CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

674-A RAINHA DE TODAS AS CIÊNCIAS!!!.









As divisões da Teologia Cristã
Se pensamos a respeito da palavra teologia, tenho certeza que muitos terminariam pensando na Teologia Sistemática ou na Teologia Dogmática. Na verdade, a teologia se divide em vários ramos, ainda que historicamente a Teologia Dogmática e a teologia histórica tenham sido consideradas como sendo as principais ramificações.

Isso não significa que a forma pela qual fazemos teologia seja mais importante do que aquela usada por outros teólogos. De fato, é inegável que a teologia sistemática apresenta uma forte influencia sobre os seminários teológicos e, de forma interessante, pode-se notar um crescimento pelo interesse da teologia bíblica nesses últimos anos.

Desejo apresentar uma definição breve e concisa afim de que possamos entender as diferentes teologias.

1. A Teologia Exegética

A teologia exegética nos proporciona as ferramentas necessárias para estudar os textos das Escrituras. Assim, temos ao nosso alcance diversos métodos de interpretação para entender o significado do mensagem original no seu contexto cultural, histórico, nacional e socioeconômico no qual viviam os primeiros leitores. Deste modo, podemos entender o que este texto significava para eles no seu contexto.

2. A Teologia Bíblica
 

Esta é a teologia que formula um estudo exegético de cada livro das Escrituras. Aplica as regras da hermenêutica e analisa cada livro no seu contexto, de Gênesis até Apocalipses. Deste modo, expor o conteúdo e os ensinos dos livros bíblicos para ser entendido o papel de cada livro dentro de toda a historia bíblica. Isto ajuda aplicar estas verdades na vida da Igreja e de cada um de nós. Esta teologia esta fortemente relacionada com a teologia Exegética. Não em vão, tem autores que consideram as duas teologias ser uma mesma e só teologia.

3. A Teologia Sistemática

É o estudo de toda a verdade das Escrituras através de um sistematização do conhecimento contido nas mesmas e estruturado a partir das verdades fundamentais delas advindas. Esta teologia teve um grande sucesso na modernidade, porque tinha como base uma apresentação racional das verdades cristãs e uma interação com a filosofia, historia e outras ciências humanas. A teologia sistemática apresenta de uma forma ordenada e coerente as doutrinas cristãs. Esta teologia tem sido chamado por muito tempo, como teologia dogmática.

4. A Teologia Histórica

A teologia histórica dedica-se a comparar e analisar o desenvolvimento da teologia através dos séculos. Assim, podemos observar e aprender o pensamento e o desenvolvimento teológico e doutrinário da Igreja em relação aos desafios que ela enfrentou. Com isso podemos observar o que permitiu a entrada de certos erros na Igreja, e ao mesmo tempo, como a Igreja procedeu para combatê-los. Deste modo, podemos compreender melhor a teologia que existe hoje na Igreja. Dentre algumas teologias que surgiram através dos séculos, podemos destacar: Patrística, Calvinista, Luterana, Liberal, Teologia da Libertação e Neo-ortodoxia.

5. A Teologia Prática

Essa teologia trata sobre a aplicação eficaz dos conhecimentos adquiridos pelas demais teologias nas nossas vidas e na vida da Igreja. Deste modo, esta teologia ajuda a refletir a importância de sermos autênticos discípulos de Cristo para que o mundo possa conhecer a Deus como o único Deus verdadeiro e, também, para edificar aos santos da Igreja a fim de aperfeiçoá-los em todos os seus caminhos. Aprendemos como viver, orar, pregar, falar, entre outras coisas, tendo uma influencia direta no evangelismo, ética, eclesiologia, etc.

~~~~~~~~~~~

TEXTOS BÍBLICOS:
 


PERGUNTAS:
1.       Você já estudou teologia? Qual delas?
2.       Você tem preferência por alguma das teologias Cristãs? Explique.
3.       Como você explicaria a diferença entre a teologia exegética e a teologia bíblica?
4.       Qual teologia você acha mais importante? Por que?
5.       Qual é a importância da teologia bíblica e da teologia sistemática?

PRINCIPAIS DIVISÕES DA TEOLOGIA SISTEMÁTICA

PRINCIPAIS DIVISÕES DA TEOLOGIA SISTEMÁTICA
INTRODUÇÃO À TEOLOGIA SISTEMÁTICA
- Apresentação geral da matéria e avaliação de conhecimentos gerais dos alunos. Sugere um despertamento individual e coletivo ao estudo das Sagradas Escrituras, visando a valorização do ensino bíblico.
BIBLIOLOGIA
(Doutrina das Escrituras)
– Considera os fatos essenciais acerca da Bíblia; ABIBLIOLOGIA é a ciência que estuda a Bíblia em todas as suas perspectivas. Ou seja, estuda a origem, a autoria, a compilação, a conservação, a tradução, entre todos os outros aspectos possíveis de serem abordados.
TEONTOLOGIA
(Doutrina de Deus)
– É o estudo da Pessoa de Deus; A TEONTOLOGIA é a ciência que estuda a Pessoa de Deus Pai em todas as suas perspectivas. Ou seja, estuda suas características em geral, tais como sua personalidade, sua natureza, seu caráter, seus atributos e sua essência (O Amor).
CRISTOLOGIA
(Doutrina de Cristo)
– Verdades concernentes à Pessoa de Jesus Cristo; ACRISTOLOGIA é a área de estudo dentro da Teologia Sistemática que se ocupa da interpretação dos textos bíblicos referentes à pessoa e à obra de Jesus Cristo.
PNEUMATOLOGIA
(Doutrina do Espírito Santo)
– Verdades relacionadas à Pessoa do Espírito Santo;PNEUMATOLOGIA é a parte da Teologia Sistemática que estuda tudo o que se refere ao Espírito Santo. Etimologicamente é formada por dois radicais gregos:Pneuma (vento, espírito) + Logia (Estudo, tratado, doutrina ou fala.). Também chamada de Paracletologia.
A TRINDADE
(e Triunidade)
- A Doutrina da TRINDADE Estuda a tríplice revelação de Deus ou a sua manifestação no Pai, no Filho e no Espírito Santo; a tríplice revelação de Deus (Trindade) e a do seu modo triúno de existir (Triunidade).
ANGELOLOGIA
(Doutrina dos Anjos)
– Estudo a respeito dos anjos de Deus e de satanás; O termo teológico apropriado para esse estudo que ora iniciaremos é ANGELOLOGIA (do grego angelos, "anjo" e logia, "estudo", "dissertação"). Angelologia se constitui, portanto, de doutrina específica dentro do contexto daquilo que denominados de Teologia Sistemática, a qual se ocupa em estudar a existência, as características, natureza moral e atividades dos anjos. Iniciaremos, portanto, pelo estudo da existência dos anjos. Também chamada de Angeologia. Engloba ainda o estudo de Satanás e seus anjos, chamada então deDemonologia.
ANTROPOLOGIA
(Doutrina do Homem)
– É o estudo do homem do ponto de vista bíblico;ANTROPOLOGIA - do grego anthropos, "homem", elogos, razão, pensamento – é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.
HAMARTIOLOGIA
(Doutrina do Pecado)
– A palavra HAMARTIOLOGIA tem origem na língua grega e significa hamartia: ato pecaminoso ou pecaminosidade e logia: estudo ou tratado racional sobre um determinado assunto. Portanto, Hamartiologia refere-se ao estudo do Pecado de maneira geral. Ou seja; sua Origem, sua Natureza e o sua Consequencia.
SOTERIOLOGIA
(Doutrina da Salvação)
– A SOTERIOLOGIA é o estudo que abrange a ideia, o meio, o Autor e as verdades bíblicas da salvação;  Conceito de Salvação: [o vocábulo Gr. Soteria= cura, remédio, salvação, bem-estar + logia = ensino, estudo, doutrina, etc.] Sendo assim, SOTERIOLOGIA significa – o estudo sistemático das verdades bíblicas acerca da salvação
APOLOGÉTICA
(Defesa da fé)
- Estuda os dogmas da fé cristã; O termoAPOLOGÉTICA significa autodefesa;  não se trata de defesa de uma crença ou opinião pessoal, mas de algo objetivamente verdadeiro. As verdades contidas nas Sagradas Escrituras.
HERESIOLOGIA
(Estudo das Seitas e Heresias)
- Estudo sobre as Seitas e Heresias.  A palavra háiresise significa: escolha, seleção, preferência. Daí surgiu a palavra seita (latim secta – doutrina ou sistema que diverge da opinião geral e é seguido por muitos), por efeito de semântica. Logia gr. = Estudo, tratado, doutrina ou fala. Portanto, HERESIOLOGIA significa o Estudo das Heresias.
ECLESIOLOGIA
(Doutrina da Igreja)
– Estudo sobre o que a Escritura ensina acerca da Igreja; EKKLESIA gr. Significa Igreja + Logia gr. = Estudo, tratado, doutrina ou fala. Portanto,ECLESIOLOGIA significa o Estudo da Igreja.
ESCATOLOGIA
(Doutrina das Últimas Coisas)
– Estudo das profecias e dos eventos futuros. O termo escatologia deriva de duas palavras gregas: escathos e logos, que se traduzem por “últimas coisas” e “estudo” ou “tratado”. É o estudo ou doutrina das últimas coisas.
MISSIOLOGIA
(Missões e Evangelismo)
- MISSIOLOGIA é o estudo sobre Missões e Evangelismo. Tende apresentar as verdades bíblicas a respeito da Grande Comissão; o cumprimento do “Ide”.
HOMILÉTICA
(Inclui Oratória)
- HOMILÉTICA é o estudo sobre a Exposição das Escrituras, sobre a Pregação Bíblica. Do grego homília que significa: conversa entre amigos.
HERMENÊUTICA
(Inclui Exegese)
- HERMENÊUTICA, é o estudo sobre Interpretação Bíblica. Do grego ερμενευο (“hermeneuo”), ερμενεια (“hermeneia”) – É o estudo de princípios de interpretação bíblica e a aplicação destes princípios no estudo bíblico.
TEOLOGIA BÍBLICA DO ANTIGO TESTAMENTO
– Estudo dirigido e sintético do ANTIGO TESTAMENTO. Visando estudar os livros em ordem cronológica para melhor compreensão das narrativas dos eventos ocorridos durante o Antigo Testamento.
TEOLOGIA BÍBLICA DO NOVO TESTAMENTO
– Estudo dirigido e sintético do NOVO TESTAMENTO. Objetiva envolver o aluno a compreender os principais fatos ocorridos durante o Novo Testamento dentro da sequência dos principais acontecimentos.
HISTÓRIA
- HISTÓRIA é o estudo dos acontecimentos ocorridos no passados. Dentro da Teologia, a História é abordada sob vários ângulos. Dentre eles: A História da Igreja; A História de Israel; A História da Teologia; A História do Cristianismo, entre outros.
GEOGRAFIA BÍBLICA
- GEOGRAFIA é o estudo da apresentação gráfica das regiões terrestres. Dentro da Teologia, a Geografia Bíblica visa proporcionar ao leitor das Sagradas Escrituras uma visão panorâmica das localizações descritas nas narrativas bíblicas.

Tabela:
PRINCIPAIS DIVISÕES DA TEOLOGIA SISTEMÁTICA

QUESTIONÁRIOS DE TEOLOGIA,


TEOLOGIA GERAL

001) QUAL A DIFERENÇA ENTRE TEOLOGIA SECULAR E TEOLOGIA EVANGELICA? 



R: Sempre apresentam conteúdos diferenciados, bem como objetivos, é matéria nova.

002) QUAIS AS PRINCIPAIS DIVISÕES DA TEOLOGIA?
R: Teologia Exegética, Teologia Histórica, Teologia Dogmática, Teologia Bíblica e Teologia Sistemática.
 

003) QUAL A DIFERENÇA ENTRE A TEOLOGIA PENTECOSTAL E TEOLOGIA TRADICIONAL?
R: A Pentecostal aceita os dons relacionados pelo apostolo São Paulo, que estão relacionadas suas cartas como em At 2. e 1ª Co     12.4-11. Já os tradicionais se mantenhe com os hábitos e costumes da época e não cultivam determinados dons como os pentecostais, não crêem     no batismo com o (ou) Espírito Santo, por meio de evidência de falahttp://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=6629917359324472140&postID=4882579436384599285r línguas estranhas etc...
 

004) QUAIS OS ESTUDOS DIFERENCIADOS DA TEOLOGIA BÁSICA E DA MÉDIA?


R: Entende-se que a teologia básica é para toda a igreja o essencial e a teologia média e mais para pessoas que tem interesse em ter mais conhecimento e títulos como professores, pastores, teólogos em geral.

005) PORQUE AS IGREJAS DE MÍDIA NÃO ESTUDAM TEOLOGIA?
R: Porque ñ tem responsabilidade com a palavra de Deus em toda a sua área teológica, pois a mesma contradiz com as suas práticas doutrinarias.

TEOLOGIA SISTEMÁTICA
006) CITE CINCO DEFINIÇÕES DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA?
Chafer: Uma ciência que segue um esquema ou uma ordem humana de desenvolvimento doutrinário e que tem o propósito de incorporar no seu sistema a verdade a respeito de Deus e o seu universo, a partir de toda e qualquer fonte (Lewis Sperry Chafer).
Alexander: A ciência de Deus... Um resumo da verdade religiosa cientificamente arranjada, ou uma coleção filosófica de todo o conhecimento religioso (W. Lindsay Alexander).
Hodge: A teologia sistemática tem por objetivo sistematizar os fatos da Bíblia, e averiguar os princípios ou verdades gerais que tais fatos envolvem (Charles Hodge).
Strong: A ciência de Deus e dos relacionados de Deus com o universo (A. H. Strong).
Shedd: Uma ciência que se preocupa com o infinito e o finito, com Deus e o universo (W. H. T. Shedd).

007) CITE CINCO DIVISÕES DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA?
Bibliologia, Teologia Pura, Cristologia, Pneumatologia, Antropologia.

008) PORQUE A TEOLOGIA SISTEMÁTICA É CONSIDERADA MÃE DAS DEMAIS?
Porque ela procura agrupar todas as suas divisões e outros ramos em sistema organizado de método, tópicos, revelação, doutrinas e feitos de Deus com harmonia e verdade.

PENTATEUCO

009) QUAIS SÃO OS LIVROS DO PENTATEUCO E O SIGNIFICADO DE CADA TÍTULO?
Gênesis => “a geração ou o começo”.
Êxodo => “saída ou imigração”.
Levítico => “acesso e santidade”.
Números => “números porque narra dois recenseamentos”.
Deuteronômio => “segunda lei ou repetição da lei”.

010) QUAL A DIFERENÇA DE PENTATEUCO E TORÁ?
011) ONDE, QUANDO E QUEM ESCREVEU O PENTATEUCO?
Inicio Egito termino deserto do Sinai, no século XV ao XIV a.C., Moisés.

BÍBLIA

012) QUAIS OS PAÍSES E REGIÕES EM QUE FORAM ESCRITOS OS LIVROS DA BÍBLIA?
Paises: Palestina, Babilônia, Egito, Síria, Ásia menor, Grécia e na Itália.
Regiões: Ásia, África e Europa.

013) O QUE É E QUAIS SÃO OS LIVROS APÓCRIFOS?
Livros que não possuem nenhum embasamento para comprovar a sua autenticidade a seu caráter profético, ou seja, não são inspirados por Deus, são eles: Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, Macabeus I e II, além dos sete livros citados há quatro acréscimo são eles: Ester (a Ester 10.4-16.24); Cânticos dos três santos filhos (a Daniel 3.24-90); História de Suzana (a Daniel cap.13); Bel e o Dragão (a Daniel cap.14).

014) PORQUE A BÍBLIA É SEMPRE ATUALIZADA? 

Porque e palavra viva e eficaz como nos ensina em Hb 4.12; Que se renova todo o dia e permanece para sempre 1ª Pd 1.24,25.

015) PORQUE SE PODE AFIRMA QUE O ESPÍRITO SANTO ESTÁ EMBUTIDO NA BÍBLIA?
Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade de humana, entretanto homens “santos” falaram da parte de Deus movidos pelo o Espírito Santo 2ª Pd 1.21. A Bíblia é a profecia revelada do Deus vivo aos homens.

016) O QUE SIGNIFICA O NOME BÍBLIA?
Também conhecida como Cânon das Santas Escrituras. A palavra bíblia vem do grego biblion, Livro por excelência, conjunto de livros.

017) QUAIS OS TRÊS MAIORES LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO E OS TRÊS MAIORES DO NOVO?
Salmos 150 Sl, Isaías 66 cap., Gênesis 50 cap., Mateus 28 cap., Atos dos Apóstolos 28 cap., Apocalipse 22 capítulos.

018) QUAL O VALOR RELIGIOSO DA BÍBLIA?

R: O valor conciste no caráter essencialmente religioso da sua mensagem, que a transforma no livro sagrado por excelência, tanto para o povo de Israel quanto para a igreja Cristã.

019) A PARTIR DE QUANDO SE DIVIDIU A BÍBLIA EM CAPÍTULOS?
A divisão da Bíblia em capítulos foi no ano de 1250 d.C., e atribui-se ao cardeal Hugo, falecido em 1263, ou a Stephen Langton, no ano de 1551, falecido em 1228.

020) QUAIS FORAM OS DOIS PRIMEIROS TRADUTORES DA BÍBLIA PARA O PORTUGUÊS?
A primeira pessoa a traduzir partes da Bíblia para o português foi D. Diniz (1279-1325). Mas a primeira tradução completa da Bíblia para o português foi de João Ferreira de Almeida – 1681, (mesmo não único), e o Padre Antônio Pereira Figueiredo – 1790.

021) ONDE FOI IMPRESA A PRIMEIRA BÍBLIA?
Na Alemanha na cidade de Frankfurt ou na cidade de Mainz, pelo alemão Johannes Gutenberg, entre o ano 1452 e 1456.

022) PORQUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXAVA O POVO ESTUDAR A BÍBLIA?
023) O QUE ERA PAPIROS E PERGAMINHOS?

GEÓGRAFIA BÍBLICA
024) ONDE JESUS FOI GERADO E ONDE NASCEU?


R: Jesus foi gerado na cidade de Nazaré na Galileia pelo Pai “Deus” Lc 1.26-38. Nasceu em Belém, circuncidado no oitavo dia e apresentado no Templo (Mt 1.18-25; Lc 2.1-7; Lc 2,21).
025) ONDE JESUS MORREU E ONDE ASCENDEU AO CÉU? 
R: Numa pequena colina situada fora da cidade de Jerusalém em Judá no monte calvário chamado em hebraico “Gólgota” ou lugar da caveira, por morte de crucificação, provavelmente no ano 29 ou 30 d.C. – Mt 27.33-50. Ascendeu ao céu no monte das oliveiras na cidade de Betânia em Judá ao leste de Jerusalém – Mc 16.19,20; Lc 24.50,51 e At 1.9.


026) ONDE JESUS REALIZOU A MAIOR QUANTIDADE DE MILAGRES? 
R: Nas cidades de Cafarnaum, Corazim e Betsaida, situadas na galileia. – Mt 11.20-24.


027) QUAIS OS PAÍSES JESUS VISITOU?
 

028) EXPLIQUE O PORQUE DA DIVISÃO: JUDÉIA, SAMARIA E GALILEIA?
 

029) QUANTOS IMPÉRIOS JÁ DOMINARAM ISRAEL OU PALESTINA?


RELIGIÕES E SEITAS
030) QUAIS AS TRÊS MAIORES RELIGIÕES DA TERRA?
Cristianismo => 2.106.962.000 adeptos
Islamismo => 1.283.424.00 adeptos
Hinduismo => 851.291.00 => adeptos.

031) QUAIS AS TRÊS PRINCIPAIS DIVISÕES DO ISLAMÍSMO?
Os Islâmicos dividem-se em dois grupos: Sunitas e Xiitas.

032) QUAIS AS TRÊS PRINCIPAIS DIVISÕES DO JUDAÍSMO?
033) QUAIS AS TRÊS PRINCIPAIS DIVISÕES DO CATOLICISMO?
034) QUAIS AS CINCO PRINCIPAIS DIVISÕES DOS EVANGÉLICOS?
035) QUAL A RELIGIÃO PURA E IMACULADA APROVADA PELA BÍBLIA?
A verdadeira religião é ajudar os outros e manter-se fiel ao Senhor. A Bíblia diz em Tiago 1:27 “A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.”

036) QUAIS AS PRINCIPAIS FESTAS DOS JUDEUS?
037) QUAL A ORIGEM DO KARDECISTAS?
038) QUAL A DIFERENÇA ENTRE BUDISMO E CONFUCIONISMO?

R: O Budismo é um sistema ético, religioso e filosófico criado na região da Índia por volta do século VI a.C. pelo príncipe hindu Sidharta Gautama, mais conhecido por Buda, (563? - 483 a. C?) e o Confucionismo é uma ideologia política, social e religiosa do pensador chinês Confúcio (551-479 a.C.).
039) FAÇA UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DAS IGREJAS: BATISTA, PRESBITERIANA, ASSEMBLÉIA DE DEUS E IURD?
040) O QUE SÃO: SANTA INQUISIÇÃO E INDULGÊNCIA?
041) SEGUNDO A HERESIA CATÓLICA, QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MISSAS QUE DEVEM SER REZADAS PARA A ALMA SUBIR DO PURGATÓRIO PARA O CÉU?
042) QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS BÁSICAS DE USOS E COSTUMES E ENTENDIMENTOS DOUTRINÁRIOS ENTRE AS IGREJAS: TRADICIONAL, PENTECOSTAL E ECLETICA?


R: Rituais: Ceia e batismo.
Doutrina: que Jesus Cristo salva (doutrina da salvação).

043) O QUE VOCÊ ENTENDE POR NEO-PENTECOSTAL?

 R: Movimento surgido na década de 70 e que dá maior ênfase aos rituais de exorcismo e cura. Segue a Teologia da Prosperidade, que defende que a felicidade e o sucesso devem ser encontrados nesta vida. Tendo os hábitos morais menos rígido do que os Pentecostais tradicionais. Tendo entre suas principais expoentes a Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja da Graça e Renascer em Cristo.

TEOLOGIA PASTORAL
044) QUAL A DIFERENÇA ENTRE VOCAÇÃO E CHAMADO?
045) QUAL A DIFERENÇA ENTRE CHAMADO UNIVERSAL E ESPECÍFICO?
046) QUAL A DIFERENÇA ENTRES OS CARGOS DE PASTOR, EVANGELISTA E PREBITERO?

ESCOLA DOMINICAL

047) ONDE SE INICIOU A ESCOLA DOMINICAL?
048) COMO SE ADMINISTRA UMA ESCOLA DOMINICAL?
049) PORQUE A ESCOLA DOMINICAL, DEPOIS DA SANTA CEIA, DEVE SER A SEGUNDA REUNIÃO DE MAIOR FREQUÊNCIA E EMPENHO DA IGREJA?
050) O QUE VOCÊ ENTENDE POR PEDAGOGIA DOMINICAL?
051) QUAIS AS CLASSES MÍNIMAS QUE DEVEM EXISTIR NA ESCOLA DOMINICAL?
052) PORQUE SE PODE DIZER E AFIRMAR QUE NUMA IGREJA COM QUINHENTOS MEMBROS, ONDE APENAS 20% OU CEM PESSOAS ASSISTEM A ESCOLA, É QUE SÃO OS MEMBROS REAIS?
053) PORQUE NA FALTA DE REVISTA PARA A ESCOLA DOMINICAL PODE E DEVE FAZER ESTUDOS BÍBLICOS E TEOLÓGICOS?

HISTÓRIA DA IGREJA - ECLESIOLOGIA
054) O QUE SIGNIFICA O TERMO IGREJA?
Palavra oriunda do termo grego “ekklesia” ou Assembléia de cidadãos reunidos com determinado propósito (At 19,32. 41).

055) QUAIS SÃO AS FIGURAS NA BÍBLIA?
056) QUAL O FUNDAMENTO DA IGREJA?
057) CITE O NOME E LOCAL DE DEZ IGREJAS QUE FORAM ESTABELECIDAS NO PRIMEIRO SÉCULO?
058) O QUE SIGNIFICA IGREJA LOCAL?
059) O QUE É QUALIDADE DE IGREJA?
060) QUAIS OS CARGOS HIERÁRQUICOS MAIS USUAIS NA IGREJA?
061) QUAIS AS FORMAS DE DISCIPLINA NA IGREJA?
062) QUAIS AS FORMAS DE BATISMO?
063) O QUE SIGNIFICAM OS EMBLEMAS DA SANTA CEIA?
064) QUAIS AS FUNÇÕES GERAIS DA IGREJA?
065) COMO A IGREJA PODE MODERNIZAR SEM MUNDANIZAR?
066) PORQUE É OBRIGATÓRIO TER NA IGREJA NO MÍNIMO QUATRO DIAS/CULTOS QUE SÃO DE: 1 – DOUTRINA; 2 – ESTUDOS BÍBLICOS E TEOLÓGICOS, 3 – LIBERTAÇÃO E AUTO-AJUDA E 4 – EVANGELIZAÇÃO E FAMILIA?

PSICOLOGIA PASTORAL

067) O QUE ESTUDA A PSICOLOGIA?
068) DENTRO DA PSICOLOGIA O QUE SIGNIFICAM ESTRUTURALISMO E FUNCIONALISMO?
069) O QUE É MENTE PSICOLÓGICA?
070) NA PSICOLOGIA COMO DIFERENCIA ALMA E ESPÍRITO?
071) COMO QUE INCENTIVA A CURA POR MEIO PSICOLÓGICO?
072) PORQUE É IMPORTANTE UM PASTOR E DEMAIS OBREIROS FAZER PSICOLOGIA PASTORAL?

SOCIOLOGIA

073) PORQUE A ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL É UMA REALIDADE NAS IGREJAS?
074) O QUE É CIÊNCIA DA SOCIOLOGIA?
075) O QUE ESTUDA A SOCIOLOGIA?

FILOSOFIA
076) QUAL A IDEOLOGIA DOS TRÊS MAIORES FILÓSOFOS GREGOS?
077) O QUE ENTENDE POR FILOSOFIA DA RELIGIÃO?
078) QUAL A DIFERENÇA DE FILISOFIA E IDEOLOGIA?

HISTÓRIA DA ISRAEL

079) QUAIS AS DUAS CAPITAIS DE ISRAEL?
080) O QUE SIGNIFICA LIVROS EXTRAVIADOS?
081) QUAL A DIFERENÇA ENTRE JUDEUS E NÃO JUDEUS?
082) O QUE É LITERATURA JUDAICA E QUAIS AS CINCOS PRINCIPAIS?
083) QUAIS AS CINCO PRINCIPAIS FESTAS DOS JUDEUS?
084) QUAL A DIFERENÇA DO CALENDARIO JUDAICO COM O ROMANO?
085) QUAL A DIFERENÇA ENTRE RABINO MESSIÂNICO E NÃO MESSIÂNICO?
086) QUAL A DIFERENÇA ENTRE SINAGOGA E MESQUITA?
087) O QUE SIGNIFICA CADA UMA DAS LÂMPADAS DO CANDELABRO?
088) O QUE SIGNIFICA TALMUDE?

PENUMATOLOGIA

089) O ESPÍTO SANTO FOI CRIADO POR DEUS?
090) QUAL O PAPEL DO ESPÍRITO SANTO NA TERRA?
091) QUANDO QUE O ESPÍRITO SANTO SERÁ TIRADO DESSA TERRA?
092) PORQUE O ESPÍRITO SANTO É O PAI DA SABEDORIA?
093) PORQUE O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA?
094) O QUE É PNEUMATOLOGIA?
095) COMO QUE O ESPÍRITO SANTO CONVENCE DO PECADO, DO JUÍZO E DA JUSTIÇÃ?

ANGEOLOGIA
096) QUAL A NATUREZA DOS ANJOS?
097) QUANTOS TIPOS DE ANJOS EXISTEM?
098) EXISTEM MAIS ANJOS NOS CÉUS OU NA TERRA?
099) QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DISTINTAS DE CADA CLASSE DE ANJOS?

ANTROPOLOGIA

100) O QUE EXPLICA A TEORIA DIABÓLICA DO EVOLUCIONISMO?
101) PORQUE SOMOS A IMAGEM DE DEUS?
102) QUAL A IDADE DO HOMEM NA TERRA?
103) QUANTOS IDIOMAS ORIGINARAM-SE NO HEBRAICO DE NOÉ?
104) QUEM É O HOMEM?
105) PORQUE O HOMEM TEM O DIGITAL E O FÔLEGO DE DEUS?
106) PORQUE A MULHER NÃO FOI TIRADA DE OSSO DA CABEÇA OU DO PÉ DE ADÃO?
107) O QUE É EMBRIOLOGIA E GENÉTICA?
108) O QUE É MORFOLOGIA?
109) ANALISE AS PARTES RUDIMENTARES DO HOMEM?
110) PORQUE É FÁCIL PROVAR QUE O HOMEM NÃO VEIO DO MACACO?
111) QUAIS OS FATOS BÍBLICOS OPOSTOS À EVOLUÇÃO?
112) EXPLIQUE TRICOTOMIA E DICOTOMIA?
113) QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESPÍRITO E ALMA?
114) EXPLIQUE A NATUREZA MORAL DO HOMEM?
115) O QUE É TRINDADE HUMANA?

ARQUEOLOGIA

116) O QUE É ARQUEOLOGIA BÍBLICA?
117) QUAIS CINCO REIS BÍBLICOS QUE FORAM ESCRITOS NA HISTÓRIA GERAL?
118) QUAIS CINCO REIS DA HISTÓRIA GERAL QUE FORAM ESCRITOS NA BÍBLIA?
119) QUAIS OS NOMES DOS HERÓIS DA BÍBLIA QUE SUAS SEPULTURAS AINDA EXISTEM?
120) ONDE SE SITUAVA O MONTE DE ARARATE QUE POUSOU A ARCA?

HERMENÊUTICA
121) O QUE VOCÊ ENTENDE POR HERMENÊUTICA?
122) PORQUE O BRASIL FICOU SÉCULOS PREJUDICADOS NO ESTUDO DA HERMENÊUTICA?
123) QUAIS AS PRINCIPAIS LEIS DA HERMENÊUTICA?
124) QUAL O PARALELO DA LEI DO USO COMUM COM A LEI DA LINGUAGEM?
125) EXPLIQUE A LEI DA REFERÊNCIA PARALELA?
126) O QUE É LEI DA ANALOGIA DA FÉ?
127) O QUE SIGNIFICA DISPENSAÇÃO?
128) QUAIS OS SIGNIFICADOS DOS NÚMEROS 3, 6, 7 e 9?
129) PORQUE OS ESTUDOS DA HERMENÊUTICA BÌBLICA SÃO IMPORTANTES PARA OS NOSSOS DIAS?

HOMILÉTICA
130) O QUE É SER UM GRANDE PREGADOR?
131) QUAIS OS RECURSOS BÁSICOS DE UM SERMÃO?
132) QUAL A VANTAGEM NA PROGRAMAÇÃO DE UM CULTO?
133) COMO QUE SE PROCEDE A UMA BOA ADMINISTRAÇÃO DE UM CULTO?

TIPOLOGIA
134) O QUE SE ENTENDE POR TIPOLOGIA?
135) CITE CINCO RITUAIS OU FIGURAS DO VELHO TESTAMENTO QUE É TIPO DE CRISTO?
136) ONDE OU QUE PONTO ADÃO É TIPO DE CRISTO?

ESCATOLOGIA

137) O QUE ESTUDA A ESCATOLOGIA?
138) EXPLIQUE TRINDADE SANTA?
139) ONDE FOI ESCRITO O APOCALIPSE?
140) CITE CINCO IGREJAS DA ATUALIDADE QUE SE IDENTIFICA COM CINCO IGREJAS DO APOCALIPSE?
141) EM QUAL CAPITULO DO APOCALIPSE FALA DO ARREBATAMENTO?
142) O QUE SIGNIFICAM OS SELOS DO APOCALIPSE?
143) O QUE SIGNIFICAM AS TROMBETAS DO APOCALIPSE?
144) QUEM VOCÊ ACHA QUE SERÃO AS DUAS TESTEMUNHAS DO AP. 11?
145) QUEM SÃO A MULHER E O DRAGÃO DO AP. 12?
146) QUAIS AS DEZ PRINCIPAIS POTENCIAS QUE VÃO CAIR NO ARMAGEDOM?
147) PORQUE O CATOLICISMO ROMANO SE COMPARA A UMA PROSTITUTA?
148) COMO E QUEM SERÃO OS HABITANTES DA NOVA TERRA?
149) QUAIS OS VERSÍCULOS DE SALMOS QUE SÃO IDÊNTICOS ENTRE SI?
150) QUANTO PESAVA A PRIMEIRA BÍBLIA?
151) QUANTOS ESCRITORES DEUS USOU PARA ESCREVER O VELHO TESTAMENTO?
152) POR QUANTO TEMPO ISRAEL FICOU EM CATIVEIRO E EM HOLOCAUSTOS?
153) CITE CINCO PROFECIAS QUE JÁ SE CUMPRIRAM NOS ÚLTIMOS 60 ANOS E CINCO QUE ESTÃO PARA SE CUMPRIREM?
154) QUANTOS CÉUS EXISTEM E AS PARTICULARIDADES DE CADA UM?
155) QUAL A DIFERENÇA DE PARAÍSO TERRESTRE COM PARAÍSO CELESTE?
156) CITE CINCO LIVROS APÓCRIFOS MAIS ABERANTES?
157) COMENTE A 70ª SEMANA PROFÉTICA?
158) QUAL A DIFERENÇA DE PROFECIA DA CARNE COM PROFECIA DE DEUS?
159) PORQUE OS MÓRMONS É UMA RELIGIÃO HERÉTICA?

Fonte:

http://cafecomobispo.blogspot.com.br/2012/01/as-divisoes-da-teologia-crista.html

http://pastorfelipemiranda.blogspot.com.br/2013/09/principais-divisoes-da-teologia.html


http://reverendoluz.blogspot.com.br/2010/03/curso-de-pastores-teologia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com