Os apócrifos são citados no Novo Testamento?
Os livros apócrifos
(também chamados de pseudocanônicos) são assim classificados por serem livros
escritos por comunidades ditas cristãs e pré-cristãs que não foram incluídos no
cânon bíblico pela comunidade verdadeiramente cristã nos primeiros séculos.
A Igreja Católica
Apostólica Romana acrescenta ao cânon do Antigo Testamento sete livros que não
são usados pelos judeus e pelos protestantes (Tobias, Judite, I e II Macabeus,
Sabedoria de Salomão, Eclesiástico e Baruc), além de dois textos adicionais,
‘História de Suzana’ em Ester e ‘Bel e o dragão’ em Daniel.
Uma das teses usadas
pelos católicos para buscar o status de inspirados aos apócrifos (chamados por
eles de deuterocanônicos, ou seja, de segundo cânon) está no argumento de que o
Novo Testamento faz referência a estes livros centenas de vezes. Façamos então
uma investigação para ver se tal argumento realmente procede.
Alguns sites católicos[1]
chegam a publicar uma lista, referenciando cada versículo do Novo Testamento ao
versículo do apócrifo ao qual supostamente recebe a citação.
Para tal análise, usarei
as duas primeiras referências da lista constante nestes sites: Mt 4:4 = Sb
26:16 e Mt 4:15 = 1Mc 5:15.
1) Mt 4:4 = Sb 16:26;
“Jesus respondeu: Está
escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de
Deus (Dt 8,3).” [2] [Mt 4:4 – Versão Católica Ave Maria]
“para que os filhos que
vós amais, Senhor, aprendessem que não são os frutos da terra que alimentam o
homem, mas é vossa palavra que conserva em vida aqueles que crêem em vós.” [3]
[Sb 16:26 – Versão Católica Ave Maria]
Estes textos podem ser
parecidos, porém Jesus refere-se a [Dt 8:3] quando diz que está escrito:
“Humilhou-te com a fome;
deu-te por sustento o maná, que não conhecias nem tinham conhecido os teus
pais, para ensinar-te que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da
boca do Senhor.” [4] [Dt 8:3 – Versão Católica Ave Maria]
Neste caso, há dois
pontos a serem observados:
a) Jesus, com certeza,
citaria a Torah, tanto pelo grau de importância como por ser o escrito mais
antigo. Muito provavelmente o versículo usado no livro de Sabedoria também faz
referência a Deuteronônio.
b) Na própria versão Ave
Maria, que é utilizada nas citações, há uma referência explícita a [Dt 8:3] em
[Mt 4:4], porém o site que traz esta versão on-line publica a referência de [Mt
4:4] = [Sb 16:26]. Já outros sites citados colocam a referência de [Mt 4:4] =
[Dt 8:3], porém Deuteronômio não é deuterocanônico.
2) Mt 4:15 = 1Mc 5:15;
“A terra de Zabulon e de
Neftali, região vizinha ao mar, a terra além do Jordão, a Galiléia dos
gentios,” [5] [Mt 4:15 – Versão Católica Ave Maria]
“dizendo: Congregaram-se
contra nós nações de Ptolemaida, de Tiro, de Sidônia, e de toda a Galiléia das
Nações, para nos destruir inteiramente.” [6] [1Mc 5:15 – Versão Católica Ave
Maria]
Aqui, mais uma vez, temos
um texto parecido.
Porém, a referência
correta para [Mt 4:15] é [Is 9:1].
“O povo que andava nas
trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa
resplandeceu uma luz.” [7] [Is 9:1 – Versão Católica Ave Maria]
Você poderia me
perguntar, e até com alguma razão inicial, o que tem a ver este texto com Mt
4:15, visto que não cita nenhuma das terras que constam no versículo.
Temos duas questões
novamente para tratarmos:
a) A versão Ave Maria
“comeu” um trecho do versículo, porém se formos olhar na tradução Vulgata
Latina: “primo tempore adleviata est terra Zabulon et terra Nepthalim et
novissimo adgravata est via maris trans Jordanem Galileæ gentium” [8] temos um
versículo mais próximo deste: “Mas a terra, que foi angustiada, não será
entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de
Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do
Jordão, na Galiléia das nações.”[9] [Versão ACF]
b) Os versículos
anteriores [Mt 4:13-14] e o posterior [Mt 4:16] desqualificam qualquer outro
tipo de referência e esclarecem totalmente a que livro tal citação refere-se:
“Deixando a cidade de
Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, à margem do lago, nos confins de Zabulon e
Neftali, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: A terra de
Zabulon e de Neftali, região vizinha ao mar, a terra além do Jordão, a Galiléia
dos gentios, este povo, que jazia nas trevas, viu resplandecer uma grande luz;
e surgiu uma aurora para os que jaziam na região sombria da morte (Is 9,1).”
[10] [Mt 4:13-16]
Mais uma vez, a própria
tradução católica faz referência a outro livro, que não o apresentado como
sendo o apócrifo que é citado no Novo Testamento.
Seria por demais
enfadonho analisar citação por citação para desmascará-las todas. Ao
constatarmos esta tentativa de operação do engano logo nas duas primeiras
referências podemos concluir que tais citações não passam de uma tentativa
desesperada de atribuir crédito ao que não é digno de crédito.
Na ânsia de validar um
cânon que possui livros e adicionais que atacam os princípios do próprio Deus
que dizem inspirar tais livros, infelizmente ocorrem tentativas como estas que
transformam pessoas de intenções verdadeiras, mas que são enganadas por uma
doutrina equivocada em mensageiros da mentira, por ignorância.
Notas
[1] http://www.bibliacatolica.com.br/historia_biblia/57.php
[2] http://www.bibliacatolica.com.br/01/47/4.php
[3] http://www.bibliacatolica.com.br/01/27/16.php
[4] http://www.bibliacatolica.com.br/01/5/8.php
[5] http://www.bibliacatolica.com.br/01/47/4.php
[6] http://www.bibliacatolica.com.br/01/22/5.php
[7] http://www.bibliacatolica.com.br/01/29/9.php
[8] http://www.bibliacatolica.com.br/09/29/9.php
[9] http://www.irmaos.com/bibliaonline/?busca=Is
9:1&version=3
[10] http://www.bibliacatolica.com.br/01/47/4.php
Livros apócrifos mencionados
na Bíblia, mas perdidos
Teriam os livros bíblicos, chamados
Apócrifos, informações secretas e fantásticas capazes de modificar nossa visão
dos Ensinamentos de Cristo para a humanidade?
Se não, então por que foram extirpados abruptamente
da Bíblia? Reconhecemos que sem uma Chave, nenhum livro sagrado pode nos dar as
informações necessárias para a autorrealização espiritual, mas seu conhecimento
esclareceria inúmeros pontos doutrinários da Sabedoria Crística.
Observe em seguida a lista, possivelmente
completa, dos livros “perdidos” da Bíblia.
Velho Testamento
1. Livro do Convênio (Êxodo 24:4, 7)
2. Livro das Guerras (Números 21:14)
3. Livro de Jasher (Josué 10:13) e (2
Samuel 1:18)
4. Livro dos Estatutos (1 Samuel 10:25)
5. Livro dos Atos de Salomão (1 Reis 11:41)
6. Livro de Natã (1 Crônicas 29:29) (2
Crônicas 9:29)
7. Livro de Gade (Mesmo do número 6)
8. Profecias de Aías (2 Crônicas 9:29;
2:15; 13:22)
9. Visões de Ido (Mesmo do número 8)
10. Livro de Semaías (2 Crônicas 12:15)
11. Livro de Jeú (2 Crônicas 20:34)
12. Atos de Uzias, Escrito por Isaías (2
Crônicas 26:22)
13. Livros dos Videntes (2 Crônicas 33:19)
14. Profecias de Enoque Jude 14
15. Comentários de Mateus de Nazaré (Mateus
2:23)
Escritos
perdidos do Novo Testamento (ou seja, somente mencionados, mas infelizmente
totalmente perdidos)
16. Epístola Perdida de Paulo (1 Coríntios
5:9)
17. Segunda epístola perdida de Paulo
(Efésios 3:3-4)
18. Terceira epistola perdida de Paulo
(Colossenses 4:16)
19. Epístola perdida de Judas
Os
livros da Bíblia Apócrifos (Escritos do Velho Testamento)
20. Tobit
21. Judite
22. Adição do livro de Ester
23. Sabedoria de Salomão
24. Eclesiásticos ou a Sabedoria de Jesus
25. Baruque
26. A Carta de Jeremias
27. Oração de Azarias
28. Canção dos Três Judeus (estes são os
livros perdidos de Daniel)
29. Susana
30. Sino e o Dragão
31. I Macabeus
32. II Macabeus
33. III Macabeus
34. IV Macabeus
35. I Esdras
36. II Esdras
37. Oração de Manassés
38. Salmo 151
Novo Testamento
Escrito do Novo Testamento que foi eliminado, mas
mencionado
39. Livro de Maria
Os seguintes
textos perdidos são mencionados em História Eclesiástica, de 337 d.C., pelo
bispo Eusébio de Cesaréia, o qual os suprimiu por considerá-los “heresias”.
40. Atos de Paulo
41. Atos de André
42. Atos de João
43. O Proto-Evangelho
44. Infância I
45. Infância II
46. Cristo e Abgarus
47. Nicodemos
48. O Credo dos Apóstolos
49. Laodiceanos
50. Paulo e Sêneca
51. Paulo e Theca
52. Revelação de Pedro
53. Epístola de Barnabas
54. O Evangelho Perdido de Acordo com Pedro
55. Evangelho de Tomé
56. Evangelho de Matias
57. Clemente I
58. Clemente II
59. Efésios II
60. Magnésios
61. Tralianos
62. Romanos II
63. Filadelfos
64. Smaraneas
65. Policarpo
66. Filipenses (II)
66. Evangelho referido somente pela letra Q
Algumas destas
podem ser referência nos escritos por Marcion, 150 d.C., e Muratória, 170 d.C.
67. Sheppard de Hermas
68. Hermas I (Visões)
69. Hermas II (Mandamentos)
70. Hermas III
71. Cartas de Herodes e Pilatos (Ref. para
o julgamento de Cristo)
Os
seguintes são uma lista de Escritos Apócrifos que não mais existem; no entanto,
eles são mencionados e referidos em outros, mais recentes, no século 4º d.C.
72. O Evangelho de André
73. Outos livros abaixo de André
74. Evangelho de Afiles
75. O Evangelho de Acordo com os Doze
Apóstolos
76. O Evangelho de Barnabé
77. Os Escritos de Bartolomeu, o Apóstolo
78. O Evangelho de Bartolomeu
79. O Evangelho de Basilides
80. O Evangelho de Cernithus
81. A Revelação de Cernithus
82. Uma Epístola de Jesus Cristo para Pedro
e Paulo
83. Vários outros livros abaixo do nome de
Cristo
84. Uma Epístola de Cristo (produzido por
Maniqueu)
85. Um Hino, ensinado por Cristo para seus
Discípulos
86. O Evangelho de Acordo com os Egípcios
87. Os Atos dos Apóstolos II
88. O Evangelho de Ebionitas
89. O Evangelho de Encratites
90. O Evangelho de Eva
91. O Evangelho de Acordo com Hebreus (ou
Hebreus II)
92. O Livro de Helkesaites
93. O Falso Evangelho de Hesíquius
94. O Livro de Tiago
95. Os Atos de João
96. Evangelho de Jude
97. Evangelho de Acordo com Judas
Iscariotes (recentemente descoberto, causando furor no meio teológico. Para
saber mais sobre o Evangelho de Judas Iscariotes, clique aqui.)
98. Atos do Apóstolo Leucius
99. Atos do Apóstolo Lentitus
100. Atos do Apóstolo Leontius
101. Atos dos Apóstolos Leuthon
102. Os Falsos Evangelhos, publicado por
Lucianus
103. Atos dos Apóstolos (usado por
Manichees)
104. O Evangelho de acordo com ou de
Marcion
105. Livros abaixo de Mateus:
- O Evangelho de Matias
- As Tradições de Matias
- O Livro de Matias
- O Evangelho de Merinthus
- As Tradições de Matias
- O Livro de Matias
- O Evangelho de Merinthus
106. Evangelho de Acordo com os Nazarenos
107. Os Atos de Pedro e Thecla
108. As Pregações de Pedro e Paulo
109. As Revelações de Paulo
110. O Evangelho da Perfeição
111. Atos Adicionais de Pedro
112. A Doutrina de Pedro
113. O Evangelho de Pedro (não confundir
com o Evangelho de acordo com Pedro)
114. O Julgamento de Pedro
115. As Pregações de Pedro
116. As Revelações de Pedro
117. Os Atos de Filipe
118. O Evangelho de Filipe
119. O Evangelho de Scythianus
120. Os Atos dos Apóstolos, por Seleucus
121. A Revelação de Estêvão
122. O Evangelho de Titan
123. O Evangelho de Tadeu
124. Os Atos e o Evangelho de Tomé
125. O Evangelho da Verdade
126. Contra a Heresia
Números 66 (abaixo) e 72 a 126 somente
existem nas referências, eles nunca foram encontrados, mas estão sendo ou foram
conhecidos. Conhecidos porque muitos cristãos antigos referiam-se a eles em
suas cartas (não oficiais, como as Epístolas) e outros tantos escritos
religiosos. Alguns eruditos ainda debatem a legalidade destes escritos:
Modernas
descobertas de textos considerados totalmente perdidos
Escrituras
Bíblicas
127. Livro de Moisés
128. Livro de Abraão (127 e 128, foram
encontrados em tumbas egípcias em 1830)
129. Profecia de José do Egito 2 Néfi 3
130. Profecia de Zenoque 1 Néfi 19
131. Profecia de Neum (mesmo # 130)
132. Profecia de Zenos (mesmo # 130)
Fonte:
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