Dentro do contexto do tema do trimestre, uma das
causas das aflições na vida de muitos filhos de Deus nos dias atuais é viver no
anonimato, numa sociedade onde cada vez mais é enfatizada a necessidade de
“aparecer”, de conquistar poder, fama e prestígio, de atrair para si os
holofotes do mundo evangélico, de ser a “estrela” do momento, de se tornar o
principal “produto de consumo” no mercado gospel, onde a pregação e adoração
fazem parte do show business
gospel, e onde o ministério
tem se tornado uma atividade meramente profissional, onde pastores-executivos
se gabam de suas posses, riquezas e grandeza.
FAMA: PERSPECTIVA BÍBLICA
E SECULAR
E percorria Jesus toda a Galileia,
ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas
as enfermidades e moléstias entre o povo. E a sua fama correu por toda a Síria;
e traziam-lhe todos os que padeciam acometidos de várias enfermidades e
tormentos, os endemoninhados, os lunáticos e os paralíticos, e ele os curava. (Mt 4.23-24)
E logo correu a sua fama por toda a
província da Galileia. (Mc 1.28)
E a sua fama divulgava-se por todos
os lugares, em redor daquela comarca (Lc
4.37)
Porém a sua fama se propagava ainda
mais, e ajuntava-se muita gente para o ouvir e para ser por ele curada das suas
enfermidades. (Lc
5.15)
As palavras gregas traduzidas por “fama” nos
versículos acima sãoakoe, que significa literalmente “ouvir um relato
acerca de fatos acontecidos ou dos feitos de alguém”, e logos, que pode
significar “as notícias acerca das realizações de alguém”. Em ambos os casos
pode-se utilizar o termo “fama” como tradução, assumindo este um sentido
positivo. É assim que podemos entender a fama de Jesus.
Há outros casos onde a ideia de fama num sentido
positivo está implícita:
Ora, o SENHOR, disse a Abrão: Sai-te
da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te
mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o
teu nome, e tu será uma bênção. (Gn 12.1-2)
Agora, pois, assim dirás a meu
servo, a Davi: Assim diz o SENHOR, dos Exércitos: Eu te tirei do curral, de
detrás das ovelhas, para que fosses chefe do meu povo Israel. E estive contigo
por toda parte por onde foste, e de diante de ti exterminei todos os teus
inimigos, e te fiz, um nome como o nome dos grandes que estão na terra. (1 Cr 17.7-8)
Em seu aspecto bíblico e positivo, a fama tem as
seguintes características:
- Não é buscada por aquele que a adquire
- É resultado da ação direta e do plano de Deus na
vida daqueles que Ele deseja tornar conhecidos
- Tem a sua razão de ser para a glória de Deus
Em sua perspectiva secular ou mundana, a fama é
almejada, buscada e disputada pelo próprio indivíduo, e tem como fim último a
sua glória pessoal.
O CRISTÃO NA SOCIEDADE DO
ESPETÁCULO
O filósofo e escrito francês Guy Debord, em sua
obra A Sociedade do Espetáculo, interpretou de maneira bastante interessante a
busca desenfreada pela fama, pelo parecer e aparecer.
Em sua tese, a base da sociedade existente é o
espetáculo, ou seja, o aparente, o irreal, o ilusório, uma relação social entre
pessoas mediada por imagens. A
vida organizada socialmente se fundamenta na simples aparência das coisas.
Na sociedade do espetáculo “o que aparece é bom, o
que é bom aparece”. Dessa forma, todos querem aparecer, ser vistos, ser aceitos
e aplaudidos.
Na sociedade do espetáculo o indivíduo não pode
ficar “por baixo”, nos bastidores, pois precisa ser visto, aceito e aplaudido.
Na sociedade do espetáculo, que já atingiu a igreja evangélica brasileira, é preciso
aparentar ser o astro que não se é, ter o sucesso forjado através do pagamento
de “ofertas-jabás”. Na sociedade do Espetáculo paga-se para aparecer.
A febre da fama atingiu pregadores e cantores
evangélicos. Há no Brasil grandes congressos onde para se cantar e pregar é
necessário dar uma “oferta missionária”. Pregadores e cantores pagam a
“oferta-jabá”, pois acreditam que após gravarem o seu CD ou DVD no referido
evento (ou eventos), vão “bombar”, e com isso terão a garantia de uma agenda
bastante rentável.
Algumas empresas literárias e produtoras musicais
“evangélicas” já se tornaram fábricas de ídolos, usando de estratégias de marketingpara promover os seus
contratados, e com isso multiplicar o seu capital, sem nenhuma visão de Reino.
A síndrome da sociedade do espetáculo atinge também
pastores, que no afã de aumentar seu prestígio, e de dar demonstrações de seu
poderio ministerial, investem milhões de reais na construção de templos
suntuosos para a própria glória, deixando com isso de dar prioridade às coisas
essenciais no Reino de Deus.
No âmbito da política eclesiástica disputam sem
ética alguma, matam e morrem por cargos em Mesas Diretoras e demais posições de
prestígio. Buscam o poder pelo poder. Estão interessados em meras demonstrações
de força e influência. Como sempre advirto, é preciso evitar em todos os casos
o generalismo irresponsável, pois sabemos que ainda há pastores, pregadores,
ensinadores e cantores sérios, que em tudo buscam a glória de Deus.
Leia mais sobre o presente tópico no link abaixo:
A SEDUÇÃO DO ESPETÁCULO,
DA GLÓRIA MUNDANA E DO PODER SECULAR NA TENTAÇÃO DE CRISTO
Satanás intentou frustrar o ministério de Jesus
pouco antes do seu início. Para isso ofereceu ao Senhor o mesmo que tem
oferecido para os filhos de Deus nos dias atuais, numa tentativa semelhante de
frustrar, comprometer e destruir ministérios.
A primeira tentativa de Satanás foi a de fazer com
que Jesus fizesse uso dos seus dons e poder sobrenatural em benefício próprio,
na medida em que transformasse pedras em pão (Mt 4.3-4).
A segunda investida de Satanás visava exatamente o
espetáculo decorrente de um ato extraordinário, que implicava num salto do
pináculo do templo, com direito a participação de anjos, mediante a intervenção
sobrenatural do Pai (Mt 4.5-6).
Em sua terceira investida, Satanás oferece pode
político temporal, e toda a glória humana resultante do mesmo (Mt 4.8-10).
Jesus venceu Satanás pela Palavra, permaneceu fiel
aos propósitos do Pai, e com isso teve autoridade para exercer o seu
ministério, sem ter do que ser acusado pelo próprio Satanás, nem por homem
algum.
Observamos nos dias atuais o fracasso de homens e
mulheres que foram levantados por Deus, no início, e até no final de seus
ministérios, exatamente pela aceitação daquelas ofertas que Jesus recusou.
Foram seduzidos e tragados pela busca da fama e do poder temporal, da efêmera
glória do aqui e agora.
VIVENDO NO ANONIMATO PARA
A GLÓRIA DE DEUS
No Reino de Deus não é o tanto quanto aparecemos ou
deixamos de aparecer que qualifica a nossa vida e ministério, mas a motivação
com a qual realizamos a obra de Deus.
A Bíblia e a história é repleta de anônimos que
certamente terão seu galardão e reconhecimento na eternidade, concedidos pelas
mãos daquele que é justo e verdadeiro (Ap 22.12).
Como exemplo podemos citar a menina israelita que
serviu na casa do grande general Sírio Namã (II Reis 5:1-6), as mulheres que
doaram seus espelhos quando da confecção da pia de cobre do Tabernáculo em
pleno deserto (Êxodo 30:17-21), profetas cujos nomes não são mencionados (1 Rs
13; 20.13-30), os quatro leprosos no episódio do terrível cerco da cidade de
Samaria (II Reis7:3-11), a mãe de Rufo (Rm 16.13), os crentes da família de
Narciso (Rm 16.11), os irmãos que estavam com Asíncrito, Fleonge, Hermas,
Pátrobas e Hermes (Rm 16.14), os santos que estavam com Filólogos, Júlia,
Olimpas e a irmã de Nereu (Rm 16. 15), etc..
CONCLUSÃO
Numa cultura secular e evangélica onde o anonimato
é quase sinônimo de fracasso, e onde o espaço e a visibilidade midiática são
disputados ferrenhamente pelos “astros e estrelas da fé”, é necessário se
voltar para a Palavra, e não se conformar com os padrões ou modelos mundanos
impostos no presente século (Rm 12.2).
Anônimo ou famoso, conhecido ou desconhecido, viva
para a glória de Deus!
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