CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

domingo, 27 de abril de 2014

645-CUIDADO!, PREGADORES EM CRISE, UM PERIGO QUE VEM DO PÚLPITO!!!.

Acesse nossos Sites e Curta a Nossa Página do facebook:
http://www.facebook.com/ProfMarcioDeMedeiros?ref=h
NOSSA NOVA PAGINA:
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Prof-Marcio-de-Medeiros/587441861298139
NOSSOS SITES:
http://profmarciodemedeiros.blogspot.com/
https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com/



 

 









CUIDADO!, PREGADORES EM CRISE, UM PERIGO QUE VEM DO PÚLPITO!!!.

Em nossos dias — para tristeza do Espírito Santo — pertencer a uma agência de pregadores tornou-se comum e corriqueiro. E os convites para ingressar nessas agências chegam principalmente pela Internet. Nos sites de relacionamento encontramos comunidades pelas quais os internautas mencionam quem é o seu pregador preferido e por quê. Certa jovem, num tópico denominado “O melhor pregador”, declarou: “Não existe ninguém melhor que ninguém; cada um tem a sua maneira de pregar, e cada pessoa avalia segundo o seu gosto”.
Ela tem razão. Ser pregador, hoje em dia, não basta. Você tem de atender às preferências do povo. Já ouvi irmãos conversando e dizendo: “Fulano é um ótimo pregador, mas não é pregador de congresso” ou “Fulano tem muito conhecimento, mas não gosta do reteté”.
Conheçamos alguns tipos de pregadores e seus públicos-alvo:
Pregador humorista. Diverte muito o seu público-alvo. Tem habilidade para contar fatos anedóticos (ou piadas mesmo) e fazer imitações. Ele é como o famoso humorista do gênero stand-up comedy Chris Rock (que aparece na imagem acima). De vez em quando cita versículos. Mas os seus admiradores não estão interessados em ouvir citações bíblicas. Isso, para eles, é secundário.
Pregador “de vigília”. Também é conhecido como pregador do reteté. Aparenta ter muita espiritualidade, mas em geral não gosta da Bíblia, principalmente por causa de 1 Coríntios 14, especialmente os versículos 37 e 40: “Se alguém cuida ser espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor... faça-se tudo decentemente e com ordem”. Quando ele vê alguém manejando bem a Palavra da verdade (2 Tm 2.15), considera-o frio e sem unção. Ignora que o expoente que agrada a Deus precisa crescer na graça e no conhecimento (2 Pe 3.18; Jo 1.14; Mt 22.29). Seu público parece embriagado e é capaz de fazer tudo o que ele mandar.
Pregador “de congresso”. Entre aspas porque existe o pregador de congresso que faz jus ao título. Mas o pregador “de congresso” (note: entre aspas) anda de mãos dadas com o pregador “de vigília”, mas é mais famoso. Segundo os admiradores dessa modalidade, trata-se do pregador que tem presença de palco e muita “unção”. Também conhecido como pregador malabarista ou animador de auditórios, fica o tempo todo mandando o seu público repetir isso e aquilo, apertar a mão do irmão ao lado, beliscá-lo... Se for preciso, gira o paletó sobre a cabeça, joga-o no chão, esgoela-se, sopra o microfone, emite sons de metralhadora, faz gestos que lembram golpes de artes marciais... Exposição bíblica que é bom... quase nada!
Pregador “de congresso” agressivo. É aquele que tem as mesmas características do pregador acima, mas com uma “qualidade” a mais. Quando percebe que há no púlpito alguém que não repete os seus bordões, passa a atacá-lo indiretamente. Suas principais provocações são: “Tem obreiro com cara de delegado”, “Hoje a sua máscara vai cair, fariseu”, “Você tem cara amarrada, mas você é minoria”. Estas frases levam o seu fanático público ao delírio, e ele se satisfaz em humilhar as pessoas que não concordam com a sua postura espalhafatosa.
Pregador popstar. Seu pregador-modelo é o show-man Benny Hinn, e não o Senhor Jesus. É um tipo de pregador admirado por milhares de pessoas. Já superou o pregador de congresso. É um verdadeiro artista. Veste-se como um astro; sua roupa é reluzente. Ele, em si, chama mais a atenção que a sua pregação. É hábil em fazer o seu público a abrir a carteira. Seus admiradores, verdadeiros fãs, são capazes de dar a vida pelo seu pregador-ídolo. Eles não se importam com as heresias e modismos dele. Trata-se de um público que supervaloriza o carisma, em detrimento do caráter.
Pregador milagreiro. Também tem como paradigma Benny Hinn, mas consegue superar o seu ídolo. Sua exegese é sofrível. Baseia-se, por exemplo, em 1 Coríntios 1.25, para pregar sobre “a unção da loucura de Deus”. Cativa e domina o seu público, que, aliás, não está interessado em ouvir uma exposição bíblica. O que mais deseja é ver sinais, como pessoas lançadas ao chão supostamente pelo poder de Deus e fenômenos controversos. Em geral, o pregador milagreiro, além de ilusionista e “poderoso” (Dt 13.1-4), é aético e sem educação. Mesmo assim, ainda que xingue ou ameace os que se opõem às suas sandices e invencionices, o seu público é fiel e sempre diz “aleluia”.
Pregador contador de histórias. Conta histórias como ninguém, mas não respeita as narrativas bíblicas, acrescentando-lhes pormenores que comprometem a sã doutrina. Costuma contextualizar o texto sagrado ao extremo. Ouvi certa vez um famoso pregador dizendo: “Absalão, com os seus longos cabelos, montou na sua motoca e vruuum...” Seu público — diferentemente dos bereanos, que examinavam “cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” (At 17.11) — recebe de bom grado histórias extrabíblicas e antibíblicas.
Pregador cantante. Indeciso quanto à sua chamada. Costuma cantar dois ou três hinos (hinos?) antes da pregação e outro no meio dela. Ao final, canta mais um. Seu público gosta dessa “versatilidade” e comemora: “Esse irmão é uma bênção! Prega e canta”. Na verdade, ele não faz nenhuma das duas coisas bem.
Pregador “massagista”. É hábil em dizer palavras que massageiam os egos e agradam os ouvidos (2 Tm 4.1-5). Procura agradar a todos porque a sua principal motivação é o dinheiro. Ele não tem outra mensagem, a não ser “vitória”, principalmente a financeira. Talvez seja o tipo de pregador com maior público, ao lado dos pregadores humorista, popstar e milagreiro.
Pregador sem graça. É aquele que não tem a graça de Deus (At 4.33). Sua pregação tem bastante conteúdo, mas é como uma espada: comprida e chata (maçante, enfadonha). Mas até esse tipo de pregador tem o seu público, formado pelos irmãos que gostam de dormir ou conversar durante a pregação.
Pregador chamado por Deus (1 Tm 2.7). Prega a Palavra de Deus com verdade. Estuda a Bíblia diariamente. Ora. Jejua. É verdadeiramente espiritual. Tem compromisso com o Deus da Palavra e com a Palavra de Deus. Seu paradigma é o Senhor Jesus Cristo, o maior pregador que já andou na terra. Ele não prega para agradar ou agredir pessoas, e sim para cumprir o seu chamado. Seu público — que não é a maioria, posto que são poucos os fiéis (Sl 12.1; 101.6) — sabe que ele é um profeta de Deus. Esse tipo de pregador está em falta em nossos dias, mas não chama muito a atenção das agências de pregadores. A bem da verdade, estas também sabem que nunca poderão contar com ele...
Qual é a sua modalidade preferida, prezado leitor? .
TIPOS DE PREGADORES


Para a classificação dos pregadores, hoje em dia existem várias formas e vários critérios de classificação. Algumas classificações são positivas e outras classificações são totalmente negativas. Aqui selecionei algumas destas classificações e as apresentei para o nosso conhecimento.

1.   Classificação
·Pregadores mestres: são pregadores essencialmente explicativos e detalhistas. Explicam de forma especial as escrituras e as verdades bíblicas. Nas suas pregações trazem uma análise minuciosa dos textos (versículos ou capítulos) e abordam os temas da forma mais detalhada e completa possível. Muitas vezes são racionais no estilo, querem simplificar e descomplicar os textos mais complicados das escrituras durante as suas pregações. Eles usam muitas vezes o sermão expositivo ou versículo por versículo. Haddon cita exemplos de alguns pregadores deste grupo: John Stott, John Ortberg, John MacArthur, KellerJack e Timothy Hayford.

·Pregadores mensageiros: são os pregadores que sobem no púlpito com o coração em chamas e muitas vezes não obedecem uma lógica seqüencial nos seus sermões. A grande preocupação deles não são os detalhes do texto, mas a grande verdade contida no texto e que eles querem transmitir. Quase sempre são fervorosos e dramáticos, apresentam algumas questões audaciosas e chamam para uma reação holística. Enquanto os pregadores mestres mais a parte esquerda do cérebro, referindo-se a pequenos detalhes e construindo seus sermões com muitos tijolos, os pregadores mensageiros usam o cérebro direito, usando grandes blocos de construção. Haddon cita alguns exemplos: Billy Graham, Gardner Taylor, Jeremiah Wright, Robert Smith Jr., Karl Barth e Martinho Lutero.

·Pregadores indutivos: Haddon coloca que este grupo de pregadores tem uma convicção distinta de que as necessidades dos ouvintes são mais importantes e que a pregação precisa ser relevante para eles. Este grupo parte de onde está o povo, isto é, das suas necessidades e volta às Escrituras para achar o texto apropriado. E esta pregação pode ser de ordem evangelística, doutrinal, apologética, pastoral ou política. Entre eles estão: Bob Russel, John Maxwell, Brian MacLaren, Rick Warren, Bill Hybels.

·Pregadores narrativos: são os pregadores que usam experiências pessoais e histórias bíblicas para falarem de Cristo de uma forma profunda. Assim como Jesus fazia com as parábolas, assim também eles fazem, cativando o povo na simplicidade e na profundidade do que fazem. Entre eles Haddon coloca: Calvin Miller, Max Lucado, Lee Strobel, Barbara Brown Taylor e Eugene Lowry.
É importante portanto sabermos que alguns pregadores conseguem pertencer a dois grupos diferentes.

2.   Classificação

·Pregadores que estão preocupados com o profundo conhecimento: são os tipos de pregadores que têm como maior preocupação fornecer informações adicionais e explicativas sobre o texto e o contexto a ser pregado.
·Pregadores que estão preocupados com profundas revelações: destes atualmente temos bastante, para eles não existe pregação sem as consideradas revelações, que nem sempre são revelações bíblicas. Alguns conseguem extrai revelações bíblicas e equilibradas, mas os outros pregadores deste grupo forçam tanto o texto bíblico que chegam até a encontrar revelações onde não existem revelações e nem há revelações.

·Pregadores que estão preocupados com profundas verdades bíblicas: Este grupo, na pregação o que mais lhes importa e o que mais eles querem expor são as verdades espirituais contidos no texto. Lições morais e espirituais que edificam e levam a maturação.

·Pregadores que estão preocupados com o profundo toque do Espírito Santo: Há alguns pregadores que não se importam com conhecimentos, verdades profundas ou revelações, o que eles querem ver é o Espírito Santo tocando a platéia.



3.   Classificação
·          Pregadores Emotivos: São pregadores que durante a pregação deles apelam mais para o lado emocional, são movidos pelas emoções e é tudo na base das emoções. Manifestam todas suas emoções e se entregam totalmente as suas emoções, sem domínio próprio e nem equilíbrio.

·          Pregadores Intelectuais: São os pregadores que só trabalham o lado intelectual do povo, eles mesmos tendem a ser hiper intelectuais e gostam de transparecer isto.

·          Pregadores Hiper Espirituais: São aqueles que tendem a manifestar uma alta e grande espiritualidade (muitas vezes mesmo não tendo nenhuma). Gostam amedrontar e intimidar o povo com supostas atitudes espirituais, mas de forma totalmente desequilibrada.


·          Pregadores Carnais: Infelizmente existem alguns pregadores totalmente carnais, a pregação deles é totalmente carnal e transmitem a carnalidade à igreja toda.

·          Pregadores Equilibrados: além destes citados, existem também aqueles pregadores que são equilibrados.


FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com