autoriza a pecar. A graça é a porta que Deus abre para que possamos ser justificados por Ele.
      Através de Cristo fomos justificados. Cristo morreu, e ressuscitou para que pudéssemos receber o favor de Deus. Como podemos crê que somos justificados? Através da fé. (Efésios 2:9). Não há nada nesta terra que nos dê a possibilidade de comprar a justificação, ela é adquirida através de Jesus pela fé. 



SEGUNDO ASPECTO DA JUSTIFICAÇÃO: REGENERAÇÃO

           A regeneração é o ato divino que concede ao homem que crê em uma nova vida mediante a união com Jesus Cristo. Na regeneração o homem nasce de Deus. (João 5:1; 3:8). Esse nascimento vem do alto.
Na regeneração o homem é lavado das obras que praticou outrora para viver em novidade de vida. A regeneração é uma nova vida que a pessoa passa a ter. Na regeneração há uma transformação no caráter, e nos desejos que outrora tinha. Regenerar é gerar de novo.
Não se trata de um nascimento carnal e sim espiritual. Quando Jesus falou para Nicodemos que ele deveria nascer de novo, sua natureza carnal o levou a pensar que deveria entrar novamente no ventre de sua mãe, e nascer à segunda vez.
Então, Jesus apresenta para Nicodemos um novo nascimento até então desconhecido pelo principal da Sinagoga. Jesus fala do nascer da água e do espírito, e não do nascimento carnal. Esse ato de nascer de novo é simbolizado pelo batismo nas águas. Jesus diz a Nicodemos: “Quem não nascer da água e do espírito não pode ver o reino de Deus”. Sendo assim regeneração é uma regra estabelecida por Deus, para os que desejam participar do Reino de Deus. Nas demais religiões são ensinadas muitas coisas, como por exemplo: sabedoria, caráter, moralidade... Mas só Jesus pode regenerar uma pessoa. A regeneração altera o curso da vida.
Jesus apontou a Nicodemos a necessidade de todos os homens, isto é, uma mudança radical através da regeneração.
Porque o homem precisa da regeneração? Todos os homens ficaram deformados pelo pecado, e para que o homem possa viver para Deus ele precisa ser transformado, e esta mudança vem através do novo nascimento. Como o homem não pode transformar sua natureza através do intelecto, ou outra qualquer boa forma de ser melhor, Ele só pode ser transformado através do nascer da água e do espírito. Jesus disse a Nicodemos o que é nascido da carne é carne.
Todos são nascidos da carne, mas nem todos são nascidos do espírito. Carne e espírito são antagônicos, somente o Espírito Santo pode gerar a natureza espiritual. “O que é nascido do Espírito é espírito”?.
O homem pode participar deste processo de regeneração através do arrependimento. Ele se arrepende e Deus opera a regeneração.





TERCEIRO ASPECTO DA JUSTIFICAÇÃO: SANTIFICAÇÃO
                  
1-      Ser santo santificado é estar “separado”,
isto é, estar longe das coisas que contaminam sua natureza regenerada. Quando uma pessoa é separada ela agora se dedicará a sua nova vida em Cristo, ela foi separada do pecado e agora participa da natureza de Deus. Todas as vezes quando nos separamos de algo e nos dedicamos a alguma coisa com um fim proveitoso somos recompensados.
                   

2-      Precisamos ser santos mesmo que não façamos nada na igreja e continuar a ser santo se formos separados para o serviço de Deus.
Toda pessoa que é regenerada busca em Jesus a santificação em todas as áreas da vida, obedecendo as leis do Senhor. A santificação é algo estabelecido por Deus para um povo que ele escolheu.
                  
     3-  Deus deseja que seu povo seja parecido com Ele. Hb 12:14. 
      Não pode haver santificação sem o ato da regeneração. Como uma pessoa pode ser separada se ela não nasceu de novo? Deus vê a sua igreja como uma nação santa. I Pd 2:9. 

     4-  A Santificação nos faz exemplo de crente,
      Deus chamou a Igreja para ser santa. Todos os cristãos que se santificam estão se separando para Jesus Cristo, e só assim há possibilidade de viver com ele.    
      A Santificação deve ser contínua, ou seja diariamente. A Santificação nos faz a imagem de Cristo.
                     
Quando uma pessoa se santifica ele morre para o pecado e vive em busca de Deus. Todo crente precisa saber que há uma possibilidade de viver em santidade.
Muito embora a santificação seja uma obra de Deus na vida do homem é preciso que homem deseje se santificar para Deus.

. A Santificação revela um homem novo - Efésios 4:22,  Col 3:8 
. A Santificação revela um homem morto para a obra da carne Gálatas 5:19, Col 3:3.
. A Santificação é um ato interno visto por fora. A Santificação é o resultado do que a pessoa é em Deus, santa.

Quais os meios pelos quais somos Santificados

a-    Pelo Espírito Santo

I co 6:11; Rom 15:16.
        A Igreja é Santificada pelo Espírito Santo.
  
    b- A palavra
          
          João 17:17, João 5:26, Sl 119:9, Tg 1:23-25
         Somos lavados pela Palavra de Deus. Quando valorizamos a sua mensagem ela torna-se espelho para a  nossa alma .

O que a Palavra de Deus faz?

a.  a)A Palavra de Deus nos mostra o caminho da Santificação
b.  b)Ela nos mostra que é impossível um homem santono pecado.
c.  c)A Palavra de Deus nos mostra que somos mortos para o mundo e não há lei para morto.



SANTIFICAÇÃO

Uma vez justificados por Cristo, o processo savífico continua na vida do ser humano (lembrando que esta é uma ordem lógica e não cronológica dos atos de Deus no homem).
O próximo ponto a ser estudado é a santificação.


Mas, o que é a santificação?
Ser santo significa ser separado. Entenda-se que, no sentido humano e temporal, santo não é e nem poderia ser sinônimo de perfeito, embora esta seja a meta da santificação. Deus sim é perfeito, pois é completamente separado de todas as debilidades humanas e transitórias.
No que se refere ao homem, santificação é o processo de separação deste mundo que o crente vive depois de justificado por Deus em Cristo.

Sendo assim, o convertido já é santo ou ainda está em processo de santificação?
A partir da união com Cristo, o crente recebe a santificação posicional, ou seja, uma posição de imediata e plena santificação:

A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Romanos 1:7

Logo, o cristão já é santo, ainda que não seja perfeito, vista a definição acima. Justamente por não estar perfeita, a santificação também é um processo na vida do homem:

Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Romanos 6:22

Ou seja, o homem já é santo pela posição recebida em Cristo, mas também está em processo de santificação, pois busca e receberá a perfeição de Cristo em Sua vinda.

Deus me santifica ou eu me santifico?

Deus é o único autor da santificação:

Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17

Mas, em sua graça, Deus proveu meios para o homem cooperar com Ele no processo:
Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação. Romanos 6:19

Assim, a santificação é uma obra exclusivamente da graça divina, sendo um processo no qual o homem é capacitado por Ele a cooperar.

Este processo santificador nunca será completo nesta vida:
Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1

Mas será completa na morte para o que concerne à alma:
À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; Hebreus 12:23

E será completo na ressurreição para que concerne ao corpo:
E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. Apocalipse 21.27


Como Deus me santifica?

Deus me santifica através da fé em Cristo:
Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; 1 Coríntios 1:30

Ele gera em nós a mortificação do velho homem.
Este pode ser definido como a faceta negativa da santificação na qual a contaminação da natureza humana é gradualmente removida em seus atos pecaminosos e, pela comunhão com Deus e mudança de mente (Rm 12.2), essa natureza é paulatinamente crucificada.

Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:11

Ele também gera em nós a vivificação do Novo Homem
E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Efésios 4.25

Este pode ser definido como a faceta positiva da santificação, na qual a disposição santa da alma é fortalecida e a prática de coisas santas é aumentada, de modo a gerar um novo curso de vida:
Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. Colossenses 2:12

Perceba amigo leitor, que esta santificação de maneira nenhuma resulta de boas obras, mas o crente santificado resultará em boas obras. Ou seja, as boas obras são consequências e não causas da santificação. É isso o que se chama de viver para Deus.

A santificação afeta o homem por completo

Uma vez que a santificação é processada no coração, ela afeta todo o ser, gerando uma mudança interior que, naturalmente, implica e resulta na mudança na vida exterior.

É uma obra em que os Crentes cooperam
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 1Pe 1.15

Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação. Romanos 6:19

Como posso cooperar com Deus na santificação?

A santificação acontece pela presença do Espírito Santo
Assim, coopero com Deus à medida que vivo a comunhão do Espírito em oração, prática de vida devocional cristã e buscando o fruto do Espírito Santo.
Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; 1 Pedro 1:22

A santificação acontece na Igreja:
A santificação está relacionada à igreja em vários aspectos:

Pela comunhão nos Sacramentos
Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo; 1 Pedro 3:21

Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. João 6:51


Pela obediência às lideranças
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Efésios 4:10-14

Pela Palavra de Deus
Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. 1 Pedro 1:23

Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17

Em suma, o homem coopera com Deus no processo da santificação observando os sacramentos: a ordenança do batismo e a participação sincera e casta na ceia do Senhor; coopera com Deus prestando a devida obediência aos ministros do Senhor que foram instituídos para cuidar do rebanho de Cristo e coopera com Deus, sobretudo, lendo, ouvindo, guardando e praticando a palavra de Deus em sua vida cotidiana.

Viu só? Na verdade, essa história de santificação não é lá um bicho de sete cabeças, não é mesmo?

Fonte:
http://novavidaqueimados.com.br/index.php/2012-04-10-18-56-53/estudos-biblicos/321-os-tres-aspectos-da-salvacao

http://www.alansemeador.xpg.com.br/Estudos/Salvacao/Salvacao.pdf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com