O que é
'plenitude dos tempos' em Gálatas 4,4?
Uma interpretação a partir do texto
“Quando, porém, chegou a plenitude do
tempo, enviou Deus o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a Lei”
Gálatas 4,4
O versículo começa com a conjunção
adversativa “porém”, que retoma os versículos anteriores 1,4; 3,1. 13. 26-28. O
aoristo do indicativo “chegou” parece ser a construção gramatical mais correta,
dando a idéia de uma ação realizada no passado como um evento único. Este é o
momento a "plenitude do tempo" indicado pelo aoristo “chegou”.O
verbo “chegar” é usado por Paulo para preanunciar a chegada daquilo que foi
anunciado na escritura, isto é, a chegada do tempo novo, do tempo
messiânico a chegada do Filho de Deus, Jesus. A expressão
"plenitude do tempo": indica a chegada do tempo
escatológico ou messiânico encerrando
um longo período de séculos de espera da humanidade. (Mc 1,15; At 1,7; Rm
13,11; 1 Cor 10,11; 2 Cor 6,2; Ef 1,10; 1 Pd 1,20). O termo “plenitude” no
versículo 4,4 mostra-nos o sentido de cumprimento. O significado teológico vem
do contexto que envolve.
Texto
paralelo de Ef 1,10
Um texto paralelo a este encontramos em
Paulo aos Efésios 1,10, podendo nos ajudar a entender o significado de
"plenitude do tempo". Paulo assim se expressa na carta aos Efésios: “para levar o tempo a sua plenitude”
Nas duas expressões de Paulo em Gl 4,4 e Ef 1,10, encontramos uma diferença na
tradução da palavra “tempo” vindo do grego como “cronos” e “kaipós” e com
tradução no plural por “tempos” coincidem em seu significado: indicando a
“plenitude do tempo”. A expressão de Gl 4,4 “plenitude
do tempo” tem o significado: no "término do tempo” No tempo
pré-estabelecido, Deus enviou o seu Filho Jesus Cristo, o verdadeiro "eschaton”,
que emerge no meio da humanidade para trazer a liberdade; e a expressão “os tempos"são os
momentos designados por Deus para completar seu plano salvífico, os quais se
sucedendo um após outro completam a medida estabelecida por Deus e atinge a
plenitude, a etapa prefixada, que é aquela de Cristo. Também olhando o
significado em seu conjunto, o tempo “Cronos” se desenvolve e completa-se
progressivamente até atingir a plenitude.
Sentido
escatológico
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sentido escatológico que envolve esta frase é muito forte e podemos interpretar
da seguinte maneira: Deus Pai envia seu Filho Jesus para salvar a humanidade
imersa no pecado. Com esta iniciativa de Deus o tempo atinge a plenitude. Não
se olha a aspecto durativo do tempo, mas o conteúdo do tempo. Entendemos com
isto que o tempo não é cancelado, mas sim se evidencia a idéia escatológica da
Teologia Paulina. Deus irrompe diretamente na história da humanidade com o
evento Jesus: O verdadeiro "eschaton”. Agindo desta maneira, realiza-se a
ação escatológica com a humanidade. Seu plano completa uma nova etapa da
história da humanidade dando inicio a etapa que chamamos o "último
tempo". Do contexto podemos deduzir a mensagem deste versículo. Da
literatura paulina, Ef 1,10 é a que mais ajuda na compreensão:
"para levar o tempo à sua plenitude:
o projeto de Cristo recapitular todas as coisas, as que estão nos céus e as que
estão na terra".
Olhando
o Antigo Teatamento:
No
Antigo Testamento o livro de Daniel (2,24-29) fala do segredo escatológico,
isto é um anúncio misterioso de um acontecimento futuro estabelecido por Deus,
cuja revelação é reservada somente a Ele:
-"Enquanto
estavas sobre teu leito, ó rei, acorriam os pensamentos sobre o que deveria
acontecer no futuro, e aquele que revela os mistérios te deu conhecer
o que deve acontecer"(Dn 2.29);
Paulo precisa muito bem a expressão “o seu Filho”: entendendo
como o Filho do Pai; “nascido
de uma mulher nascido sob a Lei” : as duas expressões “nascido” e
“uma mulher” e “nascido
segundo a lei”referem-se (dependem) do verbo “ enviou”. Sendo
provavelmente particípios conjuntos modais, circunstanciais, indicam realmente
amaneira pela qual a
obra de Deus realizou-se. Sendo sujeito “Deus” e o agente que
realiza a obra de Deus “o filho Seu”.
Como
resumo conclusivo podemos dizer:
A expressão “plenitude do tempo”sublinha o caráter
histórico escatológico da encarnação, a qual acontece em um ponto preciso da
história humana (o aoristo “chegou”) coloca em evidência seu valor messiânico;
“enviou Deus”: significando verbalmente enviar expedir, e interpreta-se com a
descrição da missão do Filho Jesus enviado pelo Pai. Um verbo de uso comum no
helenismo e muito usado na LXX aparece no versículo G1 4,4 e 4,6; entretanto,
no Novo Testamento seu uso é raro, somente o encontramos em Lucas e nos Atos
dos Apóstolos. A expressão “plenitude do tempo” confirma a espera da humanidade
pela sua salvação e a concretização desta obra pelo filho de Deus Jesus no
momento designado por Deus.
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