A Coroa, Diadena, o Cavaleiro e o Cavalo Branco de
Apocalipse 6
“E olhei, e eis um cavalo branco; e o que
estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu
vitorioso, e para vencer”, Ap 6.2.
Este arqueiro sentado
em um cavalo branco tem produzido muitas discussões sobre o real significado do
mesmo, bem como do cavalo e sua respectiva cor.
Em função da coroa
recebida e da cor do cavalo – branca – a indicar pureza, muitos pensam ser
Cristo o cavaleiro.
Mas existem outras
interpretações a indicar:
- Um momento
específico;
- Que não são pessoas
e seres, mas figuras;
- É símbolo do engano,
por indicar Cristo, enquanto que, na verdade, não o seria;
- E um comentário católico romano arrisca, como
possibilidade, o emprego a uma época específica, por aproximar-se do retrato
dos partos, exímios arqueiros e que impuseram tremendas derrotas aos romanos,
em especial no ano 62dC (Comentário
Bíblico, vol. 3, Evangelhos e Atos, Cartas e Apocalipse, 3ª edição, set-2001, Edições
Loyola, São Paulo, 1999).
Coroas
A ideia do uso de coroa na Antiguidade se restringia a
louros (glórias de vitórias), a pessoas que sobrepunha, na visão de então, as
capacidades, os limites humanos, com vitórias gloriosas. Eram pessoas admiradas
e ovacionadas pelo povo como heróis e semideuses. O título Herodes deriva-se do
grego héros (herói), equivalente a semideus.
Depois, com as
vitórias de generais romanos, estes, elevados a imperadores, passaram a buscar
essa identidade e se auto-proclamavam deuses. Chegaram a construir templos a
sua adoração, com a ideia de invencíveis e eternos.
Em 29aC, um templo ao
imperador chegou a ser erguido na cidade de Pérgamo, corroborando para a fama
de cidade onde estava o “trono de Satanás” (v13). O templo de Augusto e de Roma
juntava-se ao grandioso altar de Júpiter, tido como o salvador, pois foi o patrono
da vitória na invasão dos celtas em 278aC.
Historicamente, a
coroa é sinal de reconhecimento público, de glórias militares e recompensas,
como apóstolo Paulo mostra em 1Coríntios 9:
“Não sabeis vós que os
que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio?
Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se
abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma
incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato,
não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para
que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar
reprovado”, 24-27.
Era o reconhecimento para feitos extraordinários e não
comuns, portanto, quase um deus! Por isso, a palavra stephanos tem o mesmo sufixo (com variável) de Theophania,
que indica a manifestação de brilho, esplendor, mais o prefixo Theos (Deus), pois a coroa seria para
homens-deuses!
Coroa – Diademas
(História da Indumentária-blogspot.com.br)
Cavalo Branco
No mundo contemporâneo
não existia o uso de coroa como conhecemos e com o significado moderno. Talvez
tenha sido introduzida por Constantino, por volta do ano 312dC, quando ele
vence como imperador romano, inicialmente uma tiara.
Os reis antigos são
conhecidos por seus tronos, vestes e cetro. As coroas passaram a ser difundidas
na Idade Média.
Nem só a coroa (stephanos),
mas a cor branca também figurava como símbolo de triunfo. “Quando um general
Romano celebrava um triunfo, isto é, quando ele desfilava pelas ruas de
Roma com os seus exércitos e os seus prisioneiros e os seus despojos depois de
alguma grande vitória, o seu carro era puxado por cavalos brancos, pois eles
eram os símbolos da vitória”, afirma William Barclay, The Revelation of John (A
Revelação de João), Volume 2, 2ª edição, Filadélfia 1960, pag. 4; citado por
Carl Olof Jonsson e Wolfgang Herbst.
Havia o pensamento
místico de bons presságios em função do uso de coroas na saída à guerra, antes
do combate, como antecipação à vitória.
O texto
Algumas questões
devem-se levar em conta quando se tenta interpretar o texto. O primeiro ponto é
que o próprio Jesus – O Cordeiro – é quem desata os Selos e permite que os
cavaleiros ‘saiam’ à batalha, pois somente Ele tem poder para abrir e desatar
os selos. Foi o conforto a João:
“E vi na destra do que
estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado
com sete selos. E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de
abrir o livro e de desatar os seus selos?
E ninguém no céu, nem
na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. E eu
chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler,
nem de olhar para ele. E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão
da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os
seus sete selos. E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro
animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e
tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a
toda a terra. E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no
trono.
E, havendo tomado o
livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do
Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são
as orações dos santos.
E cantavam um novo
cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque
foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e
língua, e povo, e nação; e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e
eles reinarão sobre a terra. E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do
trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e
milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi
morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória,
e ações de graças.
E ouvi toda a criatura
que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as
coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro,
sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. E
os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e
adoraram ao que vive para todo o sempre”, Ap 5.
Não seria o próprio
Cordeiro a coroar a si próprio!
Segundo, “foi-lhe dada uma coroa” (stephanos), enquanto
Jesus usa diademas, coroa
totalmente diferente. Derivada do grego, diadema é literalmente ‘amarrar em volta’,
justamente a coroa usada por Jesus em 19.12:
“E vi o céu aberto, e
eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e
Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de
fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que
ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de
sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os
exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E
da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as
regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e
da ira do Deus Todo-Poderoso. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome:
Rei dos reis, e Senhor dos senhores”, 11-16.
Portanto, em vez de coroa (stephanos), o Senhor usa diademas,
como o Dragão, que em suas pretensões tenta igualar-se a Deus, conforme
Apocalipse 12.3 e 13.1.
Além de símbolo de
nobreza, diadema é um ornato circular em ouro e pedras precisas, usadas para
cingir a cabeça de soberanos.
No texto “veio conquistando e para conquistar” – em outra
versão: “e saiu vitorioso, e para vencer” –, no grego, ‘para vencer’ é nikao,
a indicar obter vitóriae que
aparece outra vez somente em Romanos 8.37, com respeito aos crentes em Cristo:
“Mas em todas estas
coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”.
Fonte:
http://fronteirafinal.wordpress.com
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