12 Qualidades de um Cristão
Amigos...
Neste número queremos compartilhar 12 Qualidades necessárias na vida de um Cristão.
Todo Cristão que deseja fazer a obra de Deus deverá buscar estas qualidades em oração até que cada uma delas sejam geradas pelo Espírito Santo no seu interior. Tornando-se assim, uma realidade em sua vida. Uma observação se faz importante aqui: O Espírito Santo trará uma profunda crise, até que estas qualidades sejam geradas no interior de cada Cristão, que ardentemente desejar estas qualidades impressas em seu interior, em seu caráter.
O Cristão deve ser...
1º Transparente - Nada melhor do que nos relacionarmos com Cristãos transparentes. Esta é a marca de alguém que tem vencido o orgulho e a necessidade de ser aceito. Cristãos transparentes, são Cristão livres; mais ainda, refletem segurança nos relacionamentos.
2º Ensinavel - Cristãos arrogantes e sabichões nunca aprendem nada. Se existe algo que nós Cristão devemos aprender nestes dias, é a capacidade de sermos ensináveis. Disponibilidade para inclinar os ouvidos e o coração para ser ensinado, é um bom sinal.
3º Submisso - Uma das estratégias de Satanás na vida do Cristão é fazê-lo rebelde e insubmisso. Submissão não é prisão, é liberdade. Submissão é uma dos segredos de uma vida longa, próspera e cheia de frutos. Cristãos submissos às autoridades são Cristãos prevalecentes.
4º Tratável - É difícil conviver com alguém duro, resistente e cheio de razão. Cristãos intratáveis nunca erram, estão sempre com a razão, justificam-se sempre e finalmente, nunca terão o caráter transformado. Afinal, são intratáveis. Aqueles que têm o coração amolecido por Deus se deixam tratar e se tornam grandes líderes na casa de Deus.
5º Humilde - Qualidade marcante de quem possui uma vida rendida diante do Senhor Jesus. Para estes não há lugar para o orgulho ou a soberba. Só há lugar para um coração despojado, entregue, rasgado diante do altar de Deus. Cristãos com um coração humilde expressam a vida de Jesus.
6º Manso - Jesus disse que devemos aprender d'Ele, que é manso e humilde de coração, pois só assim encontraremos descanso para nossas almas. A humildade e a mansidão nos fazem ser semelhantes a Jesus, e traz descanso a nossa alma.
7º Cheio do Espírito Santo - Não pode ser cheio de si mesmo. Cheio de idéias e conceitos próprios. Deve ser cheio do Espírito. Na Bíblia, um dos símbolos do Espírito Santo é o vinho, símbolo de alegria e de vida. Assim os líderes Cristãos devem ser reconhecidos: cheios de alegria e cheios de muita vida de Deus - este é o nosso combustível ministerial.
8º Determinado - A determinação é um fator predominante na vida daqueles que querem vencer. Determinação é um ato da nossa vontade. Cristãos de vontade livre terão mais facilidade para desenvolver esta qualidade.
9º Fervoroso - Este é o ingrediente que dá brilho ao ministério do Cristão líder. Chega a ser empolgante observar alguns Cristãos no desenvolver de seu ministério. Há uma diferença entre um líder frio, um morno e outro fervoroso. O frio traz desânimo consigo o morno não influencia em nada, enquanto que o fervoroso faz toda a diferença.
10º Motivado - Como é bom ter líderes motivados na igreja, e como é bom estar ao lado deles. Eles nos impulsionam a seguir em frente e vencer. Na verdade, a motivação do líder é responsável por 50% do êxito de seu ministério. Líderes motivados têm o crescimento desobstruído.
11º Disposto - Nada mais chato que tratar com pessoas indispostas. Geralmente não produzem nada, e tem a capacidade de influenciar negativamente, com sua indisposição, os que se mostram dispostos. Disposição é uma qualidade importante na liderança.
12º Ousado - E para finalizar, a bendita ousadia que nos conduz onde quer que o Senhor nos conduza. Uma pequena direção dada por Deus no nosso Espírito nos fará avançar e prosperar naquilo para qual fomos dirigidos, sem qualquer dúvida, questionamento ou sentimento de incapacidade. Um Cristão que desenvolve esta qualidade, avança, prospera e supera suas próprias limitações.
Minha sincera oração é para que o Senhor Jesus gere em nosso espírito um desejo e necessidade ardentes por estas qualidades em nossa vida. Amém!
Existem inúmeras qualidades e virtudes que os discípulos de Cristo precisam ter e desenvolver, todas com certeza, presentes em Jesus. Nesta lista apresentei aquelas identificadas em sete passagens que selecionei, onde Jesus nos instrui a tê-las e/ou praticá-las em nosso viver diário como cristãos.
-- Exame das qualidades:
-Obs.: os termos entre parênteses estão no grego, salvo quando indicado.
-1 – “22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gl 5:22,23)
-
- Amor (agape): ação em favor do bem do outro – Devemos amar como Jesus“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” (Jo 13:34)
-
- Alegria (chara): exultação; grande júbilo; grande contentamento – Devemos ter a alegria de Jesus“E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.” (Lc 15:6)
-
- Paz (eirene): tranqüilidade e segurança – Devemos ser pacificadores como Jesus “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (Jo 14:27)
-
- Longanimidade (makrothumia): persistência; tenacidade – Devemos ser longânimos como Jesus“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” (2 Pe 3:9)
-
- Benignidade (chrestotes): suavidade; brandura; agradável – Devemos ser benignos como Jesus“Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus.” (Lc 6:35)
-
- Bondade (agathosune): purificação, retirar o mal – Devemos ser bondosos como Jesus“se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso.” (1 Pe 2:3)
-
- Fidelidade (pistis): lealdade – Devemos ser fiéis como Jesus“Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.” (1 Ts 5:24)
-
- Mansidão (praotes): Cortesia; gentileza – Devemos ser mansos como Jesus “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” (Mt 11:29)
-
- Domínio próprio (egkrateia): autocontrole – Devemos ter domínio próprio como Jesus
-2 – “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” (Mt 11:29)
-
- Humilde (tapeinos): simplicidade; espírito humilde – Devemos ser humildes como Jesus“Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga.” (Mt 21:5)
-3 – “24 Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, 25 disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, 26 mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade.” (2 Tm 2:24-26)
-
- Brando (epios): doce; afável; suave – Devemos ser brandos como Jesus / Brandura (praotes): suavidade; docilidade; mansidão“Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.” (Gl 6:1)
-
- Apto para instruir (didaktikos): aptidão e habilidade para ensinar – Devemos ter a aptidão e a habilidade de Jesus“Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo.” (Mt 4:23)
-
- Paciente (anexikakos): tolerância – Devemos ser pacientes como Jesus“regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes ” (Rm 12:12)
-4 – “22 E compadecei-vos de alguns que estão na dúvida; 23 salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne.” (Jd 22,23)
-
- Compadecer (eleeo): mostrar misericórdia; ter compaixão – Devemos nos compadecer como Jesus“Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.” (Mt 9:36)
-
- Compassivo (polusplagchnos): cheio de compaixão; mui gentil – Devemos ser compassivos como Jesus“Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.” (Tg 5:11)
-5 – “Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai.” (Lc 6:36)
-
- Misericordioso (oiktirmon): bondade para com o aflito e necessitado – Devemos ser misericordiosos como Jesus
-6 – “5 por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; 6 com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; 7 com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor.” (2 Pe 1:5-7)
-
- Diligência (spoude): cuidado ativo; dedicação – Devemos ser diligentes como Jesus“Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.” (2 Pe 1:10)
-
- Fé (pistis): convicção; certeza – Devemos ter a fé de Jesus“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hb 11:6)
-
- Virtude (arete): qualidade de excelência moral – Devemos ter a virtude de Jesus“Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude” (2 Pe 1:3)
-
- Conhecimento (gnosis): compreensão larga e profunda da vontade de Deus – Devemos ter o conhecimento de Jesus“Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” (Mt 22:29)
-
- Perseverança (hupomone): constância; firmeza; resistência – Devemos ser perseverantes como Jesus“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” (1 Co 15:58)
-
- Piedade (eusebeia): temor para com Deus; reverência; zelo; cuidado – Devemos ser piedosos como Jesus“educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente” (Tt 2:12)
-
- Fraternidade (philadelphia): amor fraternal; amor entre irmãos – Devemos ser fraternais como Jesus“Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes” (1 Pe 3:8)
-7 – “porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pe 1:16)
-
- Santo (hagios): separado; sagrado; consagrado – Devemos ser santos como Jesus“30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, 31 para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.” (1 Co 1:30,31)
-- Aplicação:
-
- Amor: ame como Jesus amou!“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.” (Jo 15:13 )
-
- Alegria: tenha a mesma alegria que Jesus teve.“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” (Fp 4:4 )
-
- Paz: devemos levar a paz de Deus aos homens assim como Jesus a levou.“Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5:9)
-
- Longanimidade: sejamos persistentes assim como Jesus o foi aqui na terra.“Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.” (1 Ts 5:14)
-
- Benignidade: tenhamos a mesma suavidade que Jesus tinha com os outros.“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.” (Ef 4:32)
-
- Bondade: que a inexistência do mal seja na nossa vida como foi na de Jesus.
“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.” (CL 3:12)
-
- Fidelidade: que possamos ser fiéis a Deus, assim como Jesus foi até o fim.
“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” (1 Tm 4:12)
-
- Mansidão: sejamos mansos assim como Jesus era, especialmente nas situações adversas.“Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.” (Mt 5:5)
-
- Domínio próprio: que tenhamos o mesmo autocontrole que Jesus teve nas adversidades.
“21 Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, 22 o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; 23 pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente, 24 carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.” (1 Pe 2:21-24)
-
- Humildade: que em nosso espírito tenha a mesma simplicidade de Jesus.
“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” (Mt 5:3)
-
- Brandura: devemos ser dóceis como Jesus “Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente,” (2 Tm 2:24)
-
- Apto para instruir: devemos ter a mesma aptidão de Jesus para ensinar“advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;” (Cl 1:28)
-
- Paciência: devemos ser tolerantes com o pecador não com o pecado, assim como Jesus.“Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.” (Tg 5:11)
-
- Compaixão: precisamos mostrar a mesma compaixão que Jesus mostrava ao pecador.
“E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida.” (Mt 18:27)
-
- Compassividade: devemos ser cheios de compaixão pelo próximo assim como Jesus.
“sede também compassivos em temor” (Jd 23b)
-
- Misericórdia: devemos ter a mesma bondade para com o aflito e necessitado que Jesus teve.
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.” (Mt 5:7)
-
- Diligência: devemos ter o mesmo cuidado ativo e dedicação que Jesus teve.
“exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.” (Jd 3b)
-
- Fé: devemos ter a mesma convicção e certeza que Jesus teve.
“Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos.” (1 Co 16:13)
-
- Virtude: devemos ter a mesma qualidade de excelência moral de Jesus.“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Fp 4:8)
-
- Conhecimento: devemos ter a mesma compreensão larga e profunda da vontade de Deus que Jesus.
“vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;” (Cl 3:10)
-
- Perseverança: devemos ter a mesma constância de Jesus.
“É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.” (Lc 21:19)
-
- Piedade: devemos ter temor para com Deus; zelo e cuidado com as coisas dEle assim como Jesus.“11 Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, 12 educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, 13 aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, 14 o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.” (Tt 2:11-14)
-
- Fraternidade: devemos ter o mesmo amor pelos irmãos que Jesus teve.“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” (Rm 12:10)
-
- Santidade: devemos ser separados e consagrados assim como Jesus.“14 Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, 15 atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus;” (Hb 12:14,15a)
-- Conclusão:
-
Jesus “subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Fp 2:6-8). Ele esvaziou-se de Sua glória, mas não das virtudes divinas; elas puderam ser vistas claramente em sua vida aqui. Jesus esteve como homem, porém andou como Deus.
-
Se quisermos ser bem sucedidos na obra, precisamos andar como ele andou. “Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou” (1 Jo 2:6).
-
Exaltemos as qualidades de Jesus, busquemo-las em nossas vidas!!!.
-- Exame das qualidades:
-Obs.: os termos entre parênteses estão no grego, salvo quando indicado.
-1 – “22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gl 5:22,23)
-
- Amor (agape): ação em favor do bem do outro – Devemos amar como Jesus“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” (Jo 13:34)
-
- Alegria (chara): exultação; grande júbilo; grande contentamento – Devemos ter a alegria de Jesus“E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.” (Lc 15:6)
-
- Paz (eirene): tranqüilidade e segurança – Devemos ser pacificadores como Jesus “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (Jo 14:27)
-
- Longanimidade (makrothumia): persistência; tenacidade – Devemos ser longânimos como Jesus“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” (2 Pe 3:9)
-
- Benignidade (chrestotes): suavidade; brandura; agradável – Devemos ser benignos como Jesus“Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus.” (Lc 6:35)
-
- Bondade (agathosune): purificação, retirar o mal – Devemos ser bondosos como Jesus“se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso.” (1 Pe 2:3)
-
- Fidelidade (pistis): lealdade – Devemos ser fiéis como Jesus“Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.” (1 Ts 5:24)
-
- Mansidão (praotes): Cortesia; gentileza – Devemos ser mansos como Jesus “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” (Mt 11:29)
-
- Domínio próprio (egkrateia): autocontrole – Devemos ter domínio próprio como Jesus
-2 – “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” (Mt 11:29)
-
- Humilde (tapeinos): simplicidade; espírito humilde – Devemos ser humildes como Jesus“Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga.” (Mt 21:5)
-3 – “24 Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, 25 disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, 26 mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade.” (2 Tm 2:24-26)
-
- Brando (epios): doce; afável; suave – Devemos ser brandos como Jesus / Brandura (praotes): suavidade; docilidade; mansidão“Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.” (Gl 6:1)
-
- Apto para instruir (didaktikos): aptidão e habilidade para ensinar – Devemos ter a aptidão e a habilidade de Jesus“Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo.” (Mt 4:23)
-
- Paciente (anexikakos): tolerância – Devemos ser pacientes como Jesus“regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes ” (Rm 12:12)
-4 – “22 E compadecei-vos de alguns que estão na dúvida; 23 salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne.” (Jd 22,23)
-
- Compadecer (eleeo): mostrar misericórdia; ter compaixão – Devemos nos compadecer como Jesus“Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.” (Mt 9:36)
-
- Compassivo (polusplagchnos): cheio de compaixão; mui gentil – Devemos ser compassivos como Jesus“Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.” (Tg 5:11)
-5 – “Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai.” (Lc 6:36)
-
- Misericordioso (oiktirmon): bondade para com o aflito e necessitado – Devemos ser misericordiosos como Jesus
-6 – “5 por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; 6 com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; 7 com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor.” (2 Pe 1:5-7)
-
- Diligência (spoude): cuidado ativo; dedicação – Devemos ser diligentes como Jesus“Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.” (2 Pe 1:10)
-
- Fé (pistis): convicção; certeza – Devemos ter a fé de Jesus“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hb 11:6)
-
- Virtude (arete): qualidade de excelência moral – Devemos ter a virtude de Jesus“Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude” (2 Pe 1:3)
-
- Conhecimento (gnosis): compreensão larga e profunda da vontade de Deus – Devemos ter o conhecimento de Jesus“Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” (Mt 22:29)
-
- Perseverança (hupomone): constância; firmeza; resistência – Devemos ser perseverantes como Jesus“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” (1 Co 15:58)
-
- Piedade (eusebeia): temor para com Deus; reverência; zelo; cuidado – Devemos ser piedosos como Jesus“educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente” (Tt 2:12)
-
- Fraternidade (philadelphia): amor fraternal; amor entre irmãos – Devemos ser fraternais como Jesus“Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes” (1 Pe 3:8)
-7 – “porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pe 1:16)
-
- Santo (hagios): separado; sagrado; consagrado – Devemos ser santos como Jesus“30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, 31 para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.” (1 Co 1:30,31)
-- Aplicação:
-
- Amor: ame como Jesus amou!“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.” (Jo 15:13 )
-
- Alegria: tenha a mesma alegria que Jesus teve.“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” (Fp 4:4 )
-
- Paz: devemos levar a paz de Deus aos homens assim como Jesus a levou.“Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5:9)
-
- Longanimidade: sejamos persistentes assim como Jesus o foi aqui na terra.“Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.” (1 Ts 5:14)
-
- Benignidade: tenhamos a mesma suavidade que Jesus tinha com os outros.“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.” (Ef 4:32)
-
- Bondade: que a inexistência do mal seja na nossa vida como foi na de Jesus.
“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.” (CL 3:12)
-
- Fidelidade: que possamos ser fiéis a Deus, assim como Jesus foi até o fim.
“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” (1 Tm 4:12)
-
- Mansidão: sejamos mansos assim como Jesus era, especialmente nas situações adversas.“Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.” (Mt 5:5)
-
- Domínio próprio: que tenhamos o mesmo autocontrole que Jesus teve nas adversidades.
“21 Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, 22 o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; 23 pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente, 24 carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.” (1 Pe 2:21-24)
-
- Humildade: que em nosso espírito tenha a mesma simplicidade de Jesus.
“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” (Mt 5:3)
-
- Brandura: devemos ser dóceis como Jesus “Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente,” (2 Tm 2:24)
-
- Apto para instruir: devemos ter a mesma aptidão de Jesus para ensinar“advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;” (Cl 1:28)
-
- Paciência: devemos ser tolerantes com o pecador não com o pecado, assim como Jesus.“Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.” (Tg 5:11)
-
- Compaixão: precisamos mostrar a mesma compaixão que Jesus mostrava ao pecador.
“E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida.” (Mt 18:27)
-
- Compassividade: devemos ser cheios de compaixão pelo próximo assim como Jesus.
“sede também compassivos em temor” (Jd 23b)
-
- Misericórdia: devemos ter a mesma bondade para com o aflito e necessitado que Jesus teve.
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.” (Mt 5:7)
-
- Diligência: devemos ter o mesmo cuidado ativo e dedicação que Jesus teve.
“exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.” (Jd 3b)
-
- Fé: devemos ter a mesma convicção e certeza que Jesus teve.
“Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos.” (1 Co 16:13)
-
- Virtude: devemos ter a mesma qualidade de excelência moral de Jesus.“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Fp 4:8)
-
- Conhecimento: devemos ter a mesma compreensão larga e profunda da vontade de Deus que Jesus.
“vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;” (Cl 3:10)
-
- Perseverança: devemos ter a mesma constância de Jesus.
“É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.” (Lc 21:19)
-
- Piedade: devemos ter temor para com Deus; zelo e cuidado com as coisas dEle assim como Jesus.“11 Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, 12 educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, 13 aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, 14 o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.” (Tt 2:11-14)
-
- Fraternidade: devemos ter o mesmo amor pelos irmãos que Jesus teve.“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” (Rm 12:10)
-
- Santidade: devemos ser separados e consagrados assim como Jesus.“14 Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, 15 atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus;” (Hb 12:14,15a)
-- Conclusão:
-
Jesus “subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Fp 2:6-8). Ele esvaziou-se de Sua glória, mas não das virtudes divinas; elas puderam ser vistas claramente em sua vida aqui. Jesus esteve como homem, porém andou como Deus.
-
Se quisermos ser bem sucedidos na obra, precisamos andar como ele andou. “Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou” (1 Jo 2:6).
-
Exaltemos as qualidades de Jesus, busquemo-las em nossas vidas!!!.
FONTE:
http://clavedefe.blogspot.com.br
http://simplesmentecristao.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.
https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com