SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO
Água: (Ez
36.25-26; Is 44.3; Jo 3.5). O Espírito Santo é uma Cisterna de água viva. É a
água que lava e purifica, santificando e saciando o pecador. É a água viva,
porque se distingue da água natural, uma vez que esta pode ser detida, e
contaminada por sua inertibilidade. Mas, o Espírito Santo, … a Água Viva, está
sempre correndo e saltando, e por onde quer que passa, produz vida.
Óleo /
Azeite: (Sl 45.7). Um símbolo freqüentemente usado para comparar o Espírito é o
óleo (azeite). A sua utilização pelo povo Hebreu, na Antiga Aliança, dava
consagração nos rituais que eram realizados. Por exemplo, a consagração dos
Sacerdotes; dos objetos que faziam parte do Tabernáculo construído por Moisés,
etc. Essa consagração, na verdade, nada mais é do que uma separação para o
Serviço do Senhor que era feita simbolicamente através do óleo (azeite). O
Espírito Santo, é o Óleo, que quer tornar sua vida consagrada (separada) e
qualificada, para um ministério aprovado.
Fogo: (Ex
13.21; Is 4.4; Ml 3.2; Mt 3.11). O fogo nos traz em seu significado, uma idéia
de purificação. É o fogo do Espírito que penetra no interior dos servos de Deus
consumindo os pequenos resíduos, que se atrofiam diariamente na alma, como:
tristeza, amargura de espírito, rancor, ódio, etc. Esse Fogo queima, e dá uma
vida de vitória para os que recebem; faz do seu portador um vencedor sobre
esses ressentimentos que provém de uma vida amarga. E produz uma vida de
perfeito e agradável louvor ao Senhor.
Pomba: (Mt
3.16; 10.32). Pomba é a forma comparativa de qualificação que pode ser dado a
uma pessoa ou um ser.
Pomba indica:
Pomba indica:
simplicidade,
doçura,
amabilidade,
paz,
pureza,
brandura,
sensibilidade.
Jesus advertiu os fariseu, há que não proferissem palavras de blasfêmias contra o Espírito Santo, devido a Sua Sensibilidade.
Selo: (Ef
1.13; 2Tm 2.19). O selo fala de possessão. Fala que o Senhor nos comprou com
seu sangue e nos selou com o doce Espírito Santo. Então, somos propriedade
exclusiva de Deus. Esse selo não tem que ver com o batismo no Espírito Santo,
baseado no falar em línguas. Esse selo , indica a Sua atuação ( moradia ) na
vida do homem que crê em Jesus. Também fala de uma garantia de herança
celestial.
Vento: (Ez
37.7-10; Atos 2.2). O vento indica uma espontânea regeneração. Imagine uma
árvore com muitas folhas, umas verdes e outras secas. Logo, um vento assoprando
fortemente sobre ela. Você deve Ter concluído que …, você acertou ! Só restaram
as folhas verdes (com vidas). As secas não possuíam mais em si nenhum valor
para aquela árvore, então, o vento as deslocou daquela árvore. Assim também
opera o Vento do Espírito, o vento Regenerador. O Seu assoprar sobre o homem
(árvore), limpa-o, purifica-o, tira o que não presta, e o torna perfeito para
Deus.
Gênesis 1.2 é a primeira referência ao Espírito Santo. Em toda a
Escritura vemos sua pessoa é abundante. O Espírito Santo é a terceira pessoa da
Trindade e possui todos os atributos divinos: Onipotência, (Rm 15.13)
Onisciência, (Is 40.13,14) Onipresença, (Sl 139.7-10) Soberania,(Jo 3.8)
Eternidade (Hb 9.14), etc. Ele é uma pessoa e não uma força ativa, energia ou
influência, como desejam alguns. O Espírito Santo opera em todas as esferas:
física, moral e espiritual.
1. O Espírito Santo tem personalidade
1.1 Ele possui intelecto, (1 Co 2.10-13) emoções, (Ef 4.30; Tg 4.5) e vontade. (1 Co 12.11) 1.2 Ele move pessoas (2 Cr 36.22; Ag 1.14) 1.3 Ele ensina e lembra (Jo 14.26) 1.4 Ele ordena. (At 8.29; 10.19,20; 13.2) 1.5 Ele testifica de Cristo. (Jo 15.26)
2. A operação do Espírito Santo na vida do pecador
2.1 Ele convence do pecado, da justiça e do
juízo (Jo 16.7-11) 2.2 Ele opera a conversão(Jo 3.3.5; Rm 8.11)
3. Algumas ações do Espírito Santo na vida do
crente:
3.1 É dado no ato da conversão (Pv 1.23; Ef 1.13). 3.2 Habita somente no crente. (Gl 4.6; Rm 5.5; 1Jo 3.24) O
mundo não pode receber! (Jo 14.17) 3.3 Ele é o penhor (garantia) de nossa salvação. (2 Co 1.22; Ef
1.13,14) 3.4 Dá garantia de que somos
filhos de Deus (Rm
8.16) 3.5 Não nos controla, mas
guia-nos na verdade. (Jo
16.13; Rm 8.14; Gl 5.18) 3.6 Ele nos
purifica (Rm 1.4; 1 Pe 1.2)
3.7 Ele nos santifica contra a
natureza carnal (2Ts
2.13) 3.8Abre nosso entendimento para
compreender as Escrituras (1 Co 2.10) 3.9 Ele intercede e ajuda em nossas fraquezas. (Rm 8.26) 3.10 Capacita o crente para a obra de Deus. (At 13.2-4) 3.11 Fortalece o crente transformando-o a cada
dia. (Ef 3.16-17; 2 Co
3.18)
4. Alguns nomes do Espírito Santo
4.1 Espírito de Deus – Ele executa a vontade divina. (Jo 1.1-5; Gn 1;
2.1-3) 4.2 Espírito de Cristo – Ele glorificar o nome de
Cristo. (Jo 16.14) 4.3 Consolador – Do grego “paracletos” –
significa alguém chamado para ficar ao lado de outrem para ajudá-lo em qualquer
eventualidade. (Jo 14.16,17; At 9.31) 4.4 Espírito da Verdade - (Jo 16.13). 4.5 Espírito de Sabedoria e de Revelação – (Is 11.2; Ef 1.17; At 6.10)
5. A operação do Espírito Santo na
Igreja
5.1 Na obra
missionária (At 13.1-4) 5.2 No ministério da pregação – É necessário unção do Espírito para pregar a
Palavra afim de que a mensagem não seja vazia, insípida e sem poder. Pedro
pregou em Jerusalém com poder e assim os judeus foram convictos e se
arrependeram de haver rejeitado e crucificado Jesus o Messias (At 2.37-41;
4.33) 5.3 Ele fala à igreja – At 15.28. Em apocalipse aparece 7 vezes a
expressão “quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (2.7; 11, 17,
29; 3.6, 13, 22);
6. Alguns símbolos do Espírito Santo:
6.1 Fogo (ardor) – Refere-se a limpeza, purificação, zelo
ardente (Is 4.4; Mt 3.11,12 Jr 20.9) 6.2 Vento – Simboliza soberania e obra regeneradora. (Ez
37.9; Jo 3.8; At 2.2) 6.3 Água – Fonte de água viva que inunda
nossas almas purificando, refrescando, saciando a sede, e tornando-nos
frutíferos. (Ez 36.25-27; Jo 3.5; 4.14; 7.38,39) 6.4 Selo – Como propriedade de Deus temos que conservá-lo
até a sua volta. (Ef 1.13; 4.30; 2 Co 1.22; 5.5) 6.5 Azeite – No AT era usado para ungir reis e sacerdotes em
Israel. (Sl 133.2) Ser ungido significa ser revestido de autoridade de Deus
para determinada tarefa espiritual ou secular. (Sl 45.7); No NT quando alguém
está enfermo deve chamar os presbíteros para unção e oração. (Tg 5.14,15) 6.6 Pomba – Fala de brandura, amabilidade,
doçura, simplicidade e paz. (Mt 3.16; 10.16)
E não vos embriagueis com vinho, em
que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”(Efésios 5.18)
A PESSOA DO
ESPIRITO SANTO
Texto básico: João 14.16
Introdução
Pneumatologia é o estudo da doutrina
bíblica sobre a pessoa do Espírito Santo. E se existe uma doutrina na Bíblia
que precisamos estudar é esta! Há muitos estudos sobre a pessoa do Pai e do
Filho, mas poucos estudos sobre a pessoa do Espírito. Desses poucos, a maioria
é de natureza apologética, onde pessoas apenas usam os textos para defender ou
atacar práticas espirituais.
Precisamos estudar a doutrina bíblica
da pessoa e da obra do Espírito Santo por três motivos básicos: primeiro porque ela
se encontra na Bíblia e deve ser conhecida e praticada; segundo porque é por
intermédio do conhecimento, iluminação, enchimento e ação do Espírito que
crescemos espiritualmente; e terceiro porque há muitos ensinos equivocados e
confusos sobre esta doutrina.
Oremos e nos submetamos humildemente ao
ensino da Palavra de Deus.
1. O Espírito Santo
na trindade
Para conhecermos a pessoa do Espírito
Santo começaremos pela Doutrina da Trindade. Há um único Deus verdadeiro que
subsiste em três pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
Podemos resumir a doutrina: O Espírito Santo
é a terceira pessoa da Trindade, procedente do Pai e do Filho, da mesma
substância e igual em poder e glória, e deve-se crer nEle, amá-Lo, obedecê-Lo e
adorá-Lo, juntamente com o Pai e o Filho, por todos os séculos. (Mt 3.16-17; Mt
28.19; 2 Co 13.13; Jo 15.26; 16.13-14; 17.24).
No Antigo Testamento há várias
referências ao Espírito Santo, principalmente naqueles textos que
sugerem a doutrina da Trindade. No primeiro versículo da Bíblia (Gn 1.1), a
palavra hebraica para "Deus" é usada no plural. Em Gênesis 1.2, o
Espírito é expressamente mencionado.
Deus também se refere a Si mesmo no
plural (Gn 1.26; 11.7) e,
pelo menos, em um lugar as três pessoas da Trindade são mencionadas juntas (Is
48.16).
Vários dos títulos atribuídos ao
Espírito Santo podem ser encontrados no Antigo Testamento (SI 51.11; Zc 12.10;
Jó 33.4).
O Espírito aparece de forma ativa na
obra da criação: a) Ele foi ativo na criação do universo
– Gn 1.2; Is 40.12-13; Jó 26.13; b) Ele foi ativo na criação do homem – Jó
33.4; c) Ele está ativo na preservação da natureza – S1104.10-30; Is 40.7).
Dois aspectos importantes da identidade
do Espírito Santo são a sua divindade e a sua personalidade.
2. A Divindade do
Espírito Santo
Por divindade do Espírito Santo se
entende que Ele é um com Deus, fazendo parte da Divindade, Co-igual, Co-eterno
e consubstancial com o Pai e com o Filho. (Mt 28.19; Jo 14.16).
Podemos constatar sua divindade nos
títulos e nomes que lhe são atribuídos: o Espírito de Deus (Gn 1.2); o Espírito
do Senhor (Lc 4.18; At 5.9); o Espírito de nosso Deus (1 Co 6.11); o Espírito
do Deus vivente (2 Co 3.3); o Espírito de Cristo (Rm 8.9); o Espírito de seu
Filho (Gl 4.6); o Espírito de santidade (Rm 1.4); o Santo (1 Jo 2.20); o Espírito
eterno (Hb 9.14); o Espírito da vida (Rm 8.2); o Espírito da Verdade (Jo
14.17); o Consolador (Jo 14.16).
No que se refere às obras divinas,
devemos entendê-las didaticamente, da seguinte maneira:O Pai é a origem da
qual elas começam; o Filho é o meio pelo qual elas acontecem, e o Espírito é o
executivo pelo qual elas são realizadas ou aplicadas.
São atributos do Espírito Santo: eternidade (Hb
9.14), onipotência (Gn 1.1-2), onipresença (SI 139.7-8), onisciência (1 Co
2.10), soberania (Jo 3.8), santidade (Mt 28.19) e vida (Rm 8.2).
As obras de Deus são atribuídas também
ao Espírito Santo: criação (Jó 33.4), inspiração das
Escrituras (2 Pe 1.21), encarnação de Cristo (Mt 1.18) e ressurreição (Rm
8.11). Portanto, sem dúvida alguma o Espírito Santo é Deus.
3. A Personalidade
do Espírito Santo
Personalidade significa o caráter do
que é pessoal, a individualidade psicológica de uma pessoa que se manifesta em
seu comportamento ou o conjunto dos traços físicos e morais pelos quais se
determina a individualidade de uma pessoa.
O Espírito Santo é uma pessoa. A Bíblia
demonstra isso de várias maneiras:
3.1. Argumentos gramaticais. Em João 14.16
lemos: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que
esteja para sempre convosco. A expressão "outro Consolador" indica
que o Espírito Santo é alguém como Jesus, uma personalidade distinta do Pai e
do Filho.
Apesar do substantivo
"espírito", "pneuma" na língua grega, ser do gênero neutro,
ele é sempre, ao se referir ao Espírito Santo, acompanhado por um pronome
pessoal masculino: Jo 15.26; 16.7-8, 13-14.
3.2. Argumentos pessoais. A Bíblia sempre
apresenta o Espírito Santo como uma pessoa, atribuindo-Lhe traços de
personalidade: inteligência (1 Co 2.10-11; Rm 8.27), vontade (1 Co 12.11; At
13.1-3) e emoções ou sentimentos (Ef 4.30; Rm 15.30). Ele age como uma pessoa:
fala (Ap 2.7), intercede (Rm 8.26), testemunha (Jo 15.26), ensina (Jo
16.12-14), chama e envia pessoas (At 20.28), convence (Jo 16. 8), guia e
orienta (At 16.6-7).
Outras provas da personalidade do
Espírito são que uma pessoa
pode blasfemar (Mt 12.31), mentir (At 5.3), tentar (At 5.9), resistir (At 7.51)
e obedecer ao Espírito (At 13.2-3).
4. A Obra do
Espírito Santo
A posição mais aceita é aquela que
classifica em obra geral à parte da redenção e obra específica na aplicação da
redenção. Alguns chamam de o Espírito agindo na criação.
Entendemos, porém, que a obra do
Espírito tem como marco divisor o cumprimento da promessa do derramar do
Espírito – Atos 2. Podemos dividir a obra em Antes do
Pentecostes (AP) e Depois do Pentecostes (DP). Observamos que antes do
pentecostes o Espírito atuou na criação do universo e do homem (Gn 1.2, 26; Jó
26.13; 33.4; Is 40.12-13), e na sustentação e preservação da criação (SI
104.10-30; 139; Is 40.7).
Todos aqueles que foram salvos e
viveram pela fé antes do Pentecostes, foram assistidos pelo Espírito Santo. Paulo cita em
Romanos 4, que Abraão e Davi foram justificados pela fé. Seria impossível
alguém ser justificado pela fé sem a ação do Espírito.
No Antigo Testamento, o Espírito Santo
convencia (Gn 6.3), vivificava (SI 119.25), iluminava (S1119.27), conduzia a
alma a Deus (SI 65.3-4), instruía (Ne 9.20) e sustentava o crente (SI 37.24).
Ele Inspirou os profetas (Ez2.1-2), inspirou as Escrituras (2 Pe 1.21),
concedeu dons aos crentes (Gn 41.38; Êx 31.2-5; Nm 11.25; 27.18; Jz 6.34) e
capacitou os crentes para o serviço (Zc 4.6).
A obra principal do Espírito é promover
a conversão dos pecadores, antes e depois do Pentecostes. Após o Pentecostes
observamos que Ele também concede dons para que possamos servir ao reino.
Conclusão
Há três pessoas na trindade: o Pai, o Filho e o
Espírito Santo. Estas três pessoas são um só Deus, possuindo a mesma
substância, iguais em poder e glória, mas distintas pelas suas características
pessoais. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade. Ele não é uma
criatura, uma força ou um poder impessoal. Ele é Deus (At 5.4).
Fonte:
http://www.iprb.org.br/estudos_biblicos/estudos_1-50/estudos_13.htm
http://www.blogdosemeador.com/discipulado/o-espirito-santo
http://josiasmoura.wordpress.com/2012/03/29/estudo-a-pessoa-do-esprito-santo-estudo-bblico-para-o-culto-de-doutrina-da-igreja-do-betel-brasileiro-geisel/
http://ejesus.com.br/conheca-o-deus-que-habita-no-homem-estudo-sobre-o-espirito-santo/
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